Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 14/6/2013 16:40

artista Escreveu:No caso da educação tenho muitas dúvidas em perceber como é que o privado funcionará nas zonas sociais mais problemáticas...

Quando há catástrofes, não faltam privados voluntários a acorrer. Enfermeiros, médicos, bombeiros, professores, engenheiros, padres, etc...
No Iraque, não faltam empresas de segurança (ou mercenários, como preferirem) a prestar serviços.

Haja mercado, hajam oportunidades, e não faltarão pessoas disponíveis para trabalhar nas condições mais adversas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por MarcoAntonio » 14/6/2013 16:35

AutoMech Escreveu:
Eu extremei isto para dar passar a imagem mas podes pensar noutros termos. Aliás o desporto é a melhor analogia para esta temática.

Mais do que extremar, tu deturpaste completamente o argumento e apresentaste uma pseudo analogia que não é realmente equivalente de todo.

AutoMech Escreveu:Tens dois atletas juniores.

Um treina no Sporting com todas as condições (equipamento, treinos planeados, massagens, estrutura toda orientada para os atletas, treinador profissional, etc.).

O outro é o miúdo da Sociedade recreativa do Bombarral sem condições nenhumas.

Fazem ambos 35 minutos aos 10Kms (uma marca já porreira). Parecem iguais à partida.

A seguir metes os dois miúdos a treinarem em condições iguais. Qual é que tem melhores condições de progressão ?

Sendo o critério de avaliação objectivo, à priori são semelhantes.

Claro que podemos elaborar aqui em torno de argumentos obscuros, dúbios, subjectivos. Se vais dizer que é o miúdo do meio mais difícil, com poucas condições e que possivelmente já está nos limites das suas capacidades enquanto que o outro, num meio menos hostil, ainda não foi levado ao limite e na verdade tem uma margem de progressão (física e psíquica) maior, quando começarem realmente a puxar por ele?

Mas voltemos ao ensino, por várias razões, nem sequer acho que seja uma boa ideia estar a utilizar analogias deste tipo. Há diferenças na natureza do que está em análise, há diferenças de metodologia e para finalizar, nem é possível objectivamente concluir coisa alguma, eu daqui consigo elaborar argumentos especulativos em qualquer um dos sentidos.

Não vais provar coisa alguma com estes exemplos, apenas serve para nos arrastar para argumentações altamente subjectivas...

Eu nem sequer estou a defender nenhuma das posições, o que eu comecei logo por dizer é que a tua argumentação não era robusta e foi isso que eu estive a demonstrar. Não fiques daqui a pensar que o que eu escrevi a título de exemplo é estritamente o que eu penso sobre a matéria. O que eu penso é bastante mais complexo e não se esgota em análises/decomposições tão simplistas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Zeb_PT » 14/6/2013 16:28

Definir se um individuo está bem preparado para a realidade através duma escolha de escola pública/privada é como dizer que um tornado nas caraíbas acontece devido ao bater de asas de uma borboleta chinesa...

Eu defendo que se calcule quanto custa ao estado a educação, que se crie o cheque-escola que se possa utilizar apenas e só em entidades de ensino, que os pais tenham de responder pelos filhos legalmente até a uma certa idade (18/21) e que se liberalize o ensino permitindo que grupos de professores criem as suas proprias escolas e que compitam entre si por prémios do estado (monetarios) dependendo do sucesso escolar dos seus alunos que terá de ser auditado pelo estado.

Por muito que custe a educação (como a vida) tem um preço neste mundo capitalista...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por MarcoAntonio » 14/6/2013 16:26

AutoMech Escreveu:Não era suposto Marco por uma razão simples.

Era suposto à priori, excluindo diferenças nos critérios de avaliação, ser semelhante.

AutoMech Escreveu: Um aluno que termine com 17 no privado não é igual a 17 no publico. No privado os professores trabalham com um fim especifico de conseguir que o maior número de alunos consigam aceder à faculdade.

O que faz com que exista uma diferença nos critérios de avaliação e, concordando contigo, um aluno de 17 do publico tende a valer mais do que um aluno de 17 do privado.

Se alguma coisa, isto é abonatório para as escolas públicas, que é mais exigente na formação e rigoroso na avaliação.

Foi isto que eu disse, qual é o ponto ao certo em que discordas?

AutoMech Escreveu:Por isso a conclusão do estudo está mais além do que aquela que vem escrita: Daqueles que sobrevivem na escola pública (leia-se, que chegam à faculdade) têm tendência para serem melhores na universidade. Mas era bom ver é a % dos lá chegam (dos que sobrevivem), partindo do 9º ano.

A percentagem dos que sobrevivem incorporam factores pertinentíssimos que não têm nada que ver com a Escola em si, nomeadamente factores económico-sociais.

A percentagem dos que são admitidos têm de ser substancialmente mais baixas (seria completamente arrasador para as privadas se assim não fosse).

Era bom de ver em que sentido portanto e como é que filtravas os factores que interferiram nesse acesso ao certo?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 14/6/2013 16:21

MarcoAntonio Escreveu:
As situações não são comparáveis de todo e estás, manifestamente, a ser "batoteiro".

Não sei se vale a pena perder tempo com isto dado que a analogia é totalmente imperfeita mas num caso tens um estudo que compara médias (entre dois subsets do universo) e na tua pretensa analogia tens "cherry picking" em comparação nem se sabe bem com quê.

Eu extremei isto para dar passar a imagem mas podes pensar noutros termos. Aliás o desporto é a melhor analogia para esta temática.

Tens dois atletas juniores.

Um treina no Sporting com todas as condições (equipamento, treinos planeados, massagens, estrutura toda orientada para os atletas, treinador profissional, etc.).

O outro é o miúdo da Sociedade recreativa do Bombarral sem condições nenhumas.

Fazem ambos 35 minutos aos 10Kms (uma marca já porreira). Parecem iguais à partida.

A seguir metes os dois miúdos a treinarem em condições iguais. Qual é que tem melhores condições de progressão ?
Se o do Bombarral passar a ser o melhor vamos dizer que na Sociedade Recreativa do Bombarral é que se treinam bons atletas ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por V1rotate » 14/6/2013 16:18

mais_um Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Aliás, se alguma coisa, o que escreveste é abonatório para as escolas públicas: são (segundo alegas) um ambiente mais hostil e portanto preparam melhor os individuos para o que está para vir (não só a vida académica, mas até para a vida em geral).

Esse é um dos motivos porque os meus filhos andam na escola publica, o mundo real não é cor-de-rosa.

Tens que comprar uma barraca na Cova da Moura... andar de transportes públicos... passar férias na praia de Santo Amaro de Oeiras... :lol: o mundo real não é cor-de-rosa :lol:

Registado: 28/8/2007 12:29

por Automech » 14/6/2013 16:14

MarcoAntonio Escreveu:Era suposto a prestação dos que são admitidos ser semelhante. Eles são os outliers do grupo de que partem, mas sendo os critérios de admissão semelhantes, os resultados posteriores deveriam ser semelhantes entre os dois grupos. Se não são, o grupo que obtém melhores resultados posteriormente obteve melhor preparação à partida para aquilo que verdadeiramente interessa (a formação posterior).

Não era suposto Marco por uma razão simples. Um aluno que termine com 17 no privado não é igual a 17 no publico. No privado os professores trabalham com um fim especifico de conseguir que o maior número de alunos consigam aceder à faculdade. Não estão preocupados com o aluno que tem fome, com a notificação à CNPM, com a luta no recreio na semana passada, etc.

Por isso a conclusão do estudo está mais além do que aquela que vem escrita: Daqueles que sobrevivem na escola pública (leia-se, que chegam à faculdade) têm tendência para serem melhores na universidade. Mas era bom ver é a % dos lá chegam (dos que sobrevivem), partindo do 9º ano.

por MarcoAntonio » 14/6/2013 16:09

AutoMech Escreveu:Aquilo em que vocês defendem é que os Pastilhas ou o Clube de Futebol do dos Andorinha são melhores do que a Academia do Sporting ou do Porto porque foi daí que saíram o Figo e o Cristiano Ronaldo.

As situações não são comparáveis de todo e estás, manifestamente, a ser "batoteiro".

Não sei se vale a pena perder tempo com isto dado que a analogia é totalmente imperfeita mas num caso tens um estudo que compara médias (entre dois subsets do universo) e na tua pretensa analogia tens "cherry picking" em comparação nem se sabe bem com quê.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 14/6/2013 16:07

migluso Escreveu:
Este poder do consumidor, que só um sistema de mercado oferece, é o principal factor para o desenvolvimento das sociedades.
Ao consumidor, caso mude para melhor (o que acontece quase sempre, se não for à primeira é à segunda ou terceira tentativa, hajam escolhas), beneficia o seu bem estar.

Eu até sou defensor de experiências com privados mas uma coisa que me faz muita confusão é as pessoas olharem para as coisas como se toda a gente estivesse em condições de aceder aquilo a que chamas "mercado"... é que o problema está mesmo aí, tanto na saúde como na educação. No caso da educação tenho muitas dúvidas em perceber como é que o privado funcionará nas zonas sociais mais problemáticas, mesmo partindo do princípio que nesses casos será subsidicado pelo estado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Automech » 14/6/2013 16:05

mais_um Escreveu:Coloca os alunos da Cova da Moura no colégio Moderno e vais ver a qualidade do ensino privado ... :twisted:

Como tu dizes (e bem) só é engando quem quer.

http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... os-1555982

Exacto. Por isso é que quem acreditar nistotambém está a ser enganado. Mas eu não venho para aqui induzir que os privados é que são bons a dar abadas na escola pública, através dos ranking. Toda a gente sabe que há interesses à volta destes estudos.

por mais_um » 14/6/2013 16:02

migluso Escreveu:
mais_um Escreveu:Esse é um dos motivos porque os meus filhos andam na escola publica, o mundo real não é cor-de-rosa.

Por ti, eles estudavam na Cova da Moura, mas o Estado não deixa... :mrgreen:

Não precisam ir para a Cova da Moura para conviverem com a marginalidade, há bastante nas Caldas da Rainha.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 14/6/2013 16:01

Aquilo em que vocês defendem é que os Pastilhas ou o Clube de Futebol do dos Andorinha são melhores do que a Academia do Sporting ou do Porto porque foi daí que saíram o Figo e o Cristiano Ronaldo.

por migluso » 14/6/2013 15:58

mais_um Escreveu:Esse é um dos motivos porque os meus filhos andam na escola publica, o mundo real não é cor-de-rosa.

Por ti, eles estudavam na Cova da Moura, mas o Estado não deixa... :mrgreen:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por mais_um » 14/6/2013 15:55

MarcoAntonio Escreveu:
Aliás, se alguma coisa, o que escreveste é abonatório para as escolas públicas: são (segundo alegas) um ambiente mais hostil e portanto preparam melhor os individuos para o que está para vir (não só a vida académica, mas até para a vida em geral).

Esse é um dos motivos porque os meus filhos andam na escola publica, o mundo real não é cor-de-rosa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por migluso » 14/6/2013 15:50

elreidom Escreveu:Se existisse pouco mercado acho que não tínhamos que comer todo aquele lixo.

Lê com atenção o que escreveste. Achas mesmo que é assim? Quanto mais mercado, mais escolhas temos.
O que para ti é lixo, para mim pode não ser.
Agora imagina um só canal. Se tivesse a dar lixo, não teríamos mais nada para ver.
O que tu disseste desafia toda a lógica.

elreidom Escreveu:Já foste a uma consulta de médico de família? Frequentaste a escola primária? Essa informação é comunicada nesses locais. Preferes que não seja?
É incrível como se deturpam as coisas quando se tem uma mente formatada para os maniqueísmos ideológicos.

Não, tu é que estás a perceber mal. Confundes informação com prestação. Por exemplo, no caso da educação, o Estado poderia definir as matrizes de um programa lectivo (devia, no entanto, deixar sempre espaço para a criatividade e inovação individual de cada escola e de cada professor), sem que para tal tivesse que prestar o serviço.

Consulta de médico de família.
Fui a uma há 2 ou 3 meses atrás, não sei bem porquê, mas a minha mãe insistiu tanto e marcou-me a consulta, que eu cometi o grave erro de ter ido.
Perdi uma manhã de trabalho (no mercado de prestadores de serviços de saúde, teria acesso a uma consulta às 20.00 horas e não deixaria de trabalhar); apanhei uma seca de quase 2 horas (no mercado de prestadores de serviços de saúde, tive uma dentista que me pregou 2 secas semelhantes e perdeu um cliente. Mudei de dentista.)

Este poder do consumidor, que só um sistema de mercado oferece, é o principal factor para o desenvolvimento das sociedades.
Ao consumidor, caso mude para melhor (o que acontece quase sempre, se não for à primeira é à segunda ou terceira tentativa, hajam escolhas), beneficia o seu bem estar.
O prestador de serviço, alertado pela perda de clientes, é obrigado a alterar o seu modus operandi ou desaparece (Darwin aqui. Sim, o sistema capitalista tem o seu quê de darwinista, mas é apenas a espécie capitalista que corre o risco de extinção. Infelizmente, a extinção do capitalista tem danos colaterais, sobretudo sobre os trabalhadores ao serviço desse capitalista. Mas jamais esses trabalhadores correm o risco de extinção. São, sim, obrigados a renovarem-se, a evoluírem. Tal como o capitalista, que apenas se extingue enquanto tal, mas nunca como trabalhador.

Eu prefiro uma lei da selva em que a selecção natural é definida por milhões e milhões de consumidores, todos os dias, através das suas escolhas a uma lei da selva em que a selecção natural é definida por meia dúzia de ienas e abutres que os cidadãos elegem com base em mentiras de 4 em 4 anos.

Defender a liberdade de escolha para os consumidores é ser maniqueísta? Não sou maniqueísta. Acredito no mercado bom e acredito no Estado bom.
Só que um Estado bom para mim deve limitar-se a determinadas funções, como por exemplo garantir o acesso a educação (e não prestar o serviço) a todos os jovens. Mas pior, muito pior do que o Estado meter-se na prestação do serviço, é impedir ou limitar as escolhas das famílias.

Actualmente, no sistema tal como ele existe, é impossível um excelente aluno, cujos pais tenham rendimentos baixos, escolher uma boa escola, caso o filho tenha tido o azar de estar numa escola desajustada às suas capacidades.
Um sistema de ensino, como eu o imagino, os melhores alunos, desde a primária, deveriam ter prioridade de escolha das escolas.

por mais_um » 14/6/2013 15:48

AutoMech Escreveu:
elreidom Escreveu:Uma coisa séria é não dizer que é lógica uma conclusão que nunca tinha sido tirada por ninguém antes da realização deste estudo. Outra coisa séria é um estudo investigar aquilo que se propôs investigar e não o que qualquer um ache que ele devia ter investigado.
A conclusão desse estudo foi que as escolas privadas preparam melhor para exames, mas não para um curso superior. E o que é importante a todos os níveis é que os alunos sejam bem sucedidos no decorrer de um curso e não apenas nos exames de entrada.
Isto é que é ser sério.

Se queres acreditar na conclusão para o qual o estudo foi encomendado, tudo bem. Só é enganado quem quer.

Coloca os alunos da Cova da Moura no colégio Moderno e vais ver a qualidade do ensino privado ... :twisted:

Como tu dizes (e bem) só é engando quem quer.

http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... os-1555982

por MarcoAntonio » 14/6/2013 15:34

AutoMech Escreveu:
elreidom Escreveu:Uma coisa séria é não dizer que é lógica uma conclusão que nunca tinha sido tirada por ninguém antes da realização deste estudo. Outra coisa séria é um estudo investigar aquilo que se propôs investigar e não o que qualquer um ache que ele devia ter investigado.
A conclusão desse estudo foi que as escolas privadas preparam melhor para exames, mas não para um curso superior. E o que é importante a todos os níveis é que os alunos sejam bem sucedidos no decorrer de um curso e não apenas nos exames de entrada.
Isto é que é ser sério.

Se queres acreditar na conclusão para o qual o estudo foi encomendado, tudo bem. Só é enganado quem quer.

A lógica do que escreveste não é tão robusta quanto tu pareces julgar, tão pouco. É mais um argumento daquele tipo de "seja quais forem os resultados, são sempre favoráveis à minha visão/posição e o dado que devia ser analisado não é este mas aquele, aquele é que ia mostrar o que eu quero".

Bom, a taxa de admissão depende de vários factores (nomeadamente socio-económicos). Os dois universos não são iguais à partida e o resultado dessa análise iriam incorporar factores que não são os que tu propões analisar.

Era suposto a prestação dos que são admitidos ser semelhante. Eles são os outliers do grupo de que partem, mas sendo os critérios de admissão semelhantes, os resultados posteriores deveriam ser semelhantes entre os dois grupos. Se não são, o grupo que obtém melhores resultados posteriormente obteve melhor preparação à partida para aquilo que verdadeiramente interessa (a formação posterior).

Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 14/6/2013 15:33

AutoMech Escreveu:
Isto é que é ser sério.

Automech, se vamos por aí podemos por em causa tudo. Eu até acho que devemos sempre analisar as coisas porque também acho que há muita informação que parece "encomendada". Mas não podemos fazer isso só para os dados que não nos dão jeito, que não se enquadram numa determinada opinião que temos sobre um determinado assunto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Automech » 14/6/2013 15:21

Isto é que é ser sério.

por AikyFriu » 14/6/2013 13:33

artista Escreveu:
db7 Escreveu:Acho que é necessário separar as aguas. Uma coisa são "profs" do quadro outra coisa são "profs" contratados. Não tem nada haver uma coisa com a outra.

A questão nem se fica por aí...

No grupo dos contratados também há situações muito distintas, sendo que nenhum está numa situação que possa considerar boa... aliás são uma espécie em vias extinção!

Mas, mesmo no grupo dos professores dos quadros há situações muito diferentes. Os que entraram há poucos anos, sendo que o "poucos" se refere a nunca menos de 7/8 anos, até 15/20 anos. Este grupo não tem condições de trabalho que se possam considerar priviligiadas, ganham à volta dos 1500 euros ilíquidos (cerca de 1200/300 líquidos), perderam muitas regalias, nem sequer receberam subsídios em 2012 e não chegaram a ter redução da carga letiva, ou tiveram apenas 2 tempos. Numa fase intermédia estarão os professores com mais de 20/25 anos de tempo de serviço, estes ainda apanharam uma parte significativa dos "bons tempos", atingiram escalões de remuneração mais altos que o grupo anterior e têm vencimentos que devem andar perto dos 2000 euros ilíquidos (conheço pior casos destes por isso estou a fazer uma estimativa por alto) e tiveram já uma redução significativa da componente letiva (sendo que nem sempre isto siginifica que seja melhor, depende do que a direção da escola lhe der para fazer nos tempos letivos que lhe foram reduzidos). No grupo à parte estarão os que atingiram os dois últimos escalões, mas segundo sei acho que não haverá muitos professores que os atingira, se é que há algum?!

Artista, tocaste num ponto importante. A remuneração dos professores não é linear. Os grandes aumentos acontecem na passagem do 7º para o 8º escalão e seguintes.
Eu tive sorte, estou no 8º escalão por 120 dias (senão estava no 6º) e nessa passagem senti o aumento (para os curiosos posso dizer que ganho 1600€ liquidos, já contando com o subsidio de alimentação. Quem achar muito desafio a encontrar um Engenheiro Electrotécnico com 30 anos de profissão a ganhar menos do dobro).
Como ainda me faltam pelo menos 15 anos para a reforma (será com 43? anos de serviço), acredito que estarei alguns anos no 10º escalão. Mas refiro que tive sorte e aproveitei algumas beneces que o antigo estatuto dava (nomeadamente recuperação do tempo perdido e ser titular de um cargo de gestão depois de ter tirado um curso de especialização em Gestão escolar, o que me deu um bónus de 6 meses).
De qualquer modo não se pode considerar que quem estja nos ultimos escalões sejam sortudos, pois eles já percorreram os caminhos que quem tem menos tempo está a percorrer. Concordo que quem está a menos de metade da carreira tem um caminho mais escorregadio.

A utilisaçãp das reduções não dependem muito dos Diretores. As horas dos cargos têm que ir para TE/artº79 e não há nada a fazer pois não é possivel ir buscar horas a outro sitio. Por muito má e trabalhosa que seja a turma prefiro dar aulas, sobretudo se a alternativa for ser Cordenador de curso profissional com estágios, daí ter feito um requerimento a abdicar da 4 horas a que tenho direito devido à idade (pedido recusado).

Cocluindo: quem está na escola terá diferenças em termos de espetativas, pois há quem passe para o 10º escalão pouco depois da carreira ser descongelada e há (a maioria) quem não tenha hipóteses de chegar ao topo da carreira. Mas em termos de "previlégios" não existirá uma diferença tão grande, como parece.
Quem se conseguiu reformar nos ultimos 2 anos, aí sim, saiu com a parte de leão: levou o ultimo salário, acrescido de eventual suplemento (no caso dos diretores), esteve uma série de anos com horários de 12 horas letivas (aqui sim as 12 horas significavam menos trabalho - menos ocupação, menos turmas, logo menos trabalho em casa, pois a redução transformava-se em Trabalho individual).
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Heisenberg » 14/6/2013 13:09

migluso Escreveu:
elreidom Escreveu:Se existisse pouco mercado acho que não tínhamos que comer todo aquele lixo.

Estás a referir-te à TV. Mas aproveito a deixa do "comer todo aquele lixo", para dizer que, segundo o princípio do teu pensamento, faria todo o sentido o Estado regular o n.º de hamburgers que as crianças (e já agora os adultos também, pois os pais são estúpidos e ignorantes) comem por mês, os kilos de carne vermelha, as tablets de chocolate, etc...

EU NÃO QUERO VIVER NUMA SOCIEDADE ASSIM.

Não, estás a perceber tudo mal. Já ouviste falar em serviço público paralelo ao mercado? Pegando no teu exemplo, é claro que o Estado tem a obrigação de facultar a todos a informação sobre hábitos de vida saudáveis. Já foste a uma consulta de médico de família? Frequentaste a escola primária? Essa informação é comunicada nesses locais. Preferes que não seja?
É incrível como se deturpam as coisas quando se tem uma mente formatada para os maniqueísmos ideológicos.

Registado: 2/9/2011 12:01

por artista_ » 14/6/2013 12:40

db7 Escreveu:Acho que é necessário separar as aguas. Uma coisa são "profs" do quadro outra coisa são "profs" contratados. Não tem nada haver uma coisa com a outra.

A questão nem se fica por aí...

No grupo dos contratados também há situações muito distintas, sendo que nenhum está numa situação que possa considerar boa... aliás são uma espécie em vias extinção!

Mas, mesmo no grupo dos professores dos quadros há situações muito diferentes. Os que entraram há poucos anos, sendo que o "poucos" se refere a nunca menos de 7/8 anos, até 15/20 anos. Este grupo não tem condições de trabalho que se possam considerar priviligiadas, ganham à volta dos 1500 euros ilíquidos (cerca de 1200/300 líquidos), perderam muitas regalias, nem sequer receberam subsídios em 2012 e não chegaram a ter redução da carga letiva, ou tiveram apenas 2 tempos. Numa fase intermédia estarão os professores com mais de 20/25 anos de tempo de serviço, estes ainda apanharam uma parte significativa dos "bons tempos", atingiram escalões de remuneração mais altos que o grupo anterior e têm vencimentos que devem andar perto dos 2000 euros ilíquidos (conheço pior casos destes por isso estou a fazer uma estimativa por alto) e tiveram já uma redução significativa da componente letiva (sendo que nem sempre isto siginifica que seja melhor, depende do que a direção da escola lhe der para fazer nos tempos letivos que lhe foram reduzidos). No grupo à parte estarão os que atingiram os dois últimos escalões, mas segundo sei acho que não haverá muitos professores que os atingira, se é que há algum?!

por migluso » 14/6/2013 12:20

tavaverquenao2 Escreveu:Acho que estás um pouco equivocado, segundo me lembro, o socras queria um novo canal e quem é que se opôs? Os outros canais privados, não o estado, curioso não é? É essa mania de que tudo o que está mal é culpa do estado, e não é assim, parem com essas tretas. :wink:

Tavas a ver mas não viste.
O governo anterior falhou e este continua a falhar. Não se trata de partidos, trata-se de dar razão àqueles que afirmam que o Estado é fraco com os fortes.
Quem emite as licenças de TV? Não é o Estado?
A SIC, a TVI, a PT, a ZON e mesmo os outros media defenderam os interesses deles, dos instalados. Ao Estado compete defender o interesse geral. Mas não foi isso que aconteceu e assim continua, infelizmente.

K. Escreveu:Se querem recuperar o respeito perdido, marquem a DIFERENÇA em relação aos comunistas: NÃO É COM GREVES, ARRAIAIS E DISCURSOS DE VITIMIZAÇÃO que uma classe de elevada craveira intelectual recupera a sua dignidade!

:clap: :clap: :clap:

MarcoAntonio Escreveu:Aqui ficam os números para Portugal versus Médias de acordo com o relatório e em USD equivalentes segundo o critério PPP, isto é, paridade do poder de compra:

Penso que a comparação relevante é apurar o rácio salário professor/salário médio e compará-lo com o rácio apurado nos outros países desenvolvidos.
Aqui sim, se veria quantas vezes mais um professor em Portugal recebe em relação ao salário médio e se esse rácio está ou não ajustado ao verificado noutros países.

elreidom Escreveu:(Nem vou perder tempo com o rótulo de "estatista" que pões em quem não conheces, sem saber sequer as suas ideias sobre nenhum assunto que não o que aqui se falou.)

Não pretendia aplicar um rótulo. Mas sobre este assunto, o teu pensamento insere-se numa lógica estatista.

Estás a referir-te à TV. Mas aproveito a deixa do "comer todo aquele lixo", para dizer que, segundo o princípio do teu pensamento, faria todo o sentido o Estado regular o n.º de hamburgers que as crianças (e já agora os adultos também, pois os pais são estúpidos e ignorantes) comem por mês, os kilos de carne vermelha, as tablets de chocolate, etc...

EU NÃO QUERO VIVER NUMA SOCIEDADE ASSIM.

Está relacionado com o escândalo de espionagem recente, mas deixo este texto que é escrito por alguém que sabe na prática o que significa o poder excessivo do Estado.

In the Soviet Union before, in China today, and even in the US, officials always think what they do is necessary, and firmly believe they do what is best for the state and the people. But the lesson that people should learn from history is the need to limit state power.

To limit power is to protect society. It is not only about protecting individuals' rights but making power healthier.

http://www.guardian.co.uk/commentisfree ... CMP=twt_gu

por artista_ » 14/6/2013 12:18

Renegade Escreveu:
mais_um Escreveu:Claro que se tiver boas relações com quem organiza o trabalho terá bastantes dias livres, mas se não tiver pode ter que ir a maior parte dos dias à escola, só por uma ou duas horas.

Eh pá que chatice ir 1 ou 2 horas por dia todos os dias durante semanas e passar o resto do dia a apanhar sol...

Vou sugerir isso ao meu chefe "Olhe, a partir de hoje, só cá apareço umas 2 horitas até Setembro, OK?", aposto que ele não se importa :roll:

Essa demagogia é igual à que vos faz dizer que um professor só trabalha 27 horas por semana porque são aquelas em que obrigatoriamente está a dar aulas ou a fazer outro trabalho na escola!

Na realidade as coisas não são assim, há muito trabalho que tem de ser feito. Mas, mesmo que fossem assim, qual é a alternativa que sugeres? Que não se pague o mês de Julho aos professores? Que se obriguem a estar na escola sem tarefas concretas atribuídas? Acho incrível a forma leviana como se critica o trabalho dos outros. Que me digam que há professores que fazem apenas os mínimos e que são pouco profissionais ainda aceito, podemos trocar opiniões o assunto e refletir sobre se são mais ou menos, ou como se pode alterar a situação para que todos possam ser melhores. Agora demagogia barata de quem não faz a mínima ideia do trabalho que é necessário fazer, não obrigado!

por ghorez » 14/6/2013 12:05

Renegade Escreveu:
mais_um Escreveu:Claro que se tiver boas relações com quem organiza o trabalho terá bastantes dias livres, mas se não tiver pode ter que ir a maior parte dos dias à escola, só por uma ou duas horas.

Eh pá que chatice ir 1 ou 2 horas por dia todos os dias durante semanas e passar o resto do dia a apanhar sol...

Vou sugerir isso ao meu chefe "Olhe, a partir de hoje, só cá apareço umas 2 horitas até Setembro, OK?", aposto que ele não se importa :roll:

Não sejas assim pá...estão a corrigir testes! Em cima da toalha. Com o protector solar a servir de "pisa-papéis". E uma revista de trivialidades a proteger dos pingos de água salgada.

Registado: 25/9/2012 10:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 301 visitantes