Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 1/7/2013 23:17

Expat Escreveu:Sobre os SWAPs parece-me claro que a festa comecou muito antes deste governo com as jogadas do Socrates.

Curioso.....foram elementos do actual governo que sairam por causa dos swaps que contrataram quando estavam nas empresas publicas no tempo do Socrates (e antes), não me parece que eles fossem do PS.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Soma e segue » 1/7/2013 23:15

Estou curioso por ver se a nova ministra tem estaleca para discutir/preparar a oitava avaliação ao programa de assistência financeira a Portugal que deverá começar a 15 de julho.

Sem melhorias na economia, e no âmbito da chamada reforma do Estado, estou expectante em conhecer quais as estratégias que irá apresentar, por forma a atingir o brutal corte de 4700 milhões na despesa pública para este ano e 2014.

Não terá sido este também um dos motivos que levou Gaspar a abandonar o barco ?

Registado: 15/1/2009 21:17

por Expat » 1/7/2013 23:13

Acho que ainda vamos ter muitas saudades do Gaspar.

Sobre os SWAPs parece-me claro que a festa comecou muito antes deste governo com as jogadas do Socrates.

relativamente a Maria Luis, alguem que lhe de um coaching sobre como se arranjar, pelo menos sempre fica um pouco melhor nas fotos.

Registado: 29/11/2007 2:58

por Lion_Heart » 1/7/2013 23:12

KIMBALA Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Acho cómico como se consegue dar mais importância ao governo que acabou/denunciou estes contratos que aos que fomentaram e criaram estes contratos especulativos :roll:

Bem vindo a Portugal. Eu não percebo como na entrevista ao Teixeira dos Santos ninguem lhe perguntou se não tinha vergonha de vir dizer que o governo demorou muito a atuar (mesmo que tivesso sido alertado dos ditos swaps) quando foi ele/ o seu governo que os criou...isto diria eu que não é cómico mas sim vergonhoso.

Acabou? acabou foi de os pagar , e como sempre pagou quando o prejuízo era maior para o contribuinte. e ainda deu um bónus a J P Morgan, os ctt .

Então qual era a tua sugestão? rasgar os contratos? Segundo percebo a culpa é de quem levou com a bomboca e não quem assinou os referidos contratos. É isso que defendes?

Ou estas apenas indignado pela forma como se solucionou o problema? Se é isso há uma velha maxima que responde a isso :)

o que nasce torto jamais se endireita.. ehehe

Vamos la ver se nos entendemos.
Neste País que faliu três vezes em trinta e poucos anos , que criou Oligarcas mais ricos que alguma vez existiu , que criou as maiores desigualdades sociais de sempre é um País onde se passa a culpa mas que NUNCA aparece o culpado e pior o dinheiro NUNCA se vê.

A primeira coisa a saber é porque se fizeram swaps, para quê, cobertura de risco taxa juro? comissões? tachos?
Depois o tipo de contratos , o Estado alguma vez iria ganhar?
Terceiro porque em plena queda brutal das taxas de juro se espera pelo pior momento para fechar posições? Parece ou não que foi a banca que o exigiu pois é quando lucra mais.
E por ultimo quem assinou esses contratos quando é chamado a tribunal por perdas , danos, gestão danosa e crime contra o povo Português? Ou iremos ficar mais uma vez no passa a culpa e o povo paga?

E a seguir vem o Banif... e não vai demorar muito.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por ZangDout » 1/7/2013 23:05

No meu ver o mercado já descontou esta noticia ultimas semanas, dai a queda que se verificou no psi.

Era bom existirem dois Paulo Macedo, assim um continuava na saúde a fazer o grande trabalho que esta a fazer e punha-se o outro nas finanças.

Registado: 21/7/2012 18:06

por artista_ » 1/7/2013 22:53

Greedy_Greeny Escreveu:
artista Escreveu:Este governo está preso por arames, o problema é que o país também! :roll:

Ninguém se quer queimar neste governo, os erros foram mais que muitos, ele próprio o reconhece!

Parece-me uma solução a prazo, provavelmente até ao próximo chumbo do constitucional, aí PPC baterá com a porta... e o país dá o calote! :|

é tua crença que o calote é inevitável ?
no dia em que isso acontecer vais querer ter acções ?

Não tenho...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Greedy_Greeny » 1/7/2013 22:49

artista Escreveu:Este governo está preso por arames, o problema é que o país também! :roll:

Ninguém se quer queimar neste governo, os erros foram mais que muitos, ele próprio o reconhece!

Parece-me uma solução a prazo, provavelmente até ao próximo chumbo do constitucional, aí PPC baterá com a porta... e o país dá o calote! :|

é tua crença que o calote é inevitável ?
no dia em que isso acontecer vais querer ter acções ?

Registado: 20/7/2012 4:24

por STRESSZERO » 1/7/2013 22:48

Estou sabendo da notícia só agora.

Comentário: "Mais do mesmo"

Ou seja: "Incompetência"

Boa noite a todos (excepto ao VG).

Registado: 16/9/2011 9:25

por artista_ » 1/7/2013 22:44

Este governo está preso por arames, o problema é que o país também! :roll:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Greedy_Greeny » 1/7/2013 22:34

não sei em quem confio menos...se na Maria ou se no Luís...

Registado: 20/7/2012 4:24

por mais_um » 1/7/2013 22:31

O Gaspar merece o meu respeito, não pelo que ele fez mas por ter saido da sua zona de conforto para tentar fazer algo pelo seu país, não há muitos que o façam.

Como o Ti Salvador referiu, a carta de demissão é clara, o homem reconhece que errou, na minha opinião errou demasiadas vezes, com os resultados obtidos se ele estivesse numa empresa privada há muito que tinha sido corrido.

Para quem lhe atribui o mérito de "regressarmos" aos mercados, quero lembrar alguns factos, as YTM da nossa divida no mercado secundário atingiram o seu maximo no 1º trimestre de 2012, já depois da aprovação do 1º OE de 2012, antes das más noticias que obrigaram a que fossem necessários mais dois OE rectificativos, ou seja enquanto o cenário era "cor-de-rosa".

A realidade é que os dados macro-economicos foram sempre piores do que as previsões do Gaspar, não há um dado macro-economico (defice, divida publica, desemprego, crescimento economico) que esteja melhor agora do que estava no fim de 2011, estão bem piores. Objectivamente, a unica mais-valia do Gaspar foi o facto de ter o apoio dos seus pares europeus, mas isso também o Teixeira dos Santos tinha.

O desconhecimento da realidade do país, foi fatal (para ele e para nós!), não questiono a necessidade de medidas restritivas, mas como a realidade mostra (e ele já o reconheceu) as opções dele foram más, foi como querendo apagar um fogo, em vez de atirar agua, atirou gasolina.

Sobre a sucessora, é claramente uma questão de continuidade (o Gaspar demitiu-se, não foi demitido), não fosse o caso dos SWAPS e não tinha nada a apontar-lhe, é alguém que já conhece os cantos à casa, tem conhecimento da realidade, não precisa de estudar os assuntos desde o inicio, desse ponto de vista é positivo, vamos ver se aprendeu com os erros do ex-chefe....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por jumpinho » 1/7/2013 21:49

mfsr1980 Escreveu:Caros,
À partida isto é muito mau mas as Yields Portuguesas é que vão funcionar de barómetro.
Se calhar, estou-me aqui a preocupar e isto é só uma mudança de "tratador"...Abraço mfsr1980

A frase do post, sem dúvida!

Bem hajas! :mrgreen:

Registado: 11/10/2008 18:13

Re: Maria Luísa Gaspar é a nova ministra das finanças

por KIMBALA » 1/7/2013 20:47

Tridion Escreveu:
joaoventura Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
joaoventura Escreveu:Será que as quedas grandes na semana passada foram "inside information"? :-k

E afetou toda a europa? não acredito muito nessa possibilidade. Penso que o PSI caiu por arrasto das quedas da europa e não toda a europa a cair porque portugal teria ficado sem ministro.

Hum, pensava que as quedas tinham sido só por cá pelo burgo! Ando distraído.. :)

O problema é que cá quebrou um suporte importante e no resto mundo nem por isso...

Sim porque o importante suporte estava ali ao lado. Com quedas generalizadas daquele calibre era complicado aguentar. As quedas foram fortes em todo o lado. Não acredito muito mas bolsa é bolsa, nada é de se excluir.

Registado: 24/8/2009 17:17

por KIMBALA » 1/7/2013 20:40

joaoventura Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
joaoventura Escreveu:Será que as quedas grandes na semana passada foram "inside information"? :-k

E afetou toda a europa? não acredito muito nessa possibilidade. Penso que o PSI caiu por arrasto das quedas da europa e não toda a europa a cair porque portugal teria ficado sem ministro.

Hum, pensava que as quedas tinham sido só por cá pelo burgo! Ando distraído.. :)

Nope, ali pelos dias 19 e 20 (penso que era dessas quedas que te referias) foram quedas generalizadas incluindo EUA e penso que tambem Asia.

por Tridion » 1/7/2013 20:36

joaoventura Escreveu:
KIMBALA Escreveu:

O problema é que cá quebrou um suporte importante e no resto mundo nem por isso...

Registado: 13/5/2010 17:53

por mfsr1980 » 1/7/2013 20:35

Caros,
Eu acho que o Paulo Macedo fez muito bem em não aceitar. O actual governo não se entende e o Paulo Macedo só se iria queimar!
Abraço

Registado: 3/5/2007 13:55

por joaoventura » 1/7/2013 20:33

KIMBALA Escreveu:

Registado: 21/1/2011 13:02

por Reiposto » 1/7/2013 20:11

Paulo Macedo era a melhor opção pk neste momento ninguém deve querer ser ministro das financas de um pais falido.
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por KIMBALA » 1/7/2013 19:57

Lion_Heart Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Acho cómico como se consegue dar mais importância ao governo que acabou/denunciou estes contratos que aos que fomentaram e criaram estes contratos especulativos :roll:

Bem vindo a Portugal. Eu não percebo como na entrevista ao Teixeira dos Santos ninguem lhe perguntou se não tinha vergonha de vir dizer que o governo demorou muito a atuar (mesmo que tivesso sido alertado dos ditos swaps) quando foi ele/ o seu governo que os criou...isto diria eu que não é cómico mas sim vergonhoso.

Acabou? acabou foi de os pagar , e como sempre pagou quando o prejuízo era maior para o contribuinte. e ainda deu um bónus a J P Morgan, os ctt .

Então qual era a tua sugestão? rasgar os contratos? Segundo percebo a culpa é de quem levou com a bomboca e não quem assinou os referidos contratos. É isso que defendes?

Ou estas apenas indignado pela forma como se solucionou o problema? Se é isso há uma velha maxima que responde a isso :)

o que nasce torto jamais se endireita.. ehehe

por goodmoney » 1/7/2013 19:52

Por momentos vi alguma luz ao fundo do túnel, quando se falou do Paulo Macedo...

Infelizmente tomou-se a decisão à futebol, sai o treinador principal e o adjunto fica a desenrascar até ao final da época... :roll:

Registado: 9/11/2012 16:27

por Lion_Heart » 1/7/2013 19:48

KIMBALA Escreveu:

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por KIMBALA » 1/7/2013 19:43

por TRSM86 » 1/7/2013 19:38

uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Lion_Heart » 1/7/2013 19:37

Ja agora a Maria "Luisa" Albuquerque é irmã da nova ministra? Se for mais jeitosa e mais competente trocamos já :mrgreen: 8-)

Lion_Heart

por _x_ » 1/7/2013 19:36

A nomeação só pode ser a continuação da palhaçada que tem sido!

Esta-se mesmo a ver que foram convidados outros mas não quiseram ir e esta aceitou porque necessita de se salvaguardar nos swaps, é a única explicação.

O Circo continua, não vai havendo é pão.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Masterchief, Opcard33 e 137 visitantes