Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por Quico » 18/9/2013 19:02

Claro que ter o estado central a gerir uma "empresa" com com dezenas (ou, se calhar, centenas) de milhar de funcionários é que é a opção sensata, lógica e à prova de interesses instalados! :D

Claro que um bem fundamental e básico como a educação só pode ser ministrado à população pelo estado. Só não percebo porque não o fez até hoje com, por exemplo, o pão... Porque é que não se manda fechar as padarias e se acaba com os interesses dessa corja que são os industriais da panificação?! :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 18:38

artista Escreveu:Migluso, para além da comparação com o exemplo sueco, ainda temos o problema de fundo, em Portugal é bem mais difícil acreditar que não há interesses por trás disto... para não falar dos interesses que os tugas em geral são peritos a conseguir à posteriori quando "cheira a dinheiro"!


Lembro-me logo do Mário Nogueira, dos professores instalados, do actual sistema de financiamento dos colégios privados, das editoras dos livros, etc...
Tudo interesses instalados HOJE.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por artista_ » 18/9/2013 18:07

Migluso, para além da comparação com o exemplo sueco, ainda temos o problema de fundo, em Portugal é bem mais difícil acreditar que não há interesses por trás disto... para não falar dos interesses que os tugas em geral são peritos a conseguir à posteriori quando "cheira a dinheiro"!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 17:27

mais_um Escreveu: In a system like the Swedish, where cream-skimming is not allowed, the schools are more likely to compete by improving productivity. In fact, MacLeod and Urquiola (2009) state that if the reputation model holds for a school market, then “if schools cannot select on ability, the introduction of school choice will unambiguously raise school performance and student outcomes.”


http://www.ifau.se/Upload/pdf/se/2012/w ... tcomes.pdf[/quote]


A introdução da liberdade de escolha em Portugal deve ir buscar os melhores exemplos e evitar repetir os erros dos outros.
É incrível que alguns leiam apenas aquilo que corrobora a sua ideia pré definida. Assim é difícil debater.
Será que os receios do Daniel Oliveira ou do artista ou do mais_um se verificam na Suécia?

O que eu retiro da experiência sueca é que, obviamente, não é um sistema perfeito, tem falhas. Os suecos identificaram-nas e introduziram reformas, que por sua vez não passam por pôr em causa a liberdade de escolha. E no futuro mais falhas surgirão e alterações serão novamente introduzidas tendo em vista aperfeiçoar o sistema. É assim a vida.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por mais_um » 18/9/2013 16:59

“Informação um "bocadinho" mais actualizada e/ou científica.”


If we compare our result with those of other countries, we find larger effects than what has been found for Canada (Card, Dooley and Payne, 2010) and Chile (Hsieh and Urquiola, 2006) but more consistent with what has been found for U.K. (Clark, 2009) and U.S. (Figlio and Hart, 2010). However, a comparison with other school systems is difficult both because the alternative school types differ and because the conditions under which external effects work well are very different.The conditions for school choice that are likely to generate the most positive effects on overall school productivity are discussed in MacLeod and Urquiola (2009). Their framework is a reputation model of learning. They argue that in the Chilean system (where schools can select students based on ability), the schools are more likely to compete by selecting the best students instead of with increasing productivity. In a system like the Swedish, where cream-skimming is not allowed, the schools are more likely to compete by improving productivity. In fact, MacLeod and Urquiola (2009) state that if the reputation model holds for a school market, then “if schools cannot select on ability, the introduction of school choice will unambiguously raise school performance and student outcomes.”


http://www.ifau.se/Upload/pdf/se/2012/w ... tcomes.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 15:41

Informação um "bocadinho" mais actualizada e/ou científica.

This paper evaluates average educational performance effects of an expanding independent- school sector at the compulsory level by assessing a radical voucher reform that was implemented in Sweden in 1992. Starting from a situation where all public schools were essentially local monopolists, the degree of independent schools has developed very differently across municipalities over time as a result of this reform. We regress the change in educational performance outcomes on the increase in the share of independent-school students between Swedish municipalities. We find that an increase in the share of independent-school students improves average performance at the end of compulsory school as well as long-run educational outcomes. We show that these effects are very robust with respect to a number of potential issues, such as grade inflation and pre-reform trends. However, for most outcomes, we do not detect positive and statistically significant effects until approximately a decade after the reform. This is notable, but not surprising given that it took time for independent schools to become more than a marginal phenomenon in Sweden. We do not find positive effects on school expenditures. Hence, the educational performance effects are interpretable as positive effects on school productivity. We further find that the average effects primarily are due to external effects (e.g., school competition), and not that independent-school students gain significantly more than public-school students.


http://www.ifau.se/Upload/pdf/se/2012/w ... tcomes.pdf

Código: Selecionar todos
The province of Ontario has two publicly funded school systems: secular schools (known as public
schools) that are open to all students, and separate schools that are limited to children with
Catholic backgrounds. A simple model of inter-system competition predicts that incentives for
effort are higher in areas where there are more Catholic families who are relatively
uncommitted to one system or the other. We measure the willingness of Catholic families to
switch systems by studying the effect of school openings on enrollment at nearby schools in the
competing system. The results suggest that families in rapidly growing areas have the weakest
attachment to a particular system. We then relate student test score gains between 3rd and 6th
grade to measures of potential cross-system competition. We find that competition for Catholic
students has a significant effect on test outcomes in both systems, particularly in fast-growing
areas. Our estimates imply that expanding competition to all students would raise average test
scores in 6th grade by 6-8% of a standard deviation.


Não vá o pessoal pensar que defendo a segregação por religião, convém esclarecer.
Aquilo que Ontario tem para os católicos, eu defendo para todos os portugueses, sem segregação de qualquer espécie.
O factor relevante do estudo é demonstrar a "bondade" da competição, no sentido em que funciona como incentivo para que se atinja resultados superiores.
http://socserv.mcmaster.ca/econ/rsrch/p ... 010-01.pdf

Não há sistemas perfeitos. E por mais que se evolue, mude, reforme, a busca pela melhoria constante é inerente à condição humana. Há sempre qualquer coisa que se pode melhorar. A aprendizagem é uma constante.
International studies such as PISA and TIMSS have indicated lower levels of knowledge among Swedish children in recent years. To help combat this trend, Sweden has introduced several changes to its school system.


Os suecos percebem bem isto, e então em 2011 reformaram o seu sistema de educação.
Como? No seguinte sentido:
The Swedish Education Act from 2011 contains basic principles and provisions for compulsory and further education, preschool, kindergarten, out-of school care and adult education. It promotes greater knowledge, freedom of choice, and student safety and security.

http://www.sweden.se/eng/home/education ... in-sweden/

Obviamente, não li tudo. Mas entre as pág(s) 10 e 40 faz um apanhado do que correu bem e menos bem na Suécia.
Entre o que correu bem, destaco:
[I]n the case of immigrant students born outside the EU and the Nordic countries, the interaction term for school competition is statistically significant on a five per cent level with respect to mathematics. That is, the gain from increased school competition is significantly higher for this group of students than for others.

http://www.civitas.org.uk/pdf/SwedishLessons.pdf


Mas os suecos ou os holandeses estão errados. Certo está o Daniel Oliveira.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por mais_um » 18/9/2013 13:32

Swedish free school operator to close, leaving hundreds of pupils stranded

Britain's adoption of Sweden's "free school" model has been called into question after one of Sweden's largest private sector school operators announced it would shut down, leaving hundreds of students stranded.

JB Education, whose schools educate around 10,000 Swedish pupils, said on Thursday that it would sell 19 of its high schools and close down the remaining four.

The decision, which follows four school closures announced by the company in February, came as the Danish private equity group Axcel, which bought the chain in 2008, decided it could no longer continue to cover the company's losses.

"I'm devastated that the company I've managed for a short time won't survive," said JB Education's chief executive, Anders Hultin. "It's extremely regrettable that it will affect the students."

Ibrahim Baylan, the education spokesman for Sweden's opposition Social Democratic party, said the closures should come as a warning to the UK not to slavishly adopt the Swedish model, where private companies can set up profit-making free schools, paid for by the state but with little government oversight.

"Before you do something like this you have to really, really think about how you set up the system," he said. "The system here is not working as it's supposed to work. Nobody could foresee that so many private equity companies would be in our school system as we have today."

Two Swedish school companies, Kunskapsskolan and Internationella Engelska Skolan (IES), have already taken over the management of schools in the UK, albeit on a non-profit basis. Like JB Education, both are owned by private equity companies. Kunskapsskolan's non-profit UK arm, Learning Schools Trust, operates schools in Suffolk, Northamptonshire and two in Richmond, south-west London. IES is often cited as an inspiration for the Conservative push for free schools, with the education secretary, Michael Gove, visiting IES's schools in Sweden. Through a trust named Sabres, IES has operated a free school in Breckland, Suffolk, since 2012.

Critics of the involvement of profit-making companies such as IES fear that their presence is a precursor to allowing corporations to operate state-funded free schools and academies directly.


Gove has said he is open-minded about allowing profit-making companies to run free schools in the future, and the Conservatives are expected to include a proposal to allow them to do so in their 2015 election manifesto.

Andrea Martinson, 37, a social studies teacher at JB Åkersberga, one of the schools due to be closed down, said she now felt there was something wrong with Sweden's for-profit system.

"It makes you sad that the system's not working as it was intended to, since the money issue is so important," she said. "I think it's OK to make a profit, but don't spend the money. That's the problem: they haven't been saving their money for the bad years."

Pontus Ringstedt-Axberg, 18, who is training to be a chef at the school, said students and teachers had been sad and depressed at the meeting held on Friday morning to inform students, although he said he was happy that he was being transferred to another, much larger, school which shares the same building.

"I think it sucks, because my teachers are the best teachers in the world, so I'm really sad about it," he said. "I think they did it in a bad way. I heard about it on the internet."


http://www.theguardian.com/education/20 ... -education



Swedish 'free schools' fail to improve results
Plans for a generation of Swedish-style “free schools” were questioned today as research suggested they failed to boost education standards.

A report said the schools – set up and run by parents, teachers, charities and voluntary groups – benefited children from highly-educated families more than those from the poorest backgrounds.

The study said any advantages gained by pupils attending free schools in Sweden failed to translate into “greater educational success” beyond the age of 16.

The conclusions, published in the latest education of Research in Public Policy, comes just days after Michael Gove, the Education Secretary, invited groups to apply to run their own primary and secondary schools in England.

Under plans, schools would be funded by the taxpayer but independent of local council control, giving operators more power over the curriculum, admissions and teachers’ pay.

Researchers admitted that the latest study was specific to Sweden and was of “limited” use when predicting the impact of similar reforms in England.

http://www.telegraph.co.uk/education/ed ... sults.html


Flagship Tory free schools scheme condemned by Swedish education minister Bertil Ostberg
30 May 2010 00:00 Tory plans for "free schools" were condemned yesterday - in Sweden, where the idea came from.



Tory plans for "free schools" were condemned yesterday - in Sweden, where the idea came from.

The scheme, which encourages parents to set up local schools funded by the state, is modelled on the free schools brought in there in the 1990s.

But Swedish education minister Bertil Ostberg yesterday blasted the schools as a failure and warned Britain not to introduce them.

It deals a blow to one of the Tories' flagship policies, trumpeted by Education Secretary Michael Gove last week as giving parents more choice and teachers more freedom from bureaucracy. Mr Gove has been deep in talks with Kunskapsskolan, a company that runs schools for profit in Sweden and hopes to open up to 30 in the UK.

But Mr Ostberg told the Sunday Mirror: "We have actually seen a fall in the quality of Swedish schools since the free schools were introduced."

The new schools will not be under council control and will be allowed to design their own curriculums and bring in their own pay structures.

Parents fear they will lead to a two-tier education system, creaming off the best teachers and brightest pupils and excluding children from less-advantaged backgrounds.

Mr Ostberg confirmed those fears, saying: "The free schools are generally attended by children of bettereducated and wealthy families, making things even more difficult for children attending ordinary schools in poor areas." He said the priority for policy-makers should be improving teaching quality across the board.

He added: "Most of our free schools have ended up being run by companies for profit."

Shadow Education Secretary Ed Balls said: "The free market schools experiment the Tories and Lib Dems want to copy led to falling standards and rising inequality."

http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/fl ... eme-224972

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por dfviegas » 18/9/2013 12:59

não esquecer a probabilidade de com este cheque ensino, as privadas poderem aumentar o valor das suas mensalidades, excluindo dessa forma a classe média, e enchendo os bolsos ainda mais.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por mais_um » 18/9/2013 12:55


O apartheid escolar de Nuno Crato
Daniel Oliveira
8:00 Segunda feira, 9 de setembro de 2013

O governo aprovou, na última quinta-feira, sem grande debate nacional, a possibilidade de financiamento direto aos alunos de colégios privados. No Decreto-Lei, nenhuma carência de oferta pública tem de justificar este apoio. Não há sequer qualquer referência a dificuldades económicas dos subsidiados pelo Estado. Na prática, com os "contratos simples de apoio à família", agora sem qualquer regra de atribuição, o Estado passa a tratar os colégios particulares da mesma forma que trata as escolas públicas (o próprio Crato o confirmou), abatendo na propina do aluno do privado o mesmo que calcula gastar num aluno do Estado.

Acontece que os colégios privados têm vagas finitas. Por isso, basta que haja mais candidatos do que vagas para os alunos terem de ser selecionados. E os critérios de seleção são sempre dois: captar os melhores alunos, para subirem no ranking e serem competitivas, e evitar problemas sociais e disciplinares. Ninguém no seu perfeito juízo acredita que alguma escola privada dispensará, de forma formal ou informal, esta prerrogativa de seleção.

Na realidade, poucos colégios têm ofertas pedagógicas muito diferenciadas em relação ao sistema público. É mais desta capacidade de seleção que a maioria dos colégios vive. Seleção que lhes permite garantir melhores resultados. Não perder tempo com alunos com necessidades educativas especiais, com indisciplina e com problemas sociais é mais do que meio caminho andado para ter um ambiente escolar mais seguro e melhores resultados académicos. É natural que os pais prefiram que os seus filhos estudem neste ambiente mais protegido e selecionado.

De uma forma ou de outra, as escolas privadas continuarão a querer ficar com os melhores alunos e os que não representem qualquer dificuldade social ou disciplinar: meninos não problemáticos de famílias ricas ou de classe média e, com este financiamento, os melhores alunos das famílias carenciadas. Tudo isto com financiamento público (e não, como seria normal e já acontece em alguns colégios, através do mecenato e de bolsas da própria escola). O que quer dizer que as escolas públicas ficarão com o que sobra: os problemas sociais e disciplinares e os alunos com necessidades especiais. Que pai quererá ter o seu filho numa escola que é um ghetto? O que não puder escolher.

O Estado financiará, através dos impostos de todos, um sistema de ensino dual, com escolas para ricos e bons alunos e escolas para pobres e maus alunos. Este sistema de "apartheid escolar", que simpaticamente nos é vendido como sinal de liberdade de escolha, apenas anulará a principal função da escola pública: garantir a igualdade de oportunidades, sem a qual a liberdade é uma mera ilusão.

Em Portugal não é obrigatório ter os filhos nas escolas públicas. As pessoas têm a liberdade de escolher se os querem no ensino público ou privado, em escolas laicas ou religiosas, em escolas portuguesas ou estrangeiras. O que está em debate não é essa liberdade, que está garantida e é legítima, mas se o Estado está obrigado a fornecer um serviço público universal e gratuito ou se essa obrigação se estende ao subsídio a empresas privadas que se dedicam à educação.

Neste Decreto-Lei o Estado apenas garantirá o financiamento até ao que custa um aluno no sistema público. O que quer dizer que, para os mais carenciados, a liberdade de escolha está limitada a escolas que cobrem abaixo desses preços. Acima disso, teremos famílias ricas, que hoje pagam os colégios sem qualquer financiamento público, a serem subsidiadas para terem os seus filhos nos colégios mais caros do País. Só elas poderão pagar o dinheiro que ainda fica a faltar depois da ajuda do Estado. Só elas continuarão a poder exercer plenamente a liberdade de escolher, entre todas, a escola do seu filho. Porque a liberdade de escolha é sempre finita. E a forma mais justa de a garantir é criar as condições para que as escolas públicas sejam atrativas para todos. Escolas interclassistas e de qualidade. O que implica recursos financeiros que esta estratégia desviará para colégios que têm como objetivo (legítimo) o lucro.

Mas vale a pena não ficar apenas no terreno dos princípios. Conhecemos o País onde vivemos. Sabemos como faz o Estado negócios com os privados. E até temos alguma experiência no financiamento público de colégios privados, através dos contratos de associação. Um dos exemplos foi relatado pela TVI e dei nota dele num dos meus textos: a GPS, um grupo privado com 24 escolas. Um grupo que, apesar de piores condições do que as escolas públicas vizinhas, conseguiu, através de bons contactos no Ministério, desviar alunos que o público tinha condições para receber para as suas escolas.

Pode dar-se o caso deste Decreto-Lei resultar apenas do fanatismo ideológico de Crato. Mas não deixa de ser curioso que isto surja num momento em que milhares de famílias de classe média retiram, por falta de condições financeiras, os seus filhos das escolas privadas. O que está a causar enormes problemas a muitos colégios. Mas que era, ironicamente, uma excelente notícias para as escolas públicas, que viam a classe média a regressar, garantindo uma escola mais interclassista, como existia nos anos 80. Nada que entusiasme o ministro. Enquanto continua os cortes na Educação e inicia um ano letivo com o caos instalado nas escolas públicas, Crato parece estar mais interessado em gastar as suas energias e os nossos impostos para salvar os colégios em aflição.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-apartheid-esc ... z2fFDcCf1r
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por TRSM86 » 18/9/2013 12:28

Fila para a sopa dos pobres e sem-abrigo: Porto
Anexos
555848_10202021057747691_1097032865_n.jpg
555848_10202021057747691_1097032865_n.jpg (46.5 KiB) Visualizado 4175 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 12:16

MiamiBlueHeart Escreveu:as a lei prevê que um aluno com média de 11 valores tem igual hipótese de entrar num colégio, que um aluno de 15 valores? Ou é o colégio que escolhe?

E se um aluno tiver necessidade de ensino especial, a lei prevê igual tratamento na entrada como um aluno que não tem necessidades especiais???

E se o colégio custar 400 euros e o cheque ensino for de 300euros, e se um casal não tiver disponibilidade de dar 100 euros que complementam a mensalidade, existe igualdade de tratamento, com um aluno que possui uns pais que têm essa capacidade financeira???


1) 2 alunos para 1 vaga - deve entrar o aluno com melhor nota. No início da vida escolar, tipo até ao 5º ano, outros critérios, como por exemplo geográficos, podem e devem ser considerados.
2) Confesso que é uma área demasiado específica para me pronunciar com o devido conhecimento, o que não me impede de ter a certeza absoluta que jamais é argumento para bloquear a livre escolha. Há inúmeras formas de assegurar a máxima justiça para esses casos sem colocar em causa a liberdade de escolha para todos os outros.
3) a lógica deve ser: quanto melhor o aluno e mais baixos rendimentos tiver o agregado familiar, maior o valor do cheque ensino.

Como disse atrás, o sistema do cheque ensino, se bem desenhado, pode contribuir para esbater a desigualdade de oportunidades que hoje existe no actual sistema de ensino.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 12:05

artista Escreveu:Eu também queria acreditar no Pai Natal, mas nao acredito... mas estou cá para dizer que me enganei, se for o caso, e para bater palmas ao programa, tenha ele o efeito que tu sugeres!


Acreditas na bondade do PRINCÍPIO da livre escolha? Em caso afirmativo, toda a regulamentação deve partir e basear-se nele, salvaguardando sempre a igualdade de oportunidades dos alunos, independentemente de serem ricos ou pobres. A escola que adira à rede do cheque ensino não pode seleccionar os alunos, tal como as universidades não podem.

artista Escreveu:- O "cheque ensino" paga a totalidade dos gastos que um aluno tem no privado? Se não paga apenas serve para ajudar aqueles que já têm dinheiro para ter os seus alunos no privado, os que não têm não será por terem uma "ajudita" que vão conseguir aceder.

- Os colégios privados são obrigados a manter alunos mesmo que eles façam porcaria da grossa? E os alunos com necessidades educativas especiais severas?


- O sistema, ao nível do apoio financeiro, na minha opinião, deve ser moldado tendo em conta 2 variáveis fundamentais: a qualidade do aluno e os rendimentos do agregado familiar.
Exemplo: a um excelente aluno pertencente a um agregado familiar de rendimentos baixos, deve ser atribuído um cheque ensino de valor superior a um aluno médio da classe média alta. Como disse, a lógica do apoio deve visar a igualdade de oportunidades.

- As regras para os alunos que façam porcaria da grossa devem ser iguais, quer seja público ou privado. O mesmo em relação aos alunos com necessidades educativas especiais.

http://oinsurgente.org/2013/09/18/liber ... nsino-sim/

Se a igualdade de oportunidades não estiver assegurada, então também sou contra o cheque ensino.
Agora, há um princípio que eu defendo e que actualmente não se verifica - a livre escolha.
E a livre escolha não é incompatível com a igualdade de oportunidades. Antes pelo contrário, só a livre escolha permite a verdadeira igualdade de oportunidades.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 18/9/2013 11:55

migluso Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Reafirmo as questões que já levantei e não vi respondidas....


Ai não? Pensava que já tinhas respondido... Mas devo ser eu que não sei ler...

MiamiBlueHeart Escreveu:as a lei prevê que um aluno com média de 11 valores tem igual hipótese de entrar num colégio, que um aluno de 15 valores? Ou é o colégio que escolhe?

E se um aluno tiver necessidade de ensino especial, a lei prevê igual tratamento na entrada como um aluno que não tem necessidades especiais???

E se o colégio custar 400 euros e o cheque ensino for de 300euros, e se um casal não tiver disponibilidade de dar 100 euros que complementam a mensalidade, existe igualdade de tratamento, com um aluno que possui uns pais que têm essa capacidade financeira???

Obviamente que NÃO.


Já eu, agora fiquei esclarecido quanto à tua posição.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por migluso » 18/9/2013 11:46

MiamiBlueHeart Escreveu:Reafirmo as questões que já levantei e não vi respondidas....


Ai não? Pensava que já tinhas respondido... Mas devo ser eu que não sei ler...

MiamiBlueHeart Escreveu:as a lei prevê que um aluno com média de 11 valores tem igual hipótese de entrar num colégio, que um aluno de 15 valores? Ou é o colégio que escolhe?

E se um aluno tiver necessidade de ensino especial, a lei prevê igual tratamento na entrada como um aluno que não tem necessidades especiais???

E se o colégio custar 400 euros e o cheque ensino for de 300euros, e se um casal não tiver disponibilidade de dar 100 euros que complementam a mensalidade, existe igualdade de tratamento, com um aluno que possui uns pais que têm essa capacidade financeira???

Obviamente que NÃO.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 18/9/2013 11:34

ppbogos Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
ppbogos Escreveu:Paulo Baldaia nem pondera que uma pessoa pobre com acesso a um cheque possa ter a oportunidade de frequentar uma escola de "priviligiados". Ele não entende que o filtro não é o dinheiro, mas sim a capacidade da pessoa. Num sistema privado as escolas tendem a ter resultados melhores não pela exclusiva condição económica, mas sim pela capacidade dos seus alunos. Dêem a oportunidade de um aluno de classe média-baixa de ter acesso a um cheque-ensino e deixem-no desenvolver as suas capacidades.

Cumprimentos


Infelizmente pensava que a sociedade tinha lutado por dar as mesmas hipóteses de aprendizagem a TODOS os alunos, independentemente das suas capacidades.


Mas se o cheque-ensino cobrir todos não estará coberta a "TODOS OS ALUNOS"...
Essa vossa procura pelo igualitarismo é uma coisa que tolhe o pensamento.

Liberade de escolha com o mesmo meio definido para todos, isso sim, é desenvolvimento da educação.
As escolas irão adaptando a realidade. O desenvolvimento escolar ajustar-se-á, por muito que custe às classes corporativas.

O problema continua o mesmo. Nós somos parte integrante do sistema. Ou fazem o que nós queremos ou a escola será o caos.
Esta é a posição dominante no ensino de há umas décadas para cá.

A escola publica é o reflexo do que (não os alunos) fizeram dela.

Cumprimentos


Reafirmo as questões que já levantei e não vi respondidas....

as a lei prevê que um aluno com média de 11 valores tem igual hipótese de entrar num colégio, que um aluno de 15 valores? Ou é o colégio que escolhe?

E se um aluno tiver necessidade de ensino especial, a lei prevê igual tratamento na entrada como um aluno que não tem necessidades especiais???

E se o colégio custar 400 euros e o cheque ensino for de 300euros, e se um casal não tiver disponibilidade de dar 100 euros que complementam a mensalidade, existe igualdade de tratamento, com um aluno que possui uns pais que têm essa capacidade financeira???


Se a lei não assegurar estas a igualdade nestas questões, não haverá IGUALDADE.

Haverá sim, o privilegiar de uns em relação a outros, com o dinheiro de TODOS os portugueses.

Porque falar em liberdade de escolha, em termos genérico, é muito bonito e todos estamos de acordo, mas depois quando passamos para a realidade é que está o problema. Porque as escolas públicas não podem escolher os seus alunos, os colégios podem. E á sempre a questão monetária - por isso, não sejamos inocentes e esquecermos estas questões.

E relativamente à escola pública, pessoalmente, nunca fui apoiantes de muitas das reivindicações dos professores, aliás, julgo que o problema dos professores e sindicatos em geral, é escolherem muito mal as suas lutas. Agora, isso é um ponto, a outra questão é a degradação do ensino público.

Se o futuro do país, quando começamos a falar de crianças de 6 anos, se começa a fazer pela diferenciação subsidiada pelo Estado, o futuro promete ser bastante desigual.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por bogos » 18/9/2013 11:03

MiamiBlueHeart Escreveu:
ppbogos Escreveu:Paulo Baldaia nem pondera que uma pessoa pobre com acesso a um cheque possa ter a oportunidade de frequentar uma escola de "priviligiados". Ele não entende que o filtro não é o dinheiro, mas sim a capacidade da pessoa. Num sistema privado as escolas tendem a ter resultados melhores não pela exclusiva condição económica, mas sim pela capacidade dos seus alunos. Dêem a oportunidade de um aluno de classe média-baixa de ter acesso a um cheque-ensino e deixem-no desenvolver as suas capacidades.

Cumprimentos


Infelizmente pensava que a sociedade tinha lutado por dar as mesmas hipóteses de aprendizagem a TODOS os alunos, independentemente das suas capacidades.


Mas se o cheque-ensino cobrir todos não estará coberta a "TODOS OS ALUNOS"...
Essa vossa procura pelo igualitarismo é uma coisa que tolhe o pensamento.

Liberade de escolha com o mesmo meio definido para todos, isso sim, é desenvolvimento da educação.
As escolas irão adaptando a realidade. O desenvolvimento escolar ajustar-se-á, por muito que custe às classes corporativas.

O problema continua o mesmo. Nós somos parte integrante do sistema. Ou fazem o que nós queremos ou a escola será o caos.
Esta é a posição dominante no ensino de há umas décadas para cá.

A escola publica é o reflexo do que (não os alunos) fizeram dela.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por ghorez » 18/9/2013 10:08

Realmente as leis só são bem elaborados se for para impedir a existência de colégios privados em detrimento das escolas públicas. :lol:

E outra grande verdade é que as escolas públicas permitem o livre acesso a ensino de qualidade, independentemente da condição social e económica do estudante. Um bom exemplo disso é a escola pública "Infanta D. Maria (em Coimbra)": Considerada a melhor do país, e é ver só estudantes de agregados familiares pobres a ter acesso em pé de igualdade com qualquer outra pessoa que queira entrar naquela escola. :lol:

Um excelente exemplo do socialismo e da escola pública a apoiar os mais pobres e fracos com o dinheiro dos outros. Perdão, com o dinheiro do estado.

Avante Camaradas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 18/9/2013 9:47

mapaman Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
mapaman Escreveu:
Onde é que o meu amigo leu que o Estado vai ajudar familias com elevado poder de compra a pagar os estudos das suas criancinhas em colégios privados?? É que fico com a ideia que é mais ao contrário ajudar familias da classe media a pagar estudos no privado.


Onde estão definidas as regras no presente momento?

P.S. Verifico que as minhas restantes questões e dúvidas, já não causaram tanta inquietação..


Tudo me causa inquietação neste País,principalmente aquilo que eu não sei mas ouvi dizer.

cumps


Realmente este país tem uma longa história de leis bem elaboradas e justas.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por mapaman » 18/9/2013 9:25

MiamiBlueHeart Escreveu:
mapaman Escreveu:
Onde é que o meu amigo leu que o Estado vai ajudar familias com elevado poder de compra a pagar os estudos das suas criancinhas em colégios privados?? É que fico com a ideia que é mais ao contrário ajudar familias da classe media a pagar estudos no privado.


Onde estão definidas as regras no presente momento?

P.S. Verifico que as minhas restantes questões e dúvidas, já não causaram tanta inquietação..


Tudo me causa inquietação neste País,principalmente aquilo que eu não sei mas ouvi dizer.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 18/9/2013 9:11

ppbogos Escreveu:Paulo Baldaia nem pondera que uma pessoa pobre com acesso a um cheque possa ter a oportunidade de frequentar uma escola de "priviligiados". Ele não entende que o filtro não é o dinheiro, mas sim a capacidade da pessoa. Num sistema privado as escolas tendem a ter resultados melhores não pela exclusiva condição económica, mas sim pela capacidade dos seus alunos. Dêem a oportunidade de um aluno de classe média-baixa de ter acesso a um cheque-ensino e deixem-no desenvolver as suas capacidades.

Cumprimentos


Infelizmente pensava que a sociedade tinha lutado por dar as mesmas hipóteses de aprendizagem a TODOS os alunos, independentemente das suas capacidades.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 18/9/2013 9:06

mapaman Escreveu:
Onde é que o meu amigo leu que o Estado vai ajudar familias com elevado poder de compra a pagar os estudos das suas criancinhas em colégios privados?? É que fico com a ideia que é mais ao contrário ajudar familias da classe media a pagar estudos no privado.


Onde estão definidas as regras no presente momento?

P.S. Verifico que as minhas restantes questões e dúvidas, já não causaram tanta inquietação..
Editado pela última vez por MiamiBlue em 18/9/2013 9:13, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por mapaman » 18/9/2013 8:58

MiamiBlueHeart Escreveu:
migluso Escreveu:
Pelo contrário. Ao adoptar o cheque ensino, o estado não está a abster-me de lutar pela igualdade de oportunidades. Está a dar passos para a garantir efectivamente, algo que hoje não acontece.
Nunca ouvi ninguém defender a possibilidade das escolas que adiram ao sistema do cheque ensino excluírem alunos.
Pelo contrário, ouço os defensores do cheque ensino defenderem o acesso à escola com base em critérios "bem humanistas", como por exemplo a qualidade do aluno, e não o seu estrato social ou cor de pele.

Assim sendo, o artigo do Paulo Baldaia baseia-se em receios infundados. Ainda bem que alerta para eles, mas até se concretizarem (algo que considero impossível), o seu artigo deve ser totalmente refutado.


as a lei prevê que um aluno com média de 11 valores tem igual hipótese de entrar num colégio, que um aluno de 15 valores? Ou é o colégio que escolhe?

E se um aluno tiver necessidade de ensino especial, a lei prevê igual tratamento na entrada como um aluno que não tem necessidades especiais???

E se o colégio custar 400 euros e o cheque ensino for de 300euros, e se um casal não tiver disponibilidade de dar 100 euros que complementam a mensalidade, existe igualdade de tratamento, com um aluno que possui uns pais que têm essa capacidade financeira???

Obviamente que NÃO.

E o que acontece ao ensino público?
Bem, ontem uma pessoa amiga levou o seu filho de 6 anos para o seu primeiro dia de aulas. Quando chegou lá, qual foi o seu espanto quando reparou que a turma do seu filho tem a seguinte constituição: 1 professor, 8 crianças que vão para a primeira classe e 18 que vão frequentar a 4 classe!!!!!

Mas o país não está falido?? Bem, pelos vistos temos que cortar a reforma a idosos com reformas de 601 euros, mas podemos dar um cheque ensino a uma familia da classe média-alta, para ajudar a pagar o colégio privado da sua criança.

Efectivamente o futuro deste país, para este Governo, prepara-se com a destruição do ensino em Portugal.

Mas podemos fazer sempre mas experiências, perder-se parte de uma geração em experiências é algo irrelevante...

Nada como criar um país para certas elites..


Onde é que o meu amigo leu que o Estado vai ajudar familias com elevado poder de compra a pagar os estudos das suas criancinhas em colégios privados?? É que fico com a ideia que é mais ao contrário ajudar familias da classe media a pagar estudos no privado.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por artista_ » 18/9/2013 1:58

migluso Escreveu:
Pelo contrário. Ao adoptar o cheque ensino, o estado não está a abster-me de lutar pela igualdade de oportunidades. Está a dar passos para a garantir efectivamente, algo que hoje não acontece.
Nunca ouvi ninguém defender a possibilidade das escolas que adiram ao sistema do cheque ensino excluírem alunos.
Pelo contrário, ouço os defensores do cheque ensino defenderem o acesso à escola com base em critérios "bem humanistas", como por exemplo a qualidade do aluno, e não o seu estrato social ou cor de pele.

Assim sendo, o artigo do Paulo Baldaia baseia-se em receios infundados. Ainda bem que alerta para eles, mas até se concretizarem (algo que considero impossível), o seu artigo deve ser totalmente refutado.


Eu também queria acreditar no Pai Natal, mas nao acredito... mas estou cá para dizer que me enganei, se for o caso, e para bater palmas ao programa, tenha ele o efeito que tu sugeres!

Deixo aqui algumas dúvidas que me passam pela cabeça, há muitas outras mas não pretendo ser muito exaustivo, são apenas alguns exemplos:

- O "cheque ensino" paga a totalidade dos gastos que um aluno tem no privado? Se não paga apenas serve para ajudar aqueles que já têm dinheiro para ter os seus alunos no privado, os que não têm não será por terem uma "ajudita" que vão conseguir aceder.

- Os colégios privados são obrigados a manter alunos mesmo que eles façam porcaria da grossa? E os alunos com necessidades educativas especiais severas?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por bogos » 17/9/2013 23:07

migluso Escreveu:
SOS Educação
por PAULO BALDAIA

O que me assusta é que o Estado se abstenha de lutar pela igualdade de oportunidades, coisa que se começa por garantir com bom ensino para todos. Sem isso, para que serve a democracia? Só para legitimar a perpetuação dos privilégios.
[/quote]

Pelo contrário. Ao adoptar o cheque ensino, o estado não está a abster-me de lutar pela igualdade de oportunidades. Está a dar passos para a garantir efectivamente, algo que hoje não acontece.
Nunca ouvi ninguém defender a possibilidade das escolas que adiram ao sistema do cheque ensino excluírem alunos.
Pelo contrário, ouço os defensores do cheque ensino defenderem o acesso à escola com base em critérios "bem humanistas", como por exemplo a qualidade do aluno, e não o seu estrato social ou cor de pele.


É mais uma daquelas visões socializantes.
É que nem ponderam que o sistema seja diferente e para melhor, do que foi nos últimos 38 anos. Está tudo avesso à mudança.

Ninguem está interessado no ponto fulcral, ou seja o aluno. Todas as tentativas de reforma acabam por ser monopolizadas pelos interesses corporativos e seus interesses.

Paulo Baldaia nem pondera que uma pessoa pobre com acesso a um cheque possa ter a oportunidade de frequentar uma escola de "priviligiados". Ele não entende que o filtro não é o dinheiro, mas sim a capacidade da pessoa. Num sistema privado as escolas tendem a ter resultados melhores não pela exclusiva condição económica, mas sim pela capacidade dos seus alunos. Dêem a oportunidade de um aluno de classe média-baixa de ter acesso a um cheque-ensino e deixem-no desenvolver as suas capacidades.

O problemas dos socialistas socializantes é não perceberem que o ser humano é um ser livre de escolhas, não pretendendo ele que escolham por ele.
A universalidade é inimiga do desenvolvimento daqueles que querem ser capazes e não os deixam.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austerid

por MiamiBlue » 17/9/2013 23:00

Para quem argumentava que não existia o conceito de austeridade excessiva..

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que os países devem ter "limites de velocidade" e evitar reduzir os défices orçamentais demasiado depressa, mesmo quando estão sob pressão dos investidores por terem uma dívida elevada.
"Como vimos em alguns países da zona euro, países com uma posição orçamental fraca que estão a enfrentar pressões dos mercados ou que perderam acesso ao mercado adotaram ajustamentos amplos", referem os analistas do Fundo num relatório divulgado hoje, em que são compiladas as lições a tirar da crise financeira global que desencadeou uma crise de dívida na Europa.
"Em muitos países, os desequilíbrios orçamentais são de tal magnitude que atacá-los no curto prazo exigiria um ajustamento numa escala que teria um impacto dramático na atividade económica e que iria ter consequências devastadoras na provisão de serviços pelos governos", lê-se no documento.
"Mesmo os países que estão sob pressão por parte dos mercados devem ter 'limites de velocidade' que determinem o seu ritmo de ajustamento desejável", acrescentam os especialistas do Fundo.
A instituição liderada por Christine Lagarde tem estado a manifestar gradualmente um menor apoio à adoção de políticas de austeridade, optando por um discurso mais preocupado com o crescimento económico.
O economista-chefe do FMI Olivier Blanchard, por exemplo, tem alertado que os cortes orçamentais causaram já uma contração do crescimento económico maior do que o esperado na Europa


Bem, o FMI já chegou lá, esperemos que o Governo consiga atingir.

P.S. Esperemos que agora Vitor Gaspar que percebeu que falhou, mas não sabia ainda porquê quando solicitou a demissão, perceba.

P.S.2_ Avisem o Ministro das Finanças Alemão. Ahh, esperem, a Alemanha já poupou 40 mil milhões de euros com esta situação...
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 340 visitantes