Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A importancia de viver um bull e bear market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A importancia de viver um bull e bear market

por canguru » 30/10/2013 23:38

A importância de viver um bull e um bear market? epá eu diria que é importante tudo, até conviver com lateralizações. Aliás, ainda mais importante que viver um bull e um bear market é detectar inversões de tendência. isso sim, só com calo... ;) isso e posições pequenas, que podem aumentar, aumentar, aumentar (assim que o bull vá dando sinais cada vez mais claros).

Registado: 6/4/2008 22:41

por rsacramento » 30/10/2013 22:50

se olhar apenas para o psi 20, como cheguei à bolsa em finais de 2007, estive até ao verão passado sempre a assistir a um bear market, o que dá 5 anos de bear market, sem interrupções

mas a verdade é que o s&p está em bull market desde 2009 :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por joaoventura » 30/10/2013 22:36

PairOfJacks Escreveu:João,

Dada a dificuldade de identificar o início de uma correcção e a impossibilidade (pelo menos para mim) de prever a sua amplitude, julgo ser mais produtivo determinar o valor em que cada um de nós considera que houve uma inversão de tendência (ou que pelo menos cessou a tendência altista) e sair caso a cotação atinja esse valor. Esta a minha forma de estar.. espero ter contribuído.

Olá Jacks,

obrigado pelo teu contributo, e realmente tem sido isso que tenho feito, uso cerca de 4%-5% abaixo da distância ao máximo. Mas depois não consigo optimizar a entrada abaixo desse ponto dos 4%-5%, pelo que eventualmente volto a entrar na subida, mas com a acção mais cara. Assim, estou a ganhar menos do que se tivesse estado quieto, ou seja, estou a ser menos "eficaz"!
Já alguém mais se debateu com esta questão e tem uma estratégia eficaz, tanto para optimizar a subida como para salvaguardar-se nas correcções mais fortes (ou eventuais correcções para bear-market da cotação)?

Registado: 21/1/2011 13:02

por PairOfJacks » 30/10/2013 22:25

João,

Dada a dificuldade de identificar o início de uma correcção e a impossibilidade (pelo menos para mim) de prever a sua amplitude, julgo ser mais produtivo determinar o valor em que cada um de nós considera que houve uma inversão de tendência (ou que pelo menos cessou a tendência altista) e sair caso a cotação atinja esse valor. Esta a minha forma de estar.. espero ter contribuído.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por joaoventura » 30/10/2013 22:16

Boas,

já há algum tempo que estou para colocar uma questão, ainda bem que abriste este tópico porque penso que talvez este tópico seja mesmo o mais indicado até agora.
Passo a explicar: até agora, o meu raciocínio de entradas e saídas tem sido com base em movimentos mais ou menos laterais, típico de mercado calmo ou bear-market, isto é, nas resistências e suportes.. Ou seja, já apanhei o "meu" bear market! No entanto, há uns meses para cá tenho estado longo na Sonae e, como é de opinião geral, está bull..

Basicamente a questão é, como optimizar da melhor forma estas subidas? É estando sempre longo sem sair nas correcções (assumindo que são apenas correcções e que eventualmente voltarão a subir) ou é vender no inicio de uma correcção e voltar a comprar mais abaixo quando voltar às subidas?

Sei que teoricamente era bom aproveitar os ressaltos, no entanto o problema é identificá-los a tempo de os optimizar, visto que a SONAE, no caso a que me refiro, tem estado a fazer máximos locais. Tenho tentado fazer isso nos ressaltos, mas o que noto é que acabo por ganhar menos do que se estivesse quieto.. Alguém quer comentar? Alguém tem uma boa estratégia?

Registado: 21/1/2011 13:02

A importancia de viver um bull e bear market

por Sr_SNiper » 30/10/2013 20:20

Abroe ste tópico para discutir a importancia que tem para um trader viver um bull e um bear market.
Porque uma coisa é olhar para um gráfico e ver em 10 segundos os movimentos das cotações, outra coisa, bem diferente, é ver todos os dias as cotações a subir sem parar e a descer sem parar-
Depois de se viver um bear e um bull market um trader está mais capaz de ter sucesso nos mercados e de se disciplinar? Isto faz também que no mínimo um trader necessite de 5 anos a acompanhar os mercados para ter experiência suficiente de como negociar...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 197 visitantes