Watchlist JCS
Re: Watchlist JCS
JCS Escreveu:frugal Escreveu:Como chegaste ao teu sistema?
Comecei por sistemas existentes e comecei a negocia-los para ver se "casavam" comigo. Depressa verifiquei que originavam situações difíceis de engolir e comecei a ajustá-los com ideias minhas que pensei fazerem sentido.frugal Escreveu: Como o validaste ?
Com dinheiro real. Negociando, negociando... e criando uma base de dados (já consideravelmente longa) com todos os meus trades e onde calculo as métricas do sistema (expectância, etc).frugal Escreveu:Porque o consegues seguir cegamente?
Confesso que por vezes ainda há uns stops que não são ajustados a tempo![]()
...mas fui ajustando o sistema aos meus níveis de Stress que consigo aguentar (quando não se dorme de noite por alguma posição que se tem em carteira é um sinal de alarme de há trabalho inadiável a fazer no dia a seguir). Ajustando volatilidade aumentado ou diminuindo stops iniciais (tem influência no position sizing), ajustar a % de risco por trade, etc... Ter um sistema com expectância positiva é fundamental mas não é condição suficiente para se ter sucesso. Eu fui fazendo ajustes no sistema quando ele já apresentava expectância positiva porque continuavam a aparecer situações difíceis de "mastigar" (e que podem acontecer no futuro). Lá porque um sistema tem expectância positiva, não quer dizer que o consigamos cumprir. Ajustar, ajustar, ajustar. Senão esqueçam que vão largar o sistema mais cedo ou mais tarde (tanto por se muito volátil como por ser muito "parado").
Um trader que goste de acção precisa de um sistema que o faça negociar mais frequentemente porque essa é a sua natureza. Um sistema de mais longo prazo não vai servir e o trader irá larga-lo ou sabotá-lo apenas porque está aborrecido. O inverso também é verdade para traders que gostem de andar calmos na bolsa. Estes também nunca conseguirão negociar um sistema que curto/médio prazo e que dispare ordens quase todos os dias. Não vão dormir, não vão cumprir sinais do sistema que por ventura poderão originar as maiores trends do ano e vão larga-lo "porque não está a funcionar".
Cada trader terá de fazer o seu trabalho de casa (e que trabalho...) e chegar a algo que funcione para si. Senão esqueçam.
Cumprimentos
JCS
Boa noite JCS
qual o programa que utilizaste para testar a expectância positiva do sistema?
Quantos activos?
Quantos anos?
Abraço
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
LATAM Airlines a prosseguir com o movimento depois de ter andado a consolidar por semana e meia. Máximos de aproximadamente 6 meses.
JCS
JCS
- Anexos
-
- LFL_4Nov2013.jpg (54.83 KiB) Visualizado 4817 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
JCS Escreveu:Royal Imtech (IM) adicionada à lista. Interessante caso consiga quebrar em alta a recente consolidação.
JCS
Breakout hoje e com força. A ver se tem seguimento.
JCS
- Anexos
-
- IM_04Nov2013.jpg (47.36 KiB) Visualizado 4842 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
frugal Escreveu:Como chegaste ao teu sistema?
Comecei por sistemas existentes e comecei a negocia-los para ver se "casavam" comigo. Depressa verifiquei que originavam situações difíceis de engolir e comecei a ajustá-los com ideias minhas que pensei fazerem sentido.
frugal Escreveu: Como o validaste ?
Com dinheiro real. Negociando, negociando... e criando uma base de dados (já consideravelmente longa) com todos os meus trades e onde calculo as métricas do sistema (expectância, etc).
frugal Escreveu:Porque o consegues seguir cegamente?
Confesso que por vezes ainda há uns stops que não são ajustados a tempo

Um trader que goste de acção precisa de um sistema que o faça negociar mais frequentemente porque essa é a sua natureza. Um sistema de mais longo prazo não vai servir e o trader irá larga-lo ou sabotá-lo apenas porque está aborrecido. O inverso também é verdade para traders que gostem de andar calmos na bolsa. Estes também nunca conseguirão negociar um sistema que curto/médio prazo e que dispare ordens quase todos os dias. Não vão dormir, não vão cumprir sinais do sistema que por ventura poderão originar as maiores trends do ano e vão larga-lo "porque não está a funcionar".
Cada trader terá de fazer o seu trabalho de casa (e que trabalho...) e chegar a algo que funcione para si. Senão esqueçam.
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:frugal Escreveu:O mercado não absorveu já a rentabilidade de sistemas do tipo Turtles? Qual a razão para variantes desse sistema continuarem a funcionar?
Obrigado
Não creio nada que o mercado tenha absorvido...As regras são muito simples e do conhecimento de praticamente toda a gente mas quase ninguém as consegue implementar consistentemente, por isso quase ninguém as usa. Quase sempre são abandonadas ou por não combinarem com o perfil psicológico de quem as usa, ou por não fazerem sentido (porque há sempre quem pense "porquê deixar desvalorizar um ativo até ao valor mínimo dos ultimos 10 ou 20 dias se posso vender precisamente no topo") , ou porque não aguentam precisamente o drawdown necessário e provocado pelas saídas (há desvalorizaçao antes das saídas), ou porque simplesmente querem acção e um donchian 20/20 "é muito parado" ou , e ainda, pensam "como é possivel alguém fazer dinheiro arriscando apenas 2%, vou é arriscar pelo menos 10% e mesmo assim acho pouco". Devem ser muito poucos os que conseguem cumprir um sistema de tendências (experiênciar 8 trades seguido de -1R para depois fazer dois trades de + 7R não é pêra doce...). Eu pelo menos tive de fazer umas ligeiras adaptações para me ser mais fácil cumpri-lo, senão mais cedo ou mais tarde acabava por abandoná-lo também. Por isso insisto: experimentem e adaptem, senão não cumprirão.
JCS
Bom dia JCS
boa resposta de true trader.
Como chegaste ao teu sistema? Como o validaste ?
Porque o consegues seguir cegamente?
Abraço
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
rsacramento Escreveu:frugal Escreveu:li esse livro em inglês. Agora há nas livrarias em Português.
sob que título?frugal Escreveu:Só ajuda quem já tiver um sistema com edge.
não fiquei nada com essa ideia; o que é que te leva a dizeres isso?frugal Escreveu:Psicologia de trade deve ser o 2º passo.
podes explicar melhor?
Olá
Procura na Fnac, está lá o novo. Para que queres aguentar trades e não cometer erros emocionais se não tens sistema válido (com edge)?
Abraço
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
frugal Escreveu:O mercado não absorveu já a rentabilidade de sistemas do tipo Turtles? Qual a razão para variantes desse sistema continuarem a funcionar?
Obrigado
Não creio nada que o mercado tenha absorvido...As regras são muito simples e do conhecimento de praticamente toda a gente mas quase ninguém as consegue implementar consistentemente, por isso quase ninguém as usa. Quase sempre são abandonadas ou por não combinarem com o perfil psicológico de quem as usa, ou por não fazerem sentido (porque há sempre quem pense "porquê deixar desvalorizar um ativo até ao valor mínimo dos ultimos 10 ou 20 dias se posso vender precisamente no topo"

JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
frugal Escreveu:li esse livro em inglês. Agora há nas livrarias em Português.
sob que título?
frugal Escreveu:Só ajuda quem já tiver um sistema com edge.
não fiquei nada com essa ideia; o que é que te leva a dizeres isso?
frugal Escreveu:Psicologia de trade deve ser o 2º passo.
podes explicar melhor?
rsacramento Escreveu:quando digo conceito digo ideia,ou seja começas por ter uma ideia - ex: entro se a mm123 cruzar em alta a mm456
a imagem abaixo foi retirada do apêncice C do livro do J Murphy Technical analysis of financial markets e chega para dar uma ideia
JCS Escreveu:Um sistema de Trading tem de ser compatível com a personalidade de cada um. Da minha parte adoptei um dos turtle systems (o 20/10) e adaptei-o à minha maneira de ser. Para maior prazo poderás usar o 55/20 (também usado pelas turtles) O original envolve piramidagem que faz sentido no trading de commodities mas penso que menos no trading de acções já que a oferta é muitissimo maior e em vez de se piramidar abro posições em titulos diferentes ganhando na diversificação. Donchian usava 20/20. As minhas principais alterações prendem-se na fase inicial do trade quando ainda há risco em aberto ou quando os preços se extendem.
Podes usar cruzamento de médias móveis como sinais de compra ou venda, mas o número de períodos de cada uma dependerá do teu horizonte temporal. Terá de ser cada um a definir que % da equity arriscar em cada trade (eu uso 2%, mas há quem opte por arriscar apenas 1% e ter mais posições abertas, etc). Acima de tudo há que ser disciplinado e cumprir as regras. Se não forem compatíveis com a tua personalidade não as irás cumprir, por isso terá de ser cada um a defini-las. TrendFollowing apresenta mais trades perdedores que ganhadores. A edge está em garantir perdas pequenas cada vez que aparecem. O resto é deixar rolar e sair quando aparece o sinal, sem discussões. Trading é um processo que é preciso, repetir, repetir, repetir e repetir... venha resultado positivo ou negativo. Manter consistência. Nas lateralizações os sistemas de trend following costumam perder dinheiro (por vezes até não), pelo que tens de garantir que quando isso acontece perdes o mínimo possível.
Na Net há imensos sistemas de trend following. Vai estudando e vê de cada um o que te sentes capaz de cumprir a longo prazo e o que faz sentido para ti. Repito: a edge está em garantir perdas o mais pequenas possível quando aparecem (de maneira a poderes ter margem suficiente para poderes ter muitas). Perdas minimas são a chave. O resto é respeitar sinais de saída que costumam ser muito claros em sistemas deste tipo.
Cumprimentos
JCS
Boa noite ilustres,
a minha grande dificuldade está na programação automática e na possibilidade de teste de milhares de combinações e não alcançar o objectivo final - sistema com edge.
O mercado não absorveu já a rentabilidade de sistemas do tipo Turtles? Qual a razão para variantes desse sistema continuarem a funcionar?
Obrigado
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
rsacramento Escreveu:acho extraordinário que mais ninguém tenha lido este livro
Ola,
li esse livro em inglês. Agora há nas livrarias em Português.
Só ajuda quem já tiver um sistema com edge.
Psicologia de trade deve ser o 2º passo.
Cps
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
rsacramento Escreveu:acho extraordinário que mais ninguém tenha lido este livro
Eu li. Confesso que esperava algo mais "profundo", mas vale bem a pena ler.
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
acho extraordinário que mais ninguém tenha lido este livro
rsacramento Escreveu:é um dos melhores livros que já li
Tenho meu encomendado deve chegar até ao fim da semana...espero que me ensine a manter focado quando estou prestes a executar um trade e tenho um dos miúdos a saltar à minha volta a dizer "Binca...binca...binca...binca...binca...binca...binca...binca...pai!".
Tenho melhorado o "meu jogo" sob a alta pressão dos miúdos, quando eles crescerem o milhão vai aparecer num instante

é um dos melhores livros que já li
rsacramento Escreveu:rg7803 Escreveu:
vale mesmo a pena ou recebes comissão sacramento...?
como se chama o das "turtles" que o JCS fala?
ando mesmo danadinho para ler qualquer coisa nova...faz bem um ano que não leio nada de novo
obrigado
já leste o "GUIÃO" do pp?
Não! Tenho andado a tomar um anti-histamínico que tem sido igualmente eficaz para a minha insónia...

Mas diz-me lá, esse livro que deste o link vale mesmo a pena? Se sim vou encomendar.
“Buy high, sell higher...”.
JCS Escreveu:rsacramento Escreveu:@JCS: tens qualquer alarme ou tens de inspeccionar visualmente cada activo?
Desculpa, passei sem querer a tua questão. Programei um Screener no prorealtime para me scanar possíveis trades.
JCS
pois, senão era uma trabalheira...
rg7803 Escreveu:
vale mesmo a pena ou recebes comissão sacramento...?
ando mesmo danadinho para ler qualquer coisa nova...faz bem um ano que não leio nada de novo
obrigado
já leste o "GUIÃO" do pp?

rsacramento Escreveu:@JCS: tens qualquer alarme ou tens de inspeccionar visualmente cada activo?
Desculpa, passei sem querer a tua questão. Programei um Screener no prorealtime para me scanar possíveis trades.
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
rsacramento Escreveu:Trolha2 Escreveu:Boas,
Também tenho andado a testar um sistema composto por Bollinger + mm + rsi.
O problema é a parte emocional, num sistema temos de nos abstrair completamente da realidade e focarmos só em sinais técnicos.
Na minha demanda já li bastante e chego sempre a mesma conclusão, até podemos utilizar todos o mesmo sistema mas o resultados certamente vão ser todos diferentes devido a parte emocional.
não me canso de recomendar este livro
vale mesmo a pena ou recebes comissão sacramento...

obrigado
“Buy high, sell higher...”.
rsacramento Escreveu:@JCS: tens qualquer alarme ou tens de inspeccionar visualmente cada activo?
Elias Escreveu:A forma que encontrei para lidar bem com a parte emocional foi a de usar exclusivamente as cotações de fecho para tomar decisões de investimento (seja de compra seja de venda). Deste modo, eliminei um factor que causava grande instabilidade que era o de tomar decisões precipitadas a meio da sessão. Esta alteração deu resultado comigo (o que não quer dizer que resulte bem com toda a gente).
Algo que me ajudou bastante foi pensar o Trading em termos de "R". Comecei a abstrair-me do valor monetário dos trades. Tudo passou a ser +3R ou -1R quer esse R sejam €200 ou sejam €10000. Ter uma spread sheet onde tudo é "R" em vez de "€". Onde estão valores monetários pus a branco para não ver os valores

Cada um terá a sua estratégia de "redução de stress". Desde que produza efeitos qualquer uma é bem vinda

JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Trolha2 Escreveu:Na minha demanda já li bastante e chego sempre a mesma conclusão, até podemos utilizar todos o mesmo sistema mas o resultados certamente vão ser todos diferentes devido a parte emocional.
Sem duvida. Para os resultados serem iguais a disciplina teria de ser inabalável. A parte emocional é o grande desafio do trading. Cortar as perdas ajuda bastante.
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Trolha2 Escreveu:Boas,
O problema é a parte emocional, num sistema temos de nos abstrair completamente da realidade e focarmos só em sinais técnicos.
Na minha demanda já li bastante e chego sempre a mesma conclusão, até podemos utilizar todos o mesmo sistema mas o resultados certamente vão ser todos diferentes devido a parte emocional.
A forma que encontrei para lidar bem com a parte emocional foi a de usar exclusivamente as cotações de fecho para tomar decisões de investimento (seja de compra seja de venda). Deste modo, eliminei um factor que causava grande instabilidade que era o de tomar decisões precipitadas a meio da sessão. Esta alteração deu resultado comigo (o que não quer dizer que resulte bem com toda a gente).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Trolha2 Escreveu:Boas,
não me canso de recomendar este livro
Boas,
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Dragon56, fosgass2020, goncaladas, latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, Tosta mista, trilhos2006 e 233 visitantes