OT - Mundo Automóvel
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Muito interessante, carga elétrica sem fios e em andamento
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
tonirai Escreveu:Muito bom!![]()
Não diz aí a velocidade média do trajecto? Era interessante saber.
Já agora, se me lembrar de zerar o CdB amanhã, depois posto o consumo do tal trajecto de +- 100 km que faço regularmente - neste caso será Gaia-Resende, pela nacional (N108, N222). Mas o sentido inverso é mais económico.
Como combinado, cá vai... por coincidência, igual ao teu!
Foram 95 km, com velocidade média 48 km/h (trânsito e, sobretudo, as curvas e contra-curvas, não dão para mais).
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Baterias: afinal duram mais que o previsto inicialmente
Tendo sido feitos testes às baterias de 52 KWs dos Tesla Roadster vendidos desde 2006, uma entidade independente constatou que, após 100 000 milhas (aprox. 160 000 Kms) as baterias mantêm ainda entre 80-85% da sua capacidade de carga. Verificaram ainda que não foram notados problemas associados a diferenças nos climas. Ver mais aqui:
http://green.autoblog.com/2013/07/15/ro ... -predicts/
Confirmando-se esta informação, a maioria dos utilizadores só vai precisar de uma bateria para a vida útil de um automóvel electrico
e zero de poluição por aí espalhada.
Tendo sido feitos testes às baterias de 52 KWs dos Tesla Roadster vendidos desde 2006, uma entidade independente constatou que, após 100 000 milhas (aprox. 160 000 Kms) as baterias mantêm ainda entre 80-85% da sua capacidade de carga. Verificaram ainda que não foram notados problemas associados a diferenças nos climas. Ver mais aqui:
http://green.autoblog.com/2013/07/15/ro ... -predicts/
Confirmando-se esta informação, a maioria dos utilizadores só vai precisar de uma bateria para a vida útil de um automóvel electrico

Editado pela última vez por Al_Trader em 6/8/2013 18:58, num total de 1 vez.
Devagar se vai ao longe
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
sem2006 Escreveu:Viste bem o gráfico que coloquei sobre os custos de manutenção ao fim de 120000km?
Pois foi precisamente nele que baseei a minha afirmação!
Fazendo umas contitas, o custo total de aquisição + combustível + seguros + IUC para 120000km em 10 anos dá 40.000 €
No teu gráfico a diferença de manutenção entre o híbrido e o diesel é de 2100 €, são 5 % do total.
Eis as contas, considerando que a média de consumo quer do diesel quer do híbrido é de 5 l/100:
Preço base + combustível + manutenção (o seguro e o IUC serão iguais para os 2)
Yaris 1.4 diesel confort: 24.250 + 1200 x 5 x 1,45 + 4600 = 37.550
Yaris 1.4 hybrid confort: 25.675 + 1200 x 5 x 1,60 + 2500 = 37.775
Resultado mais equilibrado nem de propósito!
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Atomez Escreveu:
O custo de manutenção é uma pequena fração do custo total do veículo mais o combustível e seguros ao longo da sua vida útil, em termos reais não altera nada.
Viste bem o gráfico que coloquei sobre os custos de manutenção ao fim de 120000km?
Já agora, dentro do tema deste tópico:
http://theelectricgeneration.org/articl ... d-in-2017/
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
sem2006 Escreveu:Os valores reais são sempre diferentes daquilo que o fabricante anuncia. Basta dares uma espreitadela ao spritmonitor.
Depois, mais uma vez, estás a esquecer o custo de manutenção. Já aí coloquei uma imagem, onde se via que os custos eram bem diferentes
É claro que os consumos reais são diferentes dos anunciados. Junte-se mais 1 l /100 ou uns 20% a mais que ficam mais reais.
Seja como for os consumos anunciados servem como termo de comparação entre os vários modelos porque são medidos em igualdade de circunstâncias físicas e de desempenho para todos. Se os consumos anunciados são iguais, os reais são mais altos mas também serão iguais entre si.
O custo de manutenção é uma pequena fração do custo total do veículo mais o combustível e seguros ao longo da sua vida útil, em termos reais não altera nada.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Os valores reais são sempre diferentes daquilo que o fabricante anuncia. Basta dares uma espreitadela ao spritmonitor.
Depois, mais uma vez, estás a esquecer o custo de manutenção. Já aí coloquei uma imagem, onde se via que os custos eram bem diferentes
Depois, mais uma vez, estás a esquecer o custo de manutenção. Já aí coloquei uma imagem, onde se via que os custos eram bem diferentes

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
No site http://www.toyota.pt/ há informação sobre o Auris Diesel e Hibrido.
Vê-se que o híbrido é mais caro 1425€, consome menos em cidade e mais em estrada, o consumo combinado é igual.
Mas o gasóleo é 15% mais barato que a gasolina, por isso o híbrido não compensa. A não ser talvez para quem ande só em cidade.
Vê-se que o híbrido é mais caro 1425€, consome menos em cidade e mais em estrada, o consumo combinado é igual.
Mas o gasóleo é 15% mais barato que a gasolina, por isso o híbrido não compensa. A não ser talvez para quem ande só em cidade.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
VirtuaGod Escreveu:@sem2006 Que tens a dizer sobre o Auris Hibrido? A minha mãe comprou um a diesel quando eles sairam, posteriormente (ano e meio depois para aí) saiu o hibrido e acabei por ficar meio com inveja. Aquilo é muito parecido com o Prius não é?
É uma excelente opção para quem não quer um carro tão "grande" (comprido) como o Prius

- Ao que parece a qualidade dos materiais interiores da primeira geração do Auris é um bocado mais fraca que o normal, mas nada de muito mau
- Na 1ª geração do Auris Híbrido, as baterias roubavam espaço à mala, sendo que na versão híbrida a mala era mais pequena.
A 2ª geração (a actual) já aparenta ter uns interiores com muita boa qualidade e as baterias estão debaixo dos assentos traseiros, tendo a mala recuperado a sua capacidade global.
Em ambas as gerações, embora sejam ambos mais leves que o Prius, não contam com o factor aerodinâmico do Prius (que dá aquele design ao Prius que muita gente não gosta muito) , daí que os consumos do Prius consigam ser menores.
Tridion Escreveu:Acho que me cruzei com um tópico do sem2006 na autohoje, sobre trocar um carro a diesel por híbrido.![]()
Portanto, passado este tempo estás satisfeito, certo?
Super satisfeito

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
http://exameinformatica.sapo.pt/noticia ... stantaneas
A tecnologia vai avançando, devagarinho, como convém a alguns.
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seinada
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Acho que me cruzei com um tópico do sem2006 na autohoje, sobre trocar um carro a diesel por híbrido.
Portanto, passado este tempo estás satisfeito, certo?
Eu pessoalmente prefiro carros a gasolina e caixa automática, acho que os híbridos da Toyota serão certamente tidos em conta numa próxima opção de compra de carros... (irony mode on) ou então se isto das acções correr bem a Lexus
(irony mode off).

Portanto, passado este tempo estás satisfeito, certo?
Eu pessoalmente prefiro carros a gasolina e caixa automática, acho que os híbridos da Toyota serão certamente tidos em conta numa próxima opção de compra de carros... (irony mode on) ou então se isto das acções correr bem a Lexus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
@sem2006 Que tens a dizer sobre o Auris Hibrido? A minha mãe comprou um a diesel quando eles sairam, posteriormente (ano e meio depois para aí) saiu o hibrido e acabei por ficar meio com inveja. Aquilo é muito parecido com o Prius não é?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Al_Trader Escreveu:Afinal não esclareces-te quais as afirmações extremamente erradas que eu teria dito !
Estão rebatidas ponto por ponto, não há nada para esclarecer.
Al_Trader Escreveu:Só que as médias incluem muita variedade de carros e, claro médias de à 20 anos incluem veículos com 20 anos de vida útil e portanto tendêncialmente mais gastadores.
As médias são aferidas à data e com veículos novos.
Se clicasses nos links que coloco e lesses os conteúdos, saberias como são determinadas as médias.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
"Infelizmente" o computador de bordo do Prius 2G é um bocado básico e não tem esses valores. Mas pelas minhas contas e tendo em conta o tempo que demorei na viagem, a velocidade média está na casa dos 70Km/h
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Muito bom!
Não diz aí a velocidade média do trajecto? Era interessante saber.
Já agora, se me lembrar de zerar o CdB amanhã, depois posto o consumo do tal trajecto de +- 100 km que faço regularmente - neste caso será Gaia-Resende, pela nacional (N108, N222). Mas o sentido inverso é mais económico.

Não diz aí a velocidade média do trajecto? Era interessante saber.
Já agora, se me lembrar de zerar o CdB amanhã, depois posto o consumo do tal trajecto de +- 100 km que faço regularmente - neste caso será Gaia-Resende, pela nacional (N108, N222). Mas o sentido inverso é mais económico.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Só para colocar a minha média da viagem de regresso hoje (Guarda - Condeixa):

Já agora, a comparação mais correcta com o 206 seria o Yaris Híbrido. No sprit monitor (http://www.spritmonitor.de/en/evaluatio ... odels.html) é o veículo a gasolina mais económico, com uma média global de 4,9. Tendo em conta que a minha média global neste momento é de 4,47 (ainda só gastei um depósito com o Prius), de certeza que o Yaris consegue menos

Já agora, a comparação mais correcta com o 206 seria o Yaris Híbrido. No sprit monitor (http://www.spritmonitor.de/en/evaluatio ... odels.html) é o veículo a gasolina mais económico, com uma média global de 4,9. Tendo em conta que a minha média global neste momento é de 4,47 (ainda só gastei um depósito com o Prius), de certeza que o Yaris consegue menos

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Afinal não esclareces-te quais as afirmações extremamente erradas que eu teria dito !
Nós aqui já todos concordamos que tem havido evolução na redução de consumos dos carros - que considero de pequena - e claro olhando para as médias isso tem de aparecer. Só que as médias incluem muita variedade de carros e, claro médias de à 20 anos incluem veículos com 20 anos de vida útil e portanto tendêncialmente mais gastadores.
A conversa aqui era sobre os veículos mais economicos actualmente e, eu referi o meu caso em concreto do meu Seat 1.9D, que à 20 anos era tecnologia de ponta (em termos de consumo) e, actualmente, tenho de procurar bem para o substituir mantendo os níveis de consumo. Daí ter concluido que a evolução foi muito pequena.
Olha nos EUA por exemplo a redução de consumo têm de ser imposta por decreto. O que demonstra a tendência "natural" dos fabricantes de carros.
http://yosemite.epa.gov/opa/admpress.ns ... enDocument
Nós aqui já todos concordamos que tem havido evolução na redução de consumos dos carros - que considero de pequena - e claro olhando para as médias isso tem de aparecer. Só que as médias incluem muita variedade de carros e, claro médias de à 20 anos incluem veículos com 20 anos de vida útil e portanto tendêncialmente mais gastadores.
A conversa aqui era sobre os veículos mais economicos actualmente e, eu referi o meu caso em concreto do meu Seat 1.9D, que à 20 anos era tecnologia de ponta (em termos de consumo) e, actualmente, tenho de procurar bem para o substituir mantendo os níveis de consumo. Daí ter concluido que a evolução foi muito pequena.
Olha nos EUA por exemplo a redução de consumo têm de ser imposta por decreto. O que demonstra a tendência "natural" dos fabricantes de carros.
http://yosemite.epa.gov/opa/admpress.ns ... enDocument
Devagar se vai ao longe
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Mais, dados relativos ao contexto europeu podem ser vistos aqui:
http://www.unep.org/transport/pcfv/PDF/ ... argets.pdf
Por exemplo, entre 1978 e 2002, os consumos médios baixam na Alemanha dos 10.7 para os 7.0L/100 (o mesmo litro de gasolina passa a permitir efectuar 52% mais kilómetros.
Com o combustível com que antes se faziam 100Km, passam-se passados 24 anos a fazer 152Km (e com veículos mais pesados e mais potentes).
As fontes são governamentais e os testes são reunidos por entidades independentes. O NEDC por exemplo está ao encargo de um organismo das Nações Unidas, que mantém e conduz os testes:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_Foru ... egulations
http://en.wikipedia.org/wiki/UNECE
http://en.wikipedia.org/wiki/New_European_Driving_Cycle
Nos Estados Unidos, o mpg dos veículos automóveis é homologado pela EPA - Environmental Protection Agency.
Eu estou apenas calma e pacientemente a colocar informação esclarecida, tendo o cuidado de indicar as fontes. Não vou comentar o resto e muito menos vou debater coisas "que não são públicas e não podem ser citadas".
http://www.unep.org/transport/pcfv/PDF/ ... argets.pdf
Por exemplo, entre 1978 e 2002, os consumos médios baixam na Alemanha dos 10.7 para os 7.0L/100 (o mesmo litro de gasolina passa a permitir efectuar 52% mais kilómetros.
Com o combustível com que antes se faziam 100Km, passam-se passados 24 anos a fazer 152Km (e com veículos mais pesados e mais potentes).
As fontes são governamentais e os testes são reunidos por entidades independentes. O NEDC por exemplo está ao encargo de um organismo das Nações Unidas, que mantém e conduz os testes:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_Foru ... egulations
http://en.wikipedia.org/wiki/UNECE
http://en.wikipedia.org/wiki/New_European_Driving_Cycle
Nos Estados Unidos, o mpg dos veículos automóveis é homologado pela EPA - Environmental Protection Agency.
Eu estou apenas calma e pacientemente a colocar informação esclarecida, tendo o cuidado de indicar as fontes. Não vou comentar o resto e muito menos vou debater coisas "que não são públicas e não podem ser citadas".
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Desculpa lá Marco
mas qual informação extremamente errada te estás a referir ?!
O que estou a notar e também certamente o pessoal que acompanha o tópico, é que tu ( supostamente um moderador) és completamente intolerante com quem (como eu) não alinha na informação mainstream e questiona algumas verdades tidas como sagradas relacionadas com a industria automóvel/petrolífera. Não te esqueças que a maior parte da informação que citas como fidedigna tem origem nessas industrias e há muita outra que não é pública e não pode ser citada.
só vou corrigindo a informação extremamente errada que tu vais colocando
mas qual informação extremamente errada te estás a referir ?!
O que estou a notar e também certamente o pessoal que acompanha o tópico, é que tu ( supostamente um moderador) és completamente intolerante com quem (como eu) não alinha na informação mainstream e questiona algumas verdades tidas como sagradas relacionadas com a industria automóvel/petrolífera. Não te esqueças que a maior parte da informação que citas como fidedigna tem origem nessas industrias e há muita outra que não é pública e não pode ser citada.
Devagar se vai ao longe
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Neste report da agência de energy dos Estados Unidos, tem dados bastante detalhados para o período de 1949 a 2010 (pag.59):
http://www.eia.gov/totalenergy/data/annual/pdf/aer.pdf
Entre 1970 e 2010 o mesmo galão de gasolina passou a permitir efectuar 72~74% mais milhas.
Globalmente, os consumos estagnam sensivelmente entre 1991 e 2003 (período do petróleo barato) mas voltam à tendência do aumento do ratio mpg após esse período (isto não significa que o rendimento dos motores não melhorou neste período, porque melhorou, o foco não estava era nessa altura na redução dos consumos porque o petróleo estava extremamente barato nesse período).
O aumento não é pequeno, é bem significativo. Mas eu não vou debater mais contigo, só vou corrigindo a informação extremamente errada que tu vais colocando, com fontes onde isso pode ser verificado/consultado, em nome da qualidade do tópico.
Isto é pura invenção e é desmentido por dados do mundo real (ver fontes acima).
E não só os consumos médios por veículo baixaram (de forma visível), como os veículos cresceram e os motores ganharam potência para as mesmas cilindradas. No espaço de três décadas, em termos gerais/médios o rendimento dos motores mais do que duplicou. Na verdade, só no período entre 1980 e 2006, ou seja, cerca de metade do periodo, a eficiência energética dos veículos automóvel aumentou cerca de 60%. E este período abarca o período do petróleo barato.
http://www.eia.gov/totalenergy/data/annual/pdf/aer.pdf
Entre 1970 e 2010 o mesmo galão de gasolina passou a permitir efectuar 72~74% mais milhas.
Globalmente, os consumos estagnam sensivelmente entre 1991 e 2003 (período do petróleo barato) mas voltam à tendência do aumento do ratio mpg após esse período (isto não significa que o rendimento dos motores não melhorou neste período, porque melhorou, o foco não estava era nessa altura na redução dos consumos porque o petróleo estava extremamente barato nesse período).
Al_trader Escreveu:Ainda bem que o Marco veio logo confirmar que a melhoria (em média) é muito pequena (...)
O aumento não é pequeno, é bem significativo. Mas eu não vou debater mais contigo, só vou corrigindo a informação extremamente errada que tu vais colocando, com fontes onde isso pode ser verificado/consultado, em nome da qualidade do tópico.
Al_trader Escreveu:Ou seja, precisando a minha afirmação: praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 Km que à 5, 10, 15 anos pois os carros evoluiram pouco na redução de consumo e aumentaram de peso.
Isto é pura invenção e é desmentido por dados do mundo real (ver fontes acima).
E não só os consumos médios por veículo baixaram (de forma visível), como os veículos cresceram e os motores ganharam potência para as mesmas cilindradas. No espaço de três décadas, em termos gerais/médios o rendimento dos motores mais do que duplicou. Na verdade, só no período entre 1980 e 2006, ou seja, cerca de metade do periodo, a eficiência energética dos veículos automóvel aumentou cerca de 60%. E este período abarca o período do petróleo barato.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Já agora, a eficiência energética dos veículos automóvel tem vindo a registar uma melhoria da ordem dos 1% ao ano
Ainda bem que o Marco veio logo confirmar que a melhoria (em média) é muito pequena e o Tonirai confirma a impressão que eu tinha que os carros são bastante mais pesados - carradas de equipamento às vezes nem se sabe para quê - e como é sabido transportar mais peso consume mais energia e daí mais consumo.
Ou seja, precisando a minha afirmação: praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 Km que à 5, 10, 15 anos pois os carros evoluiram pouco na redução de consumo e aumentaram de peso.
comparação despropositada entre um gasóleo e um gasolina-eléctrico
Quem estava a fazer a comparação era o Sem2006 e o Tonirai e tu não disses-te antes !!
Em resumo muitos que como eu, têm um carro economico e poupado (motor 1.9 D do grupo VW) à mais de 18 anos, ao pensar em substitui-lo, compararam os veículos diesel, gasolina e híbridos actuais e concluem que vão continuar a gastar e poluir o mesmo apesar da tão apregoada evolução da industria automóvel !!!
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Já agora, a eficiência energética dos veículos automóvel tem vindo a registar uma melhoria da ordem dos 1% ao ano, segundo os relatórios disponíveis:
http://www.odyssee-indicators.org/publi ... trends.pdf
Há mais aqui, se quiseres pesquisar mais sobre o tema:
http://www.epa.gov/otaq/fetrends.htm
Em termos de redução de consumos, isso tem sido mais evidente nos períodos de petróleo caro. Nos períodos de petróleo barato existiu evolução em termos de rendimento mas essa aumento de rendimento foi "aproveitado" para obter melhores prestações/performance (com os motores a subir de potência para as mesmas cilindradas).
http://www.odyssee-indicators.org/publi ... trends.pdf
Há mais aqui, se quiseres pesquisar mais sobre o tema:
http://www.epa.gov/otaq/fetrends.htm
Em termos de redução de consumos, isso tem sido mais evidente nos períodos de petróleo caro. Nos períodos de petróleo barato existiu evolução em termos de rendimento mas essa aumento de rendimento foi "aproveitado" para obter melhores prestações/performance (com os motores a subir de potência para as mesmas cilindradas).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Al_Trader Escreveu:Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa.
Al_trader, um Prius é um gasolina-eléctrico.
Mundialmente, o mercado gasolina é o maior. Mais, nos Estados Unidos e no Japão virtualmente não se utiliza gasóleo sequer. E não são é estes são dois mercados colosso (só recentemente a china se veio meter no meio) como ainda são duplamente mais importantes para a Toyota dado que vende proporcionalmente menos na Europa (tem menos penetração de mercado).
É preciso saber a dimensão dos mercados em causa e saber que a gasolina é o maior mercado a nível mundial (e saber ainda que a Europa - onde o gasóleo é importante por oposição - é um mercado menos importante para a Toyota ainda por cima) para perceber que o teu comentário não faz sentido (de resto, ele começa logo com uma comparação despropositada entre um gasóleo e um gasolina-eléctrico).
Al_Trader Escreveu:Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás (...)
Isto é falso, tanto os gasolina como os gasóleo têm vindo a registar aumentos de rendimento devido à evolução tecnológica dos motores nas últimas décads (durante um certo período isso foi particularmente evidente nos gasóleo inclusivamente, que deram um salto significativo).
De mais para mais, o teu exercício de cherry picking é um exercício falacioso. Formalmente, trata-se de uma falácia. Mesmo que a comparação fosse entre um gasóleo e outro gasóleo, a conclusão era precipitada.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
sem2006 Escreveu:Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos. O record nacional no prius 2G é de 1536km com um depósito de 45l.
Ok... mas eu também não estou a falar em valores record - ou se calhar, sem saber, sou o recordista dos consumos baixos neste carro

Se eu consigo no meu dia-a-dia fazer este tipo de consumos (com cuidados e consciente que os meus percursos são favoráveis), se andasse a tentar estabelecer records, provavelmente ainda conseguiria mais baixo.
sem2006 Escreveu:Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se formos por percursos/viagens específicos, também te digo que já fiz (e consigo repetir facilmente) 3.1 l/100 num percurso de +-100 km.

Mas quanto a consumos efectuados a gastar todo o depósito (ou pelo menos grande parte dele), posso dizer-te que faço habitualmente entre 3.6 e 4.2.
sem2006 Escreveu:Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Sim... mas só quis mostrar que a manutenção dos diesel não é assim tão bicho de 7 cabeças - a maioria delas é só filtro de óleo e óleo, de 20 em 20 mil, ou mesmo de 30 em 30 mil.
sem2006 Escreveu:Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças
Claro... eu também referi que "um pequeno diesel" conseguia fazer face

VirtuaGod Escreveu:Uma vez que o preço do gasóleo é 10% mais baixo que o preço da gasolina o Prius teria de fazer 3.3 aos 100 (+/-) só para ser equivalente em termos de $ por cada 100km! Estou apenas a falar consumos, não ponho o resto em questão!!
É isso que quis dizer - se bem que é correcto calcularmos o custo total na posse de determinada viatura (preço na compra, consumo, manutenções, etc), nos chamados custos "diários", isto é, no custo do consumo, a coisa equilibra-se.
Al_Trader Escreveu:Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques .
Bom, eu aí ponho um parêntesis... é que mesmo que andemos a gastar o mesmo (ou pouco menos) que há 15 anos atrás, os carros de hoje também estão mais pesados, com o acréscimo de tecnologia que se tornou comum e que não existia (ou era raro) na altura... Airbags em todo o lado, ABS, ESP, AC, insonorisação, etc. Isto apesar de também se usarem materiais mais leves - dou um exemplo:
- O Peugeot que o meu pai possuía há 20 anos pesava entre 840 e 1005 kg (Peugeot 309, fonte wikipédia);
- O Peugeot equivalente de hoje pesa entre 1322 e 1420 kg (Peugeot 308, fonte wikipédia).
Na entrada de gama, foi um acréscimo de peso de 57%!
Nestas condições, se os avanços tecnológicos permitiram gastar um pouco menos, andar um pouco mais, e poluir menos, penso que já é muito bom.
Edit:
Depois deste último parágrafo lembrei-me que os carros de gama equivalente também tiveram tendência a crescer, e confirmei-o na wikipédia;
Por isso, para ser justo, acima ficou a comparação dentro do segmento (gama);
A nível de dimensões, o equivalente seria o 207 (4,05m contra 4,03) - bem sei que o 207 foi substituído pelo 208, mas este encolheu para 3,96m;
- O Peugeot 207 pesa entre 1156 e 1418 kg - na entrada de gama, isso equivale a um acréscimo de peso de 38%... ainda assim, um grande aumento de peso.
Editado pela última vez por tonirai em 4/8/2013 23:49, num total de 1 vez.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Caros colegas de forum a propósito dos consumos, o meu seat com quase 20 anos (1.9 D) gasta 4,5 l/100 sem me esforçar muito. Os colegas com tecnologica muito mais recente conseguem reduções de 10-15% e são casos extremos de bons consumos.
Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa
.
Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques . Na verdade isto não me surpreende nada pois as industrias automóveis-petrolífera andam de "maos dadas" a fazer render o negócio e nós a pagar e aguentar a poluição que isso causa
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Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa

Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques . Na verdade isto não me surpreende nada pois as industrias automóveis-petrolífera andam de "maos dadas" a fazer render o negócio e nós a pagar e aguentar a poluição que isso causa

Devagar se vai ao longe