Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bruxelas admite conversão em ações de depósitos acima de 100

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 8/5/2013 22:51

A-330 Escreveu:
VIXIUM Escreveu:
Drecksack Escreveu:
pepi Escreveu:Há aqui mta gente com + de 100k aplicados em Dp? :shock:

Sim. Algum problema ? Mesmo diversifcado em diferentes bancos.

É certo que há pessoas que têm mais de 100 k e ganhos honestamente. Não é isso que está em causa. Em causa está o seguinte, penso eu:

1) Devem espalhar-se por vários bancos? Se sim e se em conta conjunta pode-se ir aos 200k?

2) Se aplicados em Obrigações, em Fundos, em Acções, em estruturados ou outros ficam sujeitos às mesmas regras que as dos DPs?

Penso que o debate interessante - independentemente da conta no exterior, do que cada um tem (isso diz respeito ao próprio e não a outrem) e onde - é como fazer para fugir a um potencial bail in à banca. E se esse bail in poderá ser feito a bancos apenas com problemas ou a todos os bancos caso haja um novo resgate. Não afasto a hipótese de cortarem em todos os bancos x% acima dos 100k (200k? no caso de conta a dois?)

Gostava, se possível, de alguns comentários ao que refiro.

Obrigado.

VIXIUM

Também tenho a mesma dúvida. Alguém sabe o que aconteceu no Chipre?

A330

Deixei este link no tópico do Chipre....

http://www.centralbank.gov.cy/nqcontent ... 31&lang=en
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re

por Cem pt » 8/5/2013 22:46

Para quem tem contas solidárias por exemplo de 300 k€ e não consegue abrir contas no estrangeiro a medida cautelar mais eficaz será abrir pelo menos contas solidárias em 4 Bancos diferentes sedeados em Portugal.

Creio não ser difícil acautelar este ponto.

A dúvida maior que tenho é no caso de contas específicas de trading. Fica aqui desde já uma pergunta à amiga Patinha: no caso de falência do Banco como são tratadas contas com ativos de ações e "hedge funds" particulares com derivados alavancados bem superiores a 100.000 €? Este capital limite fica garantido ou apenas os depósitos a prazo e à ordem? E, em caso negativo de não serem abrangidos pelo Fundo de Garantia, as ações e derivados em causa são devolvidos ao cliente, uma vez que são valores autónomos que não fazem parte do balanço do Banco? Ou será que é mais uma parcela a "torrar" pelo Banco que o cliente nunca mais vai ver na vida?

Thanks desde já pelo esclarecimento.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Eu nao tenciono sustentar vicios (de outros).

por bboniek33 » 8/5/2013 22:26

Pata-Hari Escreveu:Vixium, esta é a década do reality check. Um depósito é simplesmente, nada e nada mais do que um empréstimo de um depositante a uma instituição bancária. Logo, e tal e qual como quando emprestas dinheiro a um vizinho, tens que ter cuidado em tentar perceber se o vizinho o vai estoirar em copos ou se o vai aplicar de modo a poder ganhar o dele sem estoirar o teu. Isto é o que se está a passar: a europa está a dizer claramente que tens que escolher a quem emprestas dinheiro.

Pata: sabes o que significa "capital garantido" ? Vee melhor na sebenta laa do banco. Nao, nao ee um empreestimo aa IF, ee um Depoosito a Prazo (Read my lips: d.e.p.o.o.s.i.t.o a p.r.a.a.z.o). Tem condic,oes aceites por ambas as partes na constituic,ao incluindo uma taxa de juro, um periiodo de tempo e, consequentemente, uma data de vencimento. Nada apoos a constituic,ao, repito, NADA, nos contratos de DP remete para o montante ou "plafonds" exceptuando as penalizac,oes para a liquidac,ao antecipada. NADA, niente.

Nao se deposita poupanc,a em DPs (PUROS) para se sustentar bancaarios, banqueiros ou o Estado excluindo para esta ultima entidade o imposto legal retido na IF.

Quando se tivesse que sustentar esses elementos, banqueiros, bancaarios e Estado irao CFN noutra teta.

Comecem jaa aa procura de mama alternativa.

E nao lancem mais contra-informac,ao contra quem alimenta o sistema e dos que dele dependem.
Basta pensar que a mama vai acabar. Digo eu.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por VIXIUM » 8/5/2013 22:14

....
Editado pela última vez por VIXIUM em 10/5/2013 1:02, num total de 1 vez.

Registado: 21/10/2012 19:07

por VIXIUM » 8/5/2013 22:07

...
Editado pela última vez por VIXIUM em 10/5/2013 1:03, num total de 1 vez.

por assunoadr » 8/5/2013 21:44

Já estou a ver uma corrida aos depositos superiores a 100000 € em algumas banquetas portuguesas e tenho duvidas se mesmo alguns bancos de maior dimensão não serão penalizados :shock:

Registado: 29/11/2007 2:08

por Pata-Hari » 8/5/2013 21:42

Se o banco for honesto, o património que nãõ~empréstimos/depósitos é autónomo. É teu. Segregado do balanço do banco. Logo, ficas sujeito ao risco do conteúdo de cada instrumento.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VIXIUM » 8/5/2013 21:35

Pata-Hari Escreveu:Vixium, esta é a década do reality check. Um depósito é simplesmente, nada e nada mais do que um empréstimo de um depositante a uma instituição bancária. Logo, e tal e qual como quando emprestas dinheiro a um vizinho, tens que ter cuidado em tentar perceber se o vizinho o vai estoirar em copos ou se o vai aplicar de modo a poder ganhar o dele sem estoirar o teu. Isto é o que se está a passar: a europa está a dizer claramente que tens que escolher a quem emprestas dinheiro.

Pata

Isso para mim é claro.
O que não está claro é se o limite é 100k ou 200k no caso de a conta ser solidária como não está claro o que acontece com os demais investimentos. Sabes alguma coisa de fundos, obrigações, acções e por aí fora no Chipre? Porque eu procuro saber a quem empresto. Mas como estás na banca já agora podias esclarecer...a menos que não o queiras fazer porque o teu banco é pouco recomendável :mrgreen:

por Pata-Hari » 8/5/2013 21:28

Vixium, esta é a década do reality check. Um depósito é simplesmente, nada e nada mais do que um empréstimo de um depositante a uma instituição bancária. Logo, e tal e qual como quando emprestas dinheiro a um vizinho, tens que ter cuidado em tentar perceber se o vizinho o vai estoirar em copos ou se o vai aplicar de modo a poder ganhar o dele sem estoirar o teu. Isto é o que se está a passar: a europa está a dizer claramente que tens que escolher a quem emprestas dinheiro.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por golfinho22 » 8/5/2013 18:49

Apesar do país estar de tanga não será mais seguro certificados de aforro???

Registado: 29/11/2007 3:38

por A330-300 » 8/5/2013 17:18

VIXIUM Escreveu:
Drecksack Escreveu:

É certo que há pessoas que têm mais de 100 k e ganhos honestamente. Não é isso que está em causa. Em causa está o seguinte, penso eu:

1) Devem espalhar-se por vários bancos? Se sim e se em conta conjunta pode-se ir aos 200k?

2) Se aplicados em Obrigações, em Fundos, em Acções, em estruturados ou outros ficam sujeitos às mesmas regras que as dos DPs?

Penso que o debate interessante - independentemente da conta no exterior, do que cada um tem (isso diz respeito ao próprio e não a outrem) e onde - é como fazer para fugir a um potencial bail in à banca. E se esse bail in poderá ser feito a bancos apenas com problemas ou a todos os bancos caso haja um novo resgate. Não afasto a hipótese de cortarem em todos os bancos x% acima dos 100k (200k? no caso de conta a dois?)

Obrigado.

VIXIUM

Também tenho a mesma dúvida. Alguém sabe o que aconteceu no Chipre?

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por dfviegas » 8/5/2013 13:00

Pintodoiro Escreveu:Mas isto pode ser considerado um roubo.

Querem apropriar-se da propriedade alheia.

Mas ai é que está não é roubo nenhum, porque o que está em causa é que tu emprestas-te dinheiro ao banco com a condição de ele te pagar um determinado prémio.

Ou seja o dinheiro deixa de ser teu durante um determinado espaço de tempo, depois é suposto eles devolverem-no, mas corres sempre o risco de eles não to devolverem.

Registado: 29/11/2007 2:53

por VIXIUM » 8/5/2013 12:51

Já agora, e vale o que vale depois do Lehman Brothers e de todos sabermos a forma como se atribuem ratings de crédito...

http://www.gfmag.com/tools/best-banks/1 ... z2ShWQ64Nh

VIXIUM

por VIXIUM » 8/5/2013 12:44

Drecksack Escreveu:

Obrigado.

VIXIUM

por MatildeSerrano » 8/5/2013 12:22

Registado: 30/6/2008 20:42

por Pintodoiro » 8/5/2013 12:13

Muffin Escreveu:

Errrr. Poderías explicar melhor o raciocínio, por favor?!

Ando eu a poupar durante anos e anos, para depois virem estes %&##### e apoderarem-se do que é meu, fazerem o que lhes dá na real gana com o dinheiro que ganhei honestamente.

Por amor de Deus.

Chamem outra vez o Marquês.
Põe tudo que és na mais pequena coisa que faças.

Fernando Pessoa

Registado: 28/7/2006 0:00

por pepi » 8/5/2013 10:49

Há aqui mta gente com + de 100k aplicados em Dp? :shock:

Podem sempre diversificar por vários bancos, já chega de ser o contribuinte a pagar pelas loucuras de alguns...

Registado: 17/3/2009 14:43

por Pantone » 8/5/2013 10:44

Errrr. Poderías explicar melhor o raciocínio, por favor?!

Registado: 4/1/2004 22:32

por Mcmad » 8/5/2013 10:40

Comfirma-se a noticia. O Nuno Melo acabou de anunciar no seu FB após reunião com a comissão europeia

https://m.facebook.com/#!/profile.php?i ... 0092195565
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Pintodoiro » 8/5/2013 9:26

Mas isto pode ser considerado um roubo.

Põe tudo que és na mais pequena coisa que faças.

Fernando Pessoa

Registado: 28/7/2006 0:00

por ZangDout » 8/5/2013 8:44

Insonia?

Registado: 21/7/2012 18:06

por A330-300 » 8/5/2013 5:16

Ou por o dinheiro fora ou em um banco credível.

De acordo com o global finance , o santander está entre os 50 bancos mais seguros do mundo.

Acho que neste caso já estaríamos a salvo.Penso eu de quê.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Re: Bruxelas admite conversão em ações de depósitos acima de

por artista_ » 8/5/2013 1:02

Ti Salvador Mano Escreveu:Bruxelas admite conversão em ações de depósitos acima de 100 mil euros

A Comissão Europeia admitiu esta terça-feira, em resposta ao eurodeputado Nuno Melo, que em casos de resgates internos (os chamados "bail-ins"), como foi o de Chipre, os depósitos acima de 100 mil euros sejam reduzidos ou convertidos em ações.

"Para minimizar o impacto sobre os contribuintes, o instrumento de resgate interno previsto nesse enquadramento permitirá a um banco ser recapitalizado através da anulação ou diluição das participações acionistas e da redução ou conversão em ações dos créditos dos credores", respondeu a Comissão Europeia, questionada pelo eurodeputado do CDS-PP.

Em declarações à Lusa, Nuno Melo disse que fazia uma interpretação "nada simpática" da resposta da Comissão Europeia: "Se interpretarmos, como eu interpreto, depositantes como credores de um banco, o que aqui se diz é que acima dos 100 mil euros os depósitos vão ser utilizados para a recapitalização de um banco através da sua conversão em ações, mas o que é pior é a redução".

"Um depósito bancário é uma propriedade, tal como um pedaço de terra, e quando um Estado se apropria tem de indemnizar. A expropriação pressupõe a indemnização. Neste caso, o Estado viola o direito de propriedade de dinheiro sem nenhuma contrapartida e isso é confisco", acrescentou o eurodeputado português.

Na resposta, a Comissão Europeia sublinhou diversas vezes que os depósitos abaixo de 100 mil euros "continuarão a ser plenamente garantidos e são explicitamente excluídos" do instrumento de resgate interno.

"A Comissão considera que é necessário adotar urgentemente a proposta de enquadramento para a resolução bancária, que virá clarificar as regras e procedimentos aplicáveis no futuro à resolução dos bancos em dificuldades. Conseguir-se-á assim uma segurança jurídica para todas as partes interessadas", disse aquela entidade.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=3206086

Isto devia ser assim desde o início, provavelmente os bancos teriam mais cuidado na sua gestão, se não são credíveis as pessoas tiram de lá o dinheiro... seja como for os contribuintes não seriam roubados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por FHSMONTEIRO » 8/5/2013 0:55

paulop2009 Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Mas a ideia sempre foi essa, não o espalhem por diversas contas e se possivel, irem mete-lo em Londres, não vao ver.. Eu pena não tenho tanto, senão era o que fazia.

Mas como é que se mete em Londres sem ter residência lá?

Da mesma forma que muitas pessoas abrem conta no estrangeiro :wink:

Registado: 29/11/2007 2:47

por paulop2009 » 7/5/2013 23:07

BULIM123 Escreveu:Mas a ideia sempre foi essa, não o espalhem por diversas contas e se possivel, irem mete-lo em Londres, não vao ver.. Eu pena não tenho tanto, senão era o que fazia.

Mas como é que se mete em Londres sem ter residência lá?

Registado: 15/9/2010 15:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, latbal, Luzemburg, Pmart 1, SalvaFP e 199 visitantes