IRS 2012
Re: IRS 2012
Não sei se mais alguém tem esta dúvida, mas fui hoje esclarecer junto das finanças e disseram-me para pôr no Anexo J com o valor do imposto retido no estrangeiro igual a zero. Acho que esta solução é a que faz mais sentido.
- Registado: 8/11/2006 18:46
Alguém me pode esclarecer uma dúvida relativa à dupla tributação de dividendos?
No site das finanças diz o seguinte:
R: Para efeitos de comprovação dos rendimentos e imposto pago no estrangeiro apenas são aceites documentos emitidos ou autenticados pelas Autoridades Fiscais do Estado de onde são originários os rendimentos, os quais deverão expressamente mencionar a natureza do rendimento e respectivo valor e o montante do imposto efectivamente pago no Estado em causa.
Em muitas situações, este documento poderá ser a nota de liquidação final do imposto, relativa ao ano em causa, sendo que, nos casos de autoliquidação, o documento deverá ser autenticado pelas respectivas Autoridades Fiscais.
Pode também ser uma declaração emitida pelas Autoridades Fiscais do Estado da fonte certificando a natureza e o valor dos rendimentos e do imposto pago.
Tais documentos têm de ser originais ou fotocópias autenticadas e devem vir acompanhados da respectiva tradução caso não estejam redigidos em Inglês, Francês, Alemão ou Espanhol.
Eu quero efectuar englobamento de irs, e portanto tenho que declarar todos os dividendos, mas acontece que recebi dividendos de acções alemãs, só que não faço a mais pequena ideia de como obter o documento de que eles falam. Será que os devo declarar no Anexo J, correndo o risco de eles me chatearem depois por causa do documento, será que os devo declarar no Anexo E, junto com os outros dividendos nacionais e considerando como valor ilíquido o valor líquido depois de aplicada a taxa alemá, ou será que não devo declarar de todo?
Agradeço a quem me puder elucidar sobre isto.
No site das finanças diz o seguinte:
R: Para efeitos de comprovação dos rendimentos e imposto pago no estrangeiro apenas são aceites documentos emitidos ou autenticados pelas Autoridades Fiscais do Estado de onde são originários os rendimentos, os quais deverão expressamente mencionar a natureza do rendimento e respectivo valor e o montante do imposto efectivamente pago no Estado em causa.
Em muitas situações, este documento poderá ser a nota de liquidação final do imposto, relativa ao ano em causa, sendo que, nos casos de autoliquidação, o documento deverá ser autenticado pelas respectivas Autoridades Fiscais.
Pode também ser uma declaração emitida pelas Autoridades Fiscais do Estado da fonte certificando a natureza e o valor dos rendimentos e do imposto pago.
Tais documentos têm de ser originais ou fotocópias autenticadas e devem vir acompanhados da respectiva tradução caso não estejam redigidos em Inglês, Francês, Alemão ou Espanhol.
Eu quero efectuar englobamento de irs, e portanto tenho que declarar todos os dividendos, mas acontece que recebi dividendos de acções alemãs, só que não faço a mais pequena ideia de como obter o documento de que eles falam. Será que os devo declarar no Anexo J, correndo o risco de eles me chatearem depois por causa do documento, será que os devo declarar no Anexo E, junto com os outros dividendos nacionais e considerando como valor ilíquido o valor líquido depois de aplicada a taxa alemá, ou será que não devo declarar de todo?
Agradeço a quem me puder elucidar sobre isto.
- Registado: 8/11/2006 18:46
Casamento - Declaração Artº. 99
Embora este assunto não esteja relacionado com a declaração do IRS relativa a 2012 (está sim com a que virá) escrevo aqui para evitar abrir um tópico novo.
Eis a situação:
*casei-me em Setembro e após ter enviado o comprovativo para os meus recursos humanos, recebi um email dizendo "Na sequência da sua informação para alteração do seu estado civil, solicitamos que, caso pretenda alterar também os seus dados para efeitos de IRS, preencha e nos devolva o impresso que anexamos.";
*eu trabalho por conta de outrem e minha agora esposa encontra-se a acabar uma tese de doutoramento
(a bolsa já acabou
), conseguindo a espaços alguns biscates relativos aos quais passa recibos verdes. Este ano tenho ideia dela ter passado recibos na ordem dos 5 000€;
*ela tem uma incapacidade de 60%.
A minha dúvida:
*trabalhando ela por conta própria posso/devo, tendo em consideração estes valores, no campo 7.2 preencher a 2ª opção "Ambos os cônjugues são titulares de rendimentos mas um deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado"
OU
*independentemente de serem recibos verdes, e porque eu não ganho os restantes 95% quando comparados com os 5 000€
, devo no campo 7.2 preencher a 3ª opção "Ambos os cônjugues são titulares de rendimentos e nenhum aufere 95% ou mais do rendimento englobado"
Este fórum é um poço de conhecimentos e experiências pelo que certamente alguém me vai esclarecer
Obrigado
Eis a situação:
*casei-me em Setembro e após ter enviado o comprovativo para os meus recursos humanos, recebi um email dizendo "Na sequência da sua informação para alteração do seu estado civil, solicitamos que, caso pretenda alterar também os seus dados para efeitos de IRS, preencha e nos devolva o impresso que anexamos.";
*eu trabalho por conta de outrem e minha agora esposa encontra-se a acabar uma tese de doutoramento

*ela tem uma incapacidade de 60%.
A minha dúvida:
*trabalhando ela por conta própria posso/devo, tendo em consideração estes valores, no campo 7.2 preencher a 2ª opção "Ambos os cônjugues são titulares de rendimentos mas um deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado"
OU
*independentemente de serem recibos verdes, e porque eu não ganho os restantes 95% quando comparados com os 5 000€

Este fórum é um poço de conhecimentos e experiências pelo que certamente alguém me vai esclarecer

Obrigado

- Anexos
-
irs.xls
- (108.5 KiB) Transferido 112 Vezes
Sr_SNiper Escreveu:Boa tarde.
Uma questao, na folha de pagamento do irs tenho uma parcela que diz IMPOSTO CORRESPONDENTE A RENDIMENTOS ISENTOS e outra que diz IMPOSTO RELATIVO A TRIBUTAÇÃO AUTONOMAS. São relativos a que? A tributação autónoma julgo que é sobre o lucro dos mercados mas e a outra?
Ninguem especializado me pode esclarecer?
Lose your opinion, not your money
zekinha1 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:zekinha1 Escreveu:Não tens contabilidade organizada?
Só quando tiver uma multinacional de corretagem por minha conta.
Eu não sou trabalhador por conta de outrem... Sou um mero funcionário.
Então és um trabalhador por conta de outrem![]()
Quem tem contabilidade organizada pode ter tributações autonomas. No teu caso deverá ser mesmo de mais valias.
Não tens rendas?
Exato, enganei-me, sou trabalhador por conta de outrem.
Só tenho o meu vencimento e a bolsa, não entra dinheiro por mais lado nenhum...
Sr_SNiper Escreveu:zekinha1 Escreveu:Não tens contabilidade organizada?
Só quando tiver uma multinacional de corretagem por minha conta.
Então és um trabalhador por conta de outrem

Quem tem contabilidade organizada pode ter tributações autonomas. No teu caso deverá ser mesmo de mais valias.
Não tens rendas?
- Registado: 19/10/2010 13:30
Bom dia
Tambem tenho uma duvida em relação ao IRS .
Quando organizava as faturas de 2011 e o IRS de 2012, verifiquei que me esqueci de colocar as despesas de saude e educação relativas ao IRS de 2011.Como já passou mais de um ano, ainda é possivel alterar o IRS e receber os mais de 500 euros que possivelmente fiquei a arder??
Obrigado
MK
Tambem tenho uma duvida em relação ao IRS .
Quando organizava as faturas de 2011 e o IRS de 2012, verifiquei que me esqueci de colocar as despesas de saude e educação relativas ao IRS de 2011.Como já passou mais de um ano, ainda é possivel alterar o IRS e receber os mais de 500 euros que possivelmente fiquei a arder??
Obrigado
MK
- Registado: 11/7/2013 8:50
zekinha1 Escreveu:Não tens contabilidade organizada?
Só quando tiver uma multinacional de corretagem por minha conta

Não tens contabilidade organizada?
- Registado: 19/10/2010 13:30
Assim de repente (sem cábulas
)... as duas verbas são referentes ás Mais-valias...
Se os rendimentos isentos forem de 500€, é o benefício fiscal que existia e isentava as mais-valias até este montante, as tributações autónomas deveram ser a verba que ultrapassa os 500€ sujeita á taxa especial.

Se os rendimentos isentos forem de 500€, é o benefício fiscal que existia e isentava as mais-valias até este montante, as tributações autónomas deveram ser a verba que ultrapassa os 500€ sujeita á taxa especial.

- Registado: 29/11/2007 9:36
Boa tarde.
Uma questao, na folha de pagamento do irs tenho uma parcela que diz IMPOSTO CORRESPONDENTE A RENDIMENTOS ISENTOS e outra que diz IMPOSTO RELATIVO A TRIBUTAÇÃO AUTONOMAS. São relativos a que? A tributação autónoma julgo que é sobre o lucro dos mercados mas e a outra?
Bom dia,
Tenho uma dúvida relativamente ao Anexo G do modelo 3 do IRS.
O valor tributável é resultado da junção do quadro 8 e 9 ou é apurado separadamente para cada um deste quadros?
No meu caso tive menos valias em acções (quadro 8) e mais valias em produtos derivados. Não é suposto o valor tributável ser a diferença destes dois quadros?
Tenho uma dúvida relativamente ao Anexo G do modelo 3 do IRS.
O valor tributável é resultado da junção do quadro 8 e 9 ou é apurado separadamente para cada um deste quadros?
No meu caso tive menos valias em acções (quadro 8) e mais valias em produtos derivados. Não é suposto o valor tributável ser a diferença destes dois quadros?
- Registado: 7/3/2012 18:51
Ainda so tenho "declaração certa". preenchi no ultimo dia, de manha. . .
- Registado: 10/7/2013 21:39
Be Cool Escreveu:dr_sedento Escreveu:Já todos receberam o reembolso do IRS?
Foi dada como validada dia 26-05 e até agora nada...
Validada dia 29/05, recebi anteontem.
Validada a 09Jun, ainda à espera...
dr_sedento Escreveu:Já todos receberam o reembolso do IRS?
Validada dia 29/05, recebi anteontem.
Já todos receberam o reembolso do IRS?
No meu caso tive mais validas em 2012. No entanto, todas essas mais validas já se transformaram em menos valias em 2013 e em dobro. Agora vejo-me penalizado no IRS porque estou a pagar imposto de 28% de um valor tinha em 31 de Dezembro, mas que em Março de 2013 já não o tinha (aliás tinha o dobro em prejuízo)..
Ou seja, além do prejuízo este ano, tenho ainda mais este imposto para pagar
Se tivesse tido as menos valias em Dezembro, não teria que pagar imposto.
Qual a lógica disto?? No próximo IRS serei compensado? Não parece, o Estado é assim: Tiveste prejuízo, azar, tiveste lucro, então dá cá 28%! Não há maneira de englobar os 2 anos?
Ou seja, além do prejuízo este ano, tenho ainda mais este imposto para pagar

Se tivesse tido as menos valias em Dezembro, não teria que pagar imposto.
Qual a lógica disto?? No próximo IRS serei compensado? Não parece, o Estado é assim: Tiveste prejuízo, azar, tiveste lucro, então dá cá 28%! Não há maneira de englobar os 2 anos?
- Registado: 18/10/2008 20:29
Razao_Pura Escreveu:Coloco aqui a informação que a hotline das finanças me deu. Tenho que apresentar o anexo e em principio nao pago multa porque nao implica um aumento de matéria colectável uma vez que tenho menos valias. Caso opte pelo englobamento, poderei abater as menos valias em ganhos que venha a ter nos anos seguintes.
R.P.
Pois duas bitolas duas medidas...eu tive de pagar...
e na empresa também , mas reclamou-se e essa devolveram.
ainda bem que te safaste

- Registado: 11/10/2008 18:13
Coloco aqui a informação que a hotline das finanças me deu. Tenho que apresentar o anexo e em principio nao pago multa porque nao implica um aumento de matéria colectável uma vez que tenho menos valias. Caso opte pelo englobamento, poderei abater as menos valias em ganhos que venha a ter nos anos seguintes.
R.P.
R.P.
Trade the trend.
Razao_Pura Escreveu:Bom dia,
Eu também recebi uma notificação sobre a falta do anexo G.
Relativamente ao rendimentos de 2012 como geri as minhas vendas no final do ano para não ter mais valias de acções em 2012, fiquei em casa com uma menos-valia de 100 euros. Desse modo não preenchi o tal anexo, mas agora as finanças dizem que tenho que regularizar. O que é que acontece agora? Faço a declaração de substituição declarando as vendas que fiz e tenho mais e menos valias mas o saldo global de 2012 é de menos valias.
Vou pagar multa por apresentar declaração de substituição agora?
Vou ser reembolsada apelo IRS das menos valias?
Alguém sabe como estão a ser tratadas estas situações pela DGCI?
Obrigada e bons trades.
RP
O reembolso só acontece se antes tiveres optado pelo englobamento de rendimentos...
a multita é quase certa, já que a declaração é substituida por motivo imputável ao contribuinte.
- Registado: 11/10/2008 18:13
Zorroslb Escreveu:Mto Obrigado mas agora complicando
vendo apenas 500 qual o valor compra :
10,10 comprei 400
10,20 comprei 100
10,40 comprei 500
se vendo 500
400 comprei a 10,10
e 100 a 10,20 certo >?
Mas o banco juntou tudo e diz venda de 500
Tenho de preencher 2 linhas ?
Certo, e é uma venda=1 linha.
Mto Obrigado mas agora complicando
10,10 comprei 400
10,20 comprei 100
10,40 comprei 500
se vendo 500
400 comprei a 10,10
e 100 a 10,20 certo >?
10,10 comprei 400
10,20 comprei 100
10,40 comprei 500
se vendo 500
400 comprei a 10,10
e 100 a 10,20 certo >?
- Registado: 22/3/2011 21:42
Zorroslb Escreveu:Boa tardes em 23/10/2006 Comprei 900 Acção da Galp e ainda as tenho até hoje.
Na semana comprei mais 500 Accoes
Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?
Ou melhor
Se eu ao fizer 3 aquisições de Acções da Galp
de 10.1 outra a 10,2 e outra a 10,4 no espaço de minutos e fico com a quantidade de 1000 accoes.
E depois vendo apenas 500 qual o valor compra :
10,10
10,20 ou
10,40 ?
Obrigado
O critério é o FIFO, first in first out.
Não tem nada que enganar.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Boa tardes em 23/10/2006 Comprei 900 Acção da Galp e ainda as tenho até hoje.
Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?
Ou melhor
de 10.1 outra a 10,2 e outra a 10,4 no espaço de minutos e fico com a quantidade de 1000 accoes.
10,10
10,20 ou
10,40 ?
Obrigado
Ou melhor
10,10
10,20 ou
10,40 ?
Obrigado
- Registado: 22/3/2011 21:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Esquinas3, Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, LionHeart, lito, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 402 visitantes