Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Platafornas "Inteligentes"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pesconde » 3/5/2013 19:11

alvim Escreveu:Pesconde:

E a situação, onde o Mercado foi até 100, MAS nós temos o Stop a 101.(ou seja: o mercado nao chegou lá)

Exemplo de uma posição com spread de 4 pts, a cotação varia com 4 pontos acima ou abaixo da cotação real.
a cotação vai até 100 e o teu stop está a 101 ( o MM faz-te sair stopado porque o spread vai até ao 104)
A cotação de 101 está entre o spread 100 - 104.
Se tivesses por exemplo o stop a 105 já não eras stopado.

Tens de juntar à cotação o valor do spread (isso consegues ver na diferença entre o bid e o ask)

Quanto à questão do MM mexer no spread.

As oscilações de preços numa altura de maior volatilidade dão muito trabalho ao MM que este socorre-se de ordens estratégicas, algumas feitas por bots para dar liquidez ao mercado.
As ligações entre os nossos computadores/plataformas e as corretoras são feitas normalmente por proxies e são um pouco lentas ( ou seja não são tão rápidas como todos gostaríamos que fossem)

Devido a este lag entre as plataformas e o servidor da corretora, o MM precisa de ter alguma ajuda para que todas as ordens sejam respondidas/atendidas rapidamente.

as corretoras ganham por cada negócio realizado (não andam à procura de stops ;)
Em mercados com muita liquidez os stops são procurados por traders mais astutos e o MM ajuda-os como ajuda toda a gente ;)
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por AmigosdaBolsa » 3/5/2013 17:11

alvim Escreveu:Pesconde:

E a situaçao, onde o Mercado foi até 100, MAS nós temos o Stop a 101.(ou seja: o mercado nao chegou lá)

O MM, pode aumentar o seu Spreed para nos rebentar a posiçao a 101, ou tem de esperar que o mercado vá a 101, e sobre este valor poe o seu spreed aumentado? rebentando a nossa posiçao nos 102 ou 103 ?

È que isso tambem já me aconteceu. O mercado nao chegou ao meu valor (101), ficou-se pelos 100, mas o MM, rebentou-me o stop com o seu aumento de spreed.

Mas que rica teoria da conspiração.
Mas então é o MM que decide para onde vai o Título? Só se o derivado não tiver subjacente a nenhum activo.

Gostava de ver o MMa a fazer subir/descer Galp a seu bel prazer só para me lixar.

Relativamente à tua questão nos CFD's isso não acontece. Pelo menos no Gobulling. Exemplo ordem de venda a 12,295€ só acontece se efectivamente atingir a esse valor. Sendo que depois na realidade vendo a 12,2827 pois 0,1% é para o GB.

Registado: 25/10/2010 9:57

por alvim » 3/5/2013 16:10

Pesconde:

E a situaçao, onde o Mercado foi até 100, MAS nós temos o Stop a 101.(ou seja: o mercado nao chegou lá)

O MM, pode aumentar o seu Spreed para nos rebentar a posiçao a 101, ou tem de esperar que o mercado vá a 101, e sobre este valor poe o seu spreed aumentado? rebentando a nossa posiçao nos 102 ou 103 ?

È que isso tambem já me aconteceu. O mercado nao chegou ao meu valor (101), ficou-se pelos 100, mas o MM, rebentou-me o stop com o seu aumento de spreed.

Registado: 29/11/2007 1:52

por pesconde » 3/5/2013 0:41

alvim Escreveu:Pois: "Quando alguém lhe mostra o "stop" ou "o limite" de ganho, porque o coloca estrategicamente junto aos suportes e às resistências fica automaticamente exposto na sua posição." :evil:

era aqui que eu queria chegar.
ou seja: Os MM, so com este conhecimento, ja ficam em vantagem relativamente ao comum dos mortais.

:-k especulando... sobre o "stop hunting"
segundo a Investopedia

Definition of 'Stop Hunting'
A strategy that attempts to force some market participants out of their positions by driving the price of an asset to a level where many individuals have chosen to set their stop-loss orders. The triggering of many stop losses generally leads to high volatility and can present a unique opportunity for investors who seek to trade in this environment.

Sobre o MM, ele tem de ter esta vantagem ( spread) porque as ordens de compra e venda precisam de ser correspondidas rapidamente )e é a rapidez na execução destes movimentos que produz a volatilidade e a entrada de novos players no mercado.

Nos mercados mais voláteis as corretoras tendem a ter um spread maior.

Este "stop hunting" ou caçador de stops "feito pelo MM" ocorre com maior frequência em time frames mais curtos.

Repara neste exemplo no CFD do SP500 que ocorreu agora no dia 23 de Abril.
Vê a diferença da volatilidade nos frames mais curtos em contraste com o frame diário ;)

http://i.imgur.com/qad73sFl.jpg 1 hora
http://i.imgur.com/40BJsyRl.jpg 5 minutos
http://i.imgur.com/qsVjv0ll.jpg 15 minutos
http://i.imgur.com/rkeiCDbl.jpg diário

editado para dizer ainda que a grande maioria das vezes o stop loss é activado pelo spread.
Julgo que o MM pode mexer no spread quando o mercado fica mais volátil. ( aumenta o risco aumenta-se o spread)
— B. Spinoza

Re: Platafornas "Inteligentes"

por HJOR » 2/5/2013 20:07

alvim Escreveu:Há muito tempo que eu desconfio das plataformas. Parece que têm Olhos.

Ha negocios no minimo esquisitos, tipo nos termos uma ordem (stop),e o mercado vai ate ao stop, e inverte a tendencia imediatamente nesse numero.

Na ultima semana isso aconteceu-me em varios trades. E nao estou a falar de numeros redondos, nem de soportes ou retraçao fibonaci.
É tipo ter um stop a 7897.5 ou 7967.8 e ele rebenta nesses numeros e inverte de forma abrupta !!!!!

Alguem ja teve o mesmo problema?
Como saber da SERIADADE, da plataforma que usamos?
É que andar por aqui sem stops é de doidos. Mas coloca-los, faz-me desconfiar da plataforma.
:evil:

Também já senti o mesmo problema ao ponto de ponderar o uso de stops mentais.

Registado: 29/11/2007 3:48

por alvim » 2/5/2013 19:41

Pois: "Quando alguém lhe mostra o "stop" ou "o limite" de ganho, porque o coloca estrategicamente junto aos suportes e às resistências fica automaticamente exposto na sua posição." :evil:

era aqui que eu queria chegar.
ou seja: Os MM, so com este conhecimento, ja ficam em vantagem relativamente ao comum dos mortais.

por pesconde » 2/5/2013 15:29

Não vou entrar em teorias de conspiração.
Fica a minha opinião:

Acho que quem faz o mercado não são as compras nem as vendas mas sim o MM ( market maker)

O MM é o dono do mercado, sendo a sua função central
garantir liquidez, reduzir spreads e «atrair negócio».

imaginemos que temos uma acção com comprador a 10€ e vendedor a 15€. Com esta disparidade não há encontro de compradores e vendedores. Vai daí o MM coloca por exemplo compra a 12 e venda a 13€. Ora, com estes valores já haverá talvez quem compre (em vez de 15€ já pode comprar a 13€) e quem venda (em vez de só poder vender a 10€ já pode vender a 12€). Assim, o Market Maker criou negócio onde não havia nenhum (daí o termo Market Maker - criador de negócio) e ganhou a diferença (vendeu a 13 e comprou a 12).

este texto é do Marco António quem debateu este tema neste tópico http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Voltando à minha teoria, o MM sabe de ante mão onde estão os melhores suportes e resistências e pode muito bem levar o mercado até lá porque "ele conduz o mercado" com vantagem.

Quando alguém lhe mostra o "stop" ou "o limite" de ganho, porque o coloca estrategicamente junto aos suportes e às resistências fica automaticamente exposto na sua posição.

o MM pode muito bem fazer a sua arbitragem e levar o mercado até "aos seus" pontos chave.

o MM por exemplo na GB tem o spread (que por exemplo no CFD do DAX é de 4 pts) do lado deles....
a margem de erro do MM são assim de 4 pts ...

Com vantagens assim também eu faço dinheiro :P

O "jogo" tem sempre um vencedor e um vencido, os empates são meramente técnicos e procuram descobrir as fraquezas nos adversários.

:mrgreen:
— B. Spinoza

Platafornas "Inteligentes"

por alvim » 2/5/2013 14:26

Há muito tempo que eu desconfio das plataformas. Parece que têm Olhos.

Ha negocios no minimo esquisitos, tipo nos termos uma ordem (stop),e o mercado vai ate ao stop, e inverte a tendencia imediatamente nesse numero.

Na ultima semana isso aconteceu-me em varios trades. E nao estou a falar de numeros redondos, nem de soportes ou retraçao fibonaci.
É tipo ter um stop a 7897.5 ou 7967.8 e ele rebenta nesses numeros e inverte de forma abrupta !!!!!

Alguem ja teve o mesmo problema?
Como saber da SERIADADE, da plataforma que usamos?
É que andar por aqui sem stops é de doidos. Mas coloca-los, faz-me desconfiar da plataforma.
:evil:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, Luzemburg, Pmart 1, SalvaFP e 208 visitantes