Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic: Crédito Universitário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off-Topic: Crédito Universitário

por moppie85 » 2/11/2013 19:39

Jo Castro Escreveu:Obrigado pela resposta fico mesmo muito agradecido,
Penso que é o que vou fazer, mas mesmo que eu queira pagar o banco nao me deixa recebi ontem este mail :

Gabinete de Universidades:

Os casos de crédito ensino superior que foram accionados pelo banco junto da SGM deixaram de ser responsabilidade do Banco, uma vez que o contrato foi extinto. No entanto, de acordo com o protocolo celebrado, o Banco deverá agir como mandatário da SGM para recuperação da dívida. Esta solução ainda não está activa, pelo que para já não será possivel celebrar nenhum acordo com o cliente. O Banco e a SGM estão actualmente a construir uma solução neste sentido, de forma a estipular as condições e características deste acordo.
Quando existir, o cliente será informado.

Gestor de Conta:

Expusemos o caso ao nosso Gabinete Universidade. Que nos referiu que o Banco e a SGM estão actualmente a construir uma solução para estes casos, de forma a estipular as condições e características para formalização de acordos. E que quando existissem, o cliente seria informado.

Melhores cumprimentos,

ja passaram 5 anos nunca me pediram o dinheiro e tenho o meu nome no banco de portugal e diz que devo o dinheiro a 5 anos, a minha unica preocupaçao e que eles me dem a volta sempre que fui ao balcão mentiram-me durante 4 anos dirigi-me ao balcao quase mensalmente ja tive varios gestores de conta tenho algumas provas das mentiras mas ja percebi que tenho sempre de pedir por escrito o que me dizem.

Joao casto

lol

Nessas coisas armo logo barraca.

Pego nas provas, faço uma carta respeitosa, mas agressiva e envio a todo o pessoal.
No teu caso mandaria ao teu banco (a algum provedor que o banco tenha a chamá-los de incompetentes e aproveitava e dizia que já tinha seguido queixa), DECO, BdP e ao provedor de justiça :P
Em Portugal, estas coisas só se resolvem à pancada...

Registado: 15/4/2008 14:12

por Jo Castro » 2/11/2013 14:23

Obrigado pela resposta fico mesmo muito agradecido,
Penso que é o que vou fazer, mas mesmo que eu queira pagar o banco nao me deixa recebi ontem este mail :

Gabinete de Universidades:

Os casos de crédito ensino superior que foram accionados pelo banco junto da SGM deixaram de ser responsabilidade do Banco, uma vez que o contrato foi extinto. No entanto, de acordo com o protocolo celebrado, o Banco deverá agir como mandatário da SGM para recuperação da dívida. Esta solução ainda não está activa, pelo que para já não será possivel celebrar nenhum acordo com o cliente. O Banco e a SGM estão actualmente a construir uma solução neste sentido, de forma a estipular as condições e características deste acordo.
Quando existir, o cliente será informado.

Gestor de Conta:

Expusemos o caso ao nosso Gabinete Universidade. Que nos referiu que o Banco e a SGM estão actualmente a construir uma solução para estes casos, de forma a estipular as condições e características para formalização de acordos. E que quando existissem, o cliente seria informado.

Melhores cumprimentos,

ja passaram 5 anos nunca me pediram o dinheiro e tenho o meu nome no banco de portugal e diz que devo o dinheiro a 5 anos, a minha unica preocupaçao e que eles me dem a volta sempre que fui ao balcão mentiram-me durante 4 anos dirigi-me ao balcao quase mensalmente ja tive varios gestores de conta tenho algumas provas das mentiras mas ja percebi que tenho sempre de pedir por escrito o que me dizem.

Joao casto

Registado: 2/11/2013 0:40

por PairOfJacks » 2/11/2013 10:01

Já experimentaste expor a situação ao BdP?
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por Jo Castro » 2/11/2013 1:00

Boa Noite

Eu tive um crédito universitário e tive mau aproveitamento no 1º ano, ao qual entreguei a justificação como o puremaths, essa justificaçao foi perdida/extraviada pelo banco, ou seja o meu contrato foi cancelado sem responderem a justificação da qual tenho copia carimbada pelo balcão onde entreguei..

Durante 4 anos batalhei para pagar/resolverem a situação não me pediram dinheiro nenhum nestes anos(ja passaram 5 anos) entretanto acabei o curso como um dos melhores alunos e estou a traballhar, para meu espanto quando me dirigi ao banco para começar a pagar o empréstimo disseram-me que não teria divida nenhuma, pedi um papel para comprovação do mesmo ao qual se recusaram, e sai de la sem nada.

Hoje por curiosidade fui ver o CRC do banco de portugal e está la o meu nome, sem me dizerem nada nem pedirem dinheiro ao longo dos anos fui ao banco pedi para actualizarem o numero de telefone não fosse por isso que não recebia nada, e mesmo assim, não recebi nada até hoje.. e continuo sem receber..

Tenho e-mails trocados com os gestores de conta, cartas com o gabinete de universidades e para a administração do banco, ao qual so obtive resposta da enviada para a administraçao onde 2 anos depois de cancelarem o contrato respondem a 1 carta de 3 paginas com 1 frase a dizer que nao aceitam a justificaçao(PASSADO 2 ANOS DE CANCELAREM O CONTRATO)

Não sei o que fazer já mas com 24 anos e o nome na lista negra do banco de portugal nao sei como será o meu futuro..

O banco pode cancelar o contrato sem responder a justificaçao? quando está explicito no contrato que o banco tem de responder a justificaçao?

Podem por o meu nome no banco de portugal sem nunca me pedirem o pagamento do que devo??

Será normal durante quatro anos dirigir-me regularmente ao banco e dizerem-me que a unica coisa a pagar eram 300 euros(que paguei na hora)?? e tenho uma divida de 5000 euros no banco de portugal?

Estou desesperado no inicio de vida sem ajudas e nao posso recorrer a um advogado nao sei o que fazer ..

Cumprimentos

João castro.

Registado: 2/11/2013 0:40

por PairOfJacks » 11/9/2013 12:11

Parabéns puremaths, apesar de não ter participado no tópico (essencialmente porque não tinha nada de útil para te dizer) fico feliz por as coisas terem corrido da melhor forma. Agora aplica-te no curso. Achei de louvar a tua preocupação em vir postar o desfecho no fórum para posterior referência, o que não falta para aí são situações opostas.

Cumprimentos,
PoJ
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por puremaths » 11/9/2013 12:01

Regresso por uma questão de consideração por aqueles que leram este post e para memória futura, pois atualmente quem pesquisar pelo assunto no Google vai obter este forum como um dos primeiros resultados.

O banco autorizou a continuação do crédito :D . Agora só preciso apresentar o comprovativo de inscrição, que irei fazer durante a próxima semana.
Aos estudantes que resolvam recorrer a este tipo de crédito, deixo uns conselhos. Sim, conselhos de quem já passou pela experiência.

-Não gastem todo o valor das tranches mensais que vós são entregues. Façam uma gestão racional do orçamento
-Não façam escolhas que possam prejudicar o aproveitamento académico. Façam uma análise prévia tendo em conta as vossas capacidades e disponibilidade de tempo.
-Isto é um investimento. Haverá consequências se for mal gerido!( no meu caso tenho, restam-me 2 anos de financiamento para 3 anos de curso)

Não desejo a ninguém a angustia pela qual passei durante quase 3 meses.

Registado: 21/7/2013 19:23

por puremaths » 7/9/2013 19:37

Já desisti de procurar pela resposta à minha dúvida!

Já coloquei a questão em foruns académicos, em foruns financeiros, em blogs, em páginas do Facebook e NADA!

Ninguém sabe! Nem mesmo na comunidade académica, alguém ouviu falar ou passou pela situação. Nem sequer as associações de estudantes!

Este tipo de crédito já dura desde 2007 e já algumas centenas de milhares de estudantes beneficiaram dele. Mas parece-me que há coisas sobre as quais as pessoas tem relutância em falar/escrever. O fracasso é uma delas.

Até mesmo no banco a informação escasseia e a que existe é contraditória entre os diferentes canais.
O que os bancos normalmente fazem numa situação de falta de aproveitamento está nas profundezas dos segredos dos deuses.

Resta-me esperar pela resposta, e continuar sem saber o que fazer da vida. A 1ª fase de inscrições já foram....pelo menos fiquei a saber que a faculdade aceita inscrições até ao final do ano (com multa).

Para aqueles que criticam os incumpridores, digo que se o banco cancelar o crédito eu não vou poder paga-lo. Logo o banco vai accionar a garantia e será o Estado a pagar a dívida. Se o banco me der uma oportunidade de continuar, daqui a 2-3 anos provavelmente terei capacidade de pagar as prestações!
Editado pela última vez por puremaths em 11/9/2013 12:02, num total de 1 vez.

por puremaths » 4/9/2013 16:28

De facto a informação sobre como normalmente os banco agem perante a falta de aproveitamento é escassa.
Eu já fiz várias pesquisas no Google, com diferentes palavras chaves e nada!
Dá-me a sensação que os procedimentos relacionados com este tipo de crédito foram desenhados para quando tudo corre bem e que não prevê situações de falta de aproveitamento. O que acho estranho, pois se assim fosse o crédito deveria ser cancelado em agosto e não entre outubro e dezembro de cada ano.

Ser estudante universitário pode ser muito difícil:

1)Estudar muito para conseguir entrar na faculdade;
2)Arranjar forma de financiar a frequência da faculdade;
3) No caso do financiamento ser através do crédito com garantia mutua, continuar a estudar muito para não chumbar.

por puremaths » 1/9/2013 23:08

Eurouro,

Eu estou na linha que separa os ricos dos pobres. A minha familia não é pobre o quanto basta para eu ter direito a uma bolsa social (se bem que podia tentar a sorte), mas também não somos ricos o suficiente para financiar a minha frequência do ensino superior publico.

Trabalhar ao mesmo tempo? Foi exatamente por me ter aventurado num part-time que chegou uma altura que perdi o fio à meada :wall: ...eu estou numa licenciatura em Matemática!

O crédito ficou em meu nome, pois já tinha 20 anos e fui eu que tive a iniciativa de tratar de tudo, há um ano atrás. Digo isto, porque no caso de o banco cancelar o crédito, está claro que eu não vou ter posses de o pagar, e ao analisar a minha situação o banco deve ter em atenção estas circunstancias. Utilizando um vocabulário de investidor, será que o banco quererá assegurar o capital já emprestado ou vai querer ganhar mais, emprestando mais?
Para quem não sabe, ás tranches que me são entregues são deduzidas umas comissões que totalizam €2,5 por mês. Já para não falar dos juros! Neste momento o banco leva cerca de €8/mês em comissões e juros. Ou seja o banco vai ganhando algum!

O pouco optimismo que ainda tenho baseia-se neste hipotético interesse do banco nos lucros. Afinal se o fiador(Estado) permite uma 1ª vez sem aproveitamento, o banco aproveitará ao máximo esta tolerância do fiador, para lucrar mais algum!

Obrigado pelos comentários

por zecatreca_1 » 1/9/2013 16:21

Eurouro Escreveu:Uma das coisas que eu nunca nunca nunca na vida faria era endividar-me para ir estudar para a faculdade, seja ela privada ou não.
Isso é mais um produto comercial dos bancos. Eles não estão lá para ajudar ninguém.
Quer se der bem, tudo bem. Mas quem se der mal, vai passar por dificuldades acrescidas.
Não é o tipo de funcionamento que defendo, embora isso vigore muito nos EUA.

Lê melhor :

puremaths Escreveu:" Segundo o protocolo o banco pode autorizar a continuação do crédito perante uma 1ª vez sem aproveitamento.Ou seja o fiador (Estado) permite a continuação do crédito e dá ao banco a decisão final.

Cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por Eurouro » 1/9/2013 15:53

Uma das coisas que eu nunca nunca nunca na vida faria era endividar-me para ir estudar para a faculdade, seja ela privada ou não.
Isso é mais um produto comercial dos bancos. Eles não estão lá para ajudar ninguém.
Quer se der bem, tudo bem. Mas quem se der mal, vai passar por dificuldades acrescidas.
Não é o tipo de funcionamento que defendo, embora isso vigore muito nos EUA.

Registado: 18/7/2013 16:01

Off-Topic: Crédito Universitário

por puremaths » 30/8/2013 20:58

Espero que entre as centenas de utilizadores deste forum, haja quem conheça os meandros de como funciona o Crédito Universitário com Garantia Mutua.

No ano transacto não obtive aproveitamento, por isso corro o risco de ter o crédito cancelado no final deste ano. Sem o financiamento do banco não tenho possibilidades de continuar na faculdade. Entretanto já enviei uma carta ao banco a justificar a falta de aproveitamento com a documentação necessária. Foi o meu 1º ano, a 1ª vez em que não tive aproveitamento.

O banco diz que só irá analizar a possibilidade de o financiamento continuar a partir do dia 2 de setembro. Mas não adianta quando irei obter a resposta final. Segundo o protocolo o banco pode autorizar a continuação do crédito perante uma 1ª vez sem aproveitamento. Ou seja o fiador (Estado) permite a continuação do crédito e dá ao banco a decisão final.

A leitura que eu faço é a seguinte: sendo um crédito em que o Estado é fiador, o banco tem o capital garantido quer sejam €3.000, quer sejam €9.000. Logo quanto mais capital for emprestado melhor para o banco!

No entanto parece-me estranho o facto de a decisão ter tomada em setembro/outubro, mas em caso de cancelamento as tranches só deixam de ser transferidas em dezembro.

Se alguém souber, como é que os bancos ajem nestas situações, neste produto especifico, agradecia?

Eu vou solicitar à faculdade que o prazo de inscrição seja dilatado, para dar tempo à resposta do banco. Se a resposta do banco for negativa não farei a inscrição.

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jcovas77 e 619 visitantes