Suíça - índice e acções
Re: Suíça - índice e acções

Swisscom - Preço encontra forte resistência
Depois de uma subida de quase 9%, desde os mínimos de Junho, o preço ainda não consegui fechar acima dos 484 CHF.
Podemos vir assistir a uma maior correcção do último movimento ascendente.
Gráfico diário actualizado
- Anexos
-
- swisscom.png (29.5 KiB) Visualizado 7230 vezes
O "jogo" da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um "jogo" para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
Blogue - Mercados ao Minuto
Facebook - Mercados Ao Minuto
Blogue - Mercados ao Minuto
Facebook - Mercados Ao Minuto
MME5 Escreveu:Alguma razão especial para usares o RSI 15 e não 14 ?
Cumprs
Ola
Nenhuma e se reparares as diferenças são minimas entre ambos.
abraço
Alguma razão especial para usares o RSI 15 e não 14 ?
Cumprs
Cumprs
Marcanov Escreveu:Ilustre Elias. O que tens a dizer da subida repentina de vários índices europeus com vários gap`s. Será que poderão ser gap`s de exaustão????
Grato pela tua atenção.
Cump`s
Preferia ver caso a caso, e já agora nos tópicos respectivos (existem tópicos para a maioria dos índices europeus).
Peço-te assim o favor de colocares a questão no tópico do índice ou índices que achas que estão nessa situação.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ilustre Elias. O que tens a dizer da subida repentina de vários índices europeus com vários gap`s. Será que poderão ser gap`s de exaustão????
Grato pela tua atenção.
Cump`s
Grato pela tua atenção.
Cump`s
Cump`s
RML
RML
- Registado: 19/11/2010 19:34
SMI cota actualmente a valores que não se viam desde finais de 2007.
- Anexos
-
- SMI INDEX.png (36.94 KiB) Visualizado 8284 vezes
-
- SMI INDEX 2.png (28.73 KiB) Visualizado 8284 vezes
g.a.
O SMI teve uma bela sucessão de gaps ascendentes: três gaps em quatro sessões.
Aproxima-se agora de uma zona de resistência, entre os 8350 e os 8400.
O SMI teve uma bela sucessão de gaps ascendentes: três gaps em quatro sessões.
Aproxima-se agora de uma zona de resistência, entre os 8350 e os 8400.
- Anexos
-
- SMI INDEX.png (27.38 KiB) Visualizado 8397 vezes
-
- SMI INDEX 2.png (29.53 KiB) Visualizado 8397 vezes
Já agora uma nota adicional: em minha opinião a fraqueza relativa destes dois índices não tem tanto a ver com o desempenho das economias dos respectivos países, mas antes com o facto de os pesos pesados desses dois índices pertencerem a sectores que estão fracos tecnicamente.
Certíssimo na análise...percebes tanto mais disto que eu 

Tridion Escreveu:Pode ser que se esteja a formar um triple bottom ali pelos 7750...
O triple bottom surge no final de uma tendência descendente, o que não é o caso...
Tridion Escreveu:a verdade é que a Europa em geral começa a evidenciar alguma fraqueza e que parece ser mais do que uma simples correcção.
Sim, um pouco, mas em termos de força / fraqueza relativa podes dividir os índices europeus em dois grupos:
No primeiro grupo tens aqueles que fizeram em Novembro novos máximos do ano, ou de vários anos, ou de sempre: DAX, PSI, IBEX, BEL, CAC, Eurostoxx, OMXS, OMXC - em todos estes índices a tendência ascendente continua intacta.
No segundo grupo tens os índices que não conseguiram em Novembro fazer um novo máximo por comparação com o máximo de Maio e que portanto fizeram um lower high: FTSE, SMI
Portanto a evolução parece estar a dar-se de forma diferente (para pior) no Reino Unido e na Suíça relativamente ao resto da Europa.
Pode ser que se esteja a formar um triple bottom ali pelos 7750...a verdade é que a Europa em geral começa a evidenciar alguma fraqueza e que parece ser mais do que uma simples correcção. 

Actualizo o gráfico do SMI.
O índice apresenta alguns sinais de fraqueza técnica, nomeadamente:
- incapacidade de superar a resistência dos 8350 pontos - este valor é historicamente muito relevante, pois foi resistencia em 1998 e 2000, depois suporte em 2006 e 2007 e novamente resistência em 2011.
- incapacidade de superar, em Novembro, o máximo atingido em Maio, formando-se assim um "lower high"
- quebra da LTA de longo prazo que vinha desde 2011 (linha oblíqua a tracejado)
- fecho abaixo da MM 200 dias, o que acontece pela primeira vez em 18 meses
É cedo para dizer se estamos a assistir a uma inversão de longo prazo ou apenas a uma consolidação mais longa que as anteriores. Identifico contudo uma zona de suporte em torno dos 7750 pontos (cerca de 1% abaixo da cotação actual), onde houve diversas reacções em alta durante o Verão passado; se esta zona aguentar, poderá haver aqui um interessante ressalto e levar o índice de novo aos 8100 pontos (reteste à LTA quebrada); se, contudo, esta zona dos 7750 quebrar, isso será um sinal de que os vendedores tomaram conta do mercado suíço e que esta fase de bull market poderá ter chegado ao fim.
Vou continuar a observar o índice, para ver o que acontece na referida zona de suporte.
Declaração de interesses: não tenho qualquer posição no SMI.
O índice apresenta alguns sinais de fraqueza técnica, nomeadamente:
- incapacidade de superar a resistência dos 8350 pontos - este valor é historicamente muito relevante, pois foi resistencia em 1998 e 2000, depois suporte em 2006 e 2007 e novamente resistência em 2011.
- incapacidade de superar, em Novembro, o máximo atingido em Maio, formando-se assim um "lower high"
- quebra da LTA de longo prazo que vinha desde 2011 (linha oblíqua a tracejado)
- fecho abaixo da MM 200 dias, o que acontece pela primeira vez em 18 meses
É cedo para dizer se estamos a assistir a uma inversão de longo prazo ou apenas a uma consolidação mais longa que as anteriores. Identifico contudo uma zona de suporte em torno dos 7750 pontos (cerca de 1% abaixo da cotação actual), onde houve diversas reacções em alta durante o Verão passado; se esta zona aguentar, poderá haver aqui um interessante ressalto e levar o índice de novo aos 8100 pontos (reteste à LTA quebrada); se, contudo, esta zona dos 7750 quebrar, isso será um sinal de que os vendedores tomaram conta do mercado suíço e que esta fase de bull market poderá ter chegado ao fim.
Vou continuar a observar o índice, para ver o que acontece na referida zona de suporte.
Declaração de interesses: não tenho qualquer posição no SMI.
- Anexos
-
- SMI INDEX.png (48.74 KiB) Visualizado 8556 vezes
-
- SMI INDEX 2.png (30.67 KiB) Visualizado 8556 vezes
-
- SMI INDEX 3.png (31.74 KiB) Visualizado 8556 vezes
A farmacêutica Roche colada aos máximos de sempre que estão nos 258,50.
Este título pesa 16% no SMI por isso a sua evolução condiciona bastante a evolução do índice.
Este título pesa 16% no SMI por isso a sua evolução condiciona bastante a evolução do índice.
- Anexos
-
- ROCHE GS.png (51.09 KiB) Visualizado 8601 vezes
-
- ROCHE GS 2.png (27.44 KiB) Visualizado 8601 vezes
Swisscom em máximos de quase 7 anos - mas enfrenta agora uma importante zona de resistência entre os 470 e os 485.
- Anexos
-
- SWISSCOM N.png (46.07 KiB) Visualizado 8708 vezes
-
- SWISSCOM N 2.png (27.81 KiB) Visualizado 8708 vezes
Brutal! Grande figura bull, certo? PArece-me um excelente momento de entrada!
A propósito, sendo este o meu primeiro post neste tópico, parece-me que o primeiro post do Elias continua actualizado. O SMI continua bull, com acções bastante interessantes e realmente parece-me um indice pouco discutido aqui no caldeirão.
Parece-me que vale a pena seguir

A propósito, sendo este o meu primeiro post neste tópico, parece-me que o primeiro post do Elias continua actualizado. O SMI continua bull, com acções bastante interessantes e realmente parece-me um indice pouco discutido aqui no caldeirão.
Parece-me que vale a pena seguir

Nestlé a fazer gap ascendente com aumento de volume e ruptura da LTD de médio prazo.
- Anexos
-
- NESTLE N.png (27.2 KiB) Visualizado 13241 vezes
-
- NESTLE N 2.png (25.08 KiB) Visualizado 13241 vezes
LIndt PS
Resistência nos 3790.
Resistência nos 3790.
- Anexos
-
- LINDT PS.png (35.46 KiB) Visualizado 13332 vezes
-
- LINDT PS 2.png (32.56 KiB) Visualizado 13332 vezes
Clariant (sector: Chemicals).
Rompeu uma LTD de muito longo prazo e saiu de um rectângulo pelo lado de cima (com direito a reteste), está agora em máximos de mais de 2 anos.
Rompeu uma LTD de muito longo prazo e saiu de um rectângulo pelo lado de cima (com direito a reteste), está agora em máximos de mais de 2 anos.
- Anexos
-
- CLARIANT N.png (39.63 KiB) Visualizado 13431 vezes
-
- CLARIANT N 2.png (32.67 KiB) Visualizado 13431 vezes
Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:peg?
Sim, desde Setembro de 2011 que o Banco Central da Suíça impôs um tecto máximo no CHF para evitar a valorização excessiva.
Desde então o EURCHF tem andado o tempo quase todo entre os 1,20 e 1,22.
Vê este tópico: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=77870
que eles controlam o câmbio eu sei, agora tem dó - são 3 págs e tu podes dizer-me o significado de peg, se é que sabes...
rsacramento Escreveu:peg?
Sim, desde Setembro de 2011 que o Banco Central da Suíça impôs um tecto máximo no CHF para evitar a valorização excessiva.
Desde então o EURCHF tem andado o tempo quase todo entre os 1,20 e 1,22.
Vê este tópico: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=77870