Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Construir um Portifólio de Longo Prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Construir um Portifólio de Longo Prazo

por FDPC » 16/9/2013 1:39

A titulo de informação, por favor:

esses produtos, se os quiser adquirir; tenho de abrir uma conta de trader? Aonde? BEST? (carteira de ações , compra directa)

http://quotes.morningstar.com/stock/aro/s?t=ARO

http://quotes.morningstar.com/stock/tcd/s?t=XFRA%3aTCD

http://quotes.morningstar.com/stock/cno/s?t=CNO

http://quotes.morningstar.com/stock/fbnk/s?t=FBNK

e mais algumas .

Obrigado

FDPC
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por FDPC » 16/9/2013 1:04

Turtle Trader Escreveu:Tanta conversa. Tenta ser mais sucinto :wink:

Olá, obrigado por ler o Post e obrigado pelo comentário.

A minha ideia foi "expor-me ao mercado". Assim como um portifólio. Sim devo recordar que já desculpei-me pelo "relatório", mas quem o ler poderá vizualizar quais os interesses e o perfil para a construção do portifólio e seus objetivos.
Entrar no assunto meramente analítico e técnico financeiro, por enquanto sinto-me um tanto...inseguro ou menos informado e por isso esse primeiro post um pouco mais intenso. Mas para os próximos dialogos tentarei ser mais suscinto, pois tens razão, minha vida não interessa a ninguém e niguém tem de tomar com "elas"...

o DWS , que na minha opinião é uma Loja Gourmet de ativos, muito bons digo eu com pouca bases que tenho, mas com os custos extremamentes elevados tem o seguinte documento na sua apresentação e categoricamente faz afirmações.

Os sinais verdes para os investimentos por regiões:

- Europa, Alemanha, Mercados Emergentes globais, Peq/Med Capitalização Global

sinais verdes por setores:

- Industriais, Energia

sinais verdes resumo de renda fixa

- obrigações garantidas
- obrigações de empresas: nivel de investimento
- mercados emergentes: obrigações de empresas
- mercados emergentes: divisas
-euro/dollar

Aqui encontramos ativos distos pelo DWS como sinais verdes e as outras rubricas com sinais amarelos e vermelhos.

Como ponto de partida para se construir o portifólio a partir de rúbricas, eu penso que poderá ser um guia inicial. O que acha?

FDPC

Tudo igual, mas diferente
o que fará a diferença em 2013?
... mais

O semáforo de Wöhrmann
Vermelho, amarelo, verde: as classes de ativos com melhor classificação segundo Asoka Wöhrmann (verde), os setores que oferecem apenas oportunidades limitadas nos próximos 3 a 6 meses (amarelo), e onde o Diretor de Investimentos da DWS gostaria de pôr um travão (vermelho) estão aqui assinalados através da metodologia das luzes de semáforo, habitual em apresentações e discursos desta natureza.
Ações - em resumo
Luz verde: os gestores de fundos de ações da DWS continuam a gostar dos títulos alemães e europeus. O setor financeiro é um dos setores mais interessantes de se observar nos próximos meses.

Resumen renta fija
No que respeita a dívida e obrigações, o foco passa a incidir ainda mais em obrigações que oferecem rendibilidades superiores. Após uma análise cuidadosa dos riscos, os investidores podem encontrar oportunidades nos segmentos de crédito, obrigações garantidas e nos mercados emergentes.

bem, não consigo passar a imagem, mas vou tentar encontrar o link

por Turtle Trader » 16/9/2013 0:31

Tanta conversa. Tenta ser mais sucinto :wink:

Registado: 10/7/2013 20:26

por FDPC » 16/9/2013 0:01

FDPC Escreveu:Boa ao noite ao Fórum,

É com alegria e grande prazer entrar aqui no Fórum. Meus parabéns pelo trabalho, é de grande mais-valia o Fórum para a educação financeira do people e um espaço de encontro entre os profissionais financeiros e as pessoas interessadas em "alfabetizarem-se" no mercado financeiro. Parabéns ! :clap:

Construir um Portifólio de longo prazo (FVn) +

Boa noite aos Foristas e os meus parabéns pelo Fórum. Tenho acompanhado o Fórum já a algumas semanas e quero partilhar mais do vosso conhecimento em Finanças.
Não pretendo ser um Professional Trader ou fazer transações em bolsas, poderá vir a acontecer, bastante provável, mas neste momento a disciplina e concentração na criação de um plano de base é prioritário. Como já li em diversos posts aqui no Fórum, "o trader deve ser paciente e afastar-se do teclado nos momentos adequados...";
Eu poderia apenas dirigir-me a qualquer Instituição bancária e dizer: - invista esses valores com a seguinte distribuição: 15% em perfil agressivo, 25% em perfil moderado e 60% em perfil conservador; e a cada novo valor investido mensalmente mantem-se a distribuição ou redistribui-se as % conforme os "sentimentos de mercado". Prontos, todos os meses +1valor. Nestes cenário, há um sentimento que o patrimônio está seguro e resguardado e com uma boas probabilidades de sucesso e o que poderá vir a fazer a diferença é a qualidade da gestão desses fundos nas diversas Instituições . Não quero que isso seja tão linear assim,(R), vem dai minha investigação e pesquisa até chegar ao contacto com o Fórum, de extrema mais valia, porque afinal eu agora não possuo apenas um Personal Trader, sou assessorado por diversos, não tenho dois segundos de vantagem, mas estou em cima do lançe, como se de um milionário tratasse, não o sou, mas é assim que me sinto. Estou optimista também, mas “ssshhiu” fala baixo senão és degolado. Mas, a capa da Time com os Touros em festa é a melhor resposta. Eu quero construir um portifólio financeiro com o objetivo para um fundo de reforma . Não há um objetivo financeiro quantificado, mas há um horizonte temporal de 8 anos 2014-2021 e outro portifólio de 5 anos 2022-2026, quando ai sim reformo-me pela Segurança Social, se estiver viva. Este meu fundo reforma a que me proponho é devido principalmente que a minha futura reforma será apenas por velhice. Há 7 meses de contribuições em 23 anos em Portugal e 9 anos de contribuições em 30 anos no Brasil. Infelizmente essa me escapou, a do Brasil, porque ao ficar sem movimentos essas duas decádas, ardeu. Esse ano foi algo de surpreendente, pois no início do ano, bem, abaixei os braços e entreguei o jogo, aceitei a derrota e de repente tocam os sinos, finalmente vendeu-se minha quintarola na zona de Mafra após 6 anos . Uff, já não aguentava mais esse peso. Libertei-me da hipoteca, comprei uns sapatos novos , um Kg de bife do lombo e vamos iniciar o portifólio com 7 000, que nesse momento estão em ativos de curto prazo. Já anda assim a 20 dias, exatamente o tempo que lançei minha empreitada. Fiquei e estou surpreendido pelo que vejo nesse universo que me aproximei. Estou a fazer um curso de asset management no COURSERA é fantástico retornar a sala de aula. Tenho 50 anos, formado em Analista de O&M, Custos, Professor de Fotografia, e nos ultimos anos, no comércio de antiguidades e velharias e produzo arte decorativa.

A filosofia de vida com a qual nos conduzimos, eu e minha mulher é simples, natural, sem radicalismo ou excessos, dada a nossa natureza introspecta e reflexiva. Ela é escritora e eu artista . É o mesmo que dizer: gastamos pouquissímo dinheiro. Nossas despesas no mês de Agosto foram 675 euros!!! Fazemos tudo que queremos a qualquer momento, temos tudo que precisamos e se alguma coisa mais for necessária, compramos. Meus filhos já me libertaram dos custos das universidades dos dois, um deles formou-se em Austria e continua por lá, a outra concluiu Coimbra. Portanto, hoje, finalmente sinto-me liberto e livre e com um retorno do investimento de 108%.

É mesmo gratificante concluir e cumprir essa etapa das nossas vidas. Eu tive sorte, mesmo muita sorte e continuo a te-la, cá estou firme e forte.

Vamos investir!

Entrando o ano de 2013 derrotado, soma-se mais um cenário pessimista, vivendo em AP arrendado SET2012 300euros, em MAR2013 a senhoria por SMS escreve assim:-
O Sr. tem mais 30 dias para estar na casa, que é o mês da caução, porque vou entregar a casa ao Banco. Telefonei para a Advogada e ela recomenda-me, 1º. deixe de pagar a renda e desconsiderar essa ou qualquer outra SMS, telefonemas ou visitas. Desde então a senhoria nunca mais deu sinal de vida.

Parei todo o planejamento da abertura de uma loja para enfrentar o mercado, que confesso não estava com vontade nenhuma, estava sendo obrigado a faze-lo, eu até posso reconsiderar à partir daqui mas com outro peso e medida.

Investiguei e pesquisei o assunto do apartamento e estamos com ele em execução e a penhora já foi lançada e o Agente de Execução já possui conhecimento sobre nós.
O AP vale 62000, na CPredial 51000, na execução 35000. Campeão, é meu. Em dezembro/Janeiro 2014 o Tribunal lança o edital. Não prevejo que haja alguém interessado, porque é a nós preferencial e estou aqui, é sempre um agente complicador, estou preparado para ir até os 40000, caso haja um GULOSO.

E para concluir o quadro, minha mulher reforma-se (julho)e mal recebe a reforma no mês seguinte lhe vão cortar 7,87%, 1800 euros/ano x 30 anos = 54000 euros, numa perspectiva de vida para 80 anos. Elat também tem 50 anos. Fazer comentários prá que, é só adrenalina, perdigotos e obscenidades, mas não estamos resignados. Apesar de tudo nós vamos tentar agir com uma providencia cautelar caso os cortes na pensão verifiquem-se, porque ela possui 87% de deficiência, ouvidos e um dos olhos. Vamos a ver, mas que é obsceno e imoral esse corte, a isso o é.

"Quem manda é o mercado, nós obedecemos" , há outra "Queres remar contra a maré, compre um barco a motor", eu gosto dessas duas frases nos posts do Fórum não me recordo os autores, desculpem lá.

Portanto dar início a um portifólio com esse sentimento é excelente e em plena reação e movimento positivo do mercado. Bem nem tanto assim, vamos com calma, não vá ser um falso alarme, podem haver quebras repentinas, como seria prudente agir, depois de ter passado a tempestade, vem a bonanza e não vá isso estagnar, espero bem que a economia mundial melhor organizada e preparada para ficar sem o FED, aumento de juros, pressão sobre as pequenas e médias empresas, o consumo.

Na semana passada os BRICS lancaram bases para criação de divisas BRICS. Esse assunto revoluciona o mercado não é mesmo, a Dilma do Brasil também no mesmo contexto pediu aceleração das Normas Uniformização do Mercado Financeiro. Há que estar com os olhos bem abertos no mercados e agir com base sólida, firmeza e velocidade.

O portifólio

Periodo temporal 8 anos.

Para o portifólio nesta fase inicial, um grau de volatilidade mais elevada e risco.
Não é a ideia do poker numa mão ganhadora. É a ideia do desenvolvimento e velocidade, quero fazer um paralelo entre a velocidade que o conhecimento multiplica-se anualmente e assim sucessivamente. Basta uma pequena, média empresa fazer um desenvolvimento, uma patente de produto inovador. O sector tecnológico, espacial, biotecnológico, nanotecnologia, são sectores bastante atrativos para aumentar a volatilidade e risco do portifólio. Também poderemos chegar a conclusão que é mais saudável iniciar os investimentos com menor volatilidade...?

O portifólio será mensalmente incrementado com no minimo 1000 euros x 12 meses. Esses valores de investimento são fixos com incrementos de 5% anuais nas contribuições mensais a cada ano neste periodo temporal de 8 anos, que ao final desse periodo ,
aproximadamente o capital estará sobre os 136.000, com 5% de rentabilidade liquida/ano assumindo custos de 3%ano o que é um exagero, mas bem, chegada a essa altura pretendo fazer retiradas anuais de 5000 euros. Á partir daqui, o capital + 5% - 5000euros/ano ele é perpétuo. Entretanto, nestas contas não estão considerado os incrementos de 5% ano no incremento da contribuição mensal da construção do portifólio e as constribuições extraordinárias, resultado das vendas do meu negócio de antiguidades e velharias, que a propósito disto já foi criado um objetivo em vender tudo, absolutamente a não ser a peças de valor sentimental, mas o ativo mobilizado neste colecionismo é alto. Bem, na verdade é resultado de lucro sobre lucro há já alguns anos. Foi tempo bom, estar numa feira de antiguidades num domingo qualquer de norte a sul do país e faturar 3000 numas poucas horas, e bem, ssshhh, sem impostos.
Como se diz em bom português, “trigo limpo”.

O sucesso de um portifólio está relacionado diretamente a sua volatilidade, o Alpha, Beta e Sharpe, creio que basicamente é isso, a convergência e a não convergência e a diversificação.

Por diversas leituras é a conclusão a que cheguei. As diversas Gestoras, no aspecto técnico assemelham-se , diferenciando basicamente na abordagem ao mercado e a filosofia que fundamentam-se e divulgam. Como disse basicamente, mas se meto o pé na poça, devem desculpar-me, mas eu aqui agora sou aluno, pato novo na lagoa e nas minhas navegações já encontrei o “Cisne Negro”, super interessante, mesmo super. Com o tempo e o continuo acompanhamento do Fórum, minhas aulas e cursos, vou desenvolvendo até sentir mais integrado e preparado para o Trader na Bolsa, que será mais um contributo para o Portifólio, mas há tempo, “todo tempo do mundo...é aqui”.
Quero que me desculpem pela frontalidade e cair em cima dos senhores aqui no Fórum com esse relatório.

O portifólio formado por Fundos de Investimento tradicionais,
+ ETF e penso que já e excelente e com possibilidades conjugadas de diversificação.

Já encontrei para efeitos de simulação e pesquisa o Teletrader, o TrustNet e outros que não me recordo, pois esses dois possuem uma interface agradável e são muito bons. Eu gosto mesmo é do TrustNet, aqueles ingleses sabem mesmo como fazer as coisas, acho mesmo bom. O MSN money, possui uma vantagem que são os históricos ampliados desde a morningstar que também nos fornece dados, mas com alguma limitação, pois se quisermos mais, há uma assinatura Premium via corporated USA. Também descobri o ProRealTime, com o mesmo agente complicador de assinaturas, com a vossa experiência são de opinião que devo
Vincular-me a assinatura, ou os dados conjugados já são suficientes para esse momento? Quando estiver mais preparado
Para o Trading nas Bolsas, ai sim creio que seja fundamental, tenho duvidas.

Nas minhas leituras entendi que a diversificação do portifólio passa pelo inclusão de ativos de divisas. USS, GBP, JYP e o metal mais cobiçado o Ouro. Já li aqui no Fórum e a partir daqui
Pesquisei sobre o ouro e a conclusão a que cheguei é que a tendencia do ouro é sofrer uma desvalorização brutal para os proximos 10 anos, podendo voltar aos patamares de 800/850 USS a onça, hoje sobre os 1300 USS a onça. O metal cobiçado é como as antiguidades, puramente expeculativo. O diamante muito mais valioso e cobiçado, me parece ser muito mais utilizado no desenvolvimento industrial do que o ouro, não desfazendo-se do amarelinho que também uma enorme utilidade em diversos sectores produtivos, pois afinal o objetivo deveria ser apenas esse, produzir e não especular. Mas bem, temos ouro em carteira, por enquanto, mas tenho quase a certeza que será uns dos primeiros ativos do portifólio a ser eliminado e não demorar, vamos a ver. São da mesma opinião? Mas sobre as divisas:
Penso e pergunto: - estamos em Portugal, compro um fundo em USS e um ETF em GBP e um indice em JYP. A moeda de compra, a nossa é o euro. Com essa politica de alocação de ativos nestas tres moedas base (também tenho observado muitos movimentos em NOK e CHF) a diversificação em portifólio na rubrica divisas
fica preenchida ou é apenas um erro basico de principiante?

As escolhas sobre quais as instituições que ficam a guarda do investimento

Já sei que não devo colocar todos os ovos na mesma cesta, mas não sei quantos ovos devo colocar na mesma cesta.
Também já li que poderemos abrir em outro país uma ou duas contas bancárias e respectivas plataformas ,e negociar á partir de outra plataforma. Isso é viável? Há vantagens?

A questão fiscal

A verdade é que tenho o IRS a zeros a mais de 5 anos.
Minha mulher é obrigada ao IRS anualmente e sempre o será.
Eu, não tenho emprego ou patrões, estou nas finanças como trabalhador independente em mercados e feiras, tenho faturas, guia de transporte e tudo legalizado e se pedem fatura (normalmente estrangeiros) eu as faço mas não há IVA isenção art.53/51. Nossos IRSs são em separado e os investimentos serão feitos sob meu NIF e conta.

Ao fim de um determinado periodo descido resgatar um ativo. Será para realoca-lo de qualquer forma, mas ao resgata-lo há ai a implicação de mais-valia e o IRS cai-me em cima. Confesso que estou um bocado confuso, mas terei tempo em informar-me.

Comprar no supermecado ou na Loja Gourmet?

BestBank, maior oferta, custos medianos, com o background BES e...não me recordo.

BIG, bastante sólido, mas não me agrada a pouca informação disponivel, bem, na verdade não me agrada uma série de assuntos desses supermercados.

Uma das coisas que mais me desagrada é perguntar via chat online, por exemplo: eu estou interessado no ativo X e quero saber quais são os custos do ativo. Responde-me assim:
Aqui conosco são 1%. E prontos. Quer dizer...não vou empolar nem barafustar com ninguém ou alguma Instituição, mas é no minimo pouco profissional. Depois são as cotas que devem preencher diariamente/mensal para dar produção e o pobre do investidor, o Sr João lá da mercearia que está mais preocupado
com as couves do que os miseros 1% de custos, que era bom que o assim fosse e é 1% sobre a UP diária, mais os encargos do fundo, mais os 28% do IRS. Esses sim são os custos, sem contabilizar o meu tempo . Nos ETFs os custos são bem menores e podemos negociar como se de uma ação em bolsa se tratasse. Estou certo? Quero que sim, pois tenho queimado as pestasnas, mas com gosto e prazer, não tem sido nenhum fardo como poderia ser ao Sr. João da mercearia, está me dando um gozo tremendo. Quando as coisas estiverem mais organizadas vou falar com o Ulisses Guimarães e possivelmente fazer um curso com ele. O que assusta são todos aqueles euros mas, as bases para chegar lá
estou a construi-las. Também de pouco adianta estudar sobre um tema que sou analfabeto, bem era, já conheço o alfabeto e agora estou a juntar as letrinhas e a fazer palavras, já já saberei construir uma frase completa. Quero desde já agradecer a todos, ao Fórum, aos administradores do fórum, ao SR. Ullisses, a Pata, ao forista VirtualGod, fantástica biblioteca online e sugestões de leitura, ao LCTM com seus artigos aliciantes de uma leitura detalhada, ao Cortes ao Metalinsing, creio que é assim, um jovem de 23 anos com uma lucidez fenomenal que na criação do seu portifólio e no debate somou e soma com suas intervenções e me atrevo a dizer que ele, o Metalinsing faz algumas afirmações sobre a Suissa e suas aspirações porque simplesmente é anticonsumista, acertei? Há muitos outros Foristas que gostaria de agradecer e fa-lo-ei quando os encontrar aqui pelo Fórum, pois não tenho memória para tantos nomes.

Obrigado e os mais certo é dizer:

Bons trades!

Ciao belas, belos

FDPC

a sim, esquecia-me de dizer, podem comentar à vontade, podem me dar com a palmatória se acham que estou sendo arrogante e querer a papinha feita, mas não, não quero a papinha feita, o quero e o que precisamos são mais ingredientes para deixar de comer pápá e fazer um bom almoço para todos nós, não fosse eu um excelente cozinheiro! :-"

Construir um Portifólio de Longo Prazo

por FDPC » 15/9/2013 23:39

Boa ao noite ao Fórum,

É com alegria e grande prazer entrar aqui no Fórum. Meus parabéns pelo trabalho, é de grande mais-valia o Fórum para a educação financeira do people e um espaço de encontro entre os profissionais financeiros e as pessoas interessadas em "alfabetizarem-se" no mercado financeiro. Parabéns ! :clap:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], jprgodinho, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 200 visitantes