Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral
MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica o link para o Education at a Glance de 2012, OCDE:
http://www.uis.unesco.org/Education/Doc ... 012-en.pdf
Penso que é o último disponível.
Para 11 anos de experiência no ensino público português e para os anos 2000-2005-2010 é curioso ver que Portugal no índice de alteração do salário passou para 115 em 2005 e para 125 em 2010 (considerando 100 para o ano de 2000). Foi o 5 país onde o salário mais subiu. Pág. 462 do relatório.
Na página 465 constata-se basicamente que o salário dos professores em Portugal é superior aos da Europa a 21.
Portanto acho que os professores em Portugal são muito bem pagos. Tendo em conta estes dados, obviamente.
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Re: professores vs alunos
caracinha Escreveu:desculpa perguntar mas o que e horario zero ???artista Escreveu:JMHP Escreveu:Apenas um mero conselho pessoal: Deixem-se de complexos, libertem-se dessa ideologia de guerra de classes e permanente insatisfação, aceitem os desafios e procurem a qualidade de serviço dentro dos meios disponíveis, não tenham medo em procurar alternativas e apresentar soluções para um melhor ensino para além das questões habituais dos direitos e financeiras.
Apresentem-se como solução e não como um problema cronico sem fim.
Não tinha intenção de voltar a escrever neste tópico mas faço-o apenas para esclarecer a minha situação, que parece que ainda não está clara e que pode levar a pensar que tenho algum tipo de interesse que não tenho... O que me move é a justiça de uma causa e a qualidade do ensino público... mesmo não tendo eu filhos e os meus sobrinhos até estejam no privado, acho que todos devem ter acesso a um sistema de ensino com qualidade mínima garantida!
Eu fui professor durante cerca de 16 anos, até 31 de agosto de 2012. Nessa altura o estado meteu-me na rua e eu não pretendo voltar. Em primeiro lugar porque dificilmente conseguiria um horário, nem um de meia dúzia de horas, nem a 500 km de minha casa. Em segundo lugar porque estou no privado a fazer um trabalho bem menos exigente, com menos responsabilidades, menos stressante, com horários ainda mais flexíveis, onde ganharei pelo menos o mesmo!
Um professor com horário Zero quer dizer que na escola ou zona onde está colocado não há componente letiva que lhe seja atribuída. Ou seja, não há aulas para ele dar. Nestes casos os professores têm outras tarefas, como aulas de apoio, trabalhos nas bilbliotecas, etc...
O número de professores com horário zero tem aumentado porque O Ministério da Educação tem feito alterações muito radicais que dimunuiram as necessidades de professores, mais numas áreas que outras. Por exemplo, a disciplina de EVT passou a ser lecionada apenas por um professor, quando até ao ano letivo de 2011/12 foi sempre por dois (em par pedagógico), só neste caso reduziram as necessidades de professore desta área em mais de mil professores, os contratados foram para a rua, alguns dos que estavam no quadro ficaram com "horário zero"... enfim, podia estar aqui a explicar-te porque como é que cada uma das outras situações "produziu" mais horários zero, mas acho que já ficaste a perceber o que é um horário zero!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Professor do quadro que não tem horário, não tem alunos, não tem trabalho... mas recebe vencimento como se tivesse...
Ex:
Numa escola existem 5 professores de físico-química, este ano só são necessários 4, se algum deles for contratado vai embora, mas se todos forem do quadro, ficam todos na escola, no entanto um deles não terá alunos, ou seja, horário zero.
Ex:
Numa escola existem 5 professores de físico-química, este ano só são necessários 4, se algum deles for contratado vai embora, mas se todos forem do quadro, ficam todos na escola, no entanto um deles não terá alunos, ou seja, horário zero.
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Re: professores vs alunos
desculpa perguntar mas o que e horario zero ???artista Escreveu:JMHP Escreveu:Apenas um mero conselho pessoal: Deixem-se de complexos, libertem-se dessa ideologia de guerra de classes e permanente insatisfação, aceitem os desafios e procurem a qualidade de serviço dentro dos meios disponíveis, não tenham medo em procurar alternativas e apresentar soluções para um melhor ensino para além das questões habituais dos direitos e financeiras.
Apresentem-se como solução e não como um problema cronico sem fim.
Não tinha intenção de voltar a escrever neste tópico mas faço-o apenas para esclarecer a minha situação, que parece que ainda não está clara e que pode levar a pensar que tenho algum tipo de interesse que não tenho... O que me move é a justiça de uma causa e a qualidade do ensino público... mesmo não tendo eu filhos e os meus sobrinhos até estejam no privado, acho que todos devem ter acesso a um sistema de ensino com qualidade mínima garantida!
Eu fui professor durante cerca de 16 anos, até 31 de agosto de 2012. Nessa altura o estado meteu-me na rua e eu não pretendo voltar. Em primeiro lugar porque dificilmente conseguiria um horário, nem um de meia dúzia de horas, nem a 500 km de minha casa. Em segundo lugar porque estou no privado a fazer um trabalho bem menos exigente, com menos responsabilidades, menos stressante, com horários ainda mais flexíveis, onde ganharei pelo menos o mesmo!
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V1rotate Escreveu:No ensino público não se consegue garantir uma qualidade mínima, na minha opinião, o principal são os recursos humanos, a escola/direção não escolhe os recursos humanos, os professores são colocados por concurso, infelizmente existem alguns que não valem um chavo, não têm qualquer vocação para a profissão e ainda existem alguns que não fazem um mês/semana completo, a escola pouco ou nada pode fazer, os alunos ficam sem aulas, os encarregados de educação reclamam(com razão)mas nada acontece porque a escola nada pode fazer, já no privado, se o professor não prestar um serviço de qualidade, vai para a rua, se faltar constantemente, vai para a rua, se prestar um serviço de qualidade é premiado
Se o privado é assim tão bom em tudo, não sei porque temos as belas merdas de empresas que temos...
Há bom e mau em todo o lado...
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migluso Escreveu:Existe muito pouco mercado nas televisões. Nem com a TDT, cuja infraestrutura aguenta com o dobro ou o triplo dos canais se liberalizou o mercado... O Estado decidiu defender os interesses instalados...
Acho que estás um pouco equivocado, segundo me lembro, o socras queria um novo canal e quem é que se opôs? Os outros canais privados, não o estado, curioso não é? É essa mania de que tudo o que está mal é culpa do estado, e não é assim, parem com essas tretas.

Plan the trade and trade the plan
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No ensino público não se consegue garantir uma qualidade mínima, na minha opinião, o principal são os recursos humanos, a escola/direção não escolhe os recursos humanos, os professores são colocados por concurso, infelizmente existem alguns que não valem um chavo, não têm qualquer vocação para a profissão e ainda existem alguns que não fazem um mês/semana completo, a escola pouco ou nada pode fazer, os alunos ficam sem aulas, os encarregados de educação reclamam(com razão)mas nada acontece porque a escola nada pode fazer, já no privado, se o professor não prestar um serviço de qualidade, vai para a rua, se faltar constantemente, vai para a rua, se prestar um serviço de qualidade é premiado 

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Re: professores vs alunos
JMHP Escreveu:Apenas um mero conselho pessoal: Deixem-se de complexos, libertem-se dessa ideologia de guerra de classes e permanente insatisfação, aceitem os desafios e procurem a qualidade de serviço dentro dos meios disponíveis, não tenham medo em procurar alternativas e apresentar soluções para um melhor ensino para além das questões habituais dos direitos e financeiras.
Apresentem-se como solução e não como um problema cronico sem fim.
Não tinha intenção de voltar a escrever neste tópico mas faço-o apenas para esclarecer a minha situação, que parece que ainda não está clara e que pode levar a pensar que tenho algum tipo de interesse que não tenho... O que me move é a justiça de uma causa e a qualidade do ensino público... mesmo não tendo eu filhos e os meus sobrinhos até estejam no privado, acho que todos devem ter acesso a um sistema de ensino com qualidade mínima garantida!
Eu fui professor durante cerca de 16 anos, até 31 de agosto de 2012. Nessa altura o estado meteu-me na rua e eu não pretendo voltar. Em primeiro lugar porque dificilmente conseguiria um horário, nem um de meia dúzia de horas, nem a 500 km de minha casa. Em segundo lugar porque estou no privado a fazer um trabalho bem menos exigente, com menos responsabilidades, menos stressante, com horários ainda mais flexíveis, onde ganharei pelo menos o mesmo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Ok, foi o primeiro que encontrei. Nem tão pouco sei como foi feito o estudo não é! Pode ter partido de premissas menos correctas. Mas serve para reflectir sobre o assunto que é o que pretendo.
Se existem relatórios mais recentes melhor!
PS- Não tenho nada contra os professores.
Se existem relatórios mais recentes melhor!
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No Agrupamento que conheço melhor existe uma média de 10 alunos por professor(160 profs para 1600 alunos), cada professor custa uma média 2500€/mês ao estado(vencimentos+contribuições), fora o pessoal não docente e despesas com os edifícios.
Escusado será dizer que dos 160, muitos não trabalham, alguns há vários anos...
Estou convicto que um ensino privado teria inúmeras vantagens, quer para o Estado/contribuintes, quer para os alunos.
Escusado será dizer que dos 160, muitos não trabalham, alguns há vários anos...
Estou convicto que um ensino privado teria inúmeras vantagens, quer para o Estado/contribuintes, quer para os alunos.
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Aqui fica o link para o Education at a Glance de 2012, OCDE:
http://www.uis.unesco.org/Education/Doc ... 012-en.pdf
Penso que é o último disponível.
Já agora, só para acrescentar e precisar melhor que se a fonte é a OCDE, os relatórios dizem respeito normalmente a dados com uns 2 anos na data em que o relatório é publicado, portanto, os vencimentos em causa devem ter uns bons 9 ou 10 anos nesta altura. É uma questão de verificar que dados estavam a ser analisados no relatório de 2006. O que tem 7 anos é o relatório da OCDE, os dados em si ainda são mais antigos.
http://www.uis.unesco.org/Education/Doc ... 012-en.pdf
Penso que é o último disponível.
Já agora, só para acrescentar e precisar melhor que se a fonte é a OCDE, os relatórios dizem respeito normalmente a dados com uns 2 anos na data em que o relatório é publicado, portanto, os vencimentos em causa devem ter uns bons 9 ou 10 anos nesta altura. É uma questão de verificar que dados estavam a ser analisados no relatório de 2006. O que tem 7 anos é o relatório da OCDE, os dados em si ainda são mais antigos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Antes de mais nada, para que fique claro, eu não acho de todo que os professores sejam a classe que mais razão de queixa tem nem pouco mais ou menos (especialmente os que que estão no quadro).
Mas também tenho de dizer que a discussão sobre a educação (e os professores) está longe de ser uma discussão feita com a serenidade, objectividade e clareza necessárias. Este comentário é geral para este tópico e outros do género e não se dirige a ninguém em particular.
MPC, é necessário sublinhar que a notícia que citas diz respeito a 2006 e que de então para cá, entre congelamentos e cortes, com toda a probabilidade, estes dados estão muito longe de estar actualizados.
O "hoje" da notícia não é hoje mas há 7 anos atrás.
Não é certamente a melhor forma de esmiuçar o assunto e de resto existe relatórios do mesmo organismo muito mais recentes.
Mas também tenho de dizer que a discussão sobre a educação (e os professores) está longe de ser uma discussão feita com a serenidade, objectividade e clareza necessárias. Este comentário é geral para este tópico e outros do género e não se dirige a ninguém em particular.
MPC, é necessário sublinhar que a notícia que citas diz respeito a 2006 e que de então para cá, entre congelamentos e cortes, com toda a probabilidade, estes dados estão muito longe de estar actualizados.
O "hoje" da notícia não é hoje mas há 7 anos atrás.
Não é certamente a melhor forma de esmiuçar o assunto e de resto existe relatórios do mesmo organismo muito mais recentes.
MPC_finance Escreveu:
Esmiuçando este assunto
Os professores portugueses são os terceiros mais bem pagos no “ranking” dos 30 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), revelou hoje Ben Jensen, responsável do departamento de Estatísticas da Educação daquele organismo.
http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... de-1269609
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A-330 Escreveu:Quanto aos professores , greves , atc.
- acho que estão mal pagos.Assim como quase toda a gente em Portugal.
- Os professores tem razão numas coisas mas não tem em outras. Uma delas é recusar a avaliação. Por que??
Trabalho há mais de 20 anos em uma profissão em que tenho o emprego em risco a cada 6 meses e sobrevivi.Acho que as avaliações a que estou sujeito só fizeram de mim um profissional melhor. Recusar as avaliações é feio.Deveriam ter vergonha de as recusar.
- Quero enfatizar que sou a favor dos sindicatos e da mobilização profissional. Mas neste momento , não há nada que os sindicatos possam fazer porque não há dinheiro.
A330
Esmiuçando este assunto
Os professores portugueses são os terceiros mais bem pagos no “ranking” dos 30 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), revelou hoje Ben Jensen, responsável do departamento de Estatísticas da Educação daquele organismo.
http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... de-1269609
Quanto à avaliação, tenho muitas dúvidas. Principalmente devido aos critérios subjectivos que possam advir daí!
Quanto aos sindicatos, também sou a favor, desde que não tenham agenda política.
Mas toda a gente sabe que em Portugal
UGT=Partido socialista
CGTP= BE e PCP
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Lion_Heart Escreveu:Mas os 115 mil não tem que aparecer ao trabalho todos os dias? ou é só quando lhes apetece?
Os dias de exames nacionais não são dias normais com as aulas habituais a decorrer pelo que a tua pergunta faz muito pouco sentido.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
V1rotate Escreveu:
Que dureza...
2ª tarde livre
3ª todo o dia livre
4ª tarde livre
5ª quase toda a tarde livre
6ª quase toda a tarde livre
Livre = estar fechada em casa a preparar aulas e a corrigir testes...
Querem mais exemplos??
Este é o tipo de comentário/argumento que arrasa com a argumentação dos professores.
Portanto os outros que estão 8h ou 9h ou mais por dia nas obras , num supermercado , num escritório , a atender pessoas e etc. etc. são uns privilegiados não é!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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Lion_Heart Escreveu:Mas os 115 mil não tem que aparecer ao trabalho todos os dias? ou é só quando lhes apetece?
Não, os desgraçados dos srs professores não têm que estar todos os dias na escola, apenas têm que cumprir o seu horário e comparecer a reuniões(de grupo, de departamento, de avaliação, etc)quando convocados.
Ex de um horário:

Que dureza...
2ª tarde livre
3ª todo o dia livre
4ª tarde livre
5ª quase toda a tarde livre
6ª quase toda a tarde livre
Livre = estar fechada em casa a preparar aulas e a corrigir testes...
Querem mais exemplos??
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Re
mcarvalho Escreveu:os 115 000 não interessa..
se só precisa de 10 000 .. os outros até podem greve e não lhes paga... poupa
agora os 230 000 policias?!!!!!!!..
quem não vai fazer greve são os... pequenos ladrões![]()
isto já não é um estado democrático .. isto é um estado policial.. só para defender os politiqueiros!!|!
![]()
e por este andar ... o melhor é não haver alunos .. para não professores e não haver ninguém .. a não ser os politiqueiros...
só que aí têm de trabalhar uns para os outros .. ou melhor .. comerem-se como vermes
Eu não sou polícia, mas está aí um zero a mais........
Cump.s
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Re: Olhemos também para os rácios
MPC_finance Escreveu:Ensino 1,2 e 3 ciclos + Secundário
Em 1990 havia 1706138 alunos para 134370 professores
O equivale ao rácio de 12,7 alunos por professor
Em 2011 havia 1384725 alunos para 156669 professores
O que equivale ao rácio de 8,8 alunos por professor.
http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... nsino-1003
http://www.pordata.pt/Portugal/Docentes ... ensino-240
Há duas razõe spara isso:
Nos anos 90, houve anos em que o número máximo de alunos por turma era de 36 (mas os cursos profissionais tinham muito menos do que agora).
A carga horária média das turmas é muito superior (se não me engano em 1990, só havia 3 disciplinas no 12º ano)
Se me dissessem que diminuiam o número de professores porque diminuiam a carga hprária dos alunso até percebia (sobretudo nos cursos profissionais), agora por terem aumentado o número de alunos por turma...
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Re: Olhemos também para os rácios
MPC_finance Escreveu:Ensino 1,2 e 3 ciclos + Secundário
Em 1990 havia 1706138 alunos para 134370 professores
O equivale ao rácio de 12,7 alunos por professor
Em 2011 havia 1384725 alunos para 156669 professores
O que equivale ao rácio de 8,8 alunos por professor.
http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... nsino-1003
http://www.pordata.pt/Portugal/Docentes ... ensino-240
É preciso ter em conta também alterações nos programas (que interfiram no número de disciplinas) e nos horários (que interfiram na carga horária total).
Tenho a vaga ideia (de ter consultado um Education at a Glance, OCDE) que existiram alterações nessa matéria, mas quais em específico teria de ver novamente.
Seja como for, isso tem de ser computado, a comparação em cima só é linear se nenhum dos factores daquele tipo se tivesse alterado entre os dois momentos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
os 115 000 não interessa..
se só precisa de 10 000 .. os outros até podem greve e não lhes paga... poupa
agora os 230 000 policias?!!!!!!!..
quem não vai fazer greve são os... pequenos ladrões
isto já não é um estado democrático .. isto é um estado policial.. só para defender os politiqueiros!!|!
e por este andar ... o melhor é não haver alunos .. para não professores e não haver ninguém .. a não ser os politiqueiros...
só que aí têm de trabalhar uns para os outros .. ou melhor .. comerem-se como vermes
se só precisa de 10 000 .. os outros até podem greve e não lhes paga... poupa
agora os 230 000 policias?!!!!!!!..
quem não vai fazer greve são os... pequenos ladrões

isto já não é um estado democrático .. isto é um estado policial.. só para defender os politiqueiros!!|!


e por este andar ... o melhor é não haver alunos .. para não professores e não haver ninguém .. a não ser os politiqueiros...
só que aí têm de trabalhar uns para os outros .. ou melhor .. comerem-se como vermes

Editado pela última vez por mcarvalho em 13/6/2013 18:53, num total de 1 vez.
mcarvalho
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Olhemos também para os rácios
Ensino 1,2 e 3 ciclos + Secundário
Em 1990 havia 1706138 alunos para 134370 professores
O equivale ao rácio de 12,7 alunos por professor
Em 2011 havia 1384725 alunos para 156669 professores
O que equivale ao rácio de 8,8 alunos por professor.
http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... nsino-1003
http://www.pordata.pt/Portugal/Docentes ... ensino-240
Em 1990 havia 1706138 alunos para 134370 professores
O equivale ao rácio de 12,7 alunos por professor
Em 2011 havia 1384725 alunos para 156669 professores
O que equivale ao rácio de 8,8 alunos por professor.
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mcarvalho Escreveu:http://inimigo.publico.pt/
Governo convoca 115 mil professores para vigiar 75 mil alunos e 230 mil polícias para vigiar os 115 mil professores
Apesar de só necessitar de 10 mil professores, Nuno Crato deu ordens para 115 mil docentes estarem nas escolas na próxima segunda-feira. LER MAIS![]()
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deve ser para poupar
Mas os 115 mil não tem que aparecer ao trabalho todos os dias? ou é só quando lhes apetece?
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Lion_Heart
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Governo convoca 115 mil professores para vigiar 75 mil alunos e 230 mil polícias para vigiar os 115 mil professores
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deve ser para poupar
Governo convoca 115 mil professores para vigiar 75 mil alunos e 230 mil polícias para vigiar os 115 mil professores
Apesar de só necessitar de 10 mil professores, Nuno Crato deu ordens para 115 mil docentes estarem nas escolas na próxima segunda-feira. LER MAIS




deve ser para poupar

mcarvalho
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elreidom Escreveu:
A questão que se põe é: devemos pôr o ensino de um país nas mãos das escolhas deste mercado, destes pais, ou devemos optar por uma credibilização e regulação geral do ensino independentemente das escolhas de pais menos informados?
Não discuto a boa vontade do argumento, mas o que está escrito acima não é mais do que um atestado de estupidez passado à sociedade.
É bem revelador da prepotência dos estatistas. Partem do princípio que são mais inteligentes ou mais bondosos do que os outros.
elreidom Escreveu:Quando se transpõe para tudo o pensamento de mercado, eu penso por exemplo no que aconteceu com as televisões, desde que entraram no mercado e se passaram a reger pelas preferências das maiorias.
Existe muito pouco mercado nas televisões. Nem com a TDT, cuja infraestrutura aguenta com o dobro ou o triplo dos canais se liberalizou o mercado... O Estado decidiu defender os interesses instalados...
Se queres uma analogia com o mercado televisivo, então um sistema de ensino como o que eu defendo seria o mesmo que instalar TV cabo com 200 canais em todos os lares.

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