AT - Tendências: identificação e quebra
rsacramento Escreveu:@elias: a jerónimo martins ainda há poucas semanas renovou máximos absolutos: entra no teu radar?
(não digo no portefólio, mas sim se reúne condições para se aplicarem os teus métodos)
Sem dúvida.
Usando a MACD semanal deu um importante sinal de compra em Outubro, na zona dos 13,60 (seta verde no gráfico), de então para cá subiu 15% - em cinco meses. Esta é uma valorização interessante, mas reforço que do meu ponto de vista este é um método que só faz sentido numa óptica de longo prazo, ou seja, quando abro posições com este método não ando à procura de ganhos rápidos mas sim de ganhos elevados (com dois ou mesmo três dígitos, em percentagem), ganhos esses que podem demorar um ano ou mais a obter. Paciência é a palavra de ordem. Nesta abordagem não há muito espaço para adrenalina.
- Anexos
-
- jmt2.png (14.63 KiB) Visualizado 2255 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
rsacramento Escreveu:Elias Escreveu:De acordo mas nota que numa tendência ascendente dou mais importância aos fundos
se a tendência for efectivamente ascendente, tudo jóia, mas se lateralizar, como no caso que apontei, ficas com o dinheiro empatado durante muito tempo
correcto, nesse caso pode ser preferível entrar nos breakouts e aí guias-te de facto pelos higher highs.
Elias Escreveu:É circunstancial, Tridion.
Basta olhares para um histórico um pouco mais alargado (18 meses por exemplo) e rapidamente constatas que não existe habitualmente qualquer reacção na MM50, havendo imensos cruzamentos para cima e para baixo.
Correctíssimo, mas como disse a MA50 representa o médio prazo e é normal, que umas vezes vá para cima e outras para baixo. Mas agora junta a MA200 ao gráfico e vê quantas vezes é que a cotação desceu abaixo desse valor.
Um teste junto à MA200 é excelente ponto de entrada numa acção que esteja numa trend positiva de longo prazo. Assim de cabeça lembro-me da DIS, SBUX, IBM, AMAZON, GOOG, ORLY, PFE, SIRI etc...etc.
Por exemplo no caso do BES se a cotação atingir a sua MA200 nos próximos dias deverá ser por volta dos 0.80, que o rsacramento referiu. Se a reacção for positiva a tendência de longo prazo manter-se-á...se não os ursos ficam no comando.
Quando a cotação anda entre a MA50 e a MA200, para mim do ponto de vista técnico, a coisa não tem muito interesse.
PS - Não consigo visualizar gráficos e por isso estou a falar de memória como tal é possível que me tenha enganado em alguma cotadas referidas.
Zeb_PT Escreveu:Então um sistema interessante para entrar em retracçoes como a da volkswagen seria ter atenção quando ao MACD vem abaixo dos 50's ou o MACDhist vem para valores negativos?
Sim, esse é um sistema de que gosto bastante para identificar mínimos relativos (o famoso "buy the dip") - mas saliento que isto só tem interesse numa óptica de longo prazo. Para trades de curto prazo os sinais da MACD são invariavelmente tardios.
rsacramento Escreveu:atenção que há aí um período de mais de um ano de lateralização, em que efectivamente os fundos sobem mas esse movimento não é acompanhado pelos topos, pelo que existe é uma lateralização, e comprar nessa situação não é recomendável
De acordo mas nota que numa tendência ascendente dou mais importância aos fundos e numa tendência descendente dou mais importância aos topos (tal como num bull market deves ter em atenção as quebras de suportes como sinal de alerta e num bear market o que importa são as quebras de resistência).
Zeb_PT Escreveu:Então um sistema interessante para entrar em retracçoes como a da volkswagen seria ter atenção quando ao MACD vem abaixo dos 50's ou o MACDhist vem para valores negativos?
conforme já apontei ao Elias, a observação/detecção dos fundos tem de estar intimamente ligada à dos topos, senão podes cair em situações laterais
Elias Escreveu:O sinal de compra dá-se quando a MACD passa novamente a positivo.
atenção que há aí um período de mais de um ano de lateralização, em que efectivamente os fundos sobem mas esse movimento não é acompanhado pelos topos, pelo que existe é uma lateralização, e comprar nessa situação não é recomendável

Então um sistema interessante para entrar em retracçoes como a da volkswagen seria ter atenção quando ao MACD vem abaixo dos 50's ou o MACDhist vem para valores negativos?
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
tens razão, não reparei, sorry
Entretanto repesco uma questão que é a de determinar o que são máximos e mínimos relativos - isto é, que critério aplicar para decidir o que é que qualifica como máximo ou mínimo? A verdade é que por vezes ocorrem 'spikes' que podem introduzir muito ruído na determinação da tendência.
Um dos critérios que uso muitas vezes é de usar um indicador como auxiliar e para este efeito a MACD ajusta-se bastante bem. Por exemplo, num activo em tendência ascendente, cada mergulho da MACD abaixo de zero e posterior regresso a terreno positivo qualifica como um mínimo relativo.
O gráfico anexo mostra a Volkswagen em velas semanais, com a MACD semanal indicada. Assinalei os "grandes mínimos relativos" registados desde 2009, correspondentes a mergulhos na MACD, pode ver-se que os mínimos são sucessivamente ascendentes. O sinal de compra dá-se quando a MACD passa novamente a positivo.
Claro que podemos usar o diário para uma análise mais fina. E também podemos usar o sinal do histograma em vez da MACD. No fundo é um bocado à escolha do freguês

Entretanto repesco uma questão que é a de determinar o que são máximos e mínimos relativos - isto é, que critério aplicar para decidir o que é que qualifica como máximo ou mínimo? A verdade é que por vezes ocorrem 'spikes' que podem introduzir muito ruído na determinação da tendência.
Um dos critérios que uso muitas vezes é de usar um indicador como auxiliar e para este efeito a MACD ajusta-se bastante bem. Por exemplo, num activo em tendência ascendente, cada mergulho da MACD abaixo de zero e posterior regresso a terreno positivo qualifica como um mínimo relativo.
O gráfico anexo mostra a Volkswagen em velas semanais, com a MACD semanal indicada. Assinalei os "grandes mínimos relativos" registados desde 2009, correspondentes a mergulhos na MACD, pode ver-se que os mínimos são sucessivamente ascendentes. O sinal de compra dá-se quando a MACD passa novamente a positivo.
Claro que podemos usar o diário para uma análise mais fina. E também podemos usar o sinal do histograma em vez da MACD. No fundo é um bocado à escolha do freguês

- Anexos
-
- VOLKSWAGEN AG VZO O.N lows..png (18.55 KiB) Visualizado 1865 vezes
Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:mas recentrando a coisa no tema do tópico, tenho aqui um gráfico do BES que já tive a oportunidade de publicar, e a ideia é que nele assinalo os sucessivos topos feitos no movimento ascendente, servindo assim como suporte para eventuais retrações; deste ponto de vista a tendência ascendente continua intacta enquanto os 0.8 não foram violados
Numa óptica de médio-longo prazo sim, porque em termos de c.p. já temos ali uma sucessão de lower lows...
ó Elias: eu já tinha referido isso:
rsacramento Escreveu:disse na altura que:rsacramento Escreveu:de momento o bes tem de vencer em alta a zona dos 1.0 euros se quiser inverter a tendência (descendente) de curto médio prazo, fazendo um alto mais alto, já que o baixo mais alto parece já estar feito
Tridion Escreveu:Não sou eu que o digo é o que vejo...achas que a MA50 da apple não tem sido uma resistência? Achas que não existe coincidências entre as LT e as MM?
É circunstancial, Tridion.
Basta olhares para um histórico um pouco mais alargado (18 meses por exemplo) e rapidamente constatas que não existe habitualmente qualquer reacção na MM50, havendo imensos cruzamentos para cima e para baixo.
- Anexos
-
- APPLE INC mm..png (17.54 KiB) Visualizado 1893 vezes
rsacramento Escreveu:mas recentrando a coisa no tema do tópico, tenho aqui um gráfico do BES que já tive a oportunidade de publicar, e a ideia é que nele assinalo os sucessivos topos feitos no movimento ascendente, servindo assim como suporte para eventuais retrações; deste ponto de vista a tendência ascendente continua intacta enquanto os 0.8 não foram violados
Numa óptica de médio-longo prazo sim, porque em termos de c.p. já temos ali uma sucessão de lower lows...
rsacramento Escreveu:o problema com essa LT é que o 3º toque não conta (não sabes se vai quebrar ou não)
Pois é esse pormenor que achei interessante. Até estive tentado a colocar um ?

rsacramento Escreveu:quanto ao volume: altos e baixos são independentes do volume; já se falares de LTs, aí uma quebra com um volume significativo já pode querer dizer algo
Sim, gosto particularmente de situações em que num determinado período de tempo, a cotação anda a lateralizar e de um momento para o outro, a cotação quebra a monotonia associada a um aumento significativo de volume.
Abraço

Attentive Escreveu:Não acham interessante esta LTD ? Se é que se pode considerar uma LTD
PS - Neste tópico ainda não vi qualquer referência ao volume. Não o acham importante ? Eu acho.
B Negócios
o problema com essa LT é que o 3º toque não conta (não sabes se vai quebrar ou não)
quanto ao volume: altos e baixos são independentes do volume; já se falares de LTs, aí uma quebra com um volume significativo já pode querer dizer algo
Tridion Escreveu:E digo mais, se apple cruzar a MA50, provavelmente no curto/médio prazo irá bater na MA200...e julgo que será ali na zona dos 500$, que é o quê? Um antigo suporte...e provavelmente uma nova resistência.
Epá isto tá tudo feito uns com os outros...
AAPL - Gráfico Semanal, repito, SEMANAL
Não acham interessante esta LTD ? Se é que se pode considerar uma LTD

PS - Neste tópico ainda não vi qualquer referência ao volume. Não o acham importante ? Eu acho.

B Negócios
@Tridion: não te perguntei pelas MMs, mas sim quanto tempo é o curto prazo, etc
quanto às MMs versus S/R, o Elias já se lhes referiu o suficiente, penso eu
mas recentrando a coisa no tema do tópico, tenho aqui um gráfico do BES que já tive a oportunidade de publicar, e a ideia é que nele assinalo os sucessivos topos feitos no movimento ascendente, servindo assim como suporte para eventuais retrações; deste ponto de vista a tendência ascendente continua intacta enquanto os 0.8 não foram violados
disse na altura que:
quanto às MMs versus S/R, o Elias já se lhes referiu o suficiente, penso eu
mas recentrando a coisa no tema do tópico, tenho aqui um gráfico do BES que já tive a oportunidade de publicar, e a ideia é que nele assinalo os sucessivos topos feitos no movimento ascendente, servindo assim como suporte para eventuais retrações; deste ponto de vista a tendência ascendente continua intacta enquanto os 0.8 não foram violados
disse na altura que:
rsacramento Escreveu:de momento o bes tem de vencer em alta a zona dos 1.0 euros se quiser inverter a tendência (descendente) de curto médio prazo, fazendo um alto mais alto, já que o baixo mais alto parece já estar feito
- Anexos
-
- B.ESPIRITO SANTO.png (11.04 KiB) Visualizado 1928 vezes
rsacramento Escreveu:não imaginas a confusão que me faz, tendo já lido acerca da génese das linhas de S/R, dizer-se que uma qualquer MM é uma resistência/suporte
Não sou eu que o digo é o que vejo...achas que a MA50 da apple não tem sido uma resistência? Achas que não existe coincidências entre as LT e as MM? É tudo farinha do mesmo saco, porque tem tudo origem no que o preço faz.

Alguns traders usam as MM como sinais de entrada e de saída. E julgo com sucesso, mas nunca fiz backtest desta forma de negociação.
rsacramento Escreveu:Tridion Escreveu:Depois é seguir os HH e os HL que o Elias tão bem fala, e que na minha opinião também podem ser facilmente identificados em conjunto com as médias móveis.
seguir para quê?
finalmente: para ti o curto prazo significa exactamente o quê?
Seguir para ver se o "trend is your friend", ou seja se a nossa expectativa que tínhamos para o trade se confirma.
Nas MM o curto prazo considera-se a MA20, o médio prazo MA50 e o longo prazo a MA200. Contudo, não ligo muito à MA20...

Elias Escreveu:defst0ned Escreveu:Se é bastante usual verem-se essas reacções nas MM mais usadas (50, 100 e 200) alguma coisa deverá querer dizer, nem que seja apenas que é possivel o mercado reagir nesses niveis.
Como se define este tipo de reacções?
Não creio que seja assim tão usual... em termos estatísticos, quero eu dizer.
Ora ai está algo interessantissimo de se ter. Estatisticas dessas reacções.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
defst0ned Escreveu:Se é bastante usual verem-se essas reacções nas MM mais usadas (50, 100 e 200) alguma coisa deverá querer dizer, nem que seja apenas que é possivel o mercado reagir nesses niveis.
Não creio que seja assim tão usual... em termos estatísticos, quero eu dizer.
Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:não imaginas a confusão que me faz, tendo já lido acerca da génese das linhas de S/R, dizer-se que uma qualquer MM é uma resistência/suporte
Concordo contigo, as MM não são resistências nem suportes só "porque sim" (embora por vezes haja reacções no nível em que as mesmas se encontram e isso possa levar a pensar isso).
Se é bastante usual verem-se essas reacções nas MM mais usadas (50, 100 e 200) alguma coisa deverá querer dizer, nem que seja apenas que é possivel o mercado reagir nesses niveis.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, Google [Bot], Luzemburg, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, Shimazaki_2, tami, trend=friend, yggy e 90 visitantes