Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um bridgista incorrigível

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Um bridgista incorrigível

por Joao-D » 16/8/2013 23:35

LIVERMORE LOVED TO PLAY CARDS, ESPECIALLY BRIDGE.
He played a high-stakes game of bridge every Monday night at his home in Great Neck. He would invite his neighbors,Walter Chrysler and Alfred Sloan, and usually his good friend Harry Aronhson, a silk merchant who lived in New York. Aronhson was
extremely rich, and he loved to watch Livermore and his raids.
Once in a great while he would participate in a raid, as well. He would go to Livermore’s offices and sit in silence, just watching
the great trader at work. - Este texto foi tirado do livro JESSE LIVERMORE: WORLD’S GREATEST STOCK TRADER

Registado: 27/5/2010 18:17

por rsacramento » 16/8/2013 23:16

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:sim, vais ao morto num ouro e cortas outra copa

Sim, não bato o as de espadas, vou outra vez ao morto e corto a quarta copa. Pobre Este. Que mão levada do diabo :clap: :clap:

se calhar é melhor continuarmos por mp, já que estamos noutra

mas o desafio é quando, na 4ª vaza, corres a espada do morto e perdes para o 10 seco à tua esquerda: como fazer agora 11 vazas?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 16/8/2013 23:02

Já estou um bocado destreinado nisto, estes exercícios são bons para treinar :D

Registado: 5/11/2002 12:21

por yabadoo » 16/8/2013 22:46

rsacramento Escreveu:sim, vais ao morto num ouro e cortas outra copa

Sim, não bato o as de espadas, vou outra vez ao morto e corto a quarta copa. Pobre Este. Que mão levada do diabo :clap: :clap:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 16/8/2013 21:39

sim, vais ao morto num ouro e cortas outra copa

por yabadoo » 16/8/2013 21:34

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:deixo um desafio para cumprirem 5 espadas dobradas - ver anexo

Não tá fácil. Com grande esforço consigo levar 1 cabide :)

:lol:

cortas a 2ª copa, vais ao morto no rei de ouros e corres o 7 de espadas, 8, 9, balda o 2 paus.

esta mão vem no 'The rodwell files' e eu perguntei-me como se ganha se se perder para o 10 seco à esq :wink:

Sim, mas mesmo assim continuo a apanhar um cabide :). Passo o 9 de espadas vou ao morto com o as de espadas e corto a segunda copa ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por rsacramento » 16/8/2013 20:38

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:deixo um desafio para cumprirem 5 espadas dobradas - ver anexo

:lol:

cortas a 2ª copa, vais ao morto no rei de ouros e corres o 7 de espadas, 8, 9, balda o 2 paus.

esta mão vem no 'The rodwell files' e eu perguntei-me como se ganha se se perder para o 10 seco à esq :wink:

por yabadoo » 16/8/2013 19:49

por rsacramento » 16/8/2013 18:46

deixo um desafio para cumprirem 5 espadas dobradas - ver anexo
Anexos
5 Espadas.pdf
(58.86 KiB) Transferido 72 Vezes

por Elias » 16/8/2013 18:04

rsacramento Escreveu:bom, pelos vistos já só falta um parceirinho para se fazer uma mesa de perigosos especuladores :lol:

Uma copa 8-)

por rsacramento » 16/8/2013 16:38

bom, pelos vistos já só falta um parceirinho para se fazer uma mesa de perigosos especuladores :lol:

por Elias » 16/8/2013 16:14

yabadoo Escreveu:Nem é preciso desfalecer :)
Imagina que em IMPs fazes um carteio tecnicamente brilhante. Azares dos azares, estava tudo mal e levaste um cabide. Na outra sala, o adversário que nem sonhou com essa linha brilhante, segue um plano totalmente inferior. Sorte ! As cartas estavam mesmo como ele previu(!).
Ou imagina a excelente marcação de um chelem que naquele dia falhou porque as cartas estavam mal.
Na outra mesa só marcaram partida e nem 'cheiraram' o chelem.
Se o resto das mãos forem mais ou menos banais e portanto produzirem swings pequenos, acabas de perder um torneio IMPs por jogares melhor que os adversários.

Exacto, por isso é que o bridge é tão interessante: cada novo jogo constitui um desafio para fazer a melhor avaliação possível - nem muito por baixo nem muito por cima :wink:

por rsacramento » 16/8/2013 16:11

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Achas que o factor sorte desaparece totalmente em IMPs ou aparece menos que em pares ?

até em xadrez podes ter pouca sorte: imagina tu um torneio todos contra todos; tu jogas contra o jogador A e perdes com ele; entretanto esse A desfalece, por qualquer razão: uma derrota inesperada, saúde, falta de ânimo, sei lá, mas a partir daí desata a perder jogos: tiveste azar em jogar com ele quando ele ainda estava em forma.

mas voltando ao concreto da tua pergunta, pares depende muito mais do acaso do que equipas.

Nem é preciso desfalecer :)
Imagina que em IMPs fazes um carteio tecnicamente brilhante. Azares dos azares, estava tudo mal e levaste um cabide. Na outra sala, o adversário que nem sonhou com essa linha brilhante, segue um plano totalmente inferior. Sorte ! As cartas estavam mesmo como ele previu(!).
Ou imagina a excelente marcação de um chelem que naquele dia falhou porque as cartas estavam mal.
Se o resto das mãos forem mais ou menos banais e portanto produzirem swings pequenos, acabas de perder um torneio IMPs por jogares melhor que os adversários.

mas a extensão serve exactamente para obviar a essas situações: nos pares há várias sessões, em equipas joga-se um número significativo de mãos, e tudo isto para mitigar o efeito do acaso adverso

por yabadoo » 16/8/2013 15:44

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Achas que o factor sorte desaparece totalmente em IMPs ou aparece menos que em pares ?

até em xadrez podes ter pouca sorte: imagina tu um torneio todos contra todos; tu jogas contra o jogador A e perdes com ele; entretanto esse A desfalece, por qualquer razão: uma derrota inesperada, saúde, falta de ânimo, sei lá, mas a partir daí desata a perder jogos: tiveste azar em jogar com ele quando ele ainda estava em forma.

mas voltando ao concreto da tua pergunta, pares depende muito mais do acaso do que equipas.

Nem é preciso desfalecer :)

por rsacramento » 16/8/2013 15:13

yabadoo Escreveu:

por yabadoo » 16/8/2013 15:04

rsacramento Escreveu:Grosso modo, pode jogar-se bridge de 3 maneiras:

-> partida livre, quer seja em família quer seja a dinheiro: aqui o factor sorte é importante, mas as contas (como no poker) far-se-ão ao fim de um ano, e o melhor jogador levará certamente vantagem

-> matchpoints, ou torneio, a variante que o elias descreveu com grande entusiasmo, o qual eu partilho

-> IMPS (international match points) - a variante em que o factor sorte está totalmente arredado; funciona assim: há duas equipas (cada equipas tem 2 pares) e duas salas: os jogos são duplicados, de maneira tal que a minha equipa, na sala aberta estando em norte-sul, faz de conta, terá sempre muito jogo; na sala fechada, é a equipa adversária quem se senta em norte-sul e terá todo esse jogo, de modo que ambas as equipas acabam por jogar as mesmas mãos, e o factor sorte desaparece.

por rsacramento » 16/8/2013 14:28

Grosso modo, pode jogar-se bridge de 3 maneiras:

-> partida livre, quer seja em família quer seja a dinheiro: aqui o factor sorte é importante, mas as contas (como no poker) far-se-ão ao fim de um ano, e o melhor jogador levará certamente vantagem

-> matchpoints, ou torneio, a variante que o elias descreveu com grande entusiasmo, o qual eu partilho

-> IMPS (international match points) - a variante em que o factor sorte está totalmente arredado; funciona assim: há duas equipas (cada equipas tem 2 pares) e duas salas: os jogos são duplicados, de maneira tal que a minha equipa, na sala aberta estando em norte-sul, faz de conta, terá sempre muito jogo; na sala fechada, é a equipa adversária quem se senta em norte-sul e terá todo esse jogo, de modo que ambas as equipas acabam por jogar as mesmas mãos, e o factor sorte desaparece.

por Elias » 16/8/2013 1:24

(repetido)

por Elias » 16/8/2013 1:23

VirtuaGod Escreveu:Tem sempre algum factor sorte envolvido não tem? ou é como o xadrz em que não envolve em NADA a sorte?

P.S. - Vejo tanto a falar de bridge que fico curioso :D

Todos os outros jogos de cartas que conhecera anteriormente tinham como base a sorte: se tens uma mão forte, ganhas facilmente, se tens uma mão fraca, tás feito.

No bridge é diferente: o objectivo não é ganhar ou perder "tout court" mas sim avaliar bem a mão e decidir o melhor contrato com aquela mão. Depois ganhas ou perdes o contrato, sendo que se fizeres um contrato pouco ambicioso fazes poucos pontos e se fizeres um contrato demasiado ambicioso e não o cumprires levas um "cabide" (pontos revertem para os adversários).

A parte mais gira é nos torneios: as mesmas mãos são jogadas por várias mesas e o objectivo não é ganhares na tua mesa mas sim ganhares às outras mesas.

Explicando: cada mesa tem quatro jogadores, em pares; um dos pares forma a linha norte-sul e o outro par a linha este-oeste. Imagina que tu és "norte". O teu parceiro é sul. A linha este-oeste são os teus adversários. Mas o teu objectivo não é ganhar à linha este-oeste, é antes ganhar a todas as outras linhas norte-sul, que estão nas outras mesas, e que vão jogar exactamente a mesma mão que tu. Ao contrário do que acontece com a generalidade dos jogos de cartas, as cartas já jogadas não são misturadas num monte, antes são mantidas separadas, e as 13 cartas que tu, norte, jogaste passam intactas para a mesa seguinte para aí serem jogadas. O teu objectivo é pois o de, com aquelas 13 cartas, avaliares correctamente a mão e fazeres o maior número possível de pontos. Se fizeres mais pontos que as outras mesas (ao jogar a mesma mão), ficas em vantagem.

Um torneio de bridge tem, tipicamente, 24 jogos. Cada jogo leva uns 7 minutos (inclui leilão) e o torneio leva umas 4 horas. Todas as mãos passam por todas as mesas. No final os resultados são metidos no computador e determina-se qual foi a linha norte-sul (e este-oeste) que conseguiu melhor desempenho.

Em suma, é um jogo de habilidade e capacidade de avaliação. Mesmo que tenhas sempre o azar de ter sempre mãos fracas, podes sair vencedor do torneio por teres conseguido fazer melhor que os outros com as mesmas mãos.

Espero ter sido claro :wink:
Editado pela última vez por Elias em 16/8/2013 1:27, num total de 4 vezes.

por VirtuaGod » 15/8/2013 23:55

Elias Escreveu:Toda a minha vida gostei de jogos de cartas, aprendei os mais variados jogos.

No dia em que aprendi a jogar bridge, deixei de gostar de todos os outros jogos de cartas que conhecia.

Tem sempre algum factor sorte envolvido não tem? ou é como o xadrz em que não envolve em NADA a sorte?

P.S. - Vejo tanto a falar de bridge que fico curioso :D
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 15/8/2013 22:47

PairOfJacks Escreveu:Acabei de perder uma aposta comigo próprio... assim que vi que o Elias tinha postado aqui pensei: "e aí vem o link para um tópico já existente sobre o W. B.".

:evil: odeio enganar-me

Editado: Inclusivé poker Elias? Logo agora que eu ia sugerir ao Sr. Sniper convidarmos uma malta do CdB para o nosso encontro semanal..

poker nunca joguei, o meu comentário anterior era em relação aos jogos que conhecia

por rsacramento » 15/8/2013 22:39

Elias Escreveu:Toda a minha vida gostei de jogos de cartas, aprendei os mais variados jogos.

No dia em que aprendi a jogar bridge, deixei de gostar de todos os outros jogos de cartas que conhecia.

que pena

os meus tempos de estudante ficaram marcados pelo 'sintético', uma variante de poker aberto em que se davam 2 cartas a cada jogador e iam 5 para a mesa, de um baralho com os 8 para cima: alguém jogou?

por 654235 » 15/8/2013 22:37

Até diria mais : todos os jogos de cartas, excepto bridge, são jogos de mochos.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por PairOfJacks » 15/8/2013 22:32

Acabei de perder uma aposta comigo próprio... assim que vi que o Elias tinha postado aqui pensei: "e aí vem o link para um tópico já existente sobre o W. B.".

:evil: odeio enganar-me

Editado: Inclusivé poker Elias? Logo agora que eu ia sugerir ao Sr. Sniper convidarmos uma malta do CdB para o nosso encontro semanal..
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por Elias » 15/8/2013 22:09

Toda a minha vida gostei de jogos de cartas, aprendei os mais variados jogos.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, OCTAMA, PXYC, VALHALLA e 229 visitantes