Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem consegue ganhar consistentemente na Bolsa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quem consegue ganhar consistentemente na Bolsa?

por zecatreca_1 » 29/12/2013 0:17

zecatreca_1 Escreveu:
Vanilla Ice Escreveu:Boas,

Trabalho em bolsa à cerca de 10 anos, sendo que desde 2009 o faço a tempo inteiro.

Tenho conseguido ganhos consistentes todos os anos na ordem dos 100%, faço com recurso a alavancagem de cerca de 3x

Parabéns

cumprimentos

Já agora, pelo que li começas sempre com uma conta de 30...40k.
Ora 100% é dobrar a conta. Logo ganhas 40k por ano. Logo 40x5=200k em 5anos. Correto?

Registado: 17/2/2012 14:31

por zecatreca_1 » 28/12/2013 23:43

Vanilla Ice Escreveu:Boas,

Trabalho em bolsa à cerca de 10 anos, sendo que desde 2009 o faço a tempo inteiro.

Tenho conseguido ganhos consistentes todos os anos na ordem dos 100%, faço com recurso a alavancagem de cerca de 3x

Parabéns

cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por rollingsnowball » 28/12/2013 22:12

Dr Tretas Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Gosto de vir aqui ao caldeirão, mas por vezes sinto-me um verdadeiro nabo, devo ser o único trader que NUNCA fez 100% num ano, nem90%, nem sequer 50%.... nem 40% sequer... nunca... E também me parece que nunca vou fazer nem de perto nem de longe rendibilidades dessas.

Bom, acontece. Também já perdi bem, em anos maus, tipo 30-40%. Este ano, se calhar tive sorte, a minha carteira é C. Amorim (já vendi), F. Ramada (reduzi) e China Information Technology (reduzi).

E ainda recebi dividendos :mrgreen:

Edit: Há, já me esquecia, tenho estado a contruir uma posição na Toyota Caetano com o dinheiro que vou realizando das outras. Enfim, confesso que gosto de small caps, mas há muito risco de liquidez, como sabem. Há sempre risco, é a natureza da coisa.

que bela carteira.. em Dezembro do ano passado a minha carteira só diferia numa acção das tuas... infelizmente vendi nesse mesmo mês (já as tinha há bastante tempo e fiquei deslumbrado com outras oportunidades que não tiveram a mesma performance dessas nem de perto)...lol... acho que vou olhar para a Toyota porque está visto que temos parecenças nos gostos

edit: a Toyota Caetano até pode ser um bom investimento e vou tentar analisar melhor nos próximos dias mas não tem nem de perto o perfil de risco das outras (as outras estavam a ganhar dinheiro e esta está a perder)...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por CTT17 » 28/12/2013 21:50

Está provado que o daytrading tem piores resultados do que a lógica de valor de Buffett (e outros investidores), além do mais o nível de stress é elevado, no entanto, poderão haver excepções à regra, teríamos que esperar mais 10 anos e perceber a evolução dos resultados...

P.S. Confesso que gosto de ver o sucesso alheio, não sou nada invejoso.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Elias » 28/12/2013 21:15

MarcoAntonio Escreveu:Bom, possível é. Pelo menos num número reduzido de anos. Mas não é mérito, apenas uma brutal sorte.

Sim, sim, é possível fazer 10.000% num dado lapso de tempo. E perdê-los de seguida quando as coisas deixam de correr bem.

Marco, teoricamente tudo é possível. E sim, é possível fazer 10000% comprando um dado título e mantendo-o durante uma série de anos enquanto a tendência se mantiver - nem é preciso ir muito longe, basta ver o caso da Apple, por exemplo. Seria um caso de alguma sorte (escolha do título e timing) conjugado com uma abordagem de trend following.

No entanto, a estratégia apresentada pelo nosso amigo nada tem a ver com esse tipo de investimento: consiste antes, na descrição dada pelo próprio, em comprar e vender várias vezes por dia (daytrading); com essa abordagem de curtíssimo prazo os ganhos em cada trade são certamente de outra ordem de grandeza.

Registado: 5/11/2002 12:21

por trend=friend » 28/12/2013 21:12

Em termos gerais, abstraindo das situações concretas aqui relatadas:

Não me surpreenderia que alguém fizesse 100% ou mais em 2008, a volatilidade desse ano nem exigiria uma alavancagem extraordinária caso se estivesse do lado certo da tendência. Em 2009 também não, atendendo à brutal recuperação que se registou desde que esse grande analista Barack Obama proclamou no início de Março que "as acções estavam baratas".

Em 2010 e 2011 penso que seria mais difícil dada a "atipicidade desses anos" e a falta de correlação que se começou a verificar nos vários mercados mundiais.

Em 2012 e 2013, quem faça PSI sabe que não seria de todo impossível, bastava fazer uma coisa muito simples: acompanhar os artigos de um tal de Sr. Ulisses Pereira e abrir posições longas em meados de 2012 nas small ou medium caps / acções com beta elevado. E simplesmente deixar estar até agora... Em vários casos seria bem mais de 100%... Sonae a 30 cêntimos ou Mota a 0,95 cêntimos como exemplo ...

Agora seguir estas várias estratégias em simultâneo, só para campeões. Especialmente em 2010 e 2011. Parabéns a quem tenha conseguido 6 anos in a row...!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Sr_SNiper » 28/12/2013 21:07

MarcoAntonio Escreveu:
dado que nestes séculos de mercado e entre milhões de investidores, ninguém conseguiu.

Fico mesmo contente em saber que a primeira pessoa no planeta que conseguiu é portuguesa e que participa no caldeirão.
Eu sei que no caldeirão a cultura financeira é no geral muito acima da média nacional, mas nunca pensei que fosse aqui que nasceria o primeiro trader do planeta a conseguir tal façanha.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por MarcoAntonio » 28/12/2013 21:02

Elias Escreveu:
EDIT: para que não haja mal-entendidos, esclareço que este post foi escrito com ironia. Na verdade eu não acredito que seja possível fazer 100% ao ano nos mercados de forma consistente, isto é, durante vários anos seguidos (e muito menos 200% ao ano). Mudarei a minha opinião no dia em que alguém me demonstrar que eu estou errado.

Bom, possível é. Pelo menos num número reduzido de anos. Mas não é mérito, apenas uma brutal sorte.

Sim, sim, é possível fazer 10.000% num dado lapso de tempo. E perdê-los de seguida quando as coisas deixam de correr bem.

Que não é possível manter tais rentabilidades num prazo alargado, é um facto constatado na prática, dado que nestes séculos de mercado e entre milhões de investidores, ninguém conseguiu. Os melhores investidores, com os maiores ganhos do mundo nos mercados, têm valorizações médias de algumas (poucas) dezenas de % ao ano.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sr_SNiper » 28/12/2013 20:45

Elias Escreveu:

Aliás vou contar-te um segredo: usando os gráficos do passado é possível ganhar muito dinheiro. Escolhendo bem as acções consegue-se mesmo fazer 200% ao ano: Chama-se a isto investir retroactivamente. 8-)

Para optimizar ainda mais os lucros, há uma estratégia adicional que só uns quantos eleitos conseguem utilizar com sabedoria, que é comprar no mínimo e vender no máximo.:lol:

Brutal.
Elias.. epá nunca pensei.. estive a fazer investimentos retroativos e não é que ganhava na JM 300% ? Bastava alavancar-me em CFD´s no dia 10 de Abril de 2013 e até é fácil.
Ando eu a usar investimentos baseados na AT e em obrigações que demoro imenso tempo a analisar e a selecionar e se me basear-se em retroatividade era sempre a faturar.
Obrigado Elias

por Elias » 28/12/2013 20:36

Sr_SNiper Escreveu:Elias, analisa as contas, isto é verdade.
Afinal é possível.

Claro que é possível. :)

Aliás vou contar-te um segredo: usando os gráficos do passado é possível ganhar muito dinheiro. Escolhendo bem as acções consegue-se mesmo fazer 200% ao ano: basta olhar para os gráficos dos anos anteriores, escolher as que mais valorizaram em cada ano e está feito. Chama-se a isto investir retroactivamente. 8-)

Para optimizar ainda mais os lucros, há uma estratégia adicional que só uns quantos eleitos conseguem utilizar com sabedoria, que é comprar no mínimo e vender no máximo.:lol:

EDIT: para que não haja mal-entendidos, esclareço que este post foi escrito com ironia. Na verdade eu não acredito que seja possível fazer 100% ao ano nos mercados de forma consistente, isto é, durante vários anos seguidos (e muito menos 200% ao ano). Mudarei a minha opinião no dia em que alguém me demonstrar que eu estou errado.
Editado pela última vez por Elias em 28/12/2013 20:46, num total de 1 vez.

por Sr_SNiper » 28/12/2013 20:27

Vanilla Ice Escreveu:
Vamos supor que o senhor Elias tem liquidez, alguns anos de bolsa, muitos e bons conselhos absorvidos, alguns livros lidos experiência de situações semelhantes etc, e decide fazer uma compra ao melhor de 500000 BCP que abre a cair cerca de 20 %

MOVIMENTO
Movimento* Compra de 500000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .075EUR.
Data Valor 08-07-2013
Data do Movimento 03-07-2013
Natureza Débito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante -37.507,23

Trade ariscadissimo, pensam alguns e talvez mesmo o próprio Elias, por sorte ou talvez não esse valor foi o mínimo da sessão, o que lhe permitiu, utilizar logo um stop loss e minimizar qualquer eventual perda.

No próprio dia o activo recupera e à medida que os dias vão passando a situação começar a normalizar, está na altura de realizar capital e faz uma primeira venda:

MOVIMENTO
Movimento* Venda de 200000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .091 EUR.
Data Valor 11-07-2013
Data do Movimento 08-07-2013
Natureza Crédito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante 18.192,77

E no dia seguinte uma segunda venda:

Movimento* Venda de 300000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .096 EUR.
Data Valor 12-07-2013
Data do Movimento 09-07-2013
Natureza Crédito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante 28.792,77

Resultado :

O senhor Elias em 8 dias ganha 9 476 €, utilizando para tal 12 500 € do seu patrimônio, ou seja um resultado de 76%.

Vamos supor que este senhor existia mesmo e tinha feito em dois trades cerca de 170%, não pode ser dizem vocês? Ele quer é fama? Daqui a bocado está-nos a enviar mensagens para gerir o nosso dinheiro...mais um lunático...tem 14 anos, etc

Percebo que a reacção posar ser essa, mas limitei-me partilhar convosco aquilo que faço, a minha estratégia nada ordoxa mas que se ajusta a minha personalidade e que me traz resultados, me permite viver disso, ter tempo para mim e para os meus filhos e acima de tudo liberdade muita liberdade.

Abraço

Estive a analisar as contas e é tal e qual. O Sr. Elias ganhou num dia 9 476 euros. Comprou no mínimo da sessão e vendeu nos valores mais alto.
Brutal.
Elias, analisa as contas, isto é verdade.
Afinal é possível.
Obrigado pelas explicações Baunilha, agora sim, eu, acredito.
Aquele abraço

por Vanilla Ice » 28/12/2013 19:48

Sabes Vanilla, não foste o primeiro (e não serás certamente o último) que aparece neste espaço a gabar-se dos seus enormes ganhos. Do tipo "sou muita bom" e tal.

O sou muita bom e tal são palavras tuas, limitei-me a relatar aquilo que se passa comigo, dentro do espírito do tópico. Realmente é isto que faço e com estes resultados, nem sequer fico deslumbrado com os mesmos, da mesma maneira que eu o faço também o podes fazer...optas por fazer de outra forma, queres ganhar mais devagar, com menos risco, com mais certezas, ok é contigo.

Normalmente dou pouca credibilidade a quem aparece com esse tipo de discurso.

Estas no teu direito, é um bocado o discurso típico português o teu, ficar logo de pé atrás, duvidar, gostar pouco do sucesso alheio... está-nos no sangue.

E então quando se trata de nicks recentes, com pouco mais de meia dúzia de posts, ainda dou menos credibilidade.

O meu Nick original acho que é de 2004/5, até podia tirar isso a limpo com o Ulisses, mas acho que não vale a pena.

Todo o teu discurso é incoerente, dizes que o teu método se baseia em muitos trades diários e que é assim que tens feito os 100% ao ano. Basta fazer umas contas simples para constatar que "muitos trades diários para fazer 100% ao ano" significa uma média de 8% ao mês; com muitos trades diários para fazer 8% ao mês isto dá ganhos de menos de 1% em cada trade, na maioria deles provavelmente menos, pois em muitos dias a volatilidade é baixa. Ou seja, para ter essa performance com esse tipo de abordagem ao mercado, depreendo que andas à procura de pequenos ganhos em cada trade. Para justificar que uma boa performance é possível, apresentas um exemplo de um ganho de 94% num único trade. Este exemplo é extemporâneo, nada tem a ver com a situação que relatas para ti próprio e em nada ajuda a reforçar a credibilidade daquilo que escreveste.

Nem sei por onde pegar aqui, vou passar à frente...

Depois referes um custo de 250 euros por mês com a conta margem, mas certamente que "muitos trades diários, a maioria fechados no próprio dia" representa um custo elevado em comissões (certamente mais de 10 euros por dia), mas não explicas este aspecto. Apresentas todos os valores como "factos" e provavelmente esperas que a malta acredite nesses "factos" sem questionar nada. Também isto não abona a favor da tua credibilidade.

Idem

Por fim, referes que fazes essencialmente psi-20, mas não explicas como é que se faz 100% ao ano num índice que esteve em queda acentuada desde 2007 até meados de 2012.

Todos do anos desde 2007 existem activos que dobram o seu valor, mesmo que depois voltem para trás, vê a banca e a sonae em 2009 por exemplo

[color=#8040FF]De qualquer forma, isto não interessa para nada. O que realmente interessa é que faças muito dinheiro e continues a fazer. Desejo-te a melhor sorte do mundo e faço votos que em 2014 consigas duplicar outra vez o teu capital. Depois em Dezembro do próximo ano não te esqueças de vir aqui contar à malta como é que correu, tá? :wink: [/color]

A melhor sorte do mundo também para ti e que 2014 te faça ser uma pessoa menos desconfiada, com mais fé nas pessoas menos sarcástica, no fundo uma melhor pessoa

----------

Já agora mais um exemplo prático, só para fechar

Enquadramento: Paulo portas demite-se e a bolsa abra no dia seguinte, em forte correcção

Vamos supor que o senhor Elias tem liquidez, alguns anos de bolsa, muitos e bons conselhos absorvidos, alguns livros lidos experiência de situações semelhantes etc, e decide fazer uma compra ao melhor de 500000 BCP que abre a cair cerca de 20 %

MOVIMENTO
Movimento* Compra de 500000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .075EUR.
Data Valor 08-07-2013
Data do Movimento 03-07-2013
Natureza Débito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante -37.507,23

Trade ariscadissimo, pensam alguns e talvez mesmo o próprio Elias, por sorte ou talvez não esse valor foi o mínimo da sessão, o que lhe permitiu, utilizar logo um stop loss e minimizar qualquer eventual perda.

No próprio dia o activo recupera e à medida que os dias vão passando a situação começar a normalizar, está na altura de realizar capital e faz uma primeira venda:

MOVIMENTO
Movimento* Venda de 200000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .091 EUR.
Data Valor 11-07-2013
Data do Movimento 08-07-2013
Natureza Crédito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante 18.192,77

E no dia seguinte uma segunda venda:

Movimento* Venda de 300000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .096 EUR.
Data Valor 12-07-2013
Data do Movimento 09-07-2013
Natureza Crédito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante 28.792,77

Resultado :

O senhor Elias em 8 dias ganha 9 476 €, utilizando para tal 12 500 € do seu patrimônio, ou seja um resultado de 76%.

Vamos supor que este senhor existia mesmo e tinha feito em dois trades cerca de 170%, não pode ser dizem vocês? Ele quer é fama? Daqui a bocado está-nos a enviar mensagens para gerir o nosso dinheiro...mais um lunático...tem 14 anos, etc

Percebo que a reacção posar ser essa, mas limitei-me partilhar convosco aquilo que faço, a minha estratégia nada ordoxa mas que se ajusta a minha personalidade e que me traz resultados, me permite viver disso, ter tempo para mim e para os meus filhos e acima de tudo liberdade muita liberdade.

É fácil? Claro que não
É stressante? Tem dias
Existem maus trade? Como é óbvio
Es o maior do mundo? Para os meus filhos espero que sim...

Abraço

Registado: 24/7/2013 11:40

por RaposoTavares » 28/12/2013 17:08

Depois de ler o tópico fiquei com uma dúvida: Afinal, o que é que quer dizer 'consistente'?

P.S.: Vanilla, não sei se te hei de dar os parabéns ou se te darei os meus sentidos pêsames. Ao fim e ao cabo, a trabalhar tanto, a viver debaixo de uma tensão enorme, a ganhar tanto dinheiro e fazes como eu: vives de um ordenado. Ah, a condição humana...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Elias » 28/12/2013 15:01

Vanilla Ice Escreveu:Vamos fazer um exercício:

Um indivíduo, vamos chamar-lhe Elias tem 10.000€ e compra recorrendo à sua conta margem:

MOVIMENTO
Movimento* Compra de 250000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .1302EUR.
Data Valor 04-12-2013
Data do Movimento 29-11-2013
Natureza Débito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante -32.557,23

Passados uns dias contente com a valorização da sua carteira, decide vender ao se colega pr7802569:

MOVIMENTO
Movimento* Venda de 250000 BCP - Nom. e Port.Re ao preço de .16784 EUR.
Data Valor 30-12-2013
Data do Movimento 23-12-2013
Natureza Crédito
Moeda EUR
Moeda Original
Montante 41.952,77

Este movimento gerou ao senhor Elias no cerca de 9,400€ ou seja 94%, agora vamos imaginar que tinha sido feito num ano e não num mês e já está.

Questões?

Concerteza que esse não foi o único trade do senhor Elias? Sim também ganhou noutros tardes
O senhor Elias também deve perder em alguns casos? Sem dúvida, dai ser muito importante cortar logo as perdas
O senhor Elias é um bocado bazofias, vem para aqui dizer que ganha isto e aquilo? Vamos respeita-lo e acreditar que existem casos de sucesso como o dele e Concerteza n será caso único aqui no caldeirão.
Ah e tal se o Elias faz isso tudo tem mais dinheiro do que os EUA ? .....

Sabes Vanilla, não foste o primeiro (e não serás certamente o último) que aparece neste espaço a gabar-se dos seus enormes ganhos. Do tipo "sou muita bom" e tal.

Normalmente dou pouca credibilidade a quem aparece com esse tipo de discurso.

E então quando se trata de nicks recentes, com pouco mais de meia dúzia de posts, ainda dou menos credibilidade.

Todo o teu discurso é incoerente, dizes que o teu método se baseia em muitos trades diários e que é assim que tens feito os 100% ao ano. Basta fazer umas contas simples para constatar que "muitos trades diários para fazer 100% ao ano" significa uma média de 8% ao mês; com muitos trades diários para fazer 8% ao mês isto dá ganhos de menos de 1% em cada trade, na maioria deles provavelmente menos, pois em muitos dias a volatilidade é baixa. Ou seja, para ter essa performance com esse tipo de abordagem ao mercado, depreendo que andas à procura de pequenos ganhos em cada trade. Para justificar que uma boa performance é possível, apresentas um exemplo de um ganho de 94% num único trade. Este exemplo é extemporâneo, nada tem a ver com a situação que relatas para ti próprio e em nada ajuda a reforçar a credibilidade daquilo que escreveste.

Depois referes um custo de 250 euros por mês com a conta margem, mas certamente que "muitos trades diários, a maioria fechados no próprio dia" representa um custo elevado em comissões (certamente mais de 10 euros por dia), mas não explicas este aspecto. Apresentas todos os valores como "factos" e provavelmente esperas que a malta acredite nesses "factos" sem questionar nada. Também isto não abona a favor da tua credibilidade.

Por fim, referes que fazes essencialmente psi-20, mas não explicas como é que se faz 100% ao ano num índice que esteve em queda acentuada desde 2007 até meados de 2012.

De qualquer forma, isto não interessa para nada. O que realmente interessa é que faças muito dinheiro e continues a fazer. Desejo-te a melhor sorte do mundo e faço votos que em 2014 consigas duplicar outra vez o teu capital. Depois em Dezembro do próximo ano não te esqueças de vir aqui contar à malta como é que correu, tá? :wink:

por Dr Tretas » 28/12/2013 14:44

Sr_SNiper Escreveu:Gosto de vir aqui ao caldeirão, mas por vezes sinto-me um verdadeiro nabo, devo ser o único trader que NUNCA fez 100% num ano, nem90%, nem sequer 50%.... nem 40% sequer... nunca... E também me parece que nunca vou fazer nem de perto nem de longe rendibilidades dessas.

Bom, acontece. Também já perdi bem, em anos maus, tipo 30-40%. Este ano, se calhar tive sorte, a minha carteira é C. Amorim (já vendi), F. Ramada (reduzi) e China Information Technology (reduzi).

E ainda recebi dividendos :mrgreen:

Edit: Há, já me esquecia, tenho estado a contruir uma posição na Toyota Caetano com o dinheiro que vou realizando das outras. Enfim, confesso que gosto de small caps, mas há muito risco de liquidez, como sabem. Há sempre risco, é a natureza da coisa.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Sr_SNiper » 28/12/2013 14:35

Gosto de vir aqui ao caldeirão, mas por vezes sinto-me um verdadeiro nabo, devo ser o único trader que NUNCA fez 100% num ano, nem90%, nem sequer 50%.... nem 40% sequer... nunca... E também me parece que nunca vou fazer nem de perto nem de longe rendibilidades dessas.

por Dr Tretas » 28/12/2013 14:28

Eldred Escreveu:Consideremos agora alguém que decide viver da bolsa como day trader e começa com 50.000Eur retirando 1.000Eur por mês para viver. Com 20 dias de trading por mês e considerando rentabilidade dos negocios de 100% anualizadas, termina o ano com carteira de cerda de 63.000 Eur o que dá uma rentabilidade de 26% (bastante bom mas longe dos 100%).
Se no segundo ano como está mais rico passar a retirar 1.250Eur mensais, acaba com capital de cerca de 80.000 e rentabilidade de 27%
Se nos terceiro, quarto e quinto anos passar a retirar 1.500, 1.750 e 2.000 por mês, no final do 5º ano tem cerca de 185.000Eur de capital e uma rentabilidade anualizada medida desde o início de cerca de 29%.

A isso ainda haveria de retirar as comissões, e se há alavancagem pagamento de juros e podemos chegar á conclusão que ás vezes se apregoam 100%, que segundo uma definição poderão estar certos mas se traduzem em valores muito mais reduzidos quanto se calcula a evolução do património.

Sinceramente, nunca compreendi o atrativo do day trading. É só desvantagens:

1) Há muitos day traders a competir, incluindo algoritmos HFT e quejandos. Logo, muitos têm que perder.
2) Mesmo que se ganhe, a "casa" fica com uma grande parte do bolo em comissões.
3) No curto prazo, os movimentos são constituídos por uma grande percentagem de ruído, que é aleatório. Matematicamente, não é possível fazer trading ganhador de ruído.
4) Stress diário, que não é saudável, mesmo que alguns sejam viciados.

A única vantagem que vejo é haver uma entrada regular de rendimento, que é psicologicamente reconfortante para a maioria das pessoas :|

Pessoalmente, eu só faço uma meia dúzia de trades por ano, se tanto. Tento acompanhar apenas as tendências de longo prazo, utilizando apenas ferramentas básicas, como AT clássica, médias móveis, PSAR (também funciona bem no longo prazo, sabiam?) e o oscilador DMI. A experiência tem-me mostrado que estes indicadores são fiáveis para o meu estilo de negociação, que é mais de "investidor" que de "trader".

E nem pensar em 100% ao ano. Eu aponto para 10-15% em média e já fico feliz. É verdade que por vezes faço 100%, tipo este ano, que foi bull. Mas bem sei que hão-de vir maus anos a seu tempo, possivelmente com perdas, ou de estagnação, por isso não me ponho aqui a vangloriar-me. É mesmo assim, o mercado.

por rg7803 » 28/12/2013 14:20

Sr_SNiper Escreveu:
Eldred Escreveu:Para se perceber se algumas afirmações são verosimeis ou não .

Caro Eldrer, o que menos interessa nos foruns e´saber se as afirmações são verosimeis ou não, a beleza da internet é mesmo essa, podes ser quem tu quiseres... Poder ser um Horta Hosório, ou um pedinte, poder ter BWM´s ou 4l´s... as letras são o limite.

Bom post, Sniper!

Aliás não esquecer que "...em cada português há um potencial poeta/escritor..."...claro que uns são mais criativos e imaginativos que os outros...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sr_SNiper » 28/12/2013 14:15

Eldred Escreveu:Para se perceber se algumas afirmações são verosimeis ou não .

Caro Eldrer, o que menos interessa nos foruns e´saber se as afirmações são verosimeis ou não, a beleza da internet é mesmo essa, podes ser quem tu quiseres... Poder ser um Horta Hosório, ou um pedinte, poder ter BWM´s ou 4l´s... as letras são o limite.

por Eldred » 28/12/2013 13:52

Para se perceber se algumas afirmações são verosimeis ou não convinha definir rigorosamente como é calculada rentabilidade.
Muita gente ignora as comissões ou juros pagos e os day traders tem muitas vezes a tendência a indicar a rentabilidade média dos negócios realizados.
Consideremos por exemplo um day trader que abbre e fecha posições diariamente e que em média tem cerca de 100% de renatbilidade anualizada em todos os negócios.
Essa rentabilidade anualizada é calculdada numa base de 360 ou 365 dias, mas na verdade só tem cerca de 240 dias para trading e mesmo que não retirasse nenhum capital no final do ano, teria uma renatibilidade de cerca de 55% e não 100%.

Consideremos agora alguém que decide viver da bolsa como day trader e começa com 50.000Eur retirando 1.000Eur por mês para viver. Com 20 dias de trading por mês e considerando rentabilidade dos negocios de 100% anualizadas, termina o ano com carteira de cerda de 63.000 Eur o que dá uma rentabilidade de 26% (bastante bom mas longe dos 100%).
Se no segundo ano como está mais rico passar a retirar 1.250Eur mensais, acaba com capital de cerca de 80.000 e rentabilidade de 27%
Se nos terceiro, quarto e quinto anos passar a retirar 1.500, 1.750 e 2.000 por mês, no final do 5º ano tem cerca de 185.000Eur de capital e uma rentabilidade anualizada medida desde o início de cerca de 29%.

A isso ainda haveria de retirar as comissões, e se há alavancagem pagamento de juros e podemos chegar á conclusão que ás vezes se apregoam 100%, que segundo uma definição poderão estar certos mas se traduzem em valores muito mais reduzidos quanto se calcula a evolução do património.

Registado: 19/2/2012 18:38

por KIMBALA » 28/12/2013 13:45

Sr_SNiper Escreveu:Os ganhos são 100%. Se ele usa alavancagem, e duplica o valor é 100%. A alavancagem é uma arma como outra qualquer, embora por vezes comece a disparar para todo o lado e acerte na própria pessoa.
Fico contente quando os portugueses ganham dinheiro, fico mesmo contente. Por mim podiam ganhar todos 1000% que não me faz diferença e é bom para a economia nacional

Boas,

não concordo, pelo menos na perpetiva de dificuldade de conseguir os 100% ou lá proximo. Uma coisa é necessitares de papeis que dupliquem de valor para tu duplicares o teu investimento. Outra coisa é tu precisares apenas de 30% de valorização de papeis para duplicar o teu investimento. É disto que estou a falar.

Sim em qualquer das situações são 100% de valorização do capital, mas não tenho duvidas que em certas circunstancias de mercado, com alavancagem é muito mais facil alcancar os tais valores a rondar os 100%. Obvio que nas perdas é o inverso, por isso é que refiro certas circunstancias de mercado. É preciso é ter olho e se calhar o user que tamos a falar tem-no.

Mas pronto é a minha opinião. Independentemente disso o mérito tá la a quem o consegue.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por Sr_SNiper » 28/12/2013 13:29

Os ganhos são 100%. Se ele usa alavancagem, e duplica o valor é 100%. A alavancagem é uma arma como outra qualquer, embora por vezes comece a disparar para todo o lado e acerte na própria pessoa.
Fico contente quando os portugueses ganham dinheiro, fico mesmo contente. Por mim podiam ganhar todos 1000% que não me faz diferença e é bom para a economia nacional

por KIMBALA » 28/12/2013 12:48

Sr_SNiper Escreveu:
a_markl Escreveu:Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

O poema é lindo, e realmente ajusta-se ao tópico.

Vanilla Ice Escreveu:
É isso, obrigações é que é...

Sniper estão a precisar de ti no tópico do banif, tens que ir la avisar o pessoal para ter cuidado, não vá aquilo rebentar os 0,01 e começar a dar dinheiro, e isso era uma chatice...n andamos aqui para isso.

Obrigações é para fraquinhos, nunca tirei nem 1/4 da rendibilidade que se tira em ações, mas eu fico contente, e se toda a gente ganha ainda bem.
Custa-me a acreditar que um trader tão bom ( com essa rendibilidade diria que estás no TOP 25 mundial ) não compreenda o que eu digo no BANIF, e custa-me a acreditar que entradas longas em ações que caem à anos e acentuadamente nos últimos meses façam essa rendibilidade que apregoas.
Mas parabéns, só te desejo o melhor.
Um abraço

Boas,

se reparares na realidade a valorização é de 30% e nao de 100% como é dito. Sim o capital dele tem 100% de rentabilidade mas apenas com 30% de valorização das acções uma vez que usa a conta margem para alavancar até 3 vezes. Isto digo eu, pelo menos pelas contas que ele apresentou, pois o capital duplicado eram os 10k com investimento de 30k (no exemplo dado). Assim até eu cheguei a 80% no ultimo trimestre deste ano :) bastava para tal calcular a minha rentabilidade para um investimento de 10k, investir 40k e dos lucros retirar qualquer coisa (o mesmo que ganharia num DP para os 30k da conta margem :D). Assim, tinha uma conta margem cedida por mim :) e tinha rentabilidades para os 10k brutais investindo 40k lol

Em todo o caso dou os meus parabens pelos ganhos consistentes.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por Sr_SNiper » 28/12/2013 2:18

a_markl Escreveu:Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

O poema é lindo, e realmente ajusta-se ao tópico.

Vanilla Ice Escreveu:
É isso, obrigações é que é...

Sniper estão a precisar de ti no tópico do banif, tens que ir la avisar o pessoal para ter cuidado, não vá aquilo rebentar os 0,01 e começar a dar dinheiro, e isso era uma chatice...n andamos aqui para isso.

Obrigações é para fraquinhos, nunca tirei nem 1/4 da rendibilidade que se tira em ações, mas eu fico contente, e se toda a gente ganha ainda bem.
Custa-me a acreditar que um trader tão bom ( com essa rendibilidade diria que estás no TOP 25 mundial ) não compreenda o que eu digo no BANIF, e custa-me a acreditar que entradas longas em ações que caem à anos e acentuadamente nos últimos meses façam essa rendibilidade que apregoas.
Mas parabéns, só te desejo o melhor.
Um abraço

por Dr Tretas » 28/12/2013 0:55

a_markl Escreveu:Sinto-me pequeno quando me vejo perante tao formidaveis vencedores ! Atarantado por tais 100%/ano durante 10 anos so me ocorre um poema de Fernando Pessoa:

Poema em linha recta

Excelente, claro. :mrgreen:

Já agora, o verdadeiro trader é o trader que domina as suas emoções :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, Xãd e 95 visitantes