Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nuuuuno » 20/6/2013 18:10

épah...exagerei claro, mas poupem-me. Vocês da maneira que falam também não conhecem minimamente a realidade empresarial portuguesa.

Registado: 10/11/2011 10:05

por majomo » 20/6/2013 17:51

nuuuno Escreveu:
artista Escreveu:
nuuuno Escreveu:Artista, era suportável e era bom! Eu aceito que isto de dar aulas em mais de uma escola é muito desgastante, que aturar putos não é nada fácil (ainda mais não podendo dar uns bons estalos), que estar longe da familia é péssimo. Eu sei disso tudo, e gostaria que fosse diferente, mas também não acredito que o Crato o esteja a fazer por maldade! Eu bem sei a diferença de rendimento na aprendizagem quando estive no no instituto britânico quando a turma era 7 alunos e quando passamos a 28! Não tem comparação. Mas simplesmente não há dinheiro, pelos motivos todos que referiste.

Acho que há muito por onde cortar antes da educação, se cortassem isso tudo e ainda fosse preciso cortar mais na educação (e saúde) então que remédio! Repara que eu concordei com muita coisa exatamente por compreender a situação em que o país está. A questão é que me parece que aquilo que querem fazer não só degrada em demasia o sistema de ensino como se revelará insuportável para muitos professores. Uma aula não é o mesmo que estar num escritório, ou a apanhar batatas, ou outra coisa qualquer. Para além de muito mais desgastante, uma aula raramente não traz consigo uma série de outras tarefas, antes e depois da aula, algumas delas não previstas (por exemplo, participações disciplinares ou outro tipo de assuntos que surgem numa sala de aula). E, se por um lado o professor pode ter alguma flexibilidade de horário e algum tempo livre, também não pode dizer que não teve tempo de fazer isto ou aquilo, o trabalho tem de aparecer feito, seja executado em casa ou noutro sítio qualquer!

Há abusos, claro que há, mas cada vez há menos hipóteses de haver, duvido que haja no ensino mais abusos que noutros locais de trabalho...

Enfim, é apenas a minha opinião...

Há abusos no privado, mas repara, o chefe tá ali ao lado, é muito mais dificil de acontecerem, porque quem te paga o salario está presente fisicamente a controlar-te.
Please.apanhar batatas?!..tu nao digas isso a um agricultor que está 9 horas dia curvado ao frio/sol/chuva a apanhar batatas! :shock: :shock: Que trabalho fora? Preparar aulas? Ópah da trabalho, mas p.f ao fim de 3 anos é chapa 5 ( e isto para disciplinas técnicas). Corrigir TPC? Manda-se um aluno ao quadro e os primeiros 15 minutos da aula já foram. Relativamente a reports de comportamento, nao me digas que todos os dias/semanas refazes de raiz um report desse genero. Acredito que exista burocracia, mas da maneira que falas até me pergunto. Se dá tanto trabalho a fazer, quem o vai ver?!? Super-Homens só pode! Posso ter exagerado e simplificado em demasia, mas nao me digam que nao é fazível. Não acredito. É apenas a minha opiniao.

Enfim...
defendem qualidade no ensino e depois dizem isto...
Preparar aulas? Ópah da trabalho, mas p.f ao fim de 3 anos é chapa 5 ( e isto para disciplinas técnicas). Corrigir TPC? Manda-se um aluno ao quadro e os primeiros 15 minutos da aula já foram.

Tens noção do que escreves?!

Será que acreditas mesmo em tudo o que creditas? :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por A330-300 » 20/6/2013 17:42

EU detestei os tempos de escola.A única coisa que eu gostava eram os amigos. Sempre no sufoco para passar...

Foi culpa dos professores....Sorte deles que não sou rancoroso... :lol: :lol:

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por artista_ » 20/6/2013 17:21

nuuuno Escreveu:
Há abusos no privado, mas repara, o chefe tá ali ao lado, é muito mais dificil de acontecerem, porque quem te paga o salario está presente fisicamente a controlar-te.
Please.apanhar batatas?!..tu nao digas isso a um agricultor que está 9 horas dia curvado ao frio/sol/chuva a apanhar batatas! :shock: :shock:

Eu não quis de forma alguma dizer que o trabalho de apanhar batatas é fácil, apenas que é um como muitos outros trabalhos em que quande se acaba o trabalho, acaba, o que não acontece com os professores quando acaba uma aula!

nuuuno Escreveu: Que trabalho fora? Preparar aulas? Ópah da trabalho, mas p.f ao fim de 3 anos é chapa 5 ( e isto para disciplinas técnicas).

A sério? Eu dei aulas 16 anos e nunca senti nada disso. Há muitas disciplinas e níveis que podemos dar, a legislação está sempre a mudar, as diferentes escolas têm formas de trabalhar diferente, os alunos são diferentes, com o tempo vamos aprendendo e mudando os métodos e técnicas... desculpa dizer-te mas esse tipo de conversa é típica de quem não sabe do que está a falar! Mesmo admitindo eu que haverá alguns poucos casos em que isso se pode, de certa forma, aplicar... está longe sequer de poder representar um número significativo de prorfessores!

nuuuno Escreveu:Corrigir TPC? Manda-se um aluno ao quadro e os primeiros 15 minutos da aula já foram.

Haverá situações em que isso se verifica até porque é importante para a turma toda, mas lá está, não é regra, antes pelo contrário! E, mais uma vez, tu pegas nos casos mais simples para pensar que é tudo assim, é tudo fácil...

nuuuno Escreveu:Relativamente a reports de comportamento, nao me digas que todos os dias/semanas refazes de raiz um report desse genero. Acredito que exista burocracia, mas da maneira que falas até me pergunto. Se dá tanto trabalho a fazer, quem o vai ver?!? Super-Homens só pode! Posso ter exagerado e simplificado em demasia, mas nao me digam que nao é fazível. Não acredito. É apenas a minha opiniao.

Muitas vezes é realmente muito difícil fazer, por vezes só se consegue saíndo alguns dias da escola muito depois de já ter fechado. Há dois anos, quando tive duas direções de turma, isso aconteceu-me algumas vezes... obviamente que depende da escola, dos alunos que se têm, dos cargos etc, mas não tenho dúvidas que atualmente será muito difícil para alguns fazerem tudo o que deviam legalmente, simplesemnte porque não têm tempo. Nem falo das tarefas que poderiam/deveriam fazer para estimular a aprendizagem dos alunos. Com as alterações que estão previstas para o ano, não só será impossível para muitos fazer tudo o que deveriam fazer como será fisicamente insuportável... veremos se tenho razão ou não!?

Mas digo-te uma coisa, acho que a ti e a muitos outros fazia-lhes bem um ano a dar aulas... mudavam radicalmente de opinião! :wink:

Eu, muitas vezes, até agradeço terem-me "despedido"!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nuuuuno » 20/6/2013 16:39

artista Escreveu:
nuuuno Escreveu:Artista, era suportável e era bom! Eu aceito que isto de dar aulas em mais de uma escola é muito desgastante, que aturar putos não é nada fácil (ainda mais não podendo dar uns bons estalos), que estar longe da familia é péssimo. Eu sei disso tudo, e gostaria que fosse diferente, mas também não acredito que o Crato o esteja a fazer por maldade! Eu bem sei a diferença de rendimento na aprendizagem quando estive no no instituto britânico quando a turma era 7 alunos e quando passamos a 28! Não tem comparação. Mas simplesmente não há dinheiro, pelos motivos todos que referiste.

Acho que há muito por onde cortar antes da educação, se cortassem isso tudo e ainda fosse preciso cortar mais na educação (e saúde) então que remédio! Repara que eu concordei com muita coisa exatamente por compreender a situação em que o país está. A questão é que me parece que aquilo que querem fazer não só degrada em demasia o sistema de ensino como se revelará insuportável para muitos professores. Uma aula não é o mesmo que estar num escritório, ou a apanhar batatas, ou outra coisa qualquer. Para além de muito mais desgastante, uma aula raramente não traz consigo uma série de outras tarefas, antes e depois da aula, algumas delas não previstas (por exemplo, participações disciplinares ou outro tipo de assuntos que surgem numa sala de aula). E, se por um lado o professor pode ter alguma flexibilidade de horário e algum tempo livre, também não pode dizer que não teve tempo de fazer isto ou aquilo, o trabalho tem de aparecer feito, seja executado em casa ou noutro sítio qualquer!

Há abusos, claro que há, mas cada vez há menos hipóteses de haver, duvido que haja no ensino mais abusos que noutros locais de trabalho...

Please.apanhar batatas?!..tu nao digas isso a um agricultor que está 9 horas dia curvado ao frio/sol/chuva a apanhar batatas! :shock: :shock: Que trabalho fora? Preparar aulas? Ópah da trabalho, mas p.f ao fim de 3 anos é chapa 5 ( e isto para disciplinas técnicas). Corrigir TPC? Manda-se um aluno ao quadro e os primeiros 15 minutos da aula já foram. Relativamente a reports de comportamento, nao me digas que todos os dias/semanas refazes de raiz um report desse genero. Acredito que exista burocracia, mas da maneira que falas até me pergunto. Se dá tanto trabalho a fazer, quem o vai ver?!? Super-Homens só pode! Posso ter exagerado e simplificado em demasia, mas nao me digam que nao é fazível. Não acredito. É apenas a minha opiniao.

por artista_ » 20/6/2013 16:16

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

"nao ha dinheiro" LOL

por bboniek33 » 20/6/2013 15:35

Ele haver... ha. Nao segue ee as prioridades de um paiis civilizado.

Quando se chega ao Puto logo ee patente que estamos na terra do "ter" aa frente do "ser".

Nao ha dinheiro ? Havre ha... o que falta ee educac,ao.

Pobre Paiis !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por nuuuuno » 20/6/2013 15:14

Artista, era suportável e era bom! Eu aceito que isto de dar aulas em mais de uma escola é muito desgastante, que aturar putos não é nada fácil (ainda mais não podendo dar uns bons estalos), que estar longe da familia é péssimo. Eu sei disso tudo, e gostaria que fosse diferente, mas também não acredito que o Crato o esteja a fazer por maldade! Eu bem sei a diferença de rendimento na aprendizagem quando estive no no instituto britânico quando a turma era 7 alunos e quando passamos a 28! Não tem comparação. Mas simplesmente não há dinheiro, pelos motivos todos que referiste.

por artista_ » 20/6/2013 15:00

nuuuno Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:
nuuuno Escreveu:2-conheces o conceito de contratado? Aqui onde trabalho, os contratados podem ser "despedidos" amanha.

A sério? se estivesses a ler com atenção o que escrevo sabias que eu também já fui professor contratado, durante 16 anos, e fui "despedido" no dia 1 de setembro de 2012... ooppps!

Já agora, onde tu trabalhas certamente não existem contratados com 16 anos de casa. E quando forem despedidos, seja "amanhã" ou noutro dia, a entidade patornal tem de lhe pagar uma indemnização, algo que aos professores contratados não se paga!

Ou seja, o estado consegue ser pior empregador que alguns dos piores do privado. E eu pergunto se o estado não deveria ser um exemplo para todos, ou seja, será aceitável que por haver abusos no privado o estado, possa ou deva, fazer o mesmo?! O pior é que em alguns casos, como o que referi, faz pior que muitos privados, faz aquilo que os privados não podem fazer...

Obviamente que não é a todos que o estado pode fazer isso, mas custa-me a ver este espírito tuga de inveja do bem estar do outro, prefere que nivele por baixo, se eu estou mal é melhor que os outros também fiquem mal... é esta a máxima de muita gente!

Pois eu penso o contrário, mesmo estando mal não quero o mal dos outros, quero que os direitos dos trabalhadores sejam defendidos... defendo o corte nas despesas, mas não fico contente por alguns perderem o emprego, por outros ficarem com o salário reduzido, não os vejo como parasitas, são vítimas, como muitos outros, do privado!

Aqui o maximo que conheço sao 9 anos. Eu gostaria que isto fosse bom para todos, mas quando é o estado que está falido ( e sou eu com os meus impostos / IRS que ando a suportar isso) e os professores não querem trabalhar legalmente tanto como eu, BOM, estamos mal!!
Ainda para piorar, eu tenho 31 anos e sou do tempo onde: o meu director de turma leccionava 4 horas semana, o de portugues chegava alcoolizdo á aula das 14h, o de ed. fisica, dava uma bola e siga, o de EVT, dscp mas era brincadeira, senao me engano cheguei a fumar á janela. Quimica sou pessimo porque a prof. deve ter faltado uns 3 meses. Depois todos tinham tempo para passar as tardes a dar explicações ou trabalhar em ginasios, etc. Enfim, o que passa, quem estudou é que ser professor era uma balburdia. O tempo sobrava e a vida era boa, com 2 meses de ferias ano. Alias, eu vivo por tras de uma escola primaria e, todos os dias saio as 8h15 de casa, mas desde 2ª feira que a escola ta fechada a essa hora. Depois digo-te quando voltar a estar aberta antes de eu sair de casa! (deve ser la para setembro!) ;)
E já agora, relativamente é suposta "inveja" pergunto-te: que achas dos politicos que acumulam cargos e funções? 1 salario de ser deputado, outro de ser presidente do metro do porto, outro de mais 1 fundação qualquer...? Gostas? Achas mal? Se sim entao és invejoso...queres nivelar por baixo... :roll:

Obviamente que tudo o que está mal tem de ser corrigido, eu nunca disse que não havia casos de abusos... a questão é que tu e mais alguns pegam nos casos piores e extrapolam para o resto, porque é que não pegas nos melhores, certamente tiveste bons professores.

E, convém frisar que as grandes alterações na carreira docente já se verificaram depois de tu saires da escola. A escola que tu "apanhaste" já não tem nada a ver com a atual, é por isso que eu digo que a grande maioria daqueles exemplos que aqui dão são professores que já estão reformados. A grande maioria dos professores atuais tem condições de trabalho infinitamente piores e está a "pagar" pelos privilégios que outros tiveram.

Convém também não esquecer que os privilégios que os outros tiveram eram perfeitamente suportáveis se não tivessem endividado o país da forma como fizeram com PPP's, bancos falidos e outros negócios ruinosos. Obviamente que não falo dos casos que referiste, isso não são privilégios, são abusos. Refiro-me a ganharem melhor e terem mais tempo para preparar convenientemente as atividades letivas, e não letivas!

Com estas alterações todas nenhum professor vai ter tempo para preparar atividades extra-curriculares. Eu não sei como é que a malta aqui pensa que se organiza uma visita de estudo, uma exposição de trabalhos, uma conferência, etc...

Obviamente que não concordo que se acumulem cargos, embora não veja mal nenhum em complementar uma atividade com mais alguma coisa, desde que fora do horário de trabalho... e desde que não haja conflito de interesses, como acontece muitas vezes no caso dos políticos!

por nuuuuno » 20/6/2013 14:25

artista Escreveu:
artista Escreveu:
nuuuno Escreveu:2-conheces o conceito de contratado? Aqui onde trabalho, os contratados podem ser "despedidos" amanha.

A sério? se estivesses a ler com atenção o que escrevo sabias que eu também já fui professor contratado, durante 16 anos, e fui "despedido" no dia 1 de setembro de 2012... ooppps!

Já agora, onde tu trabalhas certamente não existem contratados com 16 anos de casa. E quando forem despedidos, seja "amanhã" ou noutro dia, a entidade patornal tem de lhe pagar uma indemnização, algo que aos professores contratados não se paga!

Ou seja, o estado consegue ser pior empregador que alguns dos piores do privado. E eu pergunto se o estado não deveria ser um exemplo para todos, ou seja, será aceitável que por haver abusos no privado o estado, possa ou deva, fazer o mesmo?! O pior é que em alguns casos, como o que referi, faz pior que muitos privados, faz aquilo que os privados não podem fazer...

Obviamente que não é a todos que o estado pode fazer isso, mas custa-me a ver este espírito tuga de inveja do bem estar do outro, prefere que nivele por baixo, se eu estou mal é melhor que os outros também fiquem mal... é esta a máxima de muita gente!

Pois eu penso o contrário, mesmo estando mal não quero o mal dos outros, quero que os direitos dos trabalhadores sejam defendidos... defendo o corte nas despesas, mas não fico contente por alguns perderem o emprego, por outros ficarem com o salário reduzido, não os vejo como parasitas, são vítimas, como muitos outros, do privado!

Aqui o maximo que conheço sao 9 anos. Eu gostaria que isto fosse bom para todos, mas quando é o estado que está falido ( e sou eu com os meus impostos / IRS que ando a suportar isso) e os professores não querem trabalhar legalmente tanto como eu, BOM, estamos mal!!
Ainda para piorar, eu tenho 31 anos e sou do tempo onde: o meu director de turma leccionava 4 horas semana, o de portugues chegava alcoolizdo á aula das 14h, o de ed. fisica, dava uma bola e siga, o de EVT, dscp mas era brincadeira, senao me engano cheguei a fumar á janela. Quimica sou pessimo porque a prof. deve ter faltado uns 3 meses. Depois todos tinham tempo para passar as tardes a dar explicações ou trabalhar em ginasios, etc. Enfim, o que passa, quem estudou é que ser professor era uma balburdia. O tempo sobrava e a vida era boa, com 2 meses de ferias ano. Alias, eu vivo por tras de uma escola primaria e, todos os dias saio as 8h15 de casa, mas desde 2ª feira que a escola ta fechada a essa hora. Depois digo-te quando voltar a estar aberta antes de eu sair de casa! (deve ser la para setembro!) ;)
E já agora, relativamente é suposta "inveja" pergunto-te: que achas dos politicos que acumulam cargos e funções? 1 salario de ser deputado, outro de ser presidente do metro do porto, outro de mais 1 fundação qualquer...? Gostas? Achas mal? Se sim entao és invejoso...queres nivelar por baixo... :roll:

por artista_ » 20/6/2013 13:41

artista Escreveu:

por migluso » 19/6/2013 22:27

mais_um Escreveu:
Amigos como dantes,

Um abraço

Claro que sim mais_um.

Imagina que estamos num país sob assistência financeira. Tu és governo e eu oposição. Os credores exigem um acordo amplo. Tenho a certeza que chegaríamos a acordo.

:wink:

Um abraço

PS - A não ser que exigisses que constasse do acordo uma condecoração ao Sócrates... :wink: :lol:

EDIT - corrigir erro ortográfico obsceno... :)
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por altrio » 19/6/2013 21:29

Claro que o interesse do Governo não é o de proteger os alunos, nem nunca foi.

O Pacheco Pereira analisa bem a questão:

Pacheco Pereira Escreveu:O que está em causa para o Governo na greve dos professores é mostrar ao conjunto dos funcionários públicos, e por extensão a todos os portugueses que ainda têm trabalho, que não vale a pena resistir às medidas de corte de salários, aumentos de horários e despedimentos colectivos, sem direitos nem justificações, a aplicar a esses trabalhadores. É um conflito de poder, que nada tem a ver com a preocupação pelos alunos ou as suas famílias.

Texto completo em:
http://abrupto.blogspot.pt/2013/06/a-gr ... ara-o.html
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por majomo » 19/6/2013 19:22

Caiu a máscara...

Exames de Matemática do 6.º e 9.º ano antecipados para dia 26

As provas de Matemática do 6.º ano e do 9.º ano, que estavam marcadas para 27 de Junho (quinta-feira), dia de greve geral, foram antecipadas para dia 26 (quarta-feira), anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

O MEC justifica a antecipação das provas, que se realizam no mesmo horário que estava previsto para o dia 27, com “o prejuízo que a greve geral (…) poderia acarretar”.

“O Ministério responde, assim, ao apelo dos pais e encarregados de educação, e, mais uma vez, toma a decisão que mais protege os alunos, que poderiam ser prejudicados quer pela impossibilidade de chegarem a horas em função dos transportes, quer pela ausência de professores e funcionários”, pode ler-se no comunicado.

Representantes das associações de pais e das de directores de escolas têm vindo a reclamar a alteração da data, por preverem uma situação ainda mais complicada do que a que se verificou na segunda-feira, dia em que o arranque dos exames nacionais coincidiu com a greve dos professores de Português.

Isto foi antes do exame de português...

Pais apelam ao ministro da Educação para adiar exames

Crato vai recorrer e recusa-se a adiar exames

Vergonha!!!

Estes governantes é que são bons...
Espero que os que defendiam o não adiamento de exames, se pronunciem. :wall:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por altrio » 19/6/2013 18:51

pvg80713 Escreveu:a minha opinião é que o Sindicato dos Profs tem um comuna à frente, capaz de lixar os próprios profs se isso tiver interesse para o PC.

ou seja é um corrupto........ partidário.

edit 1 :

neste caso até os professores concordam... por isso fantástico, junta-se o util ao agradavel.

De facto, o Mário Nogueira é do PCP, mas parece-me que os professores abrangem todo o espectro partidário. A greve da passada segunda-feira e a que continua a decorrer, com a adesão massiva dos professores, torna-a assim não partidária.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por pvg80713 » 19/6/2013 17:55

a minha opinião é que o Sindicato dos Profs tem um comuna à frente, capaz de lixar os próprios profs se isso tiver interesse para o PC.

ou seja é um corrupto........ partidário.

edit 1 :

neste caso até os professores concordam... por isso fantástico, junta-se o util ao agradavel.

Registado: 19/4/2005 11:11

por rmachado » 19/6/2013 17:50

Eu não ligo uns aos outros, mas o que estás a referir parece quase como a malta do futebol.

Só fazem alarido quando sentem a equipa a ganhar. (neste caso será a perder).

Ora isso é que está mal e mais reforça a minha ideia que na prática os sindicatos parecem servir para pouco...

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 19/6/2013 17:15

rmachado Escreveu:
artista Escreveu:...
Já ninguém respondeu ao texto do MST porque já todos deram a sua opinião em relação a isso... a minha, embora já não seja professor, nem tenha aspirações a voltar a ser nos próximos anos, em termos genéricos, é que um greve deste género só peca por tardia. ...

Exacto, ou seja quando foram impostas algumas das coisas que referes, os sindicatos e não só deviam ter logo partido para greves de zelo. Ou seja não ter permitido que isso acontecesse e sobretudo colocar a opinião pública a seu favor.

Isto não é bem para ti mas aproveito a tua mensagem para deixar aqui uma reflexão!

Há um coisa que ainda estou para perceber, porque é que toda a gente fala dos sindicatos como se eles fossem independentes dos professores? Ou seja, acreditam que os sindicatos fazem algo sem saber se os professores se vão mobilizar para esse algo?! É óbvio que não. Neste caso os sindicatos sabiam que os professores já estão dispostos a tudo e avançaram com esta greve, noutros casos não avançaram porque poucos adeririam... antes de tomarem alguma decisão destas os sindicatos fazem uma "sondagem" pelas escolas e, de acordo com as informações que tiveram avançam com as formas de luta que se mostram adequadas...

Apesar do discurso politico partidário de alguns lideres sindicais, também não percebo como é que há pessoas que ligam os professores a algum partido, quando o contrário é bem mais verdade... mas isso já eu aqui escrevi!

por artista_ » 19/6/2013 16:57

Texano Bill Escreveu:Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores

Um grupo de deputados do PSD (os oito da JSD) quer saber qual o valor transferido do Estado em 2012 para os sindicatos do sector da educação e quanto está previsto para o próximo ano.

"Numa altura em que a greve teve um impacto demasiado grande na vida dos alunos, queremos saber quanto é que custam aos portugueses os sindicatos da Educação. Num momento em que todos os portugueses fazem sacrifícios, temos de reduzir a despesa do Estado, temos de saber quanto é que custam, quanto é que foi transferido para os sindicatos", disse Hugo Soares, líder da JSD, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

O deputado considera a pergunta legitima, já que é também legítimo saber quanto custam ao Estado os representantes do povo na Assembleia da República ou os presidentes de câmara.

http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... es-1597767

Eu também acho legítima a pergunta e também acho legítimo que se cortem os gastos para o mínimo possível... mas só agora é que se lembraram disso?! Estranho!

por Texano Bill » 19/6/2013 16:40

Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores

Um grupo de deputados do PSD (os oito da JSD) quer saber qual o valor transferido do Estado em 2012 para os sindicatos do sector da educação e quanto está previsto para o próximo ano.

"Numa altura em que a greve teve um impacto demasiado grande na vida dos alunos, queremos saber quanto é que custam aos portugueses os sindicatos da Educação. Num momento em que todos os portugueses fazem sacrifícios, temos de reduzir a despesa do Estado, temos de saber quanto é que custam, quanto é que foi transferido para os sindicatos", disse Hugo Soares, líder da JSD, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

O deputado considera a pergunta legitima, já que é também legítimo saber quanto custam ao Estado os representantes do povo na Assembleia da República ou os presidentes de câmara.

http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... es-1597767

Registado: 20/8/2011 12:52

por artista_ » 19/6/2013 15:59

nuuuno Escreveu:ok..por acaso até li... +3 horas e seria worst case. Pior imagino que seja horario completo na cova da moura...!

Não são mais 3 horas, são mais 3 tempos letivos, que significam certamente mais alguns alunos (no meu caso deveriam ser mais 40 a 60), eventualmente mais níveis, mais turmas, mais reuniões, mais uma série de coisas... o problema de muitos raciocínios é que olham para isto das horas letivas como se fossem horas "normais"!

E depois estás a esquecer-te que esse é um cenário que ainda aceito como praticável, mesmo que seja impossível para uma pequena parte. O que eu acho impraticável para uma grande maioria será colocar mais 3/4 tempos letivos em cima desses que significam mais 5/6 para quem for diretor de turma...

nuuuno Escreveu:Continua a parecer que o problema é mesmo maus habitos...alias até gostava de saber como é que: 1-com tanta carga horaria o acesso a explicações, especialmente com aqueles professores que têm fama de serem bons seja possivel!

Não sei tens de lhes perguntar... mas 40 horas de trabalho semanal deixam ainda algum tempo livre que alguns aproveitam de uma forma outros de outra... ou o teu objetivo é que os professores tenham um horário de 40 horas mas trabalhem 50 ou 60?!

Nem todos os professores dão explicações, estás a pegar em alguns exemplos, numa minoria, para sugerir que se aqueles aguentam todos aguentam!

nuuuno Escreveu:De resto, concordo ctg, a qualidade de ensino vai piorar, tal como piorou a qualidade de vida para todos nós. É resultado de termos 1 pais falido.

Pois, a questão é se um país falido não pode fazer mais, sobretudo não pode fazer diferente... há tanta coisa onde não se cortou quase nada, eu pergunto-me se são mais importantes que a educação dos portugueses?!

por rmachado » 19/6/2013 15:12

artista Escreveu:...
Já ninguém respondeu ao texto do MST porque já todos deram a sua opinião em relação a isso... a minha, embora já não seja professor, nem tenha aspirações a voltar a ser nos próximos anos, em termos genéricos, é que um greve deste género só peca por tardia. ...

Exacto, ou seja quando foram impostas algumas das coisas que referes, os sindicatos e não só deviam ter logo partido para greves de zelo. Ou seja não ter permitido que isso acontecesse e sobretudo colocar a opinião pública a seu favor.

A questão da qualidade é sempre difícil de medir e pode variar muito consoante os parâmetros utilizados.
No entanto empiricamente as pessoas percebem que mais alunos na sala não é bom (basta recordarem o seu passado) só para citar um exemplo.
Contudo até se pode dizer que em alguns aspectos a escola progrediu 500%.. basta ver o 1º ciclo em que o miúdos já têm "outras" disciplinas e almoço na escola por exemplo.

Registado: 24/8/2004 10:42

por nuuuuno » 19/6/2013 15:01

artista Escreveu:
nuuuno Escreveu:Parece-me estar tudo dito artista...no teu worst case scenario : 2 direcções de turma, 8 alunos referenciados, relatórios constantes e...certamente trabalhas-te umas 40 horas! :roll:

Mais uma vez tens de ler com mais atenção, caso contrário obrigas-me a vir aqui voltar a esclarecer...

Nesse ano eu só tinha 21 tempos letivos (não ganhava um vencimento por inteiro)! Para ter um horário completo este ano (2012/13) teria de ter mais 3 tempos letivos... e, infelizmente, não é o "worst case scenario", há piores!

ok..por acaso até li... +3 horas e seria worst case. Pior imagino que seja horario completo na cova da moura...! Continua a parecer que o problema é mesmo maus habitos...alias até gostava de saber como é que: 1-com tanta carga horaria o acesso a explicações, especialmente com aqueles professores que têm fama de serem bons seja possivel!
2-conheces o conceito de contratado? Aqui onde trabalho, os contratados podem ser "despedidos" amanha.

De resto, concordo ctg, a qualidade de ensino vai piorar, tal como piorou a qualidade de vida para todos nós. É resultado de termos 1 pais falido.

por artista_ » 19/6/2013 14:49

nuuuno Escreveu:Parece-me estar tudo dito artista...no teu worst case scenario : 2 direcções de turma, 8 alunos referenciados, relatórios constantes e...certamente trabalhas-te umas 40 horas! :roll:

Mais uma vez tens de ler com mais atenção, caso contrário obrigas-me a vir aqui voltar a esclarecer...

Nesse ano eu só tinha 21 tempos letivos (não ganhava um vencimento por inteiro)! Para ter um horário completo este ano (2012/13) teria de ter mais 3 tempos letivos... e, infelizmente, não é o "worst case scenario", há piores!

por artista_ » 19/6/2013 14:44

nuuuno Escreveu:
Óh artista...nao dramatizes. O Crato deixou bem claro que nao vai aumentar o horario lectivo. Julgo que actualmente sao 22 horas correcto (e tenho muitas duvidas que será para todos)? Dizer que 24 horas de aulas semanais é um esforço sobre-humano é 1 exagero. Digo mais, entao que se demitam / rescindam, sei lá! Com gosto muitos que estao no desemprego vao desempenhar essas tarefas!

O Crato deixou isso claro? Onde? Até te digo mais, se não aumentar a carga letiva (neste momento na grande maioria das escolas passou para 24 tempos letivos e não 22) nem retirar os 1,5 tempos para o cargo de Diretor de Turma, até concordo com as alterações, porque pouca gente irá para a "mobilidade especial", ou lá o que eles lhe chamam. E, de qualquer forma, essas pessoas sairão com uma indemnização, e não como sairam todos os contratados!

Tens de ler bem o que eu escrevo e não alterar o contexto. Em relação ao esforço sobre-humano, eu escrevi isso referindo-me a "para alguns". É que tudo depende muito da escola onde um professor está, dos alunos/turmas que tem, dos cargos que lhes são atribuídos e até da própria capacidade da pessoa. E não me refiro às capacidades para ensinar, mas sobretudo às capacidades para lidar com um sobrecarga de trabalho enorme, para conseguir dentro do possível fazer tudo de uma forma mais simplificadas para não ter de se deitar todos os dias às tantas para preparar aulas, corrigir trabalhos de casa, avaliar trabalhos, etc... até te digo mais, com certas turmas, com certos cargos, 22 tempos letivos já exigiam algo de exagerado a alguns professores...

Achas que estamos em tempo de alegremente rescindir um contrato de trabalho?! Nem vale a pena dizer mais nada sobre isto... :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], junas, latbal, lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, trilhos2006 e 199 visitantes