Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Renegade » 14/6/2013 11:50

mais_um Escreveu:Claro que se tiver boas relações com quem organiza o trabalho terá bastantes dias livres, mas se não tiver pode ter que ir a maior parte dos dias à escola, só por uma ou duas horas.

Eh pá que chatice ir 1 ou 2 horas por dia todos os dias durante semanas e passar o resto do dia a apanhar sol...

Vou sugerir isso ao meu chefe "Olhe, a partir de hoje, só cá apareço umas 2 horitas até Setembro, OK?", aposto que ele não se importa :roll:

Registado: 12/9/2011 14:15

por Heisenberg » 14/6/2013 10:06

V1rotate Escreveu:Lamento, mas na minha visão estar na Biblioteca ou no Gabinete Disciplinar a encher chouriços não é trabalho ;)

A irracionalidade não tem limites.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Heisenberg » 14/6/2013 10:01

AutoMech Escreveu:
majomo Escreveu:E as universidades dizem o seguinte:
Alunos vindos de privadas têm piores notas

Porque será?! :roll:

Terem melhores notas na faculdade é um resultado lógico. Quem consegue sobreviver num sistema hostil e desorganizado serão os outliers, com mais condições de serem os melhores mais tarde.

Aquilo que o estudo devia ter ido investigar é qual a % de estudantes do privado e público é que chegaram à universidade e entraram na primeira escolha, partindo dos resultados dos exames do 9º ano para haver uniformização. Isso é que era uma coisa séria.

Uma coisa séria é não dizer que é lógica uma conclusão que nunca tinha sido tirada por ninguém antes da realização deste estudo. Outra coisa séria é um estudo investigar aquilo que se propôs investigar e não o que qualquer um ache que ele devia ter investigado.
A conclusão desse estudo foi que as escolas privadas preparam melhor para exames, mas não para um curso superior. E o que é importante a todos os níveis é que os alunos sejam bem sucedidos no decorrer de um curso e não apenas nos exames de entrada.
Isto é que é ser sério.

por V1rotate » 14/6/2013 9:48

majomo Escreveu:
Não tem trabalho?!

Horário zero é não ter turmas atribuídas, o que não quer dizer que não possa dar apoio aos alunos, ter coordenações, apoio na biblioteca, coadjuvações em salas de aula, gabinetes disciplinares, acompanhamento de alunos em atividades não letivas... enfim... tanta, mas tanta coisa que... para alguns não é trabalho!:shock:

Mais, se fores horário zero, tens de concorrer a outras escolas e tens de lá ir trabalhar!!!
Dificilmente um horário zero fica na mesma escola... e então no caso da disciplina que falaste não há sequer nenhum horário zero a nível nacional!!!
Em cerca de 110 000 professores do quadro, este ano tivemos cerca de 600 horários zero... ou seja, ~0,5% dos professores...

Deixa--te de ser ignorante ou maldoso, conforme a carapuça que te cair melhor!

Lamento, mas na minha visão estar na Biblioteca ou no Gabinete Disciplinar a encher chouriços não é trabalho ;)

Registado: 28/8/2007 12:29

por db7 » 14/6/2013 8:24

Acho que é necessário separar as aguas. Uma coisa são "profs" do quadro outra coisa são "profs" contratados. Não tem nada haver uma coisa com a outra.

Registado: 13/7/2011 8:39

por Automech » 14/6/2013 7:57

majomo Escreveu:E as universidades dizem o seguinte:

Terem melhores notas na faculdade é um resultado lógico. Quem consegue sobreviver num sistema hostil e desorganizado serão os outliers, com mais condições de serem os melhores mais tarde.

Aquilo que o estudo devia ter ido investigar é qual a % de estudantes do privado e público é que chegaram à universidade e entraram na primeira escolha, partindo dos resultados dos exames do 9º ano para haver uniformização. Isso é que era uma coisa séria.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por majomo » 14/6/2013 1:41

V1rotate Escreveu:
AutoMech Escreveu:Isto só vem dar razão a quem faz o esforço de meter os filhos no privado e deixá-los de fora desta bagunça. E vêm eles dizer que a greve é em defesa da escola pública. Só mesmo para rir... Isto é a melhor publicidade que pode haver para a escola privada.

Os meus estão no privado(€€€€€€), precisamente por conhecer muito bem o que se passa no público...

E as universidades dizem o seguinte:

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: Olhemos também para os rácios

por majomo » 14/6/2013 1:23

MPC_finance Escreveu:Ensino 1,2 e 3 ciclos + Secundário

Em 1990 havia 1706138 alunos para 134370 professores

O equivale ao rácio de 12,7 alunos por professor

Em 2011 havia 1384725 alunos para 156669 professores

O que equivale ao rácio de 8,8 alunos por professor.

http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... nsino-1003

http://www.pordata.pt/Portugal/Docentes ... ensino-240

Responde-me a estas questões... qual a escolarização final dessas pessoas... como eram os programas7n.ºde horas na escola.. até onde era o ensino obrigatório e quantos o completaram?
-Devo usar STOP's

por majomo » 14/6/2013 1:13

V1rotate Escreveu:Professor do quadro que não tem horário, não tem alunos, não tem trabalho... mas recebe vencimento como se tivesse...

Ex:
Numa escola existem 5 professores de físico-química, este ano só são necessários 4, se algum deles for contratado vai embora, mas se todos forem do quadro, ficam todos na escola, no entanto um deles não terá alunos, ou seja, horário zero.

Não tem trabalho?!

Horário zero é não ter turmas atribuídas, o que não quer dizer que não possa dar apoio aos alunos, ter coordenações, apoio na biblioteca, coadjuvações em salas de aula, gabinetes disciplinares, acompanhamento de alunos em atividades não letivas... enfim... tanta, mas tanta coisa que... para alguns não é trabalho!:shock:

Mais, se fores horário zero, tens de concorrer a outras escolas e tens de lá ir trabalhar!!!
Dificilmente um horário zero fica na mesma escola... e então no caso da disciplina que falaste não há sequer nenhum horário zero a nível nacional!!!
Em cerca de 110 000 professores do quadro, este ano tivemos cerca de 600 horários zero... ou seja, ~0,5% dos professores...

Deixa--te de ser ignorante ou maldoso, conforme a carapuça que te cair melhor!
-Devo usar STOP's

por Enclavado » 14/6/2013 0:54

Tenho uma ideia que resolvia o problema dos papás (que não se importam se os filhos fumam droga ou são mal educados com os professores): os "profs" fazem greve aos Domingos até ao final de Julho e a partir daí, durante o mês de Agosto, fazem greve diariamente.

Que tal, papás moralistas que não se importam com a greve dos estivadores que provoca danos na economia ou dos transportes públicos que causam transtornos brutais a milhares de pessoas (principalmente quando é feita aos feriados, deixando muitas pessoas longe das famílias no Natal, como aconteceu em 2012)?

Já se esqueceram que nos últimos anos as manifestações e vigílias aconteceram aos Sábados e à noite, para não prejudicar o funcionamento das aulas?

às tantas cansaram-se de ser os "bombos da festa"...

Registado: 9/8/2011 22:41

por artista_ » 14/6/2013 0:41

K. Escreveu:O aumento do racio EUR/aluno de que falo foi nos últimos 20 anos.

Pois, mas o problema é que o aumento desse rácio resultou sobretudo do aumento dos curriculos, ou seja, os alunos passaram a ter mais disciplinas e também da redução do número de alunos por turma, para melhorar as aprendizagens... só que a correção destas duas já foi feita, retiraram uma série de disciplinas dos curriculos e aumentaram o número de alunos por turma. Só que isso não chegou e agora, em cima destas estão a fazer uma série de outras que basicamente passam por aumentar bastante a carga horária de cada professor, não só pelo aumento de horas semanais de trabalho (que inclui aumento da carga letiva) mas também porque passam algumas horas para a componente não letiva, por exemplo o Diretor de Turma que há dois anos tinha dois tempos letivos para essas funções e que agora querem que tenha zero!

O primeiro ano que dei aulas foi quase há 20 anos, e sei que nessa altura um professor trabalhava bem menos que hoje, e ganhava bem mais, tanto porque tinha menos tempos letivos, como porque tinha mais cargos que também entravam na componente letiva. Independentemente da discussão sobre aquilo que deve trabalhar ou não, o meu raciocínio vai no sentido de que isto prova que o rácio Professores/alunos não será agora maior do que há 20 anos, já que todos os professores têm de trabalhar bem mais...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AikyFriu » 14/6/2013 0:41

AikyFriu Escreveu:
V1rotate Escreveu:Uma medida que deveria ser tomada de imediato, revogar o artigo 79º do Estatuto da Carreira Docente, ou seja, acabar com a redução da componente letiva.

Os professores beneficiam(duplamente)de uma redução do tempo de trabalho letivo conforme a idade e com a progressão na carreira também os vencimentos aumentam, com a idade ganham mais e trabalham menos, assim se chega aos 3091€ mensais para 14 horas semanais.

Seria mais correto todos os professores terem horário igual(22/25/...) esta medida reduziria bastante a despesa com a educação, as escolas estão cheias de docentes com reduções várias...

Mais uns bitaites para o ar de quem não conehce a situação!!!
No ano passado fiz um requerimento ao Diretor da minha escola a prescindir das 4 horas a que tenho direito por aplicação do artº 79. A resposta é que tal não é possivel.

Deves estar a pensar que sou maluco e prefiro estar numa sala de aulas em vez de ficar de papo para o ar.
Acontece que essas horas são ocupadas com os diversos cargos. No meu caso, este ano como Coodenador de um CEF (por lei o coordenador dos CEF tem 3 horas de redução e também assume o papel de Diretor de Turma). As horas que me atribuiram para o cargo foram menos de 1/4 das que realmente utilizei.
De modo geral todos os cargos são mal "pagos" em termos de redução.

De qualquer modo, se acabassem com a reduçãopor idade, teriam que compensar os cargos de qualquer modo: ou faziam como em Espanha em que os catgos são remunerados, ou reduziam a componente letiva.

Mais um pormenor: atualmente os professores têm 2 horas de redução da componente letiva aos 50 anos, mais 2 aos 55 e mais 4 aos 60.

Já que falamos em salários, devo informar que no não existem professores no 10º escalão. Quando descongelarem as carreiras alguns poderão atingi-lo, mas quem estiver abaixo do 8º escalão não terá hipóteses de lá chegar, ou se chegar pouco tempo lá estará (para chegar ao 10º precisa de passar 8 escalões de 4 anos e 2 de 2 anos, o que dá 34 anos, isto esquecendo os anos em que o professor esteve parado, porque esteve congelado ou não conseguiu vaga ou recuou com a introdução da várias divisões da carreira)
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por AikyFriu » 14/6/2013 0:25

V1rotate Escreveu:Uma medida que deveria ser tomada de imediato, revogar o artigo 79º do Estatuto da Carreira Docente, ou seja, acabar com a redução da componente letiva.

Os professores beneficiam(duplamente)de uma redução do tempo de trabalho letivo conforme a idade e com a progressão na carreira também os vencimentos aumentam, com a idade ganham mais e trabalham menos, assim se chega aos 3091€ mensais para 14 horas semanais.

Seria mais correto todos os professores terem horário igual(22/25/...) esta medida reduziria bastante a despesa com a educação, as escolas estão cheias de docentes com reduções várias...

Mais uns bitaites para o ar de quem não conehce a situação!!!
No ano passado fiz um requerimento ao Diretor da minha escola a prescindir das 4 horas a que tenho direito por aplicação do artº 79. A resposta é que tal não é possivel.

Deves estar a pensar que sou maluco e prefiro estar numa sala de aulas em vez de ficar de papo para o ar.
Acontece que essas horas são ocupadas com os diversos cargos. No meu caso, este ano como Coodenador de um CEF (por lei o coordenador dos CEF tem 3 horas de redução e também assume o papel de Diretor de Turma). As horas que me atribuiram para o cargo foram menos de 1/4 das que realmente utilizei.
De modo geral todos os cargos são mal "pagos" em termos de redução.

De qualquer modo, se acabassem com a reduçãopor idade, teriam que compensar os cargos de qualquer modo: ou faziam como em Espanha em que os catgos são remunerados, ou reduziam a componente letiva.

Mais um pormenor: atualmente os professores têm 2 horas de redução da componente letiva aos 50 anos, mais 2 aos 55 e mais 4 aos 60.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Heisenberg » 13/6/2013 23:57

migluso Escreveu:
elreidom Escreveu:
A questão que se põe é: devemos pôr o ensino de um país nas mãos das escolhas deste mercado, destes pais, ou devemos optar por uma credibilização e regulação geral do ensino independentemente das escolhas de pais menos informados?

Não discuto a boa vontade do argumento, mas o que está escrito acima não é mais do que um atestado de estupidez passado à sociedade.
É bem revelador da prepotência dos estatistas. Partem do princípio que são mais inteligentes ou mais bondosos do que os outros.

Enganas-te em várias coisas, mas numa tens toda a razão. De facto eu considero que a maior parte das pessoas, não será estúpida, mas não tem capacidade para eleger as melhores escolas, professores ou métodos de ensino, pelo que não deve ser o "mercado" a premiar as escolas. Isto é prepotência? Não, só com muita inocência se pode pensar de forma diferente.

Só para ver se percebes, vou dar um exemplo de outra área, a saúde: sabes quais são os hospitais onde se morre mais? São os públicos. Pela lógica de mercado, talvez sejam estes os hospitais a evitar. Mas se pensares um bocadinho e conheceres minimamente essa realidade, ficas a saber que nos hospitais públicos se morre mais porque é para lá que são enviados os doentes mais complicados, aqueles que os privados não podem tratar, ou que não querem (nem imaginas a quantidade de doentes que entram nos cuidados intensivos dos públicos vindos dos privados). Por isso, é claro que acaba por morrer mais gente nos públicos, porque é lá que se pode tratar a maior parte dos casos mais graves.

No ensino a coisa pode ser vista da mesma forma. Onde é que os alunos falham mais? Não é necessariamente nas escolas de menos qualidade ou com professores de pior qualidade. Acho que não é preciso explicar mais. Mas nas discussões neste e noutros fóruns acaba sempre por se ler as interpretações mais simplistas desta realidade, e é por isso que me parece muito claro, completamente óbvio que a maior parte das pessoas não tem capacidade para avaliar a qualidade de uma escola ou de um professor.

(Nem vou perder tempo com o rótulo de "estatista" que pões em quem não conheces, sem saber sequer as suas ideias sobre nenhum assunto que não o que aqui se falou.)

migluso Escreveu:
elreidom Escreveu:Quando se transpõe para tudo o pensamento de mercado, eu penso por exemplo no que aconteceu com as televisões, desde que entraram no mercado e se passaram a reger pelas preferências das maiorias.

Existe muito pouco mercado nas televisões. Nem com a TDT, cuja infraestrutura aguenta com o dobro ou o triplo dos canais se liberalizou o mercado... O Estado decidiu defender os interesses instalados...

Se queres uma analogia com o mercado televisivo, então um sistema de ensino como o que eu defendo seria o mesmo que instalar TV cabo com 200 canais em todos os lares.
:wink:

Se existisse pouco mercado acho que não tínhamos que comer todo aquele lixo. Não acredito, por exemplo, que o Balsemão adore ou sequer suporte os programas emitidos pela televisão dele. Mas lá está, isto pode ser prepotência minha ao achar que sei mais do que a maioria da cambada que gosta dos programas que lá passam, se calhar aquilo até tem muita qualidade.
Os 10 programas mais vistos em 2012 foram 9 jogos de futebol e o telejornal da RTP, que é o que é.

por Automech » 13/6/2013 23:54

OK. Para mim o Crato fez o que devia fazer que era convocar todos os professores. Mas cá fico à espera do teu 'coelho' (este coelho é mesmo o da cartola, nada de conotações política :lol: :lol: :lol:)

por mais_um » 13/6/2013 23:37

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Parece-me obvio, compete ao governo garantir o funcionamente normal dos exames para todos os alunos (objectivo), se não conseguir garantir a realização dos exames para todos os alunos é obvio que não geriram bem a situação (não atingiram o objectivo).

Então se fosses ministro da educação farias o quê ?

Dia 17 à noite digo-te.... :wink:

EDIT: mas reconheço que a convocatória para todos os professores estarem presentes deve resolver o problema, penso que os exames vão acontecer normalmente porque é dificil haver uma adesão à greve na casa dos 90%, mas não meto dinheiro nisso. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 13/6/2013 23:36

mais_um Escreveu:Parece-me obvio, compete ao governo garantir o funcionamente normal dos exames para todos os alunos (objectivo), se não conseguir garantir a realização dos exames para todos os alunos é obvio que não geriram bem a situação (não atingiram o objectivo).

Então se fosses ministro da educação farias o quê ?

por mais_um » 13/6/2013 23:35

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Só na 2ª feira ao fim do dia saberemos se o governo geriu o problema bem (os exames decorreram sem problemas) ou não (houve alunos que não fizeram o exame).

Porque é que achas que se alguns alunos não fizerem o exame o governo geriu mal ?

Parece-me obvio, compete ao governo garantir o funcionamente normal dos exames para todos os alunos (objectivo), se não conseguir garantir a realização dos exames para todos os alunos é obvio que não geriram bem a situação (não atingiram o objectivo).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 13/6/2013 23:30

V1rotate Escreveu:
AutoMech Escreveu:Isto só vem dar razão a quem faz o esforço de meter os filhos no privado e deixá-los de fora desta bagunça. E vêm eles dizer que a greve é em defesa da escola pública. Só mesmo para rir... Isto é a melhor publicidade que pode haver para a escola privada.

Os meus estão no privado(€€€€€€), precisamente por conhecer muito bem o que se passa no público...

Já agora, os meus estão no publico por eu conhecer muito bem o que se passa no privado.

Acrescento que no meu caso o privado até era de borla porque a escola em questão tem contrato de associação.

por Automech » 13/6/2013 23:29

mais_um Escreveu:Só na 2ª feira ao fim do dia saberemos se o governo geriu o problema bem (os exames decorreram sem problemas) ou não (houve alunos que não fizeram o exame).

Porque é que achas que se alguns alunos não fizerem o exame o governo geriu mal ?

por MPC_finance » 13/6/2013 23:21

Mas mesmo assim, agora que já dei uma vista de olhos pela tabela na página seguinte, os valores estavam em linha com a EU21. Mas o País está na cauda, obviamente que deve haver ajustamento.
Agora dizer que os professores são mal pagos!!!! Tudo menos isso!

Registado: 23/12/2011 1:41

por mais_um » 13/6/2013 23:21

Expat Escreveu: E muitos estavam habituados a serem intocaveis.Infelizmente para eles o governo esta a saber gerir bem este problema e o feitico ainda se vai virar contra o feiticeiro.

Só na 2ª feira ao fim do dia saberemos se o governo geriu o problema bem (os exames decorreram sem problemas) ou não (houve alunos que não fizeram o exame). Até lá é só para vender jornais e tempo de antena nos noticiários.

por Valete » 13/6/2013 23:19

Lá está, tudo no mesmo saco.

Não queiram comparar as regalias de um professor do quadro com um professor contratado, que todos os anos é colocado onde, literalmente, calha.

Por isso, não sei, nem quero saber, quais são as queixas dos burgueses professores instalados. Mas uma coisa tenho a certeza, nem por sombras serão piores que os problemas que um desgraçado de um contratado pode apresentar. Por isso que se lixem, porque eu já fui contratado e nunca vi uma greve por causa da minha situação. Nunca ninguém mexeu uma palha por mim ou pelos meus colegas.

Quanto ao tempo livre: mínimo de 10 dias no Natal e Páscoa. Verão: 2 mesitos.
Com a linda particularidade, de um instalado ter sempre um dia de folga por semana, quando um contratado, muitas vezes com horário incompleto - logo menos ordenado, não há cá horário zero - ter os dias da semana todos ocupados. Irónico, não?

Por fim, da minha experiência, o mais complicado e transversal a todos é mesmo aturar putos. Às vezes chegava a casa quase sem voz. Mas com os anos acredito que essa dificuldade se iria diluir.

Quanto ao resto, podem dar as voltas que quiserem que as coisas são como são: quem pede solidariedade, nunca mexeu um dedo pelos que abaixo deles se encontram, portanto que se....
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por MPC_finance » 13/6/2013 23:16

MarcoAntonio Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Portugal 30825, 34537, 37542, 54158, 30825, 34537, 37542, 54158

EU21 27960, 34127, 37004, 43602, 28948, 34477, 38280, 44907

Estes são os valores que estão na tabela da pag 465 para pre e primary education. Os valores foram copiados da tabela.

A tabela continua na página seguinte para o secundário inferior e superior (ou seja do 5º ao 12º).

Certamente não é em nome da objectividade que tu paras a comparação na quarta classe, mesmo depois da minha chamada de atenção.

Isto já vai para lá da má vontade...

:cry:

Ora cum caraças, grande conclusão a que chegas, de que me acusas....achas que a jantar e escrever aqui, deitar o meu filho, etc... querias que visse o relatório minuciosamente, não?!
Para isso estás cá tu, que pelos vistos já tinhas lido o relatório. :mrgreen:

Mas será que queres dizer que omiti a segunda tabela que nem sei se existe, propositadamente? Se é isso ganda lata...

Referi sempre em que tabela estava a retirar os dados! ou não?

Ora para este tipo de troca de argumentos não contes comigo.

Registado: 23/12/2011 1:41

por MarcoAntonio » 13/6/2013 23:15

MPC_finance Escreveu:
Não sei se estás a ver outra tabela!

Estamos a falar da mesma tabela, uma tabela dividida em 3 partes (a terceira parte tem dados de racios) onde tu estás criteriosamente a olhar apenas para a primeira parte que cobre pré-primário e primário.

A tabela continua, na segunda parte está o que cá chamamos ciclo e secundário, também dividido em dois grupos. São os nossos 5º a 12º anos.

Não há nenhuma razão objectiva para na presente discussão e no presente contexto, parar a comparação na quarta classe e ignorar os restantes anos.

Se alguma coisa, a maior parte do tempo (e muito em particular neste tópico) as pessoas estão a falar de professores do ciclo e do secundário.

A continuação da tabela está logo na página seguinte, à distância de um click numa tecla. A razão porque te recusas a olhar para a continuação da tabela onde estão os outros dois graus de ensino em análise ultrapassa-me.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Crosses, Gioes, Google Adsense [Bot], Luzemburg, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 218 visitantes