Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pantone » 19/3/2013 21:39

What is the euro zone doing?

I understand why Cyprus is rejecting the terms of the European Union’s bailout. What I don’t understand is why the European Union is offering these terms. Why would they choose to bail out Cyprus in a way that is almost custom-designed to undermine one of their proudest and most important achievements?

Let’s consider this from the American perspective. Imagine that, until 2008, we didn’t have national bank insurance. If you put your money in a Vermont bank, and the bank went down, your money might well be gone.

Now imagine that in 2009, as a result of a series of huge bank runs caused by the financial crisis, we passed banking insurance. We created the Federal Deposit Insurance Corp. Every bank deposit up to $100,000 was completely insured by the federal government. And lo, there was much joy and celebration in the streets, because finally, at long last, the American banking system was truly safe.

But here we are in 2013. Connecticut still isn’t recovered from the housing crisis. They need some kind of federal bailout. And so the federal government says fine, they’ll bail out Connecticut, but part of the money will come by taking 5 percent out of every single bank account in the state. That way, all those hedge funders who do their banking in Connecticut will have to pay up, too.
How does that not completely and utterly destroy the banking insurance system? Can the answer really be, “Your deposits are safe and fully insured, unless the federal government decides to arbitrarily take money out of them?” And if that is the actual deal being offered, then isn’t the banking insurance worthless? Why would you bank in the euro zone rather than, say, the United Kingdom?

That, as far as I can tell, is what’s happening in Cyprus. The euro zone will bail out Cyprus only if Cyprus will agree to take some 6 billion euros, strap them to a missile, and launch it directly at the currency union’s deposit insurance system. That strikes me as a far costlier solution than simply ponying up the 6 billion euros needed to save Cyprus. The fact is that Cyprus is a tiny country with a tiny economy. Saving it in such a way that you undermine the banking system of the entire euro zone seems insane.

in http://www.washingtonpost.com/blogs/won ... one-doing/
 
Mensagens: 848
Registado: 4/1/2004 22:32
Localização: lx

por gorgo » 19/3/2013 21:28

AutoMech Escreveu:
richardj Escreveu:o euro is too strong Automech :)

Eheheh, e quem olhar para os principais índices europeus e não souber a conversa que para aqui vai, pensa que foi apenas um dia de quedas normalíssimo.

Isto para não falar nos americas. Esses nem querem saber o que se passa por estas bandas. O Dow está ligeiramente positivo e o S&P está pouco negativo.


Com um pouco de racionalidade, chipre não conta. É pequeno demais para ter impacto, quer na Europa quer nos USA. São 5.000 milhões, é apenas um cheque aos russos e aos politicos de chipre, que não querem acabar com a lavagem.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por Valete » 19/3/2013 21:27

Isto dos bancos não poderem falir é uma treta.
Para que serve a garantia dos 100K?

Deixe-se falir os bancos, quem tiver acima de 100K, já sabia que a partir daí estava sem rede.

Assim, atinge-se quem se quer e dá-se credibilidade ao sistema. Assim não. Mudar as regras meio do jogo? Não.
In God we trust, all others bring data.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 2/10/2006 17:40
Localização: Viseu

E agora, Angela Dorothea ?

por bboniek33 » 19/3/2013 21:17

Os eurocratas da penica acabam de fazer uma boa cagaada na UE.

O aleijadinho, o Moscovici e outros rufias da financ,a da Uniao vao afocinhar.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

por MiamiBlue » 19/3/2013 21:11

rorvalho Escreveu:Ó Miamiblueheart,
Eu percebo perfeitamente o que tu queres dizer, mas as medidas que apresentaste só podem ser aplicadas com a despesa controlada e com um Estado mais pequeno.
A nossa economia ficou destruída a partir do momento que o Estado deixou de ter dinheiro para pagar os seus compromissos (pensões, salários, prestações sociais, obras públicas, juros da dívida, PPP, etc,etc,etc). Especialmente uma economia que foi impulsionada e formatada a viver à conta do Estado durante anos e anos. A década 2000-2009 é exemplo perfeito disso.
A quantidade de recursos financeiros gastos em obras fúteis é inexplicável. E quando o Estado já não tinha dinheiro, o que fizeram? Toca de avançar com PPP´s a pagar a 30, 40 ou mais anos.
Era impossível a nossa economia sobreviver a isto. Mas isto é história, e toda a gente consegue ver isso.
O problema veio depois. Foi assinado um memorando com a Troika e os 3 maiores partidos portugueses (PS, PSD e CDS), em que até estão bem visíveis os problemas estruturais da nossa economia (Pouco competitiva, Estado ineficiente e gastador, demasiado dinheiro em pensões e prestações sociais, juros da dívida descontrolados) e foram sugeridas medidas para transformar a nossa economia, sendo 2 terços pelo lado da despesa e 1 terço pelo lado da receita. Logo que o novo Governo tenta aplicar uma medida pelo corte da despesa, foi logo chumbada pelo Tribunal Constitucional. E daí se viu logo que ninguém queria reduzir despesa. O PS veio logo dizer que não foi nada disto que assinou e não quer ter nada a ver com o Governo, e cada vez que se fala em reduzir a despesa ou cortar aqui ou ali, o PS esquiva-se sempre. E veio logo gritar por medidas tipo as tuas (daí a minha alusão ao António José Seguro). O Governo aplicou outras medidas pelo lado da receita, agora a dividir por todos. E o que aconteceu? A m€rda que hoje vemos. Economia em recessão, desemprego em alta, emigração a magotes, toda a gente a reclamar e a manifestar-se, umas vezes com razão, outras vezes nem por isso.
Se o governo está a falhar? Sim. Mas há uma coisa que me irrita ainda mais: foi a falta de coragem em aplicar cortes na despesa quando ainda havia "paz social" e algum estado de graça. Quiseram ir somente pelo caminho mais fácil (aumentos de impostos) a dividir por todos (o anúncio do aumento da TSU foi determinante para o fim desse estado de graça), e agora estão encurralados.
A Troika já disse que só liberta o dinheiro em Maio, após a decisão do Tribunal Constitucional. Significa que qualquer que seja a decisão, eles vão ter de aplicar cortes na despesa a sério. O problema é que agora estão sobre pressão, e só vai sair mais m€rda, com mais cortes cegos e a direito.

Resumindo, tu até podes gritar pelas medidas que sugeres, mas nunca vão ter resultado sem teres a despesa controlada. Aliás, a maior das tuas medidas até aumentam directamente a despesa do Estado.

PS: Não sei se reparaste, o Jorge Coelho (antigo CEO da Mota-Engil) que andava afastado da vida política, já anda pelos comícios do PS. Caso o PS seja governo, queres apostar quem será o próximo ministro das Obras Públicas? :evil:


rorvalho,

Primeiro, retira a questão política da equação - já referi, 2/3 vezes, uma pessoa que gostava de ver a Ministro das Finanças ou até a PM é Paulo Macedo - o único a quem reconheço competência no trabalho que anda a efectuar.

Ser o Partido A, B ou C é-me completamente indiferente - quero é competência, bom-senso e quem lute por Portugal.


Segundo, o problema é público e privado. Po risso o noso problema é bem grave. Querer culpar unicamente o Estado, é fácil mas não justifica tudo. Basta olhar para o PSI20 - quantas empresas vão buscar mais de 50% da receita fora de Portugal retirando as empresas que vieram do Estado?? O problema é muito mais amplo do que referes.


Terceiro, temos quase 2 anos de aplicação do Memorando- o resultado é um FALHANÇO TOTAL. Não querer ver isso, é o mesmo que muitos outros que andaram a aceitar a politica do JS.. Eu sei que a casa está a arder, agora, dispenso que andemos a combater o fogo com gasolina - qu eé o que nada a fazer o atual Governo.

Deixo-te um dado do Ministro das Finanças:

MiamiBlueHeart Escreveu:70% da austeridade serve para tapar efeito da recessão

As metas do défice foram flexibilizadas, mas a austeridade mantém-se.

Cerca de 70% da austeridade que vai ser aplicada durante este ano serve só para tapar o buraco orçamental provocado pela recessão. Os números resultam da explicação avançada na sexta-feira pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sobre a sétima avaliação ao programa de ajustamento da ‘troika'.

"Em 2013, serão executadas medidas de consolidação orçamental no valor de 3,5% do PIB", garantiu Vítor Gaspar. Tendo em conta o valor do PIB no ano passado, a recessão prevista para este ano e o efeito da variação dos preços, estes 3,5% correspondem a um pacote de medidas de cerca de 5.754 milhões de euros


Afinal, não andamos a pagar a dívida mas a pagar parcialmente "o para além da Troika", o "custe o que custar" do Governo..


Havia objectivos numéricos estabelecidos- não são cumpridos e ninguém se interroga porquê..

P.S.: Medo da Troika?? Haja coragem para defender o país...
Editado pela última vez por MiamiBlue em 19/3/2013 22:44, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

por Automech » 19/3/2013 21:10

richardj Escreveu:o euro is too strong Automech :)

Eheheh, e quem olhar para os principais índices europeus e não souber a conversa que para aqui vai, pensa que foi apenas um dia de quedas normalíssimo.

Isto para não falar nos americas. Esses nem querem saber o que se passa por estas bandas. O Dow está ligeiramente positivo e o S&P está pouco negativo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por richardj » 19/3/2013 21:04

o euro is too strong Automech :)

De facto estas coisas são mais interessantes que a maioria das novelas nacionais lol
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por Automech » 19/3/2013 21:04

Mas o BCE injecta liquidez (que teria de ser brutal) com base em que garantias ? Ar ? Ou é a UE que assume que o BCE vai ficar a arder com o dinheiro ?
É que uma coisa é certa: mesmo que o BCE meta lá toda a liquidez que for precisa, essa liquidez vai simplesmente voar e os bancos Cipriotas nunca a vão devolver.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por upanddown » 19/3/2013 21:01

Ora bem, onde estamos e para onde vamos?

Parece-me que já passamos "o point of no return"

Já não dá para meter o Aladino dentro da lâmpada outra vez! Quando os bancos abrirem o dinheiro voa, seja qual for a solução que arranjarem. O que faz com que uma solução com empréstimo Russo seja inviável.

O BCE já disse que injecta a liquidez que for necessária, desde que eles aceitem o plano.

Assim temos:
- a) Solução Russa fora do baralho
- b) Executar o plano proposto, recebendo liquidez do BCE para compensar a fuga do capital após o corte
- c) Sair do EURO

Mais, a batata quente está do lado deles pois tem os bancos encerrados.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/8/2011 19:58

por Automech » 19/3/2013 20:59

Não deixa de ser curioso é que o EURUSD está praticamente ao mesmo nível a que abriu no Domingo à noite. Isto apesar das lindas velas das últimas 3 horas 8-)
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Camisa Roxa » 19/3/2013 20:57

sim, com liquidez ou sem liquidez do BCE vai seguir-se um massivo bank run que vai mandar abaixo o sistema bancário cipriota
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por Automech » 19/3/2013 20:57

mais_um Escreveu:Desculpem mas deposi de tuo o que se tem passado, independentemente de todas as promessas quem é que acredita que se os bancos abrirem as pessoas não vão a correr levantar todo o dinheiro???? :roll: :roll:

Exacto mais_um. Só um louco é que deixa lá o dinheiro. Só se congelarem os depósitos, limitando os levantamentos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Dom_Quixote » 19/3/2013 20:56

AutoMech Escreveu:É irrelevante se os russos emprestam o dinheiro. O valor dos depósitos é de tal forma gigantesco, que os bancos não vão aguentar a previsível corrida aos depósitos assim que abrirem. Ou congelam depósitos ou abrem falência de imediato. A outra alternativa é saírem do euro e os depositantes perdem uma batelada de dinheiro em termos reais (eu aposto nesta última).


Podem optar por racionar os levantamentos até decisão final...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por mais_um » 19/3/2013 20:54

Desculpem mas deposi de tuo o que se tem passado, independentemente de todas as promessas quem é que acredita que se os bancos abrirem as pessoas não vão a correr levantar todo o dinheiro???? :roll: :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 19/3/2013 20:52

AutoMech Escreveu:
Ti Salvador Mano Escreveu:Já há cash :wink:

Esta passou-me ao lado Tito. Referias-te a quê ?

BCE vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Automech » 19/3/2013 20:51

Ti Salvador Mano Escreveu:Já há cash :wink:

Esta passou-me ao lado Tito. Referias-te a quê ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 19/3/2013 20:50

É irrelevante se os russos emprestam o dinheiro. O valor dos depósitos é de tal forma gigantesco, que os bancos não vão aguentar a previsível corrida aos depósitos assim que abrirem. Ou congelam depósitos ou abrem falência de imediato. A outra alternativa é saírem do euro e os depositantes perdem uma batelada de dinheiro em termos reais (eu aposto nesta última).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

BCE vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas

por C0rr3i4 » 19/3/2013 20:45

BCE vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas
19 Março 2013, 19:34 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Banco central reagiu poucos minutos depois do Parlamento do Chipre ter rejeitado uma das condições do resgate ao país, garantindo que vai fornecer liquidez aos bancos cipriotas.
O Banco Central Europeu emitiu hoje um comunicado a anunciar que vai activar o mecanismo de fornecimento de liquidez de emergência aos bancos cipriotas.

O anúncio da instituição e Mario Draghi surge minutos depois dos deputados cipriotas terem rejeitado a aplicação de uma taxa sobre os depósitos bancários no país, sendo que esta era uma das condições para que País recebe uma ajuda financeira de 10 mil milhões de euros, tal como foi acordado no Eurogrupo.

“O BCE toma nota da decisão tomada pelo parlamento cipriota e está em contacto com os seus parceiros da troika”, refere o comunicado do BCE, onde é reafirmado o compromisso em “fornecer liquidez” aos bancos no contexto “das regras existentes”.

O comunicado do BCE poderá assim servir para acalmar os mercados, que nas últimas horas, quando se percebeu que a medida iria ser rejeitada no Parlamento, voltaram a registar perdas acentuadas.

(notícia em actualização)
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Dom_Quixote » 19/3/2013 20:43

Sr_SNiper Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
MAV8 Escreveu:Saír do euro? Olha só quem está borrado???

Mercados: Oficiais do BCE confirmam que a instituição continuará a prover liquidez a Chipre, "no âmbito dos regulamentos existentes".


Finalmente alguém os teve no sítio para dizer não a esta máfia!

Mas não é à máfia russa que me refiro...

Teve no sítio??? São uns bananas de uns gajos dos recados, no sítio era dizer não na negociação, agora estão a apanhar bonés ao sabor da corrente


Pelos vistos quem esteve na negociação não tinha garantias para firmar o acordo. Se foi o ministro das finanças, que já pediu a demissão, a qual não foi aceite, acho que está a caminho da Russia para negociar ajuda fora da UE. Parecem saber onde estão os bonés...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por asrael » 19/3/2013 20:40

AutoMech Escreveu:
asrael Escreveu:Parece que estão a chegar ao aeroporto de Nicósia vários empresários russos.

Armados ou desarmados ? 8-)


Tens de perguntar à redação da TSF. :wink:
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por Quimporta » 19/3/2013 20:35

upanddown Escreveu:
QuimPorta Escreveu:O baillout do sistema financeiro americano também foi inicialmete chumbado pelo congresso e demorou semanas a conseguir o apoio dos Republicanos, afectos ao presidente Bush.

Chipre? assusta o Euro? Really?


Mas não tinham os bancos fechados ....


Ainda por cima não tinham os bancos fechados :wink:
Tendo começado logo por ameaçar os depósitos, o caso em Chipre é obviamente mais ameaçador... Sobretudo para quem lá tem dinheiro, porque em Berlim já andam fartos de suportar gente que não se governa nem deixa governar, e a sacrificar uma ilha meia dominada pela máfia Russa até se brinda com uma girafa de Braw.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Sr_SNiper » 19/3/2013 20:32

Dom_Quixote Escreveu:
MAV8 Escreveu:Saír do euro? Olha só quem está borrado???

Mercados: Oficiais do BCE confirmam que a instituição continuará a prover liquidez a Chipre, "no âmbito dos regulamentos existentes".


Finalmente alguém os teve no sítio para dizer não a esta máfia!

Mas não é à máfia russa que me refiro...

Teve no sítio??? São uns bananas de uns gajos dos recados, no sítio era dizer não na negociação, agora estão a apanhar bonés ao sabor da corrente
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8980
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Dom_Quixote » 19/3/2013 20:31

MAV8 Escreveu:Saír do euro? Olha só quem está borrado???

Mercados: Oficiais do BCE confirmam que a instituição continuará a prover liquidez a Chipre, "no âmbito dos regulamentos existentes".


Finalmente alguém os teve no sítio para dizer não a esta máfia!

Mas não é à máfia russa que me refiro...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por upanddown » 19/3/2013 20:24

QuimPorta Escreveu:O baillout do sistema financeiro americano também foi inicialmete chumbado pelo congresso e demorou semanas a conseguir o apoio dos Republicanos, afectos ao presidente Bush.

Chipre? assusta o Euro? Really?


Mas não tinham os bancos fechados ....
 
Mensagens: 87
Registado: 9/8/2011 19:58

por upanddown » 19/3/2013 20:23

Isto é mesmo emocionante! Muito melhor que as novelas da TVI! :lol: :lol:
 
Mensagens: 87
Registado: 9/8/2011 19:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: castrojjf, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 238 visitantes