Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Arrendar casa... bom negócio?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Arrendar casa... bom negócio?

por joaomoreira2 » 14/8/2015 16:04

Pois, normalmente os senhorios exigem sempre fiador nos contratos. Mas só assina quem quer. Só que as situações com fiadores são sempre chatas. Tenho um familiar meu que também teve muitos problemas por ter sido fiador de um casal amigo. É importante se houve renúncia ao benefício da excussão prévia ou não. Se houve renúncia, o credor pode penhorar logo o fiador - bens e salário; se não houve renúncia ao benefício da excussão prévia o credor terá que penhorar primeiro os bens todos os devedor e só depois é que pode ir ao fiador.
Pode obter-se informações mais rigorosas aqui:
http://saldopositivo.cgd.pt/arrendamento-dicas-a-ter-em-conta
http://www.verdadeiroolhar.pt/artigos_opiniao.php?id=22456&nome_autor=Manuel%20Pereira&foto_autor=Manuel-Pereira.jpg&id_autor=97
http://www.advogadosinsolvencia.pt/mapa/fiador

No fundo, a ideia é a de que se o inquilino ou arrendatário não pagar as rendas o senhorio pode intentar uma acção de cobrança coerciva de dívidas contra o fiador

Registado: 14/8/2015 15:50

por diogocortezalves » 24/1/2014 19:42

Boa tarde

Existem seguros para o senhorio em que caso o inquilino não pague a renda, o seguro é activo e (com uma franquia de 2 meses) a seguradora começa a pagar a renda e entende-se com o inquilino.
http://www.arag.pt/rendasegura

Cumps
Diogo Alves

Registado: 19/12/2013 17:35

por FHSMONTEIRO » 24/1/2014 18:33

Sabem dizer-me se existe um número de meses minimo para o contrato de arrendamento?

É possível após o atraso numa renda por exemplo, o dono chegar e mudar a fechadura não deixando assim o caso alargar-se?

Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:47

por 654235 » 27/10/2013 23:17

Oberon__ Escreveu:
Luxor Escreveu:
Luxor Escreveu:Tenho a seguinte questão para os proprietários :

O imposto de sêlo (10% do valor da renda) que as Finanças cobram aquando da entrega do contrato de arrendamento, debitam ao inquilino ou suportam essa despesa ?

Até à data tenho sido eu a suportar, como proprietário. Mas ultimamente, os arrendamentos têm sido de muita curta duração, o que torna incomportável para o senhorio estar a pagar imposto de sêlo 2 ou mais vezes por ano.

Refresh

Não conheço nenhum caso em que tenham cobrado isso ao inquilino. Dito isto, não creio que seja prática corrente de mercado.

No entanto, não conheço qualquer limitação legal para o fazeres. Desde que o inquilino aceite, penso que poderás fazê-lo...

Até diria mais: como a maioria dos inquilinos pode ficar indignado, penso que o melhor seria diluíres esse montante num aumento de renda...

Obrigado pela resposta.

Realmente é uma situação delicada. Terei de prospectar terreno. Mas efectivamente não é muito justo (mas o que é justo...) estar a pagar ao Estado mais que uma vez ao ano um contrato de arrendamento. Pq a questão é que qd sai um inquilino, entra outro. E cada vez que isso acontece tenho de entregar ao Estado uma taxa.
Tb irei perguntar nas Finanças se existe forma de contornar esta situação. Pq esse imposto de selo foi criado com ceretza para contratos de longa duraçao
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por 654235 » 27/10/2013 23:13

nfmarque Escreveu:Arrendar casa = péssimo negócio.
Falo por experiencia propria, não te metas nisso.

Os riscos são enormes, e sim existem pessoas que não pagam, mas os pior é mesmo honestos que ficam sem condições para pagar. Despejar pessoas honestas devido a infortunios não esta na minha personalidade.

Obrigações/acções/fundos de investimento muito mais seguro e sem pressões emocionais.

Bons negocios.

:P impressão minha ou ja tiveste alguma má experiência. Há mais de uma década e não tive qq situação anormal. Sempre a horas e a casa sempre ocupada.
Uma rentabilidade superior a um depósito a prazo ao nivel de fundos de investimento e uma forma de diversificar os riscos.
E actualmente as coisas pelo que oiço dizer são mais céleres
Editado pela última vez por 654235 em 27/10/2013 23:20, num total de 1 vez.
Youtube

por nfmarque » 25/10/2013 13:53

Arrendar casa = péssimo negócio.
Falo por experiencia propria, não te metas nisso.

Os riscos são enormes, e sim existem pessoas que não pagam, mas os pior é mesmo honestos que ficam sem condições para pagar. Despejar pessoas honestas devido a infortunios não esta na minha personalidade.

Obrigações/acções/fundos de investimento muito mais seguro e sem pressões emocionais.

Bons negocios.

Registado: 7/5/2009 19:06

por Oberon » 25/10/2013 13:45

elreidom Escreveu:Em todo o caso, e lendo outra vez a sugestão do Oberon, não é possível fazer aumentos de renda acima do estipulado anualmente pela legislação, a não ser por acordo entre as partes. E neste caso, o respectivo aumento é também ele sujeito a novo imposto de selo.
A lógica será considerar essa despesa na definição da renda inicial.

Tens razão na tua correcção. Em todo o caso, importa esclarecer que quando referi "aumento de renda" estava-me de facto a referir ao momento da definição da renda inicial. O meu português foi infeliz.

Registado: 14/4/2011 15:12

por Heisenberg » 25/10/2013 13:01

Em todo o caso, e lendo outra vez a sugestão do Oberon, não é possível fazer aumentos de renda acima do estipulado anualmente pela legislação, a não ser por acordo entre as partes. E neste caso, o respectivo aumento é também ele sujeito a novo imposto de selo.
A lógica será considerar essa despesa na definição da renda inicial.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Heisenberg » 25/10/2013 12:54

O imposto de sêlo (10% do valor da renda) que as Finanças cobram aquando da entrega do contrato de arrendamento, debitam ao inquilino ou suportam essa despesa ?

Até à data tenho sido eu a suportar, como proprietário. Mas ultimamente, os arrendamentos têm sido de muita curta duração, o que torna incomportável para o senhorio estar a pagar imposto de sêlo 2 ou mais vezes por ano.

A obrigação de apresentar o contrato nas finanças é dos locadores (artigo 60º do Código do Imposto de Selo) e são estes os sujeitos passivos do imposto (Artigo 2º, nº 1, alínea b; Artigo 3º, nº 1 e nº 3 alínea b). Suponho que as finanças emitam um recibo em nome dos locadores, pelo que quem quiser cobrar o montante ao inquilino terá de lhe passar o recibo correspondente. Não sei é qual é o serviço que vai declarar, honorários?
A sugestão do Oberon é a mais sensata.

por Oberon » 25/10/2013 12:27

Luxor Escreveu:

Refresh

Não conheço nenhum caso em que tenham cobrado isso ao inquilino. Dito isto, não creio que seja prática corrente de mercado.

No entanto, não conheço qualquer limitação legal para o fazeres. Desde que o inquilino aceite, penso que poderás fazê-lo...

Até diria mais: como a maioria dos inquilinos pode ficar indignado, penso que o melhor seria diluíres esse montante num aumento de renda...

Registado: 14/4/2011 15:12

por 654235 » 25/10/2013 12:19

Refresh
Youtube

por 654235 » 24/10/2013 9:20

Tenho a seguinte questão para os proprietários :

Youtube

por Elias » 16/10/2013 11:20

JDMP Escreveu:Poderia inumerar varios so de conhecimento pessoal , sem recorrer a conhecidos etc... e olha que nao sao assim poucos....
A nivel profissional entao ficarias espantado (com os milhares), ve so a quantidade de pessoas que mora na linha de sintra e nao paga as rendas ( e foge ) . Não vou adiantar mais porque para quem nao esta dentro , pode tecer juizos de valor devido ao estereotipo que poderia apresentar. Mas falando "macro" , sim pode ser uma minoria , contudo bastante "ruidosa" .

Desculpas a parte , a falta de capacidade financeira é geral . Pelo que o risco é eminente ; pode ser a pessoa com mais referencias e honesta, mas se ficar sem emprego ....

Admito que não tenho números concretos para apresentar, mas creio que em muitos casos isso acontece porque os senhorios não tomaram quaisquer precauções (elaborar contrato escrito, pedir IRS + fiadores, etc.). Se houver um contrato registado nas finanças, com fiadores, isso também intimida os potenciais incumpridores.

Registado: 5/11/2002 12:21

por JDMP » 16/10/2013 10:46

Elias Escreveu:De qualquer forma, convém salientar que o número de inquilinos que não paga são uma minoria. A grande maioria dos inquilinos paga as suas rendas a tempo e horas. Portanto o risco de apanhar um inquilino que não paga, embora exista e seja real, não tem a dimensão que muitas vezes se quer fazer crer.

E tem mais: quando um inquilino não paga, é por dificuldades financeiras (claro que depois há os caloteiros profissionais, mas esses são uma minoria).

De qualquer forma, já existem empresas que fazem a verificação da qualidade do inquilino, através de um chamado relatório de referências. Um exemplo de uma empresa que faz isso: http://www.rendaprotec.com/ (não sei se há outras).

Poderia inumerar varios so de conhecimento pessoal , sem recorrer a conhecidos etc... e olha que nao sao assim poucos....
A nivel profissional entao ficarias espantado (com os milhares), ve so a quantidade de pessoas que mora na linha de sintra e nao paga as rendas ( e foge ) . Não vou adiantar mais porque para quem nao esta dentro , pode tecer juizos de valor devido ao estereotipo que poderia apresentar. Mas falando "macro" , sim pode ser uma minoria , contudo bastante "ruidosa" .

Desculpas a parte , a falta de capacidade financeira é geral . Pelo que o risco é eminente ; pode ser a pessoa com mais referencias e honesta, mas se ficar sem emprego ....
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por Heisenberg » 16/10/2013 10:41

Quem arrenda deve ter a inteligência de avaliar a outra parte do negócio, por isso é que se pede normalmente as declarações de IRS e há mesmo quem leve as pesquisas mais longe. E, não menos importante, olhando e conversando com as pessoas percebe-se muito do que há a perceber sobre a sua seriedade. Por outro lado, acho muito bom contar-se com um bom intermediário, uma boa agência que traz vários potenciais interessados e ajuda na tal avaliação. É uma despesa que pode compensar bastante.
Com todos estes cuidados, não me parece que a probabilidade de ter dissabores seja muito alta.

por pvg80713 » 16/10/2013 10:37

faz um acordo de cavalheiros com o inquilino em que ele aceita só declarar em IRS 2000 euros. ele desconta o máximo e tu poupas uma pipa de massa.
embora nas finanças estejam declarados 600 euros.... não há depois cruzamentos...

se tu e ele declararem o mesmo no IRS... não há divergência.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Elias » 16/10/2013 10:15

De qualquer forma, convém salientar que o número de inquilinos que não paga são uma minoria. A grande maioria dos inquilinos paga as suas rendas a tempo e horas. Portanto o risco de apanhar um inquilino que não paga, embora exista e seja real, não tem a dimensão que muitas vezes se quer fazer crer.

E tem mais: quando um inquilino não paga, é por dificuldades financeiras (claro que depois há os caloteiros profissionais, mas esses são uma minoria).

De qualquer forma, já existem empresas que fazem a verificação da qualidade do inquilino, através de um chamado relatório de referências. Um exemplo de uma empresa que faz isso: http://www.rendaprotec.com/ (não sei se há outras).

por FHSMONTEIRO » 16/10/2013 1:43

JDMP Escreveu:
Elias Escreveu:
JDMP Escreveu:O aluguer neste momento é um buraco sem fundo , e rezar para que nao danifiquem o imovel.

Desde que entrou em funcionamento o Balcão Nacional de Arrendamento, a coisa já não é bem assim.

Se o inquilino estiver 3 meses em mora, é accionado um processo de despejo no BNA e se o inquilino não aceitar sair vai ter de contestar no prazo de 15 dias e de pagar as taxas de justiça, caso contrário sai mesmo.

https://bna.mj.pt/Faq.aspx

Sim mas tens que avançar com o provisionamento do processo.... , isto é, pagar (ainda sao uns 200eu ) ! Depois existem algumas opções..... uma ja referiste.
Mas vê a coisa assim... ficas arder facilmente com uns 5 ou 6 meses , o inquilino nao paga , tu deixas de arrendar esses meses...
Já dizia o outro , é fazer a conta .

Em modo de resumo, reza para que ele nao pague e nao ande a fazer isso de x em x meses...

E pode fazer isso ?

Não podes aplicar cláusulas no contrato de arrendamento que havendo uma falha no pagamento, o contrato não poderá ser renovável?

Já agora existe algum período minimo de permanência num contrato de arrendamento?

por JDMP » 15/10/2013 22:21

Elias Escreveu:
JDMP Escreveu:O aluguer neste momento é um buraco sem fundo , e rezar para que nao danifiquem o imovel.

Desde que entrou em funcionamento o Balcão Nacional de Arrendamento, a coisa já não é bem assim.

Se o inquilino estiver 3 meses em mora, é accionado um processo de despejo no BNA e se o inquilino não aceitar sair vai ter de contestar no prazo de 15 dias e de pagar as taxas de justiça, caso contrário sai mesmo.

Sim mas tens que avançar com o provisionamento do processo.... , isto é, pagar (ainda sao uns 200eu ) ! Depois existem algumas opções..... uma ja referiste.
Mas vê a coisa assim... ficas arder facilmente com uns 5 ou 6 meses , o inquilino nao paga , tu deixas de arrendar esses meses...
Já dizia o outro , é fazer a conta .

Em modo de resumo, reza para que ele nao pague e nao ande a fazer isso de x em x meses...
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

por Elias » 15/10/2013 20:14

por luma60 » 15/10/2013 19:44

JDMP Escreveu:E quando o fiador é igual ao inquilino (mau pagador) ? pois...
Hoje em dia mais vale vender o imovel ou alugar apenas a turistas ou estrangeiros que paguem uns meses em avanço.

O aluguer neste momento é um buraco sem fundo , e rezar para que nao danifiquem o imovel.

Pesquisa as pessoas no google ou noutra base se tiveres acesso....

refiro-me a um fiador, que possa pagar, mas olhe que mesmo que não tenha grandes rendimentos, sempre é melhor do que não ter. Por experiência própria consegui já por duas vezes que o fiador "obrigasse" o inquilino a sair, sem precisar recorrer aos tribunais. Escusado será dizer que perdi 2 meses de renda, mas pelo menos fiquei com a casa livre sem estar danificada, o que já não considerei mau negócio, levando em conta que fiquei com um esquentador novo. Não é grande negócio, mas é uma forma de diversificação das poupanças.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por mrod0 » 15/10/2013 11:09

Nem de propósito :lol:
Neste caso é "Arrendar loja..."

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx ... id=3476964

Registado: 14/10/2013 16:13

por JDMP » 15/10/2013 10:58

E quando o fiador é igual ao inquilino (mau pagador) ? pois...
Hoje em dia mais vale vender o imovel ou alugar apenas a turistas ou estrangeiros que paguem uns meses em avanço.

O aluguer neste momento é um buraco sem fundo , e rezar para que nao danifiquem o imovel.

Pesquisa as pessoas no google ou noutra base se tiveres acesso....

por FHSMONTEIRO » 14/10/2013 14:35

Norbas Escreveu:No acto de registo nas finanças de contrato é necessário pagar uma taxa de 10% do valor de uma renda mensal.(imprescindível para em caso de incumprimento por parte do inquilino se poder recorrer à via judicial)

Anualmente em sede de IRS o rendimento do arrendamento é tributado a 28% a não ser que seja mais vantajoso optar pelo englobamento. Em sede de IRS serão dedutíveis as despesas de condomínio e de manutenção do imóvel.

Podemos dizer que é como a compra e venda de acções, temos a opção de englobar ou não? Certo?

Obrigado

por luma60 » 14/10/2013 11:33

Peça sempre um fiador, quando mais não seja o fiador sempre chateia o inquilino em caso de atraso ou não pagamento da renda.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, Phil2014, PMP69, Rafael Abreu e 145 visitantes