Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Minha querida Manuela

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Continua

por mcarvalho » 6/2/2009 0:29

tudo actual

Parabéns Jás

A Experiencia é tudo mas há sempre quem depois de muito avisado queira meter os dedos na ficha electrica... só que estes metem os dedos dos outros

abraço e bem regressado

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por fanhecas » 6/2/2009 0:17

Fazia tempos que n passeava por aqui...claro que um post "bem esgalhado do JAS" é um clássico.

Cumps

FAnhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas
 
Mensagens: 254
Registado: 26/5/2006 17:58

Minha querida Manuela

por JAS » 5/2/2009 20:14

JAS Escreveu:Minha querida Manuela

--------------------------------------------------------------------------------

Manuela Ferreira Leite sofreu ontem um duro revés com o anúncio de que a Comissão Europeia prevê que o défice das contas públicas de Portugal para 2002 irá ficar nos 3.40%, bem acima da previsão de 2.80% apontada pelo governo. Bruxelas estima que serão necessários 750 milhões de Euros para que Portugal atinja a meta dos 2.80%.



Minha querida Manuela,

Da última vez que te encontrei, se bem te lembras no supermercado aqui da esquina (e estavas tu a comprar aqueles deliciosos pequenos morangos que só há aqui na rua), nenhum de nós ainda sabia que o país estava de tanga e que terias para resolver, a dois meses do fim do ano, este intrincado problema do défice.

Sabes que estou sempre pronto para ajudar quando há problemas destes mas não me peças para emprestar algum pois os negócios com o nosso PSI têm andado a correr bastante mal e ando com falta de liquidez.

Mas acho que consegues resolver o problema com um número reduzido de medidas que até nem são muito difíceis de tomar. Eu sei que tens muita imaginação e que, provavelmente até já te terás lembrado de algumas delas mas mando-te a minha lista para o caso de te estares a esquecer de alguma.

1º Medida - Venda da Rede Fixa à Portugal Telecom
Isto já foi falado e já li algures que seria feita por 500 milhões de Euros mas não me parece que isso seja o preço certo. Tens que ver que se a venderes só por 500 milhões ainda te ficam a faltar 250 para atingires a meta dos 750 milhões.
Por isso 500 milhões é barato demais.
Explica-lhes que 100 milhões a mais ou a menos não é nada. Eles o ano passado apresentaram um lucro líquido de 307 milhões e têm um investimento na Telesp Celular de 3.667 milhões (dos quais 3.114 são em goodwill...). Portanto milhões não lhes faltam e agora que é preciso ajudar o País a sair da crise eles que paguem pois os contribuintes já estão de tanga e, além disso, daria muito trabalho andar a cobrar a todos um por um e nem temos tempo para isso.
E fazendo as contas os 100 milhões que lhe tiramos a mais só representam 8 cêntimos a menos por acção o que nem tem significado depois daquilo já ter caído de 9,40 para 6,00 euros.
Não feches o negócio com o Nabo por menos de 600 e se o tipo achar que é caro que vá trabalhar para outro lado que candidatos ao lugar não faltam.

2ª Medida – Privatização da Portucel
Tenho ouvido dizer que há vários grupos interessados e fortes pressões para que seja vendida a nacionais.
Eu acho isso muito bem, pois de Espanha não vem nem bom vento nem bom casamento, e o sector do papel e dos seus derivados é um sector estratégico para o País nomeadamente a nível sanitário. Mas acho que lhes deves dizer que vais vender aquilo no Estrangeiro. Se quiseres até telefono ao meu primo Jin e ele arranja lá em Xangai uma data de nomes de investidores interessados. Como lá China são muitos não há perigo que alguém descubra que os tipos são simples empregados dele, que é o barbeiro dele ou que é o motorista, e que não têm cheta nem para mandar cantar um cego. O que interessa é que faças bluff e que dês umas dicas para os jornais com uns nomes esquisitos pois eles publicam tudo sem confirmarem nada. Nõa sei se sabes, pois não foi do teu clube, mas no outro dia até trocaram a mulher do treinador com a mulher do Presidente.
Vais ver como o Belmirinho, o Fernandes, etc, etc sobem logo a parada...
Não me parece é que vás a tempo de pôr isso cá fora de forma a ainda entrar nas contas deste ano... Então se for ao Belmiro, ele só paga a 120 dias.
Portanto o melhor é não contares com nada da Portucel e continuamos com falta de 150 milhões.

3ª Medida – Venda de Património do Estado
Já sabemos que andar a vender andares, quintas e coisas do género não está a dar nada de jeito.
Tens que vender qualquer coisa de imponente e que não faça falta nenhuma ao Estado.
Comecei por me lembrar que podias vender o CCB mas esse terá outra vez utilidade quando tivermos outra vez a presidência da União Europeia e não seria condigno fazer as reuniões debaixo da pala do Pavilhão de Portugal por muito que os estrangeiros gostem do nosso Sol. Além disso aquilo é uma obra do teu colega e amigo (agora mais conhecido pelo Avõ Cantigas...) e, sendo assim, não é vendável.
Depois de muito meditar no assunto acho que podias era vender os Jerónimos.
Fazias um concurso entre as diversas igrejas e vias quem dava mais pela exploração do espaço. Eu acho que o conseguias vender pelo menos por 80 milhões pois a rentabilidade é grande e o monumento é imponente e teve obras de conservação há pouco tempo.
Mas o melhor era mesmo venderes em time-sharing. Não há perigo que o Cardeal fique chateado pois deixas que ele compre o Domingo. E, se ele quiser, até pode comprar também o sábado mas terá que pagar bem pois para esse dia da semana há mais candidatos. Pelo Domingo cobras 25 e pelo sábado 20. A 6ª feira também sabes a quem podes vender embora sejam uns tipos chatos mas são muito capazes de pagar uns 15 milhões. Para os dias que restam aquilo pode virar discoteca e haverá muitos interessados para comprarem a 10 milhões/dia. Vender para Casino acho mal, embora o chinês possa estar interessado e o espaço seja adaptável autorizando a construção de dois pisos intermédios e um piso de estacionamento. É que fazias concorrência ao Pedro e ainda lhe estragavas o negócio do Parque Mayer.
Com o time-sharing, já confirmei com a máquina de calcular, consegues obter 110 milhões em cash e a pronto pagamento que é o que interessa.

4ª Medida – Aumento do IVA
Lembrei-me desta mas acho que não ganhas nada com isso.
Quando aumentaste para 19 até o C.Borja, aquele rapazinho simpático do BolsaInvest, escreveu logo que era “a pior medida económica de todos os tempos”. Está claro que ele se enganou e se esqueceu daquele decreto das Mais-Valias do Pina Moura e que, também, não tinha razão em algumas das outras coisas que escreveu. Mas sabes ele é muito novinho e puro e só liga ainda à parte teórica... Na practica, num País em que toda a gente foge de passar facturas, é indiferente o IVA ser de 17 ou de 19 pois não afecta mesmo nada a maioria dos portugueses.
Mas, por isso mesmo, não conduziu aos resultados esperados embora tenha sido uma maneira rapida de obter algumas migalhas.
Portanto não vás por aí e não o aumentes para 21 pois não adianta muito e, que diabo, também já só faltam 40 milhões.

5ª Medida – Encerramento da TAP ou da RTP
Qualquer delas dá um prejuízo incomportável para o País e o melhor seria fechar as duas... Mas a hipótese de fechar a RTP já deu muito que falar e o melhor é esquecer o assunto.
A TAP dá mais ou menos um prejuízo de um milhão de contos por mês e vai passar a dar muito mais se os deputados deixarem de a utilizar... É que tirando eles, e os emigrantes, ninguém está para pagar as viagens por aqueles preços. Se a fechares já, já mesmo esta semana, ainda poupamos 2 milhões de contos não é? O que traduzido em Euros dá mais 10 milhões.
Isto ainda tinha outra vantagem mas só se reflecte no ano que vem. Mas não digas ao Paulinho que fui eu que te dei a ideia... Depois de fechares a TAP vão sobrar os aviões não é? E aviões em 2ª mão valem pouco... Por isso podes rentabilizar aquilo melhor se venderes apenas os motores a jacto, que estão novos e para os quais há comprador, e se mandares pôr umas hélices que compras baratas em qualquer lado. Mas recomenda que montem as hélices viradas para cima... Rapariga esperta...Já deves ter percebido onde eu quero chegar. Vais ver que o Paulinho fica contentíssimo com os helicópteros...
Sendo assim já só nos faltam 30 milhões.

6º Medida – Perdão Fiscal
Julgo que a dívida dos contribuintes ultrapassa os 1000 milhões e só isso dava e sobrava para anular o défice. Mas se os funcionários em excesso, que temos, não são capazes de fiscalizar nem cobrar os impostos achas que serão os contribuintes a irem pagar voluntariamente? Não acredito. Os portugueses têm a mania de guardar tudo para o último dia e o prazo acaba no dia 31 de Dezembro. Como nesse dia está tudo de férias, incluindo os funcionários, nesse dia ninguém consegue, mesmo que queira, pagar essas dívidas e o resultado vai ser zero.
Não conto com nada daí e, cá para mim, não vais receber nadinha mesmo pois a malta vai mas é esperar a Amnistia, Perdão Fiscal ou outra coisa qualquer do próximo ano.
Mas, para não dizer que o teu decreto é mau, admito que o Estado consiga receber alguma coisa... Talvez 1% de 1000 milhões o que dá 10 milhões.
E ainda faltam 20 milhões.

7ª Medida – Venda da Fábrica de Munições
Esta foi uma ideia que também dei ao Guterres, mas ele não ligou nenhuma e deu no que deu, e agora andas tu a tapar o défice que ele arranjou.
Acho que o Laboratório Suiço de Produtos Farmacêuticos continua interessado em comprá-la para a transformar numa moderna unidade de fabrico de supositórios. Como aproveita grande parte da maquinaria e aquilo tem um grande terreno acho que a podes vender pelos 20 milhões que nos faltam. Como eles pagam em francos suiços não te enganes pois são 20 milhões de Euros e não de Francos que valem menos.
Está claro que para o ano, com a entrada da fábrica em funcionamento, isto melhora também o nosso défice externo pois passamos a ser os principais exportadores de supositórios, calibre 7,65 e 6,32, e além disso, com as sobras, ainda ficamos com alguns genéricos de calibre indiferenciado.

Bom, para este ano, já tens o problema do défice resolvido.


Beijinhos,
JAS



P.S.- Para a próxima mando-te algumas sugestões para incluíres no Orçamento Rectificativo de 2003.


Ao vasculhar os arquivos do Caldeirão, descobri este mesmo lá no fundo.
Acho que, com tantas correcções no OE.2009, ainda me copiam mais medidas...

O post foi escrito em 05-11-2002 e não é qualquer antecipação do futuro.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 6/11/2002 20:00

Ó jas, eu ainda não tinha tido oportunidade de dizer o quanto me ri a ler-te esta manhã, lol. Aproveito para o fazer agora (e para trazer o teu post para cima, para que quem não o leu se possa deliciar).

Beijinhos ao primo, lol.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 6/11/2002 3:19

Delicioso!

O druida oficial do caldeirão de bolsa informa que mais do que qualquer poção preparada por qualquer druida, o verdadeiro segredo para uma boa noite de sono é ler os textos do Jas (ou do seu primo de Xangai) antes de ir dormir...

Parabéns! :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Bekas » 6/11/2002 1:02

Esqueceu-se de uma hipótese.
Que tal reduzir a reforma dos deputados de acordo com a famigerada Lei do Trabalho de que tanto se fala?
Com esta medida e face ao número de deputados, já reformados, que passaram pela Assembleia da República após o 25 de Abril, estava o problema resolvido.
Bekas
 

Epa, ó JAS...

por MozHawk » 6/11/2002 0:36

...fantástico!!! Epa que grande intervenção! Fenomenal. Espero tb ter o prazer de ler estas crónicas mais vezes!!!

Um grande abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por sousadias » 6/11/2002 0:27

Estão divinais esses teus conselhos...parabéns. :P
só a mudança é eterna - Heráclito
 
Mensagens: 85
Registado: 4/11/2002 23:04
Localização: Porto

por Flying Turtle » 6/11/2002 0:02

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLl

Bom, com esta acho que vou mas é dormir - mas se calhar vou ser submetido a interrogatório amanhã, por ter sido apanhado a rir no sono...

"Com quem é que tu estavas tão satisfeito a sonhar?"

manda mais JAS!

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

Minha querida Manuela

por JAS » 5/11/2002 23:46

Manuela Ferreira Leite sofreu ontem um duro revés com o anúncio de que a Comissão Europeia prevê que o défice das contas públicas de Portugal para 2002 irá ficar nos 3.40%, bem acima da previsão de 2.80% apontada pelo governo. Bruxelas estima que serão necessários 750 milhões de Euros para que Portugal atinja a meta dos 2.80%.



Minha querida Manuela,

Da última vez que te encontrei, se bem te lembras no supermercado aqui da esquina (e estavas tu a comprar aqueles deliciosos pequenos morangos que só há aqui na rua), nenhum de nós ainda sabia que o país estava de tanga e que terias para resolver, a dois meses do fim do ano, este intrincado problema do défice.

Sabes que estou sempre pronto para ajudar quando há problemas destes mas não me peças para emprestar algum pois os negócios com o nosso PSI têm andado a correr bastante mal e ando com falta de liquidez.

Mas acho que consegues resolver o problema com um número reduzido de medidas que até nem são muito difíceis de tomar. Eu sei que tens muita imaginação e que, provavelmente até já te terás lembrado de algumas delas mas mando-te a minha lista para o caso de te estares a esquecer de alguma.

1º Medida - Venda da Rede Fixa à Portugal Telecom
Isto já foi falado e já li algures que seria feita por 500 milhões de Euros mas não me parece que isso seja o preço certo. Tens que ver que se a venderes só por 500 milhões ainda te ficam a faltar 250 para atingires a meta dos 750 milhões.
Por isso 500 milhões é barato demais.
Explica-lhes que 100 milhões a mais ou a menos não é nada. Eles o ano passado apresentaram um lucro líquido de 307 milhões e têm um investimento na Telesp Celular de 3.667 milhões (dos quais 3.114 são em goodwill...). Portanto milhões não lhes faltam e agora que é preciso ajudar o País a sair da crise eles que paguem pois os contribuintes já estão de tanga e, além disso, daria muito trabalho andar a cobrar a todos um por um e nem temos tempo para isso.
E fazendo as contas os 100 milhões que lhe tiramos a mais só representam 8 cêntimos a menos por acção o que nem tem significado depois daquilo já ter caído de 9,40 para 6,00 euros.
Não feches o negócio com o Nabo por menos de 600 e se o tipo achar que é caro que vá trabalhar para outro lado que candidatos ao lugar não faltam.

2ª Medida – Privatização da Portucel
Tenho ouvido dizer que há vários grupos interessados e fortes pressões para que seja vendida a nacionais.
Eu acho isso muito bem, pois de Espanha não vem nem bom vento nem bom casamento, e o sector do papel e dos seus derivados é um sector estratégico para o País nomeadamente a nível sanitário. Mas acho que lhes deves dizer que vais vender aquilo no Estrangeiro. Se quiseres até telefono ao meu primo Jin e ele arranja lá em Xangai uma data de nomes de investidores interessados. Como lá China são muitos não há perigo que alguém descubra que os tipos são simples empregados dele, que é o barbeiro dele ou que é o motorista, e que não têm cheta nem para mandar cantar um cego. O que interessa é que faças bluff e que dês umas dicas para os jornais com uns nomes esquisitos pois eles publicam tudo sem confirmarem nada. Nõa sei se sabes, pois não foi do teu clube, mas no outro dia até trocaram a mulher do treinador com a mulher do Presidente.
Vais ver como o Belmirinho, o Fernandes, etc, etc sobem logo a parada...
Não me parece é que vás a tempo de pôr isso cá fora de forma a ainda entrar nas contas deste ano... Então se for ao Belmiro, ele só paga a 120 dias.
Portanto o melhor é não contares com nada da Portucel e continuamos com falta de 150 milhões.

3ª Medida – Venda de Património do Estado
Já sabemos que andar a vender andares, quintas e coisas do género não está a dar nada de jeito.
Tens que vender qualquer coisa de imponente e que não faça falta nenhuma ao Estado.
Comecei por me lembrar que podias vender o CCB mas esse terá outra vez utilidade quando tivermos outra vez a presidência da União Europeia e não seria condigno fazer as reuniões debaixo da pala do Pavilhão de Portugal por muito que os estrangeiros gostem do nosso Sol. Além disso aquilo é uma obra do teu colega e amigo (agora mais conhecido pelo Avõ Cantigas...) e, sendo assim, não é vendável.
Depois de muito meditar no assunto acho que podias era vender os Jerónimos.
Fazias um concurso entre as diversas igrejas e vias quem dava mais pela exploração do espaço. Eu acho que o conseguias vender pelo menos por 80 milhões pois a rentabilidade é grande e o monumento é imponente e teve obras de conservação há pouco tempo.
Mas o melhor era mesmo venderes em time-sharing. Não há perigo que o Cardeal fique chateado pois deixas que ele compre o Domingo. E, se ele quiser, até pode comprar também o sábado mas terá que pagar bem pois para esse dia da semana há mais candidatos. Pelo Domingo cobras 25 e pelo sábado 20. A 6ª feira também sabes a quem podes vender embora sejam uns tipos chatos mas são muito capazes de pagar uns 15 milhões. Para os dias que restam aquilo pode virar discoteca e haverá muitos interessados para comprarem a 10 milhões/dia. Vender para Casino acho mal, embora o chinês possa estar interessado e o espaço seja adaptável autorizando a construção de dois pisos intermédios e um piso de estacionamento. É que fazias concorrência ao Pedro e ainda lhe estragavas o negócio do Parque Mayer.
Com o time-sharing, já confirmei com a máquina de calcular, consegues obter 110 milhões em cash e a pronto pagamento que é o que interessa.

4ª Medida – Aumento do IVA
Lembrei-me desta mas acho que não ganhas nada com isso.
Quando aumentaste para 19 até o C.Borja, aquele rapazinho simpático do BolsaInvest, escreveu logo que era “a pior medida económica de todos os tempos”. Está claro que ele se enganou e se esqueceu daquele decreto das Mais-Valias do Pina Moura e que, também, não tinha razão em algumas das outras coisas que escreveu. Mas sabes ele é muito novinho e puro e só liga ainda à parte teórica... Na practica, num País em que toda a gente foge de passar facturas, é indiferente o IVA ser de 17 ou de 19 pois não afecta mesmo nada a maioria dos portugueses.
Mas, por isso mesmo, não conduziu aos resultados esperados embora tenha sido uma maneira rapida de obter algumas migalhas.
Portanto não vás por aí e não o aumentes para 21 pois não adianta muito e, que diabo, também já só faltam 40 milhões.

5ª Medida – Encerramento da TAP ou da RTP
Qualquer delas dá um prejuízo incomportável para o País e o melhor seria fechar as duas... Mas a hipótese de fechar a RTP já deu muito que falar e o melhor é esquecer o assunto.
A TAP dá mais ou menos um prejuízo de um milhão de contos por mês e vai passar a dar muito mais se os deputados deixarem de a utilizar... É que tirando eles, e os emigrantes, ninguém está para pagar as viagens por aqueles preços. Se a fechares já, já mesmo esta semana, ainda poupamos 2 milhões de contos não é? O que traduzido em Euros dá mais 10 milhões.
Isto ainda tinha outra vantagem mas só se reflecte no ano que vem. Mas não digas ao Paulinho que fui eu que te dei a ideia... Depois de fechares a TAP vão sobrar os aviões não é? E aviões em 2ª mão valem pouco... Por isso podes rentabilizar aquilo melhor se venderes apenas os motores a jacto, que estão novos e para os quais há comprador, e se mandares pôr umas hélices que compras baratas em qualquer lado. Mas recomenda que montem as hélices viradas para cima... Rapariga esperta...Já deves ter percebido onde eu quero chegar. Vais ver que o Paulinho fica contentíssimo com os helicópteros...
Sendo assim já só nos faltam 30 milhões.

6º Medida – Perdão Fiscal
Julgo que a dívida dos contribuintes ultrapassa os 1000 milhões e só isso dava e sobrava para anular o défice. Mas se os funcionários em excesso, que temos, não são capazes de fiscalizar nem cobrar os impostos achas que serão os contribuintes a irem pagar voluntariamente? Não acredito. Os portugueses têm a mania de guardar tudo para o último dia e o prazo acaba no dia 31 de Dezembro. Como nesse dia está tudo de férias, incluindo os funcionários, nesse dia ninguém consegue, mesmo que queira, pagar essas dívidas e o resultado vai ser zero.
Não conto com nada daí e, cá para mim, não vais receber nadinha mesmo pois a malta vai mas é esperar a Amnistia, Perdão Fiscal ou outra coisa qualquer do próximo ano.
Mas, para não dizer que o teu decreto é mau, admito que o Estado consiga receber alguma coisa... Talvez 1% de 1000 milhões o que dá 10 milhões.
E ainda faltam 20 milhões.

7ª Medida – Venda da Fábrica de Munições
Esta foi uma ideia que também dei ao Guterres, mas ele não ligou nenhuma e deu no que deu, e agora andas tu a tapar o défice que ele arranjou.
Acho que o Laboratório Suiço de Produtos Farmacêuticos continua interessado em comprá-la para a transformar numa moderna unidade de fabrico de supositórios. Como aproveita grande parte da maquinaria e aquilo tem um grande terreno acho que a podes vender pelos 20 milhões que nos faltam. Como eles pagam em francos suiços não te enganes pois são 20 milhões de Euros e não de Francos que valem menos.
Está claro que para o ano, com a entrada da fábrica em funcionamento, isto melhora também o nosso défice externo pois passamos a ser os principais exportadores de supositórios, calibre 7,65 e 6,32, e além disso, com as sobras, ainda ficamos com alguns genéricos de calibre indiferenciado.

Bom, para este ano, já tens o problema do défice resolvido.


Beijinhos,
JAS



P.S.- Para a próxima mando-te algumas sugestões para incluíres no Orçamento Rectificativo de 2003.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 91 visitantes