Carteira Tennis
Re: Carteira Tennis
nc_trader Escreveu:Toma especial atenção quanto % é que irás perder da tua carteira caso a stop loss seja ativada.
Convém que caso a stop seja ativada nunca percas mais de 2 a 5% do teu capital final.
E convém também que cada trade que abras tenham sempre Risk/Rewards o mais elevados possivel.
Basta escrever no google Risk Reward ficas logo a saber o que é.
Isto é o basico do money monagement
Obrigado nc_trader,
Essa questão que abordas é de uma importância fundamental, mas que não deixa de ter os seus problemas...
Estou de acordo que caso o stop seja activado, a perda de 2 a 5% do capital final seja um número equilibrado e prudente.
Porém, se colocarmos os nossos stops nos últimos suportes ou resistências, respectivamente, em entradas longas e curtas, por vezes, a diferença em relação à cotação de entrada no título é muito mais elevada em termos percentuais.
O que nos obriga, por sua vez, para manter aquela equação de perda máxima, por exemplo, a colocar o stop na base ou no topo da última vela, respectivamente nas entradas longas e curtas.
Consequência: possibilidade forte de sermos stopados, essencialmente quando existe alguma volatilidade no mercado. Mais ainda: uma altíssima possibilidade de sermos stopados, nos casos dos CFD´s, em que a alavancagem é muito elevada...
Enfim...
Nem sei que diga:)
Obrigado pelo conselho.
P.S. Vou fazer uma pesquisa a questão dos Risk/rewards.
Abraço,
Tennis
- Registado: 4/11/2002 23:01
frugal Escreveu:Tennis:
o mais natural é ficares com pouco dinheiro, mas quem sabe se não encontras ti as qualidades de um trader de sucesso?
Segue em frente.
Insistindo nas perguntas anteriores: são 5 euros a compra e venda, total = 5 EUR ? Ou 10€ no total? As acções liquídas só têm possibilidade de ser vendidas a descoberto via CFDs? A comissão permanece a mesma?
Cumprimentos.
Boas frugal,
Antes de mais, um pedido de desculpa pelo grande "atraso" na resposta...
Explicação simples: estou de férias, com pouco acesso à net e, essencialmente a descansar.
Quanto às perguntas: Estou quase certo que na compra e venda de acções o preço total da comissão é de € 10, ou seja, € 5 do lado da compra e € 5 do lado da venda. Se assim não for certamente alguém poderá corrigir esta informação.
Quaisquer acções, líquidas ou não, só têm possibilidade de ser vendidas a descoberto via CFD´s.
A comissão nos CFD´s é diferente das acções. Nos CFD´s é a diferença entre o bid e o ask, quer na abertura quer no fecho da posição.
Toma especial atenção quanto % é que irás perder da tua carteira caso a stop loss seja ativada.
Convém que caso a stop seja ativada nunca percas mais de 2 a 5% do teu capital final.
E convém também que cada trade que abras tenham sempre Risk/Rewards o mais elevados possivel.
Tennis:
o mais natural é ficares com pouco dinheiro, mas quem sabe se não encontras ti as qualidades de um trader de sucesso?
Segue em frente.
Insistindo nas perguntas anteriores: são 5 euros a compra e venda, total = 5 EUR ? Ou 10€ no total? As acções liquídas só têm possibilidade de ser vendidas a descoberto via CFDs? A comissão permanece a mesma?
Cumprimentos.
Segue em frente.
Cumprimentos.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
nc_trader Escreveu:Tennis2 Escreveu:Caros,
2 - Não percebo nada de money management, logo, não haverá qualquer razoabilidade e coerência na gestão da carteira;
3 - Estou disposto a perder tudo..., e muito rapidamente, uma vez que o montante inicial investido é baixo e é uma quantia que não "me faz falta";
1 - A carteira iniciou-se em Junho de 2013 com uma quantia de € 650,00;
Logo no início, passou dos € 650,00 para os € 250,00, ou seja, uma perda substancial do capital inicial;
Por um lado, porque permitirá que muitos se deparem com erros frequentes que são feitos nos investimentos, nas gestões das carteiras e, destarte, quiça, poderão evitar algumas destas falhas.
Por outro, poderá sempre revelar que o "dinheiro fácil", o "enriquecer rápido" não passará de uma simples "quimera".
Abraço,
Tennis
OMG![]()
Sem querer ofender, mas se não tens conheçimento de Money Management, não invistas!
É o melhor conselho que te posso dar!
As probablidades de vires a ganhar dinheiro no longo prazo são praticamente nulas!
Poupa esse dinheiro que tens, vai lendo e relendo em sites/foruns/livros, vai bricando com contas simulação, e quando tiveres mais conheçimento e ganhos frequentes em contas simulações começa com dinheiro real.
É uma questão de tempo até ficares a zeros
É apenas um conselho
Agradeço o conselho companheiro:)
De facto, a probabilidade que apontas, é muito elevada, diria mais, elevadíssimas.
Todavia, é um risco consciente e assumido, aliás, como dei conta dele na primeira mensagem que deu início a este post.
Quanto ao money management, de facto, não tenho (tinha) quaisquer conhecimentos.
Uma leitura desenfreada de inúmeros posts no forum do caldeirão relativos a esta matéria começaram a dar-me as primeira luzes!
Actualmente, já possuo um conhecimento mínimo, repito, mínimo, nesta matéria.
Ainda há dias li um post extenso do "Cem" sobre esta matéria.
Porém, considerando que sou da área de humanísticas, devo dizer que aquelas fórmulas ou citações são demasiado elaboradas para os meus parcos conhecimentos.
Vale o exposto por dizer que o MM terá que ser mais empírico, sem grande ciência.
Se isto começar a dar lucro - o que duvido -, aquele MM empírico passará por em cada trade não investir mais do que 10% da carteira e, por sua vez, limitar as perdas, por trade a 5% da carteira.
Noutra perspectiva, passará igualmente por "piramidar" os investimentos.
Abraço,
Tennis
Ulisses Pereira Escreveu:As reflexões pessoais são, sem dúvida, um dos aspectos mais interessantes desta tua iniciativa.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses:)
Um dos principais objectivos é precisamente esse...
De certo modo, uma "alma aberta" dos vários sentimentos que nos vão invadindo, para investir, para sair, para lidar com as perdas ou ganhos...
Julgo que esses sentimentos serão transversais à maior parte dos investidores, mesmo para aqueles que se baseiam em decisões baseadas em sistemas puramente mecânicos.
Com efeito, a máquina pode tomar as decisões por nós..., todavia, o que ela faz, necessariamente, reflecte-se de uma forma ou outra, com maior ou menor peso, na nossa mente.
Consequentemente, passa igualmente por este post o objectivo de tentar reconhecer os erros, sendo certo que, para tanto, conto com a ajuda de todos que se disponibilizem a tanto.
Abraço,
Tennis
Tennis2 Escreveu:Caros,
2 - Não percebo nada de money management, logo, não haverá qualquer razoabilidade e coerência na gestão da carteira;
3 - Estou disposto a perder tudo..., e muito rapidamente, uma vez que o montante inicial investido é baixo e é uma quantia que não "me faz falta";
Logo no início, passou dos € 650,00 para os € 250,00, ou seja, uma perda substancial do capital inicial;
Por um lado, porque permitirá que muitos se deparem com erros frequentes que são feitos nos investimentos, nas gestões das carteiras e, destarte, quiça, poderão evitar algumas destas falhas.
Por outro, poderá sempre revelar que o "dinheiro fácil", o "enriquecer rápido" não passará de uma simples "quimera".
Abraço,
Tennis
OMG

Sem querer ofender, mas se não tens conheçimento de Money Management, não invistas!
É o melhor conselho que te posso dar!
As probablidades de vires a ganhar dinheiro no longo prazo são praticamente nulas!
Poupa esse dinheiro que tens, vai lendo e relendo em sites/foruns/livros, vai bricando com contas simulação, e quando tiveres mais conheçimento e ganhos frequentes em contas simulações começa com dinheiro real.
É uma questão de tempo até ficares a zeros
É apenas um conselho
As reflexões pessoais são, sem dúvida, um dos aspectos mais interessantes desta tua iniciativa.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Nova entrada longa na carteira, designadamente na MRCG:xetr (Merck).
Motivos:
Desde Setembro de 2011 que a tendência é manifestamente ascendente (gráfico 1 - semanal).
Principais indicadores oscilatórios de curto prazo (stotástico lento e williams R%), face à descida verificada no título desde 17 de Junho de 2013, parecem indicar uma inversão de tendência para abertura de posição longa.
Situação que, igualmente, parece ser confirmada no gráfico diário (gráficos 2 e 3), com os mesmos indicadores oscilatórios de curto prazo, bem como, oscilatório de longo prazo (MACD) e indicador tendencial DMI, em que o DMI+ está prestes a cruzar em alta do DMI -, embora o ADX ainda não indique regime tendencial.
Reagiu favoravelmente por 3 vezes ao suporte de 114,00 (30.4.2013, 26.6.2013 e 3.7.2013).
A entrada no título (CFD) ocorreu hoje (15.7.) a 118.70 e o stop loss foi colocado ligeiramente abaixo do último suporte, designadamente a 113,50.
Deixo ficar o sumário de saldo e posições e o gráfico de rentabilidade que actualmente indica:
Montante total de depósitos desde Junho de 2013: € 650,00;
Rentabilidade actual: € 580,00 (portanto, negativa).
Importa referir que estive fora de investimentos bolsistas durante 10 anos, tendo voltado recentemente.
No início, para um total de depósitos de € 650,00, a rentabilidade chegou a descer para € 200,00, ou seja, em relação ao montante depositado, uma perda de € 450,00!
Primeiro erro cometido:
Foi muito tempo fora da bolsa.
A ânsia de voltar ao mercado era muito elevada.
Ou seja, a emoção ganhou à razão.
A ânsia em causa e a vontade de estar dentro do mercado levou-me a entrar em trades manifestamente ruinosos, porque não suportados em dados objectivos suficientes.
O que pretendia, na altura, era estar dentro do mercado custasse o que custasse...
Como se depreende, essa vontade custou-me caro...
Ainda não consegui recuperar o investimento inicial.
Nota: todos os gráficos são do CFD.
Motivos:
Desde Setembro de 2011 que a tendência é manifestamente ascendente (gráfico 1 - semanal).
Principais indicadores oscilatórios de curto prazo (stotástico lento e williams R%), face à descida verificada no título desde 17 de Junho de 2013, parecem indicar uma inversão de tendência para abertura de posição longa.
Situação que, igualmente, parece ser confirmada no gráfico diário (gráficos 2 e 3), com os mesmos indicadores oscilatórios de curto prazo, bem como, oscilatório de longo prazo (MACD) e indicador tendencial DMI, em que o DMI+ está prestes a cruzar em alta do DMI -, embora o ADX ainda não indique regime tendencial.
Reagiu favoravelmente por 3 vezes ao suporte de 114,00 (30.4.2013, 26.6.2013 e 3.7.2013).
A entrada no título (CFD) ocorreu hoje (15.7.) a 118.70 e o stop loss foi colocado ligeiramente abaixo do último suporte, designadamente a 113,50.
Deixo ficar o sumário de saldo e posições e o gráfico de rentabilidade que actualmente indica:
Montante total de depósitos desde Junho de 2013: € 650,00;
Rentabilidade actual: € 580,00 (portanto, negativa).
Importa referir que estive fora de investimentos bolsistas durante 10 anos, tendo voltado recentemente.
No início, para um total de depósitos de € 650,00, a rentabilidade chegou a descer para € 200,00, ou seja, em relação ao montante depositado, uma perda de € 450,00!
Primeiro erro cometido:
Foi muito tempo fora da bolsa.
A ânsia de voltar ao mercado era muito elevada.
Ou seja, a emoção ganhou à razão.
A ânsia em causa e a vontade de estar dentro do mercado levou-me a entrar em trades manifestamente ruinosos, porque não suportados em dados objectivos suficientes.
O que pretendia, na altura, era estar dentro do mercado custasse o que custasse...
Como se depreende, essa vontade custou-me caro...
Ainda não consegui recuperar o investimento inicial.
Nota: todos os gráficos são do CFD.
Ora bem....
Primeiro negócio encerrado, porque fui stopado, na Acciona.
Prejuízo de € 36,00 no trade (-3.55%).
A entrada até correu bem, a 40.88 no dia 9.7.
No dia 10.7. fechou a 41.89, tendo o mínimo sido de 39.65 (valor em que coloquei o stop loss).
Acreditei que pudesse retirar algum lucro deste trade, todavia, no dia 12.7. o título fez uma vela vermelha de todo o tamanho, fechando a 37,99 e cilindrando o stop que havia colocado a 39.65.
Fica o gráfico (atenção, é do CFD, bem como os valores supra indicados são do CFD).
Continuo longo nos índices AEX e HSI e no titulo BAS.
Em conclusão:
Início da carteira: Junho de 2013;
Montante depositado: € 650,00;
Montante actual: € 566,50;
Primeiro negócio encerrado, porque fui stopado, na Acciona.
Prejuízo de € 36,00 no trade (-3.55%).
A entrada até correu bem, a 40.88 no dia 9.7.
No dia 10.7. fechou a 41.89, tendo o mínimo sido de 39.65 (valor em que coloquei o stop loss).
Acreditei que pudesse retirar algum lucro deste trade, todavia, no dia 12.7. o título fez uma vela vermelha de todo o tamanho, fechando a 37,99 e cilindrando o stop que havia colocado a 39.65.
Fica o gráfico (atenção, é do CFD, bem como os valores supra indicados são do CFD).
Continuo longo nos índices AEX e HSI e no titulo BAS.
Em conclusão:
Início da carteira: Junho de 2013;
Montante depositado: € 650,00;
Montante actual: € 566,50;
frugal Escreveu:Olá Tennis
parabéns pela iniciativa.
Faço-te a mesma pergunta que ao João-D:
para pequenos valores quais as hipóteses que existem em Portugal para daytrading de acções portuguesas?
Os valores das comissões permitem fazê-lo e há liquidez?
Cps
Boas frugal,
Daytrading, nas acções portuguesas, só o faria nos pesos pesados, ou seja, nas 5 ou 6 acções com maior peso no PSI 20.
Nestas, obviamente que há liquidez.
Quanto aos valores das comissões, é uma questão de fazer contas...
No Banco Carregosa, na Euronext (inclui PSI 20) a comissão é de € 5,00.
Embora não seja uma comissão muito elevada, se investes pequenos valores em acções, esta comissão não deixa de ter um peso considerável.
Imagina que investes € 500,00 na PT.
À partida, estás logo a perder 1% (€ 5,00 - valor da comissão).
Ou seja, só começas a ter lucro no trade caso a acção suba mais de 1% o que, no daytrading, nem ocorre.
Abraço,
Tennis
Olá Tennis
para pequenos valores quais as hipóteses que existem em Portugal para daytrading de acções portuguesas?
Cps
Cps
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Carteira Tennis
Caros,
Pretende-se, de ora em diante, com a presente iniciativa, dar a conhecer a todos os frequentadores do forum mais uma carteira de investimento.
A mesma é real e não se trata de qualquer simulação.
Os investimentos serão baseados quase exclusivamente em sinais de análise técnica à mistura com alguma (boa ou má) intuição.
Quase exclusivamente em sinais de análise técnica porque não estamos a falar de um sistema 100% mecânico que, por si, dá as indicações de entrada ou saída, mas, outrossim, baseia-se na análise de determinados indicadores técnicos que poderão dar sinais de entrada ou saída num determinado título.
Importa referir que, ao contrário do que gostaria, não é um sistema 100% mecânico porque, sinceramente, já não tenho paciência para andar por aí a estudar fórmulas e mais fórmulas à procura do "santo graal", nem os meus conhecimentos matemáticos me permitem tais veleidades.
Por isso, como sobredito, os investimentos terão subjacentes a análise técnica, mas também alguma dose de intuição...
Importa referir ainda o seguinte:
Não aconselho ninguém, repito, ninguém, a fazer os seus investimentos com base nas indicações que aqui forem dadas.
Por várias razões:
1 - Só farei investimentos em CFD´s (eventualmente uma perninha ou outra no forex), produtos que, como sabem, são extremamente alavancados, logo, o risco de perda de todo o capital é muito alto;
No mais, não há grandes regras...:
2 - Poderá haver reforços mensais da carteira, em cash, mas não em quantias superiores a € 100,00 a € 200,00, salvo alguma situação excepcional, por exemplo, cobrir perdas substanciais que me arrasem todas as margens permitidas;
Quanto à evolução da carteira (gráfico 1):
Actualmente, já recuperou substancialmente essas perdas, mas ainda está negativa, sendo certo que continua a haver risco de o capital se evaporar rapidamente face ao tipo de investimentos que faço (CFD´s).
Actualmente tenho posições longas nos índices AEX e HSI e nas acções BSF N e Acciona SA.
No mais, o que será mais certo é que esta experiência rapidamente se esgotará face às perdas potenciais que poderão advir dos investimentos.
Se correr bem (possibilidade muito pouco provável) os lucros poderão ser exponenciais.
Portanto, para quem quiser seguir esta carteira, aconselho vivamente que o faça sempre na perspectiva do "que não se deve fazer" em vez de olhar para ela como sendo "aquilo que deve ser feito".
Por isso, porventura, poderá ter algum interesse o acompanhamento desta carteira.
Abraço,
Tennis
Pretende-se, de ora em diante, com a presente iniciativa, dar a conhecer a todos os frequentadores do forum mais uma carteira de investimento.
A mesma é real e não se trata de qualquer simulação.
Os investimentos serão baseados quase exclusivamente em sinais de análise técnica à mistura com alguma (boa ou má) intuição.
Quase exclusivamente em sinais de análise técnica porque não estamos a falar de um sistema 100% mecânico que, por si, dá as indicações de entrada ou saída, mas, outrossim, baseia-se na análise de determinados indicadores técnicos que poderão dar sinais de entrada ou saída num determinado título.
Importa referir que, ao contrário do que gostaria, não é um sistema 100% mecânico porque, sinceramente, já não tenho paciência para andar por aí a estudar fórmulas e mais fórmulas à procura do "santo graal", nem os meus conhecimentos matemáticos me permitem tais veleidades.
Por isso, como sobredito, os investimentos terão subjacentes a análise técnica, mas também alguma dose de intuição...
Importa referir ainda o seguinte:
Não aconselho ninguém, repito, ninguém, a fazer os seus investimentos com base nas indicações que aqui forem dadas.
Por várias razões:
1 - Só farei investimentos em CFD´s (eventualmente uma perninha ou outra no forex), produtos que, como sabem, são extremamente alavancados, logo, o risco de perda de todo o capital é muito alto;
No mais, não há grandes regras...:
2 - Poderá haver reforços mensais da carteira, em cash, mas não em quantias superiores a € 100,00 a € 200,00, salvo alguma situação excepcional, por exemplo, cobrir perdas substanciais que me arrasem todas as margens permitidas;
Quanto à evolução da carteira (gráfico 1):
Actualmente, já recuperou substancialmente essas perdas, mas ainda está negativa, sendo certo que continua a haver risco de o capital se evaporar rapidamente face ao tipo de investimentos que faço (CFD´s).
Actualmente tenho posições longas nos índices AEX e HSI e nas acções BSF N e Acciona SA.
No mais, o que será mais certo é que esta experiência rapidamente se esgotará face às perdas potenciais que poderão advir dos investimentos.
Se correr bem (possibilidade muito pouco provável) os lucros poderão ser exponenciais.
Portanto, para quem quiser seguir esta carteira, aconselho vivamente que o faça sempre na perspectiva do "que não se deve fazer" em vez de olhar para ela como sendo "aquilo que deve ser feito".
Por isso, porventura, poderá ter algum interesse o acompanhamento desta carteira.
Abraço,
Tennis