Saldo da minha Vida na Bolsa
Re: Saldo da minha Vida na Bolsa
brimbela Escreveu:> como te percebo.ARNOY Escreveu:... não gosto de falar de bolsa com a minha mulher.
parece mais fácil dizer que se tinha uma amante com a qual se gastou o dinheiro, mas que estamos arrependidos e emendados...
a "gaja" era claramente oferecida, mentirosa, enganadora, só queria dinheiro....... um asneira estupida.
conhecia-a via internet... e sinceramente nem nunca chegamos a vias de facto...
- Registado: 19/4/2005 11:11
> como te percebo.ARNOY Escreveu:... não gosto de falar de bolsa com a minha mulher.
Um dos melhores post's que vi aqui pelo fórum nos últimos tempos.
Concordo em absoluto e acrescento: não gosto de estar a perder e não ter coragem de assumir as perdas e partir para outra...
Fiz umas contas de merceeiro há uns tempos do quanto teria rendido (em DP a taxa média de 2,5%) alguns euros que tenho empatados em 2 títulos desde há mais tempo do que tenho coragem de admitir e é aterrador.
Alguns post's deste tópico deviam ser de leitura obrigatória para alguns participantes (de modo particular no tópico do BCP

Abraço e boas festas
pvg, quando se está de fora é mais fácil perceber tudo
E recordo-me de ter dito isso porque a tua visão do BCP era claramente emotiva e muito pouco racional. Eram os sentimentos à flor da pele que tu tão bem agora os descreveste.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
o desanimo não me deixou ver esta recuperação do BCP. 100% em meses.... nem com o Ulisses a dizer-me que estava pessimista demais...
a bolsa afecta a visão o discernimento até o olfacto e o sabor....
a bolsa afecta a visão o discernimento até o olfacto e o sabor....
ARNOY Escreveu: (...) não gosto de levar amigos para a bolsa, principalmente se forem meus amigos, não gosto de falar de bolsa com a minha mulher.
Concordo inteiramente. Para mim, estar no mercado é algo muito pessoal, também não gosto muito de partilhar esse aspecto da minha vida com quem me é próximo e querido. Sinto que é demasiado perigoso, demasiado arriscado, não quero atrair pessoas para este mundo, o que poderia acontecer se partilhasse muitas experiências. Porque afinal, há um certo elemento emocional em tudo isto, mesmo para que consegue "controlar" as emoções.
Cada qual deve encontrar o seu próprio caminho nos mercados, descobrir por si se tem estômago para isto... Ao fim de 15 anos, eu sei que aguento, mas também sei que há muita gente que nunca se deve meter nisto, porque não tem perfil psicológico. Aliás, quando algum amigo me vem pedir conselhos de investimento, eu nunca recomendo nada que seja muito volátil; no máximo obrigações... se me falar em acções, mostro-lhe por exemplo um gráfico de longo prazo da Martifer, Banif ou Inapa, para arrefecer os ânimos do "dinheiro fácil"

Em geral, a partir daí já não insistem...
ARNOY Escreveu:Perder 50.000 contos numa semana por acaso foi entre o natal e o ano novo, deixa-te sem unhas!
Fo.....porra.

Demorei a assimilar a passagem para euros.
Deve ter sido uma agonia...
Hoje deu-me para isto...estive a reler alguns posts anteriores e gostava de acrescentar mais alguns pontos. Não gosto de acções sem liquidez, não gosto de ir na onda do pagode porque para entrar cabe sempre mais um, mas para sair existe apenas uma porta e é muito estreita, não gosto de falhar a entrada, é meio caminho para perder, nesse caso prefiro sair e procurar outra acção. Não gosto das justificações que os media dão aos movimentos do mercado, quase sempre não sabem do que falam, não gosto de aberturas de telejornal com subidas espectaculares do mercado. Não gosto de futuros, forex, metais, MP e outros, normalmente não te dá hipótese de refazer o tiro, quando acordas estás morto! Perder 50.000 contos numa semana por acaso foi entre o natal e o ano novo, deixa-te sem unhas!! Não gosto de acordar ás 3 da manhã para espreitar o mercado nipônico, não gosto de me enganar, gosto ainda menos de perder, não gosto de levar amigos para a bolsa, principalmente se forem meus amigos, não gosto de falar de bolsa com a minha mulher. Gosto de por os ovos todos no mesmo cesto, gosto de liquidez no mercado, gosto de vê-los a fugir do mercado, gosto de movimentos falsos, gostos de analisar suportes e resistências com preços de fecho, gosto de olhar para o volume, gosto de registar todos os tardes com volume, preço de compra, preço de venda, data e resultado em %, gosto de guardar registo de carteiras já tidas e entretanto vendidas e acompanhar ao longo do tempo com preços actuais, gosto do caldeirão sendo um micro clima tem muito da essência do mercado! Abraço e bons negócios!
- Registado: 28/7/2010 10:46
ARNOY Escreveu:Não sou de falar muito, mas este post desafiou-me para contar um pouca da minha história. Entrei em 1991/1992 com o meu amigo Pedro Lino, éramos os dois putos da corretora ESER na rua dos Fanqueiros. O meu investimento inicial foi de 700 contos. Ganhei bom dinheiro até 1995/1996, por essa altura começámos a ouvir falar de cambio, muitos investidores mais velhos e que tinham feito fortunas nos idos anos 80, alguns que até tinham deixado de trabalhar e viviam dos rendimentos, foram tentar a "nova" galinha dos ovos de ouro. Resultado... a desgraça! muito ficaram reduzidos a pó e eu entrei muitas vezes em grandes desespero perdi cerca de 80.000€ em dollar/marco, fiquei com muito poucas acções e e liquidez e voltei apenas ao mercado de acções PT. Refiz algumas posições e em 1997/1998 voltei aos grandes dias. Nesse tempo fazíamos alavancagens diárias que chegavam a 200.000€ quando na realidade só tinha 20/30.000€ na conta. Tínhamos uma "brincadeira" que era a de pagar o jantar ao grupo se a posição aberta às 9h00 e fechada ás 16h00 desse lucro superior a mil contos. paguei poucas vezes mas fui convidado muitas e muitas vezes pelo grupo. Foram grandes anos de bolsa, com boas recuperações de perdas no mercado de futuros e cambial resultado até ai negativo, pouco mas negativo. No ano 2000 parei por falta de liquidez nova vida, casa carro, liquidez zero. Volto em 2007/2008 com vontade de cavalgar a OPA do BCP ao BPI, invisto em banca e resultado 50.8% de perdas! em 2009 -9.7%, em 2010 -3.8% em 2011 - 1.2%, em 2012 +13.2% e em 2013 tenho um excelente resultado com ALCATEL/MOTA E SONAECOM compradas em Janeiro e mantidas durante longos meses.
O ensinamento de mais de 20 anos de mercados para mim é o da paciência, paciência e muita paciência, quem tentar estar sempre a dar tiros é uma questão de tempo para ficar depenado. resumindo:
1) Nunca estar sempre dentro, o dinheiro precisa de respirar e nós precisamos de ganhar consciência do dinheiro que muitas vezes não passa de uns números que vemos numa conta.
2) Se é para entrar, entro ao preço que estiver e quando for para sair saio ao preço que estiver, cumprir sempre, sempre os limites de perda e ganho antes de iniciar o trade.
3) Quando o mercado está confuso, mesmo a ganhar, saio e volto a entrar quando perceber para onde vai, deixei de ganhar uma parte da posição?, paciência o mercado não acaba amanhã!
5) Enganei-me na entrada aguento uma, aguento duas, não muda? saio!!!!!! Respiro! volto a analisar os gráficos mas com o dinheiro do meu lado!, a analise só pode ser racional e válida se o factor emocional estiver arrumado na gaveta.
6) e ultimo para balanço de 20 anos, também eu pensei em enriquecer muito e depressa para me por ao sol. Não dá! porque para isso é preciso colocar muito dinheiro no assador e a partir desse ponto, é muito difícil controlar o lado emocional, o que eu tento fazer hoje é encontrar um equilíbrio entre o dinheiro que vou colocar no mercado e a capacidade razão/emoção que vou necessitar para o gerir.
Revejo-me totalmente neste post, até na data que me iniciei na bolsa, mas tiro da história o Pedro Lino

Também já ganhei muito e também já perdi muito, mas o bichinho fica cá dentro para sempre, para mim é difícil imaginar viver sem a emoção dos mercados.
Outra coisa incrível que ainda me acontece apesar de tantos anos de bolsa, é de vez em quando cometer erros básicos que só a parte emocional os podem explicar. Ainda hoje cometi um erro que ainda estou a pensar como foi possível tê-lo feito, mas é isto a vida de quem tenta ganhar algum neste mundo completamente louco.
Há uma frase que já vi escrita neste fórum e da qual acho muita piada: "Estou na bolsa por loucura!"
Bons negócios

zecatreca_1 Escreveu:ARNOY Escreveu:Apenas mais uma achega ao que tenho escrito e depois calo-me.
Com uma partilha de experiência destas, por mim, não precisas de te "calar".
![]()
Cumprimentos
Nem mais...

Põe tudo que és na mais pequena coisa que faças.
Fernando Pessoa
Fernando Pessoa
ARNOY Escreveu:Apenas mais uma achega ao que tenho escrito e depois calo-me.
Com uma partilha de experiência destas, por mim, não precisas de te "calar".

Cumprimentos
Apenas mais uma achega ao que tenho escrito e depois calo-me. Quando estiverem a analisar o mercado primeiro que tudo olhem para o quadro todo, recuam 3 ou 4 metros para trás e vejam o mercado na sua forma geral. Vou entrar em que mercado? por exemplo no ano passado não fiz um único trade no nosso mercado estive sempre no cac e dax. A primeira decisão que tomei em jan 2012 foi de não estar nunca no psi mesmo que houvesse potenciais bons negócios. Este ano decidi em Jan estar no cac e psi e só depois fui analisar as acções. Ao longo do tempo vou observando o gráfico, mas estou muito mais atento ao sentimento do mercado, para onde vamos? Resumindo, começo a analisar com o satélite e termino com o microscópio electrónico!
Existem pessoas bem sucedidas em outras áreas e que depois vêm para a bolsa e não fazem nada de geito porque não conseguem controlar eficazmente o ambiente externo, como fazem quando são bem sucedidos. Por isso, ao não conseguirem controlar o ambiente externo, também deixam de se conseguir controlar internamente, independentemente de fazerem uma reflexão adequada a si próprios, ou não.
No mercado é cada um por si. Não vamos esperar que outros ganhem dinheiro para nós, se nós não conseguimos viver do trading. Mas se conseguirmos, também não pretendemos sacar nada do mercado. Temos o que merecemos e isso faz-nos feliz.
Se eu te disser que já estou quase com 1 milhão de euros na conta e que parti quase do zero, ou que estou na miséria, e se tu ficares com isto feliz ou perturbado. Esquece... nunca serás um bom trader.
Para se ser um bom trader é preciso, entre muitas outras normas, não deixar que a ética do trabalho doutras actividades afectem.
Quando eu vejo aqui criticas de outros forences, não vejo sucesso. Porque criticam, põem em causa, perguntam, tentam entender, etc.. o trading não tem nada a ver com isso.
No mercado é cada um por si. Não vamos esperar que outros ganhem dinheiro para nós, se nós não conseguimos viver do trading. Mas se conseguirmos, também não pretendemos sacar nada do mercado. Temos o que merecemos e isso faz-nos feliz.
Se eu te disser que já estou quase com 1 milhão de euros na conta e que parti quase do zero, ou que estou na miséria, e se tu ficares com isto feliz ou perturbado. Esquece... nunca serás um bom trader.
Para se ser um bom trader é preciso, entre muitas outras normas, não deixar que a ética do trabalho doutras actividades afectem.
Quando eu vejo aqui criticas de outros forences, não vejo sucesso. Porque criticam, põem em causa, perguntam, tentam entender, etc.. o trading não tem nada a ver com isso.
ARNOY Escreveu:Não sou de falar muito, mas este post desafiou-me para contar um pouca da minha história. Entrei em 1991/1992 com o meu amigo Pedro Lino, éramos os dois putos da corretora ESER na rua dos Fanqueiros. O meu investimento inicial foi de 700 contos. Ganhei bom dinheiro até 1995/1996, por essa altura começámos a ouvir falar de cambio, muitos investidores mais velhos e que tinham feito fortunas nos idos anos 80, alguns que até tinham deixado de trabalhar e viviam dos rendimentos, foram tentar a "nova" galinha dos ovos de ouro. Resultado... a desgraça! muito ficaram reduzidos a pó e eu entrei muitas vezes em grandes desespero perdi cerca de 80.000€ em dollar/marco, fiquei com muito poucas acções e e liquidez e voltei apenas ao mercado de acções PT. Refiz algumas posições e em 1997/1998 voltei aos grandes dias. Nesse tempo fazíamos alavancagens diárias que chegavam a 200.000€ quando na realidade só tinha 20/30.000€ na conta. Tínhamos uma "brincadeira" que era a de pagar o jantar ao grupo se a posição aberta às 9h00 e fechada ás 16h00 desse lucro superior a mil contos. paguei poucas vezes mas fui convidado muitas e muitas vezes pelo grupo. Foram grandes anos de bolsa, com boas recuperações de perdas no mercado de futuros e cambial resultado até ai negativo, pouco mas negativo. No ano 2000 parei por falta de liquidez nova vida, casa carro, liquidez zero. Volto em 2007/2008 com vontade de cavalgar a OPA do BCP ao BPI, invisto em banca e resultado 50.8% de perdas! em 2009 -9.7%, em 2010 -3.8% em 2011 - 1.2%, em 2012 +13.2% e em 2013 tenho um excelente resultado com ALCATEL/MOTA E SONAECOM compradas em Janeiro e mantidas durante longos meses.
O ensinamento de mais de 20 anos de mercados para mim é o da paciência, paciência e muita paciência, quem tentar estar sempre a dar tiros é uma questão de tempo para ficar depenado. resumindo:
1) Nunca estar sempre dentro, o dinheiro precisa de respirar e nós precisamos de ganhar consciência do dinheiro que muitas vezes não passa de uns números que vemos numa conta.
2) Se é para entrar, entro ao preço que estiver e quando for para sair saio ao preço que estiver, cumprir sempre, sempre os limites de perda e ganho antes de iniciar o trade.
3) Quando o mercado está confuso, mesmo a ganhar, saio e volto a entrar quando perceber para onde vai, deixei de ganhar uma parte da posição?, paciência o mercado não acaba amanhã!
5) Enganei-me na entrada aguento uma, aguento duas, não muda? saio!!!!!! Respiro! volto a analisar os gráficos mas com o dinheiro do meu lado!, a analise só pode ser racional e válida se o factor emocional estiver arrumado na gaveta.
6) e ultimo para balanço de 20 anos, também eu pensei em enriquecer muito e depressa para me por ao sol. Não dá! porque para isso é preciso colocar muito dinheiro no assador e a partir desse ponto é muito difícil controlar o lado emocional, o que eu tento fazer hoje é encontrar um equilíbrio entre o dinheiro que vou colocar no mercado e a capacidade razão/emoção que vou necessitar para o gerir.
Excelente...Excelente...Excelente
Obrigado pelo Post
- Registado: 29/11/2007 3:54
Obrigado Ulisses pelas tuas palavras, confesso que a minha análise da psic do mercado é hoje assente em muito do que dizes por aqui, funciona como barómetro e tenho sido bem sucedido. Esse (relativo) distanciamento com que falas do mercado é importante e deve ser seguido por todos. Fazes um grande trabalho neste forum, parabéns!
Arnoy, obrigado pela tua partilha de tantos anos de experiências intensas. Vale mais do que 10 artigos que possam ser escritos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Arnoy....excelente post.
Na minha opinião os ultimos paragrafos correspondem exatamente como se deve estar em bolsa.
Parabens
Na minha opinião os ultimos paragrafos correspondem exatamente como se deve estar em bolsa.
Parabens

já estou fora das sala de mercado/investidor há muito, mas nesse tempo as posições nas correctoras e as contas nos bancos obrigavam ao encontro de posições apenas ao final do dia. o entretanto permitia-nos desenvolver muito da nossa criatividade!
É evidente que existem historias de grande sucesso, o Pedro é uma delas, acompanhei de perto durante anos a sua forma de trabalhar e realmente era diferente de todos os outros. (Fomos dos primeiros a ter em casa software de analise). A confiança que tinha nas suas análises, a racionalidade e capacidade de aguentar o stress em grandes trades era BRUTAL!!!!!!. não sendo comigo ficava com suores frios só de pensar nas posições que ele tinha, e a ganhar ou a perder a sua emoção não vinha ao de cima nunca, não vou falar de números mas eram vertiginosos!!. Não será por acaso que os golden boys das salas têm menos de 30 anos. A partir daí a nossa capacidade de resistência ao stress desaparece. Nem por sombras era capaz hoje de aguentar a pressão que nesse tempo tive de aguentar. Por isso as análises são muito importantes, o nosso feeling também, a capacidade de analisar os outros (psic do mercado) ainda mais, mas sobretudo a nossa resistência à adversidade, e essa tem de ser tão grande na perda como no ganho!!! muita dela está perdida, por isso hoje sou mais comedido.
É evidente que existem historias de grande sucesso, o Pedro é uma delas, acompanhei de perto durante anos a sua forma de trabalhar e realmente era diferente de todos os outros. (Fomos dos primeiros a ter em casa software de analise). A confiança que tinha nas suas análises, a racionalidade e capacidade de aguentar o stress em grandes trades era BRUTAL!!!!!!. não sendo comigo ficava com suores frios só de pensar nas posições que ele tinha, e a ganhar ou a perder a sua emoção não vinha ao de cima nunca, não vou falar de números mas eram vertiginosos!!. Não será por acaso que os golden boys das salas têm menos de 30 anos. A partir daí a nossa capacidade de resistência ao stress desaparece. Nem por sombras era capaz hoje de aguentar a pressão que nesse tempo tive de aguentar. Por isso as análises são muito importantes, o nosso feeling também, a capacidade de analisar os outros (psic do mercado) ainda mais, mas sobretudo a nossa resistência à adversidade, e essa tem de ser tão grande na perda como no ganho!!! muita dela está perdida, por isso hoje sou mais comedido.
Tenho colegas que perguntam me como é o mundo da bolsa, e a 1ª coisa que faço é aconselhar a leitura deste post, as reaçoes sao diversas mas acabo imediatamente por perceber na expressão deles que não era exactamente o que estavam á espera.
Um bom post que devia ser Stick para futuras aprendizagens.

- Registado: 10/5/2010 15:35
Arnoy,
o teu post justifica a abertura deste tópico. sincero obrigado.
gostava só de lembrar uma coisa : O nosso colega, desaparecido, Ovos Moles, trabalhava na sala de mercados de um grande banco. Convidou-me para lá ir uma vez... perguntei-lhe se fazia dinheiro para ele, também... e ele confessou-me que não...
o teu post justifica a abertura deste tópico. sincero obrigado.
gostava só de lembrar uma coisa : O nosso colega, desaparecido, Ovos Moles, trabalhava na sala de mercados de um grande banco. Convidou-me para lá ir uma vez... perguntei-lhe se fazia dinheiro para ele, também... e ele confessou-me que não...
Não sou de falar muito, mas este post desafiou-me para contar um pouca da minha história. Entrei em 1991/1992 com o meu amigo Pedro Lino, éramos os dois putos da corretora ESER na rua dos Fanqueiros. O meu investimento inicial foi de 700 contos. Ganhei bom dinheiro até 1995/1996, por essa altura começámos a ouvir falar de cambio, muitos investidores mais velhos e que tinham feito fortunas nos idos anos 80, alguns que até tinham deixado de trabalhar e viviam dos rendimentos, foram tentar a "nova" galinha dos ovos de ouro. Resultado... a desgraça! muito ficaram reduzidos a pó e eu entrei muitas vezes em grandes desespero perdi cerca de 80.000€ em dollar/marco, fiquei com muito poucas acções e e liquidez e voltei apenas ao mercado de acções PT. Refiz algumas posições e em 1997/1998 voltei aos grandes dias. Nesse tempo fazíamos alavancagens diárias que chegavam a 200.000€ quando na realidade só tinha 20/30.000€ na conta. Tínhamos uma "brincadeira" que era a de pagar o jantar ao grupo se a posição aberta às 9h00 e fechada ás 16h00 desse lucro superior a mil contos. paguei poucas vezes mas fui convidado muitas e muitas vezes pelo grupo. Foram grandes anos de bolsa, com boas recuperações de perdas no mercado de futuros e cambial resultado até ai negativo, pouco mas negativo. No ano 2000 parei por falta de liquidez nova vida, casa carro, liquidez zero. Volto em 2007/2008 com vontade de cavalgar a OPA do BCP ao BPI, invisto em banca e resultado 50.8% de perdas! em 2009 -9.7%, em 2010 -3.8% em 2011 - 1.2%, em 2012 +13.2% e em 2013 tenho um excelente resultado com ALCATEL/MOTA E SONAECOM compradas em Janeiro e mantidas durante longos meses.
6) e ultimo para balanço de 20 anos, também eu pensei em enriquecer muito e depressa para me por ao sol. Não dá! porque para isso é preciso colocar muito dinheiro no assador e a partir desse ponto é muito difícil controlar o lado emocional, o que eu tento fazer hoje é encontrar um equilíbrio entre o dinheiro que vou colocar no mercado e a capacidade razão/emoção que vou necessitar para o gerir.
A nova plataforma WEB permite fazer a rendibilidade da conta WEB, que é onde ficam as obrigações ea rendibilidade da Conta PRO separadamente que é onde coloco as ações e outros instrumentos...
O Gráfico fala por si... isto quem pensa que é dinheiro dado, esta muito enganado.
Felizmente o meu valor em ações representa apenas 1% a 5% do meu dinheiro em obrigações....
Mas já dá para tirar umas ideias...
O Gráfico fala por si... isto quem pensa que é dinheiro dado, esta muito enganado.
Felizmente o meu valor em ações representa apenas 1% a 5% do meu dinheiro em obrigações....
Mas já dá para tirar umas ideias...
Lose your opinion, not your money
Caro sr_sniper
As refer na altura eram de 2015 (imagine-se a 52% a 2 anos) e entrei e saí varias vezes. Hoje não tenho divida publica de Portugal e espero não voltar a ter nos próximos tempos...... Mas tenho as acções da REN!?
As refer na altura eram de 2015 (imagine-se a 52% a 2 anos) e entrei e saí varias vezes. Hoje não tenho divida publica de Portugal e espero não voltar a ter nos próximos tempos...... Mas tenho as acções da REN!?
- Registado: 23/11/2011 21:02
Lisboa_Casino Escreveu:Caro Sr. sniper
Até ao momento o balanço e muito positivo e foi com ele que consegui recuperar significativamente, das perdas registadas na Grécia . Utilizei nesse período recurso a conta corrente e posição pessoal para comprar Parpublicas a 74% REFER a 52% ..... depois avancei para chipre... e hoje estou emobrigaçoes FCP, SLB e sporting (tudo 1 agua.. eheheh). Espero ter esclarecido
abco
Epá... temos quase a mesma carteira

As da REFER são as de 2021?
Caro Sr. sniper
Até ao momento o balanço e muito positivo e foi com ele que consegui recuperar significativamente, das perdas registadas na Grécia . Utilizei nesse período recurso a conta corrente e posição pessoal para comprar Parpublicas a 74% REFER a 52% ..... depois avancei para chipre... e hoje estou emobrigaçoes FCP, SLB e sporting (tudo 1 agua.. eheheh). Espero ter esclarecido
abco
abco
- Registado: 23/11/2011 21:02
Lisboa_Casino Escreveu:
S
2010-203 - A descoberta do mundo das obrigações com alavancagem....... Novo pico ( a partir de 2013 de volta ao mercado)
Dezembro de 2013 --- NO pico a procura de valor e com REN à cabeça do investimento a par de 40% em obrigações...
Votos de um santo natal para todos e de bons negócios para o ano de 2013/2014
O que é que correu mal com as obrigações e como te alavancaste em obrigações?
40% em obrigações da REN? Quais?
Um abraço
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana e 168 visitantes