Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O momento da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O momento da Bolsa portuguesa

por MAV8 » 4/9/2013 15:52

Também tenho essa LTd desenhada, embora de modo diferente... Começa no 1º Duplo topo que identificas e andará por estes dias nos 6000 pontos, não a coloquei no gráfico que apresentei para tornar mais fácil a visualização. Para além disso só com a quebra dos +/- 6350 é que considerarei que o índice superou esta zona de resistências que incluem a dita LTd.

Abraço
Anexos
PSI20.png
PSI20 Semanal - c/ltd

Registado: 10/11/2006 10:43

por Trolha2 » 4/9/2013 0:00

Boas,
Na minha ótica vejo mais força na ltd superior do que nos suportes e resistências e neste momento apenas a quebra da mesma me levaria a entrar em ações do psi20.
Anexos
psi20.png

Registado: 24/3/2012 17:17

por panassa » 3/9/2013 23:34

, Seria muito interessante e esclarecedor que algum caldeireiro conseguisse
postar aqui o artigo do Dr. Ricardo Cabral, publicado na pag.55 do jornal "o público"
no domingo ,1 de Setembro.
Parece-me uma contribuição importante para avaliarmos o caminho do PSI.

Registado: 18/2/2008 22:09

por Ulisses Pereira » 3/9/2013 22:55

Essa zona é importantíssima porque é o último máximo relativo e, por duas vezes, que a nossa Bolsa foi aí travada. Uma ruptura dessa zona seria um sinal "hiper-bullish".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pepe7 » 3/9/2013 20:17

Ulisses Pereira Escreveu:pepe, colocaste muitas questões. Em relação à quebra das resistências e suportes, eu próprio não tenho uma resposta objectiva. Tem muito a ver também com o meu 2sentir" do mercado. No caso do PSI, eu diria que 2 ou 3 dias 2 a 3% acima/abaixo da resistência/suporte, sobretudo com forte volume, é condição para eu ter que acreditar nessa ruptura. Não garante nada e se for uma falsa ruptura, rapidamente fecho as posições. Quanto à guerra, volto a insistir: Quase sempre, nos mercados, os impactos são maiores antes delas começarem do que depois.
Um abraço,
Ulissses

Olá Ulisses,
Agradeço resposta e esclarecimentos.
Realmente as varias questões e observações.. :oops: , as importantes eram relativo à quebra das resistências e suportes, que para mim são um "bicho de sete cabeças"...E como referes "eu próprio não tenho uma resposta objectiva", dai a sua "complexidade, mas importante é no caso de acreditar de acordo com o que referiste, caso não corra bem, ter um plano B, a "porta de saída".

A outra era :
Quanto ao "vestirei o fato inteiro", tal como referes e a descrição da mesma... :lol: , quais teus reais motivos em termos de AT para tal?!
, na quebra da resistência situada entre os 6350 e os 6.400 pontos, o porquê??? (sei que tem sido uma resistência muito forte e intocável para já)

Relativo à questão da Guerra entendi, divaguei e não fui claro, qual o verdadeiro impacto neste momento de incerteza nos States em especial, estando em "bull market" desde 2009... :roll: , bem a isso será um incógnita, só com uma bola de Cristal... :P , é acompanhar o dia a dia.
Muito obrigado
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Renegade » 3/9/2013 16:35

MAV8 Escreveu:Acho o artigo muito bom e concordo no essencial...

...Deixo apenas um gráfico que ilustra a minha visão de resistências e suportes...

Mais um "bocadinho" e temos uma golden cross :pray:

Registado: 12/9/2011 14:15

por Ulisses Pereira » 3/9/2013 15:19

Obrigado a todos pelos comenários.

Roaster, conseguiste reduzir na perfeição o meu artigo a 4 linhas. ;)

pepe, colocaste muitas questões. Em relação à quebra das resistências e suportes, eu próprio não tenho uma resposta objectiva. Tem muito a ver também com o meu 2sentir" do mercado. No caso do PSI, eu diria que 2 ou 3 dias 2 a 3% acima/abaixo da resistência/suporte, sobretudo com forte volume, é condição para eu ter que acreditar nessa ruptura. Não garante nada e se for uma falsa ruptura, rapidamente fecho as posições. Quanto à guerra, volto a insistir: Quase sempre, nos mercados, os impactos são maiores antes delas começarem do que depois.

Mav, excelente gráfico.

Um abraço,
Ulissses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Momenta » 3/9/2013 8:48

MAV8 Escreveu:Acho o artigo muito bom e concordo no essencial...

...Deixo apenas um gráfico que ilustra a minha visão de resistências e suportes...

Este gráfico desperta uma palavra: lateralização. Se no final de setembro o PSI se mantiver entre os 5200 e os 6350 fará um ano neste canal de negociação, o que penso nos permite classificar como período de longo prazo.
Mas hoje é o fim de férias nos Estates, portanto, talvez o rumo até ao final do ano se comece a desenhar.

Registado: 6/10/2011 13:34

por MAV8 » 3/9/2013 1:48

Acho o artigo muito bom e concordo no essencial...

Anexos
PSI20.png
PSI20 Semanal

Registado: 10/11/2006 10:43

por pepe7 » 2/9/2013 22:26

Olá
Excelente artigo, mais um.
Vou colocar umas questões Ulisses se me permites, relativo :

É verdade que os sinais continuam a ser encorajadores mas, tecnicamente, o grande sinal de força será dado se o PSI-20 quebrar, em alta, a zona de resistência situada entre os 6350 e os 6.400 pontos, zona que travou a bolsa portuguesa em Janeiro e Maio deste ano. Nessa altura sim, vestirei o fato inteiro, o gorro, as ceroulas e tudo o que tenho direito.

Em que valores se é que é possível identificar a tal(ias) quebra(s) em alta, ou de que forma, pode ser uma pergunta "banal", mas que para mim são de extrema importância e preponderantes na decisão se uma entrada longa neste caso, devido a falsas quebras, o facto do PSI20 apesar aprendiz e pouco tempo nisto dos mercados, parece que o PSI20 tem tido muita volatilidade ultimamente ( num desce e sobe constante, e sem um rumo claro e constante), alias para mais "novatos" mesmo no nosso PSI20 imagino que não esteja a ser fácil negocia, e quiçá mesmo para os mais experientes... :roll: , pelo e bem referido :

Mas ninguém deve estar excessivamente confiante nas suas análises. O mercado é um bicho traiçoeiro que nos apunhala pelas costas quando não lhe damos a devida atenção e crédito

Interessante a questão das "excessivamente confiante", tal como :

Rapidamente, o principal índice português ultrapassou essa fasquia e, disciplinadamente, alterei a minha posição de neutral para optimista.

Quanto ao "vestirei o fato inteiro", tal como referes e a descrição da mesma... :lol: , quais teus reais motivos em termos de AT para tal?!

Penso que a questão da Síria focada no teu artigo é deveres importante, tendo em conta quem nunca negócios em Guerras (que infelizmente nunca são bem vindas).
Mas olhando por exemplo para o gráfico do PSI20 quando se inicio a Guerra no Iraque a 20 Março de 2003 penso eu, a nossa bolsa nesse ano entrou no enorme "Bull market",tal como SP500, etc, mas que hoje este ultimo vive um enorme "bull market", qual o impacto que terá a possível guerra no mesmo e mercados neste contexto de incertezas do momento ... :roll:

Para concluir a extrema importância referida das taxas de juros e quedas das mesmas para o desejado regresso de Portugal aos mercados, e quando muito se fala na tal "renegociação de um segundo memorando com a Troika."... :roll:

Boa noite
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Quimporta » 2/9/2013 18:28

É verdade que hoje é mais cómodo para mim estar optimista do que quando o fiz pela primeira vez nos últimos anos em Junho do ano passado.
- cit do artigo do Ulisses.

Caro Ulisses, arrisco a dizer que te é ainda bastante incómodo esse optimismo.
Já perdi a conta às vezes em que te atravessas com prognósticos, alguns semi suicidas aos olhos do comum mortal, e que vem a realidade acaba dar-te razão. Aliás estou bastante curioso para ver como vai acabar o PIB este ano, mas isso fica para outra altura.

Se me permites uma observação pessoal, noto nesta tua faceta um absoluto contrastante com o teu auto-retrato de "seguidor de tendências". A exemplo de outras situações, no caso presente não se vislumbra qualquer tendência de optimimismo.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Eurouro » 2/9/2013 17:38

Quando a Merkel veio cá da última vez, ela disse: "Portugal não necessitará de um segundo resgate".

Hoje eu vejo que ela é maniaco-depressiva quanto aos povos do sul e afinal Portugal já deverá ter um segundo resgate. Como é que o PSI20 reagirá a isso? Uma ida pelo menos aos minimos do ano passado.

Sabemos que no longo prazo o mercado se auto-reforça na onda primária e eu não acredito que estamos ainda a sair da crise.
O nosso governo deverá cortar ainda mais nos gastos estatais e reduzir défice. (historicamente durante os periodos de reduçao defice, os mercados não sobem. Ou descem ou lateralizam.

Registado: 18/7/2013 16:01

por ROADSTER 1 » 2/9/2013 17:06

Mais um cristalino artigo do nosso "Druida". Uma pitada de poção mágica... e tudo o que parece intrincado, acaba explicado de uma forma simples e clara. Só muitos anos a preparar a poção podem permitir tal clarividência.
Em resumo, para quem não leu, temos:
PSI 20 < 5100 => Bear Market
5100 < PSI 20 < 5700 => Neutral com Outlook negativo
5700 < PSI20 < 6400 => Neutral com Outlook positivo
PSI 20 > 6400 => Bull Market
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por mcarvalho » 2/9/2013 16:05

Ulisses

agora já está na totalidade,

de manhã só estava o intróito , com a referencia de que o resto tinha de ser pago

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por HJOR » 2/9/2013 15:35

HJOR Escreveu:No cenário bearish, o PSI20 terá de ultrapassar os mínimos deste ano, (...) .

No cenário bullish o PSI20 terá de ultrapassar os máximos deste ano, (...) .

Ilustre Ulisses.
Verifico que temos visões concordantes.
Abraço.
Editado pela última vez por HJOR em 2/9/2013 22:08, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Ulisses Pereira » 2/9/2013 15:28

Penso que o artigo ja esta disponível para todos. Como disse, estou ausente ate amanha a tarde, quando regressar comento o tópico. Obrigado pelos comentários ate ao momento. Abraco

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TTM62 » 2/9/2013 15:20

Este artigo demonstra o quanto precisamos de aprender para ter algumas "luzes" que nos orientem neste oceano muito bravo. Mas refiro também que é preciso correr os riscos, estar no mercado e verificar o quanto ele é selvagem. Para quem está agora a começar, isto significa muito pouco. Não creem em nada do que escreveu o Ulisses. A conversa é: isto é muito fácil, é só comprar barato e vender mais caro, simples!!! Penso, e por experiência própria de alguns anos de mercado com perdas fortes mas controladas e conscientes que é importantíssimo não acreditar na sorte de principiante, caminhar devagar e com muita leitura e acima de tudo definir uma estratégia para negociar valores mobiliários.
Para entender o mercado, infelizmente é preciso que ele lhe faça algumas mossas, que lhe pregue umas partidas e quanto pensamos ter certezas elas desvanecem "em menos de um fósforo"
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por nc_trader1 » 2/9/2013 15:02

Como de questume um artigo muito bom, continuação de bom trabalho :wink:

Registado: 19/1/2012 22:42

por Tridion » 2/9/2013 14:58

ppbogos Escreveu:
mcarvalho Escreveu:enquanto não está disponível, na integra, porque não reler este :

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... apada.html

Esse artigo do Ulisses é de uma total lucidez de quem aprendeu ao longo de todos esses anos que não adianta tentar achar motivos e explicações para tudo o que acontece no mercado. Esta frase é simplesmente verdadeira, mas que dói a muitos de nós...

"Desde aí, a minha vida passou a estar centrada nos mercados financeiros, de manhã à noite. E fui percebendo que muitos dos movimentos dos mercados, no curto prazo, não têm qualquer explicação. É importante perceber como funcionam os mercados, mas quando procuramos exaustivamente explicações para movimentos que não se podem explicar, estamos a desperdiçar tempo, energia e concentração para aquilo que verdadeiramente importa - a nossa estratégia."

Eu deixei de fazer contas ao mercado, de lhe dar demasiado cavaco, de lhe dar a importância que ele pensa que tem.
Dou-lhe o tempo que considero necessário àquilo que me dá prazer a mim e não a ele, pois foi também em tempos (o mercado) um sorvedouro do meu precioso custo de oportunidade.

Não vale a pena ser elaborado, basta ser simples.

Há vida para além dos mercados.....

Cumprimentos

Eu estou numa fase que ainda estou apaixonado pela bolsa, já percebi que não é de confiança, que me engana, que não me liga nenhuma, que vai por onde lhe derem mais dinheiro, mas eu ali continuo parvo a olhar embevecido para o sobe e desce das cotações. Contudo, a paixão está a esmorecer, porque não podemos dedicar-nos tanto a quem tão mal nos trata... a racionalidade está a começar a aperceber-se dos seus defeitos!

Já não cometo tantos erros... tenho um plano e estou a segui-lo à risca. Não é glamoroso, nem vai dar para escrever um livro de como fiquei rico em 2 ou 3 anos, mas se tudo correr bem vai dar para ter um maior conforto financeiro. :D

Registado: 13/5/2010 17:53

por bogos » 2/9/2013 13:32

mcarvalho Escreveu:enquanto não está disponível, na integra, porque não reler este :

Esse artigo do Ulisses é de uma total lucidez de quem aprendeu ao longo de todos esses anos que não adianta tentar achar motivos e explicações para tudo o que acontece no mercado. Esta frase é simplesmente verdadeira, mas que dói a muitos de nós...

"Desde aí, a minha vida passou a estar centrada nos mercados financeiros, de manhã à noite. E fui percebendo que muitos dos movimentos dos mercados, no curto prazo, não têm qualquer explicação. É importante perceber como funcionam os mercados, mas quando procuramos exaustivamente explicações para movimentos que não se podem explicar, estamos a desperdiçar tempo, energia e concentração para aquilo que verdadeiramente importa - a nossa estratégia."

Eu deixei de fazer contas ao mercado, de lhe dar demasiado cavaco, de lhe dar a importância que ele pensa que tem.
Dou-lhe o tempo que considero necessário àquilo que me dá prazer a mim e não a ele, pois foi também em tempos (o mercado) um sorvedouro do meu precioso custo de oportunidade.

Não vale a pena ser elaborado, basta ser simples.

Há vida para além dos mercados.....

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por mcarvalho » 2/9/2013 10:04

enquanto não está disponível, na integra, porque não reler este :

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por soso » 2/9/2013 9:56

Regressei ao activo.

Bom artigo, Ulisses.

Para os que ainda estão de férias.... aproveitem 8-) 8-) .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

O momento da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 1/9/2013 23:22

O artigo ainda não está disponível ainda para todos os utilizadores mas como amanhã estarei o dia todo fora, deixo já aqui o link para o mesmo e vou tentar puxá-lo para cima quando tiver oportunidade. Lá para a tarde, deve estar acessível a todos:

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... guesa.html

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bpcolaco, darkreflection, Google [Bot], jprgodinho, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 233 visitantes