Saldo da minha Vida na Bolsa
Re: Saldo da minha Vida na Bolsa
Começei a investir na bolsa desde os meus 18 anos, hoje conto com 30 anos de idade. Já consegui rentabilidades de 100% e 150%, mas não passaram de hipotéticas hipóteses de ganhos, escarrapachados na página do BPInet, a ganância foi muita e fizeram-me aprender que para ganhar dinheiro é obrigatório traçar objectivos e seguir as tendências.
Melhores negócios:
-Altri
-Inparsa
-Impresa
-Sonae
Piores negócios:
-BCP
-BPI
Atenciosamente
Melhores negócios:
-Altri
-Inparsa
-Impresa
-Sonae
Piores negócios:
-BCP
-BPI
Atenciosamente
- Registado: 29/11/2007 12:28
getede Escreveu:Falando por mim, entrei num bull market e ganhei muito dinheiro, de seguida veio o bear market e aqui o herói perdeu mais dinheiro do que tinha ganho, não quis admitir as perdas e fui perdendo cada vez mais, parei cerca de 1 ano para ler melhor o mercado e agora ao querer reentrar o medo é demasiado e só faço trades de curta duração lá de tempos a tempos.
Como te compreendo estou na mesma situaçao , apesar de ja ter recuperado na Sonae e ate ja ter ganho a volta de 700 euros na sua venda ainda estou com -87% no BCP com preço medio de 1,06..... depois de quase 6 anos a espera que economia melhorasse agora ja tenho alguma liquidez e vou arriscar novamente no BCP e esperar que chegue a 1 euro a ver se pago a minha casinha... posso estar a sonhar muito mas ja estou para tudo, um bem haja

- Registado: 29/11/2007 12:43
Só tenho registo histórico desde 2007 descontando dividendos estou com um lucro "fabuloso" total não anualizado de 0,717%.
Mas já estive com bastante prejuizo na casa dos 20% muito desta recuperação devem-se aos 2 ultimos anos os da "crise"
Se esta "crise" continuar espero daqui a uns 5 anos estar a falar de pelo menos 0,717% mas ao ano
Mas já estive com bastante prejuizo na casa dos 20% muito desta recuperação devem-se aos 2 ultimos anos os da "crise"
Se esta "crise" continuar espero daqui a uns 5 anos estar a falar de pelo menos 0,717% mas ao ano

- Registado: 29/11/2007 2:53
Boa tarde
De facto pvg80713, é preciso coragem para andar no mercado, mas é preciso ainda mais coragem para falar abertamente daquilo que são os nossos fracassos.
Por estas bandas foram muitas as emoções, picos de euforia contrapostos com momentos de revolta. No computo global posso afirmar que foi preciso muito tempo para chegar aquilo que entendo fundamental para alcançar alguma estabilidade emocional que nos permita estar no mercado sem medo dele e sem estar sempre contra ele.
É fundamental ter estratégia (plano) e disciplina.
Muitas dezenas de maus negócios e alguns negócios bastante positivos.
Piores negócios relacionados com TW's (de índices com alguns estoiro) e com Forex (lembro de uma paulada bem gorda no GBPUSD que me fica para sempre).
Bons negócios em acções (nacionais), Inlinewarrants, e nos últimos anos CFD's (SPX)
Depois de me acontecer um estoiro de uma conta que tive, estive 2 anos sem clicar para dar ordens, em período de reflexão. Precisei de ter capacidade mental forte para ficar de fora em estudo e estudar os erros do passado.
No computo global nos últimos 16 anos posso dizer que positivo e muito à custa de investimento de mais longo-prazo.
Mas também posso dizer que o dinheiro que enfio no mercado, é uma parca percentagem do total de todo o meu investimento. Apesar do gosto pelo risco, creio que sou bastante moderado e até conservador quanto à gestão do património.
Pvg80713, parabéns pela sinceridade, coragem e capacidade de partilha.
Cumprimentos
De facto pvg80713, é preciso coragem para andar no mercado, mas é preciso ainda mais coragem para falar abertamente daquilo que são os nossos fracassos.
Por estas bandas foram muitas as emoções, picos de euforia contrapostos com momentos de revolta. No computo global posso afirmar que foi preciso muito tempo para chegar aquilo que entendo fundamental para alcançar alguma estabilidade emocional que nos permita estar no mercado sem medo dele e sem estar sempre contra ele.
É fundamental ter estratégia (plano) e disciplina.
Muitas dezenas de maus negócios e alguns negócios bastante positivos.
Piores negócios relacionados com TW's (de índices com alguns estoiro) e com Forex (lembro de uma paulada bem gorda no GBPUSD que me fica para sempre).
Bons negócios em acções (nacionais), Inlinewarrants, e nos últimos anos CFD's (SPX)
Depois de me acontecer um estoiro de uma conta que tive, estive 2 anos sem clicar para dar ordens, em período de reflexão. Precisei de ter capacidade mental forte para ficar de fora em estudo e estudar os erros do passado.
No computo global nos últimos 16 anos posso dizer que positivo e muito à custa de investimento de mais longo-prazo.
Mas também posso dizer que o dinheiro que enfio no mercado, é uma parca percentagem do total de todo o meu investimento. Apesar do gosto pelo risco, creio que sou bastante moderado e até conservador quanto à gestão do património.
Pvg80713, parabéns pela sinceridade, coragem e capacidade de partilha.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
pvg80713 Escreveu:embora não tenha registos precisos, a minha ideia do meu saldo global de quase trinta anos de bolsa é
negativo. talvez um apartamento na periferia de negativo.
grandes ganhos, e muitas perdas pequenas que somadas são maiores que os ganhos.
muita bolsa Portuguesa e mais tarde EUA, Futuros etc.......
não me arrependo. emoções muitas.
a ideia deste tópico é meramente formativa. quem quiser partilhar aqui a sua opinião...
30 anos não é brinquedo... assististe aos mercados loucos dos anos 80, que eu só conheço de ler relatos dos outros. Eu comecei há cerca de 15 anos, na era da "nova economia"... lol, hoje quase me dá vontade de rir, essa expressão...
Bom, o meu balanço apesar de tudo é positivo. Será superior ao que conseguiria numa aplicação sem risco, digamos certificados de aforro? Não tenho a certeza.
Onde perdi mais dinheiro: derivados (warrants).
Onde ganhei mais dinheiro: comprando acções de empresas claramente subavaliadas e esperando, por vezes anos, até atingir um preço justo: Corticeira Amorim, F.Ramada.
Maiores erros: limitar ganhos de posições ganhadoras, aguentar perdas de posições perdedoras (erros clássicos, bem sei, nesta fase já consigo dominar-me melhor, mas ainda estou longe do controle total de emoções no que diz respeito ao mercado)
Falando por mim, entrei num bull market e ganhei muito dinheiro, de seguida veio o bear market e aqui o herói perdeu mais dinheiro do que tinha ganho, não quis admitir as perdas e fui perdendo cada vez mais, parei cerca de 1 ano para ler melhor o mercado e agora ao querer reentrar o medo é demasiado e só faço trades de curta duração lá de tempos a tempos.
- Registado: 10/5/2010 15:35
pvg80713 Escreveu:embora não tenha registos precisos, a minha ideia do meu saldo global de quase trinta anos de bolsa é
a ideia deste tópico é meramente formativa. quem quiser partilhar aqui a sua opinião...
A minha ideia é aprender, aprender, aprender, para em alguns anos ter algum sucesso na capitalização das poupanças.
Quando dizes que após 30 anos o saldo é negativo, fico apreensivo. Há a explicação da impulsividade e falta de plano.
Posso fazer duas perguntas?:
- por que motivo falhou o "aprender com os erros"? Os mercados não apresentaram padrões de comportamento semelhante ao longo do tempo?
- a experiência de anos de trading não melhora a performance?
- Registado: 6/10/2011 13:34
fernmato Escreveu:JDMP Escreveu:Que achas que falhou?
pvg80713, importas-te de dizer qual foi o teu melhor e pior negócio?
Abraço!
o meu melhor negócio : BCP
pior talvez futuros de petróleo...
técnica pior utilizada : daytrading
- Registado: 19/4/2005 11:11
JDMP Escreveu:Que achas que falhou?
o objectivo deste tópico era cada um falar de si.
no meu caso falhou a minha impulsividade e falta de um plano...
JDMP Escreveu:Que achas que falhou?
pvg80713, importas-te de dizer qual foi o teu melhor e pior negócio?
Abraço!
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
Que achas que falhou?
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Uaaaauu, estamos a ver um tópico de alguém que esta há longos anos na bolsa e admite a realidade da bolsa, que só uma pequena percentagem tem lucro.
Uma lição para quem entra neste forum esporadicamente a mandar bocas para todo o lado porque apenas tiveram a sorte de entrar num bull market em que tudo é cor de rosa e ao fim de uns tempos desaparecem.
Um muito obrigado pelo teu desabafo, faz ter noção da realidade.
Uma lição para quem entra neste forum esporadicamente a mandar bocas para todo o lado porque apenas tiveram a sorte de entrar num bull market em que tudo é cor de rosa e ao fim de uns tempos desaparecem.
Um muito obrigado pelo teu desabafo, faz ter noção da realidade.
- Registado: 10/5/2010 15:35
Saldo da minha Vida na Bolsa
embora não tenha registos precisos, a minha ideia do meu saldo global de quase trinta anos de bolsa é
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, trend=friend e 160 visitantes