Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 29/3/2013 23:20

Tendo vindo a acompanhar o tópico e as notícias só por cima gostaria de fazer umas perguntas:

1.Foram roubados apenas os depósitos a prazo?

2.Apenas DP com mais de 100k? Ou seja , se uma pessoa tiver vários DP com menos de 100k está livre do saque?

3.Dinheiro em fundos e ações também foram alvo de saque?

4.E dinheiro em conta corrente?

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Re: Movimentação das contas no Chipre através de HomeBanking

por Figueiraa1 » 29/3/2013 20:01

fnabais.ferro Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:...

Então desde que os bancos fecharam a porta das sucursais fisicamente, em que estado ficou o acesso aos bancos via HomeBanking?

Será que foi possível fazer transferências sem restrições via homebanking ou as mesmas também estiveram restringidas ou de todo impossibilitadas?
Alguém sabe?

@Nabais

Já deves ter lido esta notícia. Não é claro mas parece que não existiram restrições nestas delegações.

http://uk.news.yahoo.com/cyprus-banks-s ... ml#dm20dAo
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

Re: Movimentação das contas no Chipre através de HomeBanking

por fnabais.ferro » 29/3/2013 19:52

fnabais.ferro Escreveu:...

Então desde que os bancos fecharam a porta das sucursais fisicamente, em que estado ficou o acesso aos bancos via HomeBanking?

Será que foi possível fazer transferências sem restrições via homebanking ou as mesmas também estiveram restringidas ou de todo impossibilitadas?
Alguém sabe?
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Dom_Quixote » 29/3/2013 11:24

Marco Martins Escreveu:O problema é se o mesmo agora acontece na Grécia, Irlanda, Inglaterra (onde existem buracos enormes), Espanha, França, Holanda e mesmo Alemanha.

Não se aplicaria à Holanda por causa da nacionalidade do presidente do eurogrupo...

Não se aplicaria à Alemanha porque a Alemanha é...a Alemanha! :wink:

Registado: 3/4/2012 21:06

por Marco Martins » 29/3/2013 11:07

Por um lado temos de ver que aquilo que está a acontecer no Chipre até poderá ser bom na medida em que não terão um BPN para pagar que se poderia tornar em 30mil milhões em vez de 10mil milhões.

Para a economia poderá igualmente ser bom, na medida em que as pessoas tenderão a distribuir o dinheiro por vários bancos e a investir o restante para além dos 100 mil que tenham.

Como o dinheiro em movimento é que faz as economias mexerem-se então pode ser que no curto prazo as coisas melhorem...

Vamos ver... mas não me parece ser muito diferente do que aconteceu nos USA.

O problema é se o mesmo agora acontece na Grécia, Irlanda, Inglaterra (onde existem buracos enormes), Espanha, França, Holanda e mesmo Alemanha.
Curiosamente, talvez Portugal possa escapar, pois do valor total de resgates aos bancos, Portugal até foi dos que pediu menos...

Registado: 7/4/2007 17:13

por VirtuaGod » 29/3/2013 0:45

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por PC05 » 29/3/2013 0:18

O que Chipre nos dá que pensar
Miguel Pimentel 28/03/2013 - 18:19

A quantidade de euros que Chipre passou a precisar “de repente”, e a origem e os formatos das diversas soluções que surgiram entretanto dão-me muito que pensar. Chipre é muito pequeno para ter impacto... Ou antes, seria, porque num copo cheio uma gota pode ser um desastre.

Em primeiro lugar, quem precisa do dinheiro? O País ou os bancos? Ou é a mesma coisa? É que não está em causa o montante para resolver o problema, 10 ou 15 mil milhões de euros é naturalmente muito dinheiro mas perfeitamente residual no orçamento dos países da comunidade europeia ou mesmo da zona euro. Politicamente, poderão estar em causa coisas como princípios, perda de confiança no sistema, falta de solidariedade ou risco de contágio. Mas em termos económicos é bem mais grave, está em causa conhecermos melhor a fragilidade financeira em que a Europa se encontra.

Um primeiro aspecto curioso é saber como é que os bancos cipriotas, sujeitos a uma supervisão supostamente igual a qualquer outro Banco na Europa, precisam de repente de uma quantidade tão grande de dinheiro.

Tive a curiosidade de ir ver as contas de um dos bancos que está para fechar no âmbito deste processo, o Laiki Bank. Entre 2007 e 2010 os seus capitais próprios rondavam os 3.500 milhões de euros, os resultados vinham a decrescer mas sempre positivos: 563 mil milhões em 2007, 394 mil milhões em 2008, 174 mil milhões em 2009 e 87 mil milhões em 2010. Houve distribuição anual de dividendos no período em apreço, o valor em depósitos de clientes ia aumentando, chegando em 2010 a 25.500 mil milhões de euros. Em resumo, parecia à primeira vista um banco sólido, com margens operacionais positivas e um crescimento razoável de recursos.

(continua ...)

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... ar-1589473

Registado: 5/12/2005 21:28

por Manu » 28/3/2013 12:34

A chegada dos milhões!
Anexos
Milhões para Chipre.jpeg
Milhões para Chipre.jpeg (59.76 KiB) Visualizado 3007 vezes

Registado: 17/1/2006 20:25

por Figueiraa1 » 28/3/2013 11:28

Luxor Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:As bolsas nos países resgatados.

Bloomberg TV - 'Poverty Effect' Plaguing Post-Bailout Countries (March 27)
http://www.bloomberg.com/video/the-peri ... 0BYiQ.html

Fui eu que ouvi mal ou é ela disse que a bolsa portuguesa esteve flat desde adesão ao Euro. Flat deve ser a cabeça dela.

Em 01/01/2002 data da adesão ao euro o PSI20 andava pelos 7.500, hoje está um pouco mais abaixo.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por 654235 » 28/3/2013 11:02

Rick Lusitano Escreveu:As bolsas nos países resgatados.

Fui eu que ouvi mal ou é ela disse que a bolsa portuguesa esteve flat desde adesão ao Euro. Flat deve ser a cabeça dela.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

Movimentação das contas no Chipre através de HomeBanking.

por fnabais.ferro » 28/3/2013 9:13

Viva,

Não tendo lido nem todos os tópicos sobre este assunto, nem muitas noticias sobre o mesmo, ocorreu-me uma duvida ao ler um pouco sobre o assunto.

Ora se no país "apenas funcionavam as funcionar as caixas automáticas de levantamento de dinheiro", é já assumido publicamente que "fora de Chipre, nas agências dos bancos nacionais puderam ser realizadas transferências massivas de capitais nos últimos dias, como confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ioannis Kasoulides, que numa entrevista ao jornal Les Echos reconheceu a saída de dinheiro de contas de sucursais.".

Então e via Homebanking? Alguém sabe?

Fonte das citações: http://www.publico.pt/economia/noticia/bancos-em-chipre-reabrem-amanha-1589349

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por jumpinho » 28/3/2013 3:42

VIXIUM Escreveu:..." oh God. "...

Mas tantas adversidades talvez nos espoletem a fé... :twisted:

Registado: 11/10/2008 18:13

por VIXIUM » 28/3/2013 2:03

El junior Escreveu:Parece um bom artigo explicativo.

Que factores espoletaram a crise no Chipre?
http://economico.sapo.pt/noticias/que-f ... 65798.html

Pena é que os jornalistas não saibam sequer escrever. Onde já se viu "espoletar"? DESPOLETAR. Os disparates de português têm correlação 1 com os disparates que inventam. Normalmente é assim: quanto pior falam e escrevem maior o disparate. Nada tenho contra o Chipre e tudo isto é triste demais para ser verdade. Mas ver um jornalista escrever "espoletar"...

Nós por cá também vamos ter o que merecemos: canudos à pressão, iliteracia matemática, analfabetismo funcional,..., oh God.

Obrigado,
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por El junior » 28/3/2013 1:48

Parece um bom artigo explicativo.

Que factores espoletaram a crise no Chipre?
http://economico.sapo.pt/noticias/que-f ... 65798.html

Registado: 18/10/2010 23:30

por Mcmad » 28/3/2013 1:24

Nunooo Escreveu:Nao sou pessoa de desejar o mal a ninguem muito menos a uma nação inteira, mas por um lado até gostava que o Chipre saisse do Euro para que alguns iluminados na nossa praça se dessem conta da "catástrofe" que isso pode representar para um País.

Já podes ver a catástrofe na Islândia
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Midas » 28/3/2013 0:57

As bolsas nos países resgatados.

Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Nunooo » 28/3/2013 0:36

Nao sou pessoa de desejar o mal a ninguem muito menos a uma nação inteira, mas por um lado até gostava que o Chipre saisse do Euro para que alguns iluminados na nossa praça se dessem conta da "catástrofe" que isso pode representar para um País.

Registado: 1/4/2009 0:25

Time in Nicosia/Limassol.

por bboniek33 » 27/3/2013 23:58

Elias Escreveu:Bancos em Chipre reabrem amanhã

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... ha-1589349

UTC+2 ! :P
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 27/3/2013 23:52

Registado: 5/11/2002 12:21

por andre.p » 27/3/2013 23:17

ferreira10 Escreveu:«|última hora|» Moody's cita no seu último relatório publicado à momentos que a saída do EURO está eminente para o país » "CYPRUS'S COUNTRY CEILINGS CUT BY MOODY's - EURO EXIT RISK CITED".

Fonte Gobulling

Amanha vai haver molho de novo.

Registado: 9/11/2008 23:27

por VIXIUM » 27/3/2013 22:27

Dom_Quixote Escreveu:"Moral da história: quando vamos à banca pedir dinheiro, o banco passa a ser nosso credor e, como tal, exige garantias para se precaver caso entremos em incumprimento. Mas quando vamos ao banco depositar o nosso dinheiro, passamos nós a ser credores do banco, mas nem por isso exigimos um colateral. Por uma razão simples: até agora, os depósitos eram o activo mais seguro que se podia ter e, como tal, a probabilidade de o banco não nos devolver o dinheiro era mínima."

http://economico.sapo.pt/noticias/o-din ... 65641.html

Uma história das arábias, digo, do Chipre...

Boas
E por falar em história do Chipre...
Quais acham que devem ser os colaterais a pedir aos bancos para colocar lá o dinheiro? Já me estou a rir para mim próprio com a cara do gerente da barraquinha de retalho quando lhe disser assim: "Desculpe, trago aqui este documento para o senhor assinar e carimbar. Trata-se do meu colateral. O senhor promete dar-me a sua casa se eu perder qualquer coisita. O passo seguinte é vir ali ao notário comigo reconhecer a assinatura"...É claro que isto de nada vale mas teria uma certa graça. :mrgreen:
Obrigado
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Dom_Quixote » 27/3/2013 20:12

"Moral da história: quando vamos à banca pedir dinheiro, o banco passa a ser nosso credor e, como tal, exige garantias para se precaver caso entremos em incumprimento. Mas quando vamos ao banco depositar o nosso dinheiro, passamos nós a ser credores do banco, mas nem por isso exigimos um colateral. Por uma razão simples: até agora, os depósitos eram o activo mais seguro que se podia ter e, como tal, a probabilidade de o banco não nos devolver o dinheiro era mínima."

http://economico.sapo.pt/noticias/o-din ... 65641.html

Uma história das arábias, digo, do Chipre...

Registado: 3/4/2012 21:06

por ferreira10 » 27/3/2013 19:44

Post repetido! :lol:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por ferreira10 » 27/3/2013 19:32

Eu mesmo assim, embora seja tentador defender esta solução de colocar os depositantes com montantes superiores a 100k a pagar, de modo a que o desfalque nas suas contas não seja tão grande,mesmo assim, tenho muitas reservas relativamente a esta solução.Diria que ela poderia ser melhorada.

Fiquei com a ideia de que os accionistas e os credores são penalizados, mas não na totalidade.Dado que o Banco central de Chipre, por exemplo, não irá declarar falência.
É o que dá andar a inventar soluções não previstas.Vou objectivar: o correcto era seguir a ordem de hierarquia de responsabilidades; os accionistas perdiam tudo, os credores igualmente, e finalmente, os depositantes eventualmente tornar-se-iam accionistas e ou credores do banco em substituição dos anteriores accionistas.Ou perderiam os depósitos não segurados que era aquilo que estava previsto.

Fiquei com a ideia de que se atingem os depositantes sem que primeiro se «sugue a riqueza» dos accionistas.Está bem que ela fica gravemente afectada (falo dessa riqueza); dado que terão provavelmente que ser emitidas novas acções para que os depositantes possam tornar-se accionistas.Pelo que associado ao hecatombe do valor das acções há o efeito de diluição de capital.Mas em parte, poderíamos considerar que os accionistas e credores como que se sentem acompanhados e aconchegados pela presença dos depositantes nas suas fileiras.Em parte, eu entendo que isto é um incentivo à má gestão dos bancos.Os accionistas são premiados, quer se queira quer não.

Eles (os accionistas) nunca saberão se o banco vai declarar falência ou não.Porque, de repente, com tudo isto, deixou de haver regras, pelo menos conhecidas, para todos estes procedimentos.Pelo que colocados perante a hipótese de aumento de capital com o propósito de salvar o banco,assim,desta forma, até pode acontecer que não optem por um aumento de capital cuidando que a solução que passe por chamar os depositantes à responsabilidade também é uma solução menos mal.As indefinições são muitas, pelo menos por aquilo que é dado perceber.

Uma outra questão é relativa ao preço das acções a emitir e que vão ser dadas aos futuros accionistas.Elas vão estar a preços do dia de começo desta crise? Ou a preços do dia de abertura da bolsa cipriota?Recordar que esteve varias sessões fechada.

Eu pergunto; não seria mais fácil deixar simplesmente que os bancos fossem à falência?Pois...

Uma outra questão é a relacionada com a responsabilidade dos administradores e CEOs.Eu acho que já não se pode continuar a defender que a sua responsabilidade fique restrita à participação que detinham no banco.Tem que haver responsabilidade criminal.Está bem que os accionistas e os credores sabiam ao que iam.Mas os depositantes cuidavam ter ali um deposito sem risco.Se o CEO teve uma gestão de risco levando a que os supostos «capitais swm risco» fossem subtraídos eu pergunto; não deveria ser responsabilizado criminalmente?
Editado pela última vez por ferreira10 em 27/3/2013 19:45, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

Re: Este poderá ser outro problema, não previsto....

por Laribau » 27/3/2013 18:56

ul Escreveu:A divida publica do Luxembourgo e inferior a 20% e a os seus 300 bancos tem uma gestao profissional ao nivel da Suiça.

Nada é impossivel mas quando la chegar , corto a barba.

Lion_Heart Escreveu:
Sinner Escreveu:Países mais pequenos rejeitam comparações com Chipre

Luxemburgo e Malta desceram hoje, 27 de Março, a terreiro para sossegar investidores e depositantes e demarcar-se do caso cipriota. Apesar de ambos serem países do euro ainda mais dependentes do sector financeiro, não enfrentam as dificuldades estruturais da economia cipriota.

27 Março 2013, 15:44 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

Luxemburgo e Malta ainda são piores que o Chipre , são offshores completos, cada lavandaria...

A memória é curta ! Em 2008 para "safar" o Fortis, foi necessário uma "cooperativa", Belga, Holandesa e Luxemburguesa ( onde o Fortis tinha uma subsidiária), e ainda assim, teve o BNP Paribas que ficar com uma parte dos activos do grupo. É claro que agora, como se trata de Chipre e são os Cipriotas e os Russos que ficam a arder, não convém trazer à lembrança estes casos...!

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, Pmart 1 e 168 visitantes