colecção outono/inverno - canguru
Re: colecção outono/inverno - canguru
fechando as contas do 2º semestre de 2013. o 1º com ganhos de 2 dígitos;)
recordando a estratégia
Nº TRADES: 14
Nº TRADES POSITIVOS (e rentabilidade média): 5 (20.2%)
Nº TRADES NEGATIVOS (e perda média): 9 (-4.5%)
TAXA ACERTO: 36%
RENTABILIDADE : 12.52%
RENTABILIDADE MÁXIMA: 13.78%
MÁXIMO DD: -2.4%
MELHOR TRADE: BCP 45.9% (rentabilidade de 9% da carteira)
PIOR TRADE: BCP -8% (rentabilidade de -1% no total da carteira)
A RETER [1]: brincar aos breakouts no segundo mercado exige paciência e, sobretudo, uma atenção permanente ao mercado. aquilo que ganhei na SCOA em janeiro quase desapareceu nos recentes trades do segundo mercado: COFINA SGPS, INAPA-INV.PART.GEST, SAG GEST. SGPS.
TOTAL DE PERDAS [1]: -1.5% da carteira
A RETER [2]: não está fácil negociar PTI. Por 2 vezes entrei e por 2 vezes fui stopado. Cada acção acaba por ter o seu próprio DNA (por exemplo a EDP têm ínumeros falsos breakouts - como o tiagopt mostrou recentemente) e só agora é a começo a "conhecer". outro exemplo foi o trade stopado na EDP-R.
há acções com personalidade muito própria e na qual já me sinto confortavel a negociá-las (e.g., ALTR, BCP, BPI, SON, SONI) e outras que ainda não.
TOTAL DE PERDAS [2]: -1.5% da carteira
A RETER [3]: Os trades no BCP (viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1082448#p1082448) e na ALTR (viewtopic.php?f=3&t=63974&p=1071244#p1071244), revelaram a minha inabilidade para aguentar eventuais DD após subidas violentas (até 50% no caso do BCP) em curtos espaços de tempo, quando as cotações - já de si esticadas - encontram pela frente resistências.
Noto que o meu estilo de trading se adequa mais com este tipo de entradas (em breakout) e saídas (1ª vela negra depois de uma violenta subida, desde que se encontrem muito próximo de resistências). Se ela subir lentamente e for criando zonas, o stop também se ajusta.
A RETER [4]: Não vender a totalidade das acções só porque se está próximo da resistência. Vender metade nessa zona e a outra metade quando mostrar ausência de sinais de força, pois mesmo sem zonas de referência para stops, nunca se sabe até onde elas podem ir.... o trade no BCP mostrou isso tão claramente;)
A RETER [5]: o facto de ser muito conservador com as perdas fez-me ter resultados (ainda) tímidos. em 2014 vou aumentar para 1.5% da carteira a perda máxima permitida em cada trade.
recordando a estratégia
canguru Escreveu:PLANO:
depois de selecionados meia dúzia de ativos a regra é comprar nos breakouts e... seguir a tendência caso ela seja para cima (só entro longo).
se a cotação vier um pouco abaixo dos principais suportes, saio sem pensar duas vezes (máximo de perda em cada trade: 1% do capital total)
Nº TRADES: 14
Nº TRADES POSITIVOS (e rentabilidade média): 5 (20.2%)
Nº TRADES NEGATIVOS (e perda média): 9 (-4.5%)
TAXA ACERTO: 36%
RENTABILIDADE : 12.52%
RENTABILIDADE MÁXIMA: 13.78%
MÁXIMO DD: -2.4%
MELHOR TRADE: BCP 45.9% (rentabilidade de 9% da carteira)
PIOR TRADE: BCP -8% (rentabilidade de -1% no total da carteira)
A RETER [1]: brincar aos breakouts no segundo mercado exige paciência e, sobretudo, uma atenção permanente ao mercado. aquilo que ganhei na SCOA em janeiro quase desapareceu nos recentes trades do segundo mercado: COFINA SGPS, INAPA-INV.PART.GEST, SAG GEST. SGPS.
TOTAL DE PERDAS [1]: -1.5% da carteira
A RETER [2]: não está fácil negociar PTI. Por 2 vezes entrei e por 2 vezes fui stopado. Cada acção acaba por ter o seu próprio DNA (por exemplo a EDP têm ínumeros falsos breakouts - como o tiagopt mostrou recentemente) e só agora é a começo a "conhecer". outro exemplo foi o trade stopado na EDP-R.
há acções com personalidade muito própria e na qual já me sinto confortavel a negociá-las (e.g., ALTR, BCP, BPI, SON, SONI) e outras que ainda não.
TOTAL DE PERDAS [2]: -1.5% da carteira
A RETER [3]: Os trades no BCP (viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1082448#p1082448) e na ALTR (viewtopic.php?f=3&t=63974&p=1071244#p1071244), revelaram a minha inabilidade para aguentar eventuais DD após subidas violentas (até 50% no caso do BCP) em curtos espaços de tempo, quando as cotações - já de si esticadas - encontram pela frente resistências.
Noto que o meu estilo de trading se adequa mais com este tipo de entradas (em breakout) e saídas (1ª vela negra depois de uma violenta subida, desde que se encontrem muito próximo de resistências). Se ela subir lentamente e for criando zonas, o stop também se ajusta.
A RETER [4]: Não vender a totalidade das acções só porque se está próximo da resistência. Vender metade nessa zona e a outra metade quando mostrar ausência de sinais de força, pois mesmo sem zonas de referência para stops, nunca se sabe até onde elas podem ir.... o trade no BCP mostrou isso tão claramente;)
A RETER [5]: o facto de ser muito conservador com as perdas fez-me ter resultados (ainda) tímidos. em 2014 vou aumentar para 1.5% da carteira a perda máxima permitida em cada trade.
rebalanceamento da carteira
ACTIVOS (pré-outubro):
F.RAMADA (14%)
SONI (13%)
ENTRADAS recentes:
BCP (7%): na 2ª vela acima da resistência
ALTR (14%): máximos de 2 anos.
Caixa Gest -Acções PT (18%) - PSI quebrou a LTd de longo prazo e a resistência de curto-médio prazo nos ~6100.
ACTIVOS: 5
TRADES stopados: 7
PORTUCEL S.A. - NOM.
COFINA SGPS
INAPA-INV.PART.GEST.
SAG GEST. SGPS
BCP - NOM.
ALTRI SGPS
SONAE INDUSTRIA SGPS
A RETER: brincar aos breakouts no segundo mercado exige paciência e, sobretudo, uma atenção permanente ao mercado. aquilo que ganhei na SCOA em janeiro quase desapareceu nos recentes trades do segundo mercado: COFINA SGPS, INAPA-INV.PART.GEST, SAG GEST. SGPS.
2/3 da carteira investidos longos no psi
ACTIVOS (pré-outubro):
F.RAMADA (14%)
SONI (13%)
ENTRADAS recentes:
BCP (7%): na 2ª vela acima da resistência
ALTR (14%): máximos de 2 anos.
Caixa Gest -Acções PT (18%) - PSI quebrou a LTd de longo prazo e a resistência de curto-médio prazo nos ~6100.
ACTIVOS: 5
TRADES stopados: 7
PORTUCEL S.A. - NOM.
COFINA SGPS
INAPA-INV.PART.GEST.
SAG GEST. SGPS
BCP - NOM.
ALTRI SGPS
SONAE INDUSTRIA SGPS
A RETER: brincar aos breakouts no segundo mercado exige paciência e, sobretudo, uma atenção permanente ao mercado. aquilo que ganhei na SCOA em janeiro quase desapareceu nos recentes trades do segundo mercado: COFINA SGPS, INAPA-INV.PART.GEST, SAG GEST. SGPS.
2/3 da carteira investidos longos no psi

canguru Escreveu:ENTRADAS:
PTI (motivo: está bullish no longo prazo e quebrou a resistência e ltd de médio prazo)
SAÍDAS: vendido após a quebra de suporte e ltd de médio prazo não ter dado momentum algum à acção
olhos focados no gráfico do psi e de mais meia dúzia da activos

vou deixar aqui um report mensal, começando por recordar o plano inicial
ATIVOS EM CARTEIRA:
FRAMADA (14%)
SONI (13%)
PTI (08%)
LIQUIDEZ: 66%
FRAMADA: bullish em todos os prazos. tem sido a estrela da carteira. 1-2 fechos acima dos 1.18 e apresenta condições técnicas para voar
SONI: neutral no longo prazo (está num range 0.5-07 há 2 anos) mas se fizer novo máximo relativo fica bullish no curto prazo. contudo, ainda longe de estar bullish no médio/longo prazo
PTI: bullish no longo prazo e com a quebra da ltd e da antiga resistência ficou com condições técnicas propicias a uma subida no curto/médio prazo
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): -2.4%
TRADES STOPADOS: ALTRI; BCP; SONI
COMENTÁRIOS: trades stopados no BCP (nada a dizer) e SONI (errei ao tentar antecipar-me ao mercado na quebra daqula ltd de médio prazo).
nas últimas 2 semanas, em casa e de baixa, resolvi mandar uns tiros em small caps do 2º mercado. contrariamente ao que me sucedeu em janeiro, onde ganhei bastante (ganhos diários de 2 dígitos na SCOA e outras eram comuns), desta vez e sem o mercado ter tido um movimento up, os negócios com as small (SAG, INAPA, COFINA) acabaram por cortar os ganhos nas restantes cotadas mesmo tendo em conta que
fica a lição: small caps podem ser óptimo palco mas é muito mais difícil de ganhar dinheiro consistentemente e, devido à baixa liquidez, exige um acompanhamento permanente e um nível de stress, que, sinceramente, não merece.
canguru Escreveu:PLANO: depois de selecionados meia dúzia de ativos a regra é comprar nos breakouts e... seguir a tendência caso ela seja para cima (só entro longo). se a cotação vier um pouco abaixo dos principais suportes, saio sem pensar duas vezes (máximo de perda em cada trade: 1% do capital total).
ATIVOS EM CARTEIRA:
FRAMADA (14%)
SONI (13%)
PTI (08%)
LIQUIDEZ: 66%
FRAMADA: bullish em todos os prazos. tem sido a estrela da carteira. 1-2 fechos acima dos 1.18 e apresenta condições técnicas para voar
SONI: neutral no longo prazo (está num range 0.5-07 há 2 anos) mas se fizer novo máximo relativo fica bullish no curto prazo. contudo, ainda longe de estar bullish no médio/longo prazo
PTI: bullish no longo prazo e com a quebra da ltd e da antiga resistência ficou com condições técnicas propicias a uma subida no curto/médio prazo
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): -2.4%
TRADES STOPADOS: ALTRI; BCP; SONI
COMENTÁRIOS: trades stopados no BCP (nada a dizer) e SONI (errei ao tentar antecipar-me ao mercado na quebra daqula ltd de médio prazo).
nas últimas 2 semanas, em casa e de baixa, resolvi mandar uns tiros em small caps do 2º mercado. contrariamente ao que me sucedeu em janeiro, onde ganhei bastante (ganhos diários de 2 dígitos na SCOA e outras eram comuns), desta vez e sem o mercado ter tido um movimento up, os negócios com as small (SAG, INAPA, COFINA) acabaram por cortar os ganhos nas restantes cotadas mesmo tendo em conta que
canguru Escreveu: negociar small caps implica saber bem que o risco predeterminado/calculado é acrescido por um factor de incerteza muito maior, uma vez que são acções pouco liquidas e por isso mais voláteis.
fica a lição: small caps podem ser óptimo palco mas é muito mais difícil de ganhar dinheiro consistentemente e, devido à baixa liquidez, exige um acompanhamento permanente e um nível de stress, que, sinceramente, não merece.
MAV8 Escreveu:JDoe Escreveu:canguru Escreveu:ENTRADAS:
PTI (motivo: está bullish no longo prazo e quebrou a resistência e ltd de médio prazo)
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): a ser recalculada pois vai haver entrada de dinheiro na carteira![]()
ACTIVOS:
> FRAMADA
> SONI
> PTI
o que é PTI?
PTC é a PT.. isso é Portucel?
Portucel Industrial
Exacto, e já agora, F. Ramada é RAM

- Registado: 5/11/2002 12:21
JDoe Escreveu:canguru Escreveu:ENTRADAS:
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): a ser recalculada pois vai haver entrada de dinheiro na carteira![]()
ACTIVOS:
> FRAMADA
> SONI
> PTI
o que é PTI?
Portucel Industrial
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
ACTIVOS:
> FRAMADA
> SONI
> PTI
o que é PTI?
- Registado: 17/9/2012 9:57
ENTRADAS:
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): a ser recalculada pois vai haver entrada de dinheiro na carteira
ACTIVOS:
> FRAMADA
> SONI
> PTI
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): a ser recalculada pois vai haver entrada de dinheiro na carteira

ACTIVOS:
> FRAMADA
> SONI
> PTI
Sr_SNiper Escreveu:isso é que é um timing na SONI, tu sabias algo que não disseste
Podes colocar um gráfico da SONI com a tua ideia de trading?
epa, ainda te metias a shortar a gaja

a ideia: stop abaixo do suporte dos 0,50 e comprar nas subidas
Pronto, já que estamos a usar o tópico do canguru para falar da SONI, aqui vai (falta a sessão de hoje). Correia, eu tenho como referência os .55.
PairOfJacks
A SONI poderá encontrar ulguma resistência na zona dos 0,56€. Já serviu de suporte e resistência...
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
canguru Escreveu: REFORÇOS:
FRAMADA: ontem a 1.17
(motivo: vários fechos um pouco acima do preço em que foi colocada no mercado)
ENTRADAS:
SONI: ontem e hoje no fecho da sessão. vamos se tem um bom fecho no semanal.
(motivo: aparente quebra, consistente, dos 0.50)
RENTABILIDADE (desde 12.08.2013): -0.9%
estes são os únicos activos da carteira.
LIQUIDEZ: 73%
Trades stopados: ALTRI; BCP*2; SONI
isso é que é um timing na SONI, tu sabias algo que não disseste

Podes colocar um gráfico da SONI com a tua ideia de trading?
Um abraço
Lose your opinion, not your money
canguru Escreveu:
NOVOS ATIVOS EM CARTEIRA:
SONI (8% da carteira) : entrada na quebra da ltd de médio prazo. assisti a um fecho estranho na sexta (às 16h28m parecia um breackout com pernas para andar, mas teve um fecho muito tímido).
segunda-feira falamos![]()
canguru Escreveu:SAÍDAS:
SONI: nenhuma reação interessante à quebra da ltd de médio prazo. fechos mer**sos perante uma importante resistência.
a ver vamos se a cotação reage ao reteste na ltd
A RETER: só entrar em activos quando estes mostram força. aparentemente o mercado borrifou na ltd (e que por sinal era muito consistente)
Alguém que esteja solidário com os bancos Portugueses e se disponha a ajudar com comissões é de louvar!

Abraço e bons trades.
PairOfJacks
REFORÇOS:
ENTRADAS:
ENTRADAS:
SAÍDAS:
BCP: venda matinal (ontem não consegui ter acesso ao mercado) da totalidade em carteira ainda ao preço de fecho de ontem.
tiagopt Escreveu:Eurouro Escreveu:tiagopt Escreveu:Caro Canguru,
Uma sugestão: negociar quebras em alta de linhas de tendência descendentes (e vice-versa) pode ser contraproducente. Podes ter um sinal de entrada mas não tens ponto de saída eficiente, o que condiciona o plano de trading (ou, ainda pior, introduz-lhe subjectividade). O trade pode arrastar-se por meses, acumular prejuízos, e a lt nunca chegar a ser recuperada. A quebra destas linhas pode e deve ser usada como primeiro sinal de inversão de tendência mas na minha opinião não deve ser negociada sem o apoio de um padrão de inversão associado (ou, pelo menos, a quebra efectiva de uma resistência).
Abraço
A questão é que tanto uma LT como uma linha(zona) horizontal de resistência /suporte pode ter falso break, e penso que é isso que está a acontecer. Neste caso com a LTD.
Eu só estou a acompanhar esta ideia do canguru, porque eu próprio também tive para entrar e não o fiz precisamente na mesma altura.
Sim, é verdade. Mas um falso break num padrão horizontal é fácil de stopar e o tempo não multiplica o potencial de perda. Neste caso concreto, se o stop fosse a recuperação em baixa da LT, poderíamos chegar aos 30 cêntimos daqui a alguns meses e a linha continuar sem ser novamente recuperada. Ou tens outro padrão a acompanhar, um padrão com stop horizontal, ou tens um ponto de stop que avança contra ti.
Repara que, em trend following, a situação é inversa. Continuando neste caso, poderias vir a acompanhar (neste caso através de uma entrada curta) a LT a partir da sua "formalização" tendo por stop a quebra em alta. A cada dia que passasse sem ser quebrada o teu stop ia avançando com a linha, gerando continuamente um potencial de ganho superior...
não. não entraria num activo em que tivesse dúvidas de onde o stop estaria colocado (e ele nunca seria abaixo a ltd). tirando um trade na galp em 2009 nunca negociei apenas com base nas lt (e ai foi a favor da tendência) e não era hoje que o faria.
passo a explicar melhor (a ideia e o erro). ::)
a ideia deste trade foi juntar a quebra da ltd e da resistência na expectativa de um forte movimento up, patrocinado pela concomitância desses 2 eventos: entraria com X% na quebra da ltd e y% na quebra da resistência. (como o stop esteve sempre muito perto da resistência, o risco foi absolutamente ridículo).
assim, quebrando a ltd entrei mesmo sem ver um breakout digno desse nome (esse foi O erro!)
pensava que o mercado me ia dar razão 1-2 dias mais tarde na quebra da resistência e até ao momento.... fica a lição: nunca tentar ter razão antes de tempo

tiagopt Escreveu:rsacramento Escreveu:deixa-me meter uma colherada:tiagopt Escreveu:negociar quebras em alta de linhas de tendência descendentes (e vice-versa) pode ser contraproducente.
pelo contrário, creio que as aproximações às LTs são bons pontos de entrada, com o stop a x% do lado de lá da LT
Esperando pela quebra? Parece-me uma estratégia subjectiva, e sobretudo voltada para o curto prazo
não faças caso: respondi a pensar o tempo todo em negociar com a tendência indicada pela LT, não pelo sinal dado pela sua quebra
mas também se pode arriscar uma entrada ou outra, mas aí sim se calhar é preciso algo mais
Editado pela última vez por rsacramento em 30/8/2013 0:22, num total de 1 vez.
menos é mais
Sr_SNiper Escreveu:Eu apenas negoceio linhas horizontais, mais nada.
As LT's têm um enorme interesse de negociação quando negoceias no sentido que elas tomam. Negociar contra elas, isoladamente, é no mínimo perigoso
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
rsacramento Escreveu:deixa-me meter uma colherada:tiagopt Escreveu:negociar quebras em alta de linhas de tendência descendentes (e vice-versa) pode ser contraproducente.
pelo contrário, creio que as aproximações às LTs são bons pontos de entrada, com o stop a x% do lado de lá da LT
Esperando pela quebra? Parece-me uma estratégia subjectiva, e sobretudo voltada para o curto prazo
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
deixa-me meter uma colherada:
cada vez acredito menos na maioria dos padrões
tiagopt Escreveu:negociar quebras em alta de linhas de tendência descendentes (e vice-versa) pode ser contraproducente.
tiagopt Escreveu:A quebra destas linhas pode e deve ser usada como primeiro sinal de inversão de tendência mas na minha opinião não deve ser negociada sem o apoio de um padrão de inversão associado (ou, pelo menos, a quebra efectiva de uma resistência).
Abraço
cada vez acredito menos na maioria dos padrões

menos é mais
Eu apenas negoceio linhas horizontais, mais nada.
Lose your opinion, not your money
Eurouro Escreveu:tiagopt Escreveu:Caro Canguru,
Uma sugestão: negociar quebras em alta de linhas de tendência descendentes (e vice-versa) pode ser contraproducente. Podes ter um sinal de entrada mas não tens ponto de saída eficiente, o que condiciona o plano de trading (ou, ainda pior, introduz-lhe subjectividade). O trade pode arrastar-se por meses, acumular prejuízos, e a lt nunca chegar a ser recuperada. A quebra destas linhas pode e deve ser usada como primeiro sinal de inversão de tendência mas na minha opinião não deve ser negociada sem o apoio de um padrão de inversão associado (ou, pelo menos, a quebra efectiva de uma resistência).
Abraço
A questão é que tanto uma LT como uma linha(zona) horizontal de resistência /suporte pode ter falso break, e penso que é isso que está a acontecer. Neste caso com a LTD.
Eu só estou a acompanhar esta ideia do canguru, porque eu próprio também tive para entrar e não o fiz precisamente na mesma altura.
Sim, é verdade. Mas um falso break num padrão horizontal é fácil de stopar e o tempo não multiplica o potencial de perda. Neste caso concreto, se o stop fosse a recuperação em baixa da LT, poderíamos chegar aos 30 cêntimos daqui a alguns meses e a linha continuar sem ser novamente recuperada. Ou tens outro padrão a acompanhar, um padrão com stop horizontal, ou tens um ponto de stop que avança contra ti.
Repara que, em trend following, a situação é inversa. Continuando neste caso, poderias vir a acompanhar (neste caso através de uma entrada curta) a LT a partir da sua "formalização" tendo por stop a quebra em alta. A cada dia que passasse sem ser quebrada o teu stop ia avançando com a linha, gerando continuamente um potencial de ganho superior...
tiagopt Escreveu:Caro Canguru,
Abraço
Caro Canguru,
Abraço
Abraço
amanha até pode abrir em gap up mas está sem força absolutamente nenhuma.
pensei que era mais esperto que o mercado e entrei assim que quebrou a ltd mas não mostrou - até agora - nenhuma força.
o que vale é que o stop era já ali e a perda da carteira foi ridiculamente pequena: -0.3%
pensei que era mais esperto que o mercado e entrei assim que quebrou a ltd mas não mostrou - até agora - nenhuma força.
o que vale é que o stop era já ali e a perda da carteira foi ridiculamente pequena: -0.3%

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, macau5m, trend=friend e 149 visitantes