Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT: Da pura matemática aos mercados financeiros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT: Da pura matemática aos mercados financeiros

por K. » 23/7/2013 1:20

Também tenho as minhas dúvidas sobre a aplicação dos modelos matemáticos à Economia, mas o tópico não é sobre Economia (em particular não é sobre Economia Política), mas sim sobre Matemática e Mercados Financeiros.

Registado: 28/5/2008 1:17

por VirtuaGod » 23/7/2013 1:08

@Atomez o problema de usar modelos matemáticos normalmente é se quem os uso normalmente não sabe o que está a fazer. E acho que é inocente quem acha que o FMI "se enganou" e estas cenas da crise ser pior do que se esperava. Eu recuso-me a pensar que estes tipos não sabem o que fazem, sabem e não deve ser pouco. Estas histórias de que a crise se tornou pior do que se estava à espera para mim não é mais que fogo de vista! O FMI quando entra num país qualquer pessoa que leia o mínimo sabe o que acontece. O Stiglitz no seu livro "Globalização" mostra bem o que é essa instituição. Não me venham agora com desculpas de há e tal... O FMI tem um objectivo, ter retorno no empréstimo e garantir que ele é devolvido, nem que o país sofra com isso!! O problema aqui está muito longe dos problemas associados à utilização de modelos matemáticos (que tb têm as suas limitações claro)!

P.S. E a solução nunca seria deixar de usar modelos matemáticos mas sim passar a usa-los correctamente. A solução é sempre mais informação e formação, nunca desistir de algo com qualidades.Lá por haver quem não sabe conduzir e/ou tenha acidentes de viação a solução não é acabar com os carros!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por atomez » 23/7/2013 0:58

Esta vem mesmo a propósito!

A aplicação de modelos matemáticos estocásticos aos processos naturais tem dado excelentes resultados. Exemplos não faltam, desde a mecânica quântica à previsão meteorológica.

O problema fundamental da aplicação de modelos matemáticos à economia e aos mercados é que nestes entra um factor praticamente impossível de modelar -- a mente humana...

Esse até é um dos princípios básicos da escola económica austríaca (Hayek, von Mises et al.)

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por K. » 23/7/2013 0:26

Atomez Escreveu:Os "quants" (adeptos dos métodos quantitativos) tiveram a sua época, mas cairam em desgraça com a crise sub-prime em 2008 (da qual ainda nós europeus estamos a sofrer as consequências)...

The Formula That Killed Wall Street

Atomez, é justamente devido ao facto de essas fórmulas não se poderem utilizar que os Quants são necessários. Se elas funcionassem, qualquer pessoa poderia calcular o preço numa máquina de calcular.

A forma como o gossip financeiro reagiu à fórmula de Li para CDOs após a crise do subprime é semelhante ao que se passou com a de Black-Scholes após o Crash de 1987. Subitamente deixou de funcionar, pois os traders começaram a praticar preços mais altos para as maturidades e strikes mais longínquos, o que levou à formação do "sorriso de volatilidade" nas curvas de volatilidade implícita. De início culparam os inventores do modelo pelas perdas, mas o que se passou a médio prazo foi um aumento da procura das instituições financeiras pelos tais "Quants", pois era preciso alguém com um doutoramento em matemática para fazer modelos para preços de derivados que tivessem em conta o tal sorriso.

Não se trata aqui de ser adepto ou não dos métodos quantitativos, pura e simplesmente é impossível saber o preço de Opções e de derivados de crédito sem utilizar modelos matemáticos de alguma sofisticação. E, claro, sem saber o preço não é possível negociar estes produtos.

por atomez » 23/7/2013 0:01

Os "quants" (adeptos dos métodos quantitativos) tiveram a sua época, mas cairam em desgraça com a crise sub-prime em 2008 (da qual ainda nós europeus estamos a sofrer as consequências)...

The Formula That Killed Wall Street
Anexos
formula.PNG
formula.PNG (129.38 KiB) Visualizado 3848 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por K. » 22/7/2013 23:06

puremaths Escreveu:pc05
Allaphor
Pata-Hari
Joao-D
K.

Obrigado pelas vossas respostas.
Pelas respostas posso sintetizar que para ter sucesso nesta área, partindo de uma formação base em Matemática terei que ir para além da licenciatura e pensar seriamente em emigrar.

...e em estudar! :wink:

por puremaths » 22/7/2013 19:15

pc05
Allaphor
Pata-Hari
Joao-D
K.

Obrigado pelas vossas respostas.
Pelas respostas posso sintetizar que para ter sucesso nesta área, partindo de uma formação base em Matemática terei que ir para além da licenciatura e pensar seriamente em emigrar.

Registado: 21/7/2013 19:23

por PC05 » 22/7/2013 16:46

Não se esqueçam da análise do risco de mercado onde a matemática tem um papel fundamental. Modelos VaR, de liquidez, stress tests ....

VaR:
http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Cad ... rteira.pdf

Registado: 5/12/2005 21:28

por Allaphor » 22/7/2013 15:48

Boas

A matemática só te será verdadeiramente útil nesta área, se fores para uma casa de investimento que faça High Speed Trading.
Neste tipo de trading o que conta é a eficiência e a qualidade dos algoritmos e ganha-se dinheiro basicamente programando autómatos mais "espertos" ou rápidos que os das casas adversárias. É basicamente uma guerra para ver quem tem os melhores programadores e/ou matemáticos (e até quem está fisicamente mais próximo do servidor da bolsa).
Usar a Matemática para tentar prever seja o que for em bolsa é um exercício de futilidade, uma vez que se trata de um sistema caótico e, como tal, num período de tempo suficientemente longo todas as estratégias são iguais, desde que racionais e aplicadas consistentemente. Todos os que afirmam ter sistemas de análise técnica que funcionam são apenas outlyers, como as pessoas que ganham o euromilhões, para cada um que consegue há milhares que falham, com o mesmo sistema.

Cumps

Registado: 24/6/2008 16:00

por Pata-Hari » 22/7/2013 15:38

Eu, de tudo o que foi dito, concordo com isto:

Para uma carreira como Quant num banco internacional ajuda muito ter o Doutoramento na àrea e, acima de tudo, skills de programação excepcionais.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VirtuaGod » 22/7/2013 14:32

pc05 Escreveu:onde a componente prática da matemática ganha mais peso (análise de dados multivariados, séries temporais, análise de variância, análise e simulação, estatística em economia e gestão....

Uiiii, isso é muito bom. Falando assim meio de côr estou com o pc05. Não sei se o curriculo do curso que estás a tirar e se é melhor ou pior do que o recomendado pelo pc05 mas estas disciplinas são excelentes e dão imenso jeito em análise matemática de Mercados Financeiros (que são basicamente Séries Temporais), para além de te darem um empurrão enorme a a entender econometria!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por PC05 » 22/7/2013 14:16

puremaths, no teu lugar ponderava mudar para matemática aplicada (mesmo na FCUL, tens equivalência a praticamente todas as cadeiras até ao 2ºano). A diferença está nos últimos anos, onde a componente prática da matemática ganha mais peso (análise de dados multivariados, séries temporais, análise de variância, análise e simulação, estatística em economia e gestão....

Registado: 5/12/2005 21:28

por Joao-D » 22/7/2013 12:59

puremaths:

Tal como o grande especulador Jesse Livermore disse: “Observation, experience, memory and mathematics - these are what the successful trader must depend on.”

Por exemplo, podes usar matemática para testar historicamente um consenso de indicadores técnicos que te dê vantagem em relação ao mercado e/ou para testar técnicas de money management. - Isso dá trabalho.
Obviamente que não é preciso ter uma licenciatura ou um mestrado para fazer isso, mas gostar de matemática e gostar de mercados, ajuda.

Registado: 27/5/2010 18:17

por ghorez » 22/7/2013 11:02

Aliás em Portugal só tens garantias de um bom vencimento e muitas regalias se tiveres a profissão de funcionário público.

Registado: 25/9/2012 10:49

por K. » 22/7/2013 10:49

Eu sou matemático de formação e de profissão. Um dos motivos que me fez estudar Matemática foi ter-me apercebido bastante novo de que, sabendo Matemática, era possível sintetizar uma quantidade invulgar de informação proveniente de várias áreas ligadas aos mercados financeiros e à Economia.

Não é verdade que as saídas da Matemática (nem em Portugal nem nos outros países europeus) estejam ligadas à docência. Aliás, a docência nem se pode considerar propriamente uma saída, pois não há empregos nesta área. Informa-te junto dos teus Professores, em particular com aqueles que estão responsáveis pela colocação dos alunos no mercado profissional.

Quanto ao nível de formação, penso que é aconselhavel ir bem para além de uma licenciatura em Bolonha. Pelo menos um Mestrado em Matemática Financeira, Finanças Quantitativas, chamem-lhe o que quiserem, é aconselhável. Para uma carreira como Quant num banco internacional ajuda muito ter o Doutoramento na àrea e, acima de tudo, skills de programação excepcionais.

Os bancos portugueses também contratam Quants, mas fazem-no de uma forma pouco clara e visível, até porque não há muitos portugueses com a formação apropriada para serem contratados.

Existe um número muito grande de saídas ligadas à banca e aos seguros (pela via das ciências actuariais). O melhor é procurar informação junto dos cursos que disponibilizam formação de mestrado em àreas financeiras (em Portugal tendem a ser parcerias entre faculdades de Matemática e de Economia).

Penso também que a Matemática proporciona o background apropriado para a obtenção do nível de lucidez que é essencial para compreender os mercados e, também, para os negociar da forma mais adequada a proporcionar a um indivíduo uma acumulação de património de acordo com os seus objectivos de vida.

por VirtuaGod » 21/7/2013 23:51

puremaths Escreveu:VirtuaGod obrigado pela resposta directa.

As ferramentas que mencionei, também podem ser aplicadas à Economia e Gestão. Em suma são ferramentas de auxilio à optimização. Mas pelo que me dizes, não existe nenhuma empresa em Portugal, da área financeira que realize este tipo de analise?

Vou ler as mensagens do topico que me indicas-te.

Obrigado

Não digo de antemão que não existe, mas ao falares na Goldman Sachs disseste basicamente que queres ser um Quant. As únicas empresas que conheço que usam este tipo de análises são seguradoras nos cálculos para ver a Prob de acidentes e etc. As seguradoras (na secção própria claro) em Portugal são provavelmente dos locais mais evoluídos matemáticamente que podes encontrar (pelo menos é essa a ideia com que fico ao falar com amigos meus e claro excluíndo o mundo académico). Mas não só é um trabalho chato como ganhas umas migalhas face ao conhecimento que tens.

Lê um destes livros (ou os 2) e decide se é por aqui que pretendes ir: http://www.amazon.co.uk/My-Life-Quant-Reflections-Physics/dp/0470192739/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1374446535&sr=8-1&keywords=my+life+as+a+quant, http://www.amazon.co.uk/How-Became-Quant-Insights-Streets/dp/0470452579/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1374446535&sr=8-2&keywords=my+life+as+a+quant. Se fores é começares a deliniar um plano nesse sentido. Há muito poucas pessoas em Portugal com esse tipo de formação e a maioria não trabalha cá pois não há muito por onde ir/explorar senão abrir uma empresa de Gestão de Património. Se estiveres no meio da tabela em termos de capacidades ganhas 10 a 20 vezes mais lá fora do que em Portugal com esta formação!

por ferreira10 » 21/7/2013 23:44

puremaths Escreveu:rg7803
Atomez
Zeb_PT

Obrigado pelas respostas.

Atomez, na Matemática tudo pode ser quantificável.
Será que com as 4 operações básicas da aritmética se pode criar modelos preditativos?
E o calculo de probabilidades com vista a comparar diferentes investimentos em relação ao risco?
E a optimização do rendimento de certa quantia de capital, sabendo que o capital é limitado e as possíveis aplicações ilimitadas?
E como fazer a modelação matemática do comportamento de determinado titulo, sabendo o histórico desse titulo?

Ou será que a generalidade dos investidores aqui no forum não utilizam estas ferramentas?

Obrigado

puremaths: Podes fazer isso tudo! Uma das cadeiras mais indicadas para esse efeito é; Métodos Estocásticos.Fazendo uso das chamadas cadeias de Markov.É dada para ai no terceiro ano.Embora as coisas por ai estejam muito diferentes do tempo em que eu por ai andava.

Os teus colegas de fórum foram assertivos no modo como concluíram dizendo que há matemáticos investidores na bolsa bem sucedidos, e há não matemáticos investidores na bolsa também eles bem sucedidos.O mesmo se aplica trocando a expressão bem sucedidos/as por mal sucedidos/as. Estou a considerar que a população se subdivide entre matemáticos e não matemáticos.LOL Tudo na vida requer uma adaptação;e há quem esteja fadado para entrar em sincronia com o objetivo pretendido, e há a quem lhe seja recomendado dedicar-se a outras tarefas.Seja nesta profissão, seja em outra qualquer!

Teres uma aparente vantagem relativamente aqueles que não têm formação matemática?Vantagens há.Que mais não seja seres mais facilmente legível,no mesmo pé de igualdade com outras profissões relacionadas; legível para seres contratado pela industria que se dedica a estas funções.Agora, isso não quer dizer que tenhas mais jeito para este assunto, e outros, não o tenham.
Aliás, nos tempos em que eu por ai andava, apareciam todos os anos na parede do departamento de matemática uns editais a convocar matemáticos para a bolsa de valores.Com a promessa de um estagio remunerado.Mas é como digo; há quem pouco perceba de matemática, mas tenha a sensibilidade e a mestria e o conhecimento para fazer a leitura gráfica acertada.E lá está, tal como foristas anteriores referiram, a parte psicológica, é determinante.

Uma consideração: Matemática pura é uma licenciatura da velha guarda! Vive muito de demonstrações!É uma licenciatura muito hermética e fechada sobre si própria.Ao longo da vida tens que construir toda uma serie de interfaces entre essa licenciatura e os vários ramos do saber.É algo que tens que ser tu a fazê-lo.Embora a licenciatura tenha cadeiras como Física (assim era no meu tempo) investigação operacional, computação,mas isso é uma migalha do interface que depois tens que fazer no mundo real.

Não obstante haver muitas queixas dirigidas à exigência do departamento de matemática da FCL, a melhor herança que tive para a minha formação foi, sem duvida nenhuma, essa exigência.
Editado pela última vez por ferreira10 em 21/7/2013 23:51, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por puremaths » 21/7/2013 23:37

VirtuaGod obrigado pela resposta directa.

As ferramentas que mencionei, também podem ser aplicadas à Economia e Gestão. Em suma são ferramentas de auxilio à optimização. Mas pelo que me dizes, não existe nenhuma empresa em Portugal, da área financeira que realize este tipo de analise?

Vou ler as mensagens do topico que me indicas-te.

Obrigado

por VirtuaGod » 21/7/2013 23:11

puremaths Escreveu:Ou será que a generalidade dos investidores aqui no forum não utilizam estas ferramentas?

Bingo!! Estás tipo peixe fora de água. O tipo de análise que pretendes não é bem a que se faz aqui. Tenta mais por estes fóruns:http://www.wilmott.com/index.cfm?NoCookies=Yes&forumid=1, https://www.quantnet.com/forum/

Tb podes ler o básico que temos discutido:Educação superior na área Financeira

Se queres seguir o tipo de análise que pretendes fazer a primeira coisa a fazer é emigrar!! Para a City (em Londres) ou para os EUA, seja NY ou CA!!

por puremaths » 21/7/2013 22:42

rg7803
Atomez
Zeb_PT

Obrigado pelas respostas.

Atomez, na Matemática tudo pode ser quantificável.
Será que com as 4 operações básicas da aritmética se pode criar modelos preditativos?
E o calculo de probabilidades com vista a comparar diferentes investimentos em relação ao risco?
E a optimização do rendimento de certa quantia de capital, sabendo que o capital é limitado e as possíveis aplicações ilimitadas?
E como fazer a modelação matemática do comportamento de determinado titulo, sabendo o histórico desse titulo?

Ou será que a generalidade dos investidores aqui no forum não utilizam estas ferramentas?

Obrigado

por Zeb_PT » 21/7/2013 22:24

De antigo colega da FCUL (Fisica), caba a licenciatura e pensa tirar o CFA para seguir uma carreira direccionada aos mercados financeiros...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por atomez » 21/7/2013 22:10

Na mho, a matemática necessária para os mercados financeiros resume-se às 4 operações básicas: +-x/

Muito mais importante são os fatores subjetivos e emocionais das massas. E isso não é do domínio da matemática.
Niccolò Machiavelli

por rg7803 » 21/7/2013 21:55

puremaths Escreveu:Olá,

Sou estudante do 2º ano da licenciatura em Matemática (pura) na FCUL. Não foi a minha 1ª opção, mas a nota de candidatura assim obrigou! O meu interesse sempre foi aplicar a Matemática à Economia, Gestão, Finanças, as ditas ciências empresariais e aos mercados financeiros. Sou da opinião que nestas áreas a Matemática é uma ferramenta poderosa!!
Ao pesquisar por "foruns mercados financeiros" no Google, encontrei este forum. Assim permitam-me colocar algumas perguntas sobre a relação entre a Matemática e os mercados financeiros.

Durante o 1º ano da licenciatura, e nas disciplina de Análise Matemática(AM) e Investigação Operacional(IO) aprendi alguns conceitos que se podem aplicar à análise financeira. Até que ponto uma licenciatura de Bolonha em Matemática, me irá preparar para me tornar num analista financeiro?

Se a aplicação dos conteúdos que aprendi em AM e IO à analise financeira é mais perceptível, a mesma coisa já não acontece com Algebra Linear.

A minha expectativa será de me tornar num técnico especializado em análise, na perspectiva matemática. Julgo que foi a partir do momento em que a Goldman Sachs começou a contratar matemáticos que ganhou a reputação que tem hoje! Será possível me tornar num bom analista financeiro sem previamente ter conhecimentos sobre mercados financeiros?

Pesquisando por trabalho para matemáticos em Portugal os únicos resultados estão relacionados com a docência. Qual é o panorama no resto da Europa?

Obrigado pelos exclarecimentos.

Vou dar-te uma resposta honesta, e obviamente pessoal, que não pretende ser a única correcta...
Encara como uma opinião. Receberás mais, esperemos, e serás tu mesmo a tirar as tuas conclusões, ok?

Aprender matemática é bastante útil para muitas vertentes na vida. Inclusivé na nossa vida pessoal. Serás um melhor analista financeiro devido à Analise Matemática I, II, III, etc, e à Investigação Operacional, e por aí fora? Tenho sérias duvidas....

Para AT (análise técnica) basta seres um GNR com a 4ª-classe...o que precisas de matemática é rudimentar. A maior parte das técnicas estatísticas são meros enfeites de árvore de Natal...

Para AF (análise financeira), embora aí confesse não estar tão à vontade, o que tenho visto resolve-se a base de ratios e indicadores que pouco vão além das 4 operações elementares matemáticas.

Mas olha, é apenas uma opinião, e posso estar redondamente enganado. Só ando nisto desde 2008 e haverão colegas bem mais maduros para te responder com pertinência sobre o tema.

Abraço e boa sorte.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por puremaths » 21/7/2013 21:04

Cinquenta visualizações depois....e nenhum comentário!!!!

De duas, uma.
Terei de esperar por 2ª feira, altura em que os profissionais dos mercador financeiros iniciam a semana de trabalho, ou não existem analistas financeiros de profissionais neste forum!

OT: Da pura matemática aos mercados financeiros

por puremaths » 21/7/2013 19:43

Olá,

Sou estudante do 2º ano da licenciatura em Matemática (pura) na FCUL. Não foi a minha 1ª opção, mas a nota de candidatura assim obrigou! O meu interesse sempre foi aplicar a Matemática à Economia, Gestão, Finanças, as ditas ciências empresariais e aos mercados financeiros. Sou da opinião que nestas áreas a Matemática é uma ferramenta poderosa!!
Ao pesquisar por "foruns mercados financeiros" no Google, encontrei este forum. Assim permitam-me colocar algumas perguntas sobre a relação entre a Matemática e os mercados financeiros.

Durante o 1º ano da licenciatura, e nas disciplina de Análise Matemática(AM) e Investigação Operacional(IO) aprendi alguns conceitos que se podem aplicar à análise financeira. Até que ponto uma licenciatura de Bolonha em Matemática, me irá preparar para me tornar num analista financeiro?

Se a aplicação dos conteúdos que aprendi em AM e IO à analise financeira é mais perceptível, a mesma coisa já não acontece com Algebra Linear.

A minha expectativa será de me tornar num técnico especializado em análise, na perspectiva matemática. Julgo que foi a partir do momento em que a Goldman Sachs começou a contratar matemáticos que ganhou a reputação que tem hoje! Será possível me tornar num bom analista financeiro sem previamente ter conhecimentos sobre mercados financeiros?

Pesquisando por trabalho para matemáticos em Portugal os únicos resultados estão relacionados com a docência. Qual é o panorama no resto da Europa?

Obrigado pelos exclarecimentos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Google [Bot], Goya777, PacoNasssa, Pmart 1 e 311 visitantes