Portucel - Tópico Geral
Re: Portucel - Tópico Geral
Ontem confesso que fiquei assim
Ainda comecei a duvidar do sucesso deste reteste, mas com a sessão de hoje o céu ficou mais azul. Vamos ver se esta vela é o ponto de partida para o teste aos máximos do ano

Ainda comecei a duvidar do sucesso deste reteste, mas com a sessão de hoje o céu ficou mais azul. Vamos ver se esta vela é o ponto de partida para o teste aos máximos do ano

Cumprimentos
Rags
Rags
Quanto ao dividendo extraordinário, a empresa fechou o 2ºT com disponibilidades de 485M€ e um net debt de 358M€. Com a colocação do empréstimo obrigacionista no 2ºT conseguiu aumentar a maturidade da dívida. Em termos de investimentos, não se advinha nada muito relevante no futuro próximo e mesmo se quisesse antecipar algum dispêndio em Moçambique, por exemplo, a empresa tem capacidade de gerar cash flow significativo para o financiar ao fazer nova colocação obrigacionista. A empresa tem um dos perfis de dívida mais conservadores do PSI 20 (ND/EBITDA <1).
Eu como acionista vejo o dividendo extraordinário como positivo porque claramente a empresa não vai conseguir rentabilizar o capital excedentário. Assim devolve o dinheiro aos acionistas.
Até vou mais longe, a empresa devia devolver ainda mais dinheiro aos accionistas ou utilizar o dinheiro para fazer crescer a empresa. Aquisições???
As atividades operacionais geram aproximadamente 300M€ por ano.
Remuneração acionistas 2013:
Dividendo ordinário = 115M€
Dividendo extraordinário = 86M€
Buybacks = aprox 4M€
Eu como acionista vejo o dividendo extraordinário como positivo porque claramente a empresa não vai conseguir rentabilizar o capital excedentário. Assim devolve o dinheiro aos acionistas.
Até vou mais longe, a empresa devia devolver ainda mais dinheiro aos accionistas ou utilizar o dinheiro para fazer crescer a empresa. Aquisições???
As atividades operacionais geram aproximadamente 300M€ por ano.
Remuneração acionistas 2013:
Dividendo ordinário = 115M€
Dividendo extraordinário = 86M€
Buybacks = aprox 4M€
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
Re:
Trialul Escreveu:fernmato Escreveu:Trialul Escreveu:Há 3 empresas cotados , que irão sofrer !
EDP, EDPR e GLP digo eu ou estou enganado? A Portucel produz apenas 4,4% da electricidade em Portugal. Produz mais do que a Galp Energia?
As vítimas são por esta ordem EDP ,Galp . Portucel ,
+ REN
- Registado: 29/11/2007 1:36
5640533 Escreveu:Não percebo como um anúncio do género baixa a cotação. Deixa-la na mesma, tudo bem. Mas baixa-la?
Várias especulações se podem fazer do porquê desta proposta mas o melhor é não entrar em especulações !!!
O que a noticia diz é que vão tirar capital da empresa, logo desvaloriza a empresa.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re:
Trialul Escreveu:fernmato Escreveu:Trialul Escreveu:Há 3 empresas cotados , que irão sofrer !
EDP, EDPR e GLP digo eu ou estou enganado? A Portucel produz apenas 4,4% da electricidade em Portugal. Produz mais do que a Galp Energia?
Vi nas notícias uma fonte do Governo confirmar que a EDP Renováveis não vai sofrer qualquer corte com estas medidas desta vez...uma vez que no passado já foi penalizada sobremaneira. Sobram portato a EDP, Galp e Portucel, por ordem decrescente de penalização, como foi correctamente referido no post anterior.
Engraçado e curioso foi a Galp ter subido na última sessão, ao contrário de EDP e Portucel.
Acredito que na próxima semana a Galp possa fazer um movimento de correcção e visitar os 11´s €.
Há algum suporte nos 12€...alguém sabe dizer?
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 3:50
fernmato Escreveu:Trialul Escreveu:Há 3 empresas cotados , que irão sofrer !
- Registado: 9/9/2013 15:13
Trialul Escreveu:Há 3 empresas cotados , que irão sofrer !
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
HOPE Escreveu:5640533 Escreveu:Não percebo como um anúncio do género baixa a cotação. Deixa-la na mesma, tudo bem. Mas baixa-la?
Se calhar teve a ver com o anúncio no corte das rendas na energia, uma vez que a Portucel tb é produtora de energia. Mas claro que não é tão afectada como a EDP.
Há 3 empresas cotados , que irão sofrer !
- Registado: 9/9/2013 15:13
5640533 Escreveu:Não percebo como um anúncio do género baixa a cotação. Deixa-la na mesma, tudo bem. Mas baixa-la?
Se calhar teve a ver com o anúncio no corte das rendas na energia, uma vez que a Portucel tb é produtora de energia. Mas claro que não é tão afectada como a EDP.
- Registado: 29/11/2007 3:50
Não percebo como um anúncio do género baixa a cotação. Deixa-la na mesma, tudo bem. Mas baixa-la?
- Registado: 29/11/2007 1:36
Propostas da Assembleia "Assembleia Geral Extraordinária de 28 de Outubro de 2013"
Ponto único - Deliberar sobre proposta de distribuição aos accionistas
Deliberar distribuição de reservas
http://backoffice.portucelsoporcel.net/ ... inaria.pdf
Ponto único - Deliberar sobre proposta de distribuição aos accionistas
Deliberar distribuição de reservas
http://backoffice.portucelsoporcel.net/ ... inaria.pdf
E o molle também não acha nada esquisito! capanga, os mercados funcionam assim! Uns compram outros vendem. Uns compram no inicio da sessão, outros no meio e outros no final. 

obrigado pela correção...
abraço
abraço
- Registado: 29/11/2007 9:45
capanga Escreveu:Molle e restantes não sei se repararam que a portucel no pre-fecho estava 2,71€ e talvez com um volume 250mil ações!!!! Depois fechou em máximo correcto com o dobro das ações. Esquesito não. Mais, quando houve o anuncio do aumento da pasta de papel ela andava nos 2,62€ mais coisa menos coisa. E ainda, na sexta feira a maior parte do tempo andava a cotar abaixo 2,70€, Esquesito pessoal ?
na minha qualidade de restante não acho esquisito
Molle e restantes não sei se repararam que a portucel no pre-fecho estava 2,71€ e talvez com um volume 250mil ações!!!! Depois fechou em máximo correcto com o dobro das ações. Esquesito não. Mais, quando houve o anuncio do aumento da pasta de papel ela andava nos 2,62€ mais coisa menos coisa. E ainda, na sexta feira a maior parte do tempo andava a cotar abaixo 2,70€, Esquesito pessoal ?
- Registado: 29/11/2007 9:45
A leitura que faço deste últimos três dias revela-me uma forte tendência de subida. Hoje fechou em máximo diário e parece-me que foi, talvez, o primeiro passo para quebrar a resistência.
Os mais "nervosos" talvez arrisquem entrar por estes dias, os mais "tranquilos" talvez esperem pela quebra em alta dos 2,80€. Lá que parece bem lançada para essa quebra, parece... mas ainda não quebrou
Os mais "nervosos" talvez arrisquem entrar por estes dias, os mais "tranquilos" talvez esperem pela quebra em alta dos 2,80€. Lá que parece bem lançada para essa quebra, parece... mas ainda não quebrou

tiagopt Escreveu:Update gráfico à Portucel. A pressão compradora registada ontem confirma a validade da zona de resistência. O único sinal positivo foi dado pelo volume, crescente nas duas últimas sessões positivas. Ainda assim, até que os 2,8 sejam quebrados em alta uma entrada longa poderá ser precipitada.
Um fecho impressionante e com volume. Os saltos em cotação é que são enormes e, tal circunstância, a meu ver, não traduz em subida sustentada, mas sim salteada. Quer isto tudo dizer, que tão depressa está no vermelho como rápidamente se coloca num bom verdinho.

Vamos ver para a semana.
BFS
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
Update gráfico à Portucel. A pressão compradora registada ontem confirma a validade da zona de resistência. O único sinal positivo foi dado pelo volume, crescente nas duas últimas sessões positivas. Ainda assim, até que os 2,8 sejam quebrados em alta uma entrada longa poderá ser precipitada.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
LightKey Escreveu:MAV8 Escreveu:A Portucel (PTI), é um titulo em que se vêm formações (HS, CH, DF e TF) com alguma frequencia, no entanto estas nem sempre são perfeitas, apresentando "defeitos" na sua formação que nos levam a menospreza-las, a meu ver podemos estar perante um HS invertido.
Embora seja uma boa observação os volumes no ombro esquerdo e cabeça parecem não confirmar este padrão.
O volume deveria ser superior no ombro e menor na cabeça. Qual a sua opinião?
Não costumo ver as formações com esse grau de exigência quanto à sua definição...
...mas quanto aos maiores volumes da cabeça são devidos ao panico provocado pelo Ministro que entrou e saiu sem usar as Portas !
Aquilo que vejo e que me leva a acreditar na dita Formação, são várias tentativas de passar a resistencia (Pescoço) sem sucesso, seguida de uma quebra da mesma resistencia com aumento de volume...
...Diria que o que mais me incomoda na dita "formação" foi o facto de não haver um 2º ombro definido e sim uma lateralização prolongada (ligeiramente descendente) junto à linha do pescoço (resistência)! Que por definição elimina por si só a dita Formação.
Posto isto, com o dia de hoje penso que a cotação virá novamente aos valores em que negociou nas últimas semanas (junto ao pescoço) antes de arrancar definitivamente, a cotação andou muito tempo entre os 2,60 e os 2,70 e este afastamento desses valores deverá ter efeito psicológico em quem negoceia o titulo com mais frequência pelo que fará toda a lógica um teste (2,65/2,70) antes do afastamento decisivo.
Depois desta divagação e tentativa de justificar a minha análise, espero não ter sido maçador,
Vamos acompanhando...
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
MAV8 Escreveu:A Portucel (PTI), é um titulo em que se vêm formações (HS, CH, DF e TF) com alguma frequencia, no entanto estas nem sempre são perfeitas, apresentando "defeitos" na sua formação que nos levam a menospreza-las, a meu ver podemos estar perante um HS invertido.
Embora seja uma boa observação os volumes no ombro esquerdo e cabeça parecem não confirmar este padrão.
O volume deveria ser superior no ombro e menor na cabeça. Qual a sua opinião?
A Portucel (PTI), é um titulo em que se vêm formações (HS, CH, DF e TF) com alguma frequencia, no entanto estas nem sempre são perfeitas, apresentando "defeitos" na sua formação que nos levam a menospreza-las, a meu ver podemos estar perante um HS invertido.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
A julgar pela vela e pelo volume associado, tendo também em conta essa LTD, parece-me que a quebra é evidente. Será que vai com força para atacar os 2,80€? Bem sei que só o futuro o dirá, mas que parece a quem analisa?
correia1978 Escreveu:A Portucel parece o caranguejo anda para os lados...
g.a.
O caranguejo acordou... e a Portucel parece despertar!
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (35.21 KiB) Visualizado 6548 vezes
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Não negoceio PTI à anos.
Ontem o Ulisses colocou-a à votação; optei pela elétrica, mas fiquei curioso.
Aqui fica o meu gráfico em modo simples.
Cumprimentos bolsistas
.
Ontem o Ulisses colocou-a à votação; optei pela elétrica, mas fiquei curioso.
Aqui fica o meu gráfico em modo simples.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Quem está ligado: