Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ProRealTime não está pelos ajustes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ProRealTime não está pelos ajustes

por rsacramento » 23/12/2013 0:43

Storgoff Escreveu:Isto já é uma discussão lateral ao tema do tópicp e que nao nos vai levar a nada.

De qualquer forma essa parte que citas corrobora a 1ª parte do meu Post anterior relativamente às cotações disponibilizadas diariamente.
Essas sim são obtidas a partir de sites públicos como o yahoo e afins. São os ficheiros diários

Mas bases de dados que eu referi eram disponibilizadas em Posts do Pedro tipo 2 vezes por ano com o histórico exaustivo.
Eram dados da sua própria compilação e por tudo o que referi seguramente que os dados que ele tinha no seu Meta eram actualizados pelo dataLink da reuters.

Mas enfim admito estar tal como tu a entrar no plano da especulação.

:shame:
mas onde é que estou a especular? :shock:

e mais: se fores ao site encontras lá as BDs com valores desde 1994 até 5ª feira, para o caso do bcp, p. ex

mas pela minha parte vou dar o assunto por encerrado

Registado: 29/11/2007 12:50

por Storgoff » 23/12/2013 0:25

Isto já é uma discussão lateral ao tema do tópicp e que nao nos vai levar a nada.

De qualquer forma essa parte que citas corrobora a 1ª parte do meu Post anterior relativamente às cotações disponibilizadas diariamente.
Essas sim são obtidas a partir de sites públicos como o yahoo e afins. São os ficheiros diários

Mas bases de dados que eu referi eram disponibilizadas em Posts do Pedro tipo 2 vezes por ano com o histórico exaustivo.
Eram dados da sua própria compilação e por tudo o que referi seguramente que os dados que ele tinha no seu Meta eram actualizados pelo dataLink da reuters.

Mas enfim admito estar tal como tu a entrar no plano da especulação.

Registado: 21/5/2009 18:43

por rsacramento » 23/12/2013 0:09

O serviço de cotações Metastock Clubeinvest é grátis e existe apenas para efeitos de demonstração, recomendamos aos utilizadores que desejam praticar Análise Técnica de forma séria e para efeitos de Trading a subscrição dos serviços de cotações oficiais da Reuters para um serviço profissional de muito melhor qualidade

fonte: http://www.clubeinvest.com/bolsa/base_d ... astock.php

por Storgoff » 22/12/2013 23:52

rsacramento Escreveu:
Storgoff Escreveu:
rsacramento Escreveu:quem é que te disse que essas BDs eram da dataLink?

Tens informação em contrário?
:wink:

não querias mais nada?

Estás um bocado lna base das respostas lacónicas.

Acho que não percebeste o que eu disse.
Eu não disse que estava a ser disponibilizado directamente os dados do feed da reuters.
Eles de facto disponibilizam cotações diarias de um sem número de cotadas mas esses ficheiros são obtidos a partir de dados públicos.
Eu referi-me a ficheiros que o Pedro Miranda de vez em quando disponibilizava que permitiam actualizar todas as cotadas do SP PSI DAX etc com as cotações devidamente ajustadas.

Que eles tinham acesso ao feed da reuters não tenho dúvidas.
Alias havia uma parte paga no site onde eles disponibilizavam análises periódicas a cotadas do PSI onde eram incluídos uma série de quadros de dados fundamentais que só estão disponiveis no serviço da reuters.
As bases de dados disponibilizadas eram naturalmente produzidas a partir dos ficheiros locais guardados pelo Meta.
Vais me dizer que estes ficheiros que o Pedro tinha não eram actualizados pelo dataLink .
Era ele que se dava ao trabalho de estar a corrigir centenas de cotadas manualmente?
Com que base? e o trabalho infinito que isso daria sem qualquer garantia da qualidade dos dados?
O site deles o que mais fazia era promover os produtos da Reuters...

por rsacramento » 22/12/2013 23:35

Storgoff Escreveu:

não querias mais nada?

por Storgoff » 22/12/2013 23:30

PairOfJacks Escreveu:
Storgoff Escreveu:Bom, bom era que umas almas caridosas com acesso a fontes seguras disponibilizassem os ficheiros de cotações das cotadas do Psi ou outras.

Storgoff, e em que software é que lanças essas cotações, metastock? Há algum software equivalente (bom) open source? Sinceramente às vezes sinto a necessidade de ter dados um bocadinho melhores do que aquilo que o PRT disponibiliza, mas quando vou ver os preços de licenças de software e de feeds de dados, desisto logo da ideia...

Eu tenho o Metastock.
De qualquer forma os ficheiros de dados que eu referi eram em formato AscII ( texto) , no fundo ficheiros universais.
Para os utilizar no Meta era preciso depois convertê-los no próprio Metastock.

Quanto ao Metastock é facil de arranjar seja qual for o canal escolhido.
Há canais mais dispendiosos e outros mais económicos.

por Storgoff » 22/12/2013 23:24

por PairOfJacks » 22/12/2013 23:23

Storgoff Escreveu:Bom, bom era que umas almas caridosas com acesso a fontes seguras disponibilizassem os ficheiros de cotações das cotadas do Psi ou outras.

Storgoff, e em que software é que lanças essas cotações, metastock? Há algum software equivalente (bom) open source? Sinceramente às vezes sinto a necessidade de ter dados um bocadinho melhores do que aquilo que o PRT disponibiliza, mas quando vou ver os preços de licenças de software e de feeds de dados, desisto logo da ideia...
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por rsacramento » 22/12/2013 23:14

quem é que te disse que essas BDs eram da dataLink?

por Storgoff » 22/12/2013 23:05

Bom, bom era que umas almas caridosas com acesso a fontes seguras disponibilizassem os ficheiros de cotações das cotadas do Psi ou outras.
:D
No Clubeinvest havia essa simpatia do seu principal administrador.
Disponibilizavam periodicamente bases de dados com cotações devidamente ajustadas de todas as cotadas do PSI20, S&P, CAC, DAX , etc.
Basicamente estavam a difundir as bases de dados que tinham no Meta construidas a partir do feed da reuters
O Povo agradecia !!!
:mrgreen:

por Storgoff » 22/12/2013 22:53

rsacramento Escreveu:imagina o caso do AC do banif: na sessão seguinte já tinha tudo ajustado
no caso do bes o mesmo, no caso da altri, do bcp, o mesmo - não tenho de fazer nada, aparece tudo feito

com o meta não consegues ver sem ser ajustados ao AC, por ex

quanto a dividendos não sei, porque nunca ajusto, mas existe essa hipótese manual

Por alguns dos teus posts suponho que usas o datalink da reuters com o metastock e pelo que dizes o que acontece é que a cada novo dia ele faz te a actualização dos ficheiros locais de cada uma das cotadas. Sempre que haja um evento corporativo em que eles considerem o ajuste, na sessão seguinte eles fazem te actualização do respectivo ficheiro alterando todas as cotações passadas. Mas é estranho que não te dê a possibilidade de ver as cotações históricas sem qualquer ajuste.

Às vezes é interessante ver as cotações reais que se verificaram no passado.
Também me parece pelo que dizes que a reuters não ajusta as cotações à distribuição de dividendos

Por exemplo no Yahoo, um serviço grátis ,tens o histórico das cotações reais e adicionalmente indicam-te o preço de fecho ajustado.
A partir daqui é possível determinar os coeficientes de ajuste e corrigir os gráficos . É claro que os preços ajustados que eles indicam não sei até que ponto estão correctos e que eventos é que els incorporaram.
Quanto aos valores reais parecem-me consistentes apesar de que no caso do PSI há um pequeno detalhe de longa data que agora ainda se agravou mais: as cotações há muito que vão à décima de centimo e no Yahoo arredondam ao centimo. A coisa ainda se tornou pior com a recente cotação à décima de milésima no caso do BCP e Banif

Para sermos coerentes e de forma que o gráfico ajustado represente o que efectivamente se pretende dele, então todos os eventos corporativos como Ac´s, splits, Spin-off dividendos tem de ser incluídos no ajuste de cotações.
O principio subjacente é o mesmo em todos estes casos.
Eu sei que há malta que diz que não ajusta aos dividendos ou só ajuste a dividendos extraordinários.
É um facto que os dividendos ordinários em regra dão um factor de ajuste muito próximo de 1 o que não afecta substancialmente as cotações passadas, mas ao fim de varias distribuições o efeito acumulado já é significativo.

Já vi que o melhor para ir garantindo um histórico base de qualidade no caso do PSI é periodicamente ir ao site da Euronext e sacar o histórico de cotações. Ai pelo menos garantes que as cotações reais e volumes estão correctos depois se te deres ao trabalho de ir determinado os factores de ajuste podes a qualquer momento construir um gráfico devidamente corrigido garantindo simultaneamente o gráfico com as cotações reais.
É claro que isto dá uma trabalheira enorme.

por rsacramento » 22/12/2013 22:07

imagina o caso do AC do banif: na sessão seguinte já tinha tudo ajustado
no caso do bes o mesmo, no caso da altri, do bcp, o mesmo - não tenho de fazer nada, aparece tudo feito

com o meta não consegues ver sem ser ajustados ao AC, por ex

quanto a dividendos não sei, porque nunca ajusto, mas existe essa hipótese manual

por Storgoff » 22/12/2013 21:59

rsacramento Escreveu:
Storgoff Escreveu:Pois essa conversa da Gobulling já conheço. Foi me dito no suporte ao cliente.
Enfim , malta nova com respostas sem pés nem cabeça.
Reportam-se problemas e eles mais parecem estar interessados em justificarem-se do que pressionar o Saxo no sentido de oferecer um produto à altura.

penso que estás a ser injusto para com o atendimento, que para mim é 5 estrelas

Estava-me a referir a problemas nas cotações.
Por exemplo nas ultimas sssões do PSI o graficos não actualizaram o preço de fecho e os respectivos volumes.
Normalmente na sessaõ seguinte o fecho da anterior é actualizado. Desde dia 13 de Dez que não está a actualizar.
E lá veio a resposta esfarrapada.

rsacramento Escreveu:
Storgoff Escreveu:Mas , já agora que tens uma fonte fiável - reuters, perguntava-te o seguinte:

Os dados EOD fornecidos vão sendo ajustados à medida que os eventos corporativos acontecem ou apenas são enviadas as cotações
reais e paralelamente os coeficientes de ajuste sendo que depois localmente podes optar por ver ou não gráficos ajustados?

é tudo transparente

Podes especificar um pouco melhor ?
Usando o Metastock com o Reuters datalink posso optar por ver os gráficos ajustados ou não ajustados (acesso às cotações reais).
No caso de cotações ajustadas, inclui ajustes de todos os eventos ou é selectivo?

por rsacramento » 22/12/2013 21:44

Storgoff Escreveu:Pois essa conversa da Gobulling já conheço. Foi me dito no suporte ao cliente.
Reportam-se problemas e eles mais parecem estar interessados em justificarem-se do que pressionar o Saxo no sentido de oferecer um produto à altura.

penso que estás a ser injusto para com o atendimento, que para mim é 5 estrelas

Storgoff Escreveu:Mas , já agora que tens uma fonte fiável - reuters, perguntava-te o seguinte:

Os dados EOD fornecidos vão sendo ajustados à medida que os eventos corporativos acontecem ou apenas são enviadas as cotações
reais e paralelamente os coeficientes de ajuste sendo que depois localmente podes optar por ver ou não gráficos ajustados?

é tudo transparente

Storgoff Escreveu:Não sei se já te deste a esse trabalho, mas as cotadas do PSI20 estão a ser bem representadas no PRT pelo menos nos gráficos ajustados?

lá está, por vezes estão errados (p. ex. no volume), outras vezes demoram a corrigir, outros batem certo nos últimos tempos... varia

por Storgoff » 22/12/2013 21:08

rsacramento Escreveu:se falares com a gobulling eles previnem-te imediatamente para não te fiares nos gráficos
no caso do PRT, como é à borla, não me posso queixar, embora já por diversas vezes os tenha levado a corrigirem muita coisa

o meu fornecedor é conhecido de todos - é o datalink eod da reuters :D

Pois essa conversa da Gobulling já conheço. Foi me dito no suporte ao cliente.

A plataforma do Saxo é um sistema de negociação fechado. Que eu saiba não permite a ligação de um data provider.
Portanto mais uma razão para que oferecem um produto limpinho. Afinal a plataforma ganha tanto prémio internacional...
Não dá para perceber.
Eu acho que é intencional para que a malta se foque no trading de curto prazo .
Basicamente nos CFD´s e no Forex. Pois isso é que lhes dá massa a sério.
Investidores em acções e a longo prazo é coisa que eles não apreciam muito.

Mas , já agora que tens uma fonte fiável - reuters, perguntava-te o seguinte:

Não sei se já te deste a esse trabalho, mas as cotadas do PSI20 estão a ser bem representadas no PRT pelo menos nos gráficos ajustados?
Refiro-me a máximos, mínimos e S/R relevantes em gráficos a 10 anos)
Nos gráficos não ajustados tenho a certeza que pelo menos os casos que citei não estão correctos

por rsacramento » 22/12/2013 19:08

Storgoff Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Storgoff Escreveu:Alguém tem uma boa ideia para dar a volta a isto?

a qualidade paga-se, meu caro

(ainda aparece aí o arnie e vou ter de me esconder :wink: )

Boa ajuda! :D
Bem no caso do Saxo todos os clientes já pagam bem em comissões de corretagem para que os gráficos fossem limpinhos.
No caso do PRT mesmo que pagues provavelmente tens as mesmas gafes, pelo que expus anteriormente.

Já agora como é que te tens amanhado.
Vives bem com estas gafes ou pagas para ter o tal serviço de qualidade?
Se não for indiscrição e caso tenhas um serviço pago de qualidade poderias indicar qual?

se falares com a gobulling eles previnem-te imediatamente para não te fiares nos gráficos
no caso do PRT, como é à borla, não me posso queixar, embora já por diversas vezes os tenha levado a corrigirem muita coisa

o meu fornecedor é conhecido de todos - é o datalink eod da reuters :D

por Storgoff » 22/12/2013 19:02

rsacramento Escreveu:

Boa ajuda! :D
Bem no caso do Saxo todos os clientes já pagam bem em comissões de corretagem para que os gráficos fossem limpinhos.
No caso do PRT mesmo que pagues provavelmente tens as mesmas gafes, pelo que expus anteriormente.

Já agora como é que te tens amanhado.
Vives bem com estas gafes ou pagas para ter o tal serviço de qualidade?
Se não for indiscrição e caso tenhas um serviço pago de qualidade poderias indicar qual?

por rsacramento » 22/12/2013 18:55

por Storgoff » 22/12/2013 18:45

Eu como uso a plataforma do Saxo Bank ( Gobulling) não tenho explorado o Prorealtime. Apenas de vez em quando só por mera curiosidade.
Tenho confiado nos gráficos do Saxo desde já porque as cotações EOD e volumes batem certo nas cotadas do PSI ( há aquele detalhe de a cotação de fecho só ser actualizada na sessão seguinte), também reparo que os ajustes por dividendos ou dos AC´s tem sido feitos ( aqui só tenho reparado digamos nestes 2 últimos anos).
No entanto há uns dias verifiquei, por comparação com outras fontes, que se começarmos a recuar uns anos ,e no caso dos bancos do PSI onde houve uma série de AC´s, observam-se gafes nestes ajustes das cotações( ou faltam ou foram feitos com factores incorrectos)
Resumindo, para análise de históricos de cotação estes gráficos do Saxo são uma inutilidade , principalmente quando há eventos corporativos marcantes.

Ou seja os gráficos nem representam fielmente as cotações reais que se verificaram no passado nem as cotações devidamente ajustadas.

A minha questão sobre o Prorealtime foi exactamente para saber se esta fonte seria de segurança, mas pelo que verifiquei e pelo que vocês indicaram aqui também não há garantias nesse sentido.

Eu penso que não estou a ser muito exigente.
Ter gráficos correctamente ajustados é o mínimo indispensável para fazer uma análise coerente dos gráficos
Para analisar o histórico de uma cotada ou temos um gráfico com as cotações reais ou um gráfico com as cotações devidamente ajustadas. Qualquer coisa pelo meio é puro lixo.
Pelo que eu vejo, as fontes citadas no fundo não garantem nem uma coisa nem outra.

O Prorealtime tem a opção de mostrar os gráficos com ou sem o ajuste de dividendos.
Experimentando no caso do BES verificamos que se optar pelo gráfico sem o ajuste ele basicamente representa um gráfico sem os ajustes dos AC´s ( essa parte é notória no caso do último AC)no entanto indica uma cotação máxima em 2007 à volta de 12€ quando ela chegou de facto a €17,8 .
Ou seja neste caso o gráfico deveria apresentar as cotações reais, o que não acontece.
No caso do gráfico com opção de ajuste este máximo baixa para 6,8 mas pelo que acabei de indicar nada me garante que este valor ajustado seja o correcto.

Se experimentarmos no caso do BCP a coisa é ainda mais grave. Se optarmos pelo não ajuste o máximo de 2007 fica em 2,8 quando o real foi €4,14.
Se optarmos pelo ajuste temos máximo de 2,44.
Enfim incoerências atrás de incoerências que me levam a ter pouca ou nenhuma confiança nos gráficos históricos tanto do Pró como do Saxo.

Em resposta ao rsacramento digo:
A questão da opção de ajuste de dividendos do Pro, basicamente inclui todos ajuste ( div. AC´s, etc) que o staff do Pro tenha introduzido. Não me parece que haja aqui a opção de o utilizador introduzir os seus factores de ajuste.
Relativamente ao facto de ser um produto gratuito e portanto não podermos exigir muito não faz sentido.
O PRO tem a versão paga havendo à partida uma única base de dados onde acedem os dois serviços ( não faz sentido que na versão gratuita se dessem ao trabalho de actualizar uma base de dados separada) o que me leva a crer que mesmo pagando iríamos terás as mesmas inconsistências nos dados.

No caso do Saxo é inadmissível este problema.
No caso do PRO também não consigo entender porquê.

Será isto algum acordo de cavalheiros que obriga a malta a ter de aderir aos serviços da Reuters ou afins?
Ou é mesmo o total desprezo pelo mercado português?
Pelo que vocês indicaram no caso do PRO também se verificam problemas no mercado americano…

Conclusão:
Olhar para máximo ou mínimos relativos nestes gráficos de longo prazo é basicamente estar a olhar para valores incorrectos o que só pode levar a análise ainda mais incorrectas
Uma bela salganhada é o que isto é.

Alguém tem uma boa ideia para dar a volta a isto?

por rsacramento » 22/12/2013 17:38

Trader 2013 Escreveu:Boa tarde. 1/8/2007 BCP cotou a cerca de 3.65 EUR., ora no PRT a cotação nesse dia anda á volta dos 2.70 ou 2.80 :shock:

tens de levar em conta os sucessivos ACs e outras ocorrências que obrigaram a ajustes nas cotações

assim, de facto, o PRT tem, para essa data, 2.3609, enquanto que eu tenho 1.9795, o que sempre é uma grande diferença, lá está!

por Trader 2013 » 22/12/2013 17:26

Boa tarde. 1/8/2007 BCP cotou a cerca de 3.65 EUR., ora no PRT a cotação nesse dia anda á volta dos 2.70 ou 2.80 :shock:

Registado: 21/12/2013 0:38

por rsacramento » 22/12/2013 12:26

de facto o gráfico não é ajustável: quem queira ajustar está tramado..

por rsacramento » 22/12/2013 12:17

vou ver, obrigado

por Elias » 22/12/2013 12:15

rsacramento Escreveu:diz-me uma com um ex-div recente para eu ir ver, se fazes o favor

visualmente, as mais fáceis de ver são as que dão dividendo anual (e não trimestral).
Por exemplo a Walt Disney, que teve um dividendo de 0,86 USD (ex-div a 12 de Dezembro)

Ou então as que dão grandes dividendos extraordinários.
Por exemplo a Costco Wholesale que deu um dividendo especial de 7 USD em Dezembro de 2012

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 22/12/2013 12:10

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:mas estás a dizer que nas americanas o ajuste já vem incorporado, por assim dizer?

não, o que acontece é que no caso das acções americanas o gráfico não é ajustado a dividendos, nem mesmo quando activas a opção de ajustar aos dividendos.

que engraçado... então o gráfico não é ajustável, de todo?

diz-me uma com um ex-div recente para eu ir ver, se fazes o favor

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana e 202 visitantes