Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 18/6/2013 7:22

depois de uma troca de várias mp com 2 membros bastante activos deste fórum, permitam-me reformular um pouco a minha posição.

a minha filha fez exame, e na escola dela tudo correu bem. a opinião da miuda (vai fazer 18), imensas pessoas fizeram greve, mas ve-se logo quem são os professores que se preocupam connosco ou não. os que sim, vieram fazer o exame.

a minha ideia que os professores ganham, muito, so trabalham 20 horas no total e no máximo, vou alterar... não estou realmente por dentro e admito que muita coisa possa ter mudado.
Eu pessoalmente quando fiz 12º, o que me lembro é que o sumário eram sempre : continuação da aula anterior.

as explicações, mantenho só uma parte. Só realmente os prof de matemática, Português e depois pouco mais fazem muito dinheiro.... mantenho o sem impostos.

a questão de fazerem andar os professores com a casa as costas, todos os anos, é desumana. Comecei a ouvir falar dela faz muitos anos e parece que agora é quase norma...

mas são só uma classe, e as regras são para todos !

e realmente o cancro, está nas Universidades,Institutos, e talvez não só nos profs, mas agora nos "Investigadores"...

Registado: 19/4/2005 11:11

por JMHP » 18/6/2013 2:55

elreidom Escreveu:Mas alguém liga aos comentários sem pés nem cabeça do sousa tavares?

Depende dos dias e de quem o ouve...... Umas vezes dá jeito, outras nem por isso.

Não vou criticar o MST porque por diversas vezes estou em desacordo com as suas opiniões e comentários nomeadamente quanto á forma, embora hoje não seja o caso quanto ao tema, mas sobretudo num ponto em que o MST esteve brilhante quando lembra que no dia da greve foram os alunos do tão elogiado ensino publico que foram prejudicados ao contrario dos alunos do terrível ensino privado que não tiveram qualquer problema.

Se a intenção era defender o ensino publico, é evidente que o resultado ficou bem longe do objetivo e com uma clara reprovação da opinião publica.

Registado: 19/5/2009 18:26

por JMHP » 18/6/2013 2:52

HJOR Escreveu:Por regra não opino sobre algo que desconheço e que não posso fundamentar. Por isso, nunca critiquei nenhuma classe que luta e defende os seus direitos de forma cívica, por mais transtorno que possa causar.
Não retomo este tópico para opinar/criticar, os que anteriormente rotulei de "treinadores de bancada", mas para pedir, a todos, as minhas desculpas e informar que, de acordo com a minha experiência, conhecimento profundo da realidade em causa e de consciência tranquila, fiz greve.
Fiz greve porque acho que devo defender os meus direitos e os direitos da minha classe contra a destruição da escola pública.

Eu entendo que queiras defender o teu direito e da tua classe, assim como deves entender a defesa dos interesses de outros portugueses contrários aos teus... Afinal não vivemos numa democracia?!

Portanto aquilo que tu consideras importante para ti é tão valido quanto outros pensam o contrario de acordo com os seus interesses.

Por mim podem fazer as greves que quiserem e lutar pelos direitos que bem entendam, desde que estejam dispostos a pagar para isso e limitem-se aos recursos disponíveis, pois só assim poderão demonstrar que respeitam a liberdade dos outros portugueses.

Estamos TODOS juntos no mesmo barco afundar-se...

Registado: 19/5/2009 18:26

por majomo » 18/6/2013 1:41

Vejam este vídeo que retrata o grande exemplo de quase todas as escolas privadas que certos iluminados defendem como sendo o modelo ideal

<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FsHC8MniVXg?version=3&hl=pt_PT&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FsHC8MniVXg?version=3&hl=pt_PT&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Não acham que assim é fácil ter lucros. Recebem dinheiro dos nossos impostos e ao mesmo tempo desprezam todos os direitos laborais.
É por este motivo que muitas escolas privadas dizem que é mais barato o privado que o público.

O governo manteve o mesmo financiamento a escolas privadas, financiamento totalmente injustificado!!!
E por medidas meramente economicistas enviou milhares de professores do público para o desemprego!!!

Percebem porque é que não há greve nos privados.
Não é porque estão satisfeitos, bem pelo contrário, estão a ser esmagados, o facto é que não têm direito a greve.

Sejam sérios e digam se é este o ensino privado que defendem... e se é este o modelo a aplicar no ensino público.

Porque a greve de hoje foi uma luta dos professores pela qualidade da escola pública e pela dignidade da classe docente.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por HJOR » 18/6/2013 1:41

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por HJOR » 18/6/2013 1:01

Por regra não opino sobre algo que desconheço e que não posso fundamentar. Por isso, nunca critiquei nenhuma classe que luta e defende os seus direitos de forma cívica, por mais transtorno que possa causar.
Não retomo este tópico para opinar/criticar, os que anteriormente rotulei de "treinadores de bancada", mas para pedir, a todos, as minhas desculpas e informar que, de acordo com a minha experiência, conhecimento profundo da realidade em causa e de consciência tranquila, fiz greve.
Fiz greve porque acho que devo defender os meus direitos e os direitos da minha classe contra a destruição da escola pública.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por DorfmeisterZ » 18/6/2013 0:42

os meus 2 cêntimos.

Por mim façam greve até cairem para o lado, em dias de exame, em dias de sol, a 13 de maio, em dias de pontes, 15 dias seguidos quando o mundial for no oriente.

Mas por favor poupem nos aos choradinhos e dilemas de classe de professores, estivadores, homens do lixo, malta da carris, da CP, pilotos da TAP e afins.

Registado: 21/5/2008 16:09

por Heisenberg » 17/6/2013 23:51

artista Escreveu:
AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Estas mudanças todas, embora impostas, foram já aceites, e tu dizes que não aceitam nada?! Só podes estar a brincar...

Diz-me uma dessas medidas que enumeraste que os professores não tenham contestado e que tenham elogiado.
Deve ser é difícil encontrar uma mudança desde o 25 de Abril, que um ministro da educação tenha feito sem receber um coro de assobios e é por isso que já ninguém leva a sério as contestações dos professores. Andam nisso há décadas.

Conheces alguém que lhe retirem alguma coisa e que diga que sim?! Isso prova o quê?! Não prova nada...

O que tu estás a sugerir é que parece que o contrário é que é válido. Quem reclamar de tudo o que lhe retiram é porque não aceita nada, portanto podemos retirar-lhes tudo! :roll:

Ainda assim, parece-me que muitas alterações, embora contestadas, foram aceites com alguma naturalidade... eu sinceramente não percebo é o que é que o povo português quer? Professores à beira da escravidão? É isso que querem para a escola pública em Portugal?!

Atenção que o meu interesse aqui não é pessoal, como já disse, neste momento não faço qualquer intenção de ser professor...

O pessoal anda distraído. Eu terminei o secundário em 1995 e não apanhei a primeira das grandes reformas recentes (a do Roberto Carneiro) por um ano. Na minha opinião, as coisas começaram a descambar aí, e a partir daí foram-se sucedendo reformas, reformulações, novos programas, novas disciplinas, alterações atrás de alterações ano após ano que só trouxeram confusão e uma geração muito mais mal preparada, quer para o ensino superior quer para a vida. Aliás, se não ficaram muito pior foi porque tiveram a sorte de apanhar uma era de grandes evoluções tecnológicas (internet antes de tudo e a democratização do acesso aos computadores) que agilizaram naturalmente as mentalidades para algumas coisas. A tabuada é que lá ficou pelo caminho...

Isto para dizer que só andando muito distraído se pode afirmar que os professores contestaram todas as inúmeras alterações impostas pelos sucessivos ministros ao sistema educativo, cada um dominado pelas suas correntes preferidas do tal "eduquês" totalitário que este ministro tanto criticava, quando não empenhados em fazer alguns favores a editoras de livros escolares.

Portanto, é errado dizer que os professores contestaram todas as medidas dos ministérios da educação. Pena é que não tenham criticado mais.

Pena é que os professores dos anos 80 tenham sido pouco veementes nas críticas (se é que houve alguma, não tinha idade para estar atento) aos novos paradigmas na formação de professores pelas ESEs. Porque é aqui que nasce uma geração de maus professores - não serão todos, mas são muitos porque o sistema é uma rede muito larga - que mancha definitivamente a imagem de toda a classe. (Só para ilustrar este ponto: é para mim impensável associar os professores que tive a pessoas que dão erros de português ou que dominam pouco mais do que a matéria que estão a leccionar. Isto passou a ser possível com as fornadas das ESEs, e hoje é normal ver professores primários a ensinar erros às crianças, por exemplo, gente que nunca leu um livro.)

Outro exemplo (este não agradará ao Artista): os professores foram talvez a classe mais amorfa na aceitação da aberração científica que é o acordo ortográfico, quando era a classe com mais obrigação e meios para a boicotar, a par das universidades. Não o fizeram, nem sequer se lhes ouviu um pio.

Já atrás defendi a posição actual dos professores. Gosto de ver as pessoas a falarem alto e dizerem o que julgam deve ser feito. Ao contrário da crítica aqui deixada, os professores não têm contestado tudo, têm contestado pouco. Contestassem mais, quando para isso há razões, e provavelmente conquistariam maior respeito da população e dos governos.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Enclavado » 17/6/2013 23:16

Este comentador ou PAINELEIRO é engraçado!

Além de ter sido acusado de plágio, tornar-se irracional quando fala de desporto e ser contra a lei que proíbe o tabaco em restaurantes (afirma que os bebés a chorar incomodam muito mais do que o fumo dos cigarros, daí os pais só terem levado a um restaurante aos 8 anos).

Talvez seja fruto de uma infância numa família de acolhimento perto de Vila Real. Recalcamentos por os pais o terem mandado para casa de amigos (nem parentes eram), para lá ser criado???

Sobre a opinião dele, não critico, pois se tivesse um aspecto como o dele (arraçado entre o Buldog e o Boxer), às tantas também me tornaria irascível.

No fundo, acho que tenta ser o Dr House da TV portuguesa, embora lhe falte o charme, os dotes musicais e sobretudo... a inteligência.

Registado: 9/8/2011 22:41

por Heisenberg » 17/6/2013 23:12

Mas alguém liga aos comentários sem pés nem cabeça do sousa tavares?

Registado: 2/9/2011 12:01

por Automech » 17/6/2013 22:49

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/IMqjau0yN7I" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por AikyFriu » 17/6/2013 22:01

V1rotate Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Não é bem a mesma coisa. Eu também vou no meu carro para o meu trabalho (a escola) depois vou no meu carro para as empresas onde os alunos estão, depois volto para a escola. Isso, em todas as empresas que conheço, nomeadamente, as escolas privadas, dá direito a ajudas de custo. Verão, para mim é desde que as aulas acabam, se quizeres 10 de Junho.

Penso que deves saber o que é um boletim de itinerário e para que serve ;)

=> http://www.di.uminho.pt/secretaria/pict ... erario.pdf

O normal é haver uma equipa de professores designada pela Direção para formar as turmas de 2º Ciclo, uma equipa para as turmas de 3º Ciclo, ...

Os horários normalmente são elaborados pelo órgão de gestão e utilizam um software próprio para o efeito que ajuda muitíssimo.

Mas Parabéns!! Graças a ti os restantes colegas têm um verão descansado, fazes tudo ou quase...

Não há dinheiro, por isso não vale a pena fazer o boletim interario. Se não me engano. no tempo do QREN pagavam a 18 centimos o quilómetro, mas agora nem por isso.

A minha escola é apenas secundária.
Não disse que não havia equipas para as turmas. Acontece que no secundário há muitas opções e as turmas têm que ser feitas de modo a permitirem horário, por isso tenho que supervisionar. Por outro lado não é raro as escolas básica mandarem as matriculas para a secundária tarde, o que me obriga a ter que ser eu a fazer algum trabalho.

Desde 1988 que faço horários nas escolas onde passo (e não só), quer esteja na Gestão ou não. Desde há cerca de 15 anos que uso software especifico, mas o secundário tem demasiadas opções para que, da geração automática, saia algo que me agrade. Por isso quem pensa sou eu e não o computador (os alunos e os professores agradecem).
De qualque modo o preenchimento dos dados representa uma grande parte do tempo dispendido.

Mas ainda sobra muito trabalho para os meus colegas, desde aulas a acabar em julho, até exames de escola, correção de exames nacionais, etc, por isso não tenhas "inveja".
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por mais_um » 17/6/2013 21:59

pvg80713 Escreveu:http://expresso.sapo.pt/sousa-tavares-houve-um-abuso-do-direito-a-greve=f814523#ixzz2WVUZUMOR

A tua filha fez exame?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 17/6/2013 21:58

AutoMech Escreveu:Os 70% de alunos que fizeram greve deve incluir 100% dos privados. Será, então, que % na escola pública ?

Os alunos fizeram greve?!?!?! :? :?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 17/6/2013 21:56

PMACS Escreveu:Segundo consta o governo sugeriu a mudança das datas do exames, o sindicato é que não se quis comprometer!

Ministro diz que estava disposto a mudar datas de exames

Poiares Maduro acusa sindicatos de professores de falta de compromisso

então vamos ter greve dia 2, certo?

por pvg80713 » 17/6/2013 21:42

Registado: 19/4/2005 11:11

por majomo » 17/6/2013 21:27

PMACS Escreveu:Segundo consta o governo sugeriu a mudança das datas do exames, o sindicato é que não se quis comprometer!

Sê menos parcial e lê as notícias para os dois lados...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por V1rotate » 17/6/2013 21:24

AikyFriu Escreveu:Não é bem a mesma coisa. Eu também vou no meu carro para o meu trabalho (a escola) depois vou no meu carro para as empresas onde os alunos estão, depois volto para a escola. Isso, em todas as empresas que conheço, nomeadamente, as escolas privadas, dá direito a ajudas de custo. Verão, para mim é desde que as aulas acabam, se quizeres 10 de Junho.

Penso que deves saber o que é um boletim de itinerário e para que serve ;)

=> http://www.di.uminho.pt/secretaria/pict ... erario.pdf

O normal é haver uma equipa de professores designada pela Direção para formar as turmas de 2º Ciclo, uma equipa para as turmas de 3º Ciclo, ...

Os horários normalmente são elaborados pelo órgão de gestão e utilizam um software próprio para o efeito que ajuda muitíssimo.

Mas Parabéns!! Graças a ti os restantes colegas têm um verão descansado, fazes tudo ou quase...

Registado: 28/8/2007 12:29

por moppie85 » 17/6/2013 20:22

artista Escreveu:
migluso Escreveu:Que estatística diz que somos os piores em investimento na educação?

Aqui não diz isso.

Até somos quase líderes num certo dado... (o último, na pág. 11) http://www.oecd.org/education/CN%20-%20Portugal.pdf

Onde é que estás a ver isso? Eu vejo 5,9% quando a média da OCDE é 6,2%... e estamos a falar de 2012, em 2013 houve cortes significativos! Ainda assim não sei se esses dados estão corretos, no Pordata podemos ver algo de muito diferente, 4%:

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas ... do+PIB-867

Em 2013 parece que estamos já ao nível da Indonésia:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ne-1591503

os 5,9% que eu saiba são relativos a 2009 (pelo menos nas estatisticas que encontrei)

http://data.worldbank.org/indicator/SE.XPD.TOTL.GD.ZS

Quanto à minha opinião, apoio totalmente a greve dos professores, tal como o Tribunal Arbitral apoiou.

Registado: 15/4/2008 14:12

por artista_ » 17/6/2013 19:02

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Estas mudanças todas, embora impostas, foram já aceites, e tu dizes que não aceitam nada?! Só podes estar a brincar...

Diz-me uma dessas medidas que enumeraste que os professores não tenham contestado e que tenham elogiado.
Deve ser é difícil encontrar uma mudança desde o 25 de Abril, que um ministro da educação tenha feito sem receber um coro de assobios e é por isso que já ninguém leva a sério as contestações dos professores. Andam nisso há décadas.

Conheces alguém que lhe retirem alguma coisa e que diga que sim?! Isso prova o quê?! Não prova nada...

O que tu estás a sugerir é que parece que o contrário é que é válido. Quem reclamar de tudo o que lhe retiram é porque não aceita nada, portanto podemos retirar-lhes tudo! :roll:

Ainda assim, parece-me que muitas alterações, embora contestadas, foram aceites com alguma naturalidade... eu sinceramente não percebo é o que é que o povo português quer? Professores à beira da escravidão? É isso que querem para a escola pública em Portugal?!

Atenção que o meu interesse aqui não é pessoal, como já disse, neste momento não faço qualquer intenção de ser professor...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 17/6/2013 18:55

migluso Escreveu:Que estatística diz que somos os piores em investimento na educação?

Aqui não diz isso.

Até somos quase líderes num certo dado... (o último, na pág. 11) http://www.oecd.org/education/CN%20-%20Portugal.pdf

Onde é que estás a ver isso? Eu vejo 5,9% quando a média da OCDE é 6,2%... e estamos a falar de 2012, em 2013 houve cortes significativos! Ainda assim não sei se esses dados estão corretos, no Pordata podemos ver algo de muito diferente, 4%:

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas ... do+PIB-867

Em 2013 parece que estamos já ao nível da Indonésia:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ne-1591503
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por PMACS » 17/6/2013 18:51

Segundo consta o governo sugeriu a mudança das datas do exames, o sindicato é que não se quis comprometer!

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por rjac » 17/6/2013 18:51

altrio Escreveu:Esta greve foi uma grande lição de democracia que os professores transmitiram aos seus alunos.

Não venho aqui discutir se têm razão ou não. Cada profissão tem as suas especificidades e até podem ter toda a razão do mundo... escolheram foi a pior altura para marcar uma posição.

Não sou professor nem sou pai, e a verdade é que provavelmente nem escreveria estas linhas se estivessemos em período de aulas, mas da minha parte, só serviu para perderem a razão toda.

Lembro-me bem de ter feito os exames do 12º ano e lembro-me de estar bem consciente da sua importância. Haveria de ter admirado muito um professor que me aprontasse uma dessas nesta altura.

Para mim, foi a maior falta de respeito e um exemplo lamentável. Mostrou apenas uma classe que não olha a meios para atingir os seus próprios fins.

Para muitos, esta é só a altura mais importante para quem quer prosseguir com os estudos e o que é que os professores se lembram?! Vamos criar aqui uma confusão dos diabos e stressar as crianças ainda mais! Sim, porque elas é que têm a culpa disto tudo.

Já dizia o outro: tenho o gato a estragar-me os sofás todos. Vou dar umas pauladas no meu cão para ver se o gajo aprende e deixa de lá ir afiar as garras.
Cpts,
rjac

Registado: 29/7/2008 7:57

por Automech » 17/6/2013 18:44

Os 70% de alunos que fizeram greve deve incluir 100% dos privados. Será, então, que % na escola pública ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 17/6/2013 18:35

rmachado Escreveu:
mais_um Escreveu:Confesso que fiquei um pouco surpreendido com o impacto da greve, pensei que o nº de alunos a não fazerem o exame fosse residual.

Foi claramente um erro o Crato não ter alterado a data do exame.

Resumindo, um braço de ferro entre o governo e os professores, ganho pelos professores e em que as vitimas foram os alunos.

Mas não acredito que traga alterações significativas à politica do governo.

Foi portanto um "erro crato" do Ministro a não mudança de data do exame?

Do meu ponto de vista sim, ele "pagou" para ver e perdeu.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crosses, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 368 visitantes