Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Afinal até vou mandar umas bocas sobre o gráfico do NDX...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 18/12/2002 10:58

Meus amigos

Esta discussão já deu o que tinha a dar e, como tal, é por mim encerrada neste momento.

Ponto final.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

JN...

por Curare » 18/12/2002 10:42

"Por favor nao se melindrem apenas porque ha quem discorda frontalmente. Eu fico lixado é quando vejo textos que me querem influencia na minha toma da de posiçao."

O mesmo poderia eu dizer-te. Eu não quero influenciar ninguém, qual seria o objectivo? Tentar fazer com que os futuros do NDX descam através da minha "poderosa" influência? Dificilmente me lembro de algo mais ridículo. Reconhecimento público como "grande analista"? Não é essa a minha profissão e reconhecimento público não paga as contas.

Eu quero é que alguém se dê ao trabalho de rebater os meus argumentos. Se não o queres fazer, então não percebo porque é que lês os meus bitaites, ou os de qualquer outra pessoa que faça análises no fórum.

Se não gostas do que te dão para comer, então arranja uma alternativa. Tu não geraste uma discussão porque criticaste frontalmente, geraste uma discussão porque disseste uma série de coisas sem sentido. Se é isso que pensas, sugiro-te que penses melhor da próxima vez, porque acredita que, se conseguires lidar com isso, posso provar-te por A+B que estás errado.

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

por Flying Turtle » 18/12/2002 0:43

JN Escreveu:[...]

Reparem que sao as reaçoes mais ácidas que promovem a discução

[...]

Caro JN

Poderá ser verdade o que dizes, mas dificlimente mensagens ácidas permancerão aqui no caldeirão mais do que o tempo necessário para as apagar...

Um abraço
FT

por JN » 17/12/2002 22:55

Caros senhores

Apenas para justificar a minha intervenção neste poste.

Lamento nao ter tempo para fundamentar as minhas intervenções, nem sequer para ler tudo o que aqui se escreve, e muito menos para elaborar respostas aprofundadas, se bem que muitas vezes merecidas.
Fundamentar? nao me parece que seja necessario fundamentar a minha intervençao neste poste até porque nao aponto caminhos nem afirmo ideias. Apenas vi naquelas afirmaçoes coisas que nao gostei e pronto escrevi o que penso.
Por favor nao se melindrem apenas porque ha quem discorda frontalmente. Eu fico lixado é quando vejo textos que me querem influencia na minha toma da de posiçao.
Penso que estes foruns sao ricos quando ha debate e confronto de ideias. Penso que ninguem pretende um forum em que ha um grupo que Guia uma manada de subditos que se limitam a palaudir.
Reparem que sao as reaçoes mais ácidas que promovem a discução e é a discussao que nos leva a evoluir....bá blá blá....
Intervenho pouc, e sempre para discordar pois para aplaudir e dar aconchegos nao tenho tempo nem pachorra.
Parabens a todos. Este forum está uma maravilha, um abraço e bons negocios!
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Então vamos lá...

por Curare » 17/12/2002 21:10

Como tive que me ausentar, já foram feitas certas critícas que eu pretendia fazer, logo não vale a pena repeti-las. Sendo assim, vou só deixar aqui uns pontos:

- Qual é a diferença entre um argumento falacioso e qualquer outro argumento? Só o facto dos meus irem contra a tua posição?

- Repara, eu nunca afirmei que os meus comentários eram "a verdade" e aliás sempre tive muito cuidado para usar termos como "parece-me","na minha opinião", etc, e não por falsa modéstia mas porque tenho consciência que posso estar completamente errado. Por outro lado, se eu achasse que era o detentor da verdade não precisava de a expôr a comentários como os teus, limitava-me a tentar enriquecer em silêncio. Mais uma vez digo que é muito fácil criticar, mas bem mais difícil tentar fazer melhor...

- Em relação ao David Nichols, só te digo o seguinte, a única "entidade" que acerta 100% das vezes é o mercado. Se o David Nichols acerta 100% das vezes, o que é que podes deduzir da influência que a newsletter "gratuita" dele tem sobre os pequenos investidores? Já ouviste falar das "self fulfilling prophecies"? Enquanto ele e outros gurus continuarem a profetizar gratuitamente, os pequenos investidores que se recusam a procurar argumentos "falaciosos" para justificarem os seus próprios trades vão ser sempre presas fáceis dos "tubarões" que criam as tendências de médio/longo prazo. Eu costumo dizer que a primeira razão para desconfiar de qualquer coisa é o unanimismo, e é precisamente isso que se passa com os comentários do Nichols. Eu prefiro ser um bocadinho mais criterioso quando decido investir o meu dinheiro...

- Em relação a time frames, eu não quero saber do curto prazo, não é aí que se ganha o dinheiro a sério. Se só te interessa o curto prazo, escusas de ler os meus posts.

- Essa frase do "E é mais do que óbvio - a não ser para os cegos profissionais que por estes fóruns pululam - que o curto prazo (ou seja, as próximas semanas) aponta apenas numa direcção única: up, up and away... Simplicíssimo para quem tem os olhos e a mente abertos, livre dos temíveis preconceitos do doomsday que não virá..." é das coisas mais criticáveis que tu disseste, e nem percebo como é que se pode chegar a este ponto, mas o Ulisses já disse o que eu gostava de dizer, por isso limito-me a assinar por baixo.

- Em relação aos teus últimos parágrafos, só te posso dizer isto: "Ban wishful thinking in the markets". Não percebo a relação entre o que tu disseste e a actividade de trader, mas devo dizer-te que se tu vês uma então algo de errado se passa com a tua estratégia...

- Para concluir, volto a dizer: põe a cabeça no cepo e faz uma análises "não falaciosas" para podermos conversar, assim qualquer bonito texto que queiras escrever serve de muito pouco...

Abraço.

Caríssimo Leprechaun...

por Antunes » 17/12/2002 18:22

O seu comentário não se insere muito bem neste post do Curare porque o Leprechaun fala do curto prazo mas o Curare negoceia, tal como eu, o médio prazo.

No médio prazo queremos saber se os mercados terão forças para bater máximos relativos o que me parece sinceramente difícil. Mas não impossível. Se tal acontecer, estarei convicto do lado da venda ao mínimo sinal de fraquejo.

PS: já agora o que acha da operação BCP 2005?

:lol:

Registado: 4/12/2002 11:16

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 18:12

Leprechaun,

Antes de ir lanchar, queria apenas dizer-te mais uma coisa. As certezas absolutas nos mercados pagam-se muito caro. Por muito que eu esteja convicto de um determinado rumo no mercado (neste momento até nem estou), ~cometeria um erro tremendo ao escrever frases como esta:
E é mais do que óbvio - a não ser para os cegos profissionais que por estes fóruns pululam - que o curto prazo (ou seja, as próximas semanas) aponta apenas numa direcção única: up, up and away...

Certezas destas são fatais... Aliás, se as coisas são assim tão óbvias, vendamos o carro, a casa e invistamos tudo em produtos alavancados ao Nasdaq e ganharemos dinheiro para comprar vários carros e casas... O pior é quando as certezas se transformam em desilusão.

Por isso é que me custa sempre quando alguém escreve com certezas absolutas, sejam ursos ou touros. Há uns anos era assim. Há uns anos a minha conta de futuros faliu...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Flying Turtle » 17/12/2002 18:07

LOL Ulisses, temos de combinar turnos... :P

Um abraço
FT

por Flying Turtle » 17/12/2002 18:04

A mensagem do JN não está de facto suficientemente fundamentada. No entanto, não ultrapassa, na minha opinião (e por certo na dos outros Administradores) os limites da educação e do respeito mútuo.

Por isso ainda aqui está, caso contrário teria sido apagada.

Se a Administração do Caldeirão não tolera, e apaga liminarmente, qualquer falta de respeito ou actos de puras gratuitidade ou gozação, não creio que deva ser fundamentalista ao ponto de transformar a colocação de uma qualquer mensagem num exame de matemática, onde tudo tem de ser indubitavelmente sustentado e demonstrado.

Creio que os fundamentalismos são negativos, qualquer que seja o seu sentido.

Um abraço
FT

por Matraquilho » 17/12/2002 18:03

Realmente quem comprou em 199? (e qq coisa) ainda está a ganhar algum mas provalvelmente não será por muito mais tempo....

Julgo que é o caso do "poeta" Leprechaun, é que eu nunca o vi pessimista, até penso que seja realmente a opcção certa visto que a bolsa é um jogo de soma positiva a longo prazo......... de uma coisa tenho a certeza os indices ainda vão fazer no futuro novos máximos absolutos...
Anexos
sp-hist.gif
sp-hist.gif (12.94 KiB) Visualizado 3946 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 18:02

Leprechaun,

Conheço-te dos fóruns de algum tempo e por isso estou à vontade para te dizer o que penso.

Sinceramente, julgo que estás a cair no mesmo erro que apontas aos outros. Da mesma forma que dizes que há pessoas que só conseguem ser pessimistas e senhores da verdade, estás a ser completamente inflexível na forma como (não) aceitas as opiniões dos outros e as consideras pura teimosia.

Da minha parte, confesso que me parece que, infelizmente, os fóruns mudaram a tua postura. O leprechaun alegre, bem disposto transformou-se. Provavelmente, por ter estado em contacto com ambientes rudes, em que as opiniões contrárias não eram bem aceites. Fico triste, acredita...

Da minha parte, te garanto continuar muito atento e aberto a todas as opiniões contrárias à minha. Aliás, nem poderia ser de outra maneira porque hoje penso de uma forma, mas é perfeitamente possível que daqui a uma semana pense o contrário.

Agora não podemos criticar a inflexibilidade dos outros quando não aceitamos as suas opiniões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O pessimismo (injustificado) do costume...

por leprechaun » 17/12/2002 17:44

Infelizmente, os habituais negativistas, mudam-se apenas de um fórum para outro...

Utlizando apenas os falaciosos argumentos que melhor justificam as posições entretanto já assumidas no mercado, vêem somente aquilo que mais satisfaz os seus interesses pessoais, falhos de qualquer objectividade ou sequer sentido crítico naquilo que afirmam, como se de verdade absoluta se tratasse.

Penso, noutra ocasião futura, escrever um artigo mais desenvolvido acerca do modo como a consciência pode influenciar a realidade. O tema é obviamente bem polémico, e será prontamente descartado como fantasia por todos aqueles que têm uma estreita visão materialista e mecanicista do universo. Mas, reportando-me estritamente à bolsa, é o conjunto das nossas atitudes enquanto investidores que determina o rumo futuro dos mercados e até mesmo da economia. Daí a grande importância que assumem os dados relativos à confiança dos vários agentes económicos.

E é claro que há SEMPRE aqueles que vêem o copo meio cheio... e assim correm o risco de morrer à míngua. É que se bebem ele esvazia-se... será?!

Para não me alongar mais, reitero apenas a mesma e insistente recomendação que já no outro couto de pessimistas - e sistematicamente errados nos últimos tempos, por sinal - há vários meses venho dando: leiam o "Morning Alert" de David Nichols, pelo menos até quando ele ainda o disponibilizar gratuitamente. A percentagem de previsão CORRECTA do que vai suceder no curto prazo é simplesmente de 100%. Para quem negoceia no mercado norte-americano, de facto nada mais é preciso.

E se ainda venho esporadicamente a estes fóruns é porque também negoceio no mercado nacional, é evidente, e gosto de ler as análises concretas a determinados títulos que detenho em carteira. De resto, os comentários genéricos ao mercado afiguram-se-me quase sempre vagos e fantasistas, sejam eles apoiados em AT ou não.

E, já agora, quanto aos famosos "gurus" nacionais, saliento um único nome: Rui Pedro. Aqueles que frequentam o seu site podem ver na prática o que é negociar com pragmatismo e flexibilidade, na base do curto prazo, ainda que contrariando ideias e convicções próprias daquilo que o mercado irá fazer a médio e curto prazo.

E é mais do que óbvio - a não ser para os cegos profissionais que por estes fóruns pululam - que o curto prazo (ou seja, as próximas semanas) aponta apenas numa direcção única: up, up and away... Simplicíssimo para quem tem os olhos e a mente abertos, livre dos temíveis preconceitos do doomsday que não virá...

Por fim, o tom geral desta mensagem é talvez cru demais para os gostos da administração, confesso. Mas não é com paninhos quentes que se vai desmascarar a sistemática ignorância, mascarada de sabedoria com muitos riscos e figurinhas, de que os fóruns de bolsa portugueses estão repletos. Abomino, sem dúvida, o negativismo pseudo-realista, simplesmente porque os desejos se convertem mesmo em realidade. E não sei quem, no seu perfeito juízo, pode desejar guerras e calamidades ou o descalabro económico e social, apenas para justificar como tinha razão, ou pior ainda, para ganhar (?!) dinheiro! Porque é a esse caos que o pessimismo nos conduz. Basta apenas ler o guru da negritude, Pretcher, para o saber. E vendo o quão errado ele esteve num passado ainda recente, é fácil de concluir que as suas ideias - por muito bem congeminadas e "embrulhdas" que estejam - não passam de fantasia que os próximos anos se encarregarão de desmentir.

E por aqui me fico. Mais tarde, desenvolverei o núcleo central desta ideia: a realidade é uma construção nossa e somos responsáveis - ou devemos aceitar a responsabilidade - por TUDO o que nos acontece. Ah... e tanto os pessimistas profissionais como aqueles que encaram cada dia com tranquilidade e confiança. Cause... "things can only get better"... that's the prayer in my heart.

E que a paz possa florescer, mesmo no coração do pessimista mais empedernido... É que chega um dia em que nos cansamos de remar contra a maré e finalmente nos rendemos ao que é... Porque a Realidade é bem superior a qualquer fantasia. E muito mais bela, por sinal...

Rui

Registado: 24/11/2002 14:36

por Matraquilho » 17/12/2002 16:31

Caro JN o que o Curare tem feito quase todos os dias é apresentar argumentos e trading plan para a tomada de posição short em NDX práticamente no valor máximo deste Rebound....claro que a partir do momento que ele assume publicamente uma posição tambem pode assumir que tem vontade que a sua posição seja vencedora, pois caso contrário seria um "loser" ou um "ganda maluco".....

Ou seja tudo se resume a ARGUMENTOS....FUNDAMENTOS..........RACIOCINIO.....

um grande abraço
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

Aí é que estás enganado...

por Curare » 17/12/2002 16:30

Eu só desejo fortemente ganhar dinheiro. É completamente indiferente se o faço curto ou longo. Se tivesses lido o resto do que eu disse, verias que as minhas bocas são destinadas a quem faz trading de médio prazo, e aí podes ter a certeza que o dia de ontem não tem significado.

Se achas que a tendência de curto prazo não é bear, o que é que chamas a uma queda dos 1150 até aos 1000 em 15 dias?

Se achas que a minha forma de pensar me vai ser prejudicial, porque é que não contrapões com argumentos? O que é que quer dizer "tem cuidado"? Ajudas dessas não me servem de muito...

Tenho mandado uns bitaites com alguma regularidade, e tenho tentado justificar com cuidado o meu raciocínio, logo agradecia que fizesses o mesmo, para ver se eu percebia porque razão devo ter cuidado. Nunca disse que estava certo, apenas me dei ao trabalho de dizer alguma coisa...

É impressionante como acabamos sempre por cair nestas discussões bull/bear que não levam a lado nenhum...

Abraço.

por JN » 17/12/2002 15:33

toda a tua intervençao denota um desejo muito forte de que o mercado caia. Ja num poste anterior fiquei pasmado com a afirmação "o dia de ontem nao conta pra nada" penso que foi +/- isto que disseste.
Para mim o mercado nao está com tendencia nenhuma defenida (curto prazo). Essa forma de pensar vai-te ser prejudicial + tarde ou + cedo, cuidado...
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Afinal até vou mandar umas bocas sobre o gráfico do NDX...

por Curare » 17/12/2002 13:36

Estava aqui a olhar para o gráfico e a pensar nas consequências deste sentimento bull reinante no mercado. Reparem que desde que foi feito um topo, tem havido uma constante procura por parte dos bulls de um ponto para reforçar posições longas e que se revelaram sempre errados até agora:

- A seguir a dias de grandes quedas há sempre uma vela branca (ou no mínimo de indecisão);
- O NDX foi testar a MM150 (e os 38,2% de retracement do rally) há 6 sessões atrás e deu-se um mini-rebound;
- Há 2 sessões atrás voltamos a testar a MM150 e os 38,2% de retracement e ontem deu-se um novo rebound com aumento de volume;

Isto para mim lê-se assim: o mercado está à procura de um suporte, de qualquer suporte. Isto para mim é muito bear e enquadra-se perfeitamente nos dados sobre o sentimento. Ora, como "bear markets have no support", isto significa que, das duas uma, ou já ninguém acredita que estamos em bear market (primeiro sinal de alerta) ou está tudo tão eufórico que se estão simplesmente nas tintas para as regras (segundo sinal de alerta).

Na minha humilde opinião, um suporte digno desse nome (ou seja, aproveitável) poderá surgir na zona dos 975, até lá qualquer rally deverá ser para inglês ver... :)

Enfim, mais um bitaite para suscitar comentários... :)

Abraço.
Anexos
ndx1712.gif
ndx1712.gif (26.5 KiB) Visualizado 4152 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], peterteam2 e 152 visitantes