Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES VS BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES VS BCP

por j0a0 » 27/12/2013 16:43

Decididamente, o Bcp tem um desempenho melhor que o Bes.

Portanto, The Winnwer is...... BCP.

Mas não quer dizer que seja assim daqui a uma semana. Mas esta batalha, sem duvida, o Bcp foi melhor investimento.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por j0a0 » 24/12/2013 8:58

De acordo com as ordens de abertura, diria que o BCP vai iniciar a sessão melhor que o BES.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...

por Storgoff » 23/12/2013 20:25

pc05 Escreveu:
Storgoff Escreveu:Sobre esses assunto apresento uns números e cada um que os interprete à sua maneira:

-BPI neste momento cota já recuperou 19% do seu máximo em 2007
-BES neste momento cota já recuperou 15,7% do seu máximo em 2007
-BCP neste momento cota já recuperou 7% do seu máximo em 2007

Pela mesma ordem o BPI é o banco que se encontra em melhor forma do ponto de vista dos seus fundamentais e o BCP o pior

E os aumentos de capital que ocorreram nesse período?

Por ex. para o BCP e em 2008 haviam 4.694.600.000 ações em mercado e agora são 19.707.167.060 (+4.2x)!

Os máximos de 2007 que entraram nos cálculos são os valores ajustados aos AC´s
As 3 cotadas foram comparadas na mesma base, todas tiveram AC substanciais.

Os gráficos ajustados não representam toda a realidade dos AC´s mas mesmo assim é a forma mais coerente de relacionar cotações presentes com cotações passadas.
É um facto que o ajuste das cotações não tem uma relação proporcional com o aumento do nº de acções mas sim com o valor teórico do direito e isto provoca distorções assinaláveis na comparação que fiz.
Por ex o BPI fez um AC considerável mas as cotações praticamente não ajustaram. O BCP aumentou brutalmente o nº de acções mas no entanto ajustou fortemente as cotações o mesmo se passando com o BES.
Portanto a comparação entre BES e BCP parece-me bastante razoável .
O BPI neste comparativo, como os máximos de 2007 praticamente não ajustaram, parte duma base desfavorável nos cálculos e portanto em termos comparativos até podemos dizer que sua performance foi bem superior ao valor apresentado.

Enfim como eu disse no início cada um que interprete os números à sua maneira.

Registado: 21/5/2009 18:43

por trend=friend » 23/12/2013 20:11

Tópico interessante.
Um exercício que periodicamente tenho feito há cerca de um ano é uma análise comparativa do desempenho dos 3 bancos desde 01/06/2012 (aproximadamente o fundo do bear).
Gostei da intervenção do Storgoff, mas penso que também será interessante "zoomar" um pouco mais de perto.
À data de hoje estamos assim:

- BCP 69,31 %
- BES 119,29%
- BPI 250%

Numa análise simplista, o BPI seria o "pior" para investir porque já leva grande parte da caminhada feita. Isso é redutor, porque provavelmente será o banco melhor posicionado para reagir à crise, ver-se livre dos Cocos e voltar à normalidade. Mas eu de fundamentais não percebo nada e, com franqueza, acho um exercício difícil arriscar algo nesta matéria com base em fundamentais tão flexíveis como têm os bancos (veja-se esta questão contabilística dos impostos diferidos, num passe de magia pode ser a bonança completa…).

Assim, o que faria a médio prazo era um mix dos 3 (40% BCP, 30% BPI, 30% BES), mas com flexibilidade para responder a movimentos de curto prazo, como o breakout de resistências (ex: a do BCP no final de Novembro/início de Dezembro ou a esta que podemos estar a assistir no BES após a longa lateralização a que se assistiu).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por PC05 » 23/12/2013 19:51

Storgoff Escreveu:Sobre esses assunto apresento uns números e cada um que os interprete à sua maneira:

Pela mesma ordem o BPI é o banco que se encontra em melhor forma do ponto de vista dos seus fundamentais e o BCP o pior

E os aumentos de capital que ocorreram nesse período?

Por ex. para o BCP e em 2008 haviam 4.694.600.000 ações em mercado e agora são 19.707.167.060 (+4.2x)!

Registado: 5/12/2005 21:28

por Joca601 » 23/12/2013 19:44

dos grandes bancos nacionais faltava juntar o bpi. Agora que o bcp está com valor comparativamente mais próximo da realidade, penso não haver grande diferença em investir em qualquer uns dos bancos, todos eles irão avançar em bolsa mais ou menos em consonância. nesta fase é tudo uma questão de gosto.

Registado: 7/1/2012 13:03

por j0a0 » 23/12/2013 19:34

Sim o BPI penso eu, que está "mais seguro" desse ponto de vista.
E é por isso que o potencial é menor...

Segue o do BPI, porque também é irmão... :P
Anexos
bpi.png
bpi.png (26.91 KiB) Visualizado 2459 vezes

por KIMBALA » 23/12/2013 19:29

Boas,

é verdade, o BPI tem dado provas que cai menos e que recupera melhor, no entanto o desinteresse nele aqui pelo forum é brutal. Eu proprio negoceio bastante o BPI mas resultados dignos desse nome nunca os vi (e por azar o meu pior trade foi no BPI - efeito paulo portas). É verdade que o problema não foi do BPI mas sim meu, mas isso tambem pesa :).

Quanto ao resto o argumento por ti apresentado é mais que suficiente para tirar conclusões.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por Storgoff » 23/12/2013 19:24

Sobre esses assunto apresento uns números e cada um que os interprete à sua maneira:

Registado: 21/5/2009 18:43

por j0a0 » 23/12/2013 19:24

As vistas de "longe" (10 anos) faz lembrar o tempo das "vacas gordas" desmedidas...
Será que um dia voltamos a ter "vacas gordas"?!

Nota: Mas vacas temos sempre :mrgreen:
Anexos
bcp.png
bes.png

BES VS BCP

por j0a0 » 23/12/2013 19:10

Colegas,

Abri este tópico porque tenho uma duvida muito interessante. Que até acredito que muitos de vocês já pensaram isso pelo menos uma vez nisso nestes últimos dias... :wink:

O Que acham melhor investimento a médio/longo prazo (2 ~ 5 anos) entre o BES e o BCP?!?
Eu creio que ambos são bons mas.....
Numa analise crua a olho nu, o que pensaram?

Nota: Tenho posição nos dois, mas estou a duvida caso queira fazer MAIS um reforço...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, Xãd e 91 visitantes