Uma questão de timing
20 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Uma questão de timing
Obrigado Ulisses.
Nuuno, está muito boa a imagem
infelizmente aplica-se a 100% à realidade de grande parte dos investidores!
Nuuno, está muito boa a imagem

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
achei apropriado ao tema

- Anexos
-
- rollerCoaster.jpg (115.91 KiB) Visualizado 1845 vezes
- Registado: 10/11/2011 10:05
Bom trabalho, Tiago!
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Turtle Trader Escreveu:Muito bom esta partilha de experiências e saberes![]()
Há uns anos atrás, e por ter achado interessante, guardei o testemunho de um trader, que partilhou procedimentos, conceitos e experiências aprendidas depois de ter negociado mais de 15 anos.
Aqui vão alguns conceitos, sendo os a negrido e sublinhados os que, com os quais mais me identifico e que espero venham a servir a alguém:
- Nunca subestime o poder de um movimento momentum, para cima ou para baixo. Uma vez que o comboio está em movimento, ele vai manter-se a ir muito mais longe do que a maioria pensa.
- O preço é o único que importa. Adapte-se a ele, não lute contra ele.
- Adicionar uma posição perdedora é uma das melhores maneiras de terminar a sua carreira de negociante.
- Os melhores comércios ganhadores normalmente têm grande volume a levam-nos a voos mais altos.
- Negociar triple ETFS irá esgotar a conta a curto prazo.
- A maioria dos fundos duplos surgem com fortes divergências no MACD / RSI.
- Os melhores traders são incrivelmente ágeis. São capazes de tomar decisões sem hesitação.
- Você tem que respeitar um mercado de touro forte e você tem que respeitar um mercado de urso.
- Trades a mais não é sinónimo de mais lucros. Menos trades dá melhores resultados.
- Os melhores traders são aqueles que mantêm a sua rotina muito simples.
- Gráficos de preços e de volume é tudo que você precisa. A maioria dos indicadores de ruído são perda de tempo.
- Nunca confundir seus pontos de vista macro com o que está realmente acontecendo no mercado de acções.
- Economia pode estar em recessão, mas se o mercado é rali, é preciso ouvir o mercado. Ele paga melhor.
- Combater a tendência não dá bom resultado. Em geral, a negociação com uma tendência, compensa muito melhor.
- Nunca subestime o poder de construção de confiança de um ganho minúsculo que está reservado. Verde na tela ajuda a construir confiança para negócios futuros.
- Começar a raia grande vencedora com as vitórias pequenas. (O efeito bola de neve).
- Nos mercados de touros, se você incorrer no erro, erre do lado longo. NÃO CURTO. Curto squeezes pode ser poderosa e dolorosa.
- Demais configurações bullish nem sempre é uma "coisa boa" / Setups bullish normalmente precede um grande dia para baixo.
- Negociar acções é muito parecido com um concurso de beleza. O que fica melhor, ganha.
- Dos melhores padrões técnicos é o BANDEIRAS BULL. Ele vem em muitas variedades. Aprenda a identificá-los.
- Você tem que entender, você não pode impor sua vontade no mercado. O mercado é maior e mais esperto do que você e é você que precisa de se adaptar a ele. Não o contrário.
- Pesquisas de sentimento são inúteis para a maior parte. Concentre-se no preço da ação.
- Bottoms mais mercado terá lugar em Outubro do que em qualquer outro mês. A simples observação que eu fiz ao longo dos anos.
- Em dezembro, small caps e estoques cap micro (ações junk) ganham vida. Muitas vão dobrar ou triplicar em poucos dias.
- Mantenha sua abordagem tão simples e básica quanto possível. Você pode explicar isso para um miúdo de 10 anos de idade?
- O mercado é mestre em eventos de previsão bem antes do tempo. Pelo tempo, as notícias reais, já os mercados as descontaram.
- Negociação em mercado instável é uma das coisas mais difíceis e frustrantes para fazer.
- Todas as ações vão passar por um período de acumulação, cobrindo para fora, distribuição e bottoming e um novo ciclo começa.
- Big velas longas em grande volume são muitas vezes o início de algo maior. Digitalizar e controlar as ações. Muitos acabam sendo os grandes vencedores.
- Salas de bate-papo são a melhor ferramenta de aprendizagem, mas estar ciente do que é ruído e o que é a qualidade da informação.
- É preciso uma alma corajosa para admitir que um comércio não está funcionando e vendê-lo em uma perda.
- O seu 'mais difícil' trabalho deve ser feito enquanto o mercado está fechado.
- Cerque-se de pessoas positivas. Odiadores estão odiando por uma razão. Eles estão perdendo, pura e simplesmente. Pessoas positivas estão ganhando ou no caminho certo para a vitória.
- O carácter da pessoa será testado quando as coisas estão indo terrivelmente mal. Você vai ser o Phoenix para renascer das cinzas?
- Não se gabe quando as coisas estão indo bem. Normalmente o mercado mãe humilha-nos a todos.
- Quanto mais você força trades, maior a probabilidade de perder. Permita que o processo surja naturalmente.
- Golpes de sorte, normalmente surgem quando você está negociando bem. Azar vem quando você está negociando mal.
- Não é sobre ser 'bull' ou 'bear'. É saber estar do lado certo. Por favor, entenda isso. É vital para a sobrevivência a longo prazo.
- Pegar facas caindo mais cedo ou mais tarde leva-o a um campo minado. Veja bem a diferença que existe entre a compra de um mergulho e o pegar uma faca em queda.
- Traders profissionais sabem que a força gera mais força. Fraqueza gera mais fraqueza.
- Antecipar "agora" o que você acha que vai ser 'popular' mais tarde.
- Se você não tem nenhum plano sólido (ou seja, instalação, entrada correta, stop loss, estratégia de saída, destino), então porque você está no comércio?
- Aprender a ser paciente, em posições vencedoras.
- Baixar um stop loss é o primeiro sinal da existência de um problema. Você está quebrando as regras e as emoções estão começando a surgir. Mau sinal.
- Nunca, jamais, ficar em uma posição que é "muito grande" para o tamanho da conta.
- EMOÇÕES são a causa da maioria dos comerciantes para quebrar suas regras.
- Não é a notícia que é mais importante, é a reação à notícia. Respeite o preço da ação.
Possuir uma lista de configurações para o dia seguinte. Ter um plano: configuração, tamanho da posição, entrada, saída, a perda máxima e metas.
- Respeite o stop loss ORIGINAL, SEMPRE!
- Mais negociação é o veneno para sua negociação. Menos é mais!
- Nunca perseguir os GAP UPS. Espere pelos primeiros 45 a 60 minutos para ver o que se vai passar e depois é aproveitar os melhores intraday.
- Você deve desejar ações que tenham as melhores bases em todos os time frames. Semanal, diario, 60 min, 30 min, 10 e 5 min. Quantos mais times frames alinhar, maior a probabilidade de sucesso do comércio.
- Manter uma vida equilibrada. Não é tudo sobre as telas. Passar o tempo com família, amigos: Eles merecem mais atenção.
- Seja humilde, lembre-se de onde veio e para onde pretende ir. Porque está aqui hoje, para onde pretende ir amanhã.
Tens aí excelentes sugestões, Turtle! Infelizmente a algumas delas só se dá o devido valor depos de termos caído no erro e experienciarmos por nós próprios o porquê da sua importância... Falo por mim, cometi erros básicos que aí são apontados já depois de saber que estava a errar. O ser humano é demasiado incrédulo

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 15/12/2014 2:42, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Ou então podem comprar um ETF e ir dormir. 

- Registado: 14/10/2013 16:13
experimentem lê-lo:
Trading in the zone
Trading in the zone
tiagopt Escreveu:
Lfhm, eu passei os primeiros 5 anos nos mercados a negociar assim. Só em 2007, quando descobri o Caldeirão, comecei aos poucos a perceber que havia uma razão para as minhas perdas! Não é de um dia para o outro que se passa a negociar de forma consistente, ainda hoje não posso dizer que o faça. Mas ter consciência de que algo está a ser feito errado é o primeiro grande passo para entrar nos eixos. Serão as tuas posições demasiado grandes?
Tenho a sorte de frequentar o CdB quase desde que me iniciei nos mercados, em conjunto com Braga Matos tem sido a minha principal referencia para o meu percurso em bolsa.
Foi uma boa praxe passar pela fase dos porquês, sem o CdB provavelmente ainda andava a divagar a ler jornais em busca da noticia certa para comprar. Um dos primeiros trades que fiz foi com a noticia que EDPr estava envolvida no projecto das renovaveis de off shore do UK que era qualquer coisa como 20kM. Na altura estava a 6 euros, num e preciso dizer mais nada...

Nao me tenho exposto grande coisa a CFDs por isso a questão quantidade nao sera o maior problema. Tive de largar os CFDs, demasiado stress, mas a conta esta la enquanto nao tiver uma estrategia bem definida vou ficando de fora, e ainda tenho que fazer umas experiências com trailing stops.
E o demasiado grande e relativo apostar menos de 10k sao cacahuetes. Mil euros a 10x com perdas de 10% la se foi o guito

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Sr_SNiper Escreveu:Toda a gente se curtou ao jantar de amanha![]()
Quando é que vamos destruir o barbas novamente?
O meu ero foi e ainda é, posições muito grandes... já estou a estudar adquar as posições a uma optica de mais longo prazo
Esse era também o meu erro, as posições eram tão grandes ou de tal forma alavancadas que não me podia dar ao luxo de as deixar correr em liberdade! Quando ganhava era em grande mas geralmente era apanhado nas flutuações do mercado

Já lancei a minha proposta em relação à data, reservem as vossas agendas!

Toda a gente se curtou ao jantar de amanha
Quando é que vamos destruir o barbas novamente
?
O meu ero foi e ainda é, posições muito grandes... já estou a estudar adquar as posições a uma optica de mais longo prazo

Quando é que vamos destruir o barbas novamente

Lose your opinion, not your money
Obrigado pelos vossos comentários.
Lfhm, eu passei os primeiros 5 anos nos mercados a negociar assim. Só em 2007, quando descobri o Caldeirão, comecei aos poucos a perceber que havia uma razão para as minhas perdas! Não é de um dia para o outro que se passa a negociar de forma consistente, ainda hoje não posso dizer que o faça. Mas ter consciência de que algo está a ser feito errado é o primeiro grande passo para entrar nos eixos. Serão as tuas posições demasiado grandes?
Canguru,
Absolutamente de acordo, a exposição pública pode prejudicar a negociação. Mas também pode trazer disciplina! Se abrires uma posição com base num pressuposto e a fechares de seguida porque sim (e se o anunciares), alguém te vai perguntar por que raio fizeste aquilo! E, pelo menos, da próxima vez pensas duas vezes antes de o repetires
Mas, como referiste, é o pensamento contrário que pessoalmente me leva a postar as ideias de negócio. Quando encontramos uma oportunidade ficamos tão vidrados que não conseguimos ver o outro lado. Às vezes é preciso alguém isento para nos dizer que se calhar há outro ponto de vista. E é preciso também saber aceitar as opiniões contrárias, quem as expõe não o fará certamente numa óptica destrutiva...
Em relação ao teu PS, é verdade, cada vez gosto mais de (determinados) padrões. No próximo jantar desenvolvemos um bocadinho esse assunto
lfhm Escreveu:Entrei no BES a 0,82 depois sai a 0,83 no primeiro recuo, voltei a entrar nos 0,87 e sair nos 0,91 e ainda voltei a entrar nos 0,92 e sair nos 1,04, por fim fiz a entrada da perda 1,08 para 1,04 levado pela ganância dos 1,15...
Embora tivesse baseado o trade no semanal nao segui nem de perto um plano que acompanha-se o meu projecto inicial. Cometi dois grandes erros um foi nao deixar seguir o take profit e nao confiar na analise inicial o segundo foi entrar perto da resistência
Embora tivesse baseado o trade no semanal nao segui nem de perto um plano que acompanha-se o meu projecto inicial. Cometi dois grandes erros um foi nao deixar seguir o take profit e nao confiar na analise inicial o segundo foi entrar perto da resistência![]()
Canguru,
Absolutamente de acordo, a exposição pública pode prejudicar a negociação. Mas também pode trazer disciplina! Se abrires uma posição com base num pressuposto e a fechares de seguida porque sim (e se o anunciares), alguém te vai perguntar por que raio fizeste aquilo! E, pelo menos, da próxima vez pensas duas vezes antes de o repetires

Em relação ao teu PS, é verdade, cada vez gosto mais de (determinados) padrões. No próximo jantar desenvolvemos um bocadinho esse assunto

nice!
importante aquilo que aqui trazes (compradores e vendedores negociarem em escalas temporais completamente diferentes) mas o que mais me chamou à atenção foi a expressão "o mercado é uma batalha de egos" e ninguém quer estar errado.
acho que no nosso caso, que deixámos aqui a nossa opinião, as nossas compras/vendas, é ainda pior pois estamos completamente expostos. esse pode ser o lado mau ou o menos fácil de aceitar. o lado bom, é que ao expores o teu trade perante uma ampla audiência, normalmente "levas" com opiniões contrárias que te deixam a pensar melhor.
ter um bom plano (testado) e cumpri-lo (saber o que me fará comprar e o que me fará vender) é meio caminho para ter algum sucesso nos mercados.
PS- tàs um fã de padrões, pa
eu limpava-te aí esses gráficos e só deixava 2-3 linhas horizontais (suportes e resistências) 
mais uma vez, parabéns pelo lado didático!
um abraço
importante aquilo que aqui trazes (compradores e vendedores negociarem em escalas temporais completamente diferentes) mas o que mais me chamou à atenção foi a expressão "o mercado é uma batalha de egos" e ninguém quer estar errado.
acho que no nosso caso, que deixámos aqui a nossa opinião, as nossas compras/vendas, é ainda pior pois estamos completamente expostos. esse pode ser o lado mau ou o menos fácil de aceitar. o lado bom, é que ao expores o teu trade perante uma ampla audiência, normalmente "levas" com opiniões contrárias que te deixam a pensar melhor.
ter um bom plano (testado) e cumpri-lo (saber o que me fará comprar e o que me fará vender) é meio caminho para ter algum sucesso nos mercados.
PS- tàs um fã de padrões, pa

mais uma vez, parabéns pelo lado didático!
um abraço
tiagopt Escreveu:Deixo uma pequena reflexão em vídeo, sobre os timings associados aos mercados financeiros. O vídeo não está particularmente bem conseguido mas penso que o tema é muito importante (dada a quantidade de erros a ele associados) e pouco discutido. Que sirva assim de mote à troca de opiniões sobre os timings e estratégias de negociação
Excelente video Tiago

O que descreves foi o que se passou comigo no ultimo mes. Entrei no BES a 0,82 depois sai a 0,83 no primeiro recuo, voltei a entrar nos 0,87 e sair nos 0,91 e ainda voltei a entrar nos 0,92 e sair nos 1,04, por fim fiz a entrada da perda 1,08 para 1,04 levado pela ganância dos 1,15...
Embora tivesse baseado o trade no semanal nao segui nem de perto um plano que acompanha-se o meu projecto inicial. Cometi dois grandes erros um foi nao deixar seguir o take profit e nao confiar na analise inicial o segundo foi entrar perto da resistência

A arte do trading esta intrinsecamente ligada as emoções, dominar os mercados passa muito pela capacidade de tomar decisões de cabeça fria. A ganância e o medo sao os dois maiores inimigos de um trader.
Acredito que seguindo um bom plano baseado na AT (seja ela qual for desde que devidamente justificada) principalmente olhando a semanais e a receita certa para o sucesso.
Neste momento tento olhar para o horario para decidir momentos de entrada na base de velas semanais, com indicadores a dar sinais de compra e em zonas de suporte (claro que isto so funciona para titulos bull). Mas brincar com accoes e uma coisa CFDs e outra conversa, numa accao perdas de 5%-10% aguentam-se num CFD alavancado 10x vai la vai. Quero com isto dizer que a visao que sugeres para o daytrader e muito complicada de aplicar a CFDs. No trade de um CFD quebra a neckline de um ano sobe 10% apanha-se a subida a meio vende-se com 5% e bye bye titulo.
Por fim e bom nunca esquecer que quem esta dentro dos mercados expoem-se a todo o tipo de situacoes e se amanha Fukushima rebentar?

― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Parabéns pelo trabalho Tiago e obrigado pela partilha
As regras existem, mas lá vem o dia que colocamos as nossas emoções nos comandos e, estragamos tudo. É como na condução rodoviária, todos sabem as regras, mas todos infringem.
Muito bem conseguido este vídeo Tiagopt. Mais uma vez a contribuir para o sucesso aqui da malta.
Obrigado.
Bons negócios.
Muito bem conseguido este vídeo Tiagopt. Mais uma vez a contribuir para o sucesso aqui da malta.
Obrigado.
Bons negócios.
Cump`s
RML
RML
- Registado: 19/11/2010 19:34
Às vezes é difícil fazer essas pausas para reflexão. Ou porque se está a ganhar muito e tentamos prolongar o bom momento ou, mais frequente (e com maior potencial de ruína), quando se está a perder muito e se pretende recuperar.
Somos seres insatisfeitos
Somos seres insatisfeitos

É interessante, eu diria mais, por vezes fazemos swing trade, ou buy and hold e saimos a meio do plano, não conseguimos lidar com as emoções, e por vezes um trade de semanas ou meses dura poucos dias.
Por vezes o contrário também ancontece e mesmo quem já sabe a "teoria" esbarra nisto.
Estes dias um amigo que se iniciou à pouco tempo disse-me:
Mas tu fizeste isso? Estás sempre a dizer para não fazer isso.
Acho importante fazer umas pausas da negociação de vez em quando, o trade acaba por ser aditivo... temos que saber ter a dose certa, por vezes andamos anos com a dose certa e depois aumentamos aos poucos a dose e começa a fazer mal, e a solução é fazer uma pequena desintoxicação.
Eu estou agora a fechar as minhas posições e vou ficar uns tempos de fora a reler as biblias e a analisar gráficos, felizmente com muitos e bons lucros, mas também já aconteceu em 2010 o contrário, com 6 meses sem fazer trades e com prejuizo jeitoso na carteira...
Por vezes o contrário também ancontece e mesmo quem já sabe a "teoria" esbarra nisto.
Estes dias um amigo que se iniciou à pouco tempo disse-me:
Mas tu fizeste isso? Estás sempre a dizer para não fazer isso.
Acho importante fazer umas pausas da negociação de vez em quando, o trade acaba por ser aditivo... temos que saber ter a dose certa, por vezes andamos anos com a dose certa e depois aumentamos aos poucos a dose e começa a fazer mal, e a solução é fazer uma pequena desintoxicação.
Eu estou agora a fechar as minhas posições e vou ficar uns tempos de fora a reler as biblias e a analisar gráficos, felizmente com muitos e bons lucros, mas também já aconteceu em 2010 o contrário, com 6 meses sem fazer trades e com prejuizo jeitoso na carteira...
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 24/10/2013 21:11, num total de 1 vez.
Lose your opinion, not your money
Uma questão de timing
Deixo uma pequena reflexão em vídeo, sobre os timings associados aos mercados financeiros. O vídeo não está particularmente bem conseguido mas penso que o tema é muito importante (dada a quantidade de erros a ele associados) e pouco discutido. Que sirva assim de mote à troca de opiniões sobre os timings e estratégias de negociação
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, almica, Google [Bot], jprgodinho, latbal, malakas, Masterchief, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, zulu404 e 225 visitantes