Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

sistemas automaticos de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Valete » 14/5/2013 11:32

Não estava a sugerir nada para o contornar (até porque acho que não há forma).
No último parágrafo eu afirmo, que se ainda assim, persistirmos na busca ou até concepção de um sistema fiável, devemos ter muita atenção à forma como as rentabilidades são construídas.

Um sistema com uma rentabilidade interessante, pode cair por terra quando vamos observar os seus pilares.
Sendo que o principal pilar é o tempo.

Falamos de sistemas puros, não de regras ou balizas de negociação.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por frugal » 13/5/2013 23:06

Valete Escreveu:Nunca aponto. Apenas pego numa base que já alguém construiu e tentado acrescentar um ou outro "plus".

Em relação ás rentabilidades, e uma vez que apenas trabalho com índices, as minhas são medidas em função dos "pontos" que consigo fazer e não rendibilidade normal de uma carteira.

Por exemplo, o último sistema que estou a construir, tem por base o S&P desde 1991. Entre 91 e 2012 o S&P teve uma variação média anual de 8,55%.

O meu sistema usa 3 variáveis, cada uma valendo 50% de um ponto. Portanto para comparar de forma de justa o sistema, a variação do índice no mesmo período seria de: 1,5*8,55% = 12,83%). O sistema que estou a testar dá média anual de 31,29%.

Perda máxima anual: 33% para o meu sistema, contra 59% do índice*1,5.

À partida, parece um sistema excelente, mas pode não ser assim simples.

1º, os indicadores tem por base um time frame semanal, pelo que 20 anos, é claramente curto para aferir a validade de um sistema. Algo que pode ser comprovado pela evolução da rendibilidade: só a partir de 2000, consegue bater sistematicamente o índice.

2º, com tantos meios à disposição das grandes casas de investimento, julgo que um mortal montar um sistema que bata o mercado a longo prazo, é simplesmente impossível.
Somos pistolas de água contra tomahawks.

Mas, passando por cima do ponto 2, o que é importante reter, é que rentabilidades há para todos os gostos, temos é de olhar para os pormenores, de modo a saber se não tem pernas de barro.

valete
concordo com o teu ponto 2
não percebi o que sugeres para o contornar
abraço

Registado: 16/9/2012 22:36

por Valete » 11/5/2013 17:56

Nunca aponto. Apenas pego numa base que já alguém construiu e tentado acrescentar um ou outro "plus".

Em relação ás rentabilidades, e uma vez que apenas trabalho com índices, as minhas são medidas em função dos "pontos" que consigo fazer e não rendibilidade normal de uma carteira.

Por exemplo, o último sistema que estou a construir, tem por base o S&P desde 1991. Entre 91 e 2012 o S&P teve uma variação média anual de 8,55%.

O meu sistema usa 3 variáveis, cada uma valendo 50% de um ponto. Portanto para comparar de forma de justa o sistema, a variação do índice no mesmo período seria de: 1,5*8,55% = 12,83%). O sistema que estou a testar dá média anual de 31,29%.

Perda máxima anual: 33% para o meu sistema, contra 59% do índice*1,5.

À partida, parece um sistema excelente, mas pode não ser assim simples.

1º, os indicadores tem por base um time frame semanal, pelo que 20 anos, é claramente curto para aferir a validade de um sistema. Algo que pode ser comprovado pela evolução da rendibilidade: só a partir de 2000, consegue bater sistematicamente o índice.

2º, com tantos meios à disposição das grandes casas de investimento, julgo que um mortal montar um sistema que bata o mercado a longo prazo, é simplesmente impossível.
Somos pistolas de água contra tomahawks.

Mas, passando por cima do ponto 2, o que é importante reter, é que rentabilidades há para todos os gostos, temos é de olhar para os pormenores, de modo a saber se não tem pernas de barro.

por frugal » 11/5/2013 0:15

Valete Escreveu:
Valete Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Olhaem la, para vocês qual o indicador indispensavel que tem que obrigatoriamente fazer parte dum sistema de trading?

-os indicadores de MM, os indicadores de volatidade, os indicadores de tendência, os indicadores oscilatorios, os indicadores de pressão, dinâmicos etc.

Qual o mais importante e fiável?

Mais importante é como determinar se um sistema é válido a longo prazo.

Para mim duas questões essenciais são:

Qual o espaço temporal mínimo de análise, necessário para sustentar os resultados do sistema?

Como é construída essa rentabilidade? Por exemplo num período de 20 anos o sistema deu uma rentabilidade anual de 10% (considerando a variação do mercado neutra).
No entanto, apenas em 5 dos 15 anos fechou positivo. Será este um sistema interessante?

Não é difícil conceber sistemas com boas rentabilidades, difícil é fazê-los de forma fiável.

Voltando ao tema dos indicadores, julgo ser importante ter uma variável - seja indicador técnico seja outra coisa qualquer -, que elimine grandes distorções. Um "suavizador", que lime fundos e topos de rentabilidade.
O ideal, será que não afecte a rendibilidade média anual, mas se o fizer que pelo menos permita ter mais confiança nos resultados potenciais a longo prazo, e ajude o investidor a ter uma relação com o investimento mais tranquila.

Valete quando crias um sistema apontas para que rentabilidades e drawdown?

Cps

por Valete » 7/5/2013 15:01

Valete Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Olhaem la, para vocês qual o indicador indispensavel que tem que obrigatoriamente fazer parte dum sistema de trading?

-os indicadores de MM, os indicadores de volatidade, os indicadores de tendência, os indicadores oscilatorios, os indicadores de pressão, dinâmicos etc.

Qual o espaço temporal mínimo de análise, necessário para sustentar os resultados do sistema?

Como é construída essa rentabilidade? Por exemplo num período de 20 anos o sistema deu uma rentabilidade anual de 10% (considerando a variação do mercado neutra).
No entanto, apenas em 5 dos 15 anos fechou positivo. Será este um sistema interessante?

Não é difícil conceber sistemas com boas rentabilidades, difícil é fazê-los de forma fiável.

Voltando ao tema dos indicadores, julgo ser importante ter uma variável - seja indicador técnico seja outra coisa qualquer -, que elimine grandes distorções. Um "suavizador", que lime fundos e topos de rentabilidade.
O ideal, será que não afecte a rendibilidade média anual, mas se o fizer que pelo menos permita ter mais confiança nos resultados potenciais a longo prazo, e ajude o investidor a ter uma relação com o investimento mais tranquila.

por Valete » 6/5/2013 12:29

por Automech » 6/5/2013 1:04

EuroVerde Escreveu:Qual o mais importante e fiável?

Depende daquilo que se achar que é o estado do mercado. Se estiver em tendência forte os osciladores servem de pouco (a não ser com escalas diferentes e mesmo assim...). Se estiver em lateral nunca se vai usar uma MM porque é só sinais falso.

A pergunta do milhão de dólares é qual o estado dominante a cada momento.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 5/5/2013 23:43

frugal Escreveu:a combinacao descricionario e mecanico, nao deveria funcionar bem, por causa das armadilhas psicológicas e pela falta de backtesting
ainda bem que para ti funciona

Eu confesso que sou um bocado robot em matéria de trading (há muitos anos que deixei de exultar com ganhos, nem chatear-me com as perdas). Mas para quem tenha problemas de disciplina talvez ajude escrever tudo antes de iniciar o negócio. A partir daí é como seguir um mapa quando se viaja ou como se aquilo fossem as regras da empresa onde trabalham.

frugal Escreveu:eu adorava saber programar

Há por aí imensos tutoriais, dependendo do que quiseres aprender.

Em matéria de psicologia recomendo vivamente o primeiro 1/3 do livro do Trading for a Living do Elder:
http://www.amazon.com/Trading-Living-Ps ... 0471592242

por Zeb_PT » 5/5/2013 10:05

E já agora tempo (unitário) e o volume.

High(t,v)
Low(t,v)
Close(t,v)
Open(t,v)
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Quico » 5/5/2013 8:15

Open, High, Low e Close. :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por EuroVerde » 4/5/2013 22:22

Olhaem la, para vocês qual o indicador indispensavel que tem que obrigatoriamente fazer parte dum sistema de trading?

Registado: 29/11/2007 11:19

por Tridion » 4/5/2013 18:57

AutoMech Escreveu:LOL. Epá, tenho passado aqui de fugida. Os 3 ou 4 primeiros dias de Maio são os dias que mais odeio no ano inteiro...

Não há segredo nenhum porque, como já disse em tempos num dos tópicos, não tenho nenhum sistema 100% mecânico. Os meus sistemas envolvem sempre a parte discriccionária que mais não é do que a minha opinião sobre o estado do activo (tendencial, lateral). Consoante a minha opinião, assim uso ou não os suspeitos que os sistemas me dão (é melhor chamar screenings e não sistemas).

Além disso uso AT mas não a faço. Há excelente analistas na net, que têm a amabilidade de partilhar gratuitamente um trabalho espectacular, pelo que não faz sentido perder fazer uma coisa que iria ficar pior (tenho um lista de blogs,sites e users de forums que visito e, quando concordo com uma análise, a acção ou o activo entra para a minha watchlist).

De resto, eu ligo pouco a pontos de entrada, preferindo utilizar o tempo na gestão do trade (calculo de volatilidade para os stops, programação das saídas, reentradas, piramidagem se for o caso, etc).

Também tinha curiosidade em saber o teu método de trading, obrigado pela partilha. :wink:

Registado: 13/5/2010 17:53

por frugal » 4/5/2013 17:21

a combinacao descricionario e mecanico, nao deveria funcionar bem, por causa das armadilhas psicológicas e pela falta de backtesting
ainda bem que para ti funciona
eu adorava saber programar

por Automech » 3/5/2013 21:23

LOL. Epá, tenho passado aqui de fugida. Os 3 ou 4 primeiros dias de Maio são os dias que mais odeio no ano inteiro...

Não há segredo nenhum porque, como já disse em tempos num dos tópicos, não tenho nenhum sistema 100% mecânico. Os meus sistemas envolvem sempre a parte discriccionária que mais não é do que a minha opinião sobre o estado do activo (tendencial, lateral). Consoante a minha opinião, assim uso ou não os suspeitos que os sistemas me dão (é melhor chamar screenings e não sistemas).

Além disso uso AT mas não a faço. Há excelente analistas na net, que têm a amabilidade de partilhar gratuitamente um trabalho espectacular, pelo que não faz sentido perder fazer uma coisa que iria ficar pior (tenho um lista de blogs,sites e users de forums que visito e, quando concordo com uma análise, a acção ou o activo entra para a minha watchlist).

De resto, eu ligo pouco a pontos de entrada, preferindo utilizar o tempo na gestão do trade (calculo de volatilidade para os stops, programação das saídas, reentradas, piramidagem se for o caso, etc).

por rsacramento » 2/5/2013 17:01

hmm, ó pra ele a fazer ouvidos de mercador :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 30/4/2013 19:17

AutoMech Escreveu:Eu tenho o velhinho Omega trade station suite 2000i que ainda uso para algumas coisas

não querendo ficar de posse dos teus segredos, não queres levantar a ponta do véu do teu sistema?

por Automech » 30/4/2013 18:23

rsacramento Escreveu:como é que trabalhas com essa linguagem? em que plataforma?
ou traduzes para metaStock?

Eu tenho o velhinho Omega trade station suite 2000i que ainda uso para algumas coisas (a easylanguage fica a milhas do Metastock, que é bastante inflexível).

Mas também podes usar EL na corretora http://www.tradestation.com/ (nunca experimentei porque não tenho lá conta)

O Multicharts também dá para programar EL. Antigamente era só na versão paga (que era uma fortuna) mas agora atêm uma versão gratuita que não sei se permite programar em EL. Eu experimentei na demo de 1 mês e funcionava lindamente com os sistemas que tinha no Omega Suite 2000.

por rsacramento » 30/4/2013 18:05

AutoMech Escreveu:
rsacramento Escreveu:em que linguagem é que os programas estão escritos?

EasyLanguage

como é que trabalhas com essa linguagem? em que plataforma?
ou traduzes para metaStock?

por Automech » 30/4/2013 1:45

rsacramento Escreveu:podes recomendar a leitura de alguns capítulos?

É uma questão de gosto pessoal por determinadas áreas e também daquilo que a pessoa já sabe e/ou quer aprofundar.

Eu gostei particularmente do capitulo 17. Adaptive Techniques que mostra a vantagem de ter indicadores que são ajustados à volatilidade.

A primeira metade do capitulo 20. advanced techniques também é muito bom (a segunda parte já é relacionada com fuzzy logic, fractals, etc. a que nunca liguei grande coisa).

E o capitulo 23. Risk Control também vale bem a pena, não só o compounding, mas também a simulação dos vários tipos de piramidagem.

Mas é como referi: tudo isto até pode não ser novidade para muita gente, enquanto que para outros até é capaz de valer a pena ler o capitulo básico das médias móveis em que é explicado exaustivamente a diferenças, vantagens e desvantagens dos vários tipos de MMs.
rsacramento Escreveu:em que linguagem é que os programas estão escritos?

EasyLanguage
rsacramento Escreveu:a matemática é muito omnipresente?

Bastante, tal como a estatística

O que eu acho no livro é que é bastante completo e toca em muitas áreas, de forma curta mas profunda, com muita análise. É um livro escrito de forma honesta que mostra as ferramentas, mostra as vantagens e desvantagens e não promete o holly grail nem faz cherry picking para defender um determinado ponto.

E, não menos importante, foi escrito por um tipo que mete mesmo as mãos nos mercados, não anda a promover coisas no livro e não fica a ganhar a vida só a vender livros, sem lá meter um cêntimo.

Se tivesse de ter apenas um livro de trading era certamente este.

por rsacramento » 28/4/2013 1:58

AutoMech Escreveu:Para mim esta é a biblia:
http://www.amazon.com/Trading-Systems-M ... 0471148792

Imagem

podes recomendar a leitura de alguns capítulos?

em que linguagem é que os programas estão escritos?

a matemática é muito omnipresente?

por Automech » 28/4/2013 0:17

Não conheço. O meu é a 3a versão.

por AlanTejano » 27/4/2013 23:31

AutoMech Escreveu:Para mim esta é a biblia:
http://www.amazon.com/Trading-Systems-M ... 0471148792

Imagem

Boa noite AutoMech,

Reparei que existe uma versão mais recente do livro: http://www.amazon.com/Trading-Systems-M ... b_image_bk

Justificara a diferença de preço ?

Obrigado
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Valete » 19/4/2013 12:13

Muito fixe.
Não conhecia essa funcionalidade do excel.
No final ainda é necessário converter nas casas decimais os . por , para adoptar o formato número.

Obrigado vstorm, 5 estrelas a dica.

por vstrom » 19/4/2013 11:13

Valete Escreveu:No yahoo finance dá para descarregar para excel, mas aparecem todos os dados na mesma coluna (data, preços, etc).

Eu precisava de algo no do mesmo género dos links que partilhei: data e fecho em colunas separadas.

Podes exportar do google finance e passar os dados de uma coluna para várias:
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/qKwbS7a51Uk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
As informações contidas neste "post" não devem ser consideradas como uma recomendação de investimento.
"Don't wait for it to happen. Don't even want it to happen. Just watch what does happen." (Jim Malone - The Untouchables, 1987)
Imagem

Registado: 29/11/2007 14:24

por Valete » 19/4/2013 9:18

No yahoo finance dá para descarregar para excel, mas aparecem todos os dados na mesma coluna (data, preços, etc).

Eu precisava de algo no do mesmo género dos links que partilhei: data e fecho em colunas separadas.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Minsk, Pmart 1, SalvaFP, slbnnbobadela e 259 visitantes