Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Offtopic - Preço petróleo, cambio e combustíveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Offtopic - Preço petróleo, cambio e combustíveis

por MarcoAntonio » 5/10/2013 15:47

pipaspt Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de ouvir os vossos comentários às notícias recentes de que o preço dos combustíveis na próxima semana: desce cerca de 1 cêntimo na gasolina e fica inalterado no gasóleo.

Segundo me apercebi o cambio EUR/Dolar aumentou durante esta semana que passou.
O preço do petróleo também baixou devido principalmente ao "shutdown" dos EUA.

Ora estes 2 factores não eram a favor de uma descida dos preços dos combustíveis?
E conjugados não deveriam dar uma descida de 4 ou 5 cêntimos por litro? :shock:

Estou a esquecer-me de alguma coisa? :-k
Alguém sabe fazer as contas pormenorizadamente?

Cumprimentos!

Os preços nos postos em Portugal estão indexados aos preços dos respectivos combustíveis nos mercados internacionais (não ao petróleo mas à gasolina e gasóleo refinados, que embora altamente influenciados pelo petróleo não seguem exacta e precisamente o petróleo). Aliás, até cotações de petróleo existem várias. Os combustíveis portugueses estão indexados aos preços da gasolina e gasóleo no mercado de Amsterdão/Roterdão/Antuérpia. Contrariamente ao mito popular, os preços dos combustíveis em Portugal seguem de forma bastante exacta essas cotações.

Algumas considerações a ter em conta: o preço introduzido numa semana reflecte a média semanal da semana anterior do respectivo combustível (a primeira coisa que tens de fazer é uma média semanal e não olhar para o preço actual, que pode ser enganador). Naturalmente, tal média terá de ser efectuada com as cotações diárias em euros (portanto, reflecte também o cambio euro-dolar dado que o petróleo - a matéria prima bruta - cota em dolares).

Outra consideração importante é que estas alterações pesam sobre o preço do combustível antes de impostos e antes das margens brutas (que se mantêm sensivelmente constantes). Só este aspecto explica metade do preconceito em relação à evolução dos preços pois não é normalmente contabilizado nessa comparação sobre a evolução do preço do petróleo e o preço esperado para os combustíveis nos postos (os factores do parágrafo anterior explicam grosso modo a outra metade).

Existe já um tópico onde isto foi explorado longamente, onde estão as comparações feitas de forma correcta e onde estão também comparações semanais que foram actualizadas semanalmente durante muito tempo e inclusivamente prognósticos para preços futuros que normalmente não fugiam muito dos preços que viriamos a ter:

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Offtopic - Preço petróleo, cambio e combustíveis

por Elias » 5/10/2013 15:44

pipaspt,

Já existe um longo tópico dedicado a esse assunto e que tem a explicação que procuras.

Vê por favor aqui.

Registado: 5/11/2002 12:21

Offtopic - Preço petróleo, cambio e combustíveis

por doktorpt » 5/10/2013 15:30

Boa tarde,

Gostaria de ouvir os vossos comentários às notícias recentes de que o preço dos combustíveis na próxima semana: desce cerca de 1 cêntimo na gasolina e fica inalterado no gasóleo.

Segundo me apercebi o cambio EUR/Dolar aumentou durante esta semana que passou.
O preço do petróleo também baixou devido principalmente ao "shutdown" dos EUA.

Ora estes 2 factores não eram a favor de uma descida dos preços dos combustíveis?
E conjugados não deveriam dar uma descida de 4 ou 5 cêntimos por litro? :shock:

Estou a esquecer-me de alguma coisa? :-k
Alguém sabe fazer as contas pormenorizadamente?

Cumprimentos!

Registado: 10/11/2011 10:25

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Google [Bot], iniciado1, malakas, Masterchief, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006, VALHALLA e 348 visitantes