Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rentabilidade: Métodos de Cálculo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Rentabilidade: Métodos de Cálculo

por Valete » 17/7/2013 9:57

Ninguém tem ideia de como se calcula?

Isto parece difícil, mas não é fácil...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Valete » 12/7/2013 10:11

Estamos mais perto.

Com 1 CFD longo, consigo 13% (replica o índice), com combinações de -1,+2, ou -3,+5, -4,+6. obterei resultados diferentes, que preciso comparar com a evolução do próprio índice.

Quanto ao índice de Sharp, para o calcular, falta-me determinar a volatilidade (risco) do activo em negociação.
De qualquer forma, o IS encontrado, não será um multiplicador ou divisor automático, mas um valor que por si só, e que permitirá comparar retorno e risco entre diferentes activos. Certo?

por VirtuaGod » 12/7/2013 0:25

Valete Escreveu:Comparação, que quase sempre vejo feita, por quem usa sistemas, de forma deturpada: de que serve ter uma valorização 2 vezes superior à do índice se corri um risco 4 vezes maior? Não admira, que quase ninguém, apresente históricos alargados dos mesmos.

Pelo que me parece pretendes algo índice de Sharpe correcto? http://hcinvestimentos.com/2011/12/12/indice-de-sharpe/

Ou seja algo que tem em consideração tb o risco e não só a rentabilidade para poder comparar diferentes activos/indices/sistemas. Estou correcto? Numa perspectiva de "nem todos os 10% de rentabilidade são iguais [pk são obtidos com risco diferentes]".

Diz-me se é isso que pretendes para podermos passar à parte mais matemática da coisa :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Valete » 11/7/2013 21:12

Os 13%, são apenas para comparação: no fundo é a valorização anual do índice em si. Simplificando; seria a valorização que o sistema teria, se tivesse entrado longo como 1 CFD, durante todo o ano de 2012.

No segundo caso, usas 1 contrato curto em dois trimestres, e 2 contratos longos em outros dois trimestres. Simplificando: estás 0,5 contratos longo durante todo o ano.

Se multiplicarmos: 13%*0,5=6,5%, tornamos os 33% ainda mais impressionantes.

O problema, é que esse não me parece, também, o cálculo correcto, porque o risco associado ao uso -1,+2 contratos é maior do que o uso de apenas 1. Será 1,5?

Enfim, no fundo o que é necessário é encontrar para cada sistema, um divisor ou multiplicador, que permita comparar a rentabilidade do sistema com o índice.

Comparação, que quase sempre vejo feita, por quem usa sistemas, de forma deturpada: de que serve ter uma valorização 2 vezes superior à do índice se corri um risco 4 vezes maior? Não admira, que quase ninguém, apresente históricos alargados dos mesmos.

por VirtuaGod » 11/7/2013 19:35

Eu ajudo-te rapaz, não entendo é a questão?

O que queres dizer com comparar?

Um deu 13% o outro 33% é porque um deu mais 20% que o outro lol

Não percebo é a tua dúvida :-k , explica melhor que eu ajudo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Rentabilidade: Métodos de Cálculo

por Valete » 11/7/2013 10:46

O cálculo da rentabilidade de um sistema ou método de negociação, é para mim um dos pontos mais críticos na minha abordagem aos mercados.
Falo em sistemas, porque em rentabilidades de carteiras, esse cálculo, como todos compreendem, é simples de efectuar e compreender.

Começo então, com um exemplo muito básico, mas que para mim já o suficiente para me deixar a dúvida:

- O activo em negociação é o S&P em 2012, cuja valorização anual foi de 13,41%;
- O instrumento de negociação são CFD's;
- O sistema de negociação resume-se a entrar, alternadamente, longo com 2 contratos (2) em dois trimestres e curto com 1 contrato (-1) nos outros dois trimestres, o que dá um total de valorização de 33,63%.

Como comparar a valorização obtida pelo sistema, com valorização anual do S&P?
Anexos
exemplo.PNG
exemplo.PNG (13.48 KiB) Visualizado 1394 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, itisi1000, luislobs, niceboy, PacoNasssa, PMP69, rtinto, serdom, Zguibz2 e 146 visitantes