IRS 2012
IRS
Lagosta, terás de passar pelo mesmo calvário que eu passei. Isto é um País de anedotas. O BES manda uma lista de todos os movimentos que fizeste para as finanças e tu terás de preencher o anexo com as compras e vendas mensalmente. Isto é anedótico! Enquanto não o fizeres terás divergência. Suponho que a ideia é mesmo a de levar as pessoas a desistir de comprar ações, warrants ou outros produtos. Parace que há bancos que facilitam enviando uma síntese de movimentos, mas tudo isto é demasiado triste. A pessoa sente que o fazem pagar exorbitâncias e, para além disso, ainda o querem chatear de grande. Gastei um dia para anular a divergência. Porque carga de água as finanças não disponibilizam a informação que têm para que o contribuinte possa confirmar ou infirmar. Para mim a conta no BES já era.
Já agora... aproveito o tópico para perguntar o seguinte; alguém sabe se nos anos de 2009/10 acaso ocorresse "cessação de actividade" no decurso do ano era preciso comunicar tal facto à segurança social? Ou já na altura havia aquele protocolo de comunicação entre a SS e o o ministério das finanças?Ou seja, as finanças comunicavam a "cessação de actividade" automaticamente.Antecipadamente agradecido.
Entreguei ontem a minha declaração de IRS.Ainda apanhei um susto dado que quando a ia submeter, não aceitou, dizendo que o programa onde eu a estava a preencher estava desactualizado.Fiz o download do programa no final de Abril.Em tempos, quando tratava de actualizar o dito programa por algum motivo desconhecido tinha que voltar a preencher tudo de novo.Este ano tinha para aqui umas 5 copias de segurança da declaração no meu desktop, não fosse o diabo tece-las.Mas quando me foi pedida a actualização do programa, vi a coisa mal parada.Já pensava que o novo programa não reconhecia a declaração feita no programa anterior.Mas vá lá..nada disso aconteceu.Voltar a preencher de novo toda a declaração, mais valia fazer uma procissão daqui até Fátima.LOL
Hoje o site das finanças está meio congelado.Tal como acontece nos últimos dias antes do prazo.
Entreguei ontem a minha declaração de IRS.Ainda apanhei um susto dado que quando a ia submeter, não aceitou, dizendo que o programa onde eu a estava a preencher estava desactualizado.Fiz o download do programa no final de Abril.Em tempos, quando tratava de actualizar o dito programa por algum motivo desconhecido tinha que voltar a preencher tudo de novo.Este ano tinha para aqui umas 5 copias de segurança da declaração no meu desktop, não fosse o diabo tece-las.Mas quando me foi pedida a actualização do programa, vi a coisa mal parada.Já pensava que o novo programa não reconhecia a declaração feita no programa anterior.Mas vá lá..nada disso aconteceu.Voltar a preencher de novo toda a declaração, mais valia fazer uma procissão daqui até Fátima.LOL
Hoje o site das finanças está meio congelado.Tal como acontece nos últimos dias antes do prazo.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
jcms Escreveu:paulop2009 Escreveu:jcms Escreveu:jcms Escreveu:marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Já alguém, que tenha submetido na segunda fase (a partir de 1 Maio), recebeu o reembolso?
O meu já diz liquidado, falta entrar na conta.
Entregaste na segunda fase? É estranho já estar liquidado pois nem todos os da primeira fase receberam.![]()
Maria João
Olá Maria João
Entreguei no dia 1 do corrente, já diz liquidada, tem n.º de liquidação, por tratar, falta entrar na conta.
Acabei de ver que já foi emitido e com juros.
Juros? Agora fiquei perdido... O que é que tem juros? o reembolso do teu IRS? Mas o estado não está obrigado a pagar juros só depois de 31/agosto?Reembolso + juros , aguardam confirmação do NIB.
Ano passado recebi em junho com juros.
Parece que és o unico com sorte, a mim tanto me faz, quanto mais tarde melhor, tenho que pagar...

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
lagosta Escreveu:Ola Maria João
Obrigado
sim, ela aparece ja com divergencias assim:
•O valor dos rendimentos ilíquidos declarado(s) no(s) quadro(s) 8, 9 ou 10 do anexo G é inferior à informação que possuímos (0,00 €), enviada por n/d, ou as partes sociais alienadas declaradas no quadro 8/8A do anexo G não pertencem a micro e pequenas empresas
ou seja, o que esta em falta sao operaçoes relativas a warrants,
entretanto liguei e o que me disseram é no minimo surreal, que é de declara cada movimento de warrant, o que serão no minimo umas 100 linhas, e ja agrupando numa so linha varias operaçoes com o mesmo warrant...
estou mesmo a navegar fora de pé com isto.
dizes me entao que faça um consolidado de compras -(Vendas + despesas) e apresente uma linha apenas?

Curiosamente no ano passado também tive divergências com o mesmo texto das tuas, embora tivesse apresentado da mesma forma que nos anos anteriores.
O Sr que me atendeu nas finanças não percebia nada daquilo... ficou de averiguar e depois telefonou-me dizendo que era por causa do modelo 13 e de operações relativas a Ws. Eu disse que tinha declarado tudo bem e enviei-lhe a declaração do BEST com os movimentos. Passados 15 dias, sem eu ter alterado a declaração, recebi o reembolso

Este ano declarei da mesma forma e submeti a declaração no dia 1 e neste momento está dada como certa.
Em que dia submeteste a tua?
Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
paulop2009 Escreveu:jcms Escreveu:jcms Escreveu:marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Já alguém, que tenha submetido na segunda fase (a partir de 1 Maio), recebeu o reembolso?
Entregaste na segunda fase? É estranho já estar liquidado pois nem todos os da primeira fase receberam.![]()
Maria João
Olá Maria João
Entreguei no dia 1 do corrente, já diz liquidada, tem n.º de liquidação, por tratar, falta entrar na conta.
Juros? Agora fiquei perdido... O que é que tem juros? o reembolso do teu IRS? Mas o estado não está obrigado a pagar juros só depois de 31/agosto?
Reembolso + juros , aguardam confirmação do NIB.
Ano passado recebi em junho com juros.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Ola Maria João
Obrigado
•O valor dos rendimentos ilíquidos declarado(s) no(s) quadro(s) 8, 9 ou 10 do anexo G é inferior à informação que possuímos (0,00 €), enviada por n/d, ou as partes sociais alienadas declaradas no quadro 8/8A do anexo G não pertencem a micro e pequenas empresas
entretanto liguei e o que me disseram é no minimo surreal, que é de declara cada movimento de warrant, o que serão no minimo umas 100 linhas, e ja agrupando numa so linha varias operaçoes com o mesmo warrant...
dizes me entao que faça um consolidado de compras -(Vendas + despesas) e apresente uma linha apenas?
- Registado: 23/8/2004 12:32
jcms Escreveu:jcms Escreveu:marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Maria João
Olá Maria João
Juros? Agora fiquei perdido... O que é que tem juros? o reembolso do teu IRS? Mas o estado não está obrigado a pagar juros só depois de 31/agosto?
- Registado: 15/9/2010 15:02
jcms Escreveu:marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Maria João
Olá Maria João

Re: Ajuda
lagosta Escreveu:Carissimos,
antes de mais as minhas desculpas,pois ( acho que) nao encontrei duvidas ou respostas para o que pretendo.
Pois bem aqui vai,IRS, declaraçao de Mais/ menos valias do anexo g.
estouem vias de enviar a 3ª declaraçao e nao acerto, pois vai sempre para divergencias,desta feita por nao ter declarado movimentos em warrants ( que resultaram em menos valia) mas isso nao interessa teem de ser decalar
tenho a copia do que o banco tera enviado para as finanças e são cerca de 200 movimentos....pois bem a pergunta é como declaro isto no anexo g?
ja vi o modelo 13 que me da ideia de ter sido enviada informação consolidada, dado que um dos campos é VALOR DA OPERAÇÃO / RESULTADOS APURADOS NOS
INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS
ora bem, o banco nao me ajuda...liguei para as finanças e por problemas tecnicos nao conseguiu ver o modelo 13.
Assim, alguem sabe como deve ser preenchido o modelo guando temos uma enormidade de operaçoes com warrants?
Grato
Lagosta
Fazes o apuramento das mais-menos valias e no campo onde diz warrants colocas o valor apurado. Se tiveste menos valias colocas (-) seguido do valor para a parcela ficar negativa. Podes ainda abater ao total obtido as despesas com a venda.

Mas a tua declaração já aparece com as ditas divergências?

Espero ter ajudado
Maria João
Ajuda
Carissimos,
antes de mais as minhas desculpas,pois ( acho que) nao encontrei duvidas ou respostas para o que pretendo.
estouem vias de enviar a 3ª declaraçao e nao acerto, pois vai sempre para divergencias,desta feita por nao ter declarado movimentos em warrants ( que resultaram em menos valia) mas isso nao interessa teem de ser decalarados.
tenho a copia do que o banco tera enviado para as finanças e são cerca de 200 movimentos....pois bem a pergunta é como declaro isto no anexo g?
ja vi o modelo 13 que me da ideia de ter sido enviada informação consolidada, dado que um dos campos é VALOR DA OPERAÇÃO / RESULTADOS APURADOS NOS
ora bem, o banco nao me ajuda...liguei para as finanças e por problemas tecnicos nao conseguiu ver o modelo 13.
Assim, alguem sabe como deve ser preenchido o modelo guando temos uma enormidade de operaçoes com warrants?
Grato
estouem vias de enviar a 3ª declaraçao e nao acerto, pois vai sempre para divergencias,desta feita por nao ter declarado movimentos em warrants ( que resultaram em menos valia) mas isso nao interessa teem de ser decalarados.
Grato
- Registado: 23/8/2004 12:32
jcms Escreveu:marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Maria João
Olá Maria João
Estás cheio de sorte...entreguei eram 8h da manha de dia 1 de Maio...está desde dia 18 como certa e daí nao passa....29 dias e não há reembolso e depois sai a noticia de que o Estado tem 9 mil milhões depositados no Banco de Portugal e o contribuinte à espera...
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Storgoff Escreveu:zekinha1 Escreveu:Eu tinha a mesma ideia e fui procurar nos meus apontamentos e encontrei isto:
"O englobamento dos rendimentos das várias categorias consubstanciando uma verdadeira
tributação unitária e global deveria teoricamente permitir uma comunicabilidade total de
rendimentos, designadamente das perdas eventualmente suportadas em cada uma das
categorias. De facto, a lógica pura do imposto implicaria o apuramento da situação global do
contribuinte, através da soma algébrica dos seus rendimentos líquidos, mesmo que negativos.
Porém, em sede de IRS, temendo-se uma significativa baixa de receita fiscal, restringiu-se a
comunicabilidade de rendimentos no caso de perdas suportadas nas categorias B, F e G, o que
não invalida que essas perdas possam ser reportadas a anos futuros dentro da mesma
categoria (ver art. 55º do CIRS)."
Onde arranjaste esses apontamentos?
É alguma coisa publicada em DR?
ou apenas uma opinião de alguém?
De qualquer forma o que aí esta confirma o que eu disse anteriormente.
No fundo é um resumo do que está no Art. 55º do CIRS
O artigo é claro.
Começa por falar no nº1 que existe total comunicabilidade entre categorias de rendimento e suas perdas.
No entanto a seguir estabelece alguns limites /restrições para determinadas categorias de rendimentos sendo que a categoria E não é referida.
Portanto as perdas na categoria E tem de ser tratadas pelo princípio geral definido no início do artigo.
Do ponto de vista legal não há duvidas.
O problema põe-se na pratica com o sistema informático da AT que nem sequer permite declarar rendimentos negativos categoria E que possam deduzir a rendimentos positivos dentro da própria categoria. Uma verdadeira aberração
Imagina que resgatas 2 fundos no mesmo ano.
Num ganhas 2000 e noutro perdes 1000 e em ambos suportaste IRS que foi retido na fonte.
O sistema só aceita a declaração do ganho de 2000
Ou seja não só estas a declarar mais rendimento do que efectivamente tiveste como nem sequer podes declarar a totalidade do IRS que te foi retido.
Uma ilegalidade pura.
No entanto se em vez de subscreveres estes 2 fundos tivesses subscrito um só fundo que replicasse o somatório dos 2 anteriores, terias um único rendimento que seria de 1000 e um IRS equivalente à soma dos 2 anteriores.
Neste caso já conseguias declarar a totalidade do rendimento e imposto.
Em termos de rendimento e imposto as 2 situaçoes não se distinguem, no entanto o sistema informático trata-as de forma diferente.
Mais, teoricamente tu podes resgatar um fundo onde ganhas 3000 mas onde suportaste IRS de 2000 ou mais. Tudo depende da constituição do fundo. Neste caso tinha havido uma retenção na fonte de 40% sobre o rendimento bruto, no entanto o sistema só aceita valores % de IRS bem inferiores a esses.
Os apontamentos são de uma formação.
Já percebi aquilo que querias dizer e realmente tens razão.
No entanto lendo o artº5 dos rendimentos da Categoria E no nº2 fala em "frutos e vantagens económicas" j) "rendimentos de unidades de participação". Ou seja podem considerar apenas como Cat E os valores positivos, excluindo os negativos. Não sei se será assim ou não, é apenas uma suposição da razão de não dar para reportar as perdas da Cat E. No entanto o artº55 diz que se pode.[/b]
- Registado: 19/10/2010 13:30
marijon2 Escreveu:jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Maria João
Olá Maria João
jcms Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Entregaste na segunda fase? É estranho já estar liquidado pois nem todos os da primeira fase receberam.

Maria João
Titleist Escreveu:Tridion Escreveu:Nyk Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Entreguei dia 01/05/2013, no dia 18 passou a declaração certa até a presente data...
Mesmíssima situação...
idem idem ... pelo que me apercebi de outros contribuintes a atualização da situação do IRS 2012 é feita aos fds
É para o pessoal ganhar umas horinhas extra...

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Tridion Escreveu:Nyk Escreveu:silva74 Escreveu:Viva
Entreguei dia 01/05/2013, no dia 18 passou a declaração certa até a presente data...
Mesmíssima situação...
idem idem ... pelo que me apercebi de outros contribuintes a atualização da situação do IRS 2012 é feita aos fds
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

silva74 Escreveu:Viva
A quem possa interessar caso receba :
Juros , mais valias ou menos valias recebidas I .F. Com sede no estrangeiro .
Juros declara , mais valias declara , menos valias não declara .
São penalizados os que tem mais valias em Portugal pagam na totalidade não descontando as menos valias do estrangeiro.
Votam a ser penalizados os que tem mais valias vindas do estrangeiro pagam na totalidade sem descontar menos valias tidas em Portugal .
Tenho de afinar a minha estratégia .
Juros , mais valias ou menos valias recebidas I .F. Com sede no estrangeiro .
Juros declara , mais valias declara , menos valias não declara .
São penalizados os que tem mais valias em Portugal pagam na totalidade não descontando as menos valias do estrangeiro.
Votam a ser penalizados os que tem mais valias vindas do estrangeiro pagam na totalidade sem descontar menos valias tidas em Portugal .
Tenho de afinar a minha estratégia .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google Adsense [Bot], IX Hispana, macau5m, trend=friend e 151 visitantes