Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
Qual milagre? O facto de sermos corridos por querer alterar as regras e ter um vislumbre da possibilidade de poder pagar? O governo é que parece esperar algum milagre, para continuar este caminho e esperar acertar as contas. 

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao2 Escreveu:Errado, isso é uma treta que andam a contar para ver se nos assustam. Sair do euro não é deixar de pagar, mas uma alteração das regras do jogo, deixarmos de ser mansos como alguns aqui gostam, são gostos. Provavelmente, quem não ajoelha sai, temos pena, mas esta europa não nos interessa.
Podes explicar então como se faria esse milagre.
- Registado: 20/6/2011 21:37
A situação portuguesa é dura mas evidente. Temos uma das maiores dívidas externas do mundo. É claro que nunca a poderemos pagar, nem ninguém quer que o façamos. O que é preciso é estancar a sangria e pôr a casa em ordem, de forma a colocar a dívida em trajectória descendente, honrando os juros. Para isso surge a austeridade a que temos assistido. Senão é falência, descrédito, isolamento. A única alternativa é o caos, que vemos noutras longitudes. Esta é a verdade, nua e crua. E é bem dura. Assim, até nem admira que o povo goste que lhe mintam.
Editado pela última vez por JMHP em 1/7/2013 13:56, num total de 1 vez.
O povo gosta que lhe mintam. Agora tem um Governo que diz a verdade e considera-o o pior de sempre, muito inferior aos anteriores, que nos convenceram de todas aquelas aldrabices que geraram a crise. Uma conclusão plausível do paradoxo é que o povo quer que o enganem.
Se este Governo diz a verdade não é por ser melhor. A situação é que é pior. Portugal bateu na parede e chegou a um estado em que as alternativas boas não existem e a conjuntura impede ilusões. Por isso, relutantemente, os ministros estão a dar más notícias, revelar o desastre, impor sacrifícios inevitáveis. Agora já não é possível aos responsáveis ocultar a realidade e vender fantasias. Mas o povo não quer isso.
Houve tempos em que o povo gostava de saber a verdade. Em 1974 e 1986 os portugueses estavam assustados. Nessa altura quem lhes descrevesse as dificuldades era eleito e conseguia fazer as reformas necessárias. Depois de 1992 vieram os anos da euforia a crédito. Hoje o povo está, não assustado, mas indignado. E quem sente revolta não quer que lhe digam a verdade, mas que o ajudem a descarregar os nervos. Por isso a mentira anda a prémio.
Quem tiver a retórica mais bombástica e incendiária recebe aplausos, mesmo que diga rematada tolice; mesmo que agrave a situação já tão difícil.
António José Seguro sabe perfeitamente que a sua ideia de renegociar o programa de ajustamento é um mito impossível. Quando o PS for Governo ninguém, nem ele próprio, gastará um minuto a pensar nisso. Só o diz porque não pode assumir publicamente que não tem alternativa credível ao caminho que o País segue. De certa forma, o que afirma até é lisonjeiro para o Governo, admitindo implicitamente que nestas condições não se pode fazer melhor. Por isso invoca uma inverosímil mudança de circunstâncias.
Jerónimo de Sousa tem consciência plena de que a sua proposta de expulsar a troika e recusar a austeridade significaria uma desgraça nacional muito pior que a actual. Fazer o que o PCP e BE propõem seria balbúrdia e miséria. Portugal hoje só consegue financiar-se através dos fundos de emergência do FMI e UE, que vêm com as difíceis condições de ajustamento. Mas segui-las é a única forma de algum dia o País recuperar a credibilidade externa e regressar à normalidade. A razão por que esses partidos dizem essas coisas com tanta convicção e vigor, é porque sabem perfeitamente que elas nunca se verificarão, porque no fundo ninguém lhes liga. Sem quaisquer responsabilidades, podem esbracejar à vontade, servindo entretanto alguns interes-ses ameaçados pelos cortes.
Carlos Silva e Arménio Carlos percebem sem dificuldade que as greves são uma perda de tempo, nada alterando numa situação em que não há escolhas. Mas têm de apresentar serviço e fingir que existe outra política que evitaria os sacrifícios. Sempre com o cuidado de deixar omissos os contornos dessa solução milagrosa. Tal como os partidos da oposição, fazem dos protestos uma cortina fumo para esconder o facto de nunca terem dito, afinal, o que é que queriam que se fizesse, e como se pagava.
Mário Nogueira não tem ilusões que sem reformas e, em particular, sem cortar a sério no número e condição dos professores, o sistema de educação português fica arruinado. Mas o sistema de educação é a última das suas preocuações. O que ele quer é fazer mais barulho do que os outros sectores, de forma a que o Governo, para o calar, tire deles para minorar, ao menos em parte, os sacrifícios da sua classe. E já conseguiu.
A situação portuguesa é dura mas evidente. Temos uma das maiores dívidas externas do mundo. É claro que nunca a poderemos pagar, nem ninguém quer que o façamos. O que é preciso é estancar a sangria e pôr a casa em ordem, de forma a colocar a dívida em trajectória descendente, honrando os juros. Para isso surge a austeridade a que temos assistido. Senão é falência, descrédito, isolamento. A única alternativa é o caos, que vemos noutras longitudes. Esta é a verdade, nua e crua. E é bem dura. Assim, até nem admira que o povo goste que lhe mintam.
por JOÃO CÉSAR DAS NEVES
Se este Governo diz a verdade não é por ser melhor. A situação é que é pior. Portugal bateu na parede e chegou a um estado em que as alternativas boas não existem e a conjuntura impede ilusões. Por isso, relutantemente, os ministros estão a dar más notícias, revelar o desastre, impor sacrifícios inevitáveis. Agora já não é possível aos responsáveis ocultar a realidade e vender fantasias. Mas o povo não quer isso.
Houve tempos em que o povo gostava de saber a verdade. Em 1974 e 1986 os portugueses estavam assustados. Nessa altura quem lhes descrevesse as dificuldades era eleito e conseguia fazer as reformas necessárias. Depois de 1992 vieram os anos da euforia a crédito. Hoje o povo está, não assustado, mas indignado. E quem sente revolta não quer que lhe digam a verdade, mas que o ajudem a descarregar os nervos. Por isso a mentira anda a prémio.
Quem tiver a retórica mais bombástica e incendiária recebe aplausos, mesmo que diga rematada tolice; mesmo que agrave a situação já tão difícil.
António José Seguro sabe perfeitamente que a sua ideia de renegociar o programa de ajustamento é um mito impossível. Quando o PS for Governo ninguém, nem ele próprio, gastará um minuto a pensar nisso. Só o diz porque não pode assumir publicamente que não tem alternativa credível ao caminho que o País segue. De certa forma, o que afirma até é lisonjeiro para o Governo, admitindo implicitamente que nestas condições não se pode fazer melhor. Por isso invoca uma inverosímil mudança de circunstâncias.
Jerónimo de Sousa tem consciência plena de que a sua proposta de expulsar a troika e recusar a austeridade significaria uma desgraça nacional muito pior que a actual. Fazer o que o PCP e BE propõem seria balbúrdia e miséria. Portugal hoje só consegue financiar-se através dos fundos de emergência do FMI e UE, que vêm com as difíceis condições de ajustamento. Mas segui-las é a única forma de algum dia o País recuperar a credibilidade externa e regressar à normalidade. A razão por que esses partidos dizem essas coisas com tanta convicção e vigor, é porque sabem perfeitamente que elas nunca se verificarão, porque no fundo ninguém lhes liga. Sem quaisquer responsabilidades, podem esbracejar à vontade, servindo entretanto alguns interes-ses ameaçados pelos cortes.
Carlos Silva e Arménio Carlos percebem sem dificuldade que as greves são uma perda de tempo, nada alterando numa situação em que não há escolhas. Mas têm de apresentar serviço e fingir que existe outra política que evitaria os sacrifícios. Sempre com o cuidado de deixar omissos os contornos dessa solução milagrosa. Tal como os partidos da oposição, fazem dos protestos uma cortina fumo para esconder o facto de nunca terem dito, afinal, o que é que queriam que se fizesse, e como se pagava.
Mário Nogueira não tem ilusões que sem reformas e, em particular, sem cortar a sério no número e condição dos professores, o sistema de educação português fica arruinado. Mas o sistema de educação é a última das suas preocuações. O que ele quer é fazer mais barulho do que os outros sectores, de forma a que o Governo, para o calar, tire deles para minorar, ao menos em parte, os sacrifícios da sua classe. E já conseguiu.
por JOÃO CÉSAR DAS NEVES
- Registado: 14/3/2009 0:19
Errado, isso é uma treta que andam a contar para ver se nos assustam. Sair do euro não é deixar de pagar, mas uma alteração das regras do jogo, deixarmos de ser mansos como alguns aqui gostam, são gostos. Provavelmente, quem não ajoelha sai, temos pena, mas esta europa não nos interessa.
tavaverquenao2 Escreveu:Agradecidos? Eu não costumo agradecer quando sou roubado, temos é de acabar com este estado de coisas, se for a saída do euro, que seja. Manso e de orelhas baixas é para a carneirada que apoia esta gente.
Quando se fala em saída do euro sejamos claros o que se pretende não e' sair do euro mas sim,o não pagamento da divida.
MiamiBlueHeart Escreveu:bar38 Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:lfhm Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Se anda-se de braço dado com o governo alemão não estava na situação em que está.
Foi o que eu disse..
Talvez estivéssemos bem melhor..
P.S. Mas com os milhares de milhões que a Alemanha tem ganho com esta situação europeia percebe-se a linha de raciocínio.
Mas de que que o pessoal esta a espera?? de borlas!!! eles não andam a dormir.
E' claro como agua que sem as reformas do estado em andamento não vira um cêntimo alemão para fomentar e promover o crescimento económico ,isso seria a mesma coisa que despejar dinheiro num saco sem fundo.
O saco sem fundo que estamos à 2 anos??
O que interessa para a Alemanha é o o que interessa para Portugal?
Estamos como à anos no futebol o das vitórias morais.
Os resultados da atual estratégia são claros, só não quer ver quem não quer..
Face ao falhanço da atual estratégia em Portugal e na Europa, qual a solução que a Troika anda agora a propor a Portugal?Autoridades internacionais sugeriram reduzir salário mínimo e novo corte de quatro dias nas indemnizações por despedimento.
De génios!!
Mas sera' muito difícil perceber ,que baixar impostos e promover investimento só serão possíveis acompanhados de reformas, nomeadamente a reforma do estado, e se estamos nesta situação a dois anos e' porque este governo não coragem das implementar e da oposição nem uma palavra ,por so' nos resta andar a chicote dos alemães.
A-330 Escreveu:Advogas a Submissão completa, pois eu NÃO.
Somos um país da união europeia, com direitos e obrigações.
Pois somos , mas antes de exigir direitos , temos que cumprir com as nossas obrigações e nós nunca o fizemos.
Até agora o que fizemos foi roubar e estourar o dinheiro dos fundos europeus.Somos um país que tem TODO o direito de defender os seus interesses.
Ah isso tem.Não há dúvida. De acordo com a constituição o cidadão também tem direito ao emprego e no entanto temos 18% de desempregados. E???Portugal segue uma estratégia alemã, á 2 anos- qual os resultados??
Segue porque se comprometeu a isso quando pediu dinheiro para não ir à bancarrota. Se quiser deixar de seguir é só ir para a bancarrota. E aí quero ver o que é que você vai vir para aqui escrever.
Além disso se Portugal tivesse tido juízo não precisava se submeter nem à estratégia alemã nem de nenhum outro país.
E posso dizer que a estratégia alemã é boa.Ou eles estariam a pedir dinheiro a Portugal e não o contrário.
Se calhar a Europa está toda com estratégias erradas e Portugal é que tem a certa , não??Face aos resultados não podemos defender, argumentar, com elementos lógicos e coerentes, outras via?
Poder argumentar podemos. Mas com a nossa tradição em estratégias excepcionais que levam a bancarrotas, não creio que nos dêem ouvidos.
É como com o empréstimo da casa. Pode tentar ir lá melhorar o spread , mas não quer dizer que consiga.O contrato foi assinado por AMBAS as partes.Também é por isso, que Portugal está como está, quando se considera que nem direito se tem de argumentar e defender os interesses portugueses, está tudo dito.
Direito temos !!! Não temos é moral , credibilidade e nem argumentos plausíveis sequer. Se soubessemos defender os nossos interesses não tinhamos ido à falência.
Nós temos que falar e exigir menos e aprender mais. Talvez assim consigamos aprender como NÂO levar o país à bancarrota a cada 13 anos e ter maior credibilidade."caladinhos e cabeça baixa" - a que ponto chegou a submissão.
Não é submissão.É humildade. É por causa dessa arrogância sem bases que chegamos a onde chegamos. Temos que aprender. E se não conseguimos aprender ou criar temos que ter a coragem de copiar.Tá a entender? É que nós não fazemos nada.Absolutamente nada.
Errar é humano , por a culpa nos outros é ainda mais humano, e persistir nos erros é burrice.
Nós já vamos na terceira bancarrota...É preciso explicar??
Quer persistir na sua argumentação?
A330
É por isso que Portugal está como está, quando as pessoas aceitam tudo, dá asneira.
Deu no passado e está a dar atualmente..
Felizmente a estratégia está tão errada, que até a Europa, e a própria Alemanha, estão praticamente em recessão - resultado óbvio do sucesso da estratégia!!!!
Quanto ao resto, Portugal fez muitas, muitas asneiras, e obviamente que tem que fazer austeridade mas dai a ter que se sujeitar a tudo, sem questionar, vai uma grande diferença. E esse é o meu limite.
E ainda para mais, quando os resultados são nulos, deixa de ser racional para ser algo irracional e masoquista.
Submissão pode ter lógica para muitos, não para mim.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Bom dia a todos,
Caro A-330,
Respeito as suas opiniões, como não podia deixar de ser.
Quero referir préviamente que a minha posição, sobre o empréstimo da troika e o seu pagamento e a austeridade, mudou no último ano. O que provocou isso?
1- Andei a ler, a informar-me( fonte: História do século XX de Martin Gilbert) e cheguei à conclusão que tudo o que os alemães estão a negar sos países da Bacia do Mediterrâneo, em termos de taxa de juro e mesmo em perdões da dívida, foi o que eles reivindicaram á seguir à I e II guerra mundial.
Na década de 20 e 50 do século passado, os vários perdões às dividas germânicas até assusta.
Não têm moral para negar isso agora aos países em dificuldades.
2- Eu era a favor da austeridade, mas os factos ao contrário do que a troika e o Gasparzinho diziam, por cada 1 € de austeridade não vai haver um factor de mutiplicação de 1,5 mas sim possívelmente de 0,8.
Ou seja, na minha opinião,estão a empurrar isto pra o fundo.
3- Este governo é tão mau, tão mau, que a opinião pública está a começar a reabilitar o governo do "eng." Sócrates, o que a mim me deixa doente.
4- Tenho uma dúvida existencial: ou estes governantes são incompetentes ou estão a tentar reduzir isto tudo a zero, para recomeçarem tudo com a implementação da sua agenda ultra liberal em que o Estado Social, vai ficar ao nível do 3º mundo.
Tentei explicar no essencial, respeitando as opiniões de todos, a minha mudança de opinião nos últimos meses.
Cumprimentos
zepc
Caro A-330,
Respeito as suas opiniões, como não podia deixar de ser.
Quero referir préviamente que a minha posição, sobre o empréstimo da troika e o seu pagamento e a austeridade, mudou no último ano. O que provocou isso?
1- Andei a ler, a informar-me( fonte: História do século XX de Martin Gilbert) e cheguei à conclusão que tudo o que os alemães estão a negar sos países da Bacia do Mediterrâneo, em termos de taxa de juro e mesmo em perdões da dívida, foi o que eles reivindicaram á seguir à I e II guerra mundial.
Na década de 20 e 50 do século passado, os vários perdões às dividas germânicas até assusta.
Não têm moral para negar isso agora aos países em dificuldades.
2- Eu era a favor da austeridade, mas os factos ao contrário do que a troika e o Gasparzinho diziam, por cada 1 € de austeridade não vai haver um factor de mutiplicação de 1,5 mas sim possívelmente de 0,8.
Ou seja, na minha opinião,estão a empurrar isto pra o fundo.
3- Este governo é tão mau, tão mau, que a opinião pública está a começar a reabilitar o governo do "eng." Sócrates, o que a mim me deixa doente.
4- Tenho uma dúvida existencial: ou estes governantes são incompetentes ou estão a tentar reduzir isto tudo a zero, para recomeçarem tudo com a implementação da sua agenda ultra liberal em que o Estado Social, vai ficar ao nível do 3º mundo.
Tentei explicar no essencial, respeitando as opiniões de todos, a minha mudança de opinião nos últimos meses.
Cumprimentos
zepc
- Registado: 6/10/2011 17:27
A-330 Escreveu:
Caladinhos e orelhinhas baixas.Essa é a palavra do momento.
E já que não temos vergonha na cara , devemos pelo menos estar agradecidos , muito agradecidos.
A330
e porque não baixares as calças e dares o "tutu" a um qualquer alemão?
conta-nos a história que em 1640 um tal Miguel de Vasconcelos foi morto e jogado pela janela manifestando assim o repudio que o pessoal tinha pela sua falta de patriotismo.
é triste verificarmos que hoje algumas posturas, no relacionamento/apoio às troikas, revelam comportamentos semelhantes ao de Miguel de Vasconcelos no tempo dos Filipes
Direito temos !!! Não temos é moral
nem comentários merece
infelizmente neste país existem bastantes M.V
a liberdade conquistada com o 25 de Abril ainda permite que eu debite este comentário
- Anexos
-
- passos(vasconcelos)1dez.jpg (74.65 KiB) Visualizado 4169 vezes
- Registado: 17/5/2008 19:41
Advogas a Submissão completa, pois eu NÃO.
Pois somos , mas antes de exigir direitos , temos que cumprir com as nossas obrigações e nós nunca o fizemos.
Até agora o que fizemos foi roubar e estourar o dinheiro dos fundos europeus.
Somos um país que tem TODO o direito de defender os seus interesses.
Ah isso tem.Não há dúvida. De acordo com a constituição o cidadão também tem direito ao emprego e no entanto temos 18% de desempregados. E???
Portugal segue uma estratégia alemã, á 2 anos- qual os resultados??
Segue porque se comprometeu a isso quando pediu dinheiro para não ir à bancarrota. Se quiser deixar de seguir é só ir para a bancarrota. E aí quero ver o que é que você vai vir para aqui escrever.
Além disso se Portugal tivesse tido juízo não precisava se submeter nem à estratégia alemã nem de nenhum outro país.
E posso dizer que a estratégia alemã é boa.Ou eles estariam a pedir dinheiro a Portugal e não o contrário.
Se calhar a Europa está toda com estratégias erradas e Portugal é que tem a certa , não??
Face aos resultados não podemos defender, argumentar, com elementos lógicos e coerentes, outras via?
Poder argumentar podemos. Mas com a nossa tradição em estratégias excepcionais que levam a bancarrotas, não creio que nos dêem ouvidos.
É como com o empréstimo da casa. Pode tentar ir lá melhorar o spread , mas não quer dizer que consiga.O contrato foi assinado por AMBAS as partes.
Também é por isso, que Portugal está como está, quando se considera que nem direito se tem de argumentar e defender os interesses portugueses, está tudo dito.
Direito temos !!! Não temos é moral , credibilidade e nem argumentos plausíveis sequer. Se soubessemos defender os nossos interesses não tinhamos ido à falência.
Nós temos que falar e exigir menos e aprender mais. Talvez assim consigamos aprender como NÂO levar o país à bancarrota a cada 13 anos e ter maior credibilidade.
"caladinhos e cabeça baixa" - a que ponto chegou a submissão.
Não é submissão.É humildade. É por causa dessa arrogância sem bases que chegamos a onde chegamos. Temos que aprender. E se não conseguimos aprender ou criar temos que ter a coragem de copiar.Tá a entender? É que nós não fazemos nada.Absolutamente nada.
Errar é humano , por a culpa nos outros é ainda mais humano, e persistir nos erros é burrice.
Nós já vamos na terceira bancarrota...É preciso explicar??
Quer persistir na sua argumentação?
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Então e dos swaps já ninguém fala?
Parecia que davam prejuízo mas agora já não, dizem que uns compensam os outros. Parecia que o teixeira tinha mentido mas afinal foi a albuquerque a aldrabona. Cambada de inúteis. 

A-330 Escreveu:
A Alemanha começou a austeridade dela há 10 anos.
Nós gastamos e roubamos o dinheiro que nos era dado por 10 anos.Não era dinheiro que produzíamos !! Eram os fundos europeus , porque nó não produzimos nada ou quase nada.
Acham que a situação está má?? Eu não acho. Má mesmo seria se os maus dos Alemães nos tivessem deixado ir para a bancarrota.
Quem foi pedir batatinhas fomos nós.Puseram-nos as condições e aceitámos. Tínhamos a opção de não aceitar e ir para a bancarrota. Mas aceitamos.
Agora que o dinheiro que os alemães andaram a poupar já cá mora já dizemos que eles são os maus da fita.Qual pobres e mal agradecidos.
Está claro que nós não sabemos governar.Nem nunca vamos aprender. É a terceira bancarrota em 40 anos.
E nunca vamos aprender porque somos arrogantes.
A culpa é sempre dos outros.Nunca temos culpa de nada.
A culpa é dos outros por que fomos ao fundo (os mercados era a desculpa de então) e agora a culpa é dos alemães porque não são otários de nos dar (mais)dinheiro a fundo perdido.Querem fazer cumprir as garantias deles.
A situação a que chegamos não é culpa da troika nem dos alemães !!!
É nossa !!!!
Não tivéssemos vivido e roubado à grande e agora não teríamos que nos submeter à troika.
Temos que nos submeter sim, e caladinhos.Porque se a troika não entregar uma tranche nós vamos à bancarrota. E aí é que se vai ver o que estar em uma má situação.
.Essa é a palavra do momento.
E já que não temos vergonha na cara , devemos pelo menos estar agradecidos , muito agradecidos.
A330
Advogas a Submissão completa, pois eu NÃO.
Somos um país que tem TODO o direito de defender os seus interesses.
Portugal segue uma estratégia alemã, á 2 anos- qual os resultados??
Face aos resultados não podemos defender, argumentar, com elementos lógicos e coerentes, outras via?
Também é por isso, que Portugal está como está, quando se considera que nem direito se tem de argumentar e defender os interesses portugueses, está tudo dito.
"caladinhos e cabeça baixa" - a que ponto chegou a submissão.
tavaverquenao2 Escreveu:Agradecidos? Eu não costumo agradecer quando sou roubado, temos é de acabar com este estado de coisas, se for a saída do euro, que seja. Manso e de orelhas baixas é para a carneirada que apoia esta gente.
Se o país não estiver satisfeito com as exigências dos credores, se acha que está a ser roubado, pode sempre dar o calote. Pode pedir a saída do euro.
Mas aí vem a bancarrota. E essa sim , vai ser a doer.
O problema é que este país ninguém tem balls para nada.
Todos gostam é de gritar e por a culpa em todos. Todos os outros bem entendido.
Parecem todos muito machotes ,falam grosso , mas tomar decisões e arcar com as suas consequências é que não.
Tenham-nos no sítio e saiam do euro. Mandem a troika embora. Não há problema nenhum.É perfeitamente possível.
Mas não chorem depois.
A330
MiamiBlueHeart Escreveu:bar38 Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:lfhm Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Se anda-se de braço dado com o governo alemão não estava na situação em que está.
Foi o que eu disse..
P.S. Mas com os milhares de milhões que a Alemanha tem ganho com esta situação europeia percebe-se a linha de raciocínio.
E' claro como agua que sem as reformas do estado em andamento não vira um cêntimo alemão para fomentar e promover o crescimento económico ,isso seria a mesma coisa que despejar dinheiro num saco sem fundo.
Face ao falhanço da atual estratégia em Portugal e na Europa, qual a solução que a Troika anda agora a propor a Portugal?Autoridades internacionais sugeriram reduzir salário mínimo e novo corte de quatro dias nas indemnizações por despedimento.
De génios!!
A Alemanha começou a austeridade dela há 10 anos.
Nós gastamos e roubamos o dinheiro que nos era dado por 10 anos.Não era dinheiro que produzíamos !! Eram os fundos europeus , porque nó não produzimos nada ou quase nada.
Acham que a situação está má?? Eu não acho. Má mesmo seria se os maus dos Alemães nos tivessem deixado ir para a bancarrota.
Quem foi pedir batatinhas fomos nós.Puseram-nos as condições e aceitámos. Tínhamos a opção de não aceitar e ir para a bancarrota. Mas aceitamos.
Agora que o dinheiro que os alemães andaram a poupar já cá mora já dizemos que eles são os maus da fita.Qual pobres e mal agradecidos.
Está claro que nós não sabemos governar.Nem nunca vamos aprender. É a terceira bancarrota em 40 anos.
E nunca vamos aprender porque somos arrogantes.
A culpa é sempre dos outros.Nunca temos culpa de nada.
A culpa é dos outros por que fomos ao fundo (os mercados era a desculpa de então) e agora a culpa é dos alemães porque não são otários de nos dar (mais)dinheiro a fundo perdido.Querem fazer cumprir as garantias deles.
A situação a que chegamos não é culpa da troika nem dos alemães !!!
É nossa !!!!
Não tivéssemos vivido e roubado à grande e agora não teríamos que nos submeter à troika.
Temos que nos submeter sim, e caladinhos.Porque se a troika não entregar uma tranche nós vamos à bancarrota. E aí é que se vai ver o que estar em uma má situação.
Caladinhos e orelhinhas baixas.Essa é a palavra do momento.
A330
bar38 Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:lfhm Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Foi o que eu disse..
Face ao falhanço da atual estratégia em Portugal e na Europa, qual a solução que a Troika anda agora a propor a Portugal?
Autoridades internacionais sugeriram reduzir salário mínimo e novo corte de quatro dias nas indemnizações por despedimento.
De génios!!
Re: Apesar da austeridade...
AikyFriu Escreveu:A-330 Escreveu:O portuga não quer trabalhar...
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... _lgb.shtml
A330
Trabalhar ou ser escravo?
Trabalhar 10 horas para ganhar o ordenado minimo, com casas geralmente cheias, é exploração.
É por estas e outras que os erdenados estão como estão...
... qualquer dia temos ordenados ao nível do 3º mundo.
1.Por acaso até me choca mais oferecerem salários mínimos a gente com cursos superiores.Outro dia ofereciam 500 euros a arquitetos.
2.E ainda mais me choca que o portuga não aceite o trabalho , mas pessoas de países do primeiro mundo real , como Holanda , Dinamarca e Noruega , que tem um salário mínimo muito superior ao nosso o aceitem!!!
3.Considerando que esses empregos são normalmente dirigidos a jovens ,que não ganhariam mais do que o salário mínimo em outros empregos,mesmo que tenham qualificações,surpreende-me muito que não os aceitem.
4. Depois dizem que os imigrantes vem aqui tirar os empregos aos locais.
5.Com a quantidade de gente desempregada(oferta) que anda por aí , tem alguma dúvida que os salários estejam a diminuir e ainda vão diminuir muito mais em Portugal?
A330
MiamiBlueHeart Escreveu:lfhm Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Foi o que eu disse..
lfhm Escreveu:artista Escreveu:
Penso que os números do Pordata incluem o privado
Já consideraste que o número de alunos no privado pode ter aumentado significativamente?
http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... nsino-1015
Alunos no secundário
2000 354.832
2011 343.341
Se decresce ao mesmo ritmo na pior das hipóteses deve andar em 310 mil em 2013 alunos mais coisa menos coisa.
Portanto só se aumentarem a escolaridade para os 21 é que vais ter lá mais alunos.
Os efeitos do aumento da idade da escolaridade obrigatoria no secundário só se farão sentir apartir do próximo ano, porque essas regras só se aplicam aos alunos que se matricularam no 7º ano de escolaridade depois de, salvo erro, 2010/11...
Essa ideia de que o n+umero de alunos no privado aumentou significativamente vem de onde!?:shock:
http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... os-1554057
http://www.smmp.pt/?p=22861
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
lfhm Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Foi o que eu disse..
Governo alemão exige aos seus parceiros da União Europeia que mantenham uma política de austeridade em vez de apoiar iniciativas destinadas a incentivar o crescimento como em Portugal e Espanha, afirma este domingo o jornal Der Spiegel.
Segundo aquele semanário, um documento interno do ministério das Finanças alemão defende que a situação de debilidade económica da Zona Euro não permite que os Estados "se desviem" da linha de consolidação orçamental que, segundo Berlim, tem dado resultados positivos.
O Der Spiegel avança os exemplos dos governos português e espanhol, recordando os esforços do ministro português da Economia, Álvaro Santos Pereira, no sentido de fomentar o crescimento económico e incentivar o consumo e os investimentos.
Álvaro Santos Pereira afirmou, há duas semanas, que para Portugal conseguir "ter mais investimento nacional e investimento estrangeiro, é fundamental baixar os impostos às empresas e baixar o IRC".
O semanário alemão também cita declarações do secretário de Estado de Economia espanhol, Fernando Jiménez Latorre, a alertar para a necessidade de apoio por parte da Europa sentida pelos países mais castigados pela crise.
O Governo alemão considera, no entanto - e de acordo com o Der Spiegel - que a persistente debilidade do crescimento económico reflecte um "processo de adaptação" na Zona Euro e diz que, por isso, não se pode responsabilizar a política de consolidação orçamental.
Estes alemães são um espectáculo.
Não há problema, porque não falta muito para A Alemanha entrar em recessão, e depois vamos assistir ao espectáculo de muito das medidas impossíveis tornarem-se possíveis num curto espaço de tempo.
Gostava era de saber quando o Governo de Portugal deixa de andar de "braço dado" com o Governo Alemão e começa a defender Portugal.
Re: Apesar da austeridade...
A-330 Escreveu:O portuga não quer trabalhar...
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... _lgb.shtml
A330
Trabalhar ou ser escravo?
Trabalhar 10 horas para ganhar o ordenado minimo, com casas geralmente cheias, é exploração.
É por estas e outras que os erdenados estão como estão...
... qualquer dia temos ordenados ao nível do 3º mundo.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro