Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa

por MarcoAntonio » 18/7/2013 17:23

Sr_SNiper:

Quando a falta de bom senso é tanta, nós não nos damos ao trabalho de justificar porque as mensagens são retiradas.

Contudo, qualquer participante pode nos contactar para saber porque foi retirada se assim o entender. Andas cá há tempo mais do que suficiente para saber perfeitamente disso. Como andas há tempo suficiente para saber que existem canais próprios para a moderação (e na actual plataforma existem ainda mais mecanismos para o fazer). O forum não serve para lavar roupa suja entre participantes.

Naturalmente, a tua mensagem anterior vai ser igualmente retirada pois viola uma série de regras do forum...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Joao-D » 18/7/2013 10:53

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira.PNG
carteira.PNG (42.4 KiB) Visualizado 4652 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 18/7/2013 10:52

A seguir, estão os últimos cálculos auxiliares:
Anexos
calculos.PNG
calculos.PNG (11.47 KiB) Visualizado 4653 vezes

por Joao-D » 18/7/2013 1:16

Sr_SNiper Escreveu:
rg7803 Escreveu:João,é preciso dum bocado de imaginação para ver aí um H&S... :?

Um bocado, lol? Não sei se é desconhecimento ou não, mas o padrão do H&S só pode ser considerado tendo em conta o volume, pois o volume também tem um padrão típico.

Tens mais conhecimento do que eu? Só falta dizer que tens melhores resultados do que eu. Porque não crias uma carteira no fórum para depois compararmos o resultado que tu consegues ter com as carteiras que tenho no fórum. Escrever é mais simples do que fazer.
Eu não olho para o volume para ver as formações, e não é por desconhecimento. É porque considero irrelevante.

por rg7803 » 18/7/2013 1:10

Assim tá bem melhor!
Mas o que o sniper diz tb é verdade. O volume, ou melhor o comportamento deste, é relevante para a validade do padrão.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Joao-D » 18/7/2013 1:05

rg7803 Escreveu:João,é preciso dum bocado de imaginação para ver aí um H&S... :?

É preciso mais do que imaginação para ver as formações.
Talvez com o gráfico de linha seja mais simples de ver.
Mas o que importa é o que o mercado vai fazer.
Anexos
PP2.PNG
PP2.PNG (31.12 KiB) Visualizado 3059 vezes

por Sr_SNiper » 18/7/2013 0:56

Um bocado, lol? Não sei se é desconhecimento ou não, mas o padrão do H&S só pode ser considerado tendo em conta o volume, pois o volume também tem um padrão típico.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por rg7803 » 18/7/2013 0:47

João,é preciso dum bocado de imaginação para ver aí um H&S... :?
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Joao-D » 18/7/2013 0:25

Em conclusão: Penso que o PSI 20 pode não descer mais do que já desceu em 3 de Julho de 2013.
No entanto, nesta fase, estou menos seguro a investir na bolsa portuguesa do que a investir nas bolsas dos Estados Unidos.
O que está a acontecer é diferente do que esperava.
No início deste ano, esperava que o PSI 20 este ano subisse mais do que o S&P 500.
No entanto, numa perspetiva de longo prazo, continuo a pensar que a bolsa portuguesa vai subir bastante.
Mas não o escrevo com a mesma segurança com que escrevo sobre as bolsas dos Estados Unidos e todos queremos ganhar mais dinheiro rapidamente e não queremos esperar.
Por vezes, as coisas não correm como se espera.
No entanto, ainda faltam mais de 5 meses para o fim do ano. As coisas podem mudar rapidamente.

por Joao-D » 18/7/2013 0:23

No gráfico mensal do ETF alavancado do índice PSI 20 observa-se a formação cabeça e ombros invertido.
O PP2 é total return (incorpora os dividendos). Tem um aspeto técnico melhor do que o índice, e isso dá-me esperança.
Anexos
PP2.PNG
PP2.PNG (29.55 KiB) Visualizado 3078 vezes

por Joao-D » 17/7/2013 19:31

No gráfico anual observa-se a zona de resistência e a zona de suporte. Se a zona de suporte aguentar, pode ser uma boa oportunidade de compra.

(continuará no post seguinte)
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (26.23 KiB) Visualizado 3108 vezes

por Joao-D » 17/7/2013 19:29

No gráfico mensal observa-se as várias formações duplo topo que o PSI 20 teve desde 2007 até hoje, e é precisamente este o ponto mais negativo.

Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (34.44 KiB) Visualizado 3114 vezes

por Joao-D » 16/7/2013 17:50

Escrevi, e cito, “Depois da demissão de Paulo Portas, a bolsa portuguesa abriu em forte baixa. Abriu a desvalorizar 6,22% em relação ao fecho do dia anterior. Foi o segundo maior “gap down” da bolsa portuguesa. Dei-lhe o nome de “Paulo Portas gap down”.
Escrevo isto porque penso que a história pode repetir-se, ou seja, o valor do mínimo (5136,22) e o valor do máximo do dia 3 de Julho de 2013 (5256,61), podem também não ser atingidos. Este é o meu pensamento.”

No gráfico observa-se que o PSI 20 mantém-se acima do máximo do dia 3 de Julho de 2013.
Tal como no passado, penso que o valor máximo desse dia constitui uma zona de suporte e que o índice não vai descer inferior a esse valor.

Observa-se também que o valor da MM-50 dias está prestes a ficar inferior ao valor da MM-200 dias. Isso é uma das regras para se dizer que está em bear market. No entanto, há situações que isso não significa bear market. Por causa disso, uso 4 regras para definir bear market.

Em 2 de Julho de 2010, no S&P 500, a MM-50 dias ficou a um valor inferior à MM-200 dias e não foi bear market. Lateralizou e depois subiu, e muito.

Tal como escrevi, “Desde o ponto mais alto do dia 7 de Maio de 2013 (6384,78) até ao ponto mais baixo do dia 3 de Julho de 2013 (5136,22), a bolsa portuguesa desceu 19,56%.
Como escrevi no tópico em 29/6/2013, para estar em bear market tem que se verificar 4 regras e uma delas é o índice descer mais de 20% desde o ponto mais alto, o que ainda não se verifica.”

O S&P 500 não desceu mais de 20% em 2010, tal como o PSI 20.

Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (36.06 KiB) Visualizado 3171 vezes

por Joao-D » 16/7/2013 16:05

A bolsa portuguesa está numa altura muito difícil de analisar.
Há fortes motivos para pensar que a bolsa portuguesa vai descer, mas alguns detalhes levam-me a pensar que não vai descer.
Vou colocar alguns gráficos para ilustrar o que escrevi de domingo para segunda-feira, e fazer uma análise mais completa.

Escrevi, e cito, “O maior “gap down” aconteceu em 28/10/1997. O PSI 20 abriu a desvalorizar 18,42% e encerrou a desvalorizar 6,20%. Foi um dia estranho. Essa semana foi negativa e as duas semanas seguintes também foram negativas, mas o valor mínimo da abertura desse dia não foi atingido nas semanas seguintes, nem sequer o valor máximo desse dia foi atingido nas semanas seguintes. E depois subiu até ao dia 28 de Abril de 1998."

Em vez de estar 28 de Abril de 1998, deveria estar 27 de Abril de 1998.

No gráfico observa-se que o máximo do dia 28/10/1997 não foi atingido nas semanas seguintes e que constituiu uma zona de suporte.

Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (37.74 KiB) Visualizado 3200 vezes

por Joao-D » 15/7/2013 23:41

frugal Escreveu:
Joao-D Escreveu:
frugal Escreveu:Olá
para pequenos valores quais as hipóteses que existem em Portugal para daytrading de acções portuguesas?
Os valores das comissões permitem fazê-lo e há liquidez?

Olá frugal, acho que a corretora gobulling é a corretora portuguesa com comissões mais reduzidas para a bolsa portuguesa, 5 euros por ordem de compra e venda. Caso sejas assinante e associado da DECO, o preço é de 4,85 euros.
https://www.gobulling.com/col/documento ... 110412.pdf
http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/nc ... -gobulling

De um modo geral, podes fazer daytrade com as ações portuguesas que têm mais liquidez. Exemplo: BCP, BES, Portugal Telecom, Sonae SGPS. Ou, se preferires, podes negociar o ComStage ETF PSI 20 Leverage (Símbolo: PP2), que tem o horário de negociação alargado até às 21 horas, e continuamente liquidez, em condições normais de mercado, com 50 000 unidades tanto na compra como na venda.

Mas, mais importante do valor das comissões e da liquidez, é se consegues ganhar dinheiro a fazer daytrade.

Joao D

são 5 euros a compra e venda, total = 5 EUR ? Ou 10€ no total?

As acções liquídas só têm possibilidade de ser vendidas a descoberto via CFDs? A comissão permanece a mesma?

Obrigado.

É 5 euros por cada ordem. Uma ordem de compra + uma ordem de venda = 10 euros

Pode-se fazer venda curta (short selling) com ações da bolsa portuguesa, desde que se encerre a posição no próprio dia, ou seja, é permitido fazer daytrade no lado curto mas não é permitido manter as posições de short selling de um dia para o outro.

No entanto, é melhor perguntar diretamente à corretora. Pode variar de corretora para corretora e de cliente para cliente. Tenho conhecimento de que há clientes que já manteram as posições de short selling em aberto em ações da bolsa portuguesa apesar de ser proibido.

Em relação aos CFDs, podes também consultar o preçário no link que deixei.

por frugal » 15/7/2013 23:04

Joao-D Escreveu:
frugal Escreveu:Olá
para pequenos valores quais as hipóteses que existem em Portugal para daytrading de acções portuguesas?
Os valores das comissões permitem fazê-lo e há liquidez?

Olá frugal, acho que a corretora gobulling é a corretora portuguesa com comissões mais reduzidas para a bolsa portuguesa, 5 euros por ordem de compra e venda. Caso sejas assinante e associado da DECO, o preço é de 4,85 euros.
https://www.gobulling.com/col/documento ... 110412.pdf
http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/nc ... -gobulling

De um modo geral, podes fazer daytrade com as ações portuguesas que têm mais liquidez. Exemplo: BCP, BES, Portugal Telecom, Sonae SGPS. Ou, se preferires, podes negociar o ComStage ETF PSI 20 Leverage (Símbolo: PP2), que tem o horário de negociação alargado até às 21 horas, e continuamente liquidez, em condições normais de mercado, com 50 000 unidades tanto na compra como na venda.

Mas, mais importante do valor das comissões e da liquidez, é se consegues ganhar dinheiro a fazer daytrade.

Joao D

são 5 euros a compra e venda, total = 5 EUR ? Ou 10€ no total?

As acções liquídas só têm possibilidade de ser vendidas a descoberto via CFDs? A comissão permanece a mesma?

Obrigado.
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por Joao-D » 15/7/2013 19:52

Uma Compra para amanha.
Anexos
Ideias de negócio.PNG
Ideias de negócio.PNG (12.36 KiB) Visualizado 3304 vezes

por Joao-D » 15/7/2013 17:11

Para já, o mercado respondeu afirmativamente.
A bolsa portuguesa fechou a primeira sessão da semana positiva.
Por acaso, estou a ver a Sic Noticias, e ouvi a explicação da Reuters para a bolsa portuguesa ter subido. Segundo eles, é um período de pausa dos investidores à espera da clarificação politica. Arranjam sempre um motivo para explicar os acontecimentos do passado, mas nunca dizem o que é provável que aconteça no futuro.
A minha atenção está centrada na minha análise.

Só uma pequena nota não muito relevante sobre a carteira: No mesmo período o índice PSI 20 desceu 11%.
Na carteira está 12,09%, mas o valor do índice PSI 20 ainda não estava atualizado.

por Joao-D » 15/7/2013 17:09

A seguir, está a carteira:
Anexos
carteira.PNG
carteira.PNG (42.5 KiB) Visualizado 3346 vezes

por Joao-D » 15/7/2013 17:08

A seguir, estão os últimos cálculos auxiliares:
Anexos
calculos auxiliares.PNG
calculos auxiliares.PNG (15.26 KiB) Visualizado 3349 vezes

por Joao-D » 15/7/2013 3:23

MarcoAntonio Escreveu:Ah, já agora convém sublinhar que se fizeres zoom no browser isso vai-te aumentar tudo (incluindo as imagens). Na prática é como se estivesses como uma resolução mais baixa e vai-te acontecer a mesma coisa. Verifica se tens o zoom do browser também a 100% (1:1) para garantir que estás a ver o forum com o tamanho standard (nem aumentado nem diminuido).

Verifiquei que está a 100%. Aumentei e reduzi para experimentar mas ficou igual. Amanha vou verificar a resolução do monitor.

por Joao-D » 15/7/2013 3:16

3 Compras:
Anexos
Ideias de negócio.PNG
Ideias de negócio.PNG (14.11 KiB) Visualizado 3399 vezes

por Joao-D » 15/7/2013 3:14

MarcoAntonio Escreveu:
Joao-D Escreveu:Geralmente coloco as imagens em anexo, mas é-me mais fácil colocar o url.
Já agora, qual a resolução que tens no computador? E obrigado pela rápida resposta. :)

Bom, eu tenho 3 monitores no meu desktop por isso a resolução não interessa mt, eu estou neste momento a ver o forum num dos monitores laterais e não maximizado (o forum tá para aí com ~1200px de largura neste caso).

Ok, vou verificar a resolução do monitor que estou a usar.
Obrigado mais uma vez.

por MarcoAntonio » 15/7/2013 3:11

Ah, já agora convém sublinhar que se fizeres zoom no browser isso vai-te aumentar tudo (incluindo as imagens). Na prática é como se estivesses como uma resolução mais baixa e vai-te acontecer a mesma coisa. Verifica se tens o zoom do browser também a 100% (1:1) para garantir que estás a ver o forum com o tamanho standard (nem aumentado nem diminuido).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/7/2013 3:03

Joao-D Escreveu:Geralmente coloco as imagens em anexo, mas é-me mais fácil colocar o url.
Já agora, qual a resolução que tens no computador? E obrigado pela rápida resposta. :)

Bom, eu tenho 3 monitores no meu desktop por isso a resolução não interessa mt, eu estou neste momento a ver o forum num dos monitores laterais e não maximizado (o forum tá para aí com ~1200px de largura neste caso).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado: