Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - BPI (10 de Setembro)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual a acção que deseja ver analisada?

BPI
68
51%
EDP
43
32%
Portucel
22
17%

Total de votos : 133

Re: Discos Pedidos - BPI (10 de Setembro)

por Ulisses Pereira » 11/9/2013 14:15

yaya, quer em Bull quer em Bear Market nem todas as acções se movimentam da mesma forma.

José Gonçalves, a diferença não deve estar nos dividendos pois eu considero que eles não devem ser ajustados. Pode ter a ver é com aumentos de capital que, naturalmente, devem ser ajustados. A escala logarítimica, teoricamente, deveria ser a mais correcta. Mas a generalidade dos traders usa a linear e penso que, por isso, é mais eficaz nas análises. Nas análises de curto prazo, normalmente não faz grande diferença, mas em análises de longo prazo faz bastante.

Vasko, essa é uma das perguntas que mais me fazem no Caldeirão e é difícil responder porque não há um valor certo. Mas, naturalmente, que concordo contigo quando dizes que não dá para "aguentar" uma quebra de 14% sem achar que é uma ruptura real. Temos que estar preparados para sermos "stopados" em algumas falsas quebras como também para termos algumas entradas erradas em falsos "breakouts". É o preço a pagar do mundo não ser perfeito. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vaskovic7 » 11/9/2013 12:55

Olá Ulisses,

Tenho uma questão que gostava de te colocar e posso usar esta tua análise como caso prático. Qual é a % que consideras aceitável para um suporte/resistência ser quebrado sem fechar a tua posição?
Digo isto, porque, bem sei que te guias por zonas e não propriamente linha fixas ao cêntimo.

No caso do BPI vejo que colocaste o suporte na zona dos 0,87 (mais ou menos), sendo que houve um dia em que o BPI chegou a negociar a 0,75 tendo depois recuperado. A questão é que 0,12€ são quase 14% é uma margem de tolerância bem grande para não se fechar uma posição, não achas? Neste caso particular até recuperou bastante no intraday e podemos entender como "ruído", mas numa situação em que demorasse 2 ou 3 dias a recuperar mandaria a racionalidade a fechar esse trade (ou a arriscar uma perda ainda maior que 14%), não achas?

Obrigado

Registado: 18/7/2013 14:56

por yaya » 11/9/2013 12:20

O PSI20 está dependente de factores macroeconómicos, externos ao país.
É no global e não numa ou outra ação que se deve olhar.
É errado olhar-se para o comportamento de uma ação sem se olhar para o geral.
Quando uma ação desce isoladamente, então aí é que se deve ter precauções.
O PSI20 ainda está a recuperar da crise política.
É preciso mais uns meses de estabilidade.

Saliento o facto de o PIB nacional ter subido.
Mas reparem no aspecto curioso: tal deve-se ao chumbo do TC.
Ou seja como não conseguiram retirar pensões às pessoas, houve mais poder de compra.
Afinal as medidas que a troika nos impõe são nefastas. E este é um bom exemplo.
Os nossos politicos deviam argumentar isto perante os responsáveis da troika, principalmente o FMI.

Registado: 28/8/2013 22:19

por jdmmg » 11/9/2013 12:08

Estimado Ulisses,

Tenho acompanhado desde há pouco tempo este fórum assim como suas fantásticas análises que não perco e que me têm ajudado a estruturar o meu pensamento. Sou claramente adepto da análise técnica como indicadora do sentimento do mercado e como indicadora de potenciais pontos de abertura e de fecho de posições.

Relativamente a esta análise ao BPI estive a comparar com a minha própria análise (a sua já condicionou muito a minha obviamente pela objectividade, fundamentação e pragmatismo) e nessa comparação percebi diferenças no meu gráfico relativamente ao que o Ulisses apresentava. Fui verificar e a diferença estava no ajustamento aos dividendos que eu não estava a fazer.

A minha dívida é a seguinte, e após já ter lido sobre o assunto mas gostava da sua opinião. Deve-se ajustar aos dividendos os dados históricos ou não? No caso desta sua análise estava a ajustar. Há casos em que sim e outros em que não? Deve-se usar escala linear ou logarítmica? Matematicamente percebo perfeitamente as diferenças, mas o que me interessa perceber é a que permite melhores análises técnicas. Há casos em que se deve usar escala linear e outras escala logaritmica?

Por último devo-lhe dizer que tudo que fiz até hoje na bolsa foi sem aconselhamento, o que acho insuficiente, apesar de não me ter dado mal. Mas sou um aluno ávido neste momento e tenho procurado aprender consigo. Concorde-se ou não consigo (não consigo discordar em nada lol não sei suficiente para isso nem perto) quando se lê ou ouve percebe-se que quem profere essas opiniões é um profissional competente.

Nota sobre mim: Apesar de não me ter dado mal, já cometi todos os erros que se podem cometer em bolsa (ou talvez ainda exista mais erros lol) e alguns realmente ou se é disciplinado ou é melhor estar quieto.

Mais uma vez obrigado e um abraço,

José Gonçalves

Registado: 1/9/2013 14:06

por acosta20 » 10/9/2013 22:43

Ulisses Pereira Escreveu:

Registado: 29/7/2013 14:13

por STRESSZERO » 10/9/2013 15:13

Caro Ulisses,

É bom saber que estás otimista no Psi20, agrada-me porque normalmente é bom pronúncio.

Em relação ao bpi, apesar do "limbo" penso que se o psi20 tiver um comportamento positivo nos próximos tempos a ação deverá acompanhar essa subida.

Realmete a banca tem um potencial enorme mas está dependente de muita coisa, entre elas, uma eventual subida de rating de Portugal ou até mesmo a simples evolução das taxas de juro nas obrigações.

Neste momento vou acompanhando a banca portuguesa e já tenho-me sentido tentado por algumas entradas. Vou acompanhando mas em pulgas....

Abraço

Registado: 16/9/2011 9:25

por Ulisses Pereira » 10/9/2013 14:47

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Discos Pedidos - Edição número 146

por Ulisses Pereira » 10/9/2013 12:31

Votação encerrada. Venceu o BPI.

ATé já. ;)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rasteiro » 10/9/2013 11:53

geralmente o pessoal vota em ações que está dentro.
eu falo por mim que estou dentro no BPI, a levar porrada, e queria ver se vale a pena continua dentro,
ou saltar fora.

abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por ROADSTER 1 » 10/9/2013 11:52

LightKey Escreveu:
correia1978 Escreveu:a paixão pelas acções que descem é fascinante... BPI 48% EDP 32%
:oh:

é impressionante

Pq não dão uma oportunidade à Portucel, que poderá ter uma valorização muito maior que as outras duas ?

Também votei Portucel, por me parecer a mais interessante tecnicamente. Afinal... :?
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por LightKey » 10/9/2013 11:46

correia1978 Escreveu:a paixão pelas acções que descem é fascinante... BPI 48% EDP 32%

é impressionante

Pq não dão uma oportunidade à Portucel, que poderá ter uma valorização muito maior que as outras duas ?

Registado: 17/6/2010 23:17

por soso » 10/9/2013 11:06

Correia, não podia estar mais de acordo contigo.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Presa36 » 10/9/2013 10:21

Eu diria:

... que tendo descido bastante nos últimos tempos, poderão estar agora numa fase de inversão...

ou não.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por C0rr3i4 » 10/9/2013 9:51

a paixão pelas acções que descem é fascinante... BPI 48% EDP 32%
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

Discos Pedidos - BPI (10 de Setembro)

por Ulisses Pereira » 10/9/2013 0:13

Na edição de hoje dos "Discos Pedidos" podem escolher entre o BPI, a EDP e a Portucel. O sistema de votação é simples, basta clickarem lá em cima na acção que querem ver analisada. A mais votada será a acção analisada no vídeo de hoje.

A votação termina às 12h30.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, PMP69, yggy e 197 visitantes