Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/6/2013 16:26

Lion_Heart Escreveu:Outra das condições era despedir cerca de 100k f. públicos. Isso só esta a ser feito agora porque ja não existe mais nenhuma outra opção, ou seja se fosse feito antes se calhar nunca tinha,os chegado a esta situação.

O Memorandum de Entendimento não contemplava o despedimento de funcionários públicos em parte alguma.

O que o memorandum dizia era o seguinte:

1.9. Assegurar que o peso das despesas com pessoal no PIB diminua em 2012 e em 2013 [T2‐2012
para a avaliação; T2‐2013 para concluir o processo]:

i. limitar admissões de pessoal na administração pública para obter decréscimos anuais em
2012‐2014 de 1% por ano na administração central e de 2% nas administrações local e
regional.[T3‐2011]

ii. congelar salários no sector público, em termos nominais, em 2012 e 2013, e limitar
promoções.

iii. reduzir o custo orçamental global com sistemas de saúde dostrabalhadores em funções
públicas (ADSE, ADM e SAD) diminuindo a comparticipação da entidade empregadora e
ajustando o âmbito dos benefícios de saúde, com poupanças de 100 milhões de euros
em 2012.

A redução em cima citada significa uns 6 mil por ano e nem sequer era por meio de despedimentos mas por restrições nas admissões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JMHP » 5/6/2013 16:26

Lion_Heart Escreveu:A crise e os problemas continuam porque este governo é igual a todos os anteriores ou seja vai sempre pelo caminho mais fácil e não tem coragem para cortar nas regalias e gorduras.

Para os que não se lembram uma das condições do memorandum da Troika era acabar com câmaras municipais , freguesias , institutos , empresas municipais e etc. O que foi feito aqui? Quase nada.

Outra das condições era renegociar ou acabar com os famosos contratos nas PPP´s . E o que foi feito? Quase nada.

Outra das condições era despedir cerca de 100k f. públicos. Isso só esta a ser feito agora porque ja não existe mais nenhuma outra opção, ou seja se fosse feito antes se calhar nunca tinha,os chegado a esta situação.

Isto são só algumas das coisas que não foram feitas e que nos custam muito.

Quanto aos municípios e freguesias, estou plenamente de acordo. Em relação ás PPP's já se realizaram alguns progressos e redução de encargos, longe do desejado, mas convém não ignorar que é a banca estrangeira que está por detrás daqueles contratos intencionalmente blindados.

Por ultimo, a questão dos 100k FP era um dos "espinhos" mais difíceis de resolver e que mais ruído iria levantar, os "coitadinhos" já se sabia que não iam gostar e seria apenas uma questão de tempo de modo a iniciarem a "propaganda".

E sim, também partilho da mesma opinião que o governo actual escolheu e planeou mal a estratégia hercúlea e o timing de mudar e reformar o sistema. Embora o resultado e contestação acabaria por ser o mesmo.

A realidade é crua e dura, independentemente do prisma de analise, ninguém ou quase ninguém quer mudar o sistema apesar deste ser continuada e reconhecidamente criticado publicamente ao longo de décadas.

Mas ninguém fez nada, antes ignoraram e empurraram para quem vinha a seguir. Agora dizem por ai que existem sempre alternativas em democracia, mas não apontam soluções nem dizem quem paga essas alternativas.
Editado pela última vez por JMHP em 5/6/2013 16:35, num total de 2 vezes.

Registado: 19/5/2009 18:26

por ghorez » 5/6/2013 16:26

Isto só vai lá com a troika a dizer: "Querem mais dinheiro? Cortem na despesa: particularmente na função pública + prestações sociais".

Até lá continua meio Portugal a trabalhar para meio Portugal andar de férias.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Lion_Heart » 5/6/2013 16:03

A crise e os problemas continuam porque este governo é igual a todos os anteriores ou seja vai sempre pelo caminho mais fácil e não tem coragem para cortar nas regalias e gorduras.

Para os que não se lembram uma das condições do memorandum da Troika era acabar com câmaras municipais , freguesias , institutos , empresas municipais e etc. O que foi feito aqui? Quase nada.

Outra das condições era renegociar ou acabar com os famosos contratos nas PPP´s . E o que foi feito? Quase nada.

Outra das condições era despedir cerca de 100k f. públicos. Isso só esta a ser feito agora porque ja não existe mais nenhuma outra opção, ou seja se fosse feito antes se calhar nunca tinha,os chegado a esta situação.

Isto são só algumas das coisas que não foram feitas e que nos custam muito.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JMHP » 5/6/2013 15:57

artista Escreveu:
JMHP Escreveu:Pode ser... Mas um governo depois deste virá, seguirá o mesmo caminho e depois vais dizer o que?

Qual caminho? Eu estou a avaliar a prestação deste governo, tu falas-me de que vem outro que vai fazer igual?! Não é melhor deixarmos isso para avaliação futura?! Futurulogia não faço, nem sequer é isso que está em causa...

JMHP Escreveu:Os nossos longos 40 anos de democracia demonstram bem que a maioria e sobretudo muitos que hoje estão na oposição a este governo (PSD incluído), esteve errada e os resultados estão à vista de todos.

Acreditas mesmo que vão ser os coveiros do passado e presente que são a solução para o futuro?!

Eu acredito que este governo é fraco, forçou o acesso ao poder sem estar minimamente preparado para liderar o país, entrou com determinação mas errou cabalmente na estratégia que delineou, os resultados estão à vista. Para mim justificações do género "se fossem outros faziam o mesmo" não servem para nada, não são outros que estão lá, são estes, é eles que tenho de avaliar!

Também já escrevi aqui que tenho algum receio de eleições antecipadas mas, na minha opinião, este governo não tem já legitimidade para governar porque está a fazer tudo menos aquilo que se comprometeu fazer em campanha eleitoral. Também aqui não me parece que colha o argumento de que todos mentem nas campanhas eleitorais!

Quando alguém me apresentar uma alternativa, simples apenas porque credível NINGUÉM até hoje foi capaz de apresentar, cá dentro ou lá de fora.... Ai eu acredito em algo diferente, outro caminho. Até lá não perco tempo com falsas esperanças ou conversa fiada que tudo isto poderia ser diferente.

Na Grécia foram necessários 3 actos eleitorais para o país inteiro perceber que não tinham outra alternativa... Quer dizer, ter tinham... Mas era pela "porta do cavalo" que ninguém queira nem a extrema esquerda de lá.

Nós por cá há quem deseje o mesmo... Quer dizer desejam, mas na realidade e na hora da verdade ninguém quer. Se calhar porque não querem enfrentar e assumir a realidade, é preferível fazer de conta... Só que até isso hoje em dia custa dinheiro, que já não temos.

por mfsr1980 » 5/6/2013 15:52

artista Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:
Enquanto não puserem uns patins na função pública não haverá solução! :(

Mais ainda? Qualquer dia não existem funcionários públicos e muitos, como tu, continuam a dizer o mesmo. Somos já o país da União Europeia com menos FP's por habitante mas alguns só vêm problemas aí! :shock:

Acresce dizer que por patins na função pública tem custos elevados no curto prazo, pelo que só daqui a 2/3 anos é que começávamos a sentir alguns benefícios de jeito!

Mas até fico curioso em perceber o teu raciocínio para fazeres uma afirmação dessas... eu não sou Funcinário Público e certamente não seria nos próximos anos, mas custa-me ver tanta gente a culpar aqueles que são mais algumas das vítimas do estado a que o país chegou!

Caro Artista,
Deixemos por instantes a função pública de lado.
O nosso País têm de criar condições para o investimento, URGÊNTEMENTE! (desculpem as maiúsculas).
Hoje com a terrível concorrência que existe a nível global, nós só conseguiremos captar investimento se dermos condições excepcionais aos investidores. Devíamos dar isenções fiscais por períodos de pelo menos 10 anos para que por parte do investidor fosse compensador a deslocalização da industria.
Para que o Estado possa lançar essa acções promocionais têm de se libertar de custos desnecessários e é aí que entra a função pública.
Se virmos bem, a função pública funciona como uma "carraça" no "corpo" da administração pública. Têm promoções por antiguidade, têm poucas horas de trabalho e pior que isso, não têem um patrão a quem prestar contas. Todos têem poderes equivalentes e ninguém manda concretamente.
O melhor é fazer outsourcing dos serviços realmente necessários. Tinha imensas vantagens, os postos de trabalho realmente necessários não eram suprimidos, só iam à vida os maus funcionários e os que estavam a mais. A função pública não consegue fazer essa destrinça e não assistíamos ao espectáculo deprimente de andarem com o rabo sujo por não terem papel higiénico.
Abraço mfsr1980
Editado pela última vez por mfsr1980 em 5/6/2013 15:58, num total de 1 vez.

Registado: 3/5/2007 13:55

por artista_ » 5/6/2013 15:45

JMHP Escreveu:Pode ser... Mas um governo depois deste virá, seguirá o mesmo caminho e depois vais dizer o que?

Qual caminho? Eu estou a avaliar a prestação deste governo, tu falas-me de que vem outro que vai fazer igual?! Não é melhor deixarmos isso para avaliação futura?! Futurulogia não faço, nem sequer é isso que está em causa...

JMHP Escreveu:Os nossos longos 40 anos de democracia demonstram bem que a maioria e sobretudo muitos que hoje estão na oposição a este governo (PSD incluído), esteve errada e os resultados estão à vista de todos.

Acreditas mesmo que vão ser os coveiros do passado e presente que são a solução para o futuro?!

Eu acredito que este governo é fraco, forçou o acesso ao poder sem estar minimamente preparado para liderar o país, entrou com determinação mas errou cabalmente na estratégia que delineou, os resultados estão à vista. Para mim justificações do género "se fossem outros faziam o mesmo" não servem para nada, não são outros que estão lá, são estes, é eles que tenho de avaliar!

Também já escrevi aqui que tenho algum receio de eleições antecipadas mas, na minha opinião, este governo não tem já legitimidade para governar porque está a fazer tudo menos aquilo que se comprometeu fazer em campanha eleitoral. Também aqui não me parece que colha o argumento de que todos mentem nas campanhas eleitorais!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JMHP » 5/6/2013 15:23

artista Escreveu:
JMHP Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Vou deixar aqui um comentário só para demonstrar o quanto este povo tem de memória curta e vive da demagogia.

O actual PR Cavaco Silva odiado pela esquerda e por alguma direita é um dos pais do monstro da f. publica e dos "direitos adquiridos"

Foi Cavaco Silva que permitiu a entrada de dezenas de milhares de f. públicos e lhe deu "emprego eterno". Foi Cavaco Silva que instituiu o 14º mês.

Logo Cavaco foi amigo de muita gente. Gente essa que hoje o apupa e assobia. Ironias da vida.

As voltas que a vida dá, não é?!... O nosso país está cheio de ironia e muito mais. Como por exemplo um pelotão de 1ª linha de comentadores críticos fervorosos do actual governo mas que em outros tempos foram e continuam os verdadeiros coveiros deste país.

A mim o que verdadeiramente surpreende-me pela positiva é ver quase toda a elite e classe politica contra o actual governo. Estão quase todos do outro lado da barricada, inclusive do PSD, algo inédito em 40 anos de democracia.

Aos poucos começam agruparem-se e tornar-se cada vez mais transparente quais os seus interesses pessoais e o que os motiva para fazerem tanto ruído. Todos com algo em comum... Lutam desesperadamente para manter o Estado protector mesmo quando todos sabem que não é sustentável nem com o dinheiro de terceiros (contribuintes e credores).

Exatamente, é algo inédito, isso devia querer dizer alguma coisa... digo eu!

Parece-me cada vez mais que este governo e mais alguns seguidores "fanáticos", estão como aquela história do condutor que vai em sentido contrário e acha que são os outros todos que o estão a fazer! :roll:

Pode ser... Mas um governo depois deste virá, seguirá o mesmo caminho e depois vais dizer o que?

Os nossos longos 40 anos de democracia demonstram bem que a maioria e sobretudo muitos que hoje estão na oposição a este governo (PSD incluído), esteve errada e os resultados estão à vista de todos.

por artista_ » 5/6/2013 15:18

JMHP Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Vou deixar aqui um comentário só para demonstrar o quanto este povo tem de memória curta e vive da demagogia.

O actual PR Cavaco Silva odiado pela esquerda e por alguma direita é um dos pais do monstro da f. publica e dos "direitos adquiridos"

Foi Cavaco Silva que permitiu a entrada de dezenas de milhares de f. públicos e lhe deu "emprego eterno". Foi Cavaco Silva que instituiu o 14º mês.

Logo Cavaco foi amigo de muita gente. Gente essa que hoje o apupa e assobia. Ironias da vida.

As voltas que a vida dá, não é?!... O nosso país está cheio de ironia e muito mais. Como por exemplo um pelotão de 1ª linha de comentadores críticos fervorosos do actual governo mas que em outros tempos foram e continuam os verdadeiros coveiros deste país.

A mim o que verdadeiramente surpreende-me pela positiva é ver quase toda a elite e classe politica contra o actual governo. Estão quase todos do outro lado da barricada, inclusive do PSD, algo inédito em 40 anos de democracia.

Aos poucos começam agruparem-se e tornar-se cada vez mais transparente quais os seus interesses pessoais e o que os motiva para fazerem tanto ruído. Todos com algo em comum... Lutam desesperadamente para manter o Estado protector mesmo quando todos sabem que não é sustentável nem com o dinheiro de terceiros (contribuintes e credores).

Exatamente, é algo inédito, isso devia querer dizer alguma coisa... digo eu!

Parece-me cada vez mais que este governo e mais alguns seguidores "fanáticos", estão como aquela história do condutor que vai em sentido contrário e acha que são os outros todos que o estão a fazer! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por JMHP » 5/6/2013 15:18

MiamiBlueHeart Escreveu:
JMHP Escreveu:

Ao fim de 2 anos de governação temos num trimestre:

4% de recessão..

110 mil novos desempregados..

É preciso mais dados para ver a incompetência e o estado a que este país chegou??

Uma ideia iluminada da minha parte, se calhar, apesar de todo os defeitos, a maioria deste país já viu o flop que é este Governo, ao contrário de alguns..

Bem, mas venha outro trimestre..

Não é novidade nenhuma, nem o contrário seria de esperar.

Já agora aproveita e pensa...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html

por MiamiBlue » 5/6/2013 15:14

JMHP Escreveu:

Ao fim de 2 anos de governação temos num trimestre:

4% de recessão..

110 mil novos desempregados..

É preciso mais dados para ver a incompetência e o estado a que este país chegou??

Uma ideia iluminada da minha parte, se calhar, apesar de todo os defeitos, a maioria deste país já viu o flop que é este Governo, ao contrário de alguns..

Bem, mas venha outro trimestre..

Registado: 17/10/2010 19:32

por artista_ » 5/6/2013 15:08

mfsr1980 Escreveu:

Mais ainda? Qualquer dia não existem funcionários públicos e muitos, como tu, continuam a dizer o mesmo. Somos já o país da União Europeia com menos FP's por habitante mas alguns só vêm problemas aí! :shock:

Acresce dizer que por patins na função pública tem custos elevados no curto prazo, pelo que só daqui a 2/3 anos é que começávamos a sentir alguns benefícios de jeito!

Mas até fico curioso em perceber o teu raciocínio para fazeres uma afirmação dessas... eu não sou Funcinário Público e certamente não seria nos próximos anos, mas custa-me ver tanta gente a culpar aqueles que são mais algumas das vítimas do estado a que o país chegou!

por tava3 » 5/6/2013 15:06

ul, não acredites em tudo o que ouves, eles aumentam 5 euros nas reformas mas aumentam 50 no custo de vida. E só estão a ir às reformas mais altas porque se entalaram com as contas do gaspar.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por MiamiBlue » 5/6/2013 15:03

mfsr1980 Escreveu:Enquanto não puserem uns patins na função pública não haverá solução! :(

mfsr1980,

Quando se ignora a vertente económico de um país, o resultado é este..

Obviamente que a FP tem que ser reduzida, mas o problema mais grave é muito mais profundo - o problema está na destruição da economia. Destruição de que este Governo foi e ainda é completamente cúmplice e culpado.

Este Governo desprezou durante dois anos a economia e o resultado está à vista.

Este é o resultado do desprezo com que o consumo interno do país foi tratado por este Governo.

Este é o resultado do desleixo e desinteresse que o Governo teve por assegurar empréstimos a empresas a juros minimamente realistas.

Surpreendente? Só para quem não conhece a realidade- como para pessoas como Vitor Gaspar e PPC.

A magnitude deste desastre tem dois grandes culpados: PPc e Vitor Gaspar.
Editado pela última vez por MiamiBlue em 5/6/2013 15:09, num total de 1 vez.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Opcard » 5/6/2013 15:02

É pertinente a tua observação, de facto nunca a direita governou a Direita , isto é um país canhotos .

Vejam o presente. Governo é acusado de ser o mais direita porque tira aos pobres segundo o discurso da esquerda , mas este governo aumenta as pequenas reformas e corta nas mais altas , devia ser ao contrario só para certas pessoas poderem falar com razão.

Editado pela última vez por Opcard em 5/6/2013 15:03, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por JMHP » 5/6/2013 15:00

Editado pela última vez por JMHP em 5/6/2013 15:04, num total de 1 vez.

por ghorez » 5/6/2013 14:47

Povo sabe lá o que quer. Desde que haja pão e circo, não há problema nenhum.

Registado: 25/9/2012 10:49

por mais_um » 5/6/2013 14:40

mfsr1980 Escreveu:

X, considerando que a maior parte dos indicadores macro-económicos são em função do PIB, digamos que destruir a economia (o que este governo tem se esforçado bastante e pelos resultados com sucesso... :twisted: :twisted: ) também não ajuda.... :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Lion_Heart » 5/6/2013 14:10

Vou deixar aqui um comentário só para demonstrar o quanto este povo tem de memória curta e vive da demagogia.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mfsr1980 » 5/6/2013 13:55

mais_um Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:"PIB recua 4% no primeiro trimestre, maior queda homóloga em quatro anos"

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... ara_4.html

Vocẽs de fininho tentar deixar escapar as boas noticias da execução orçamental, tss tss...

:lol: :lol: :lol:

E não é só essa que deixam escapar. Esta também é interessante....

Défice sem medidas temporárias só vai diminuir 0,1% do PIB

Défice passa de 5,8 para 5,7%, frisam os técnicos do Parlamento, numa análise ao Orçamento Rectificativo, a que o Económico teve acesso.

"O ajustamento orçamental previsto para 2013 traduz-se numa redução do défice, excluindo o efeito de medidas de natureza temporária, em 0,1 pontos percentuais do PIB face ao ano anterior", escreve a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Os técnicos do Parlamento tomam como ponto de partida o défice reportado ao Eurostat no final de Março, que foi de 6,4% do PIB mas que, excluindo medidas temporárias, corresponde a 5,8%. E explicam que o novo limite de 5,5% para este ano corresponde a um défice de 5,7% sem medidas temporárias.

Tudo porque, sublinham, 92% da receita adcional do Orçamento de 2013 vai ser absorvida por aumentos na despesa.

Na análise ao Rectificativo, a UTAO escreve ainda que "no conjunto das administrações públicas, a poupança global com juros não se afigura significativa".

Recorde-se que o Governo já afirmou mais do que uma vez que pretende tapar parte do buraco orçamental deste ano com, entre outras coisas, poupanças em juros. Mas o Jornal de Negócios dá hoje conta que há um aumento na despesa com juros no Rectificativo (7453,5 milhões de euros), face ao projectado no Orçamento original (7164,4 milhões).

Os técnicos do Parlamento não tecem considerações sobre este aumento, mas avançam com uma redução da despesa com juros e outros encargos na Administração Central de 411 milhões de euros, valor que diverge dos 335 milhões apresentados no Rectificativo. E explicam que ela será parcilamente tapada pelo aumento de 354 milhões de euros na despesa com juros na administração regional e local.

"Para este aumento poderão estar a contribuir os juros a pagar ao Estado pelos municípios e pela Região Autónoma da Madeira no âmbito dos empréstimos para efeitos de regularização de dívidas em atraso".

http://economico.sapo.pt/noticias/defic ... 70761.html

por mais_um » 5/6/2013 13:34

tavaverquenao2 Escreveu:"PIB recua 4% no primeiro trimestre, maior queda homóloga em quatro anos"

Vocẽs de fininho tentar deixar escapar as boas noticias da execução orçamental, tss tss...

:lol: :lol: :lol:

E não é só essa que deixam escapar. Esta também é interessante....

Défice sem medidas temporárias só vai diminuir 0,1% do PIB

Défice passa de 5,8 para 5,7%, frisam os técnicos do Parlamento, numa análise ao Orçamento Rectificativo, a que o Económico teve acesso.

"O ajustamento orçamental previsto para 2013 traduz-se numa redução do défice, excluindo o efeito de medidas de natureza temporária, em 0,1 pontos percentuais do PIB face ao ano anterior", escreve a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Os técnicos do Parlamento tomam como ponto de partida o défice reportado ao Eurostat no final de Março, que foi de 6,4% do PIB mas que, excluindo medidas temporárias, corresponde a 5,8%. E explicam que o novo limite de 5,5% para este ano corresponde a um défice de 5,7% sem medidas temporárias.

Tudo porque, sublinham, 92% da receita adcional do Orçamento de 2013 vai ser absorvida por aumentos na despesa.

Na análise ao Rectificativo, a UTAO escreve ainda que "no conjunto das administrações públicas, a poupança global com juros não se afigura significativa".

Recorde-se que o Governo já afirmou mais do que uma vez que pretende tapar parte do buraco orçamental deste ano com, entre outras coisas, poupanças em juros. Mas o Jornal de Negócios dá hoje conta que há um aumento na despesa com juros no Rectificativo (7453,5 milhões de euros), face ao projectado no Orçamento original (7164,4 milhões).

Os técnicos do Parlamento não tecem considerações sobre este aumento, mas avançam com uma redução da despesa com juros e outros encargos na Administração Central de 411 milhões de euros, valor que diverge dos 335 milhões apresentados no Rectificativo. E explicam que ela será parcilamente tapada pelo aumento de 354 milhões de euros na despesa com juros na administração regional e local.

"Para este aumento poderão estar a contribuir os juros a pagar ao Estado pelos municípios e pela Região Autónoma da Madeira no âmbito dos empréstimos para efeitos de regularização de dívidas em atraso".

http://economico.sapo.pt/noticias/defic ... 70761.html

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por tava3 » 5/6/2013 13:11

"PIB recua 4% no primeiro trimestre, maior queda homóloga em quatro anos"

Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por JMHP » 4/6/2013 12:12

Só a ingenuidade das pessoas pode levar a pensar que o nosso único e verdadeiro problema são os políticos....

Por que nunca se resolvem os verdadeiros problemas?

Andava à procura de um artigo no arquivo do Expresso e eis que dou com outro. Escrito há 10 anos, constitui - digamos - a prova em como nenhum problema em Portugal será resolvido racionalmente.

O artigo em causa versava a constituição de novos concelhos. Como sabem, durante uns tempos, o pessoal de Vizela, da Trofa, de Fátima, de Canas de Senhorim batucavam o dia todo para ter direito a um concelho. Outros, de terras mais pequenas, marchavam pelo direito a serem cidades ou vilas ou o que fosse. Alguns conseguiram os seus intentos, outros não, mas no geral o Parlamento, a quem compete esta decisão, não gosta de contrariar os caciques locais. Se mais não passaram foi porque, uma vez, Jorge Sampaio, então Presidente da República, vetou a passagem de Canas de Senhorim e de Fátima a concelho.

Nessa altura, há 10 anos exatos, escrevi o seguinte: "Seria bastante interessante que o Parlamento se debruçasse, ao menos uma vez, não sobre a forma de conquistar votos - elevando a concelhos pequenas terras como Canas de Senhorim e fazendo subir a vilas meras aldeolas -, mas sobre a realidade do país que temos e acerca da forma alegre como o dinheiro do contribuinte é gasto. Porque, enfim, já se sabe que qualquer pequeno concelho há de ter as suas comodidades: uma piscina, dois "courts" de ténis, um centro de saúde, um centro de dia e centros afins que contribuem para o progresso, bem-estar, segurança e lazer das populações.

O problema é quando verificamos que alguns destes concelhos têm menos gente do que uma só rua em Lisboa, Porto, Gaia ou Amadora. E que, pelos rácios sempre tão apropriados à equitativa distribuição dos bens, certas ruas de Lisboa ou do Porto, haviam de ter, também elas, duas piscinas, quatro "courts" de ténis, dois centros de saúde, dois centros de dia e o que mais fosse necessário, de modo a que ninguém se sinta prejudicado - já não pelo célebre custo da interioridade -, mas sim pelo verdadeiro custo da urbanidade! Ou, o que é pior, pelo custo da suburbanidade, que é o custo maior que um cidadão pode pagar (sobretudo contando com o tempo gasto em transportes para chegar ao local de trabalho)."

Ou seja, não pretendendo eu ser um vidente, posso dizer que há 10 anos (estávamos no Governo de Durão Barroso) já havia a ideia de que era necessária uma reforma autárquica. Porém, o que estava em cima da mesa não era extinguir, mas criar municípios.

Curiosamente, um ano antes, em 2002, havia ainda escrito o seguinte: "Os custos da suburbanidade são, aliás, totalmente desprezados entre nós. Os governos que pedem aos portugueses que paguem solidariamente custos de insularidade e de interioridade nunca se lembram daqueles que, porventura, mais custos têm em termos de qualidade de vida. Horas para chegar ao emprego e para voltar a casa. Dormitórios sem condições, muitas vezes sem serviços sociais mínimos. Os quais, ainda por cima, sendo na generalidade trabalhadores por conta de outrem, com rendimentos baixos e intermédios, devem ser daqueles que mais impostos pagam".

Como veem, nada mudou. Nunca houve coragem. E daí o título derrotista deste post. Custa-me muito acreditar que se consiga resolver problemas verdadeiros neste país. Não me refiro a equilibrar as contas à bruta ou a levar os bancos a emprestar mais ou menos dinheiro. Refiro-me a questões estruturais de justiça.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/por-que-nunca-s ... z2VFFfEMf4

por JMHP » 4/6/2013 10:56

pvg80713 Escreveu:apenas alguns pensamentos em voz alta/desabafos

o dinheiro que a troika ia empretar já cá está todo.
nada mudou...
o dinheiro da troika não chega... vai ser preciso mais...

Não é verdade. O dinheiro está a ser emprestado por tranches conforme vão sendo aprovadas as avaliações da Troika. Da ultima vez a 7ª tranche esteve suspensa 2 meses por falta de acordo quanto à reforma na administração publica.

Em Junho creio que vem ai a 8ª avaliação e devem faltar ainda mais 7 avaliações.

Existe muita gente que ignora as condições do nosso empréstimo concedido pela Troika e depois inevitavelmente leva a raciocínios e conclusões erradas, como por exemplo pedir a queda imediata do governo que suspenderia automaticamente o programa de ajuda e naturalmente o dinheiro também.

por mfsr1980 » 4/6/2013 10:13

pvg80713 Escreveu:apenas alguns pensamentos em voz alta/desabafos

o dinheiro que a troika ia empretar já cá está todo.
nada mudou...
o dinheiro da troika não chega... vai ser preciso mais...

a oposição quer chegar ao governo, e enquanto não o for, vai sempre dizer mal....... não lhes levo a mal, porque foi o que a direita fez.....

o Verão está aí e o pessoal vai para a praia, na greve geral é o que certamente vai acontecer.

embora tudo possa acontecer, e alguns conhecido acreditem que sim, eu não creio que o governo esteja para cair, pelo menos até ás Autárquicas...

Autárquicas, a direita vai levar porrada. E próprio estou a pensar por a cruz num sitio que nunca pus, e até gosto do presidente da minha Câmara...

penso que quando ficar claro que o buraco continua... o governo tem que desistir e deixar o PS gerir/aumentar ou o que quer que seja, o buraco, ao PS.

o País não está com solução.

Acho estranho que as pessoas tenham este tipo de raciocínio!
Estarão convencidas que pior já não podem ficar?
Editado pela última vez por mfsr1980 em 4/6/2013 11:44, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Pmart 1 e 200 visitantes