Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ghorez » 12/6/2013 18:27

artista Escreveu:Nem tinha reparado bem nesta parte...

Tenho amigos meus que são professores no privado (quem me dera a mim ter feito a mesma opção que eles fizeram) e ganha exatamente o mesmo que os do público, em 2012 até recebeu Subsidios de Natal e férias, coisa que os do público não receberam. Se o mandarem embora vão ter de lhe pagar uma indemnização, coisa que o estado não pagou às dezenas de milhares de contratados...

Não estou a ver onde foste buscar essa idéia de que os privados ganham metade... mas está bem, se é para inventar que seja à grande! :wink:

É verdade...se é para inventar..é à grande!

Um estudo do Banco de Portugal diz que, para as mesmas qualificações, os funcionários públicos têm um salário 15% acima dos privados, argumento já utilizado por Passos Coelho. E, como trabalham menos horas, chegam a ganhar por hora quase o dobro dos privados. Uma outra diferença é que os trabalhadores do estado não podem ser despedidos.

De acordo com este documento, a média dos salários dos funcionários públicos é de 1.491 euros, enquanto no privado se fica pelos 859 euros. Além disso, na função pública o horário de trabalho é mais leve. Por hora a remuneração dos funcionários do Estado é claramente superior: 10,50 euros face 5,50 euros, ou seja, praticamente o dobro.

http://www.tvi24.iol.pt/economiaeconomi ... -1730.html

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=57000

http://economico.sapo.pt/noticias/salar ... 65233.html

http://www.bportugal.pt/pt-PT/BdP%20Pub ... 0906_p.pdf

(VER APÊNDICE - QUADRO A1)

Como digo e repito..quem está bem é quem está na fp.

Trabalhar menos.
Receber mais.
Reformar-se mais cedo.
Ter melhores (muito melhores) cuidados de saúde.
Greve quando querem e lhes apetece.
Desemprego? O que é isso?
Avaliação de desempenho? "Excelente" para todos...aliás nem sei como é que os burros dos alunos não são todos de top a nível mundial.
Ainda hoje vemos professores a "fazer praia" em Junho e só a sair de lá em Setembro! Devem estar a corrigir exames, eu é que não reparei no papel e na caneta.

Tudo o que vocês estão a "experimentar" muito lentamente e apenas no início... já os privados estão habituados há anos! Ao que vocês chamam trabalho, para nós é férias.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Automech » 12/6/2013 18:20

rmachado Escreveu:
Adamhedge Escreveu:quantos dias de ferias um professor tem por ano?

Os mesmos que os demais FP.

Artigo 173.º
Duração do período de férias

1 — O período anual de férias tem, em função da idade do trabalhador, a seguinte duração:
a) 25 dias úteis até o trabalhador completar 39 anos de idade;
b) 26 dias úteis até o trabalhador completar 49 anos de idade;
c) 27 dias úteis até o trabalhador completar 59 anos de idade;
d) 28 dias úteis a partir dos 59 anos de idade.

2 — A idade relevante para efeitos de aplicação do número anterior é aquela que o trabalhador completar até 31 de Dezembro do ano em que as férias se vencem.
3 — Ao período de férias previsto no n.º 1 acresce um dia útil de férias por cada 10 anos de serviço efectivamente prestado.
(...)
5 — Para efeitos de férias, são úteis os dias da semana de segunda -feira a sexta -feira, com excepção dos feriados, não podendo as férias ter início em dia de descanso semanal do trabalhador.
(...)
http://www.dre.pt/pdf1s/2008/09/17600/0652406630.pdf
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rmachado » 12/6/2013 16:57

migluso Escreveu:Uma vergonha.

Comparo esta situação à do médico que faz greve com o paciente em risco de vida à sua espera na sala de cirurgias.

Os professores têm código deontológico? Em caso afirmativo, tal documento não é digno desse nome.

Doutro modo, situações com esta gravidade teriam consequências.

Bem, mais vale ficar-me por aqui.

A náusea é tal que ainda me sai vómito só de escrever sobre tamanha porcaria.

<modo ironia on>
Se não fazer um exame é comparável a morrer... já tava o problema resolvido de excesso de pessoas no mundo. :)
<modo ironia off>

PS - No caso dos médicos existem serviços mínimos logo não podemos comparar.

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 12/6/2013 16:46

migluso Escreveu:Uma vergonha.

Comparo esta situação à do médico que faz greve com o paciente em risco de vida à sua espera na sala de cirurgias.

Os professores têm código deontológico? Em caso afirmativo, tal documento não é digno desse nome.

No teu caso específico registo que nunca te indignaste muito, ou melhor nada, por saberes que os professores contratados foram completamente explorados pelo estado que violou todas as regras de contratação de trabalhadores... nem vale a pena falar em regras de decência ou conduta deontológica!

Ainda assim, como já disse, compreendo que haja alguma indignação, também tenho pena que tenha sido preciso chegar a isto para fazer o Crato aparecer para negociar alguma coisa... continuo a achar que algo deste género só peca por tardio! E não é só por defender os direitos dos professores mas por defender também a qualidade mínima do ensino público em Portugal!

EDIT: O Crato não negociou nada, por enquanto apenas "apareceu", o que já é uma grande mudança!
Editado pela última vez por artista_ em 12/6/2013 17:07, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por migluso » 12/6/2013 16:41

Uma vergonha.

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por artista_ » 12/6/2013 16:40

[quote="ghorez"]

Parasitas são os privados que recebem METADE do vencimento de um FP...
/quote]

Nem tinha reparado bem nesta parte...

Tenho amigos meus que são professores no privado (quem me dera a mim ter feito a mesma opção que eles fizeram) e ganha exatamente o mesmo que os do público, em 2012 até recebeu Subsidios de Natal e férias, coisa que os do público não receberam. Se o mandarem embora vão ter de lhe pagar uma indemnização, coisa que o estado não pagou às dezenas de milhares de contratados...

Não estou a ver onde foste buscar essa idéia de que os privados ganham metade... mas está bem, se é para inventar que seja à grande! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Heisenberg » 12/6/2013 15:32

rmachado Escreveu:
richardj Escreveu:em 5 anos a estudar no IST, nunca tive um prof a fazer greve, e apenas 1 prof a meter baixa medica devido ao facto de estar gravida.

É uma comparação que nem faz sentido... são carreiras diferentes. E nem precisam de fazer greve, "basta" arranjar mais uns "assistentes". :)

Realmente, comparar a carreira do ensino universitário com a do ensino secundário é não ter a mínima noção das coisas. Já comparaste coisas tão simples como as tabelas salariais, especialmente com exclusividade, o horário lectivo, o espaço de trabalho individual, para não falar, em muitos casos, das subidas na carreira com base em artigos de alunos co-assinados pelos professores, dos projectos de investigação subsidiados realizados pela mão de obra gratuita de alunos... Ou coisas tão simples como a instalação dos professores que vêm de outra região ou país, ou as viagens a conferências internacionais pagas pelas universidades, enquanto muitos professores do secundário gastam quase todo o vencimento em gasóleo e renda de um quarto a centenas de quilómetros da família. E então comparar a carreira universitária de há alguns anos, no auge dos privilégios, com a actualidade do ensino secundário, é do mais descabido que se pode imaginar.

Registado: 2/9/2011 12:01

por rmachado » 12/6/2013 14:43

Quico Escreveu:
rmachado Escreveu:Se privatizar fosse a solução.. já estava.
Podemos de certeza arranjar milhentos exemplos de escolas "privadas" que enfim... são uma desgraça tb.

Quando uma escola privada precisa de autorização do ministério para criar turmas... tá tudo dito do sistema "privado"...

Desculpa mas estás-te a contradizer.

Primeiro dizes que privatizar não dá.

Depois, enuncias coisas que têm a ver com o facto do sistema privado estar viciado pela massiva intervenção do estado nesse mercado.

Em que ficamos?

Quico, Quico...

A primeira frase era "ironia modo Ferreira Leite". :)

E ficamos exactamente na tua última frase...
Ou seja privatizar sim, mas sem a "mão" do estado.

Ou melhor ainda, dar a semelhança de outros países alguma liberdade de escolha aos pais, mas para isso era preciso primeiro construir as bases para um melhor modelo de gestão do ensino e construir uma verdadeira carreira de professor.

Já que a Finlândia é um exemplo pq não além de estudar o sistema de ensino pela parte dos alunos, ver como se admite um professor?

Andamos a gastar milhões para reabilitar escolas e construir centros escolares e os professores não em condições físicas para fazer o trabalho lá? Já ouvi alguém falar disto? não...

por artista_ » 12/6/2013 14:34

Quico Escreveu:
Podemos de certeza arranjar milhentos exemplos de escolas "privadas" que enfim... são uma desgraça tb.

Quando uma escola privada precisa de autorização do ministério para criar turmas... tá tudo dito do sistema "privado"...

Depois, enuncias coisas que têm a ver com o facto do sistema privado estar viciado pela massiva intervenção do estado nesse mercado.

Em que ficamos?

Eu até sou defensor de mais experiências privadas mas...

1- O privado até agora funciona relativamente bem com a "nata", alunos de meios sociais médio alto e alto. E, ainda assim, os que não se encaixam vão borda fora;
2- O privado também tem alguns exemplos de bom funcionamento quando é financiado pelo estado. Em alguns casos acho que andam a violar a Lei e tudo mas com os milhões que vêm do estado a coisa vai funcionando!
3- Faltará ver como é que poderia funcionar o privado nos casos mais gerais, onde há muitos alunos com problemas...

Palpita-me que, estando nós em Portugal, o que teremos é mais uma série de PPP's em que ganham os privados e perde o estado... mas, como disse, até sou favorável a que, pelo menos se estude o assunto!

por artista_ » 12/6/2013 14:27

ghorez Escreveu:
artista Escreveu:É equivalente? Eu, e mais dezenas de milhares de professores, fui professor 16 anos no público, o último contrato que tive acabou no dia 31 de Agosto de 2012. Todos estes milhares de professores sairam sem sequer terem direito a uma indeminização, alguns com mais de 20 anos de serviço... uns parazitas estes gajos! :roll:

Queres ver que do 1 milhão de desempregados são todos ex-FP e eu não sabia? :lol:

Agora estás a "virar o bico ao prego", tu é que disseste que que eram todos do privado, não fui eu que disse que eram todos do público!

ghorez Escreveu:Parasitas são os privados que recebem METADE do vencimento de um FP, trabalham mais horas por semana, mais anos por carreira profissional, têm um sistema de saúde muito inferior e não podem fazer as mil greves que o público dá-se ao luxo de fazer.

Digo e repito...isto tá bom é para ser FP.

Eu não sou FP, mas estamos todos a ver que está bom é para eles! :wall: :wall: :wall:

por Allaphor » 12/6/2013 14:25

As escolas privadas que são uma desgraça desapareciam do mapa, porque ninguém lá poria os filhos.
A falta de autonomia das escolas privadas está directamente relacionada com o facto de, no fundo, o próprio Estado gostar das coisas tal como elas estão... Se fosse tão simples abrir uma escola como abrir uma clínica, acabavam-se milhares de tachos no ministério da educação e desaparecia o motivo para pagar um monte de impostos.

Registado: 24/6/2008 16:00

por artista_ » 12/6/2013 14:24

richardj Escreveu:
rmachado Escreveu:
richardj Escreveu:em 5 anos a estudar no IST, nunca tive um prof a fazer greve, e apenas 1 prof a meter baixa medica devido ao facto de estar gravida.

É uma comparação que nem faz sentido... são carreiras diferentes. E nem precisam de fazer greve, "basta" arranjar mais uns "assistentes". :)

faz todo o sentido, porque os meus prof tem gosto em ensinar, normalmente não dizem tudo o que gostavam sobre um assunto, só tem uma hora e meia quando podiam passar a tarde toda a falar sobre um assunto em particular.

mais, mesmo que o aluno se tenha esquecido de inscrever no exame, normalmente deixam fazer o exame. Mais, em determinadas cadeiras são precisas mais salas do que o numero de prof da cadeira, pelo que aparecem outros profs que não tem nada haver com o a cadeira para fazeres 1 prof por sala. Isso sim é mostrar paixão pela profissão, agora estas greves nos dias de exame, onde o exame de português, para alguns vale 25 a 50% da nota de entrada na universidade, é brincar com o que os alunos andaram a fazer nos últimos 3 anos.

richard, estás a comparar o incomparável, há quantos anos andaste no Técnico? Não é preciso recuar muito, bastam dois ou três anos e não havia grandes motivos para fazer greves. O que temos assistido nos últimos dois anos não tem comparação com nenhum período da história do país...

por Quico » 12/6/2013 14:23

Em que ficamos?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por rmachado » 12/6/2013 14:12

Allaphor Escreveu:
JMHP Escreveu:Já imagino algumas situações:
- não se fez o teste porque não havia computadores;
- adia-se o teste porque a impressora não tinha tinta;
- não há materiais de apoio para os alunos pois o tempo disponivel não chegou;
- em vez de demorar 15 dias para corrigir os testes, demora-se 30;
- secretaria/biblioteca inundada de pedidos de compara de bibliografia necessária para preparar as aulas e sem dinheiro (não esquecer que há muitas disciplinas sem manuais);
- se os pais não puderem ir à escola na hora de atendimento do DT, paciência...
- processos disciplinares? não há hipóteses de serem tratados em devido tempo, a não ser que se encontrem compensações para o professor instrutor;
- alunos em estágio, os orientadores só vão às empresas se a Direção da escola arranjar transporte, pois os seus carros são pessoais (e a gasolina paga com o dinheiro deles);

Mas estas situações são típicas do público...
1- Não há computadores, pede-se ao ministério, que com o que poupa ao reduzir os efectivos, pode arranjar mais comps. Podia haver problemas mas só num ano...
2- Idem, assim que as escolas se habituarem a ter o economato em ordem, desaparece o problema.
3- O tempo disponível não chegou? Vai-se embora e vem outro professor com uma melhor gestão do tempo, que é o que acontece no privado.
4- demora mais 15 dias a corrigir os testes, idem...
5- Basta ir à internet... Mesmo ao nível do secundário a matéria ensinada não é propriamente state-of-the-art. Não há nada que esteja num tomo de referência que não esteja já na wiki, melhor explicado, para qualquer nível do ensino obrigatório.
6- Porque os DTs se devem fartar de receber pais em casa...
7- LOL
8- Esta realidade não conheço.
Com tantas queixas seria de pensar que era impossível fazer escola de outra maneira... No entanto há montes de escolas privadas, melhor cotadas que as publicas, onde os professores não fazem greves. Se calhar o melhor era mesmo privatizar o sistema todo.

Se privatizar fosse a solução.. já estava.

por richardj » 12/6/2013 14:11

rmachado Escreveu:

faz todo o sentido, porque os meus prof tem gosto em ensinar, normalmente não dizem tudo o que gostavam sobre um assunto, só tem uma hora e meia quando podiam passar a tarde toda a falar sobre um assunto em particular.

mais, mesmo que o aluno se tenha esquecido de inscrever no exame, normalmente deixam fazer o exame. Mais, em determinadas cadeiras são precisas mais salas do que o numero de prof da cadeira, pelo que aparecem outros profs que não tem nada haver com o a cadeira para fazeres 1 prof por sala. Isso sim é mostrar paixão pela profissão, agora estas greves nos dias de exame, onde o exame de português, para alguns vale 25 a 50% da nota de entrada na universidade, é brincar com o que os alunos andaram a fazer nos últimos 3 anos.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Allaphor » 12/6/2013 14:07

JMHP Escreveu:Já imagino algumas situações:
- secretaria/biblioteca inundada de pedidos de compara de bibliografia necessária para preparar as aulas e sem dinheiro (não esquecer que há muitas disciplinas sem manuais);
- processos disciplinares? não há hipóteses de serem tratados em devido tempo, a não ser que se encontrem compensações para o professor instrutor;
- alunos em estágio, os orientadores só vão às empresas se a Direção da escola arranjar transporte, pois os seus carros são pessoais (e a gasolina paga com o dinheiro deles);

Mas estas situações são típicas do público...
1- Não há computadores, pede-se ao ministério, que com o que poupa ao reduzir os efectivos, pode arranjar mais comps. Podia haver problemas mas só num ano...
2- Idem, assim que as escolas se habituarem a ter o economato em ordem, desaparece o problema.
3- O tempo disponível não chegou? Vai-se embora e vem outro professor com uma melhor gestão do tempo, que é o que acontece no privado.
4- demora mais 15 dias a corrigir os testes, idem...
5- Basta ir à internet... Mesmo ao nível do secundário a matéria ensinada não é propriamente state-of-the-art. Não há nada que esteja num tomo de referência que não esteja já na wiki, melhor explicado, para qualquer nível do ensino obrigatório.
6- Porque os DTs se devem fartar de receber pais em casa...
7- LOL
8- Esta realidade não conheço.
Com tantas queixas seria de pensar que era impossível fazer escola de outra maneira... No entanto há montes de escolas privadas, melhor cotadas que as publicas, onde os professores não fazem greves. Se calhar o melhor era mesmo privatizar o sistema todo.

Registado: 24/6/2008 16:00

por rmachado » 12/6/2013 14:01

Adamhedge Escreveu:quantos dias de ferias um professor tem por ano?

Os mesmos que os demais FP.

por defst0ned » 12/6/2013 13:54

pvg80713 Escreveu:mais uns dias e fico livre destes...........
a miuda por acaso...... quer ir para o Tecnico...

É outro campeonato e faz ela muito bem. As felicidades e que corra tudo bem à tua filha.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Adam hedge » 12/6/2013 13:53

quantos dias de ferias um professor tem por ano?
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por rmachado » 12/6/2013 13:52

por rmachado » 12/6/2013 13:50

AikyFriu Escreveu:
Na minha escola está a aparecer um movimento (sem estar ligado a nenhum sindicato) que, no inicio do ano letivo, vai pedir que lhe sejam marcadas no horário de trabalho as 40 horas e lhe seja atribuida um espaço de trabalho e condições para trabalhar. Para além disso querem que o seu trabalho seja controlado.
Esses professores, recusar-se-ão a trabalhar em casa e a gastar recursos próprios (materiais ou em termso de tempo).
Já imagino algumas situações:
- ....

Tenho a ceretza de duas coisas:
- esses professores vão poupar muito dinheiro e vão ter disponibilidade para estar com a familia, pois vão trabalhar muito menos do que agora trabalham.
- se de vez em quando a escola não tem dinheiro para papel higiénico, com as despesas não assumidas pelos professores, o dinheiro não chega até ao meio do mês.

PS: mais uma vez, este ano, fui às finanças tentar saber se podia meter no IRS as despesas que efectuo com material para as aulas (desde canetas de quadro branco a livros, passando pelos tinteiros). A resposta foi que não podia, pois a entidade empregadora é que devia fornecer esses materiais.

Ora aqui está um bom motivo para fazer greve, isto é que os sindicatos deviam mostrar a opinião pública.

Eu continuo a não perceber muito bem a greve, só a percebo no caso da mobilidade que acho que é um disparate da forma que é apresentada.
Se existem profs com horário 0 mas se abre concurso nas escolas, quem são, quantos são, que disciplinas e quais são as regras que impedem a rigidez do sistema?

Faz falta de uma vez por todas tornar a admissão a carreira em algo em que não seja apenas necessário ter frequentado um curso na Universidade.

Enfim , o sistema está "podre" do ponto de vista de gestão, mas eu não vejo ng preocupado em o discutir abertamente... tanto o ministério. como os sindicatos, como os pais...

Cada um olha para o seu umbigo... enfim.. o típico por aqui.

por pvg80713 » 12/6/2013 13:45

mais uns dias e fico livre destes...........
a miuda por acaso...... quer ir para o Tecnico...

Registado: 19/4/2005 11:11

por defst0ned » 12/6/2013 13:45

camarada!! :)
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por pvg80713 » 12/6/2013 13:44

eu igual.
mas isso deve-se a que para ser prof no Tecnico tiveste que passar muito tempo fora........onde se aprende o respeito pelos alunos......

Registado: 19/4/2005 11:11

por richardj » 12/6/2013 13:37

em 5 anos a estudar no IST, nunca tive um prof a fazer greve, e apenas 1 prof a meter baixa medica devido ao facto de estar gravida.

Registado: 25/4/2011 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Esquinas3, Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, Pmart 1, Rafael Abreu, trilhos2006 e 127 visitantes