Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O pesadelo do "daytrading" em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O pesadelo do "daytrading" em Portugal

por Allaphor » 19/9/2013 14:06

tugadaytrader Escreveu:Saudações!

E tens experiência pratica do que escreves ou é tudo só teoria?

As "coisas" que se aprendem neste fórum... :shock:

Cumprimentos

Boas

Como assim experiência?
Se falamos de experiência própria, ela é irrelevante para esta discussão. Qualquer situação pela qual tenha passado pessoalmente/profissionalmente seria irrelevante do ponto de vista científico, dada a sua natureza anedótica.
Em termos de dados empíricos e avaliação científica temos Burton G. Malkiel e o excelente A Random Walk Down Wall Street, que faz o desmantelamento de uma série de métodos supostamente eficazes na previsão de cotações de curto prazo.
Mesmo a crítica feita por Buffet ao autor (assente no "value investing" que eu até subscrevo), relativa ao sucesso de diversos fundos, consistentemente superior ao mercado http://en.wikipedia.org/wiki/The_Superinvestors_of_Graham-and-Doddsville, é relativa a horizontes temporais muito superiores ao do daytrading.
Mesmo no high speed trading, o desafio não é criar algoritmos com maior capacidade predictiva (proactivos), é criar algoritmos com uma resposta mais rápida ao mercado (reactivos).

Cumps

Registado: 24/6/2008 16:00

por L.S.S » 19/9/2013 13:01

Allaphor Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:
Estas a falar de que mercados e de que activos?

Cumprimentos

Boa noite

À partida de qualquer mercado ou qualquer activo com volume e volatilidade suficientes para o daytrading.
Estava a pensar em acções quando escrevi, mas podiam ser matérias primas ou seja o que for.
Seja qual for o mercado ou o activo, os métodos de previsão estão todos ao dispor de todos os agentes e as suas acções colectivas impactam as cotações que eles próprios estão a tentar prever.

Saudações!

E tens experiência pratica do que escreves ou é tudo só teoria?

As "coisas" que se aprendem neste fórum... :shock:

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Allaphor » 18/9/2013 23:06

tugadaytrader Escreveu:

Cumprimentos

Boa noite

À partida de qualquer mercado ou qualquer activo com volume e volatilidade suficientes para o daytrading.
Estava a pensar em acções quando escrevi, mas podiam ser matérias primas ou seja o que for.
Seja qual for o mercado ou o activo, os métodos de previsão estão todos ao dispor de todos os agentes e as suas acções colectivas impactam as cotações que eles próprios estão a tentar prever.

por L.S.S » 18/9/2013 21:09

Allaphor Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:
Allaphor Escreveu:
O daytrading é, acima de tudo, um jogo de azar, como a roleta, independentemente do mercado.

Saudações!

Podes explicar em que baseias o teu raciocínio?

Obrigado.

Cumprimentos

Boas!

O meu raciocínio é baseia-se no facto da evolução de curto prazo de uma cotação ser caótica.
Qualquer título que tenha volume e volatilidade suficientes para permitir o daytrading já está modelado com os melhores modelos possíveis (uma vez que existem dados suficientes para eliminar modelos de baixa qualidade).

Cumps

Saudações!

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

por Allaphor » 18/9/2013 18:20

tugadaytrader Escreveu:
Allaphor Escreveu:
O daytrading é, acima de tudo, um jogo de azar, como a roleta, independentemente do mercado.

Saudações!

Obrigado.

Cumprimentos

Boas!

O meu raciocínio é baseia-se no facto da evolução de curto prazo de uma cotação ser caótica.
Qualquer título que tenha volume e volatilidade suficientes para permitir o daytrading já está modelado com os melhores modelos possíveis (uma vez que existem dados suficientes para eliminar modelos de baixa qualidade). Exceptuando o insider trading a informação disponível para qualquer um dos traders é igual.
Assim que um modelo se apresenta como superior, o mercado apressa-se a adopta-lo e isso vai influenciar a própria cotação num ciclo de feedback, que afecta a qualidade das previsões.
Esta é a explicação por palavras...
Em termos de ciência:
Historicamente e descontando as tendências de longo prazo, a evolução do preço de uma acção no intraday não difere de forma estatisticamente significativa de um random walk.
Isto quer dizer que a probabilidade de uma mais ou menos valia no próximo trade é igual para todos os traders, independentemente da sua história passada, tal como num jogo de azar.
Qualquer exemplo de um trader com um sucesso acima do benchmark do mercado pode ser explicado como fazendo parte do ruído estatístico em torno desse benchmark, da mesma maneira de que existe uma probabilidade de aproximadamente 0,1% de saír cara 10x seguidas numa moeda ao ar, apesar do mais provável ser o 50/50.

Cumps

por Greedy_Greeny » 18/9/2013 17:57

olá...sou o Granadeiro e venho protestar contra o Caldeirão nomeadamente contra o sr. Ulisses que bloqueou o tópico da minha querida PTC

Aproveitando a deixa, o tópico fica trancada por algumas horas por que se está a discutir outras coisas que não a PT. Daqui a um par de horas é desbloqueado e quem discutir outros assuntos, verá os seus posts apagados.

Quem quiser discutir assuntos de moderação, teremos todo o gosto em o fazer através do eficiente sistema de Mensagens Privadas que existe no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

o conceito de "algumas horas" é relativo embora o de "par de horas" não me soa a que seja :twisted:

Registado: 20/7/2012 4:24

por L.S.S » 17/9/2013 23:28

Allaphor Escreveu:

Saudações!

Obrigado.

Cumprimentos
Bull And Bear Markets

por Muhammad3010 » 17/9/2013 18:44

Uhh, Hoje em dia deixo o daytrading para os Expert Advisors :pray:

Registado: 20/6/2010 13:06

por Navete » 17/9/2013 13:42

Totalmente de acordo Ulisses.

Já lá vai o tempo, em que com 10.000 Euros, se faziam excelentes Day Trades na nossa bolsa.

Deve ter sido por causa dessas faltas de liquidez, pouca volatilidade, que me voltei para os Warrants.

Clinico, deves ser da minha opinião... Certo? :D
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Automech » 17/9/2013 13:28

Para as americanas estes dois funcionavam:
http://www.freestockcharts.com/
http://www.level2stockquotes.com/level-ii-quotes.html

Eu tenho o feed da IB por isso não preciso destes sites, mas na altura em que apareceu este tópico, confirmei lado a lado com a IB que estes dois sites estavam mesmo em tempo real. Agora não sei se ainda funcionam.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Greedy_Greeny » 17/9/2013 12:23

ha algum site com as cotações em tempo real e gratuito ?

obrigados

por zecatreca_1 » 17/9/2013 12:10

Greedy_Greeny Escreveu:
Greedy_Greeny Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo: O pesadelo do "daytrading" em Portugal:

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_pesadelo_do_daytrading_em_portugal.html

Um abraço,
Ulisses

vou ler...assim tenho o pesadelo antes... :mrgreen:

já li...sinto-me mesmo importante...o Ulisses escreveu um artigo só para mim :lol: :mrgreen:

Boa sorte.

Registado: 17/2/2012 14:31

por Viclion » 17/9/2013 10:51

Allaphor Escreveu:Estatisticamente é impossível a uma pessoa normal (humano) obter um sucesso consistente no daytrading.
Mesmo aqueles que conseguem ter múltiplos anos com mais valias estão apenas dentro da distribuição de rentabilidades aleatórias.
Este é um jogo que só pode ser ganho por máquinas que vivem nos micro (e qqr dia nano) segundos, explorando as ineficiências de outras máquinas dedicadas ao mesmo jogo.

Totalmente de acordo Allaphor! Desde o momento em que os algoritmos entraram no jogo, ao que se soma a informação privilegiada e poder de fogo dos tubarões, penso que não sobram dúvidas de que o DT trading oferece uma probabilidade reduzida de ganhos consistentes para o pequeno trader. Isto é válido para qualquer instrumento, forex, índices, petróleo, etc. Alguém referiu atrás o forex como sendo bom para DT, o que discordo, mas não deixa de ser interessante analisa-lo numa perspectiva de curto-médio prazo. Numa perspectiva exclusivamente técnica, basta analisar gráficos diários e de 4H de crosses menos badalados, tais como EURAUD, GBPAUD, EURCAD, e ficam evidentes as oportunidades de curto-médio prazo. Óbviamente, e por precaução, a negociação terá um alavancamento menor daquele que é utilizado no DT.

Registado: 19/9/2011 12:14

por Greedy_Greeny » 17/9/2013 0:17

Greedy_Greeny Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo: O pesadelo do "daytrading" em Portugal:

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_pesadelo_do_daytrading_em_portugal.html

Um abraço,
Ulisses

já li...sinto-me mesmo importante...o Ulisses escreveu um artigo só para mim :lol: :mrgreen:

por Greedy_Greeny » 17/9/2013 0:08

Um abraço,
Ulisses

por ocart » 16/9/2013 23:02

Certo Ulisses, eu percebi.

Registado: 29/11/2007 11:18

por Ulisses Pereira » 16/9/2013 19:00

ocart, estamos a falar de daytrading, certo?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ocart » 16/9/2013 18:54

A obcessão pelo Banif retira~lhes a visão para titulos como Sonae e Son.Industria...........................

Registado: 29/11/2007 11:18

por dfviegas » 16/9/2013 17:01

mas o por vezes já deixa de ser "daytrading" E depois tens sempre a variavel que é olhando depois é sempre fácil acertar e prever.

Registado: 29/11/2007 2:53

por pmpcpinto » 16/9/2013 16:56

Sim eu percebo, mas como é uma ação que costumo acompanhar, pareceu que é um exemplo que não saindo do intervalo 0,17 / 0,26, por vezes tem volumes "fora do normal" que permitem obter bons resultados.

Mas provavelmente se o volume negoiciado fosse maior, o seu comportamento não ia ser igual, pois mesmo negociando 1.000.000 de ações, são apenas cerca de € 200.000.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por dfviegas » 16/9/2013 16:46

mas o problema é que não podes olhar só para a variação, teriamos de entrar mesmo para ver se consegues efectivar a comprar e venda, tenho aqui um colega que está com uma ordem de venda no banif a 0,0012 com um mês de prazo e ela ainda não entrou, já lá vão 2 semanas e tal. E provavelmente não entrará passado um mês e depois terá de meter nova ordem e ir para o fim da fila novamente.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Clinico » 16/9/2013 16:38

O artigo está muito bem feito e pode aplicar-se aos TW. Este artigo tambem me faz levantar a pergunta de porquê negociar Banif. Faz- me lembrar a velha Pararede mas pior ainda.
Enfim, vamos aprendendo...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por pmpcpinto » 16/9/2013 15:41

A Soares da Costa, sendo uma ação praticamente sem volatilidade, parece-me que por vezes tem oscilações diárias, que permitem efetuar "daytrading". Deixo aqui alguns dias em que teve variações de mais de 10%.

Parece-me que nos dias que tem "muito" volume e sobe dá para ter bons resultados, mas depois chega aos 0,26 e volta atrás.

04-01-2013 - 0,14 / 0,16
22-01-2013 - 0,18 / 0,22
23-01-2013 - 0,22 / 0,29
12-02-2013 - 0,24 / 0,26
20-03-2013 - 0,21 / 0,23
13-05-2013 - 0,17 / 0,19
20-05-2013 - 0,17 / 0,19
21-05-2013 - 0,17 / 0,19
24-05-2013 - 0,18 / 0,24
30-05-2013 - 0,21 / 0,25
19-06-2013 - 0,21 / 0,24
02-07-2103 - 0,21 / 0,23

Claro que são situações exporádicas.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Allaphor » 16/9/2013 15:27

Estatisticamente é impossível a uma pessoa normal (humano) obter um sucesso consistente no daytrading.
Mesmo aqueles que conseguem ter múltiplos anos com mais valias estão apenas dentro da distribuição de rentabilidades aleatórias.
Este é um jogo que só pode ser ganho por máquinas que vivem nos micro (e qqr dia nano) segundos, explorando as ineficiências de outras máquinas dedicadas ao mesmo jogo.

por C0rr3i4 » 16/9/2013 14:55

Eurouro Escreveu:
Talvez o forex seja o mercado ideal para a pratica de daytrader, não sei...

Ah :!: :?: :shock: :oh:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Google [Bot], Manchini888, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, PIKAS, Pmart 1, slbnnbobadela, Tiago2006 e 196 visitantes