Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Expat » 13/6/2013 23:14

Como em todas as profissoes, nacionalidades , classes sociais etc etc..existem varios tipos de professores. E muitos estavam habituados a serem intocaveis.Infelizmente para eles o governo esta a saber gerir bem este problema e o feitico ainda se vai virar contra o feiticeiro. Ha certos limites que nao podem ser ultrapassados sob pena de perderem toda a credibilidade e simpatia e e isso que esta a acontecer neste momento. Para quem ja esta a viver a crise todos os dias e a tentar dar a melhor educacao aos filhos, agora ainda tem de aguentar com a greve dos professores no dia dos exames com os efeitos que isso vai ter a medio prazo. Nao ha paciencia.
Tem muito presente os seus direitos, mas esquecem-se das obrigacoes e da sua responsabilidade social.
Editado pela última vez por Expat em 13/6/2013 23:16, num total de 2 vezes.

Registado: 29/11/2007 2:58

por ghorez » 13/6/2013 23:12

V1rotate Escreveu:Pelas minhas contas, os professores trabalham 9 meses por ano, o resto é pausas/dias livres e férias(min 25 dias úteis + uns pela idade e tempo de serviço).

Não sejas assim com os professores. Se levantares o protector solar, por baixo da toalha, estão lá os testes todos já corrigidos. E dentro do saco, perto de uma revista qualquer de trivialidades está a tabela com as notas. E se ainda não estiver preenchida, depois de um mergulho rápido já vão tratar disso.

Registado: 25/9/2012 10:49

por K. » 13/6/2013 23:10

artista, em relação ao papel dos comunistas acho que estamos a dizer mais ou menos o mesmo.

Espero que não voltem a fazer aquelas manifestações, que são corrosivas para a imagem dos professores.

O facto é que não foi por causa dos contratados que a greve agora foi feita, mas sim agora, em que estão a ameaçar direitos adquiridos de professores do quadro.

O aumento do racio EUR/aluno de que falo foi nos últimos 20 anos.

Sobre o Nuno Crato, ele não está lá para negociar, teriam posto um político como ministro se fosse esse o objectivo.

Registado: 28/5/2008 1:17

por MarcoAntonio » 13/6/2013 23:03

MPC_finance Escreveu:Portugal 30825, 34537, 37542, 54158, 30825, 34537, 37542, 54158

EU21 27960, 34127, 37004, 43602, 28948, 34477, 38280, 44907

Estes são os valores que estão na tabela da pag 465 para pre e primary education. Os valores foram copiados da tabela.

A tabela continua na página seguinte para o secundário inferior e superior (ou seja do 5º ao 12º).

Certamente não é em nome da objectividade que tu paras a comparação na quarta classe, mesmo depois da minha chamada de atenção.

Isto já vai para lá da má vontade...

:cry:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MPC_finance » 13/6/2013 23:00

Portugal 30825, 34537, 37542, 54158, 30825, 34537, 37542, 54158

EU21 27960, 34127, 37004, 43602, 28948, 34477, 38280, 44907

Estes são os valores que estão na tabela da pag 465 para pre e primary education. Os valores foram copiados da tabela.

A sublinhado estão os valores que em Portugal são superiores à media EU21 (sem classificação de ligeiramente, ou são ou não!) E apenas vejo 1 abaixo que não é superior, o que não está sublinhado.

Não sei se estás a ver outra tabela!

Volto a referir que actualmente não sei quais são os valores.
Editado pela última vez por MPC_finance em 13/6/2013 23:07, num total de 1 vez.

Registado: 23/12/2011 1:41

por V1rotate » 13/6/2013 22:59

Renegade Escreveu:O namorado da minha prima é professor de Ed. Física.
Entrou hoje de férias.
Eu tenho 22 dias de férias por ano. Este homem tem muito mais que isso. Vai a uma reuniãozita daqui a uns dias. Lá tem que ir umas horitas à escola em breve. Fora isso não deve pôr lá os pés nas próximas semanas/meses...

É duro dar aulas? Certamente que sim. Deve ser mais duro que o meu emprego que é na secretária em frente ao computador e atender uns telefonemas de vez em quando, não tenho que aturar putos, mas que carago, não me lixem... estão muito mais tempo de férias do que eu.

O namorado da prima não está de férias(oficialmente), os professores têm os mesmos dias de férias que qualquer funcionário do estado, no entanto gozam muitos dias livres ao longo do ano...

Pelas minhas contas, os professores trabalham 9 meses por ano, o resto é pausas/dias livres e férias(min 25 dias úteis + uns pela idade e tempo de serviço).

Registado: 28/8/2007 12:29

por mais_um » 13/6/2013 22:53

Renegade Escreveu:O namorado da minha prima é professor de Ed. Física.
Entrou hoje de férias.
Eu tenho 22 dias de férias por ano. Este homem tem muito mais que isso. Vai a uma reuniãozita daqui a uns dias. Lá tem que ir umas horitas à escola em breve. Fora isso não deve pôr lá os pés nas próximas semanas/meses...

É duro dar aulas? Certamente que sim. Deve ser mais duro que o meu emprego que é na secretária em frente ao computador e atender uns telefonemas de vez em quando, não tenho que aturar putos, mas que carago, não me lixem... estão muito mais tempo de férias do que eu.

Ele não entrou hoje de férias, se tivesse entrado de férias não tinha que se apresentar na 2ª feira na escola. E ir a reuniões (avaliações, departamento, planificação do proximo ano lectivo, etc..)e fazer outro tipo de trabalhos (matriculas, fazer horários, etc..) até realmente ir de férias.

Claro que se tiver boas relações com quem organiza o trabalho terá bastantes dias livres, mas se não tiver pode ter que ir a maior parte dos dias à escola, só por uma ou duas horas.

No entanto, para um bom professor, quando está em tempo de aulas, seguramente que trabalha mais de 40 horas por semana e no fim provavelmente a coisa fica equilibrada.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 13/6/2013 22:53

Se alguém quiser ver a entrevista do Crato, hoje, na RTP, aqui está o link:
http://www.rtp.pt/play/p1052/e120321/te ... 360/297626

Até agora acho que o Crato tem sido exímio a gerir a crise, vitimizando-se perante a opinião pública. Agora, ou os sindicatos tiram um coelho desesperado da cartola, ou arriscam-se a ser chacinados.

Para ajudar à imagem dos professores, já foram marcados mais dias de greve, dando razão ao governo na não alteração do exame de Português, e ficou-se a saber que andam com aquele esquema de apenas 1 ou 2 faltarem às reuniões de avaliação, sabendo que isso é suficiente para inviabilizar o processo. E pelos vistos vão dividindo o custo da perda de salário entre eles. Não é ilegal mas passa uma imagem terrível de oportunismo e chico espertice que não ajuda nada à imagem dos professores.

Eu diria que está dez a zero para o Crato e o jogo ainda não chegou ao intervalo. Vamos ver como corre o resto do desafio (eu tenho acompanhado isto mais como observador porque o meu filho felizmente não tem exames este ano).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 13/6/2013 22:52

MPC_finance Escreveu:
Vejamos não havendo distinção salarial em Portugal entre pré-primária e primária na pagina 465 temos 4 níveis
1 nível - Portugal 30825, EU21 27960
2 nível - Portugal 34537, EU21 34127
3 nível - Portugal 37542, EU21 37004
4 nível - Portugal 54158, EU21 43602

Não havendo distinção salarial em Portugal, tem de se comparar os casos todos. O que fiz em cima.

Não me parece que estejas interessado em olhar para os dados de forma objectiva.

MPC_finance Escreveu:
Apenas um é um nível é mais baixo, salvo erro!

Existe, apenas um mais baixo para o 3º nível no que eles chamam de "primary education"

Em Portugal nem existe diferenciação entre os dois, pre e primary education"!

Alguma razão para ignorares o segundo e terceiro ciclo quando a discussão é sobre os professores em geral e inclusivamente a actual polémica da greve que está na génese do tópico diga particular respeito aos do ensino secundário?

MPC_finance Escreveu:
Lol

O relatório permite concluir que em 2010 os dados eram esses. Estou a extrair a informação da tabela.

Actualmente é que não tenho dados e não sei se são superiores ou não. essa conclusão é tua!

MPC, não tenho paciência para brincadeiras, especialmente no contexto de crise que o país atravessa e no contexto da presente discussão.

Entre 2011 e 2013 ocorreram uma série de medidas de austeridade que só tiveram paralelo num número muito restrito de países. As medidas em causa incluem congelamento e cortes de salário.

Só se pode concluir o que eu conclui, se estiver numa postura séria nesta discussão.

E aconselho-te a olhar mais atentamente para a tabela antes de partires para a brincadeira.

Em todo o caso, não penso continuar a responder, especialmente depois de teres descarrilado para a brincadeira e para lols despropositados.

Deixo só o seguinte disclaimer: não acho que os professores sejam das classes profissionais, pessoalmente não concordo com a escolha das datas para as greves e concordo genericamente com o resumo do Automech que está mais atrás.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 13/6/2013 22:47

V1rotate Escreveu:
AutoMech Escreveu:Isto só vem dar razão a quem faz o esforço de meter os filhos no privado e deixá-los de fora desta bagunça. E vêm eles dizer que a greve é em defesa da escola pública. Só mesmo para rir... Isto é a melhor publicidade que pode haver para a escola privada.

Os meus estão no privado(€€€€€€), precisamente por conhecer muito bem o que se passa no público...

Nem precisavas de dizer, obviamente que quem paga para juntar os filhos com a elite quer que o estado gaste o menos possível com a educação dos outros.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mcarvalho » 13/6/2013 22:42

obrigado marco

as minhas desculpas a todos

ab

mario carvalho

.
ps. estamos tão desacreditados de tudo que .. já acreditamos em tudo :(
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por artista_ » 13/6/2013 22:42

Olá K., não posso deixar de estar em desacordo contigo em algumas questões importantes.

K. Escreveu:... Com a redução do número de alunos, o racio EUR/aluno disparou, algo que não passa despercebido ao poder político liberal que ganhou força crescente na Europa do século XXI.

A redução do número de alunos não foi significativa porque foi parcialmente compensada pelo aumento da idade da escolaridade obrigatória e pelo aumento do número de alunos no Pré-escolar, que até há alguns anos o estado não oferecia!

O que fez com que, de 2010 para cá, tenha havido uma redução drástica do número de professores não se deveu a uma redução drástica do número de alunos, até porque agora é que vamos "sentir os efeitos" do aumento da escolaridade obrigatória para os 18 anos. O que fez reduzir o número de professores necessários foram as alterações que este Ministério introduzio, passo a enumerar as que me lembro agora de cabeça, que já não são poucas:

- Extinção de Área de Projeto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica... só aqui são 5 tempos por cada turma, ou seja, um professor a menos por casa 4/5 turmas, é só fazer as contas;
- EVT passou a ser lecionada apenas por um professor quando historicamente foi lecionada por dois... aqui cortaram necessidades de mais de mil professores (o mesmo aconteceu nas Ciências mas eu não conheço muito bem esta situação);
- Aumento do número de tempos letivos que cada professor tem de dar semanalmente, de 22 para 24, em quase todas as escolas do país;
- Criação dos Mega Agrupamentos, que reduziu bastante o número de professores em cargos de gestão nas escolas;
- Aumento do número de alunos por turma, de 26 para 30;

Não sei como é que podes falar da redução do número de alunos para justificar os cortes, quando o Ministério procedeu a estas (e outras que agora nem me lembro) alterações todas que sem dúvida cortaram significativamente as necessidades do número de professores!?

K. Escreveu:
Um conselho para os professores em Portugal:

Se querem recuperar o respeito perdido, marquem a DIFERENÇA em relação aos comunistas: NÃO É COM GREVES, ARRAIAIS E DISCURSOS DE VITIMIZAÇÃO que uma classe de elevada craveira intelectual recupera a sua dignidade!

Acho que estás completamente enganado em relação a essa teoria, acho que é mais o contrário, a esquerda é que se tem estado a "colar" a algo que lhes interessa bastante! Mas aqui tanto é válida a tua opinião como a minha, temos apenas opiniões diferentes...

Pergunto-te uma coisa, tens conhecimento de alguma coisa que o Crato tenha negociado? Não tens, porque ele nem sequer aparecia em reunião nenhuma, aparece agora forçado! Lembro-me de há cerca de um ano ter dito que realmente na questão dos professores contratados sairem sem qualquer indemnização reconheciam que a situação teria de ser verificada. Ouviste-o falar mais nisso? Não, aquilo foi areia para o olhos de todos, nunca teve qualquer intenção de verificar nada, porque nunca mais falou nisso, nem disse que sim, nem que não, quanto mais justificar o "porque não"! Eu não sou professor, já nem tenho qualquer aspiração a ser, mas conheço bem o assunto, é é-me difícil não dizer nada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por V1rotate » 13/6/2013 22:41

Uma medida que deveria ser tomada de imediato, revogar o artigo 79º do Estatuto da Carreira Docente, ou seja, acabar com a redução da componente letiva.

Os professores beneficiam(duplamente)de uma redução do tempo de trabalho letivo conforme a idade e com a progressão na carreira também os vencimentos aumentam, com a idade ganham mais e trabalham menos, assim se chega aos 3091€ mensais para 14 horas semanais.

Seria mais correto todos os professores terem horário igual(22/25/...) esta medida reduziria bastante a despesa com a educação, as escolas estão cheias de docentes com reduções várias...

por Renegade » 13/6/2013 22:41

O namorado da minha prima é professor de Ed. Física.
Entrou hoje de férias.

Lion_Heart Escreveu:
V1rotate Escreveu:
Que dureza...

2ª tarde livre
3ª todo o dia livre
4ª tarde livre
5ª quase toda a tarde livre
6ª quase toda a tarde livre

Livre = estar fechada em casa a preparar aulas e a corrigir testes...

Querem mais exemplos??

Este é o tipo de comentário/argumento que arrasa com a argumentação dos professores.

Portanto os outros que estão 8h ou 9h ou mais por dia nas obras , num supermercado , num escritório , a atender pessoas e etc. etc. são uns privilegiados não é!

Registado: 12/9/2011 14:15

por MPC_finance » 13/6/2013 22:40

MarcoAntonio Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Na página 465 constata-se basicamente que o salário dos professores em Portugal é superior aos da Europa a 21.

Na página 465 e 466 pode-se constatar basicamente que os salários dos professores em Portugal, de acordo com o critério PPP, estão sensivelmente na média EU21 e média OCDE à excepção do topo de carreira (professores antigos, já não se aplica aos actuais uma vez que a progressão na carreira foi toda alterada).

Exceptuando estes (topo da carreira, professores antigos) está na média e não acima. Existem casos ligeiramente acima e casos ligeiramente abaixo, não sei porque dizes que está acima uma vez que não está acima de forma generalizada.

Note-se que esses vencimentos são de 2010, antes dos recentes cortes de 2011~2013 portanto só podemos concluir que de momento estão abaixo das médias OCDE e EU21 de forma generalizada (uma vez que os cortes como ocorreram em Portugal só se deram num grupo muito restrito de países).

MPC_finance Escreveu:Portanto acho que os professores em Portugal são muito bem pagos. Tendo em conta estes dados, obviamente.

Tendo em conta os dados do relatório, não percebo como chegaste a tal conclusão uma vez que o relatório mostra que em 2010 estavam na média (e hoje estarão abaixo da média).

O relatório permite concluir contudo que a geração anterior acabava muito bem a carreira.

Vejamos não havendo distinção salarial em Portugal entre pré-primária e primária na pagina 465 temos 4 níveis
1 nível - Portugal 30825, EU21 27960
2 nível - Portugal 34537, EU21 34127
3 nível - Portugal 37542, EU21 37004
4 nível - Portugal 54158, EU21 43602

Apenas um é um nível é mais baixo, salvo erro!

Existe, apenas um mais baixo para o 3º nível no que eles chamam de "primary education"

Em Portugal nem existe diferenciação entre os dois, pre e primary education"!

MarcoAntónio Escreveu:Tendo em conta os dados do relatório, não percebo como chegaste a tal conclusão uma vez que o relatório mostra que em 2010 estavam na média (e hoje estarão abaixo da média).

O relatório permite concluir contudo que a geração anterior acabava muito bem a carreira

Lol

O relatório permite concluir que em 2010 os dados eram esses. Estou a extrair a informação da tabela.

Actualmente é que não tenho dados e não sei se são superiores ou não. essa conclusão é tua!

Registado: 23/12/2011 1:41

Re: Re

por MarcoAntonio » 13/6/2013 22:38

mcarvalho Escreveu:
caro bolsa ..

a fonte é esta

http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1597247

abraço

mcarvalho, o inimigopublico é um blog (ou pseudo-jornal) satírico, o conteúdo das notícias é fictício como de resto o Jornal Público informa.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Re

por mcarvalho » 13/6/2013 22:32

Bolsa Escreveu:
mcarvalho Escreveu:os 115 000 não interessa..

se só precisa de 10 000 .. os outros até podem greve e não lhes paga... poupa

agora os 230 000 policias?!!!!!!!..

quem não vai fazer greve são os... pequenos ladrões :mrgreen:

isto já não é um estado democrático .. isto é um estado policial.. só para defender os politiqueiros!!|!

:( :(

e por este andar ... o melhor é não haver alunos .. para não professores e não haver ninguém .. a não ser os politiqueiros...

só que aí têm de trabalhar uns para os outros .. ou melhor .. comerem-se como vermes :mrgreen:

Eu não sou polícia, mas está aí um zero a mais........

Cump.s

caro bolsa ..

a fonte é esta

http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1597247

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por MarcoAntonio » 13/6/2013 22:27

Aqui ficam os números para Portugal versus Médias de acordo com o relatório e em USD equivalentes segundo o critério PPP, isto é, paridade do poder de compra:

Os dados seguem a cronologia inicio, 10 anos, 15 anos e topo.

Pré-primário

30825 27541 27960 superior
34537 33649 34127 identico (ligeiramente superior)
37542 35630 37004 identico (ligeiramente superior)
54158 43048 43602 superior

Primário

30825 28523 28948 superior
34537 34968 34477 identico (ligeiramente inferior)
37542 37603 38280 identico (ligeiramente inferior)
54158 45100 44907 superior

Secundário (anos inferiores)

30825 29801 30202 superior
34537 36683 36134 inferior
37542 39401 40211 inferior
54158 47721 47287 superior

Secundário (anos superiores)

30825 30899 31346 identico (ligeiramente inferior)
34537 38190 37482 inferior
37542 41182 42470 inferior
54158 49721 50139 superior

Resumindo:

7 casos superior
2 casos ligeiramente superior
3 casos ligeiramente inferior
4 casos inferior

É praticamente um empate, a comparação é com a média (OCDE e EU21) e a tua conclusão foi de que eram bem pagos com base nestes mesmos dados.

Não vejo como é que com estes dados se pode concluir genericamente que são "bem pagos".

Nunca é demais sublinhar que são dados anteriores aos cortes das diversas medidas de austeridade entre 2011 e 2013. Penso também que isto não inclui os professores contratados, que não seguem estes vencimentos (sei que em relatórios anteriores não estavam incluídos, não chequei se estão neste relatório devo dizer).

Também, segundo uma das tabelas do relatório, os professores portugueses parecem passar mais horas na escola do que a média (teria de ver esse dado novamente mas penso que é o que está lá, devo dizer que ainda não vi este relatório com a devida atenção, pelo menos com a mesma que já dediquei a uma edição anterior que foi aqui analisada num anterior tópico sobre a educação e os professors, aqui no forum).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/6/2013 22:41, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 13/6/2013 22:23

Um topico sobre professores, já com 8 paginas e sem um comentário meu.... :mrgreen:

Estava a guardar-me para dia 17 à noite, para analisar as consequênias da greve, mas não resisti....

Antes de mais é bom lembrar que os sindicatos não existem para defender o bem estar da sociedade, os sindicatos existem para defender os interesses de quem representam, ou seja, existem para defender interesses corporativos, de uma forma legal obviamente. Quem define a legalidade? É o poder politico, seja através de leis propostas pelos governos, seja através dos deputados no parlamento.

Assim a greve anunciada é legal, porque respeita a lei e é legitima porque tem como objectivo defender os interesses de quem a decretou.

Como também é obvio temos dois "clubes" nesta discussão, por um lado os apoiantes do actual governo e os pais dos filhos que podem ser eventualmente prejudicados, que dizem cobras e lagartos dos professores, por outro lado temos os professores e ex-professores (artista, não me esqueci de ti...eheheh)a defender a greve porque sentem na pele as medidas anunciadas. Como também é normal nestas situações a malta gosta de mandar uns palpites, mesmo sem estar por dentro do assunto e vão escrevendo uns disparates.

Passando por cima de questões que não tem nada a ver com a greve, sou da mesma opinão do que o AutoMech:

AutoMech Escreveu:O resultado desta batalha vai ser o seguinte:
- Os horários vão avançar para as 40 horas
- A mobilidade vai avançar
- Os professores vão ficar (mal) vistos pela opinião pública, como gente preguiçosa que quer regras especiais (o governo está a conseguir passar essa imagem de forma exímia e já não é possível os professores ou sindicatos conterem os danos de imagem)
- O Mário Nogueira vai beber champanhe no fim da greve à custa dos professores e a continuar a sua carreira política. Quando os professores o virem no comité central do PCP irão perceber como foram tão brilhantemente usados e descartados.

Ou seja, quando assentar a poeira, aquilo que seria uma greve para chamar a atenção das pessoas, terá sido transformado num valente tiro no pé e as reformas avançarão na mesma. Mas desta vez com os professores muito mais fragilizados e sem o respeito das famílias.

E confesso que concordo com as alterações propostas pelo governo, mesmo tendo a consciência que vai afectar uma parte dos alunos a médio/longo prazo.
Há que racionalizar o Estado em função dos recursos disponiveis.

EDIT: Sobre a forma de o governo lidar com a greve, no dia 17 à noite se tiver tempo escrevo uns bitaites.. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por V1rotate » 13/6/2013 22:20

AutoMech Escreveu:Isto só vem dar razão a quem faz o esforço de meter os filhos no privado e deixá-los de fora desta bagunça. E vêm eles dizer que a greve é em defesa da escola pública. Só mesmo para rir... Isto é a melhor publicidade que pode haver para a escola privada.

Os meus estão no privado(€€€€€€), precisamente por conhecer muito bem o que se passa no público...

por K. » 13/6/2013 22:13

Não consigo abster-me de opinar neste tópico. Sou professor universitário e tenho um contrato com nomeação definitiva que estou a rescindir por minha iniciativa, para perseguir um acarreira de investigação no estrangeiro. Fossem as condições outras, provavelmente não o faria, o que de facto me leva a ter de concordar que as coisas pioraram, e bem sei que quando pioram na universidade, pioram muito mais nos liceus.

Há algo que me incomoda muito, e que convido os meus colegas de profissão, do liceu e da universidade, a reflectir:

***SERÁ QUE OS PROFESSORES EM PORTUGAL SE DEIXAM MANIPULAR PELO PARTIDO COMUNISTA??***

Veja-se bem o que tem sido a realidade. Portugal, como país onde pouca gente frequentava o ensino, deu como compensação à classe docente o acesso às classes médias/altas, algo que não acontece em qualquer país. No anos 90, com os aumentos salariais, as progressões automáticas e um número elevado de liceus e universidades, a situação tornou-se uma bomba relógio. Com a redução do número de alunos, o racio EUR/aluno disparou, algo que não passa despercebido ao poder político liberal que ganhou força crescente na Europa do século XXI.

A solução seria despedir gente dos quadros. Algo praticamente impossível. Nas universidades foram feitos alguns progressos, acabou-se com o bizarro sistema de contratação de assistentes, tentou-se transferir verbas para estimular a investigação mas quando a coisa esbarrou nos direitos adquiridos, foi rés-vés Campo de Ourique! O sistema de administração baseado em princípios colegiais (e sempre, mas sempre, cheio de Comunistas por todo o lado) impediu qualquer reforma, hoje acumulam-se pessoas nas universidades que nada publicam, nenhuma carreira internacional têm, limitam-se a fazer o trabalho de um professor do liceu, mas com menos horas e mais salário. Hediondo.

Voltando aos liceus, acho que ninguém duvida que os professores trabalhem, e em situações mais desgastantes do que outras profissões (dei as aulas suficientes para saber que não há trabalho no mundo mais extenuante do que ensinar). O que se passa é que os gastos publicos são insustentáveis e resta cortar na educação e na saúde, porque a segurança social já está nos limites e o desemprego não tem maneira de parar.

E o Partido Comunista o que faz? Com a habitual atitude subversiva do mandar tudo abaixo ´na pior altura possível, com o objectivo de impossibilitar a democracia em Portugal (porque o PC é anti-democrático por definição), e consciente do imenso poder social e político que a classe possui, usa os professores como pontas de lança numa guerra aberta contra os partidos que em Portugal podem formar governo (que são, para o caso de alguém se ter esquecido, o PS e o PSD).

Custa-me aceitar a teoria acima, e custa-me ver os professores ao serviço dos sindicatos vulgo PC.

Em tempos concordei com aquilo que alguém disse aqui, que os professores têm uma formação superior, uma educação maior que o "Zé Povinho" e logo merecem mais do que o tal salário médio do povo.

Em tempos concordei, pois deixei de concordar no momento em que vi as tristes figuras que os meus colegas de profissão começaram a fazer por esse país fora, nas manifestações apadrinhadas pelo selo Comunista. De garrafão, assador e altifalante na mão, foram capazes de, em imagens gravadas e transmitidas pelas televisões de todo o mundo (e vistas pelos seus alunos), dar o gosto ao pé descaído para a chinela, que esse dito partido, responsável pelos maiores crimes contra a humanidade de que há memória, tanto gosta de exibir como sua imagem de marca.

Um conselho para os professores em Portugal:

Se querem recuperar o respeito perdido, marquem a DIFERENÇA em relação aos comunistas: NÃO É COM GREVES, ARRAIAIS E DISCURSOS DE VITIMIZAÇÃO que uma classe de elevada craveira intelectual recupera a sua dignidade!

Registado: 28/5/2008 1:17

por Automech » 13/6/2013 22:11

migluso Escreveu:Se existisse mercado na prestação de serviços de educação, este debate não estava a acontecer.

Eu leio os argumentos de um lado e de outro e, a maior parte, derivam da inexistência de mercado.

Antecipando já a resposta aos opositores da liberalização:
Sim, haveriam falhas, situações de injustiça, ineficiências, más escolas, maus professores, etc...
Mas tudo isso já não acontece hoje?

A vantagem, para além da defesa do princípio da liberdade que hoje, quer o aluno quer o professor não têm, é que o mercado é mais rápido a detectar as falhas do sistema e mais rápido a eliminá-las ou corrigi-las.

Se os comentários que leio vão quase todos no sentido de "o prof. do privado está melhor do que o prof. do público", qual a razão para tanto ódio à privatização do ensino por parte da classe dos stores?

Isto só vem dar razão a quem faz o esforço de meter os filhos no privado e deixá-los de fora desta bagunça. E vêm eles dizer que a greve é em defesa da escola pública. Só mesmo para rir... Isto é a melhor publicidade que pode haver para a escola privada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 13/6/2013 22:07

MPC_finance Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica o link para o Education at a Glance de 2012, OCDE:

http://www.uis.unesco.org/Education/Doc ... 012-en.pdf

Penso que é o último disponível.

Para 11 anos de experiência no ensino público português e para os anos 2000-2005-2010 é curioso ver que Portugal no índice de alteração do salário passou para 115 em 2005 e para 125 em 2010 (considerando 100 para o ano de 2000). Foi o 5 país onde o salário mais subiu. Pág. 462 do relatório.

Na página 465 constata-se basicamente que o salário dos professores em Portugal é superior aos da Europa a 21.

Portanto acho que os professores em Portugal são muito bem pagos. Tendo em conta estes dados, obviamente.

Esse relatório baseia-se no ECD (estatuto da carreira docente) e compara com o que se passa nos outros países. O problema é que em Portugal a grande maioria dos professores com 11 anos de experiência, não só não progrediram ainda o que está previsto nesse estatuto, como nem sequer está ainda nos quadros... ou melhor, uma boa parte dos professores com 11 anos de experiência, está neste momento desempregado, foi colocado na rua sem qualquer negociação ou indemnização, passou anos a mudar de escola (muitos longe de casa) e a ganhar menos por nem sequer terem horário completo. Ou seja, não haverá nenhum professor com 11 anos de experiência que ganhe aquilo que esse estudo prevê que ele ganhe!

E, ainda assim, de 2010 para cá as alterações foram significativas!

por MarcoAntonio » 13/6/2013 22:05

MPC_finance Escreveu:Na página 465 constata-se basicamente que o salário dos professores em Portugal é superior aos da Europa a 21.

Na página 465 e 466 pode-se constatar basicamente que os salários dos professores em Portugal, de acordo com o critério PPP, estão sensivelmente na média EU21 e média OCDE à excepção do topo de carreira (professores antigos, já não se aplica aos actuais uma vez que a progressão na carreira foi toda alterada).

Exceptuando estes (topo da carreira, professores antigos) está na média e não acima. Existem casos ligeiramente acima e casos ligeiramente abaixo, não sei porque dizes que está acima uma vez que não está acima de forma generalizada.

Note-se que esses vencimentos são de 2010, antes dos recentes cortes de 2011~2013 portanto só podemos concluir que de momento estão abaixo das médias OCDE e EU21 de forma generalizada (uma vez que os cortes como ocorreram em Portugal só se deram num grupo muito restrito de países).

MPC_finance Escreveu:Portanto acho que os professores em Portugal são muito bem pagos. Tendo em conta estes dados, obviamente.

Tendo em conta os dados do relatório, não percebo como chegaste a tal conclusão uma vez que o relatório mostra que em 2010 estavam na média (e hoje estarão abaixo da média).

O relatório permite concluir contudo que a geração anterior acabava muito bem a carreira.
Imagem

Administrador Fórum

por caracinha » 13/6/2013 22:03

ja entendi o que e horario zero e bastante mau,mas tambem acredito que temos professores a mais ,e trabalhadores que podiam ser canalizados para outros serviços publicos (Tribunais,repartiçoes ,etc)pois os jovens dos dias de hoje ja não são os mesmos em numero de outros tempos.

espero que gostes do teu trabalho novo porque sei quem vai para professor e por vocação tipo padre :) .

Registado: 23/6/2009 21:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 215 visitantes