Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V1rotate » 13/6/2013 15:58

Engraçado ninguém falar dos professores que recebem 3091€ para dar 14 horas de aulas por semana, dureza...

Registado: 28/8/2007 12:29

por V1rotate » 13/6/2013 15:54

Tudo o que eu disse é mentira??

Infelizmente é uma realidade que eu conheço muito bem ;)

por Heisenberg » 13/6/2013 15:53

Quando terminei a minha licenciatura a minha perspectiva era o ensino, pelo menos como actividade principal. Foi o que fui fazendo a tempo parcial durante todo o tempo de formação. Por acaso, pouco antes do último exame, tive um convite para trabalhar num outro local. Não era um trabalho que me apetecesse muito fazer, porque embora também fosse intelectualmente desafiante, não era tão interessante como ensinar, pelo menos não o era na perspectiva de ser uma actividade principal.

Mas pesando as coisas foi essa a minha opção. Mesmo com um salário não muito alto, sabia que dificilmente ganharia o mesmo como professor (em início de carreira no ensino ganharia metade), e que as 40 horas no escritório seriam bem menos desgastantes do que as "22 horas" como professor. Lamento a opção tomada? Sim, por uma única razão: ter a vida mais calma e mais dinheiro na conta não compensa ter deixado de fazer o que gostava, nem perto disso. Agora, o que me dizem os meus ex-colegas é bem diferente: deixa-te estar que estás bem, não queiras vir para aqui.

Por isso me faz tanta confusão a revolta do povo contra os "privilégios" dos professores... O que me parece é que, neste buraco onde de uma forma ou de outra todos estamos, faz falta um bodezinho expiatório, e este serve perfeitamente. A mente humana está formatada para a procura de bodes expiatórios. E este bode serve para explicar a desgraça das contas públicas, a desgraça do Ensino e até a desgraça da vida dos filhos quando corre mal. Seja.

Registado: 2/9/2011 12:01

Re: professores vs alunos

por artista_ » 13/6/2013 15:38

V1rotate Escreveu:
ghorez Escreveu:Lá está...e mais..o resto dos profissionais não têm de fazer preparação/estudo em casa? E mesmo assim não trabalham 8 ou mais horas no seu local de trabalho? Muito mal habituados... e completamente desfasados da realidade.

Nem mais...

E depois há disciplinas que requerem uma enorme preparação(ed. fisica, evt, etc) além disso os professores têm no seu horário 9 horas semanais para trabalho fora da escola :wink:

22 horas letivas
9 horas trabalho não presencial
4 horas de trabalho presencial

Por alguma razão eu disse que ficavam em casa semana e meia(Natal e Páscoa) e não 2 semanas(duração da Pausa), porque as reuniões de avaliação duram 3 dias, as aulas terminam na 6ªfeira, na 2ª, 3ª e 4ª há reuniões de avaliação, raramente um professor tem reuniões todos os dias e depois desaparecem, qualquer pessoa pode passar à porta da escola e vê o parque de estacionamento praticamente vazio...

Santa ignorância!! :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Demonstram um desconhecimento total do que estão a falar... se repararem, aqui no forum (aqui ou em outro lado), nunca falei de assuntos que não conheço bem, se encontrarem algum caso que desminta o que disse podem colocá-lo aqui! Se calhar deviam fazer o mesmo...

Eu por mim acabei a minha participação no debate... há pessoas que não sabem, não querem saber, mas têm ideias formadas sobre os assuntos e defenden-nas como se conhecessem alguma coisa do que estão a falar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por V1rotate » 13/6/2013 15:30

ghorez Escreveu:Lá está...e mais..o resto dos profissionais não têm de fazer preparação/estudo em casa? E mesmo assim não trabalham 8 ou mais horas no seu local de trabalho? Muito mal habituados... e completamente desfasados da realidade.

Nem mais...

E depois há disciplinas que requerem uma enorme preparação(ed. fisica, evt, etc) além disso os professores têm no seu horário 9 horas semanais para trabalho fora da escola :wink:

22 horas letivas
9 horas trabalho não presencial
4 horas de trabalho presencial

Por alguma razão eu disse que ficavam em casa semana e meia(Natal e Páscoa) e não 2 semanas(duração da Pausa), porque as reuniões de avaliação duram 3 dias, as aulas terminam na 6ªfeira, na 2ª, 3ª e 4ª há reuniões de avaliação, raramente um professor tem reuniões todos os dias e depois desaparecem, qualquer pessoa pode passar à porta da escola e vê o parque de estacionamento praticamente vazio...

È uma .....

por Iniciado » 13/6/2013 15:27

È uma classe que em 40 anos não houve um governo ou ministro da educação que aprovassem....portanto siga a marinha até houver dinheiro para esta gente.

Registado: 22/12/2005 15:42

por Heisenberg » 13/6/2013 15:27

AmigosdaBolsa Escreveu:Sem querer deitar lenha para o fogo coloco uma questão: Os professores ensinando todos os anos a mesma matérias (tirando períodos em que "espero" se actualizem e/ou os programas são actualizados) têm de fazer assim uma preparação tão grande antes das aulas? Não será antes um contextualizar consoante a turma?

Caro Amigos

Suponho que nunca tenha dado aulas, mas talvez eu possa ajudar a obter uma resposta.
Não é por se ter dado uma aula sobre uma matéria específica que todo o discurso e estratégia estão preparados para serem replicados passado um ano. Imagine que faz uma comunicação de 1 hora numa conferência sobre um determinado tema esta semana. E continua durante um ano a participar em várias conferências por semana sobre inúmeros temas mais ou menos relacionados. Acha que daqui a um ano basta uma vista de olhos de 5 minutos para replicar a mesma comunicação de 1 hora noutra conferência? É claro que não. Agora visualize o contexto de uma sala de aula, que não é uma conferência (mais não seja porque o método expositivo será apenas um entre vários), e pense que para além de transmitir o conteúdo da sua comunicação, ainda tem de controlar se os muitos receptores o estão a acompanhar nos raciocínios, tanto os que o querem fazer como os que não querem. E deve ter a capacidade de improvisar e contornar tudo o que preparou de modo a adaptar-se a recepções inesperadas, perguntas mais originais ou, o que é pior, provocar o pensamento daqueles que nunca fazem perguntas.
Dar aulas, de facto, não é para todos. Infelizmente, a forma como muita gente o vê, que se reflecte nos comentários que aqui se lê e numa visão já institucionalizada, levará a que os melhores vão abandonando o barco. Já o têm feito.

Registado: 2/9/2011 12:01

por GALBA » 13/6/2013 15:23

Os professores são um classe de preveligiados corporativa, que tentam defender os seus " direitos " às últimas instancias , estão tentar ficar entreicheirados , para ver se a crise não lhes toca , os outros ( privada ) , que se esfolem , e que morram de fome . Reformas douradas de 2500 euros limpos , quem não quer ter .

A minha namorada há 7 anos trabalhava numa empresa ligada á exportação , e ganhava 2000 euros brutos, esteve no desemprego , agora está a ganhar 650 euros brutos.
Pessoas como ela , e muitas outras em piores condições , vendo a arrogância destes senhores professores, ficam revoltadas.

Este país é uma festa , há F.P com 17 salários por ano, e queriam fazer greve há pouco tempo , e outras , e são esses que choram mais .... :mrgreen:

Registado: 13/10/2011 13:51

por artista_ » 13/6/2013 15:23

A greve dos professores e a qualidade da escola pública

A greve dos professores em tempo de avaliações tem gerado preocupação e incompreensão em alguma opinião pública e, sobretudo, junto dos encarregados de educação. Sou professor e também tenho uma filha adolescente a frequentar uma escola pública. Sou, portanto, sensível às preocupações manifestadas e, por isso, entendo que é fundamental que os professores se empenhem em desconstruir os mitos e o consequente ruído enganador sobre o assunto difundido pelo governo e pelos partidos que o sustentam, assim como pelos media e os seus opinantes encartados.

Se os professores não contestarem agora as medidas previstas para a escola pública pelo ministério de Educação de Nuno Crato, os resultados serão catastróficos, pois terão uma influência profundamente perniciosa sobre a qualidade de uma escola pública que se pretende democrática, inclusiva, humanista e exigente.

Segundo Crato e Passos Coelho, os professores terão de trabalhar mais horas letivas e/ou não letivas, sendo que tal decisão acarreta mais trabalho não apenas na escola mas também em casa. Sobre este assunto, importa enfatizar o seguinte facto: a maioria dos professores – as exceções relativas à negligência incompetente dos docentes existem em todas as profissões e apenas servem para confirmar a regra – trabalham hoje, na escola e em casa, muito para lá das tão apregoadas 40 horas.

No 3º ciclo do ensino básico e secundário – onde tenho lecionado – os professores cumprem 23 tempos letivos. Lecionar aulas, sobretudo nas disciplinas com maior conteúdo teórico, a turmas com mais de 20 alunos (e as turmas das escolas públicas de hoje só excecionalmente têm menos de 25 alunos), dotados com cada vez menor capacidade de concentração e menor disponibilidade para aprender, exige um esforço excecional de concentração contínua por parte dos professores. Concentração contínua para produzir um discurso científico inteligível; concentração contínua para fazer interações assertivas com os alunos; concentração contínua para orientar o comportamento de todos os alunos e criar um ambiente favorável ao processo ensino/aprendizagem. Poucos segundos de desconcentração podem redundar na perda irremediável do controlo da aula.

Ora, essa concentração, que — interessa aqui esclarecer — difere bastante da concentração que exige, por exemplo, um trabalho burocrático que, aliás, os professores também produzem em grande quantidade, na escola ou em casa, de dia ou de noite, nas escolas pública de hoje, torna-se particularmente extenuante. É preciso que a opinião pública não ignore que cinco ou mais tempos letivas diários já obrigam o professor a chegar a casa esgotado. Mais, enganam-se redondamente aqueles que pensam que o trabalho do professor terminou quando este abandona a sala de aulas ou a escola para regressar a casa – tal como, por exemplo, o trabalho do advogado ou do juiz não pode ser reduzido aos momentos em que estes juristas se encontram no tribunal.

Depois das aulas lecionadas existem as aulas para preparar e os testes para elaborar, com as suas matrizes, enunciados, critérios de correção e níveis de cotação. E, ao contrário do que muitos pensam, as aulas têm de ser preparadas todos os anos, porque os professores não lecionam sempre os mesmos níveis, porque as idiossincrasias das turmas obrigam os professores a alterar as suas estratégias pedagógicas, porque a ciência evolui, os programas mudam e é impreterível atualizar conhecimentos. Depois, há as centenas de testes para corrigir pelo menos em seis momentos de avaliação escrita anual. Depois, há as leituras de atualização e a formação científica e pedagógica que qualquer professor tem de fazer. Depois, há as reuniões de departamento, de área disciplinar, de conselho pedagógico, de conselho geral, de conselho de turma… Depois, há as atividade extra-letivas onde muitos professores se envolvem: preparação de visitas de estudo, elaboração de exposições, publicação de jornais e revistas escolares, organização de comunicações proferidas por personalidades convidadas e tantos outros projetos que envolvem muitos professores empenhados em fomentar o conhecimento e, por conseguinte, o sucesso educativo dos seus alunos. Depois, há o trabalho cada vez mais difícil e sensível dos diretores de turma, que envolve o contacto com os encarregados de educação e os colegas, bem como a aferição permanente do comportamento, aproveitamento e assiduidade dos alunos. Depois, há as provas intermédias, as provas de equivalência à frequência, os exames nacionais do 9º ano e do ensino secundário que é preciso preparar e corrigir. Depois há as avaliações que são feitas no final de cada período. Depois, há as matrículas que são feitas pelos professores. E, depois, há ainda o regresso a casa, que para muitos professores exige viagens quotidianas longas e desgastantes.

Todo este serviço público prestado aos alunos pelos professores é feito com entusiasmo, mas cada vez com mais dificuldades e desgaste físico e psicológico que, naturalmente, aumenta com a idade. Ora, num momento em que os professores estão já a trabalhar além das suas capacidades, em mega-agrupamentos babilónicos, onde em demasiados casos o ambiente é mau e tudo ou quase tudo funciona mal, é obsceno exigir mais horas de trabalho aos professores. Porque mais horas letivas lecionadas a turmas cada vez maiores vão, inevitavelmente, significar mais níveis, mais alunos, mais aulas para preparar, mais testes para fazer e corrigir, mais reuniões e burocracia para produzir. Enfim, trabalho acrescido significará, por um lado, para os professores com mais anos de serviço, trabalhar até à exaustão. Por conseguinte, tal decisão irá ter fatais repercussões sobre a qualidade do ensino oferecida aos alunos. Mas o trabalho acrescido concentrado num grupo restrito de professores, vai, por outro lado, significar para muitos outros professores – alguns com 15 ou mais anos de serviço — o desemprego.

Por tudo isso sustento que tal decisão há de ser insustentável para todos: para os alunos, para os encarregados de educação (a braços com problemas sociais cada vez mais complicados que decorrem da crise em que vivemos) e para os professores. São, sobretudo, estas as razões que levam milhares de professores a fazer greve.

Reparem que eu não mencionei o congelamento das carreiras, a diminuição dos salários, a perda efetiva dos subsídios de férias e de Natal ou o aumento dos impostos, que tornaram também a vida dos professores e de outras profissões cada vez mais insustentável. Não referi estes argumentos porque compreendo que é preciso fazer sacrifícios que, infelizmente, punem com doses mortais a classe média e o operariado, os funcionários públicos e os reformados, mas parecem inócuos sobre os banqueiros e financeiros, sobre os administradores oportunistas e os políticos incompetentes que geriram várias empresas públicas e privadas e o país nos últimos anos, os quais, ao contrário dos grupos sociais sacrificados, parecem gozar de um estranho estatuto de inimputabilidade em toda esta crise.

Muitos dos que têm acesso diário privilegiado aos media e nos dizem – quantas vezes de barriga cheia – que sem austeridade o pais mergulharia no caos, não nos explicam como será o país depois da austeridade cega agora aplicada. Não nos dizem, por exemplo, que a austeridade também mata agora e, sobretudo, hipoteca o futuro. Como poderá sobreviver um país com uma taxa de desemprego geral (porque a dos jovens é superior) de 18% e que seguramente não vai parar de aumentar? O que restará deste país no futuro: com os jovens licenciados a emigrar, com os melhores cientistas jovens nacionais a encontrarem abrigo em universidades e empresas estrangeiras, com a população a envelhecer e a diminuir e o interior a despovoar-se a um ritmo suicida? O que restará deste país no futuro com uma escola pública constituída por professores velhos, cansados, esgotados, a braços com alunos provenientes de famílias que enfrentam graves problemas sociais e com executivos impotentes para gerir escolas babilónicas e, por isso, incapazes de impor uma política educativa humanista, exigente e de proximidade? O que restará deste país no futuro gerido por políticos histriónicos ou pardacentos, que apenas estão interessados em governar o presente e pouco se preocupam em acautelar o futuro? O que restará deste país no futuro, quando já não existir futuro?!…

Luís Filipe Torgal
Editado pela última vez por artista_ em 13/6/2013 15:32, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AikyFriu » 13/6/2013 15:11

ghorez Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Sem querer deitar lenha para o fogo coloco uma questão: Os professores ensinando todos os anos a mesma matérias (tirando períodos em que "espero" se actualizem e/ou os programas são actualizados) têm de fazer assim uma preparação tão grande antes das aulas? Não será antes um contextualizar consoante a turma?

Lá está...e mais..o resto dos profissionais não têm de fazer preparação/estudo em casa? E mesmo assim não trabalham 8 ou mais horas no seu local de trabalho? Muito mal habituados... e completamente desfasados da realidade.

Diz lá quais são os profissionais que levam TODOS os dias um numero de horas de trabalho que varie entre 50 a 100% (ou mais) do seu trabalho na empresa!

Estamos desfasados da tua realidade! o problema é que a tua realidade não existe.

Faço-te a pergunta que já foi feita vezes sem conta: se ser professor é assim tão bom porque é que não és professor!
Eu já te respondi: quando escolhi a profissão havia uma série de caracteristicas que compensavam as menos boas. O problema é que essas caracteristicas ou desapareceram ou estão a desaparecer (o trabalhar pouco nunca foi uma delas)

PS: como já referi num post anterior, muitos professores gostariam de ter 40 horas de trabalho na escola, para depois puderem ser como qualquer outro cidadão. PAra alé de economia de tempo teriam vantagens financeiras!
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por frigas » 13/6/2013 15:07

ghorez Escreveu:

Lá está...e mais..o resto dos profissionais não têm de fazer preparação/estudo em casa? E mesmo assim não trabalham 8 ou mais horas no seu local de trabalho? Muito mal habituados... e completamente desfasados da realidade.

Claro que eu também trabalho 8 ou mais horas....mas repare que um professor que resida a 100/200 kms da escola onde exerce (não são assim tão poucos)...se tiver uma aula às 8.30h e outra às 18h (tb não são assim tão poucos nesta situação), ficam bem mais horas do que nós no trabalho,já para não referir aos que tem de se separar das famílias para exercerem a sua profissão, pois só tem colocação a milhas de distância da sua área residencial.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por AikyFriu » 13/6/2013 15:03

Isso existe? dar a mesma matéria todos os anos?
aceito que pode existir, mas é raro, pois, na maioria? das escolas os professores acompanham os alunos. Mesmo que exista não é assim tão simples, mas não vou entrar por aí.

Tens aqueles professores que NUNCA repetem a mesma matéria! Um professor das áreas técnicas dos cursos profissionais, para além de não terem nada parecido com manuais, todos os anos mudam de disciplinas, pois os cursos existentes na escola também mudam. Muitas vezes têm que preparar matérias que são (quase) completamente novas para eles.
... de perder dinheiro

por ghorez » 13/6/2013 14:55

Registado: 25/9/2012 10:49

por AmigosdaBolsa » 13/6/2013 14:51

Manequim Escreveu:
frigas Escreveu:
V1rotate Escreveu:
frigas Escreveu:
Informo desde já que tenho em casa uma professora e um aluno (7º ano):

-É de todo lamentável que muitas pessoas tenham a ideia de que os professores tem 2/3 meses de férias, é TRETA....

-É lamentável que muitos não saibam que estão a dormir à 2/3 horas e muitos professores ainda estão em pé a preparar aulas ou testes para os nossos filhinhos...desculpem o termo, mas acho incrível referências...tipo "coitadinhos"....eles até agradecem caramba!!!!!

-É lamentável que todos se preocupam com os filhos não efectuarem os exames (o meu tb lá está), e o seu futuro...mas quantos se preocupam com o presente (já nem refiro o futuro) da classe mais atacada e ofendida por todos os que tem as ideais atrás referidos?....acabando por serem cúmplices da classe política do nosso pais desgovernado.

-Alguém sabe à quantos anos a minha esposa não é aumentada? aliás, alguém sabe à quantos anos perde regalias e o ordenado baixa???não queiram saber!!!

-O problema , e que é extensível a muitos portugueses, é preocupar-nos demasiado com o que os os tem (2 meses férias, boa vida , grande ordenado , grande carro..é só rir)...e ainda ninguém referiu que os professores também são PAIS e MÃES..mas isso não importada...importa é referir que os "coitadinhos" dos nossos filhos podem não ter futuro por causa dos "malandros" dos professores...quero lá saber do futuro destes...

-Para terminar, ontem na escola da minha cara metade estavam dois africanos a agredirem selvaticamente um puto e sabem quem se foi lá colocar no meio???foi a Mãe do meu filho....não foi nenhum dos deputados..nem nenhum dos paizinhos....dos "coitadinhos"...

tenham juízo antes de criticarem, pois não sabem do que falam!!!!!!

Então a tua esposa não está em casa semana e meia no Natal e Páscoa? os 3 dias de pausa do carnaval? são passados na escola a trabalhar?

Os meses de junho e julho são todos passados na escola, ficando unicamente em casa em agosto(férias)?

22 horas semanais de horário, que horror, tantas horas de trabalho...

=> vencimento mensal de um professor contratado 1373,13€

=> vencimento mensal de um professor do quadro entre 1518,63€ e 3091,82€

=> vencimento médio de um trabalhar por conta de outrem em PT 777€

Coitados dos professores...

Mais um pensamento emotivo, e que só demonstra a falta de conhecimento sobre a realidades desta profissão:

- os professores tem de preparar notas, os professores tem reuniões nessas pausas...não estão de férias como todos acham...pois tem os mesmos dias de férias que os do privado....como o comum dos trabalhadores...pelo que escreve , acha que os professores estão em casa junho,julho e agosto?? só pode ser brincadeira...

-não tenha pena dos professores,mas sim de si próprio, pois quem se dá ao trabalho de ir pesquisar os ordenados de uma profissão, que a meu ver é de enorme desgaste, já para não referir que são todos licenciados....em educar em muitos dos casos os filhos dos outros...está tudo dito!!!

Lamento o seu pensamento...pois é de todo "mesquinho"....
:clap:

V1rotate, se não sabemos do que falamos, é melhor estarmos quietos, ou então informarmo-nos antes de opinarmos sobre o assunto.

Vou-te dar só umas luzinhas da malandrice dos profs:

- as 22 horas/semana são de aulas, mas pensas que a respetiva preparação vem donde? É só ler o livro aos meninos ou será que requerem muita pesquisa e trabalho de casa?

- falando em trabalho de casa, e que malandros que são os profs por utilizarem meios próprios (PC, manuais, internet, eletricidade, papel, impressoras, etc) porque as escolas não os fornecem/têm...

- e as notas que os meninos vêem nas pautas surgem como? É só escrever ou mandar mail das Caraíbas enquanto se está de férias durante os 3/4 meses ou será que existem reuniões (muitas delas marcadas fora das horas de expediente para que seja possível todos os profs estarem presentes)?

- ....

E isto é aquilo de que me lembro, mesmo não sendo professor, mas estando atento ao que por aí se vê e ouve, não ficando cego e limitado nas minhas opiniões.

Não quero no entanto dizer que os profs são uns desgraçados e que trabalham mais do que os outros, mas tenham tento no que escrevem e dizem se não conhecem a realidade.

Sem querer deitar lenha para o fogo coloco uma questão: Os professores ensinando todos os anos a mesma matérias (tirando períodos em que "espero" se actualizem e/ou os programas são actualizados) têm de fazer assim uma preparação tão grande antes das aulas? Não será antes um contextualizar consoante a turma?

Registado: 25/10/2010 9:57

por AikyFriu » 13/6/2013 14:48

MPC_finance Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Eu posso-te dizer que se soubesse o que sei hoje nunca teria ido para o ensino. Hoje até podia estar desempregado, mas o que teria ganho no público seria muito superior ao que ganhei (e ganharei como professor).

"Hoje podias estar desempregado, mas o que teria ganho no público seria muito superior"

Deverias querer dizer no Privado, não?!

Claro...
Quando comecei qualquer engenheiro ganhava o triplo dos professores.
Claro que houve outros fatores que me levaram a escolher ser professor, mas todos esses fatores desapareceram, ou estão a desaparecer.
... de perder dinheiro

por Manequim » 13/6/2013 14:41

frigas Escreveu:
V1rotate Escreveu:
frigas Escreveu:

-É de todo lamentável que muitas pessoas tenham a ideia de que os professores tem 2/3 meses de férias, é TRETA....

-É lamentável que muitos não saibam que estão a dormir à 2/3 horas e muitos professores ainda estão em pé a preparar aulas ou testes para os nossos filhinhos...desculpem o termo, mas acho incrível referências...tipo "coitadinhos"....eles até agradecem caramba!!!!!

-É lamentável que todos se preocupam com os filhos não efectuarem os exames (o meu tb lá está), e o seu futuro...mas quantos se preocupam com o presente (já nem refiro o futuro) da classe mais atacada e ofendida por todos os que tem as ideais atrás referidos?....acabando por serem cúmplices da classe política do nosso pais desgovernado.

-Alguém sabe à quantos anos a minha esposa não é aumentada? aliás, alguém sabe à quantos anos perde regalias e o ordenado baixa???não queiram saber!!!

-O problema , e que é extensível a muitos portugueses, é preocupar-nos demasiado com o que os os tem (2 meses férias, boa vida , grande ordenado , grande carro..é só rir)...e ainda ninguém referiu que os professores também são PAIS e MÃES..mas isso não importada...importa é referir que os "coitadinhos" dos nossos filhos podem não ter futuro por causa dos "malandros" dos professores...quero lá saber do futuro destes...

-Para terminar, ontem na escola da minha cara metade estavam dois africanos a agredirem selvaticamente um puto e sabem quem se foi lá colocar no meio???foi a Mãe do meu filho....não foi nenhum dos deputados..nem nenhum dos paizinhos....dos "coitadinhos"...

Então a tua esposa não está em casa semana e meia no Natal e Páscoa? os 3 dias de pausa do carnaval? são passados na escola a trabalhar?

Os meses de junho e julho são todos passados na escola, ficando unicamente em casa em agosto(férias)?

Mais um pensamento emotivo, e que só demonstra a falta de conhecimento sobre a realidades desta profissão:

- os professores tem de preparar notas, os professores tem reuniões nessas pausas...não estão de férias como todos acham...pois tem os mesmos dias de férias que os do privado....como o comum dos trabalhadores...pelo que escreve , acha que os professores estão em casa junho,julho e agosto?? só pode ser brincadeira...

-não tenha pena dos professores,mas sim de si próprio, pois quem se dá ao trabalho de ir pesquisar os ordenados de uma profissão, que a meu ver é de enorme desgaste, já para não referir que são todos licenciados....em educar em muitos dos casos os filhos dos outros...está tudo dito!!!

:clap:

V1rotate, se não sabemos do que falamos, é melhor estarmos quietos, ou então informarmo-nos antes de opinarmos sobre o assunto.

Vou-te dar só umas luzinhas da malandrice dos profs:

- as 22 horas/semana são de aulas, mas pensas que a respetiva preparação vem donde? É só ler o livro aos meninos ou será que requerem muita pesquisa e trabalho de casa?

- falando em trabalho de casa, e que malandros que são os profs por utilizarem meios próprios (PC, manuais, internet, eletricidade, papel, impressoras, etc) porque as escolas não os fornecem/têm...

- e as notas que os meninos vêem nas pautas surgem como? É só escrever ou mandar mail das Caraíbas enquanto se está de férias durante os 3/4 meses ou será que existem reuniões (muitas delas marcadas fora das horas de expediente para que seja possível todos os profs estarem presentes)?

- ....

E isto é aquilo de que me lembro, mesmo não sendo professor, mas estando atento ao que por aí se vê e ouve, não ficando cego e limitado nas minhas opiniões.

Não quero no entanto dizer que os profs são uns desgraçados e que trabalham mais do que os outros, mas tenham tento no que escrevem e dizem se não conhecem a realidade.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

Eu....

por Iniciado » 13/6/2013 14:37

Eu se me fosse permitido oferecia me para vigiar os exames e substituir os profs.

Registado: 22/12/2005 15:42

por MPC_finance » 13/6/2013 14:18

AikyFriu Escreveu:Eu posso-te dizer que se soubesse o que sei hoje nunca teria ido para o ensino. Hoje até podia estar desempregado, mas o que teria ganho no público seria muito superior ao que ganhei (e ganharei como professor).

"Hoje podias estar desempregado, mas o que teria ganho no público seria muito superior"

Deverias querer dizer no Privado, não?!

Registado: 23/12/2011 1:41

por AikyFriu » 13/6/2013 13:25

Allaphor Escreveu:
JMHP Escreveu:Já imagino algumas situações:
- não se fez o teste porque não havia computadores;
- adia-se o teste porque a impressora não tinha tinta;
- não há materiais de apoio para os alunos pois o tempo disponivel não chegou;
- em vez de demorar 15 dias para corrigir os testes, demora-se 30;
- secretaria/biblioteca inundada de pedidos de compara de bibliografia necessária para preparar as aulas e sem dinheiro (não esquecer que há muitas disciplinas sem manuais);
- se os pais não puderem ir à escola na hora de atendimento do DT, paciência...
- processos disciplinares? não há hipóteses de serem tratados em devido tempo, a não ser que se encontrem compensações para o professor instrutor;
- alunos em estágio, os orientadores só vão às empresas se a Direção da escola arranjar transporte, pois os seus carros são pessoais (e a gasolina paga com o dinheiro deles);

Mas estas situações são típicas do público...
1- Não há computadores, pede-se ao ministério, que com o que poupa ao reduzir os efectivos, pode arranjar mais comps. Podia haver problemas mas só num ano...
2- Idem, assim que as escolas se habituarem a ter o economato em ordem, desaparece o problema.
3- O tempo disponível não chegou? Vai-se embora e vem outro professor com uma melhor gestão do tempo, que é o que acontece no privado.
4- demora mais 15 dias a corrigir os testes, idem...
5- Basta ir à internet... Mesmo ao nível do secundário a matéria ensinada não é propriamente state-of-the-art. Não há nada que esteja num tomo de referência que não esteja já na wiki, melhor explicado, para qualquer nível do ensino obrigatório.
6- Porque os DTs se devem fartar de receber pais em casa...
7- LOL
8- Esta realidade não conheço.
Com tantas queixas seria de pensar que era impossível fazer escola de outra maneira... No entanto há montes de escolas privadas, melhor cotadas que as publicas, onde os professores não fazem greves. Se calhar o melhor era mesmo privatizar o sistema todo.

Leste as tuas respostas? acreditas nelas? e no PAi Natal?

1 e 2- achas que o dinheiro que o governo poupa como despedimento de professores vai ser investido nas escolas?
As escolas não têm verbas para comprar papel higiénico, têm dinheiro para computadores?
Não têm dinheiro para canetas de quadro branco (este ano gastei dezenas de canetas, apenas 3 foram fornecidas pela escola, pois não havia verba), ficam com dinheiro para toner/tinteros?
Vê-se que estás completamento por fora do orçamento das escolas. Com a central de compras ainda piorou...
Mas, mesmo que tivesses razão, achas que a sobrecarga de trabalho dos professores não vai ter custos? achas que turmas com 30 alunos não vão deixar marcar? já agora já imaginaste o que é dar aulas práticas com aparelhos potencialmente perigosos (rebarbadoras, berbekins, máquinas de soldar, tensões de 400 V) a grupos de 20 alunos inconscientes?

3 e 4- linda a tua resposta! tens 2 horas para fazer o trabalho de 4 e achas que é um problema de gestão de tempo! Afinal tu não defendes um horário de 40 horas. Defendes uma espécie de escravatura. Não sei se trabalhas, mas gostava de ver a tua reação se o teu patrão, durante o teu periodo de trabalho te distribuisse muito mais tarefas do que o que tu podias fazer no tempo disponível!

5- experimenta estudar como que encontras na Internet! Não quer dizer que não se encontre tudo, o problema, muitas vezes, é traduzir o que se encontra na Net para o nível dos alunos.
Se isso fosse tão simples não eram precisos manuais

6- Eu não falei em receber DT em casa. Falei em ficar na escola à espera dos EE que não podem vir na hora marcada e pedem para vir noutra hora.

7- ??????

8- UAU! á algo que não conheces... mas eu explico.
Nos cursos Profissionais e CEFs, os alunos têm horas para realizar em "contexto de trabalho", os estágios.
O Diretor de Curso tem por função arranjar as empresas para onde os alunos irão estagiar (normalmente 6 semanas no 11º e 12º - pode variar de escoal para escola, o total é que está legislado). Se a empresa já tiver tido protocolos, é necessário vários telefonemas (normalmente feitos do telemóvel do professor) e, no minimo uma ida à empresa (no carro do professor com gasolina paga pelo professor). Se fore necessário novas empresas, o número de contactos e de visitas serão muito maiores, sendo uma percentagem infrutíferos...
Depois dos protocolos assinados, os alunos terão um professor da àrea técnica que os acompanhará. Esse professor terá que ir às empresas pelo menos 4 vezes (mais uma vez irá no seu carro e assumirá as despesas). Dependendo do tipo de estágio também terá que ir ao local onde os alunos estão a trabalhar,por vezes bem longe das sedes das empresas e das escolas.
As idas às empresas para além da despesa com o carro também representam muito tempo perdido, pois não é raro chegar à empresa e, apesar de ter marcado a visita (do seu telemóvel) muitas vezes fica uma manhã ou tarde à espera. Muitas vezes tem que repetir as visitas pois os papeis (protocolos, avaliações das empresas,...) que eram supostos estarem preenchidos, afinal não estão.
No final o que é que o professor recupera? NADA. No tempo dos PRODEP havia ajudas de custo (0,15€? por quilómetro), agora não há nada. Apenas carolice do professor.

Comparar as escola do privado com as públicas é comparar realidades completamente diferentes: o privado pode recusar alunos com dificuldades (há 2 anos perguntei a um aluno porqu eé que tinha mudado do colégio de vilamoura para a Secindária de Loulé, a resposta: porque as suas notas estavam entre o 9 e o 11), ou mal comportados. Para além disso só a classe média/alta é que tem dinheiro para ir para o privado.

Contrariamente ao que se diz, no privado não se ganha pior do que no público. Há anos acumulei com uma escola profissional e ganhava o mesmo (com a vantagem de nãoprecisar de comprar material para a minha atividade)

Para terminar faço uma pergunta: se tivesses um filho aconselhavas a ser professor? (se calhar até respondes sim pois tens uma ideia do que é ser professor que não corresponde com a realidade)

Eu posso-te dizer que se soubesse o que sei hoje nunca teria ido para o ensino. Hoje até podia estar desempregado, mas o que teria ganho no privado seria muito superior ao que ganhei (e ganharei como professor).
Basta dizer que houve alturas que a trabalhar ao fim de semana ganhava bem mais do que o meu ordenado.
Nos anos 90, tive alunos que após fazerem o estágio ficavam a trabalhar nas empresas a ganhar quase tanto como eu. Por vezes tinha oferta para ficar a trabalhar nessas empresas com ordenados bem superiores ao de professor.
Por isso não me digam que os professores ganham bem. Sejam honestos; comparem o ordenado dos professores com os outros licenciados com o mesmo tempo de serviço (já nem falo nos extras, quer legais, quer "paralelos")
Editado pela última vez por AikyFriu em 13/6/2013 14:49, num total de 1 vez.
... de perder dinheiro

por frigas » 13/6/2013 13:20

V1rotate Escreveu:
frigas Escreveu:

por pvg80713 » 13/6/2013 13:08

Rosario2008 Escreveu:O MEC deu a volta ao texto (lá nisto há habilidades...) e decidiu convocar todos os professores para o serviço, na próxima segunda-feira, dia 17, apostando, à semelhança do que já aconteceu no passado, na falta de esclarecimento, no receio, na insegurança!

Agora ainda há mais razões para os professores se mobilizarem todos para a greve.

Não deixem que pisem os vossos direitos, os nossos direitos!!!!
Já fiz as contas ganho 1150 euros. Greve significa para mim menos 42 euros. Mas.... mais vale 42 do que daqui a um ano 1150 todos os meses (desemprego) e ver os meus filhos a estudar numa escola pública degradada com professores absolutamente desmotivados e cansados.

penso que o subsidio de desemprego máximo já não chega a 1150 euro.

já aqui disse que a minha filha tem exame segunda. por isso a minha visão está completamente polarizada...

por isso :

acho indecente a atitude dos professores.

e espero que milhares deles comecem mesmo a receber subsidio de desemprego, durante o periodo a que teem direito e depois RUA !

e depois, faltem... mas metam Artigo não sei quantos para receberem os quarenta euros na mesma, como fez o Artista !

RUA !

Registado: 19/4/2005 11:11

por V1rotate » 13/6/2013 13:03

frigas Escreveu:

por Rosariom2014 » 13/6/2013 12:57

O MEC deu a volta ao texto (lá nisto há habilidades...) e decidiu convocar todos os professores para o serviço, na próxima segunda-feira, dia 17, apostando, à semelhança do que já aconteceu no passado, na falta de esclarecimento, no receio, na insegurança!

Agora ainda há mais razões para os professores se mobilizarem todos para a greve.

Não deixem que pisem os vossos direitos, os nossos direitos!!!!
Já fiz as contas ganho 1150 euros. Greve significa para mim menos 42 euros. Mas.... mais vale 42 do que daqui a um ano 1150 todos os meses (desemprego) e ver os meus filhos a estudar numa escola pública degradada com professores absolutamente desmotivados e cansados.

Registado: 29/1/2007 13:13

Está tudo dito!!!!

por frigas » 13/6/2013 12:42

A-330 Escreveu:Quanto aos professores , greves , atc.

- Juntamente com os médicos acho que estão mal pagos.Assim como quase toda a gente em Portugal.

A330
Editado pela última vez por frigas em 13/6/2013 12:57, num total de 2 vezes.

por A330-300 » 13/6/2013 12:33

Quanto aos professores , greves , atc.

- Juntamente com os médicos acho que estão mal pagos.Assim como quase toda a gente em Portugal.

- Os professores tem razão numas coisas mas não tem em outras. Uma delas é recusar a avaliação. Por que??
Trabalho há mais de 20 anos em uma profissão em que tenho o emprego em risco a cada 6 meses e sobrevivi.Acho que as avaliações a que estou sujeito só fizeram de mim um profissional melhor. Recusar as avaliações é feio.Deveriam ter vergonha de as recusar.

- O ensino, Rosário ,não está melhor.Está pior. Parece que está melhor porque de uns tempos para cá ninguém pode ser chumbado.Então as estatísticas são fundamentadas numa mentira da qual os professores de forma oportuna tentam tirar partido.Aliás , como mãe que é , deveria estar a favor das avaliações para ter a garantia de que os seus filhos não estavam a ser ensinados por gente que parou no tempo.

- Acho que todos tem direito à greve.Quero enfatizar que sou a favor dos sindicatos e da mobilização profissional. Mas neste momento , não há nada que os sindicatos possam fazer porque não há dinheiro.

-Estou de acordo que muita coisa deveria ser cortada antes de se cortar no ensino.Quero lembrar-lhe que escolas com menos de 20 alunos começaram a ser fechadas ainda no governo anterior.E naturalmente , prefiro escolas abertas a um aumento no salário dos professores.

-Greves neste momento não são mais do que manifestações. Todos reclamam leite de uma teta que não dá mais leite , mas não vejo ninguém a reclamar nas greves a moralização das despesas públicas.Este sim era o caminho para começar a dobrar o governo e exigir o fim de despesas com carros e pensões milionárias, fundações , etc. A lista é longaaaaa...
Ia ser a salvação do país? Não , certamente que não , mas podia ser a virada na moralização e na mudança de mentalidades de políticos e do povo.Significaria que as pessoas começavam a pensar no longo prazo , e não a ver apenas um palmo à frente do nariz.Começaria a vigilância apertada do povo sobre os seus dirigentes.Faria com que estes pensassem duas vezes antes fazer o que fazem e até com o maior descaramento possível dizer o que dizem , como aquele que disse , quando questionado sobre a aquisição de um novo carro se queriam que ele andasse de Clio.

Será que somos tão tacanhos , básicos , curtos que não percebemos isto????
A história passada e recente tem demonstrado que sim , que somos (muito) curtos , básicos, e pior incapazes de aprender com os erros. Sendo curto e grosso somos burros. Já diz o ditado que errar é humano , persistir no erro é burrice.

Fazendo uma analogia aos salários,Entenda que somos um país produz o equivalente a um salário mínimo. Logo não podemos ter gastos de quem ganha bem. Tudo vai sofrer cortes. Vamos todos empobrecer muito. Muito mesmo !! Não tenha dúvidas disso , e quanto mais cedo entender isso melhor preparada estará para o futuro negro que aí vem.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, Pmart 1, zulu404 e 166 visitantes