Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Kind Of Stochastic - Trading System SPX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Kind Of Stochastic - Trading System SPX

por bogos » 1/1/2014 22:04

Boa noite e bom ano 2014 para todos.

Após a passagem de ano, venho deixar aqui o resultado final do Kind of stochastic.
O último dia do ano mostrou-se desanimador para o resultado final deste sistema.
Como tinha referido, o dia 31 de Dezembro era o limite para fechar as posições e por isso fechando o SPX em em máximos anuais e tendo eu uma carga de posições curtas, terminou de forma de stop loss a minha posição.

Os resultados finais foram desanimadores, com muitas subidas e descidas, mas terminando de forma abrupta.
Foram subidas muitas delas consistentes, para depois vir a pancada e limpar os lucros obtidos.
Para quem ambicionava obter resultados na ordem dos 50%, neste sistema para esta condições, confesso que estou muito desiludido.
Nada me fazia crer que tal fosse acontecer, pois este sistema alvo de testes exaustivos, em vários períodos temporais, passou por periodos bear e bull markets bem definidos.
Mas o SPX mostrou-se muitas vezes com subidas continuas e "stressantes" para o indicador, o que o levou à extremos de posições várias vezes.

Mas não dei o tempo por perdido.
Ficou-me a vantagem da disciplina a que este sistema me obrigou, e com ela marcar o meu estilo de actuação no mercado.

Deixei o meu testemunho desprendido e desinteressado.

Vou iniciar um novo sistema já amanhã, iniciando para tal um novo tópico.

Desejo a todos a maior sorte para o ano de 2014, e que os mercados vos possam trazer alegrias positivas.

Cumprimentos
ppbogos
Anexos
Resultados Stochastic.png
Resultados Stochastic.png (42 KiB) Visualizado 2930 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por bogos » 29/12/2013 23:06

zecatreca_1 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Aparentemente, salvo percalço de maior, vais fechar o ano acima de 20%, muito bom mesmo.

Pena não ter a rentabilidade do outro...400%. :lol:
Com um crashezito e o pp chega lá. :lol:

Deixa-me lá fazer 20%, que para mim sabe-me a 4000%.
E nem é preciso crash....basta ele cair até aos 1830....que são já ali ao lado. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É como costumo dizer...
Fiquem lá com os 400% num ano, que eu já me contentava com 20%/ano para os próximos 20 anos. :D

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por zecatreca_1 » 29/12/2013 23:02

rg7803 Escreveu:Aparentemente, salvo percalço de maior, vais fechar o ano acima de 20%, muito bom mesmo.

Pena não ter a rentabilidade do outro...400%. :lol:
Com um crashezito e o pp chega lá. :lol:

Registado: 17/2/2012 14:31

por bogos » 29/12/2013 22:57

Boas rg7803

Não tenho tanta certeza desses 20%, pois se fechar por estas bandas a pancada já é grande, pois a carga já é pesada e a diferença para o médio já é acentuada.
Mas nunca se sabe o que nos reservará o preço no dia seguinte.

Manter intacto o capital inicial é ponto sacrossanto, neste momento final.
O que vier acima disso já é lucro. Se for acima de 20% não era bom, era excelentemente muito bom.

No início de 2013 tinha uma expectativa alta quanto ao sistema, mas que durante o ano se foi desvanecendo. Foram períodos de muitas subidas e descidas algo atípico nos últimos anos.
Mas realço a aprendizagem que retiro para mim. Vou continuar na senda da base deste sistema, mas com algumas modificações que como disse vou iniciar dia 02 de Janeiro.

No computo global estou muito satisfeito comigo mesmo.
Fui de uma capacidade e disciplina inabalável e isso para mim eleva-me a um patamar de tranquilidade mental quanto à gestão do risco.
Não cedi nunca um momentos críticos (e foram 4 o último dos quais bem pesado), mas nunca entrando em trades aleatórias. Perdi em muitos negócios encarando-os de forma normalíssima. Senti nesses negócios que perdi bem, que estive errado, mas assumi isso de forma totalmente pacífica.

Espero pelo dia 31 para fechar o ano.
No próximo cá estarei para nova luta.

Cumprimentos
Editado pela última vez por Visitante em 29/12/2013 23:08, num total de 2 vezes.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por rg7803 » 29/12/2013 22:42

Aparentemente, salvo percalço de maior, vais fechar o ano acima de 20%, muito bom mesmo.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por bogos » 29/12/2013 22:22

zecatreca_1 Escreveu:
ppbogos Escreveu:Boa noite

Esta semana foi o chamado "bota prá camioneta". Vou de fim-de-semana bem carregadinho. Vamos lá ver se o preço me deixa pelo menos aliviar alguma coisa no contador.

Cumprimentos

Caro pp

Quando chegar ao dia 31, fechas as posições mesmo sem o sistema dar sinal?

Boas Zeca
Fecharei a trade a dia 31 de Dezembro, independentemente de estar contra a minha posição.
O kind of stochastic termina mesmo a dia 31/12 e farei o seu balanço final.

Como já aqui referi neste tópico, dia 02 de Janeiro iniciarei um novo sistema, utilizando a base do Kind of stochastic mas com premissas algo mais "avantajadas".
Dia 01 de Janeiro publicarei aqui o novo sistema.

Cumprimentos
ppbogos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por zecatreca_1 » 28/12/2013 10:54

ppbogos Escreveu:Boa noite

Esta semana foi o chamado "bota prá camioneta". Vou de fim-de-semana bem carregadinho. Vamos lá ver se o preço me deixa pelo menos aliviar alguma coisa no contador.

Cumprimentos

Caro pp

Quando chegar ao dia 31, fechas as posições mesmo sem o sistema dar sinal?

por bogos » 27/12/2013 22:59

Boa noite

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (45.17 KiB) Visualizado 3109 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por zecatreca_1 » 25/12/2013 18:54

ppbogos Escreveu:Um bom natal...

Eu aqui é carregadinho.....mas parece-me que não vai ser de prendas.
Vamos ver o que nos reserva a época natalícia.

Cumprimentos
e Boas festas

Pode ser que vire. Uma queda de 15pontos já te dava jeito.
Abraço

por bogos » 25/12/2013 13:55

Um bom natal...

Eu aqui é carregadinho.....mas parece-me que não vai ser de prendas.
Vamos ver o que nos reserva a época natalícia.

Cumprimentos
e Boas festas
Anexos
Resultados Stochastic.png (44.24 KiB) Visualizado 3205 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 23/12/2013 23:01

Boa noite...

Sem espinhas.
Siga a aguentar a carga....
Anexos
Resultados Stochastic.png (44.27 KiB) Visualizado 3255 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 20/12/2013 22:41

Boa noite..

Tal como na semana passada lá vou ter de ir de fim-de-semana com uma carga de posições, mas agora em modo curto.
A próxima semana vai ser parada ou paradinha....ou não....pode ser até bem movimentada, esperando sempre que penda para o lado das posições curtas.

Ainda muita volta pode levar o Kind....

Cumprimentos e boas festas para todos.
Anexos
Resultados Stochastic.png (50.41 KiB) Visualizado 3294 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 19/12/2013 14:28

Boa tarde.

Após a subida forte de preço ontem do SPX, foi dado sinal de venda pelo Kind. Falta uns diazitos para o final do ano. Vamos esperar pelo desenrolar do preço.

Cumprimento
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.58 KiB) Visualizado 4138 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 17/12/2013 22:44

Boa noite

Nada de novo. Mais um dia a ver passar o Carnaval, sem participar nele.
Estar fora do mercado faz parte integrante do sistema.

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.49 KiB) Visualizado 4206 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 16/12/2013 23:23

Boa noite

Depois de um fim-de-semana passado com uma carga de posições longas, o sistema, com esta subidita do SPX, lá deu sinal para fechar os longos e ficar quieto a ver o dia de amanhã. Tem sido uma recuperação bastante positiva, depois daquela ida a valores negativos no dia 22 de Outubro.

Mas nada de embandeirar.....deixo-o simplesmente pensar por mim.
Não quero ter a cabeça ocupada com a pergunta: Para onde vais tu? Ou....estarei eu bem posicionado? Quando saio? É boa entrada aqui?
Aqui é simplesmente seguir o indicador. Ele manda e eu obedeço.

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (46.99 KiB) Visualizado 4271 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 13/12/2013 23:19

Boa noite..

Vou de fim-de-semana com posições longas demasiado encavalitadas umas nas outras. Ou dá uma puxada boa para cima e o ramalhete compõe-se, ou vamos por aí abaixo a tugir e a mugir.....esperando que a conta se aguente.

É aguentar....

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.47 KiB) Visualizado 4336 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 12/12/2013 22:41

Boa noite

Mais uma sessão e o ano caminha a passos largos para o fim.
Hoje mais um longo acumulado. Vamos ver se amanhã há rebound, ou vem mais sessão de correcção.
Indicador manda comprar e eu compro. Manda ganhar e eu ganho, manda perder e eu perco.
Simples.... vamos ver se no final a 31 de Dezembro se mostrou eficaz.

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (47.05 KiB) Visualizado 4395 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 11/12/2013 22:24

Boa noite.

Sistema hoje a fazer algum lucro com esta descida. Indicador a passar de imediato a posição longa.
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.89 KiB) Visualizado 4462 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 10/12/2013 14:25

Boa tarde

Nada de novo pelas bandas do Kind of stochastic. O indicador deu ordem neutra, logo mantenho-me com a posição de 6ª feira, isto é.....curto.

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.37 KiB) Visualizado 4507 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 6/12/2013 23:18

Boa noite.

Foi uma semana inteira a água mole a bater em pedra dura. Mas foi um fecho de semana bastante positivo.
Mas não se contentando o sistema lá deu o sinal de curto e é assim que vou de fim de semana, com uma posição curta entre mãos.

Faltam cerca de 15 sessões para terminar o ano e por isso fazer o balanço final deste sistema kind of stochastic. O que verifico foi um conjunto de avanços e reveses muitas vezes de forma abrupta, mas que ainda assim me trazem um resultado bastante interessante para já, mas ainda assim longe do meu propósito final dos 50%.

Mas apesar de tudo, com um mercado a bater sucessivamente novos máximos (SPX) estar tantas vezes curto e ter aqui os resultados é para mim uma grande e boa surpresa.

Vale bem a pena ter estratégia e ser disciplinado é à conclusão que já cheguei há muito tempo.

Cumprimentos
Anexos
Resultados Stochastic.png (49.68 KiB) Visualizado 4591 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 5/12/2013 14:41

Cem pt Escreveu:Amigo Bogos:

O teu sistema é bem resiliente, para mim foi uma boa surpresa ter-se aguentado bem nos movimentos dos upswings quando estavas curto contra a tendência dominante, em geral isso é mortal para um bom trading em qualquer outro sistema! Um excelente sinal para já sobre a fiabilidade do método.

Deixa-me dar-te 2 sugestões de possível melhoria que talvez possam aumentar futuramente a rentabilidade, numa variante "Kind of Stochastic 2014 sugerida por aquele gajo do Cem".

Mesmo sem testes estou convicto que pode ser um sucesso face ao que o atual sistema já mostrou:

1) Se tiveres um indicador de tendência para te indicar posições longas ou curtas, tomas essa posição sempre independentemente do "Kind of Stochastic", assim o resultado dessa componente tendencial seria sempre adicionado ao resultado do presente sistema. No caso presente do S&P 500 ao longo deste ano terias assumido sempre 1 posição longa/comprada, o que teria sido uma boa ajuda nos resultados globais.

2) Sempre que o "Kind of Stochastic" te der uma posição a favor da tendência usas as regras atuais de acumulação de posições até ao teu limite interno. Sempre que o "Kind of Stochastic" te der uma posição contra a tendência deixas passar as ordens ímpares de acumulação, ou seja, no caso presente se fossem gerados sinais de acumulação de curtos só atuarias no 2º dia, 4º dia, 6º dia, etc. Desta forma baixavas o risco das posições anti-trend para cerca de metade no caso de ocorrerem "drawdowns" violentos nas grandes acelerações do mercado, que em geral se manifestam mais vezes a favor da "trend" dominante. Até digo mais, pela minha experiência provavelmente nem o faria de 2 em 2 dias nos casos de ordens anti-trend, provavelmente só atuaria de 3 em 3 dias: no 3º dia do sinal atual de curtos, 6º dia de acumulação de curtos, etc.

Abraço e mais uma vez parabéns pelo sistema, uma surpresa muito agradável.

Amigo Cem:

Obrigado pelas sempre sábias palavras.
Espero que o teu desaparecimento do forum se prenda somente com trabalho e consequentemente menos tempo para quem como eu aprecia as tuas análises/teorias de sistemas.

Quanto ao 1º ponto que abordas-te, é uma situação que não prático de facto como complementaridade ao sistema Kind, mas tenho que concordar que neste tipo de tendência, juntando-lhe um simples indicador e comprando/vendendo pela tendência seria uma possível mais valia.

Quanto ao 2º ponto, essa ideia já a experimentei em modo par e também ímpar. Os resultados obtidos não foram melhores em termos de lucro final, o que me demonstrou é que as drawdowns quando se assumem posições ímpares são piores que as de posição par. Mas no computo global cheguei à conclusão que mais me valia "deixar sofrer" e meter um stop loss sobre a carteira bem mais alargado. Já tentei tornar o kind "mais lento", mas a coisa não melhorou significativamente os resultados (mas chamou-me a atenção) para algumas fases onde o mercado "estica o preço".

Brevemente vou lançar um novo sistema, baseado neste kind, mas com a introdução da tal variável temporal mais longa. Verifiquei que os resultados melhoram um pouco (que vale a pena fazer). Vou começar novamente para 1 ano. O capital vai aumentar, a drawdawn pode aumentar também, mas não foi verificada a falência. O stop da carteira também vai subir um pouco.

Cem, como sabes, quem faz sistema tem que ter algum grau de certeza possibilistica que lhe permita ter a confiança para investir e arriscar algumas perdas que possam ocorrer. O que eu não cederei uma milésima é à disciplina inicialmente definida para inicio de qualquer sistema de trading. Eu verifiquei com grande grau de certeza que a conta não estoirava, pois é para isso que a estatística nos serve. Mas tudo neste mundo é falível e desse estoiro estou consciente e aceito-o. Por isso é que ano após ano vou sobrevivendo e lutando contra ele.

Isto é como a nossa vida.
No momento em que cada pessoa nasce "em Portugal", sabe que estatisticamente vai viver até aos 80 anos.
Mas cumpre-nos fazer o nosso "bom trabalho defensivo" e tentar fazer com que o principio se verifique.

Mais uma vez, obrigado sempre pelas tuas sábias palavras, e vê lá se voltas aí à praça com mais regularidade para dar alimento a esta gente.
Com grande estima e consideração
ppbogos

Deixo o quadro de ontem. Nada de novo...
Anexos
Resultados Stochastic.png (49.5 KiB) Visualizado 4642 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por Cem pt » 4/12/2013 22:36

Amigo Bogos:

O teu sistema é bem resiliente, para mim foi uma boa surpresa ter-se aguentado bem nos movimentos dos upswings quando estavas curto contra a tendência dominante, em geral isso é mortal para um bom trading em qualquer outro sistema! Um excelente sinal para já sobre a fiabilidade do método.

Deixa-me dar-te 2 sugestões de possível melhoria que talvez possam aumentar futuramente a rentabilidade, numa variante "Kind of Stochastic 2014 sugerida por aquele gajo do Cem".

Mesmo sem testes estou convicto que pode ser um sucesso face ao que o atual sistema já mostrou:

1) Se tiveres um indicador de tendência para te indicar posições longas ou curtas, tomas essa posição sempre independentemente do "Kind of Stochastic", assim o resultado dessa componente tendencial seria sempre adicionado ao resultado do presente sistema. No caso presente do S&P 500 ao longo deste ano terias assumido sempre 1 posição longa/comprada, o que teria sido uma boa ajuda nos resultados globais.

2) Sempre que o "Kind of Stochastic" te der uma posição a favor da tendência usas as regras atuais de acumulação de posições até ao teu limite interno. Sempre que o "Kind of Stochastic" te der uma posição contra a tendência deixas passar as ordens ímpares de acumulação, ou seja, no caso presente se fossem gerados sinais de acumulação de curtos só atuarias no 2º dia, 4º dia, 6º dia, etc. Desta forma baixavas o risco das posições anti-trend para cerca de metade no caso de ocorrerem "drawdowns" violentos nas grandes acelerações do mercado, que em geral se manifestam mais vezes a favor da "trend" dominante. Até digo mais, pela minha experiência provavelmente nem o faria de 2 em 2 dias nos casos de ordens anti-trend, provavelmente só atuaria de 3 em 3 dias: no 3º dia do sinal atual de curtos, 6º dia de acumulação de curtos, etc.

Abraço e mais uma vez parabéns pelo sistema, uma surpresa muito agradável.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por bogos » 3/12/2013 23:38

Boa noite

E mais uma para o lado verde....
Anexos
Resultados Stochastic.png (48.13 KiB) Visualizado 4751 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 2/12/2013 23:02

Boa noite.

Esta última posição curta pariu um rato.
Indicador a mandar às malvas essas posições e assume de imediato e inequivocamente uma posição longa.

Siga...
Anexos
Resultados Stochastic.png (49.82 KiB) Visualizado 4804 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 29/11/2013 22:13

Boa noite

Uma semana passou e o sistema nem sinal de se desfazer das posições encurtadas...
Vamos ver o que nos reserva o último mês do ano. Já falta pouco para retirar conclusões.

Cumprimentos.
Anexos
Resultados Stochastic.png (49.57 KiB) Visualizado 4875 vezes
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana e 203 visitantes