Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PC05 » 1/6/2013 14:35

fjcfaf Escreveu:Anexo G1- mais valias não tributadas.
Agora surgiu-me uma dúvida, as acções detidas mais de 12 meses não passaram a ser tributadas também?

sim, desde há 3 anos (salvo erro).

Registado: 5/12/2005 21:28

por fjcbolsa » 1/6/2013 14:15

Anexo G1- mais valias não tributadas.
Agora surgiu-me uma dúvida, as acções detidas mais de 12 meses não passaram a ser tributadas também?

Registado: 24/11/2010 10:03

IRS

por jarc » 31/5/2013 23:02

Blue Epsilon, coloquei a questão a uma pessoa que suponho ser conhecedora da situação que me esclareceu que o problema reside, por um lado em não haver quem faça as contas à salganhada que os bancos enviam, por outro à lógica do deixa andar tão comum à nossa sociedadezinha. É, para citar Vasco Pulido Valente, profundamente estúpido, massacrarem quem quer pagar os seus impostos. E estes asnos fazem de conta que não percebem que nós percebemos que querem mesmo incomodar-nos para além do pagamento devido por Lei. Portanto, supõem que quem investe o seu dinheiro no que consideram malefícios para a sociedade, deverá pagar IRS e SPPIB (Sacrifícios por pecar investindo na bolsa). Com o tempo ainda montam um confissionário em cada reparticão. Se fossem tomar...

Registado: 23/7/2003 16:05

por Sr_SNiper » 31/5/2013 22:48

jcms Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Já alguém recebeu o IRS da nesta fase??

o prazo de entrega temrinou hoje, entrei a minha dia 19 MAIO, ainda aguarda validação, vamos ver quando fica validada..

Entrou na conta hoje.

Recebeu? Vou pagar como um porco :x
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por jcms » 31/5/2013 22:40

BULIM123 Escreveu:Já alguém recebeu o IRS da nesta fase??

o prazo de entrega temrinou hoje, entrei a minha dia 19 MAIO, ainda aguarda validação, vamos ver quando fica validada..

Entrou na conta hoje.

Registado: 29/11/2007 4:08

por MERCW125 » 31/5/2013 21:18

Já alguém recebeu o IRS da nesta fase??

Registado: 14/3/2009 21:36

por ferreira10 » 31/5/2013 16:14

MKlop Escreveu:Heeeelp!

Podem-me explicar qual o campo a usar para mais valias de Forex no quadro nº 4 do anexo J (corretora estrangeira)??

não consigo fazer com que coincida com o codigo do quadro 6...estou a usar o campo 414 (não é este?) neste quadro 6.

credo, que confusão...estou tramado.

MKlop é no campo 411 do anexo J.Nota que só dá para declarar mais valias.Caso tenhas tido menos valias, não dá para declarar.No 414 é para declarar mais valias ou menos valias de acções , obrigações etc.Os produtos derivados, tais como o Forex, são declarados no campo 411.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por defst0ned » 31/5/2013 16:13

MKlop Escreveu:
defst0ned Escreveu:
MKlop Escreveu:
defst0ned Escreveu:

Podem-me explicar qual o campo a usar para mais valias de Forex no quadro nº 4 do anexo J (corretora estrangeira)??

não consigo fazer com que coincida com o codigo do quadro 6...estou a usar o campo 414 (não é este?) neste quadro 6.

Já pensaste em não declarar isso?

???

como assim? Então não vai haver encontro de contas?

Eles não tem forma alguma de saber se tu tens uma conta aberta numa corretora estrangeira. Achas que há algum tipo de cruzamento de dados entre a fxcm, oanda, fxdd e por ai fora com o estado português? Eles mal conseguem acompanhar com as corretores de acções portuguesas...

Bem, obrigado pela sugestão.

Tentei preencher aquilo mas não consegui conciliar os quadros 4 e 6 e a aplicação não me deixava avançar.

Inscrevi como se fosse numa corretora portuguesa, numa nova linha. Estão lá as mais-valias....Se virem alguma discrepância lá darei a explicação.

Se não gostarem, azar: simplifiquem as coisas.

Foi o último IRS que preencho: para o ano é com TOC. Isto é um stress e a "maria" ainda percebe menos do que eu...

mas olha, se vais por lá transacções em forex, se calhar convinha pores na tabela dos derivados, na tabela a seguir à das acções..
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por MKlop » 31/5/2013 16:07

defst0ned Escreveu:
MKlop Escreveu:
defst0ned Escreveu:

???

Eles não tem forma alguma de saber se tu tens uma conta aberta numa corretora estrangeira. Achas que há algum tipo de cruzamento de dados entre a fxcm, oanda, fxdd e por ai fora com o estado português? Eles mal conseguem acompanhar com as corretores de acções portuguesas...

Bem, obrigado pela sugestão.

Tentei preencher aquilo mas não consegui conciliar os quadros 4 e 6 e a aplicação não me deixava avançar.

Inscrevi como se fosse numa corretora portuguesa, numa nova linha. Estão lá as mais-valias....Se virem alguma discrepância lá darei a explicação.

Se não gostarem, azar: simplifiquem as coisas.

Foi o último IRS que preencho: para o ano é com TOC. Isto é um stress e a "maria" ainda percebe menos do que eu...

Registado: 25/2/2010 9:49

por defst0ned » 31/5/2013 14:48

MKlop Escreveu:
defst0ned Escreveu:

???

Re: IRS

por Blue Epsilon » 31/5/2013 14:45

jarc Escreveu:Perguntei a um amigo contabilista que me disse ter feito algumas declarções em que o BPI passou tudo sintético com meia dúzia de linhas. Mas não estou completamente seguro de que se trate de negociações em warrants. Bem, resta-me acrescebtar que do BES me prometeram que no próximo ano simplificarão de acordo com que já fizeram este ano para obrigações. Mas continuo a achar que estamos num mundo anedótico e circense, uma pessoa paga exeorbitâncias em impostos e tem de sofrer para os pagar. Parece que querem mesmo que deixemos de contribuir para a capitalização dos bancos. E há mesmo quem acredite que sem os bancos viveriam melhor. Mas as finanças!!!... se não se entendem com os bancos querem utilizar os pagadores individuias como armas de arremesso? É demasiado deslocado de um mundo moderno e civilizado.

É verdade.

O ideal seria já vir pré-preenchido online pelas finanças, com a informação que os bancos/corretoras lhes comunicam.

É assim tão complicado?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por jcms » 31/5/2013 14:01

Já entrou na conta. :clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 29/11/2007 4:08

por MKlop » 31/5/2013 13:42

defst0ned Escreveu:

???

por defst0ned » 31/5/2013 13:08

por MKlop » 31/5/2013 12:57

Heeeelp!

IRS

por jarc » 30/5/2013 22:48

Perguntei a um amigo contabilista que me disse ter feito algumas declarções em que o BPI passou tudo sintético com meia dúzia de linhas. Mas não estou completamente seguro de que se trate de negociações em warrants. Bem, resta-me acrescebtar que do BES me prometeram que no próximo ano simplificarão de acordo com que já fizeram este ano para obrigações. Mas continuo a achar que estamos num mundo anedótico e circense, uma pessoa paga exeorbitâncias em impostos e tem de sofrer para os pagar. Parece que querem mesmo que deixemos de contribuir para a capitalização dos bancos. E há mesmo quem acredite que sem os bancos viveriam melhor. Mas as finanças!!!... se não se entendem com os bancos querem utilizar os pagadores individuias como armas de arremesso? É demasiado deslocado de um mundo moderno e civilizado.

Registado: 23/7/2003 16:05

por PC05 » 30/5/2013 21:45

cjmbarbosa Escreveu:
drupa Escreveu:Estou tentado a colocar os valores sem custos tanto nas realizações como aquisições e só colocar as despesas de venda na coluna 'despesas e encargos'...

E é mesmo assim.

É fácil e direto. Apenas as despesas com as compras ficam de fora.

Registado: 5/12/2005 21:28

por cjmbarbosa » 30/5/2013 21:37

drupa Escreveu:Estou tentado a colocar os valores sem custos tanto nas realizações como aquisições e só colocar as despesas de venda na coluna 'despesas e encargos'...

E é mesmo assim.

Registado: 29/11/2007 2:39

por bioearth » 30/5/2013 21:23

Continuo confuso. Nas instruções do anexo G está este texto:

'O valor de realização é determinado de acordo com as regras estabelecidas no art. 44.º do Código do IRS;

– O valor de aquisição é determinado nos termos dos arts. 45.º e 48.º do Código do IRS;

– Na coluna «Despesas e encargos» apenas poderão ser inscritas as despesas necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação.'

A única coisa que daqui parece claro é que na coluna 'despesas e encargos' só poderemos colocar a despesa das vendas (alienação). Estando este raciocinio correcto significa que o valor da 'realização' não tem o custo incluído. Certo?
Mas fica a dúvida do que colocar na 'aquisição'. O valor com ou sem custo? Li os arts 45 e 48 e fiquei na mesma...
Estou tentado a colocar os valores sem custos tanto nas realizações como aquisições e só colocar as despesas de venda na coluna 'despesas e encargos'...

Registado: 16/9/2012 23:57

por Nyk » 30/5/2013 21:08

Nyk Escreveu:
jcms Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
jcms Escreveu:
jcms Escreveu:
marijon2 Escreveu:
jcms Escreveu:
silva74 Escreveu:Viva
Já alguém, que tenha submetido na segunda fase (a partir de 1 Maio), recebeu o reembolso?

O meu já diz liquidado, falta entrar na conta.

Entregaste na segunda fase? É estranho já estar liquidado pois nem todos os da primeira fase receberam. :idea:

Maria João

Olá Maria João

Entreguei no dia 1 do corrente, já diz liquidada, tem n.º de liquidação, por tratar, falta entrar na conta.

Acabei de ver que já foi emitido e com juros. :clap:

Juros? Agora fiquei perdido... O que é que tem juros? o reembolso do teu IRS? Mas o estado não está obrigado a pagar juros só depois de 31/agosto?

Reembolso + juros , aguardam confirmação do NIB.

Ano passado recebi em junho com juros.

Parece que és o unico com sorte, a mim tanto me faz, quanto mais tarde melhor, tenho que pagar... :mrgreen:

Mudou de situação hoje para "LIQUIDACAO COM NOTA DE COBRANCA"
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 30/5/2013 16:08

masterpro Escreveu:
Se não estou em erro existe um campo nos primeiros quadros que pergunta se se auferiste ou não rendimentos, tens de dizer que não nesse.

Pois, já consegui, não sei porque é que não estava a dar antes?! É isso mesmo, no quadro 3 há essa opção e eu estava a assinalá-la, mas continuava a dar erro... mas já se resolveu! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por masterpro » 30/5/2013 15:50

artista Escreveu:
masterpro Escreveu:
artista Escreveu:Hoje vi nas notícias que quem metia o anexo B terá também de meter o anexo SS. Estou a tentar fazê-lo para o meu pai mas está a dar-me um erro... será que quem não tem rendimentos da Categoria B (embora tenha metido o anexo B porque tem atividade aberta) não precisa de enviar o Anexo SS?!

obrigado

Tens que ir tentando, porque aquilo está congestionado e dá erro tanto a ir buscar a actual como a substituir.

Lê o tópico da segurança social aqui no caldeirão para mais info sobre esse anexo ;)

masterpro, o problema não é erro na entrada é erro de preenchimento do anexo, aparece-me esta info:

"Erros do Quadro 3

S014 : Se auferiu rendimentos da categoria B, não pode assinalar no quadro 3 o campo08."

Mas no anexo B está indicado que não houve rendimentos no ano de 2012, não percebo como é que me aparece esta indicação?!

Se não estou em erro existe um campo nos primeiros quadros que pergunta se se auferiste ou não rendimentos, tens de dizer que não nesse.

Registado: 13/3/2007 14:42

por PAFS » 30/5/2013 15:39

drupa Escreveu:No extracto que o Big me mandou parece-me que eles se enganaram e trocaram os valores sempre que há vendas (saídas) da colunas 'total c/ encargos' pelos 'total s/ encargos'. Por exemplo: numa transação o valor s/ encargo é 4707.38 e o valor c/ encargo é 4.703.76! Nas vendas o valor c/ encargo é sempre menor! Claramente um erro, uma troca de valores entre colunas, ou está a escapar-me alguma coisa?
Nas compras/entradas os valores estão correctos, ou seja, o valor c/ encargos é maior do que o valor s/ encargos
Faço-vos esta pergunta porque me parece dificil o banco enganar-se numa coisa tão simples... ou não? :)

Relativamente a esta confusão liguei para o BIG e quem me atendeu explicou-me dizendo que é uma questão de matemática ao qual eu respondi que para mim é mais uma questão de português.
A explicação para as vendas é que "sem encargos" é o valor total (é este valor que se coloca no anexo G) e "com encargos" é o valor total menos os encargos ou seja o que recebeste liquido.

Na minha opinião o BIG não deveria ter colocado a coluna "com encargos" pois ela só serve para gerar confusão.

Registado: 29/11/2007 11:26

por artista_ » 30/5/2013 15:08

masterpro Escreveu:
artista Escreveu:Hoje vi nas notícias que quem metia o anexo B terá também de meter o anexo SS. Estou a tentar fazê-lo para o meu pai mas está a dar-me um erro... será que quem não tem rendimentos da Categoria B (embora tenha metido o anexo B porque tem atividade aberta) não precisa de enviar o Anexo SS?!

obrigado

Tens que ir tentando, porque aquilo está congestionado e dá erro tanto a ir buscar a actual como a substituir.

Lê o tópico da segurança social aqui no caldeirão para mais info sobre esse anexo ;)

masterpro, o problema não é erro na entrada é erro de preenchimento do anexo, aparece-me esta info:

"Erros do Quadro 3

S014 : Se auferiu rendimentos da categoria B, não pode assinalar no quadro 3 o campo08."

Mas no anexo B está indicado que não houve rendimentos no ano de 2012, não percebo como é que me aparece esta indicação?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bioearth » 30/5/2013 15:00

Acabei de conseguir falar com alguem do numero de apoio das finanças que ainda sabia menos disto que eu! Não me pediu identificação de qualquer tipo... Estivemos a ler linha a linha as instruções do quadro 8/anexo G. Disse que o melhor era colocar nos campos de realização e aquisição os valores sem encargos e colocar nas 'despesas e encargos' apenas o valor do encargo das vendas. Mas disse sem certeza nenhuma, só da interpretação que fez no momento do telefonema... fiquei na mesma :shock:

Registado: 16/9/2012 23:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, OCTAMA, Pmart 1, Àlvaro e 199 visitantes