Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa
A seguir, está o gráfico semanal do índice PSI 20 junto com um breve comentário:
A tendência das últimas seis semanas tem sido descendente. Esta tendência acelerou-se na última semana, quando quebrou o suporte da média móvel de 40 semanas e o suporte do mínimo anterior.
O consenso dos 12 indicadores técnicos que uso está no sinal de venda, sugerindo a continuação desta tendência.
Tendo isto em mente, vou provavelmente continuar a manter e possivelmente aumentar o posicionamento na descida no “inverse” etf BX4, e vou também encerrar uma parte ou a totalidade das posições longas. Mas isso depende muito do que o mercado vai fazer nas próximas semanas.
A evolução do índice PSI 20 vai depender da evolução dos mercados nos EUA. Esta semana que passou, o índice S&P 500 desceu 2,11%, enquanto que o índice PSI 20 desceu 5,51%.
A tendência das últimas seis semanas tem sido descendente. Esta tendência acelerou-se na última semana, quando quebrou o suporte da média móvel de 40 semanas e o suporte do mínimo anterior.
O consenso dos 12 indicadores técnicos que uso está no sinal de venda, sugerindo a continuação desta tendência.
Tendo isto em mente, vou provavelmente continuar a manter e possivelmente aumentar o posicionamento na descida no “inverse” etf BX4, e vou também encerrar uma parte ou a totalidade das posições longas. Mas isso depende muito do que o mercado vai fazer nas próximas semanas.
A evolução do índice PSI 20 vai depender da evolução dos mercados nos EUA. Esta semana que passou, o índice S&P 500 desceu 2,11%, enquanto que o índice PSI 20 desceu 5,51%.
- Anexos
-
- PSI 20.PNG (40.2 KiB) Visualizado 4607 vezes
- Registado: 27/5/2010 18:17
Durante o fim de semana, vou analisar melhor a bolsa portuguesa.
Em relação à carteira, a única coisa positiva que consigo tirar do resultado é que está a desvalorizar menos do que o índice PSI 20.
A seguir, está a carteira:
Em relação à carteira, a única coisa positiva que consigo tirar do resultado é que está a desvalorizar menos do que o índice PSI 20.
- Anexos
-
- carteira pt.PNG (44.3 KiB) Visualizado 4750 vezes
latrinaxxl Escreveu:Joao-D Escreveu:latrinaxxl Escreveu:O CAC agora está na bolsa portuguesa?![]()
É só para me meter contigo
Não tem problema. No entanto, é já a segunda vez que compro o BX4 e avisei no inicio do tópico que iria eventualmente comprar.Joao-D Escreveu:A carteira investe em empresas, fundos de índice negociados em bolsa (ETFs), ETFs alavancados listados nas bolsas de valores de Portugal, e como não há ainda para a bolsa portuguesa inverse ETFs, poderei eventualmente vir a negociar o inverse ETF alavancado 2x Lyxor ETF XBear CAC 40 (símbolo: BX4) do índice francês CAC 40.
É o que dá ler as coisas na diagonal, sempre com pressa.![]()
Os sinais dizem uma coisa, mas a parte emocional ainda domina mais que a racional, salvo os gurus
Gurus? Se conhecesses o resultado dos "Gurus" em bolsa tenho a certeza que ficavas muito desiludido. Os “Gurus” nunca falam dos seus erros, são vendedores de sonhos, mas eles erram e bastante.
The secret to being a stock market guru isn’t to be correct but to make very loud and frequent predictions. As soon as the market moves in your direction you proclaim victory. The key is to make sure that no one ever can precisely nail down your original entry points. – James “Rev Shark” De Porre
Joao-D Escreveu:latrinaxxl Escreveu:O CAC agora está na bolsa portuguesa?![]()
Não tem problema. No entanto, é já a segunda vez que compro o BX4 e avisei no inicio do tópico que iria eventualmente comprar.Joao-D Escreveu:A carteira investe em empresas, fundos de índice negociados em bolsa (ETFs), ETFs alavancados listados nas bolsas de valores de Portugal, e como não há ainda para a bolsa portuguesa inverse ETFs, poderei eventualmente vir a negociar o inverse ETF alavancado 2x Lyxor ETF XBear CAC 40 (símbolo: BX4) do índice francês CAC 40.
É o que dá ler as coisas na diagonal, sempre com pressa.

Os sinais dizem uma coisa, mas a parte emocional ainda domina mais que a racional, salvo os gurus

No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Cometi um erro ao comprar ontem. O PSI 20 estava a subir há 3 dias e não consegui evitar não comprar mais, apesar do consenso dos indicadores técnicos que utilizo estar no sinal de venda.
- Anexos
-
- carteira pt.PNG (44 KiB) Visualizado 3795 vezes
latrinaxxl Escreveu:O CAC agora está na bolsa portuguesa?![]()
Não tem problema. No entanto, é já a segunda vez que compro o BX4 e avisei no inicio do tópico que iria eventualmente comprar.
Joao-D Escreveu:A carteira investe em empresas, fundos de índice negociados em bolsa (ETFs), ETFs alavancados listados nas bolsas de valores de Portugal, e como não há ainda para a bolsa portuguesa inverse ETFs, poderei eventualmente vir a negociar o inverse ETF alavancado 2x Lyxor ETF XBear CAC 40 (símbolo: BX4) do índice francês CAC 40.
A seguir, está o gráfico do PSI 20 junto com um breve comentário.
A tendência diária é para cima, tem o padrão de máximos e mínimos mais altos, desde 14 de Junho de 2012.
O consenso de indicadores técnicos traçados no topo do meu gráfico está no sinal de compra.
No entanto, para além dos indicadores técnicos usuais traçados na parte superior dos meus gráficos, uso também outros indicadores técnicos para obter consenso sobre a direção que está a ser seguida pelo mercado, e neste momento, o consenso dos indicadores técnicos ainda está no sinal de venda, mas mesmo assim vou comprar um pouco mais.
A tendência diária é para cima, tem o padrão de máximos e mínimos mais altos, desde 14 de Junho de 2012.
O consenso de indicadores técnicos traçados no topo do meu gráfico está no sinal de compra.
No entanto, para além dos indicadores técnicos usuais traçados na parte superior dos meus gráficos, uso também outros indicadores técnicos para obter consenso sobre a direção que está a ser seguida pelo mercado, e neste momento, o consenso dos indicadores técnicos ainda está no sinal de venda, mas mesmo assim vou comprar um pouco mais.
- Anexos
-
- PSI20.PNG (44.07 KiB) Visualizado 4122 vezes
Tenho estado hesitante em comprar, mas agora decidi comprar. Vou usar pouco dinheiro. Se a bolsa subir, então depois aumento a exposição.
Sexta-feira, 14 de Junho, faz um ano que começou o bull market da bolsa portuguesa. O bull market continua intato enquanto o índice PSI 20 estiver acima da linha vermelha. O índice está próximo da média móvel exponencial de 200 dias, que tem sido uma zona de suporte.
O meu palpite sobre o que está a acontecer é que o índice está a consolidar, a criar base para voltar a subir. A meu ver, é mais provável não descer inferior à linha vermelha do que descer inferior à linha vermelha.
Sexta-feira, 14 de Junho, faz um ano que começou o bull market da bolsa portuguesa. O bull market continua intato enquanto o índice PSI 20 estiver acima da linha vermelha. O índice está próximo da média móvel exponencial de 200 dias, que tem sido uma zona de suporte.
O meu palpite sobre o que está a acontecer é que o índice está a consolidar, a criar base para voltar a subir. A meu ver, é mais provável não descer inferior à linha vermelha do que descer inferior à linha vermelha.
- Anexos
-
- PSI 20.PNG (43.63 KiB) Visualizado 4430 vezes
-
- ideias pt.PNG (14.49 KiB) Visualizado 4434 vezes
Rick Lusitano Escreveu:Joao-D, já pensastes em "apostar" também noutros universos, sem ser Portugal ou os EUA?
O que pensas destes possíveis trades de curto prazo? Ambos são ETFs a shortar, um sobre o Ouro e o outro, sobre o YEN mas com 2x alavancagem:
DGZ - DB Gold Short ETN Profile (YTD: +19.98%)
YCS - UltraShort Yen Profile (YTD: +22.55%
Olá Rick Lusitano, na carteira de timing de mercado para as bolsas dos E.U.A. negoceio títulos listados nas bolsas de valores dos E.U.A. (em dólares), esses que referes, estão também listados nas bolsas dos E.U.A., então posso os negociar nessa carteira.
Em relação aos títulos, talvez possam ir para cima no curto prazo, mas não estou tentado a os negociar neste momento, porque os preços deles têm tido uma evolução irregular nas últimas semanas, e tenho receio que possam estar próximo de um topo. De qualquer modo, obrigado pela tua sugestão.
Joao-D, já pensastes em "apostar" também noutros universos, sem ser Portugal ou os EUA?
O que pensas destes possíveis trades de curto prazo? Ambos são ETFs a shortar, um sobre o Ouro e o outro, sobre o YEN mas com 2x alavancagem:
DGZ Tracks This Index: Deutsche Bank Liquid Commodity Index-Optimum Yield Gold (-100%)
Description: The index is designed to reflect the performance of certain gold futures contracts plus the returns from investing in 3 month United States Treasury Bills.
Inverse: Yes
Asset Class: Commodity
Commodity Type: Precious Metals
Commodity: Gold
Commodity Exposure: Futures-Based
YCS - UltraShort Yen Profile (YTD: +22.55%)
YCS Tracks This Index: Japanese Yen (-200%)
Description: ProShares UltraShort Yen seeks daily investment results, before fees and expenses, that correspond to twice (200%) the inverse (opposite) of the U.S. Dollar price of the Yen.
Leveraged: 2x
Asset Class: Currency
Currency: JPY (Japanese Yen)
Fonte: ETF Database
DGZ Tracks This Index: Deutsche Bank Liquid Commodity Index-Optimum Yield Gold (-100%)
Description: The index is designed to reflect the performance of certain gold futures contracts plus the returns from investing in 3 month United States Treasury Bills.
Asset Class: Commodity
Commodity Type: Precious Metals
Commodity: Gold
Commodity Exposure: Futures-Based
YCS - UltraShort Yen Profile (YTD: +22.55%)
YCS Tracks This Index: Japanese Yen (-200%)
Description: ProShares UltraShort Yen seeks daily investment results, before fees and expenses, that correspond to twice (200%) the inverse (opposite) of the U.S. Dollar price of the Yen.
Leveraged: 2x
Asset Class: Currency
Currency: JPY (Japanese Yen)
Fonte: ETF Database
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, sempreamesma, Sinedrio, trend=friend, trilhos2006 e 208 visitantes