Porque as acções da banca vão cair a curto/medio prazo
Re: Porque as acções da banca vão cair a curto/medio prazo
@ocart: Eu creio nunca ter falado de grandes investidores, foi o user do post acima do meu que falou.
Mas com esta arrumaste comigo
ocart Escreveu:E para terminar a Bolsa só tem 2 segredos: A entrada e a saída.
Mas com esta arrumaste comigo

PairOfJacks
PairOfJacks Escreveu:Ocart, eu compreendo o que dizes, mas repara que ao investidor (pelo menos do meu ponto de vista) não é relevante o motivo da subida... eu não quero que a empresa XYZ esteja cotada em bolsa a um valor "justo" (o que quer que isso seja), eu quero é comprar a "X" e vender a "X+Y" (desde que Y seja positivo).
Tu próprio admitiste que existem "fatores que desconhecemos" que levam a movimentos nas cotações. Então se está assumido que os desconhecemos porque raio vamos tentar basear as nossas decisões de investimento na análise desses milionésimos fatores? Não dará melhores resultados olhar para a ação e ver se está a subir ou descer?
Ao pensar assim, tiras a beleza da justificação diária das cotações... que é uma coisa que o investidor gosta de saber
Lose your opinion, not your money
Como referi tenho acções de 2 Bancos e não deixei de investir por essas pequenas duvidas. Se está Bull vamos a favor do Mercado, com atenção, mas quanto aos Grandes investidores que referias posso citar o exemplo de Berardo com acções do BCP, como aliás é publico.
Ao longo dos anos a ganancia levou muitos investidores á banca rota, como também é publico.
E para terminar a Bolsa só tem 2 segredos: A entrada e a saída.
Ao longo dos anos a ganancia levou muitos investidores á banca rota, como também é publico.
E para terminar a Bolsa só tem 2 segredos: A entrada e a saída.
- Registado: 29/11/2007 11:18
Ocart, eu compreendo o que dizes, mas repara que ao investidor (pelo menos do meu ponto de vista) não é relevante o motivo da subida... eu não quero que a empresa XYZ esteja cotada em bolsa a um valor "justo" (o que quer que isso seja), eu quero é comprar a "X" e vender a "X+Y" (desde que Y seja positivo
).
Tu próprio admitiste que existem "fatores que desconhecemos" que levam a movimentos nas cotações. Então se está assumido que os desconhecemos porque raio vamos tentar basear as nossas decisões de investimento na análise desses milionésimos fatores? Não dará melhores resultados olhar para a ação e ver se está a subir ou descer?

PairOfJacks
Como é sabido os Mercados são irracionais e num Bullmarket a ilusão por norma tolda a visão para situações que aqui foram bem clarificadas. Dizer que essas noticias já estão incorporadas parece-me pouco credível pois muitos compram só porque está a subir. Assim foi com o BCP quando disparou dos 5 para os 6 euros por causa do forte empenho da area comercial em vender acões com facilidade de empréstimos para a sua aquisição. Era normal que a ação subisse não por qualquer motivo relevante mas sim pelo forte empenho (e não procura) na sua colocação o que criava a tal ilusão.
Há sempre uma razão para a subida e que por norma desconhecemos.
Apesar da minha opinião também tenho ações de 2 Bancos.
Há sempre uma razão para a subida e que por norma desconhecemos.
Apesar da minha opinião também tenho ações de 2 Bancos.
- Registado: 29/11/2007 11:18
Eu, que não tenho tempo para ler as noticias todos os dias, posso não ter tido tempo para "absorver" essas noticias... Mas parece-me improvável (na realidade seria assustador) que os grandes investidores não tivessem "reparado" nos problemas referidos nestas noticias!
PS: Como disseram anteriormente os mercados não são totalmente racionais...Além disso a credibilidade do FMI já terá tido melhores dias
PS: Como disseram anteriormente os mercados não são totalmente racionais...Além disso a credibilidade do FMI já terá tido melhores dias

H.S.
- Registado: 19/5/2006 2:24
BZ AxeRiver, partilho a 100% tudo o que foi dito.
PairOfJacks
Quando vi este tópico acerca de 3 meses atrás pensei para mim mesmo qualquer coisa como: "Não percebo nada de análise fundamental, o que se escreve até faz sentido, mas olhando para os gráficos a trend é altista, logo para mim é expectável que os valores sejam de subida."
Não sabia as cotações iam subir, como veio a acontecer. Tal como não sei se daqui por 3 ou 6 meses os valores das cotadas da banca estejam mais altos que o actual, mas num mercado bullish as probabilidades disso acontecer é maior.
O que tenho para mim é que num bullmarket (que parece estar a desenvolver-se) as tendências de subida não devem ser ignoradas ainda que os "fundamentais" não mostrem melhorias significativas.
Esta é uma das razões pela qual não dedico muito tempo (que já é escasso no meu caso) a tentar decifrar os fundamentais dos títulos. As realidades são demasiado complexas, demasiadas variáveis que não estão ao alcance do comum dos mortais fazer uma análise de valor para vários títulos. Assumindo que não fazemos do trading nossa actividade principal, quantos de nós conseguem compilar toda a informação existente e analisar uma cotada?
Richardj, não quero colocar em causa o pretendias com este tópico, apenas alertar para a dificuldade e utilidade das análises fundamentais para os pequenos investidores.
O maior defeito que aponto na análise fundamental é que quanto mais os preços vão contra nós, mais valor potencial ganha a nossa análise. Estar certo na hora errada vale-nos de muito pouco.
E por último não gostei nada do tópico: "Porque as acções da banca vão cair a curto/medio prazo" . Não gosto de certezas absolutas, porque nesta área não existem e quem tenta provar o contrário tem dissabores. Um tópico como "Vão as acções da banca cair a curto médio/prazo?" onde expunhas as tuas razões, válidas como as que apontaste acima, teria sido mais fácil de digerir. O mercado é que se está nas tintas para as nossas expectativas e desejos.
Não só as acções não cairam, como as 3 principais cotadas do sector em Portugal estão em máximos de + de 1 ano ou lá próximo.
Abraço e bons negócios!
Não sabia as cotações iam subir, como veio a acontecer. Tal como não sei se daqui por 3 ou 6 meses os valores das cotadas da banca estejam mais altos que o actual, mas num mercado bullish as probabilidades disso acontecer é maior.
O que tenho para mim é que num bullmarket (que parece estar a desenvolver-se) as tendências de subida não devem ser ignoradas ainda que os "fundamentais" não mostrem melhorias significativas.
Esta é uma das razões pela qual não dedico muito tempo (que já é escasso no meu caso) a tentar decifrar os fundamentais dos títulos. As realidades são demasiado complexas, demasiadas variáveis que não estão ao alcance do comum dos mortais fazer uma análise de valor para vários títulos. Assumindo que não fazemos do trading nossa actividade principal, quantos de nós conseguem compilar toda a informação existente e analisar uma cotada?
Richardj, não quero colocar em causa o pretendias com este tópico, apenas alertar para a dificuldade e utilidade das análises fundamentais para os pequenos investidores.
O maior defeito que aponto na análise fundamental é que quanto mais os preços vão contra nós, mais valor potencial ganha a nossa análise. Estar certo na hora errada vale-nos de muito pouco.
E por último não gostei nada do tópico: "Porque as acções da banca vão cair a curto/medio prazo" . Não gosto de certezas absolutas, porque nesta área não existem e quem tenta provar o contrário tem dissabores. Um tópico como "Vão as acções da banca cair a curto médio/prazo?" onde expunhas as tuas razões, válidas como as que apontaste acima, teria sido mais fácil de digerir. O mercado é que se está nas tintas para as nossas expectativas e desejos.
Não só as acções não cairam, como as 3 principais cotadas do sector em Portugal estão em máximos de + de 1 ano ou lá próximo.
Abraço e bons negócios!
"You want to know a little about a lot"
o problema é que os prejuízos são tão elevados que para o ano vais ter novo aumento de capital.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Será este o momento que muitos investidores esperam e que seria a fusão BPI/BCP ou mesmo uma opa do BPI ao BCP?
Para o BPI as vantagens seriam:
- o preço a pagar seria mínimo
- os accionistas do BCP ficariam contentes por surgir uma luz ao fundo do tunel
- o BCP já reduziu bastante os funcionários e gastos desnecessários
- seria criado um banco maior, mais forte e idêntico ao BES
Para o BPI as vantagens seriam:
- o preço a pagar seria mínimo
- os accionistas do BCP ficariam contentes por surgir uma luz ao fundo do tunel
- o BCP já reduziu bastante os funcionários e gastos desnecessários
- seria criado um banco maior, mais forte e idêntico ao BES
- Registado: 29/11/2007 10:42
richardj Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/besi_bcp_pode_registar_prejuizos_de_613_milhoes_de_euros_nos_primeiros_nove_meses_de_2013.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... otico.html
....portanto os prejuízos estão a diminuir, logo a banca estará a melhorar....
- Registado: 17/8/2013 23:25
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2013.html
DUNE 2
MSP78 Escreveu:O problema da banca não são a longo prazo essas notícias, e de facto o mercado pode estar a ver além desse horizonte. O problema principal da banca, quanto a mim, resume-se numa palavra: default. Alguém acredita que políticos portugueses consigam alguma vez excedentes orçamentais, e de forma sustentada? É que sem eles não há sustentabilidade possível da dívida.
Matematicamente é uma inverdade que não haja sustentabilidade da dívida sem excedentes orçamentais.
Sendo o que nos interessa o rácio divida/PIB, podemos ter uma diminuição desse rácio bastando para isso que o PIB aumente percentualmente mais do que a dívida.
Com os melhores cumprimentos
- Registado: 29/4/2010 11:02
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... embro.html
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _alvo.html
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _alvo.html
DUNE 2
O problema da banca não são a longo prazo essas notícias, e de facto o mercado pode estar a ver além desse horizonte. O problema principal da banca, quanto a mim, resume-se numa palavra: default. Alguém acredita que políticos portugueses consigam alguma vez excedentes orçamentais, e de forma sustentada? É que sem eles não há sustentabilidade possível da dívida.
Na minha opinião, com o precipício do PIB, o disparo do desemprego e o estrangulamento do crédito, factores todos eles sobejamente conhecidos há já alguns anos, se o mercado não descontou já o mal parado, então o mercado é bem lento a reagir. O futuro o dirá.
Um bem haja pela tua opinião desenvolvida e fundamentada.
Um bem haja pela tua opinião desenvolvida e fundamentada.
Rags Escreveu:richardj não leves a mal o que vou dizer, é com todo o respeito pela tua opinião.
Mas se começassem a abrir tópicos tipo " qual a primeira acção da banca que vai subir 100%" ai é que eu ficava preocupado com as minhas posições longas.
O teu tópico significa que ainda existe algum ceticismo por parte dos investidores, e isso é positivo para os longos.
Em relação ás noticias em questão, esquece-as são passado. As noticias das duas uma, quando saiem já estão descontadas pelo mercado (é o caso destas, precisamente porque as acções continuaram a subir) ou então o mercado reage imediatamente. Já passaram uns dias, não se registaram quedas, portanto mesmo que elas venham a acontecer nos próximos dias serão por outras razões que não as noticias que deixas-te
claro que não levo a mal

não acho que o mercado e os investidores tenham absorvido isto, porque é o tipo de noticia que passa sempre ao lado. Na verdade não diz nada de definitivo, pelo que o resultado final é sempre especulativo. Na minha opinião o mercado só vai ajustar quando saírem os resultados trimestrais/ anuais e os bancos disserem que os resultados foram piores do que esperavam deviam ao aumento das imparidades devido ao facto de o BdP os ter forçado a reavaliar os activos que tinham.
DUNE 2
richardj não leves a mal o que vou dizer, é com todo o respeito pela tua opinião.
Mas se começassem a abrir tópicos tipo " qual a primeira acção da banca que vai subir 100%" ai é que eu ficava preocupado com as minhas posições longas.
O teu tópico significa que ainda existe algum ceticismo por parte dos investidores, e isso é positivo para os longos.
Em relação ás noticias em questão, esquece-as são passado. As noticias das duas uma, quando saiem já estão descontadas pelo mercado (é o caso destas, precisamente porque as acções continuaram a subir) ou então o mercado reage imediatamente. Já passaram uns dias, não se registaram quedas, portanto mesmo que elas venham a acontecer nos próximos dias serão por outras razões que não as noticias que deixas-te

Cumprimentos
Rags
Rags
jerok, mas temos de clarificar as coisas, existem vários efeitos que levaram a que essas acções caíssem 80% em 4 anos que não tem directamente haver com as noticias referidas. A começar pelo corte de credito, desvalorização dos activos títulos de divida para lixo, redução brutal do consumo, aumento dos tiers minimos etc etc.
No entanto concordo contigo, neste momento parece-me que elas estão a lateralizar, possivelmente pode haver alguns pontos chaves em que podem formar movimentos ascendentes ou descendentes. No entanto, a minha percepção é que possivelmente a medio prazo, 1, 2 meses vão descer. Espero para ver
No entanto concordo contigo, neste momento parece-me que elas estão a lateralizar, possivelmente pode haver alguns pontos chaves em que podem formar movimentos ascendentes ou descendentes. No entanto, a minha percepção é que possivelmente a medio prazo, 1, 2 meses vão descer. Espero para ver

DUNE 2
richardj,
actualizo no final desta mensagem os gráficos semanais do BES e do BPI que tinha deixado aqui e aqui respectivamente à cerca de duas semanas.
Os gráficos, sendo semanais, e sendo a actualização dos mesmos a meio da semana, não podemos ainda tirar conclusões relativamente à última barra do gráfico, mas mesmo assim...
As notícias que esta semana soubemos não são favoráveis à banca, e talvez poucos investidores tivessem já pensado nelas (e incorporado no preço).
Mas como facilmente se observa, cada um destes bancos perdeu mais de 80% de valor nos últimos quatro anos.
Ok, no último ano tivemos uma recuperação de mais de 100% em cada um deles, mas a verdade é que ainda estamos a 500% de alcançar o valor de à quatro anos atrás!
As noticias que indicas não são positivas, mas olhando apenas para os gráficos que tinha deixado à duas semanas atrás, neste momento, estou mais confiante relativamente à tendência nos próximos meses.
Claro que esta vela incompleta pode revelar-se um falso break, mas neste momento o ratio ganho/risco deixa-me reticente em abrir posições curtas. Pode parecer paradoxal, mas se as acções perderem 20% nas próximas semanas estarei mais confiante em abrir uma posição curta do que neste momento, porque mesmo perdendo esse potencial ganho de 20% o ratio ganho/risco estaria, na minha opinião, mais favorável nessa altura caso essa hipótese se materialize.
Cumps,
JeRoK
actualizo no final desta mensagem os gráficos semanais do BES e do BPI que tinha deixado aqui e aqui respectivamente à cerca de duas semanas.
Os gráficos, sendo semanais, e sendo a actualização dos mesmos a meio da semana, não podemos ainda tirar conclusões relativamente à última barra do gráfico, mas mesmo assim...
As notícias que esta semana soubemos não são favoráveis à banca, e talvez poucos investidores tivessem já pensado nelas (e incorporado no preço).
Mas como facilmente se observa, cada um destes bancos perdeu mais de 80% de valor nos últimos quatro anos.
Ok, no último ano tivemos uma recuperação de mais de 100% em cada um deles, mas a verdade é que ainda estamos a 500% de alcançar o valor de à quatro anos atrás!
As noticias que indicas não são positivas, mas olhando apenas para os gráficos que tinha deixado à duas semanas atrás, neste momento, estou mais confiante relativamente à tendência nos próximos meses.
Claro que esta vela incompleta pode revelar-se um falso break, mas neste momento o ratio ganho/risco deixa-me reticente em abrir posições curtas. Pode parecer paradoxal, mas se as acções perderem 20% nas próximas semanas estarei mais confiante em abrir uma posição curta do que neste momento, porque mesmo perdendo esse potencial ganho de 20% o ratio ganho/risco estaria, na minha opinião, mais favorável nessa altura caso essa hipótese se materialize.
Cumps,
JeRoK
- Anexos
-
- bpi20131009.jpg (160.79 KiB) Visualizado 5692 vezes
-
- bes20131009.jpg (192.7 KiB) Visualizado 5692 vezes
"The simplest answer is usually the correct one."
- Registado: 28/6/2006 0:00
Joca601 Escreveu:alguém disser que o bcp vai voltar a cotar acima de 1 euro, quase 100% dos que por aqui andam vão dizer que o tipo está com alucinações financeiras.
Num forum da concorrência, há para aí 6 ou 7 anos, o chinês postou ( e fundamentou ) que a prazo o BCP iria cotar a 50 centimos quando na altura estava na casa dos 4 euros. Caiu o carmo e a trindade...
Que bom que seria que estivesse a 50 centimos...
Lion_Heart Escreveu: Segundo, porque sendo a Banca um sector de referência com accionistas dos mais ricos do País e não só , porque não metem eles la o seu dinheirinho e ficam a espera do Estado?
Se boa parte não tivessem comprado a posição accionista que detem com crédito do próprio banco e dando como garantia essas acções que compraram, isso até faria sentido.
É género " pêlo do mesmo cão ".
Berardos, Finos e outros mais não meteram até hoje nos bancos mais que centimos, não vão meter mais nada e duvido que tenham o capital necessário.
O problema não é deles, é do próprio banco e os bancos estão como estão, logo é do estado.
Vamos à guerra do BCP, com a Caixa pelo meio entre 2005 e 2007.
Já o Ulrich dizia estar farto de capitalistas sem capital. Porquê?
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
A primeira grande questão aqui é: se a Banca está falida porque não existem fusões e ou aquisições? Segundo, porque sendo a Banca um sector de referência com accionistas dos mais ricos do País e não só , porque não metem eles la o seu dinheirinho e ficam a espera do Estado?
Com a respostas a estas duas questões tem uma ideia de como chegamos aqui.
Com a respostas a estas duas questões tem uma ideia de como chegamos aqui.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
as noticias só saíram há 2 dias, não sendo o tipo de noticia explosiva (porque não afecta coisas no imediato) não me parece que seja o tipo de coisa que o mercado antecipe.
joca, a minha intenção não é tentar cortar os ganhos a ninguém, antes pelo contrario, é só porque parece-me estranho que as acções subam quando o que se avizinha parece-me algo negro. Mas também, ninguém disse que um grande banco não pode cair na ilusão de que vai conseguir vender projectos imobiliários que financiou e que agora valem metade desse valor.
As imparidades e os juros da divida soberana parecem-me neste momento os factores que mais podem afectar as acções da banca no momento. O primeiro é difícil de avaliar/quantificar, o segundo é mais claro.
joca, a minha intenção não é tentar cortar os ganhos a ninguém, antes pelo contrario, é só porque parece-me estranho que as acções subam quando o que se avizinha parece-me algo negro. Mas também, ninguém disse que um grande banco não pode cair na ilusão de que vai conseguir vender projectos imobiliários que financiou e que agora valem metade desse valor.
As imparidades e os juros da divida soberana parecem-me neste momento os factores que mais podem afectar as acções da banca no momento. O primeiro é difícil de avaliar/quantificar, o segundo é mais claro.
DUNE 2
Um bom exemplo disso é o BES, com perdas enormes consegue manter-se no encalço do BPI, sempre com uma diferença de 0.100 +-. Este trimestre não deve voltar a ser favorável ao BES mas duvido que este padrão mude, são as expectativas de bons resultados no futuro que mantêm a cotação a subir.
há uma curiosidade interessante nesta discussão... há usn tempos atrás, quando a banca caía, havia sempre alguém que apregoava que não podia cair mais, e ela, a banca, continuava a cair continuamente... como ultimamente(meses) se tem verificado uma recuperação da banca, começam a surgir as primeiras vozes que tendem a encontrar limites a novas valorizações, inclusive sugerindo novas quedas.
pela experiência que tenho de acompanhar os mercados, posso deduzir pela observação que as empresas cotadas podem valorizar para além do racional.... por exemplo: se hoje ou amanhã, alguém disser que o bcp vai voltar a cotar acima de 1 euro, quase 100% dos que por aqui andam vão dizer que o tipo está com alucinações financeiras. Em bolsa tudo é possível, inclusive a possibilidade de o bcp voltar a cotar acima de 1 euro, mesmo por mais irreal que pareça actualmente. o mercado rege-se por expectativas racionais ou irracionais, sendo que no futuro tenderá para o equilibrio, mas não deixa de seguir o seu caminho.
pela experiência que tenho de acompanhar os mercados, posso deduzir pela observação que as empresas cotadas podem valorizar para além do racional.... por exemplo: se hoje ou amanhã, alguém disser que o bcp vai voltar a cotar acima de 1 euro, quase 100% dos que por aqui andam vão dizer que o tipo está com alucinações financeiras. Em bolsa tudo é possível, inclusive a possibilidade de o bcp voltar a cotar acima de 1 euro, mesmo por mais irreal que pareça actualmente. o mercado rege-se por expectativas racionais ou irracionais, sendo que no futuro tenderá para o equilibrio, mas não deixa de seguir o seu caminho.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, niceboy, TTM62 e 190 visitantes